quinta-feira, 23 de março de 2017

Curso do PampaPlus reúne profissionais de quatro países em Uruguaiana


Uruguaiana sediou, entre os dias quinta-feira, 16/3, e sábado, 18/3, a nona edição do Curso Internacional do PampaPlus. O evento tem por objetivo divulgar as tecnológicas de melhoramento genético em bovinos de corte das raças Hereford e Braford. O evento ocorreu no campus da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e a programação contou com palestras com especialistas do Brasil e do mundo sobre genética e melhoramento animal, além de uma visita à empresa Cort Genética. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Núcleo de Estudos de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (Nespro) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Foram abordados aspectos ligados ao melhoramento genético, cruzamentos e otimização de produtos, manejo de touros, eficiência alimentar, métodos de seleção, programas de avaliação e utilização de touros jovens geneticamente superiores. Também foram realizadas demonstrações teóricas e práticas da ferramenta de avaliação genética das duas raças, inclusive via Skype com um especialista direto dos Estados Unidos e, ainda, a apresentação do aplicativo do PampaPlus, o PampaPlusAPP, bem como avaliação visual em Programas de Avaliação Genética e prática zootécnica e funcional.
O novo aplicativo traz mais comodidade na consulta e no envio de informações ao programa oficial de avaliação genética das raças Hereford e Braford e já está em funcionamento. No entanto, por enquanto, a ferramenta está disponível somente para a tecnologia iOS.
Filosofia do PampaPlus
De acordo com a coordenadora de melhoramento genético da ABHB, Thais Pires Lopa, o curso buscou interagir plenamente com os participantes do programa, que totaliza 54 criatórios, comprometendo-os ao máximo para promover um perfeito exercício do melhoramento genético na seleção de seus animais. “O fato de uma raça persistir por vários anos sendo explorada com sucesso em distintos ambientes, significa que proporciona retorno econômico a quem cria. Porém, o que ela representa no contexto de toda uma cadeia de produção vai do esforço de grupos que se unem para promovê-las por acreditarem nessas qualidades e na sua capacidade de evolução”.
Essa evolução, segundo Thais, é representada pelo seu progresso genético através dos anos de seleção. “Por isso a preocupação da nossa ABHB em incentivar a participação de todos os criadores de Hereford e Braford para desenvolver um Programa de Avaliação Genética de acordo com o que acreditamos, buscando sempre, mesmo que lentamente, o melhoramento dos nossos plantéis”.
Para participar do PampaPlus, o criador deve ser sócio da ABHB, solicitar à secretaria da Entidade a ficha de inscrição ou fazer o download pelo site www.hereford.com.br ou www.braford.com.br, realizar as medidas e avaliações atrás de um avaliador credenciado pelo programa e cumprir os prazos e exigências mínimas estabelecidas pelo Programa.
Além de painelistas estrangeiros, como o Dr. Stephen Miller, Ph.D. pela Universidade de Guelph/CA, atual diretor de pesquisa genética da Angus Genetics Inc. e American Angus Association, que por Skype abordou a avaliação genômica de bovinos de corte em larga escala, trazendo experiências e planos nos Estados Unidos da América, o curso também contou com o prestígio de estudantes do Panamá, Paraguai, Uruguai e Bolívia.
Gabriela Barcellos

0 comentários: