quinta-feira, 23 de março de 2017

Providências sobre atendimento a pessoas com Lúpus são requeridas

Na sessão ordinária de terça-feira, 21/3, o vereador Elton da Rocha, encaminhou dois requerimentos ao Poder Executivo solicitando ações necessárias para atendimento às pessoas com Lúpus.
Trata-se de informações sobre o cumprimento da Lei Municipal Nº 4623/16 que institui a Semana Municipal de Atenção à Pessoa com Lúpus e a inclui no calendário oficial de eventos do município. A Lei determina a realização, pela secretaria de Saúde, de acompanhamento e valorização aos portadores, assim como esclarecimento da sociedade sobre os sintomas e o tratamento da doença, na semana que compreende o dia 10 de maio de cada ano.
Rocha também solicitou a disponibilização de um automóvel para os pacientes portadores da doença Lúpus para tratamento fora domicílio ou que, a falta de automóvel para locomoção, sejam disponibilizadas passagens (ônibus) para o paciente com acompanhante.
Lúpus
O Lúpus é uma doença autoimune, ou seja, ocorre quando o sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo por engano. Está relacionado à predisposição genética e pode ser desencadeado por fatores hormonais e ambientais. A doença é enfrentada principalmente por mulheres em idade fértil (aproximadamente 9 em cada 10 pacientes são do sexo feminino).
Não há cura para a doença, mas é possível controlar e conviver com ela com o acompanhamento médico regular, assim como outras doenças como diabetes e pressão alta. O principal objetivo do tratamento é controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida das pessoas com a doença. O Lúpus não é contagioso e também não é um tipo de câncer.
Gabriela Barcellos

0 comentários: