quinta-feira, 23 de março de 2017

Diretor da Susepe vem para carnaval fora de época em carro oficial e é preso embriagado

O diretor da Escola Penitenciária da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), João Eduardo Quevedo Reymunde, foi preso na tarde de domingo, 19/3, na Rodovia BR-290, em Rosário do Sul, quando retornava para Porto Alegre depois de visitar Uruguaiana. O carro que Reymunde dirigia foi parado em uma abordagem de rotina da Polícia Rodoviária Federal e a prisão em flagrante ocorreu depois que a PRF constatou que o agente dirigia embriagado. Ele estava em um carro oficial da Susepe.
De acordo com a PRF, Reymunde conduzia um Toyota Corolla, que apesar de ser um veículo oficial da Superintendência, não estava adesivado. Além dele, estavam no carro, sua esposa, a cunhada e uma sobrinha de três anos de idade.
Durante a abordagem, os policiais solicitaram ao Diretor que se submetesse ao teste do bafômetro. O resultado apontou 0,22 miligramas de álcool por litro de ar expelido (mg/l), quando o máximo permitido é 0,05 mg/l. O diretor foi autuado por dirigir sob o efeito de álcool, transitar com o veículo em desacordo com as especificações exigidas pela legislação e por transportar criança sem o uso de cadeirinha adequada.
Ele também foi questionado se estava em serviço e respondeu que sim e que voltara de missão a Uruguaiana. No entanto, uma foto publicada no perfil de uma mulher no Facebook – que consta como amiga de Reymunde na rede social – mostra o Diretor acompanhando os desfiles do Carnaval Fora de Época na Avenida Presidente Vargas, de chapéu branco. A foto foi publicada às 4h12min de domingo com a legenda “Última noite! Avenida do Samba”. A marcação da conta de Reymunde foi retirada da imagem após a divulgação de seu afastamento.
Reymunde foi afastado do cargo e o secretário estadual da Segurança Pública, Cezar Schirmer, determinou abertura de sindicância para apurar o caso. O corregedor-geral da Susepe, Luiz Fernando Lopes Barcelos, afirmou que não é permitido o transporte de “particulares dentro de veículo oficial”. A sindicância vai apurar também o porquê de o veículo estar sem o adesivo de identificação e o motivo para a viagem até Uruguaiana. “Vamos investigar se ele estava a serviço ou não, a que título ele foi até a cidade”.
Gabriela Barcellos

0 comentários: