quinta-feira, 23 de março de 2017

Divulgado ranking final do Bocal de Ouro





Está disponível, no site oficial da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), o ranking final do Bocal de Ouro. Com 103 fêmeas e 86 machos, a lista ordena os melhores pontuados da temporada que, consequentemente, estão habilitados a se inscrever na decisão entre os inéditos.
O Bocal de Ouro ocorre entre os dias seis e nove de abril, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Na disputa, 96 animais - 48 fêmeas e 48 machos - competem em busca do título e da classificação para a final do Freio de Ouro. As inscrições ficam abertas até o dia 21 de março e devem ser feitas diretamente no site (www.cavalocrioulo.org.br).

Gabriela Barcellos

Consulta a sumário da ABHB está disponível em aplicativo da Embrapa

O Programa GenePlus, da Embrapa Gado de Corte disponibilizou uma versão atualizada do Sumário das raças que mais crescem no Brasil em aplicativos moveis com sistema Android. A ferramenta deverá facilitar o acesso ao relatório de Touros Hereford e Braford do Programa de Melhoramento Genético da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). O download da ferramenta está disponível no site da ABHB (www.abhb.com.br).
Desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o aplicativo conta com recursos de busca e testes de índices, bem como o uso de filtros considerando as estimativas das DEPs e acurácias, período de nascimento, filhos nos últimos anos e número de rebanhos com filhos. Além disso, há a apresentação dos dados encontrados no sumário do PampaPlus em formatos diversos, tal como gráficos.
Produzido anualmente pela ABHB com o objetivo de facilitar o trabalho do criador e promover o melhoramento genético dos plantéis, o sumário possibilita ao pecuarista escolher os touros Hereford e Braford melhoradores que irão transmitir mais produtividade e lucratividade para os rebanhos, contribuindo para o fortalecimento de toda a cadeia da carne bovina do País.
Gabriela Barcellos

Curso do PampaPlus reúne profissionais de quatro países em Uruguaiana


Uruguaiana sediou, entre os dias quinta-feira, 16/3, e sábado, 18/3, a nona edição do Curso Internacional do PampaPlus. O evento tem por objetivo divulgar as tecnológicas de melhoramento genético em bovinos de corte das raças Hereford e Braford. O evento ocorreu no campus da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e a programação contou com palestras com especialistas do Brasil e do mundo sobre genética e melhoramento animal, além de uma visita à empresa Cort Genética. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Núcleo de Estudos de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (Nespro) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Foram abordados aspectos ligados ao melhoramento genético, cruzamentos e otimização de produtos, manejo de touros, eficiência alimentar, métodos de seleção, programas de avaliação e utilização de touros jovens geneticamente superiores. Também foram realizadas demonstrações teóricas e práticas da ferramenta de avaliação genética das duas raças, inclusive via Skype com um especialista direto dos Estados Unidos e, ainda, a apresentação do aplicativo do PampaPlus, o PampaPlusAPP, bem como avaliação visual em Programas de Avaliação Genética e prática zootécnica e funcional.
O novo aplicativo traz mais comodidade na consulta e no envio de informações ao programa oficial de avaliação genética das raças Hereford e Braford e já está em funcionamento. No entanto, por enquanto, a ferramenta está disponível somente para a tecnologia iOS.
Filosofia do PampaPlus
De acordo com a coordenadora de melhoramento genético da ABHB, Thais Pires Lopa, o curso buscou interagir plenamente com os participantes do programa, que totaliza 54 criatórios, comprometendo-os ao máximo para promover um perfeito exercício do melhoramento genético na seleção de seus animais. “O fato de uma raça persistir por vários anos sendo explorada com sucesso em distintos ambientes, significa que proporciona retorno econômico a quem cria. Porém, o que ela representa no contexto de toda uma cadeia de produção vai do esforço de grupos que se unem para promovê-las por acreditarem nessas qualidades e na sua capacidade de evolução”.
Essa evolução, segundo Thais, é representada pelo seu progresso genético através dos anos de seleção. “Por isso a preocupação da nossa ABHB em incentivar a participação de todos os criadores de Hereford e Braford para desenvolver um Programa de Avaliação Genética de acordo com o que acreditamos, buscando sempre, mesmo que lentamente, o melhoramento dos nossos plantéis”.
Para participar do PampaPlus, o criador deve ser sócio da ABHB, solicitar à secretaria da Entidade a ficha de inscrição ou fazer o download pelo site www.hereford.com.br ou www.braford.com.br, realizar as medidas e avaliações atrás de um avaliador credenciado pelo programa e cumprir os prazos e exigências mínimas estabelecidas pelo Programa.
Além de painelistas estrangeiros, como o Dr. Stephen Miller, Ph.D. pela Universidade de Guelph/CA, atual diretor de pesquisa genética da Angus Genetics Inc. e American Angus Association, que por Skype abordou a avaliação genômica de bovinos de corte em larga escala, trazendo experiências e planos nos Estados Unidos da América, o curso também contou com o prestígio de estudantes do Panamá, Paraguai, Uruguai e Bolívia.
Gabriela Barcellos

Concurso do IGP: Edital deverá ser publicado até segunda quinzena de abril

O edital do concurso do Instituto Geral de Perícias (IGP) deverá ser divulgado até a segunda quinzena de abril, pela Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec), empresa contratada para organizar o certame. No total, 106 vagas serão ofertadas, 35 delas para peritos criminais, 35 para médicos legistas e 36 para técnicos em perícia. As oportunidades são para nível médio e superior, com salários que podem atingir até R$ 9 mil. A nomeação dos aprovados deverá ser feita ainda no final deste ano.
O novo concurso é uma das ações do pacote de medidas da segunda fase do Plano Estadual de Segurança Pública, lançado em junho do ano passado, mas está atrasado. Em visita a Uruguaiana, em dezembro passado, o secretário de Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer, anunciou o certame para dali a 30 dias, o que não ocorreu.
Paliativo
Na ocasião, o Jornal CIDADE questionou o Secretário sobre as dificuldades enfrentadas pela comunidade uruguaianense pela falta de peritos. Em casos de acidentes ou crimes de homicídio, as vítimas geralmente ficam por horas aguardando a chegada da equipe de perícia, vinda de Santana do Livramento, agravando ainda mais o sofrimento das famílias e chocando a comunidade em geral. Nos crimes em que se faz necessário exame de corpo de delito, como lesão corporal e até estupro, a vítima precisa ser encaminhada à Alegrete ou São Borja, e muitas vezes precisa arcar com as despesas da viagem.
Schirmer prometeu como solução paliativa a vinda de pelo menos um perito Uruguaiana, deslocado de outro município e garantiu que Uruguaiana seria comtemplada com uma equipe completa do Instituto Geral de Perícias após o concurso público. Hoje, mais de três meses depois, a situação segue exatamente a mesma.
Gabriela Barcellos

Diretor da Susepe vem para carnaval fora de época em carro oficial e é preso embriagado

O diretor da Escola Penitenciária da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), João Eduardo Quevedo Reymunde, foi preso na tarde de domingo, 19/3, na Rodovia BR-290, em Rosário do Sul, quando retornava para Porto Alegre depois de visitar Uruguaiana. O carro que Reymunde dirigia foi parado em uma abordagem de rotina da Polícia Rodoviária Federal e a prisão em flagrante ocorreu depois que a PRF constatou que o agente dirigia embriagado. Ele estava em um carro oficial da Susepe.
De acordo com a PRF, Reymunde conduzia um Toyota Corolla, que apesar de ser um veículo oficial da Superintendência, não estava adesivado. Além dele, estavam no carro, sua esposa, a cunhada e uma sobrinha de três anos de idade.
Durante a abordagem, os policiais solicitaram ao Diretor que se submetesse ao teste do bafômetro. O resultado apontou 0,22 miligramas de álcool por litro de ar expelido (mg/l), quando o máximo permitido é 0,05 mg/l. O diretor foi autuado por dirigir sob o efeito de álcool, transitar com o veículo em desacordo com as especificações exigidas pela legislação e por transportar criança sem o uso de cadeirinha adequada.
Ele também foi questionado se estava em serviço e respondeu que sim e que voltara de missão a Uruguaiana. No entanto, uma foto publicada no perfil de uma mulher no Facebook – que consta como amiga de Reymunde na rede social – mostra o Diretor acompanhando os desfiles do Carnaval Fora de Época na Avenida Presidente Vargas, de chapéu branco. A foto foi publicada às 4h12min de domingo com a legenda “Última noite! Avenida do Samba”. A marcação da conta de Reymunde foi retirada da imagem após a divulgação de seu afastamento.
Reymunde foi afastado do cargo e o secretário estadual da Segurança Pública, Cezar Schirmer, determinou abertura de sindicância para apurar o caso. O corregedor-geral da Susepe, Luiz Fernando Lopes Barcelos, afirmou que não é permitido o transporte de “particulares dentro de veículo oficial”. A sindicância vai apurar também o porquê de o veículo estar sem o adesivo de identificação e o motivo para a viagem até Uruguaiana. “Vamos investigar se ele estava a serviço ou não, a que título ele foi até a cidade”.
Gabriela Barcellos

Homem preso depois de atear fogo em casa na Marduque

Um homem foi preso em flagrante depois de atear fogo em uma casa no bairro Mascarenhas de Moraes, ao lado do Museu do Rio Uruguai. Felizmente, ninguém ficou ferido.
Valdecir Lopes dos Santos, 41 anos, foi preso no local, pela Brigada Militar. Ele confessou o crime e alegou que “ateou fogo na casa porque furtaram todos os seus pertences, para que não levassem mais nada”. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e autuado em flagrante por incêndio, de acordo com o Arr. 250 do Código Penal: “causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio do outrem”, cuja pena varia de três a seis anos de prisão e multa, podendo ainda ser aumentada de um terço por ser em casa “habitada ou destinada a habitação”.

Sem dinheiro, sem socorro
Em razão do corte de horas extras por parte do governador Sartori, conjugada com a falta de efetivo, o Corpo de Bombeiros estava sem bombeiros de plantão, e por isso, apesar de acionados, deixaram de acudir o sinistro. A Corporação não tem plantão hoje, na segunda-feira, 27/3, e no dia 31, sexta-feira.

IGP
O Instituto Geral de Perícias, em Santana do Livramento, também foi acionado, porém, como não houve vítima, só examinará o local se lhe for solicitada uma perícia. Se isso ocorrer, haverá agendamento.
Gabriela Barcellos

Padrasto é acusado de estuprar irmãs de 15 e 11 anos

A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) investiga a denúncia de que duas irmãs tenham sido vítimas de violência sexual por parte do padrastro. O delegado Enio Tassi coordena a investigação.
O fato chegou até a polícia pela mãe das meninas, D.R.P.R., de 33 anos. De acordo com ela, as filhas lhe contaram sobre o abuso. As vítimas são uma menina de onze anos e outra de 15 anos. Em relação à menor, o padrasto, C.E.G.P., de 34 anos, teria lhe feito carícias nas partes íntimas, e dito à vítima que se tratava de um “segredo nosso”. Já em relação à maior, a situação teria ido mais adiante, no entanto, ainda não há confirmação se houve conjunção carnal. Um tio das menores também teria denunciado os abusos ao Conselho Tutelar na semana passada, quando a sobrinha mais velha lhe relatou os abusos.
Ontem as duas adolescentes foram ouvidas. O Delegado, porém, não comentou o conteúdo do depoimento “por se tratar de menores e a fim de preservar a investigação”. Elas também deverão ser encaminhadas a exames periciais. Os crimes estão sendo investigados no mesmo inquérito policial, no entanto, em relação a adolescente é tratado como estupro simples, já que ela tem mais de 15 anos, já em relação à criança está sendo tratado como estupro de vulnerável, visto que a menina é menor de 14 anos.
Gabriela Barcellos

