segunda-feira, 8 de julho de 2013

Manifestantes entregam documentos a Schneider

Manifestantes se reuniram ontem, em frente à Prefeitura de Uruguaiana para exigir melhorias principalmente nos setores de saúde, educação e transporte. Foi entregue nas mãos do prefeito pelos jovens manifestantes um documento contendo temas, considerado pelo grupo, de interesse social. O prefeito por sua vez, cumprimentou a todos pela atitude e inteiro que o poder executivo irá analisar as propostas para que em um segundo momento haja um novo encontro entre o grupo e a administração. 

O movimento foi motivado pela onda de protestos que se espalha pelo País.

Gripe A: Registrado o primeiro caso oficial

Paciente está isolado e doença pode ter sido transmitida por primo morto

O prefeito Luiz Augusto Schneider confirmou ontem um caso de gripe A em Uruguaiana e outros três casos suspeitos, um deles apenas não confirmado devido á falta da coleta de material. Os casos estão todos relacionados, já que a cerca de 10 dias, morreu Ruan, um menino de quatro anos e que chegou sem vida ao Pronto Socorro, tendo a morte justificada como sendo resultado de insuficiência respiratória. 

Depois da morte do menino, o primo de sete anos foi hospitalizado e os pais também submetidos a exames. Segundo Schneider, a Secretaria da Saúde não confirma que a doença tenha sido transmitida por Ruan ao primo, pois não foi coletada amostra da mucosa do menino, pois já estava sem vida, porém, o caso se torna evidente, já que as crianças tinham contato direto e as características apresentadas por ambos foram ás mesmas. 

A Secretaria aguarda os resultados dos demais exames. Além do primo de Ruan, outras duas pessoas estão em área isolada da Santa Casa de Caridade.

Caminhoneiros queimam pneus em Uruguaiana

Apesar das mensagens publicadas nas redes sociais convocando paralisação de 72 horas, os protestos no Rio Grande do Sul, em grande não interromperam o trânsito, mas acharam atenção das comunidades e governantes para os problemas enfrentados pela categoria. 

A Federação dos Caminhoneiros Autônomos orientou os trabalhadores do setor a ficar em casa no dia de ontem. O presidente da entidade, Éder Dal’Lago, afirmou que vários dos que não atuaram aderiram às reivindicações nacionais, mas o restante não saiu para as ruas por temer possíveis bloqueios em estradas e incêndios provocados por vândalos. 

Em Uruguaiana, caminhoneiros interromperam o acesso ao Porto Seco queimando pneus e chamando a atenção com cartazes. A mobilização iniciou pela manhã e se estendeu ao longo do dia. Á tarde, policiais federais permaneceram na Ponte Internacional com o intuito de evitar que caminhoneiros interrompessem o trânsito. 

Embora não tenha ocorrido bloqueio de rodovias gaúchas, em São Paulo, em Minas Gerais e no Espírito Santo, caminhoneiros interromperam alguns trechos. No Km 250 da rodovia Cônego Domênico Rangoni, na região de São Bernardo do Campo, os motoristas fecharam a via com os caminhões na praça de pedágio, por volta das 10h. O engarrafamento foi de dois quilômetros. 

O Movimento União Brasil Caminhoneiro orienta a categoria a permanecer mobilizada e protestante nos próximos três dias. 

O caminhoneiro Eliseu Romero disse que o movimento partiu de grupos isolados e que o caminhoneiro em grande maioria quer trabalhar normalmente, sem protestos. Carlos Silveira discorda do colega e salienta que a classe está unida e que manterá as manifestações sem tumulto e com propósitos convictos.

Os caminhoneiros buscam redução de impostos sobre o óleo diesel, mais segurança nas estradas e melhoria da infraestrutura viária. A greve foi convocada pelo Movimento União Brasil Caminhoneiro (MUBC), um dos sindicatos do setor, que uniu-se assim aos protestos que há três semanas estremecem ao país sul-americano.

Em uma nota divulgada hoje, o MUBC pediu a seus filiados a “manter o protesto” até na próxima quinta-feira.

“Serão 72 horas de mobilização”, por isso “recomendamos a todos a não programar viagens para esse período, para reduzir o número de veículos de carga nas estradas, mas sem causar transtornos aos cidadãos”, diz o comunicado.

O bloqueio em São Paulo, onde em 10 de junho uma alta dos preços do transporte público suscitou a onda de protestos que se regou depois por todo o país, começou a primeira hora de hoje e sua primeira e única consequência foi um enorme engarrafamento de passagem.

O comunicado do MUBC pede aos filiados ao sindicato “darem um apoio imediato às manifestações populares que se registram no país” e a “exigir do governo que melhore a situação do transporte de cargas no país”.

Nesse sentido, o sindicato exige “subsídios para o diesel, para baratear os preços dos alimentos e de todos os produtos”; a eliminação dos pedágios para os caminhoneiros e uma fiscalização maior dos motoristas que trabalham sem as devidas licenças.

A convocação do MUBC teve eco em São Paulo e em algumas regiões de Minas Gerais, onde várias estradas também foram bloqueadas por caminhoneiros.

Presidentes de escolas de samba criticam vereador Lemos

As Escolas de Samba de Uruguaiana, na pessoa de seus representantes legais, encaminharam aos meios de comunicação, carta em repúdio a atitude do vereador Marcelo Lemos, o qual vem colocando em dúvida a qualidade do Carnaval de Uruguaiana, bem como a legalidade do acordo entre Associação Comercial e Industrial e Prefeitura. 

“Estas atitudes e declarações em nada colaboram com a construção de um evento nacional e magnânimo, onde as escolas de samba são os artistas desta grande Ópera. Entendemos que fiscalizar faz parte do sistema organizacional, mas torná-lo impeditivo para realizar o Carnaval de 2014 é colocar em dúvida a integridade de uma entidade como a ACIU, que presta um serviço de colaboração técnica e contábil para viabilizar o Carnaval de Uruguaiana, emprestando sua idoneidade e o nome da entidade que representa o comércio e a indústria de nossa Uruguaiana, bem como a Comissão Municipal de Carnaval, que tem como principal objetivo o gerenciamento, de forma harmoniosa e participativa, das relações entre as Escolas de Samba, a Prefeitura Municipal e toda a comunidade, somando esforços para a efetivação do evento considerado o terceiro maior Carnaval do Brasil e que, sem dúvida alguma, é a essência de nossa existência”, diz na carta.

Marcelo apresentou na semana passada, a cópia do relatório de gastos feitos pela Comissão de Carnaval 2013, apontando o que considera extravagâncias, como locação de veículo, impressora e compra de tinta para impressão em quantidade significativa. Os presidentes consideram os gastos necessários para a realização de um espetáculo de tamanha abrangência. Lemos pede que o acordo entre Aciu e PMU seja reavaliado e analisado pela Câmara de Vereadores, o que para os presidentes estaria atrasando o evento. Assinam a carta de apoio a Prefeitura, os representantes das escolas: Unidos Da Ilha Do Marduque, Acadêmicos De São Miguel, Os Rouxinóis, Império Serrano, Pantera Negra, Unidos Da Cova Da Onça, Bambas Da Alegria, Unidos Da Toca Do Lobo, Imperadores Do Sol, Unidos Da Mangueira, Apoteose Do Samba.

Painel - Ed. 2155

Não se omita
A Escola Estadual Flores da Cunha, educandário onde estuda o menino Marlon Mateus Backes da Rosa, atropelado por um ônibus a caminho da instituição, está em campanha para aquisição de fraldas geriátricas, tamanho M. Ele encontra-se internado na UTI da Santa Casa, e até o momento, não recebe qualquer auxílio da empresa proprietária do veículo. Para doar, ligue para a diretora da Escola, Isabel Ribeiro, 3413-1619 ou para a professora Amanda Zanella, 9644-8575.

Meninos de ouro
A sub11 da Associação Esportiva Uruguaianense venceu, com placar de 17 x 2, o Esporte Clube Real, de Encruzilhada do Sul, e segue na liderança do Estadual de Futsal/2013. Na categoria sub 13, o placar foi parecido, de 16x 0, e garantiu a vaga nas semifinais.Equipe Sub-11: Em pé - Paulinho, Lucas (goleiro), Douglas, Lucas, Gediel, Kaike, Dhouglas, Esdran (goleiro), Rofel e Cesar; agachados - Neto, Mateus, Felipe, João, Maurício, Keller e Crizan.

Arrotando I
Do meu tempo de universitário, escutei de dois colegas “do Alegrete” que o problema de seus conterrâneos era só um, comer feijão e arrotar caviar. Tem uruguaianense que aprendeu com eles e mandou fazer arremedos de ciclovias em ruas que não têm sequer meio-fio.

Arrotando II
Por falar em ruas, não seria melhor chama-las de bretes, porque “por Dios”.

Indústria e comércio
O Prefeito assinou na manhã de segunda-feira, acordo de cooperação técnica entre o município e o Ministério do Turismo para a implantação do Programa PRONATEC COPA. O objetivo é promover qualificação profissional para suprir a necessidade de mão de obra do setor com o intuito de preparar a comunidade para a recepção aos turistas oriundos dos países do Mercosul que estarão no Brasil para a Copa do Mundo de Futebol – FIFA 2014.

Músicos
A Secretaria Municipal de Cultura está cadastrando os músicos que trabalham na cidade. Ligue para 3412-1633 ou mande e-mail para neli.rossini@hotmail.com.

Farmácia Popular 
A Farmácia Popular do Brasil – Unidade de Uruguaiana, desde segunda-feira, dia 20/05, reabriu em seu novo endereço, na Rua Duque de Caxias nº 2239, quase esquina rua Dr. Maia, mas ainda pertinho da sede do Jornal Cidade.

Coleta Seletiva
Em Uruguaiana, a coleta seletiva é realizada nas segundas-feiras no bairro Boa Vista, Francisca Tarragó, Nova Esperança, Cabo Luiz Quevedo, Rio Branco, Tabajara Brites, Anita Garibaldi e João Paulo II. Nas terças-feiras no bairro Mascarenhas de Moraes, Santana, São João, Santo Antônio, Centro e Cohab I. Nas quartas-feiras nas Áreas Verdes, Promorar, Pró-ficar, vila Nova Esperança e Aeroporto. 

Coleta Seletiva II
Nas quintas-feiras na Cidade Alegria, Cidade Nova, Cohab II, Santo Inácio, Cobec e vilas Hípica I e II. Nas sextas-feiras no Centro; e no interior em João Arregui, Vila do Açude, Barragem Sanchuri, São Marcos e Charqueada. Nos sábados a coleta seletiva é realizada na Vila Ipiranga, Vila Júlia, bairro São Miguel, Condomínio Ita e bairro São José.

Mercado Público
O Mercado Público Municipal funciona de segundas às sextas-feiras, das 8h às 18h30min, e aos sábados das 8h às 12h30min. As novas instalações contam com 20 bancas onde serão comercializados: artesanato em geral e em lã; hortifrutigranjeiros; doces, salgadinhos caseiros e derivados, pães caseiros, cucas, bolos e tortas; flores e folhagens naturais e artificiais; produtos orgânicos, chás e ervas naturais; café, sucos, sorvetes e lanches rápidos.

Licenciamento
O prazo final para veículos de placas com finais 9 e 0 circularem com o documento de licenciamento 2012 encerra-se no próximo dia 31 de julho. O proprietário deve quitar, até a data prevista no calendário de licenciamento, IPVA, seguro obrigatório, taxa de expedição do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) e multas vencidas. As datas para pagamento variam conforme a placa e vão de 04 a 16 de julho. O documento, no entanto, é válido até o final do mês.

Licenciamento II
O calendário com as datas finais para pagamento pode ser conferido no site www.detran.rs.gov.br - em Veículos/Calendário de Licenciamento. O CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo) é documento de porte obrigatório e deve estar, assim como os equipamentos obrigatórios de segurança, rigorosamente em dia.

Licenciamento III
Aquele que não regularizar o licenciamento estará cometendo infração gravíssima, sujeito a multa de R$ 191,53, sete pontos no prontuário e remoção do veículo a depósito até a regularização dos débitos. O Detran/RS também alerta aos proprietários que mantenham o endereço atualizado nos bancos de dados da autarquia, para que recebam todas as comunicações e, inclusive, o próprio documento do veículo. A mudança de endereço deve ser comunicada em um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) do município, devendo ser apresentados original e cópia do comprovante de residência.

Licenciamento IV
Se a alteração de endereço incluir o município, deve ser apresentado ainda o CRV (documento de transferência), original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência. O veículo ainda passará por uma vistoria e deve ser emitido um novo CRV, assim como nova tarjeta.