sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Ed. Homem esfaqueado em via pública

Veja aqui a edição digital
  1. A república de bananas podres
  2. Recuperação asfáltica
  3. Unipampa I
  4. ABCCC
  5. Delírio
  6. Engajamento
  7. Unipampa II
  8. Investimento
  9. Homenagens
  10. Agenda
  11. Festival de Teatro I
  12. Festival de Teatro II
  13. Festival de Teatro III
  14. Futsal
  15. Sinuelo do Pago
  16. E. C. Uruguaiana
  17. Bambas da Alegria
  18. Feira
  19. Artesanato
  20. DIA D
  21. Festival de Arrancadas
  22. Finais dos Jogos
  23. Festival de Teatro IV
  24. Festival de Teatro V
  25. Gauchão Sub 17
  26. Pátria amada
  27. Investigação contra Heinze é arquivada
  28. Sancionado programa de ajuda financeira a Santas Casas
  29. Procuradora fala sobre trabalho infantil
  30. Evento em prol dos animais ocorre amanhã
  31. AEU/Supermercados Baklizi viaja para enfrentar a equipe ADCH
  32. Avenida Presidente Vargas lotou para ver homenagem à Pátria
  33. Uruguaiana recebe treinamento para o Censo Agro na próxima semana
  34. Mercado favorável gera boa expectativa para a Primavera
  35. Simvet/RS debateu novas regras de combate à Brucelose e Tuberculose
  36. Homem é esfaqueado em via pública
  37. CDL e BM debatem estratégias para segurança no comércio
  38. Convênio viabiliza a criação das APACs no RS
  39. SSP promove primeiro curso de varredura eletrônica
  40. Jovem morre atropelado na BR-290
  41. Três ideias de shakes para fios fortes, bonitos e saudáveis
  42. Marcelo adnet comemora aniversário de 36 anos com namorada
  43. Radamés terminou noivado com Viviane Araújo pelo celular
  44. Malhação
  45. Novo Mundo
  46. Pega Pega
  47. A Força do Querer Noivo de Eliana promete mostrar o rostinho da filha aos fãs

Escolas infantis homenagearam a Pátria

Na tarde de quarta-feira, 6/9, ocorreu o desfile das escolas municipais e particulares de educação infantil, alusivo a Semana da Pátria. Com 30 minutos de atraso, o desfile teve início na esquina da Rua General Câmara, seguindo pela Avenida Presidente Vargas, até o Obelisco.
Estiveram na avenida as escolas municipais Gonçalina da Silva Alves; Marília Sanchotene Felice; Vovó Chica; Casinha da Emilia; José Maria Argemi Filho; General Osório (com banda); Elvira Ceratti (Caic); Tia Nina; Cecília Meireles (com banda); Tia Mercedes; Cinderela; Vasco Prado; Sítio do Saci Pererê; Monteiro Lobato; e Mário Quintana; as escolas particulares Anjinho Sapeca; Castelo do Reino Encantado; Colégio Marista Sant’ Ana (com banda); e o Jardim de Infância Estadual Domingos José de Almeida.
As escolas que não possuem banda própria foram brilhantemente acompanhadas pela Fanfarra da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Charrua.










Gabriela Barcellos

Homenagens marcam comemorações de Sete de Setembro na Câmara

Belmonte, o general Josias Pedrotti e Fernando Tarragó
A Câmara Municipal de Vereadores realizou na noite de terça-feira, 5/9, uma sessão solene em alusão a Semana da Pátria, homenageando seis personalidades de Uruguaiana.
O ato foi presidido pelo presidente do Parlamento, vereador Fernando Tarragó (PSD) e teve a presença do prefeito Ronnie Mello (PP), além de outras autoridades civis, eclesiásticas e militares. Se fizeram presentes os vereadores Clemente Corrêa (PSDB), Vilson Brites (PMDB) e Elton da Rocha (PP).
A convite do Legislativo, o general de Brigada, Josias Pedrotti da Rosa, comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Charrua, realizou o discurso alusivo à data. Ele destacou que o Sete de Setembro de 1822 foi o marco da construção do Brasil como nação soberana e foi sendo consolidada por uma sequência de fatos históricos relevantes, como a Guerra da Independência, promulgação da primeira Constituição, manutenção de fronteiras, movimentos separatistas e abolição da escravatura. “Passados 195 anos do grito às margens do Ipiranga, a independência se apresenta com o conceito muito mais abrangente. Não representa tão somente deixar de ser colônia, seu significado é fruto da união de vários fatores, expressados num sentido mais amplo que tem sido avançado paulatinamente a cada ano, formando de maneira sólida a nacionalidade brasileira. A capacidade da brava gente brasileira garante a força motriz da nação, necessária para alcançar o desenvolvimento sustentável e com igualdade social, dessa forma progride o nosso Brasil”, afirmou.
Após o discurso houve as homenagens. Receberam o Título Honorífico de Cidadão de Uruguaiana João Carlos Calvano Belmonte, por proposição de Tarragó; Nelci Arenhart, por sugestão do vereador Rafael Alves (PMDB); o pastor Argemiro Rodrigues da Silva, por indicação do vereador Eric Lins (DEM) e Sadi de Andrade, por designação da vereadora Josefina Soares Brüggemann (PP).
Outras duas personalidades foram homenageadas com os Diploma de Honra ao Mérito. O técnico de enfermagem Adroaldo Gonçalves Silva, através de indicação da vereadora Suzana Cardos Alves (PRB) e o agente penitenciário Alex Gomes Silva, atual diretor da Penitenciária Modulada de Uruguaiana (PMEU), por proposição da vereadora Zulma Ancinello (PRB). 



Gabriela Barcellos

Brigada Militar prende trio e recupera armas

O Pelotão de Operações Especiais (POE) da Brigada Militar prendeu três pessoas por receptação e posse de arma de fogo. A ação ocorreu na noite de terça-feira, 6/9, no bairro, no bairro Novas Esperança II, Quadra 7, casa 40.
No momento do fato, uma viatura da BM abordava alguns indivíduos nas proximidades do local, quando dois homens tripulando uma motocicleta entraram rapidamente em uma casa após perceber a presença dos policiais. O ato levantou suspeitas e, ao aproximar-se da casa, que estava com a porta aberta, os policiais conseguiram visualizar uma arma longa calibre 12, o que motivou a ação.
O condutor da motocicleta Honda/CG 125 FAN KS vermelha, placas ISF 5938, foi identificada como José Francisco Oliveira de Almeida, o carona é Marcio Cristiano Borges Machado, conhecido como “Marcio Capincho”, e dentro da casa estava Marcelo Ferreira Soares. Todos têm passagens pela polícia.
Na casa foram encontradas uma arma longa calibre 12, marca Boito com cano modificado para munição calibre 28, modelo 651, sem munição, que estava ao lado de um colchão; uma pistola oxidada, calibre 45, da Gerdarmeria Argentina, modelo Ballester Molina com seis munições calibre intactas e um revólver calibre 38, oxidado, marca Taurus 03 polegadas, tambor de seis tiros, sem munição. O revólver estava em situação de furto desde 1º de janeiro do ano passado. Foram apreendidos dois celulares e uma placa de moto avulsa INM 0371, de outra moto Honda/CG 125 Fan KS, de cor preta.
Os três foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), e autuados em flagrante.



Gabriela Barcellos

Ed. 2834 - Painel

Oncologia
O serviço de oncologia em Uruguaiana foi o principal tema da reunião de quarta-feira, 6/9, da Comissão de Serviços Municipais e Saúde. O presidente da Comissão, vereador Clemente Corrêa (PSDB), demais vereadores membros do órgão, Elton da Rocha (PP), Suzana Alves (PRB) e Vilson Brites (PMDB), acompanhados dos vereadores Mano Gás (PSDB) e Carlos Delgado (PP), ouviram as declarações do Hospital Santa Casa de Caridade pelo diretor assistencial, Diego Kleinubing e diretor administrativo, Geovane Cravo; do Iron, os médicos Ana Carolina Muller e José Adir Muller, e do Conselho Municipal de Saúde, Renato Corrêa. Foram convidados para o encontro o Ministério Público Federal e a 10º Coordenadoria Regional de Saúde que justificou a ausência.


Imposto I
O quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2017 estará disponível para consulta a partir das 9h de hoje, 8/9. Apenas neste ano serão 2 257 260 contribuintes atendidos com mais de R$ 2,7 bilhões no total. O crédito bancário será efetuado em 15 de setembro. A consulta para mais informações pode ser feita por meio do portal da Receita ou pelo número 146.

Imposto II
A busca também pode ser feita por meio do aplicativo para tablets e smartphones. A restituição ficará disponível no banco durante um ano e, caso perca o prazo, o contribuinte deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento.

Cassada
O Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul (MPF/RS) obteve decisão favorável determinando o cancelamento da concessão do serviço de radiodifusão da Rádio Nonoai Ltda, em virtude do deputado federal João Rodrigues (PSD/SC) integrar o quadro societário da emissora. A medida atende ao pedido formulado pelo Procurador Regional dos Direitos do Cidadão no Rio Grande do Sul, Fabiano de Moraes, em Ação Civil Pública ajuizada em novembro passado.

Pizzas!
Neste fim de semana tem pizza da Amanda Zanella. Deliciosas e com muito recheio, são vários os sabores e os pedidos podem ser feitos pelo telefone 99644 8575. 

Expediente
O Prefeito Municipal, Ronnie Mello, no uso de suas atribuições comunica que HAVERÁ EXPEDIENTE NORMAL na Prefeitura Municipal de Uruguaiana nesta sexta – feira (08).

Boa ideia I
A Penitenciária de Santana do Livramento (PSL) inaugurou na quarta-feira, 6/9, duas salas de aula para Ensino à Distância (EAD). A iniciativa é resultado das parcerias com o Instituto Mundo Melhor (IMM) do Paraná e com a Associação dos Juízes Federal (AJF) que disponibilizou 20 Notebooks completos para execução de cursos profissionalizantes.

Boa ideia II
O primeiro curso a ser desenvolvido é o de Introdução à informática e já conta com a primeira turma fechada. Os detentos participantes das atividades educacionais são do regime fechado.  A única exigência é que o interessado tenha Cadastro de Pessoas Física (CPF). Ao final do curso o apenado receberá certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) via Universidade Norte do Paraná.

Pagamentos
O prefeito Ronnie Mello assinou na quarta-feira, 6/9, os repasses para a APAE no valor de R$ 16.419,04, e também para o Lar da Criança no montante de R$ 83.395,73. Na terça-feira já tinha sido assinado o pagamento dos salários dos servidores que juntos somam R$ 6.097.657,50, parcela do 13º para os aniversariantes do mês de agosto no valor de R$ 335.090,99, e pagamento de convênio com a Santa Casa de Caridade, de R$ 220 mil.

Cova da Onça
Acontece neste sábado, 9/9, um risoto da Bateria Furiosa, da escola de samba Unidos da Cova da Onça. Será servido – para levar para casa – a partir do meio dia, na sede social da escola (Rua Bento Martins, 1199). O valor é R$ 15.

BRK Ambiental
Hoje, 8/9, não haverá atendimento presencial na loja. Porém as equipes de plantão realizam normalmente o trabalho de rotina. Serviços ou informações podem ser solicitados para o 0800 771 0001, site: brkambiental.com.br/Uruguaiana.

Medicina
Estudantes de medicina podem se preparar para a prova de residência gratuita, acessando os conteúdos da Medcel, instituição pioneira em cursos EAD para Residência médica, fazer simulados e participar do grande simulado.

Outubro Rosa
Durante o mês de outubro costuma haver um aumento de pelo menos 30% na quantidade de mamografias realizadas na rede. Mas, para que a campanha internacional Outubro Rosa seja um sucesso, é fundamental que as mulheres com mais de 40 anos agendem seus exames desde já.

Nomeação
O prefeito Ronnie Mello nomeou na manhã de quarta-feira, 6/9, o Conselho Municipal de Acompanhamento Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).


Fanfarra
Foi destaque no desfile das escolas de educação infantil, na tarde de quarta-feira, 6/9, a participação da Fanfarra da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Charrua. a fanfarra acompanhou o desfile de 16 escolinhas, entre elas 13 municipais, uma estadual e duas particulares.


Salários
Os servidores públicos estaduais deverão receber hoje, 8/9, mais uma parcela de seus salários. O programado é que o Estado faça o depósito de R$ 280,00, que poderão ser sacados logo na parte da manhã. Na quarta-feira, 6/9, os servidores receberam R$ 170.

Bambas da Alegria
Acontece neste sábado, 9/9, às 22h, na Associação dos Funcionários Municipais de Uruguaiana (AFMU), o lançamento do enredo da escola de samba Bambas da Alegria para o Carnaval Fora de Época 2018.

Comércio
O comércio uruguaianense funcionará normalmente nesta sexta-feira, 8/9, após o feriado de Dia da Independência.

Saúde
Dia 8 de setembro é lembrado o Dia Nacional de Luta por Medicamento. A conquista é fundamental para milhões de pacientes em todo o País, fruto, sobretudo, da luta da sociedade civil organizada.

Fórum
O atendimento do Fórum de Justiça ocorrerá normalmente hoje, 8/9. O mesmo ocorre com o Tribunal de Justiça e os fóruns da capital. O horário de expediente forense é das 9h às 18h sem fechar ao meio dia.