Moradores não se conectam ao serviço e esgoto é despejado no Rio Uruguai

No Dia Mundial da Água, intensificaram-se as reflexões em torno dos cuidados com esse patrimônio público. Contudo, o destino do esgoto de pelo menos 20 mil pessoas em Uruguaiana também é pauta. O gerente de operações da Odebrecht Ambiental, Herbert Dantas, alerta que o município tem redes disponíveis para atender 85% da população com esgotamento sanitário. Entretanto, cinco mil residências tem acesso ao sistema, mas por diferentes motivos, continuam despejando os dejetos a céu aberto.
As obras para implantação de novas redes coletoras de esgoto também irão aumentar nos próximos dias. Dessa forma, mais moradores poderão ter seus esgotos coletados de forma correta. No bairro Cabo Luiz Quevedo e Rio Branco, por exemplo, o número de equipes deverá dobrar a partir da próxima semana.  Os trabalhos também iniciarão no bairro União das Vilas. Semanalmente, o cronograma das ruas que receberão as obras é divulgado no site da concessionária. “Devolver esgoto tratado ao meio ambiente é a única maneira de mantermos vivo o nosso Rio Uruguai e podermos comemorar com orgulho o Dia Mundial da Água”, salienta Eduardo Frediani, diretor da concessionária.
Karine Ruviaro

Semana de Luta contra a Tuberculose movimenta o município

Começou na quinta-feira, 16/3, e vai até amanhã, 24/3, a Semana Mundial de Combate a Tuberculose que tem como propósito mobilizar a comunidade e a equipe de saúde para a identificação precoce de possíveis portadores da doença. As ações desta semana também se destinam a quebrar a cadeia de transmissão, fazendo com que, dessa forma, seja possível controlar a doença no município, intensificando as buscas dos sintomas respiratórios e oferecendo o tratamento adequado.
Conforme o médico pneumologista responsável pelo programa da tuberculose no município, Dr. Cláudio Crespo, Uruguaiana tem entre 65 e 70 novos casos por ano e a maior causa das mortes pela doença é o diagnóstico tardio. Entre os sintomas da tuberculose estão febre, suores noturnos, tosse, expectoração com sangue, falta de ar e cansaço, dor no tórax, perda de peso, linfonodos aumentados, dor óssea e sangue na urina.
A Secretaria Municipal de Saúde realizará hoje, 23/3, uma mobilização da equipe das Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTs) nas comunidades de atuação por meio de caminhada e distribuição de cartazes e panfletos, prestando informações e orientações sobre a doença.
Karine Ruviaro

Reativado os serviços do Laboratório de Informática

Após um ano e meio sem funcionar, o prefeito Ronnie Mello juntamente com a secretária Municipal de Assistência Social e Habitação, Soraya Salomão, estiveram na manhã de ontem, 22/3, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)/ Praça dos Esportes e da Cultura (Pec) “Dr. Raul Ferrari Valls” reativado os serviços do laboratório multimídia.
O laboratório de informática é um espaço para promoção da inclusão digital, realizada por meio de cursos e treinamentos com uso de computador e internet, assim como o uso livre em horários em que não esteja destinado a atividades de formação. As inscrições para o curso básico informática já estão abertas e podem ser realizadas das 8h30min às 12h, e das 14h às 17h30min, direto no laboratório.
A reativação do laboratório de informática é uma ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Administração, por meio do secretário Diroci Rodrigues e do secretário adjunto, Leandro Medeiros. “Estamos muito felizes com o restabelecimento das atividades do laboratório, e temos a certeza que será muito bem aproveitado pela comunidade, além, de servir como apoio para o conhecimento e a educação de crianças e jovens”, destacou Mello.
Além disso, a Praça dos Esportes também proporciona para a comunidade pista de skate, pista de caminhada, parquinho para crianças, áreas externas de uso comum e quadra poliesportiva que também é utilizada pela equipe do Projeto de Atenção às Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTs).
Karine Ruviaro

Provedoria da Santa Casa firma contrato com CEF em Brasília

Ontem, 22/3, ao meio dia, o provedor do Hospital Santa Casa de Caridade, Eduardo Velo Pereira, e o diretor administrativo-financeiro, Geovane Cravo, assinaram o contrato de financiamento no valor de R$ 44 milhões junto à Caixa Econômica Federal (CEF). A liberação da verba garante o salvamento e a reconstrução financeira da instituição filantrópica.
“A Santa Casa nesse momento venceu uma grande batalha, mas ainda possui a maior de todas, garantir que esse recurso financeiro traga a instituição para a competitividade produtiva e para isso, mudanças estratégicas e radicais teremos que adotar”, afirmou Cravo.
Hoje, 23/3, ainda pela manhã, o contrato também deverá ser assinado pelo secretário de Saúde do Estado, João Gabbardo dos Reis. Após essa segunda e última etapa formal, o valor passa a ser liberado pela instituição bancária, em forma de liberações parciais, ou seja, algumas obrigações terão de ser realizadas antes das demais. Em primeiro lugar, deverá ser feito o pagamento do FGTS, obrigações fiscais (INSS, IR), quitação dos financiamentos existentes e na sequência folha de pagamentos, obrigatoriamente nessa ordem. Posteriormente, será a vez da negociação com a CEF e prestadores de serviços, onde somente se aprovado o acordo com os fornecedores, a instituição bancária pagará o valor, caso contrário, não ocorrerá a quitação e o recurso não será disponibilizado pela Caixa.
Profissionalismo nas ações e medidas específicas em relação à prestação de serviço serão adotadas de imediato na instituição filantrópica. “Visando assim que a produção do hospital atinja patamares nunca antes atingidos, dando garantia à sustentação saudável da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana”, disse Velo.
Amanhã, 24/3, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, virá a Uruguaiana visitar a Santa Casa de Caridade.
Karine Ruviaro

Providências sobre atendimento a pessoas com Lúpus são requeridas

Na sessão ordinária de terça-feira, 21/3, o vereador Elton da Rocha, encaminhou dois requerimentos ao Poder Executivo solicitando ações necessárias para atendimento às pessoas com Lúpus.
Trata-se de informações sobre o cumprimento da Lei Municipal Nº 4623/16 que institui a Semana Municipal de Atenção à Pessoa com Lúpus e a inclui no calendário oficial de eventos do município. A Lei determina a realização, pela secretaria de Saúde, de acompanhamento e valorização aos portadores, assim como esclarecimento da sociedade sobre os sintomas e o tratamento da doença, na semana que compreende o dia 10 de maio de cada ano.
Rocha também solicitou a disponibilização de um automóvel para os pacientes portadores da doença Lúpus para tratamento fora domicílio ou que, a falta de automóvel para locomoção, sejam disponibilizadas passagens (ônibus) para o paciente com acompanhante.
Lúpus
O Lúpus é uma doença autoimune, ou seja, ocorre quando o sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo por engano. Está relacionado à predisposição genética e pode ser desencadeado por fatores hormonais e ambientais. A doença é enfrentada principalmente por mulheres em idade fértil (aproximadamente 9 em cada 10 pacientes são do sexo feminino).
Não há cura para a doença, mas é possível controlar e conviver com ela com o acompanhamento médico regular, assim como outras doenças como diabetes e pressão alta. O principal objetivo do tratamento é controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida das pessoas com a doença. O Lúpus não é contagioso e também não é um tipo de câncer.
Gabriela Barcellos

Feltes confirma aumento de dívida do Estado em caso de renegociação

O secretário de Fazenda do Estado, Giovani Feltes reconheceu, em audiência pública na Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa, que a renegociação da dívida com a União irá aumentar em até R$ 30 bilhões, caso o Estado aceite o Plano de Recuperação Fiscal proposto pelo governo federal.
Além de declarar que a renegociação poderá ser “catastrófica”, Feltes antecipou que o próximo governador deverá, também, efetuar uma nova renegociação da dívida.
A questão vem preocupando parlamentares, como o deputado Luis Augusto Lara, que diz que “está confirmado que além de aumentar a dívida em R$ 30 bilhões, esta renegociação terá reflexos negativos nos próximos governos, não acabando com os problemas do Estado, sendo que quem pagará a conta é o povo”. Para ele, antes de pensar em renegociação, é preciso fazer o encontro de contas do que a União deve ao Estado e do que o Estado deve à União, além de averiguar os incentivos fiscais concedidos pelo Estado, através de uma CPI.
O Rio Grande do Sul tem uma dívida de R$ 9,2 bilhões que foi contraída em 1998, desde então pagou R$ 24,8 bilhões e ainda deve R$ 57,8 bilhões.
Gabriela Barcellos

Pedro Braccini “cai” para a secretaria de Governo

Pedro Braccini, que até o momento desempenhou a função de secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, a partir de agora passa a ser o secretário adjunto de Governo, secretaria comandada por Paulo Fossari.
De acordo com Fossari, a decisão do prefeito Ronnie Mello não é novidade. “A ideia era essa desde o início. Na secretaria de Governo precisamos de pessoas mais próximas ao Prefeito há mais tempo. O Pedro é uma dessas pessoas”, explica ele, lembrando que a Segov é a secretaria mais integrada às demais por ter entre suas funções, justamente, a coordenação das pastas.
A nomeação também aproxima a secretaria de Desenvolvimento Econômico ao Prefeito, pois a atuação de Braccini continuará atuando junto à secretaria de Desenvolvimento Econômico, ampliando seu leque de atribuições. “A secretaria de Desenvolvimento Econômico encampou várias áreas e se tornou uma secretaria com volume ainda maior de trabalho. Apesar de estar na Segov, ele continuará ‘dando uma mão’ lá”, conclui Fossari.

PRB
O cargo ocupado por Braccini será preenchido pelo PRB, que já indicou Anderson Menezes, o “Cuco”. Anderson foi candidato a vereador pela coligação que apoiou a candidatura de Ronnie Mello e Brasil Carús.
Gabriela Barcellos

Partido Novo é apresentado a Uruguaiana

Nesta terça-feira, 21/3, o presidente estadual do Partido Novo, Carlos Alberto Fiterman Molinari, esteve em Uruguaiana, em uma ação de apresentação da sigla, visando conquistar novos filiados. Conforme ele, atualmente há cerca de 15 filiados no município e um grupo de cerca de 30 apoiadores. O evento ocorreu no Sesc, na esquina das ruas Santana e Flores da Cunha, a partir das 19h30min.
Durante a tarde, Molinari fez uma visita ao Jornal CIDADE, e falou com exclusividade sobre a ideologia do partido e os objetivos para as eleições de 2018.
O Partido Novo (Novo) é um partido político de direita ideologicamente alinhado ao liberalismo, tendo sido fundado por pessoas sem carreira política. “Em 2011, cerca de 180 pessoas de São Paulo e Rio de Janeiro se reuniram com o objetivo de buscar uma forma de auxiliar o país em suas principais dificuldades. A primeira ideia foi a criação de uma ong, no entanto, se percebeu que somente através da política seria possível”, explica Molinari. O partido teve seu registro deferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 15 de setembro de 2015 e tem o número 30 como número eleitoral.
Financiamento
O Presidente explicou que o Partido é mantido por seus filiados e não recebe nenhum tipo de verba pública. “A estrutura do Novo é custeada totalmente por filiados, de forma voluntária. Por força de lei, não podemos deixar de receber as verbas do Fundo Partidário, que é dividida entre todos os partidos. Se simplesmente nos recusarmos a receber, o valor é dividido entre os demais partidos, o que consideramos imoral. Por essa razão, mensalmente é realizada uma prestação de contas aos filiados, onde comprovamos que os valores que cabem ao Novo nesta divisão não são utilizados”, explica. Conforme ele, o Partido busca uma forma de não deixar os recursos parados, sem utilizá-los em benefício próprio. “Uma das ideias é utilizar essa verba em uma campanha contra o próprio Fundo Partidário. Somos o único partido que defende a extinção do Fundo, pois, consideramos que partidos políticos devem ser mantidos por seus filiados, e não pelo pagador de impostos, através do Fundo. Com o fim do Fundo Partidário, certamente uma boa parcela de partidos também chegará ao fim”, completa.
Através de seu estatuto, o Novo também tem posicionamento único em relação a outros temas, como a profissão de político. “Somos contra ser político por profissão. Por isso, nosso estatuto permite somente uma reeleição. Entendemos que em dois mandatos, o político é capaz de dar sua contribuição naquela esfera. Depois, ele pode sair da política ou disputar outro cargo”, diz. Também não é permitido que membros do diretório do Partido sejam candidatos. “O Diretório tem entre suas funções a de fiscalizar os eleitos pela sigla. Como vamos fiscalizar a nós mesmos? Por isso, nós gestores não concorremos”.
Processo seletivo
Para concorrer, aliás, o filiado passa por um processo seletivo. “Tivemos nossa primeira eleição em 2016, em cinco capitais. Elegemos um vereador em Porto Alegre, outro no Rio de Janeiro, um em São Paulo e outro em Belo Horizonte. Em Curitiba concorremos, mas não alcançamos a Câmara. Para escolha destes candidatos, foi feito um processo seletivo, com mais de uma fase, e que incluiu prova objetiva e entrevista”, conta. O objetivo, segundo Molinari, é colocar à disposição da população nomes qualificados e alinhados com as ideias do Partido. “Não queremos um político forte, queremos um partido forte. Queremos que o Novo seja reconhecido e que o eleitor saiba que, ao votar em um candidato do Novo, sabe perfeitamente em quem está votando, saiba os ideais daquele candidato”, comenta.
Conforme Molinari, atualmente há um processo seletivo aberto, que busca candidatos a deputado federal e a senador da República. “Temos como meta para 2018, chegarmos a Brasília, então estamos abrindo mão das bancadas estaduais, em busca de formar uma boa bancada federal. Também já foi decidido pelo Partido que teremos um candidato a Presidência. Esse candidato ainda não está definido e há cinco nomes sendo avaliados”, adianta.
Os valores do Partido, como a proibição da contribuição partidária diferenciada entre filiados e candidatos eleitos ou detentores de cargos de confiança, responsabilidade com dinheiro público, necessidade de ficha limpa para filiação e o indivíduo como único gerador de riqueza, estão disponíveis na íntegra, no site do Partido (www.novo.org.br), onde também é possível fazer a filiação ou inscrever-se no processo seletivo para candidatos.
Gabriela Barcellos

Painel Ed.2737

Dia Mundial da Água

A Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), por meio da sua equipe de educação ambiental, iniciaram na manhã de terça feira, 21/3, as atividades de um projeto que visa desenvolver a consciência, preservação e economia da água. No Museu do Rio Uruguai, a Escola Municipal de Educação Infantil Cinderela e Escola Estadual de Ensino Fundamental Júlio de Castilhos juntamente com a equipe da SEMA, desenvolveram atividades que tinham como enfoque a água. As turmas estiveram acompanhadas pelos professores das instituições.

Tradição

A 4ª Região Tradicionalista esteve participando da 29ª FECARS (Festa Campeira do Rio Grande do Sul) nos dias 15 e 19/3, na cidade de Rolante. A delegação competiu nas mais variadas modalidades, como laço pai e filho, laço prenda, rédea pia, entre outras. Eles trouxeram quatro troféus para casa: Agnaldo Reis, do CTG Sinuelo do Pago (Uruguaiana), garantiu o 1º lugar na categoria Laço Peão Farroupilha; Felipe Fonseca Soares, do Piquete Lourival Dias de Freitas (Uruguaiana), tirou o 3º lugar na modalidade Rédeas Guri; Diego Henrique Fonseca Rubin, também do Piquete Lourival Dias de Freitas, tirou o 2º lugar no Rédeas Piá e Carlos Humberto da Conceição, do Centro Farroupilha de Tradição Gaúcha (Alegrete), garantiu o troféu de 3º lugar na categoria Laço Coordenador.

Toca

Em reunião com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação dos Artesãos de Uruguaiana, ficou acertada que a Toca do Coelho será lançada dia 2/4. A Toca do Coelho será montada na Praça Barão do Rio Branco em frente à Igreja Catedral de Sant’Ana. As escolas poderão fazer agendamento de visitas direto na CDL. A Associação dos Artesãos será responsável pela criação e decoração do espaço.

