Na quinta-feira, após audiência que reuniu o presidente da Assembleia Legislativa, Pedro Westphalen (PP) e o superintendente regional da Infraero, Carlos Alberto Souza, foi agendada reunião – que ocorrerá no próximo dia 30 de janeiro – para definir a assinatura de convênio para treinamento da Guarda Municipal de Uruguaiana no atendimento de pousos e decolagens de aeronaves, bem como no embarque de passageiros. Atualmente, o aeroporto não opera nenhuma linha regular, e seu espaço tem sido utilizado apenas por aviões particulares.
A intenção é disponibilizar estrutura para que a Azul Linhas Aéreas possa implementar dois vôos diários ligando a Capital à Fronteira-Oeste, ainda no primeiro semestre deste ano. A empresa demonstrou interesse à Infraero no final de 2013, no entanto a necessidade de adequações físicas no aeroporto e a carência de mão de obra ainda seriam empecilhos para a operação. “Estas são questões fáceis de resolver”, ameniza o superintendente da Infraero, apontando que serão necessárias apenas oito pessoas treinadas para fazer o atendimento no empreendimento. “Além disso, há demanda de mercado para implementação deste vôo”, completa Souza.
Recentemente, a Sol Líneas Aereas anunciou interesse em inaugurar um vôo regular entre Uruguaiana e Buenos Aires, o que seria um diferencial para a Copa do Mundo.
Para o prefeito Luiz Augusto Schneider, a chegada de ambas as companhias aéreas significam diversas oportunidades para a cidade, além da agilidade no deslocamento para outros destinos. “Abriria portas para o desembarque de turistas e executivos, o que seria uma vantagem de estrutura e atratividade empresarial para Uruguaiana”.
Schneider enfatiza que o sucesso de operações aéreas no Rubem Berta será o preço das tarifas. Ao pontuar o valor de uma viagem de ônibus leito – em torno de R$ 230,00 –, o prefeito de Uruguaiana afirma que “o ideal seria estabelecer valores próximos de R$ 300,00”, no caso de bilhetes aéreos para a ligação com Capital.
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