quinta-feira, 7 de abril de 2011

Unipampa: Palestra em Alegrete abordou o uso da energia eólica

Os alunos de Engenharia Elétrica do Campus Alegrete da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) tiveram a oportunidade de saber mais sobre a energia eólica, uma das fontes alternativas mais pesquisadas e empregadas na atualidade, em palestra realizada no dia 29 de março de 2011, na sala 103, das 9h às 12h. Em uma iniciativa desenvolvida entre a Eletrosul e Unipampa, uma equipe da Eletrosul, que atua na Usina Eólica Cerro Chato, em Santana do Livramento, viajou até Alegrete para apresentar o trabalho desenvolvido até agora pelas equipes técnicas aos acadêmicos. Cerca de 60 alunos e professores do curso de Engenharia Elétrica participaram da palestra.
De acordo com o professor Diego Berlezi Ramos, os técnicos da Eletrosul Diogo Bedin, Luiz Antonio Zank e Maurício Castro Carrilho abordaram tópicos relacionados com a dinâmica de geração de energia por meio das turbinas eólicas, com as variáveis humanas, econômicas e ambientais, e também expuseram as possibilidades de convênios para estágios e projetos integrados com o curso. Os futuros egressos do curso de Engenharia Elétrica também tiveram acesso a informações sobre o ingresso na empresa e as políticas de valorização profissional. Os tópicos abordados em detalhes foram os seguintes:
  1. Apresentação de princípios de geração de energia por meio de turbinas eólicas: histórico, vantagens, desvantagens, avaliação e técnica dos locais de instalação, redes de distribuição, coletora e subestações;
  2. Aspectos econômicos: viabilidade da instalação da usina, retorno financeiro e investimentos da Eletrosul no Rio Grande do Sul (próprios e em parcerias);
  3. Aspectos humanos: requisitos de mão-de-obra especializada, impactos culturais na região de instalação da usina e desenvolvimento social na região de implantação;
  4. Aspectos ambientais: avaliação dos impactos ambientais, comparações com outras formas de geração e considerações diversas;
  5. Potencialidades para a UNIPAMPA: inserção de estagiários, projetos integrados, dentre outros;
  6. Para futuros egressos do curso de Engenharia Elétrica: ingresso na Eletrobrás/Eletrosul, políticas de valorização profissional, dentre outros.
Jaguarão
Uma comitiva do Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) participou de uma rodada expositiva sobre o projeto de restauração do Museu Farroupilha, bem como acerca de outras ações de conscientização da população local sobre a valorização do patrimônio da cidade de Piratini. A reunião ocorreu no dia 29 de março de 2011, na Câmara de Vereadores de Piratini, que convidou a Universidade para a apresentação de projetos.
Na ocasião, a diretora do Campus Jaguarão, professora Maria de Fátima Bento Ribeiro, o professor Alan Dutra de Melo, o historiador Alexandre dos Santos Villas Bôas e alunos da disciplina de Educação Patrimonial, do curso de Turismo, foram recebidos pelo vereador Juarez Machado de Farias, pelo representante do Executivo municipal, secretário de Planejamento Fernando Madruga Alves, e por representantes de outros setores envolvidos com a preservação do patrimônio de Piratini, como a produtora cultural Beatriz Araújo e a diretora do Museu Histórico Farroupilha, Angélica Panatiere.
A professora Maria de Fátima ressaltou a disposição da UNIPAMPA de desenvolver parcerias com a comunidade piratinense, para estreitar laços entre o curso de Turismo e os projetos apresentados. A ideia é possibilitar aos acadêmicos que apliquem os conhecimentos teóricos adquiridos e também absorvam experiências da realidade local, atingindo um dos objetivos da UNIPAMPA, que é a de ser fomentadora dos potenciais das cidades de sua abrangência.
Após as apresentações, os representantes do Legislativo e do Executivo Municipal demonstraram interesse em firmar convênio com a UNIPAMPA para desenvolver ações que visem proporcionar à população a chance de discutir a melhor forma de preservar seu patrimônio e de estimular o turismo, fonte importante de geração de renda e divisas para o município.
Após a reunião, os alunos do curso de Turismo foram convidados a um passeio pelos principais pontos históricos da cidade de Piratini. A diretora do Campus Jaguarão recebeu da diretora do Museu Municipal Barbosa Lessa, Daniele Martins do Amaral, uma caixa contendo as obras do ilustre cidadão e escritor piratinense.

0 comentários: