terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Uruguaiana perde dois delegados para a Operação Verão

Depois de a Brigada Militar perder 10% de seu efetivo para a Operação Golfinho, que está em andamento no litoral gaúcho e da Polícia Civil perder vários agentes para a Operação Verão, também desencadeada no litoral, Uruguaiana perderá dois de seus delegados de polícia. As convocações para a Operação Verão estão acontecendo desde dezembro e policiais de todo o Estado estão sendo chamados para atuar no litoral, onde a demanda é maior, em razão dos turistas de fora e das famílias gaúchas que seguem para as praias. De Uruguaiana, os delegados Marcelo Kaner Teixeira Nunes, da 1ª Delegacia de Polícia e Guilherme Alexandre Olsen Gerhardt, da Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DCPA), estarão reforçando a operação a partir da próxima semana. Eles ficarão 30 dias na operação e depois retornam à Uruguaiana. conforme Marcelo Kaner, outros agentes também deverão ser chamados, no entanto, quando isso ocorrer, os agentes que já estão participando da operação retornam à cidade. “É um regime de revezamento; uns voltam e outros vão”,disse. No caso dos delegados não haverá substituição. Durante o tempo em que os dois estiverem na Operação Verão, Uruguaiana contará somente com os delegados Rodrigo Morale, Marcos Eduardo Pepe e Caroline Huber. Durante o período em que os colegas estiverem fora, o delegado Marcos Pepe, da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) responderá pela 1ª DP e o delegado Rodrigo Morale, da Delegacia Especializa em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) será o responsável pela DPCA.

Bandido é executado com vários tiros no “Morro do Piolho”

1ª EXECUÇÃO do ano
Uruguaiana registrou nesta sexta-feira, 10/1, o primeiro homicídio do ano. Patrick Fernandes Flores, de 20 anos foi morto na Rua Marechal Deodoro, 2744, esquina com General Hipólito, nas proximidades do Morro do Piolho, por volta de 4h de ontem, vítima de vários disparos de arma de fogo. Segundo as informações da Brigada Militar, o jovem foi alvejado com seis disparos, na região da cabeça e pescoço e encontrado por uma guarnição, caído na rua, já morto. No entanto, o delegado que investiga o crime, Marcelo Kaner Teixeira Nunes, da 1ª Delegacia de Polícia, não confirma o número de disparos. 
“Ele foi morto com vários disparos, mas ainda não temos a informação precisa de quantos foram e estamos aguardando o laudo da perícia para confirmar esta informação”, disse ele.
Patrick, que era conhecido como “Cagado” e “João Sem Braço”, tinha várias passagens pela polícia, por crimes como receptação, furtos e roubos. Ele era usuário de crack e, recentemente, foi preso em flagrante depois de assaltar o Mercado do Bairro, na Rua Eustáquio Ormazabal. Ele foi solto dias depois e voltou a praticar o crime, no mesmo local; um de seus últimos alvos foi uma padaria na Rua Dr. Maia.
O Delegado diz que, ainda não há um suspeito do crime, mas a polícia trabalha com uma boa linha de investigação. Segundo ele, ainda não é possível dizer a motivação do crime. “Nenhuma hipótese está descartada”, disse.

Casal é preso depois de furtar pelo menos quatro estabelecimentos comerciais

Um casal foi preso em flagrante após furtar alguns produtos de uma farmácia no centro da cidade. L.M.Q. de 19 anos, conhecido como “Léo” e a mulher M.C.R.S. de 30 anos, foram capturados plea Brigada Militar após furtar quatro estabelecimentos comerciais na tarde de quarta-feira, 8/1. Os dois furtaram um frasco de xampu de uma farmácia, uma bermuda jeans de uma loja, 72 canetas, dois bicos de mamadeira e um grampeador de um supermercado e seis mini aviões de brinquedo de outra loja.
No momento da prisão eles tinham ainda dois batons, duas embalagens de banha peixe-boi e uma pulseira, além de outra bermuda jeans; todos os produtos sem procedência.

Homem é preso em flagrante após furto em residência

Uma pessoa foi presa no início da manhã de quinta-feira, 9/1, após um furto. L.R.S. de 35 anos, conhecido como “Barriga” furtou uma caixa de som e um controle de TV, material que foi encontrado com o acusado. Também foi furtada da casa da vítima uma televisão de 32 polegadas, que não foi encontrada.

Mercedes furtada é incendiada na Cohab II

Um comerciante teve o carro furtado na manhã de quinta-feira, 9/1, da frente de sua casa, onde também funciona seu negócio, um brick, na Rua Joaquim Murtinho. Miguel Arcanjo Soares Deferrari relatou à polícia que, havia deixado a chave do veículo Mercedes Benz A 190 de cor azul, sobre a mesa e que um homem conhecido como “Vando Loco” esteve no brick para olhar uns móveis. Ao sair do estabelecimento, o homem pegou a chave do carro, sem que Miguel percebesse. Duas testemunhas viram Vando entrar no veículo, que estava estacionado na frente da casa, e sair do local com ele. Já tendo a identificação do suposto ladrão, o homem foi até a casa dele e perguntou sobre o carro, mas foi ameaçado por Vando. Na noite de quinta-feira, o carro foi encontrado, queimado, na Rua Victor Fittipaldi, no bairro Emílio Brandi, a Cohab II. O Corpo de Bombeiros foi chamado as 23h59min para atender a ocorrência e acabou constatando que se tratava do mesmo veículo.
Para a vítima, a Polícia Civil foi omissa. “Como que uma pessoa furta um carro de manhã, passa a tarde toda em casa, como se nada tivesse acontecido e ainda tem tempo de colocar fogo no carro. Isso tudo sendo que a polícia tinha o nome e o endereço do homem”, disse Miguel. “Na delegacia nos disseram que não podiam prender ele porque não tem policial para fazer isso”, completa.
O delegado Marcelo Kaner Teixeira Nunes explica que somente a informação de quem teria sido o autor, por parte da vítima, não foi o suficiente para realização de uma prisão, por exemplo. “Não basta que ele venha aqui e aponte o autor; eu preciso ter provas para prendê-lo. Temos procedimentos a serem seguidos, Direitos Constitucionais que temos de respeitar. Nossa vontade, na maioria das vezes é maior do que nossa possibilidade”, disse.
Segundo Ele, os dois crimes, furto e incêndio, serão apurados num mesmo inquérito policial que está sendo instaurado. A vítima e as testemunhas deverão ser ouvidas em breve.

Sobe para 20 o número de locais impróprios para banho no RS

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou na sexta-feira um novo relatório das condições de balneabilidade em praias, rios e lagoas do Rio Grande do Sul. O documento aponta que subiu para 20 os locais impróprios para banho nas cinco regiões monitoradas pelo órgão. No Litoral Norte são cinco pontos, enquanto no Sul apenas um.

Confira a relação completa:

Litoral Norte
  • Torres — Foz do Rio Mampituba; Prainha (ou praia do Meio) e Praia de Itapeva
  • Tramandaí — em frente ao ponto do Restaurante Panorâmico
  • Osório — balneário da Prainha, na Lagoa do Peixoto

Litoral Sul
  • Santa Vitória do Palmar — Balneário do Porto, na Lagoa Mirim
  • Alegrete — balneário Caverá
  • Jaguari — balneário Fernando Schilling
  • Mata — balneário Mata
  • Santiago — balneário do Distrito de Ernesto Alves
  • São Francisco de Assis — balneário Jacaquá
  • Manoel Viana — Camping Rainha do Sol
  • Eldorado do Sul — balneário Sans Souci
  • Guaíba — Praia da Alegria e Praia da Florida
  • Nova Palma — balneário Nova Palma
  • Restinga Seca — balneário das Tunas
  • Cachoeira do Sul — Praia Nova

Uruguaiana receberá doação de equipamentos para o ESF

Durante a reunião da 10º Coordenadoria Regional de Saúde realizada nesta semana em Alegrete, quando foi finalmente liberada a reabertura do INCAR, também foram anunciadas importantes doações. O município receberá dois automóveis e equipamentos para serem acrescentados nos já utilizados pelos profissionais do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF). As doações serão entregues nos próximos dias. A origem do Programa Estratégia Saúde da Família no Brasil, conhecido hoje como “Estratégia da Saúde da Família”, por não se tratar mais apenas de um “programa”, teve início, em 1994 como um dos programas propostos pelo governo federal aos municípios para implementar a atenção primária. A Estratégia de Saúde da Família visa a reversão do modelo assistencial vigente, onde predomina o atendimento emergencial ao doente, na maioria das vezes em grandes hospitais. A família passa a ser o objeto de atenção, no ambiente em que vive, permitindo uma compreensão ampliada do processo saúde/doença. O programa inclui ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes. No âmbito da reorganização dos serviços de saúde, a estratégia da saúde da família vai ao encontro dos debates e análises referentes ao processo de mudança do paradigma que orienta o modelo de atenção à saúde vigente e que vem sendo enfrentada, desde a década de 1970, pelo conjunto de atores e sujeitos sociais comprometidos com um novo modelo que valorize as ações de promoção e proteção da saúde, prevenção das doenças e atenção integral às pessoas.

Ministério da Saúde recebe primeiro lote da vacina contra HPV

O Ministério da Saúde recebeu o primeiro lote da vacina contra o papiloma vírus (HPV), com quatro milhões de doses, que serão distribuídas gratuitamente na Campanha de Vacinação deste ano, em março, no Sistema Único de Saúde (SUS). O insumo, que previne contra o câncer de colo de útero, será aplicada gratuitamente em meninas de 11 a 13 anos em 2014 e, a partir do ano seguinte, será ofertado também para meninas de 9 e 10 anos. O Ministério da Saúde investiu R$ 465 milhões na compra de 15 milhões de doses da vacina para este ano, quantidade suficiente para que 5 milhões de pré-adolescentes sejam imunizadas. É a primeira vez que a população terá acesso gratuito, em nível nacional, à vacina contra o HPV.
A produção da vacina do HPV faz parte de um conjunto de ações que o Ministério da Saúde tem estabelecido com o Butantan para ampliar a produção brasileira de insumos e medicamentos. Atualmente, o Butantan está envolvido em oito PDPs firmadas pelo Ministério da Saúde com laboratórios privados para a produção de oito produtos de Saúde – vacinas contra Hepatite A e Influenza e medicamentos oncológicos. Além desses medicamentos, o Butantan produz vacinas contra Hepatite B, contra Raiva, a Tríplice (Difteria, Tétano e Pertucis) e a Dupla (Difteria e Tétano), além de soros antiaraquinídico, antitetânico, antiescorpiônico, antibotulínico, antilonômico, antibotrópico. 
Com a parceria para produção da vacina contra o HPV, o faturamento do laboratório público paulista triplicará em cinco anos, passando de R$ 348 milhões em 2013 para 1,1 bilhão em 2018. E o país passará a produzir 16 biológicos, dentre os quais medicamentos para câncer de mama, leucemia e artrite reuma

Prefeitura e empresa privada assinarão convênio para volta de vôos comerciais

Na quinta-feira, após audiência que reuniu o presidente da Assembleia Legislativa, Pedro Westphalen (PP) e o superintendente regional da Infraero, Carlos Alberto Souza, foi agendada reunião – que ocorrerá no próximo dia 30 de janeiro – para definir a assinatura de convênio para treinamento da Guarda Municipal de Uruguaiana no atendimento de pousos e decolagens de aeronaves, bem como no embarque de passageiros. Atualmente, o aeroporto não opera nenhuma linha regular, e seu espaço tem sido utilizado apenas por aviões particulares.
A intenção é disponibilizar estrutura para que a Azul Linhas Aéreas possa implementar dois vôos diários ligando a Capital à Fronteira-Oeste, ainda no primeiro semestre deste ano. A empresa demonstrou interesse à Infraero no final de 2013, no entanto a necessidade de adequações físicas no aeroporto e a carência de mão de obra ainda seriam empecilhos para a operação. “Estas são questões fáceis de resolver”, ameniza o superintendente da Infraero, apontando que serão necessárias apenas oito pessoas treinadas para fazer o atendimento no empreendimento. “Além disso, há demanda de mercado para implementação deste vôo”, completa Souza.
Recentemente, a Sol Líneas Aereas anunciou interesse em inaugurar um vôo regular entre Uruguaiana e Buenos Aires, o que seria um diferencial para a Copa do Mundo. 
Para o prefeito Luiz Augusto Schneider, a chegada de ambas as companhias aéreas significam diversas oportunidades para a cidade, além da agilidade no deslocamento para outros destinos. “Abriria portas para o desembarque de turistas e executivos, o que seria uma vantagem de estrutura e atratividade empresarial para Uruguaiana”. 
Schneider enfatiza que o sucesso de operações aéreas no Rubem Berta será o preço das tarifas. Ao pontuar o valor de uma viagem de ônibus leito – em torno de R$ 230,00 –, o prefeito de Uruguaiana afirma que “o ideal seria estabelecer valores próximos de R$ 300,00”, no caso de bilhetes aéreos para a ligação com Capital.

Ronnie Mello garante apoio a Santa Casa durante reunião com Cravo

O presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereador Ronnie Mello, esteve reunido com o diretor do Hospital Santa Casa de Caridade, Geovane Cravo, para garantir apoio da Casa Legislativa às reivindicações da instituição no que tange a melhorias em infra-estrutura e atendimento, além de buscar conhecimento sobre os projetos e investimentos do hospital.
Na ocasião, foi destacado o consentimento das cidades da região para efetivação do serviço de alta complexidade em cardiologia no município. De acordo com o Administrador, nas próximas semanas haverá reunião com autoridades da fronteira-oeste para que seja anunciado o período necessário para alocação de verbas e reinicio das atividades, estimado para fevereiro.
A suspensão de cirurgias eletivas foi questionada pelo vereador e esclareceu-se que a Santa Casa tem buscado recursos junto ao Estado diante da negativa do município em renovar os contratos com profissionais para realização destes procedimentos básicos de saúde. Segundo Cravo, a responsabilidade é da Prefeitura, entretanto há nove projetos cadastrados para desonerar o município, entre estes, apenas traumatologia/ortopedia foi definido como prioridade pela Coordenadoria Regional de Saúde.
No mês de janeiro não foi renovado o Termo de Convênio entre Santa Casa e município, assim, somente os procedimentos nos quais a instituição possui referência são de obrigatoriedade do Hospital. Aqueles que precisarem de procedimentos básicos devem buscar o Tratamento Fora Domicílio e Ministério Público.
Ronnie garantiu que medidas serão tomadas pela Casa Legislativa, uma vez que, o município tem a obrigação de atender estas demandas básicas em saúde.


Planalto se reúne com parlamentares

Nesta quinta-feira, 9/1, os vereadores receberam, no Gabinete da Presidência, o diretor operacional da Estação Rodoviária de Uruguaiana, Augustinho Vidal dos Santos e o diretor local da empresa Planalto, Edson Camargo. Além do presidente da casa, Ronnie Mello, estiveram presentes os demais membros da Mesa Diretora. No encontro, foram questionadas as condições do transporte coletivo interurbano e a relação entre as empresas e a Prefeitura. 
Se falou sobre o débito da Prefeitura Municipal com a Planalto, referente a repasse de verbas para custeio de passagem de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) a outros municípios. A conciliação entre município e a empresa foi apontada como sendo de necessidade urgente em benefício dos uruguaianenses, já que há o risco de suspensão dos serviços. 
Diante das considerações dos parlamentares, o diretor local da Planalto comprometeu-se em responder aos vereadores sobre a resolução dos problemas com administração municipal até a próxima quarta-feira.

Urnas eletrônicas terão áudio nas próximas eleições

Já para as próximas eleições, que ocorrem em outubro deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai modificar o software de votação das urnas eletrônicas. Com a mudança, todas as máquinas estarão aptas a liberar o áudio aos eleitores com deficiência visual. A medida representa um avanço, já que o eleitor não vai precisar avisar à justiça eleitoral sobre a condição física antes de votar. Conforme a presidente da Comissão de Acessibilidade do TRE, Magda Andrade, não vai haver motivo, em outubro, para que os votantes em condição de baixa visibilidade ou cegueira deixem de ir às urnas. “O que acontece é que muitas pessoas não avisam o cartório eleitoral e acabam deixando de votar. Mas a partir de agora, o mesário poderá digitar um código que vai liberar o áudio na urna, que se encerrará logo após a confirmação do voto”, garante.
Os testes ainda não começaram, já que a Secretaria de Tecnologia de Informação do TSE segue implantando a tecnologia nas urnas de todo o Brasil. A decisão foi tomada pela Corte no fim do ano passado, após uma solicitação do TRE paulista. O TRE gaúcho segue fazendo um levantamento sobre as condições dos prédios públicos destinados às zonas eleitorais. O mapeamento pode ajudar na realocação de votantes com deficiência física no próximo pleito.

Ruas do João Paulo II serão recuperadas


As ruas do Conjunto Habitacional João Paulo II serão restauradas. Na última terça-feira, 7/1, prefeito Luiz Augusto Schneider esteve no Conjunto, acompanhado do secretário de Ação Social e Habitação, Elton Rocha e do diretor da empresa BM Construções Ltda, engenheiro Milton Kohlrausch, realizando vistoria nas ruas. Na ocasião foram mapeados os pontos onde o asfalto terá de ser recuperado.
Segundo o Prefeito, a recuperação acontecerá através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a empresa BK Construções, que atuará na preparação do solo para receber o novo asfalto, sem custo ao município e, o restante do trabalho é feito pela Secretaria de Obras.
Schneider diz ainda que o objetivo é iniciar os trabalhos em 20 dias, com a recuperação da base, e dentro de 50 a 60 dias terá início a pavimentação.
Também nesta semana a Secretaria de Obras, agora comandada pelo próprio Schneider, iniciou obras de pavimentação no Conjunto Habitacional Emílio Brandi, a COHAB II.
Schneider lembra que já foram concluídas as ações de patrolamento na Rua Vicente Fittipaldi e em outras localidades do bairro Cidade Nova.

Tudo certo para abertura do INCAR


Foi confirmada no início da tarde de quinta-feira, ao final dareunião dos secretários de saúde das cidades que compõem a Associaçãodos Municípios da Fronteira Oeste (AMFRO), a habilitação do repasse derecursos pelo Estado para a realização dos atendimentos de altacomplexidade no setor de cardiologia em Uruguaiana.Essa era a última etapa antes do Hospital da Santa Casa de Caridadereceber oficialmente da Secretaria Estadual da Saúde (SES) em PortoAlegre, a habilitação para o reinício das atividades do Instituto deCardiologia, paralisadas a mais de dois anos. O administrador doHospital, Geovane Cravo, acredita que essa habilitação seja entreguedurante reunião já agendada com a SES, na próxima semana, 14/1.”Cremos que essa habilitação defina a retomada das atividades já apartir do início de fevereiro”, disse.
O INCAR conta com equipe especializada, já formada e treinada pelo Instituto do Coração de Porto Alegre, sob supervisão e acompanhamentodo médico Fábio Motta, que deverá coordenar os trabalhos emUruguaiana. Ao todo, mais de 30 profissionais darão o suporte para odesempenho das atividades tão logo o INCAR volte a atender ospacientes da região da Fronteira Oeste. Desde que o INCAR está com suas atividades paralisadas, em decorrência de desacordos entre a Prefeitura Municipal e a sua direção, os pacientes eram encaminhados para atendimentos e tratamentos amunicípios distantes de Uruguaiana, acarretando prejuízos aos cofres públicos e riscos para o translado dos pacientes. 
O Instituto pode realizar os serviços de hemodinâmica, cardiologia intervencionista, cirurgias cardiovasculares e vasculares.Os três primeiros procedimentos hemodinâmicos cardiológicosintervencionistas, em pacientes de 50, 55 e 70 anos, na unidade doINCAR em Uruguaiana, foram realizados em 22 de outubro de 2010. Naocasião foram realizados três cateterismos, além de uma arteriografiade membros inferiores. O serviço pioneiro na Fronteira-Oeste busca serreferência regional e internacional. O INCAR está instalado na Santa Casa de Caridade, contando com oito leitos de UTI, duas salas de hemodinâmica, duas cirúrgicas e doisconsultórios.

Dra Tânia Zambon estará em Uruguaiana com curso de Programação Neuroevolutiva Transformacional

Experiência e altamente aplicável no mundo dos negócios e na vida pessoal
O desenvolvimento pessoal e profissional no mundo dos negócios tem uma nova ferramenta: o Instituto Tânia Zambon. Com técnicas que vão desde alavancagem pessoal até intervenção comportamental, Dra Tânia traz diversos cursos que atuam na área pessoal e profissional. Na área de evolução comportamental, um dos principais cursos é o Programação Neuroevolutiva Transformacional – PNT InPulse. O PNT é um roteiro de como usar o cérebro para obter o melhor de si em qualquer campo de interesse
A formação neste curso, pelo Instituto Tânia Zambon, tem como diferencial o foco na evolução pessoal dos participantes durante o treinamento. Além disso, a qualidade técnica do aprendizado em sua capacitação consiste em atuar como agente de transformação humana com base em técnicas avançadas de comunicação. 
A vivência do curso, para a empresária Mara Backes, foi transformadora. “O PNT foi mudança. A maneira de ver o mundo, os fatos, as crenças, tudo mudou completamente. Não julgar e saber se colocar no lugar do outro, é incrível e eu indico para quem deseja ser feliz. A mudança mais profunda da minha vida e alguns dos meus melhores amigos conquistei no PNT”, afirma Mara. Já para o empresário Rafael Damascena o curso do PNT foi um divisor de águas. “Foi através dele que aprendi a me conhecer, e por me conhecer melhor pude aprender e entender melhor as pessoas, amplificando minha comunicação e otimizando meus resultados profissionais”, destaca.
Este curso que é feito em três módulos, terá sua próxima edição em Uruguaiana, no dia 31 de janeiro. A experiência do PNT é altamente aplicável no mundo dos negócios para o desenvolvimento de um modelo de comunicação, além de ser indicada para o desenvolvimento de lideranças na área de vendas, negociações e para gerenciamento eficiente de conflitos. Maiores informações e inscrições podem ser feitas pelo telefone 8173 0332, 8426 2554 ou ainda 55 3332 8231.

COLUNA DO MAGRÃO

Cadê o Carnaval?

Janeiro já vai a pleno, e nada de carnaval. A movimentação nas escolas de samba de Uruguaiana continua sendo nas internas, só quem sabe das coisas é quem é da casa. Esta situação pode estar ocorrendo porque o 2014 começou complicado para o samba. As escolas de Uruguaiana estão com uma carga de responsabilidade até então nunca assumida. Embora a grande maioria insista na gestão modelo antigo, os tempos atuais exigem uma nova postura. Temos aí a nova regulamentação de prevenção de incêndios, o que obriga as escolas a investir onde não estavam pensando em investir; temos um começo de ano muito enxuto, financeiramente, o comércio não atingiu suas metas neste final de ano, isso quer dizer que colaborar com as escolas não é má vontade, é impossibilidade mesmo. Além de, que o costume de supervalorizar o carnaval exige mais recursos a cada ano. Temos também como inimigo, agora, aquele que foi o grande aliado para o seu próprio desenvolvimento, o carnaval fora de época.
Como o evento está longe, a mais de 2 meses, existe uma morosidade natural, principalmente para o expectador. Ninguém está pensando em investir em carnaval agora, a grande preocupação dos foliões é liquidar as dívidas de 2013. O carnaval estava marcado para começar suas atividades ontem, 10 de Janeiro, mas o mau tempo resolveu tomar conta da sexta-feira. Até o fechamento desta coluna, a coisa estava feia nos céus de Uruguaiana, tão feia quanto o vazio das quadras de ensaio das nossas escolas de samba. Aliás, algumas escolas, entre elasa toda poderosa campeã do carnaval, andavam alardeando em programas de rádio que os trabalhos carnavalescos, as atividades na quadra, iriam começar antes desta data anunciada pela Comissão do Carnaval, coma abertura oficial dos ensaios. Esta atitude é uma prova de que existe um descompasso entre a soberania e organização da comissão de carnaval com seus protagonistas, as escolas de samba. Entra ano e sai ano e o carnaval não consegue organizar esta representatividade.
Em escola de samba, normalmente não se declara nada, se sonega tudo que é tipo de informação em nome da expectativa carnavalesca, porém é muito comum figuras do segundo ou terceiro escalão das escolas de samba assumirem a posição de divulgadores, comunicadores, ou representantes das escolas de samba, irem em programas de rádio anunciarem esta ou tal promoção, nem sempre confirmadas pelas direções. Exigir assessoria de imprensa ou comunicação das escolasé pedir demais. O samba não está preparado para isso, o carnaval está para alegrar, está para incentivar, está para motivar, está para competição, conseguir isso junto a comunidade é uma conquista para as organizações carnavalescas, mesmo que nada disso se efetive.
Aliás, a “bateção” de tambor durante esta semana não respeitou horários pré-estabelecidos em nenhum dia da semana. A reprimenda da comissão de carnaval, de que irá punir as escolas que não obedecerem aos horários, não foi de conhecimento daqueles responsáveis pelos primeiros barulhos das escolas, as baterias desajustadas, o que, aliás, é outra dificuldade carnavalesca.Todo ano é assim, as baterias não estão prontas. Ora, sabe-se que aprontar a bateria é coisa do pré-carnaval, para isso existe ensaio, porém, toda bateria que se dá o respeito, mantém uma base pronta o ano todo, pronta para passar suas bossas, ritmos e andamento, para todos os agregados que vem a somar, isso em tese, na prática, nada feito.
Vamos acreditar que o carnaval ainda não é uma realidade entre nós porque ele vai acontecer lá em março. Nossa realidade é essa. Não adianta nos inspirarmos e querermos ser iguais aos cariocas. Fazer carnaval o ano todo,aqui, carnaval não é pra todos. É coisa de alguns. Carnaval em Uruguaiana está mais para o político e o social, do que para a folia.

ACÁRIO CARVALHO O ESCULTOR DA TERNURA

A data de hoje, 11 de janeiro, marca em nosso calendário, o nascimento do saudoso e irreverente mestre Acário Medeiros de Carvalho, no ano de 1921, quando nasceu na cidade de Santa Maria.
Era filho de Antonio Carvalho e Julieta Medeiros de Carvalho. Seu pai, foi escultor e professor de desenhos, formado pela Escola de Belas Artes de San Carlos (Buenos Aires). Tendo sua iniciação como escultor, juntamente com seu pai que fabricava portas de madeiras entalhadas. 
Ao depararmos com os antigos monumentos, revemos a grandiosidade de suas obras talhadas, que ele deixou em vida e que ainda permanecem para o silêncio da própria história.
No contexto de fatos grandiosos em que a história da humanidade nos tem mostrado, através dos caminhos do próprio tempo, um grandioso conjunto da nossa monumental evolução artística, nos foi legado para o futuro das gerações, com as obras deste grande mestre, talhadas na pedra filosofal da vida. 
Em suas esculturas ele deixou gravada sua passagem esculpida no atelier do tempo, em que concretizou para a perenidade do bronze, a grandiosidade ímpar de suas obras. Quando de seu falecimento, ocorrido no dia 12 de outubro de 1998, em nossa cidade, enfatizamos, como despedida póstuma o seguinte epíteto: “A vida deste grande mestre, não foi uma brilhante personalidade a serviço de um enorme talento, mas um enorme talento a serviço de uma forte personalidade, motivando sempre, embora com seu gênio irreverente que tinha, a que seus discípulos continuassem a lutar sempre, em prol da arte de Uruguaiana. O homem que espera alcançar a sabedoria para começar a produzir a obra de sua vida, acaba descobrindo, que só se alcança esta sabedoria a medida que se vai realizando uma grande obra”.
E esta sabedoria Acário Carvalho conseguiu realizar, quando vemos o embelezamento de nossas praças, imortalizando personagens através de seus trabalhos, inclusive em outras cidades e países vizinhos. Nenhuma delas deixa de encerrar uma universidade e, contudo carismático tão profundo.
Prestou o serviço militar obrigatório, em 1945. Casou-se com Natalícia Rufino Carvalho, no dia 22 de maio em 1948, vindo ambos fixarem residência em Uruguaiana. Teve seu primeiro trabalho na firma de móveis dos irmãos Bernardo da Silva, onde realizou seu primeiro trabalho em madeira, ao fabricar um jogo de quarto completo para a família de Pedro Cademartori.
Do consórcio com Natalícia, tiveram os filhos: Egídio (hoje Radialista, nascido em 24/7/1949); Marília (artista plástica, nascida em 3/2/1951); Acário Filho (artista plástico e ator – já falecido) e Rosângela (já falecida).
O mestre Acário também tinha muita predileção pela música, dominando com perfeição o violino, quando então, chegou a fazer parte de um conjunto chamado “Serenata” e do Clube de música do Dr. Pedro Marini. Dominava outros instrumentos musicais, como violão, banjo, cavaquinho e bandolim.
No decorrer de sua vida como escultor, executou várias obras em Uruguaiana, além de outras cidades e nos países vizinhos da Argentina e Uruguai.

Vejamos algumas obras do mestre: 
  • A porta de madeira da nossa Catedral de Sant’Ana, foi entalhada por ele;
  • A imagem da Senhora de Sant’Ana, que se encontra entre as duas torres da Catedral, encomendada pelo Padre Assis e executada em 1963;
  • Monumento ao Gaúcho – 1965 = que se encontra no largo da Rodoviária;
  • Monumento às mães – 1966 – que se encontra na Praça Barão do Rio Branco;
  • Monumento à Domingos José de Almeida – 1975 – que se encontra na Praça Farroupilha;
  • Monumento à Iemanjá – 1985 – se encontra a beira do Rio Uruguai;
  • Criou vários bustos: Lílian Guimarães, Flodoardo Silva, João Francisco Tellechea, Dolores Cunha, Gregório Beheregaray, Mallet, Osório e tantos outros. 

Ele explorava qualquer técnica para seus trabalhos, desde a argila até o mármore. 
Em 1996, participou das filmagens de “Anahí de las missiones”, onde esculpiu várias cabeças para as cenas e teve participação no filme. 
Foi o idealizador da “Semana das Artes”, projeto aprovado pelo Decreto Municipal nº 1.270/75, onde, cada ano se comemora na data de 29 de agosto, como homenagem ao escultor mineiro Aleijadinho, (Antonio Francisco Lisboa).
O mestre, Acário Carvalho, o “Escultor da ternura”, (assim se expressou o poeta Silvio Genro), veio a falecer em nossa cidade no dia 12 de outubro de 1998, deixando um legado artístico pleno de beleza estética para serem admiradas através dos tempos. 
Oxalá que ele não somente seja lembrado no meio artístico que viveu e tanto lutou, mas que um dia seu nome possa ostentar com orgulho uma rua de nossa cidade e não seja esquecido como o foi também o escultor uruguaianense Vasco Prado.

Painel - Ed. 2238

Free Shop I
Os free shop’s da vizinha cidade de Bella Unión, no Uruguai foram o grande destino do dinheiro dos uruguaianenses neste final de ano. Enquanto o comércio local foi o único no Estado a registrar queda nas vendas em relação a 2012, os free shop’s venderam mais de R$ 1 milhão para os brasileiros.

Free Shop II
Os estoques de grande parte dos produtos foram zerados, faltou ar condicionado; e a procura dos brasileiros continua. Os free shop’s aguaram ansiosos os carregamentos dos próximos dias para seguir atendendo bem os brasileiros.

Free Shop III
Além dos valores infinitamente mais acessíveis que o comércio local, os free shop’s conquistam pelo atendimento, com funcionários preparados para receber os clientes e lhes prestar o devido ao auxílio; com habilidade e simpatia. 

Enquanto isso em Libres...
Enquanto isso na argentina Paso de los Libres, que apesar de estar mais perto vem perdendo espaço para Bella Unión, a coisa está cada vez pior. A burocracia para ingressar e sair da cidade vizinha está cada vez maior, assim como o mau atendimento em certos estabelecimentos.

Inflação
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a “inflação oficial” do país, passou de 0,54% em novembro para 0,92% em dezembro, fechando o ano em 5,91%. De acordo com a pesquisa do IBGE divulgada ontem, 10/1, a variação do índice em dezembro é a maior desde abril de 2003.

Carnaval
Seguem a venda os ingressos para o Carnaval Fora de Época 2014, que acontece nos dias 20, 21 e 22 de março. Os ingressos são comercializados na sala do Carnaval, na Estação Rodoviária e os valores variam entre R$ 50 (arquibancada fim) e R$ 13.500 (camarote vip coberto).

Horário especial
Nos meses de janeiro e fevereiro o Poder Judiciário do Estado atua em horário especial, por determinação da Presidência do Tribunal de Justiça. Nas segundas-feiras, o funcionamento é das 12h às 19h de forma ininterrupta. Nas sextas é das 8h às 15h. Na quarta-feira de cinzas, 5/3, o expediente será das 12h às 19h.

TriLegal Tchê

O TriLegal Tchê está novamente trazendo alegria para Uruguaiana. Desta vez quem ganhou foi Carlos Andryel Queiroz, que comprou o título no bazar São Jorge. Ele ganhou um Ford Ka 0km. Nesta semana, são mais de R$ 230 mil de prêmios em dinheiro vivo.

Samu
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado da Prefeitura Municipal, visando o ingresso no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Há vagas para condutor de ambulância, técnico em enfermagem, enfermeiro e médico.

Senado
Acontece no dia 18 de fevereiro a primeira sessão do Congresso. A pauta já prevê a análise de quatro vetos. O tema mais polêmico é a mudança nas regras para criar municípios. O Governo alega que a proposta eleva despesas sem aumentar receitas.

IPTU I
O contribuinte que efetuar o pagamento integral do Imposto sobre propriedade predial e territorial urbana (IPTU), no dia 10 de fevereiro terá 15% de desconto. Para pagamentos efetuados no dia 10 de março, o desconto é 10%.

IPTU II
A opção de parcelamento em 11 meses também está disponível neste ano através de carnê. Neste caso, se as parcelas forem pagas até a data de vencimento, o contribuinte terá 5% de desconto. A primeira parcela vence em 10 de fevereiro.

O desperdício de Fred 

O cuidado com a economia dos cofres públicos realmente não é importante para o deputado Frederico Antunes e sua equipe. Para um único endereço e destinados a duas pessoas, o nobre parlamentar encaminhou oito exemplares de seu informativo. Tudo pago pelo dinheiro do povo.

Ortografia 

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal propôs um modelo de acordo ortográfico simplificado. O objetivo é simplificar as regras de acordo previstas para entrar em vigor em 2016, usando uma ortografia lógica, com menos regras e exceções e mais abrangente. No site www.simplificandoaortografia.com há um abaixo-assinado, criado para pressionar autoridades; mais de 31 mil pessoas já assinaram.

Violência doméstica I
O nascimento da Patrulha Maria da Penha, que monitora vítimas de violência doméstica, e a criação da Rede Lilás, destinada às mulheres e meninas em situação de risco, foram insuficientes para estancar homicídios passionais no Estado. No ano passado, uma mulher foi morta a cada quatro dias pelo companheiro no Rio Grande do Sul. Os números da brutalidade cometida quase sempre entre quatro paredes ainda não estão consolidados, mas 2013 deve ultrapassar os 90 homicídios, conforme dados da Delegacia da Mulher. 

Violência doméstica II
Em 2012, foram 99 mulheres assassinadas. São milhares as agressões praticadas contra mulheres — apenas Porto Alegre teve registro de 13 mil ocorrências nos últimos 12 meses. Mesmo assim, nem todas conseguem encerrar relacionamentos perigosos. Entre outubro de 2013 e janeiro de 2014, mulheres reataram com maridos violentos na metade dos 80 casos acompanhados pela Patrulha Maria da Penha. Aprovado na Assembleia, o projeto que prevê a colocação de tornozeleiras em agressores e o uso de um dispositivo eletrônico ligado a uma central, que pode ser acionado em situação de perigo, deve ser sancionado em janeiro. 

Violência doméstica III
A tecnologia usada para manter a distância definida pela medida protetiva está sendo formatada pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Os modelos devem ser utilizados junto à leva de mais 5 mil tornozeleiras a serem adquiridas neste ano. Em Uruguaiana, três mulheres foram assassinadas em 2013 por seus companheiros.

Exposição
Na segunda quinzena deste mês deverá ter início a exposição dos artesanatos produzidos por apenados da Penitenciária Modulada de Uruguaiana, na Casa do Artesão. A exposição deverá ocorrer de forma permanente, com a comercialização dos produtos.

Piscinas
Com o forte calor, os uruguaianenses recorrem aos clubes e centros de lazer. O público nestes locais tem sido expressivo e o Clube Caixeiral está entre os mais freqüentados nesta temporada. A nova presidência reduziu o valor da “jóia”, ampliando o número de sócios e também resgatando muitos dos que haviam se afastado. 
Outro local que merece destaque é a sede campestre do Sindimercosul. O investimento do Sindicato garantiu aos associados um verão mais agradável. 

PM’s
Dois policiais militares do Rio de Janeiro, acusados de envolvimento no desaparecimento do pedreiro Amarildo de Souza recorreram ao STJ, tentando evitar a transferência do Batalhão Especial da Polícia Militar para o Presídio de Bangu 8, mas acabaram tendo a liminar negada e tomando o rumo do casa prisional. Eles são suspeitos, ainda não julgados e estão em prisão preventiva. Por aqui, tem PM condenado por tortura solto e saltitante pelas ruas.

A prova de faca
Chega ao mercado neste ano, as luvas a prova de faca. Se a novidade existisse anos atrás, tem gente que ainda teria todos os dedos.