GP de Turfe

O prefeito Ronnie Mello e o Vice-prefeito, Brasil Carús, estiveram na tarde de segunda-feira, 20/3, no Jockey Club para a grande final V do GP de Uruguaiana. Ao final da corrida, o prefeito entregou as premiações para os jóqueis. O V GP Cidade de Uruguaiana aconteceu nos dias 18 a 20/3, e o vencedor foi Zaydy Greg, de São Borja.

Consciência
O Dia Internacional da Síndrome de Down, que aconteceu em 21/3, também foi lembrado na Câmara Municipal de Uruguaiana. Neste município, a data foi estabelecida como Dia da Consciência da Síndrome por meio da Lei 4.347/14, que garante anualmente o espaço da tribuna livre no Parlamento para destaque ao tema. Na oportunidade, foi tratada a inclusão da pessoa com deficiência no ensino regular, nos espaços públicos e na vida social. Atualmente, a APAE atende 93 alunos e outros 325 usuários nos turnos da manhã e tarde. Conta com equipe pedagógica com formação para atender as individualidades, pediatra, neurologista, fisioterapeuta e serviço de assistência social.

Bolsa Família
O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) começou, na segunda-feira, 20/3, o repassar R$ 2,4 bilhões aos beneficiários do programa Bolsa Família no mês de março. O pagamento será feito a mais de 13,6 milhões de famílias e segue até dia 31/3. Os recursos ficam disponíveis para saque durante 90 dias. O valor do benefício médio neste mês é de R$ 178,44 e varia de acordo com o número de membros da família, a idade de cada um e a renda declarada ao Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.

Festa
A bicampeã do Carnaval Fora de Época, Os Rouxinóis, realizará no sábado, 25/3, a Festa dos Destaques. O evento acontece às 21h, no Palácio do Samba.

Comitê
Aconteceu na terça-feira, 21/3, a 1ª reunião do Comitê de Mortalidade Materna Infantil e Fetal. Durante o encontro foram apresentados e discutidos relatórios, bem como realizadas análises sobre os procedimentos prestados. Estiveram presentes na reunião os membros do comitê e representantes da 10º Coordenadoria Regional de Saúde, Enfermeira, Ester Simões e a Fisioterapeuta, Jacqueline Zoch.

Comunicado
A Secretaria Municipal de Educação, por meio do secretário Emerson Barreto, convida os Representantes das Associações de Bairros do Município, para uma reunião que será realizada hoje, 23/3, às 14h30min na Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Na pauta, a escolha dos representantes desse tópico no Conselho Municipal de Educação.

IGP
O edital do concurso do Instituto-Geral de Perícias (IGP) deve ser divulgado até a segunda quinzena de abril, pela Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec), empresa contratada para organizar o concurso. No total, são 106 vagas, sendo 35 para peritos criminais, 35 para médicos legistas e 36 para técnicos em perícia. As oportunidades são para nível médio e superior, com salários que podem chegar a R$ 9 mil. A nomeação dos aprovados deve ocorrer ainda no final deste ano.

Curso
A 3ª edição do curso Espanhol Orientado ao Comércio, do programa Escola do Varejo 2017, realizada pelo Sindilojas teve início no dia 20/3. O curso, com duração de 15 horas, teve 100% de suas vagas disponíveis preenchidas e visa qualificar o empresário, comerciante e comerciário ao atendimento de visitantes de língua hispânica, cada vez mais presentes no comércio local. O programa visa à qualificação e atualização dos empresários e seus colaboradores.

Oportunidade
A Câmara de Vereadores de Uruguaiana está com um processo seletivo para preenchimento de vagas de estágio curricular não obrigatório remunerado por meio de bolsa auxílio. As inscrições vão até terça-feira, 28/3, e devem ser realizadas somente pelo site do CIEE (www.cieers.org.br).

Comemoração
Para comemorar os seus 50 anos, a Igreja do Evangelho Quadrangular realizará hoje, 23/3, às 19h30min, na sede da Igreja, um show com o cantor Chris Durán. Já amanhã, 24/3, em mesmo horário e local, será a vez do Jonas Vilar. A entrada é gratuita.