sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Homenagens marcam comemorações de Sete de Setembro na Câmara

Belmonte, o general Josias Pedrotti e Fernando Tarragó
A Câmara Municipal de Vereadores realizou na noite de terça-feira, 5/9, uma sessão solene em alusão a Semana da Pátria, homenageando seis personalidades de Uruguaiana.
O ato foi presidido pelo presidente do Parlamento, vereador Fernando Tarragó (PSD) e teve a presença do prefeito Ronnie Mello (PP), além de outras autoridades civis, eclesiásticas e militares. Se fizeram presentes os vereadores Clemente Corrêa (PSDB), Vilson Brites (PMDB) e Elton da Rocha (PP).
A convite do Legislativo, o general de Brigada, Josias Pedrotti da Rosa, comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Charrua, realizou o discurso alusivo à data. Ele destacou que o Sete de Setembro de 1822 foi o marco da construção do Brasil como nação soberana e foi sendo consolidada por uma sequência de fatos históricos relevantes, como a Guerra da Independência, promulgação da primeira Constituição, manutenção de fronteiras, movimentos separatistas e abolição da escravatura. “Passados 195 anos do grito às margens do Ipiranga, a independência se apresenta com o conceito muito mais abrangente. Não representa tão somente deixar de ser colônia, seu significado é fruto da união de vários fatores, expressados num sentido mais amplo que tem sido avançado paulatinamente a cada ano, formando de maneira sólida a nacionalidade brasileira. A capacidade da brava gente brasileira garante a força motriz da nação, necessária para alcançar o desenvolvimento sustentável e com igualdade social, dessa forma progride o nosso Brasil”, afirmou.
Após o discurso houve as homenagens. Receberam o Título Honorífico de Cidadão de Uruguaiana João Carlos Calvano Belmonte, por proposição de Tarragó; Nelci Arenhart, por sugestão do vereador Rafael Alves (PMDB); o pastor Argemiro Rodrigues da Silva, por indicação do vereador Eric Lins (DEM) e Sadi de Andrade, por designação da vereadora Josefina Soares Brüggemann (PP).
Outras duas personalidades foram homenageadas com os Diploma de Honra ao Mérito. O técnico de enfermagem Adroaldo Gonçalves Silva, através de indicação da vereadora Suzana Cardos Alves (PRB) e o agente penitenciário Alex Gomes Silva, atual diretor da Penitenciária Modulada de Uruguaiana (PMEU), por proposição da vereadora Zulma Ancinello (PRB). 



Gabriela Barcellos

0 comentários: