terça-feira, 14 de janeiro de 2014

COLUNA DO MAGRÃO

Cadê o Carnaval?

Janeiro já vai a pleno, e nada de carnaval. A movimentação nas escolas de samba de Uruguaiana continua sendo nas internas, só quem sabe das coisas é quem é da casa. Esta situação pode estar ocorrendo porque o 2014 começou complicado para o samba. As escolas de Uruguaiana estão com uma carga de responsabilidade até então nunca assumida. Embora a grande maioria insista na gestão modelo antigo, os tempos atuais exigem uma nova postura. Temos aí a nova regulamentação de prevenção de incêndios, o que obriga as escolas a investir onde não estavam pensando em investir; temos um começo de ano muito enxuto, financeiramente, o comércio não atingiu suas metas neste final de ano, isso quer dizer que colaborar com as escolas não é má vontade, é impossibilidade mesmo. Além de, que o costume de supervalorizar o carnaval exige mais recursos a cada ano. Temos também como inimigo, agora, aquele que foi o grande aliado para o seu próprio desenvolvimento, o carnaval fora de época.
Como o evento está longe, a mais de 2 meses, existe uma morosidade natural, principalmente para o expectador. Ninguém está pensando em investir em carnaval agora, a grande preocupação dos foliões é liquidar as dívidas de 2013. O carnaval estava marcado para começar suas atividades ontem, 10 de Janeiro, mas o mau tempo resolveu tomar conta da sexta-feira. Até o fechamento desta coluna, a coisa estava feia nos céus de Uruguaiana, tão feia quanto o vazio das quadras de ensaio das nossas escolas de samba. Aliás, algumas escolas, entre elasa toda poderosa campeã do carnaval, andavam alardeando em programas de rádio que os trabalhos carnavalescos, as atividades na quadra, iriam começar antes desta data anunciada pela Comissão do Carnaval, coma abertura oficial dos ensaios. Esta atitude é uma prova de que existe um descompasso entre a soberania e organização da comissão de carnaval com seus protagonistas, as escolas de samba. Entra ano e sai ano e o carnaval não consegue organizar esta representatividade.
Em escola de samba, normalmente não se declara nada, se sonega tudo que é tipo de informação em nome da expectativa carnavalesca, porém é muito comum figuras do segundo ou terceiro escalão das escolas de samba assumirem a posição de divulgadores, comunicadores, ou representantes das escolas de samba, irem em programas de rádio anunciarem esta ou tal promoção, nem sempre confirmadas pelas direções. Exigir assessoria de imprensa ou comunicação das escolasé pedir demais. O samba não está preparado para isso, o carnaval está para alegrar, está para incentivar, está para motivar, está para competição, conseguir isso junto a comunidade é uma conquista para as organizações carnavalescas, mesmo que nada disso se efetive.
Aliás, a “bateção” de tambor durante esta semana não respeitou horários pré-estabelecidos em nenhum dia da semana. A reprimenda da comissão de carnaval, de que irá punir as escolas que não obedecerem aos horários, não foi de conhecimento daqueles responsáveis pelos primeiros barulhos das escolas, as baterias desajustadas, o que, aliás, é outra dificuldade carnavalesca.Todo ano é assim, as baterias não estão prontas. Ora, sabe-se que aprontar a bateria é coisa do pré-carnaval, para isso existe ensaio, porém, toda bateria que se dá o respeito, mantém uma base pronta o ano todo, pronta para passar suas bossas, ritmos e andamento, para todos os agregados que vem a somar, isso em tese, na prática, nada feito.
Vamos acreditar que o carnaval ainda não é uma realidade entre nós porque ele vai acontecer lá em março. Nossa realidade é essa. Não adianta nos inspirarmos e querermos ser iguais aos cariocas. Fazer carnaval o ano todo,aqui, carnaval não é pra todos. É coisa de alguns. Carnaval em Uruguaiana está mais para o político e o social, do que para a folia.

0 comentários: