A Secretaria do Turismo (Setur) percorre na próxima semana, as cidades de Uruguaiana e Bagé para tratar dos Centros de Atenção ao Turista (CATs) que compõem a Linha de Fronteira do Rio Grande do Sul. O objetivo é reunir as prefeituras para dar andamento na implantação das unidades. De acordo com a responsável pelo projeto de Infraestrutura Turística Receptiva na Linha de Fronteira da Setur, Mariana Milani, os CATs funcionam como estratégia de gestão da Setur, que aposta na perspectiva da criação das condições de atendimento e não apenas na prestação de informações. "A Setur tem o desafio de retornar aos municípios e garantir que a documentação oficial dos mesmos sejam entregues conforme a exigência legal dentro dos prazos solicitados". Secretária do Turismo, Abgail Pereira destacou a importância das unidades. "Um Centro de Atenção ao Turista, na nossa concepção, não se resume apenas em informação, mas sim, em acolher o turista e fazer um receptivo qualificado".
Projeto
O projeto de Infraestrutura Turística Receptiva na Linha de Fronteira, da Setur elaborado em conjunto com a Secretaria Estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP), propõe a requalificação e reforma de dois Centros de Atenção ao Turista, localizados no Aeroporto Salgado Filho e na Rodoviária de Porto Alegre. Além disso, prevê a construção de um CAT na Região Metropolitana; a construção de outros nove CATs nos municípios de linha de fronteira com Uruguai (Quaraí, Santa Vitória do Palmar, Jaguarão, Aceguá e Santana do Livramento) e Argentina (Uruguaiana, São Borja, Porto Mauá e Porto Xavier); e o desenvolvimento de um sistema de informação integrado com vistas à quantificação e acesso facilitado as informações turísticas do Estado. Os centros também estarão ligados a uma central na Setur, ou seja, terão um canal direto de comunicação. Está previsto ainda que os espaços tenham totens para que os visitantes possam interagir com os sites institucional e promocional da secretaria.
Copa 2014
Desde 2012 , a Setur tem realizado reuniões com as prefeituras para tratar da implementação de Centros de Atenção ao Turista, com a finalidade de qualificar o atendimento aos que ingressam no território nacional e potencializar o turismo como atividade da economia gaúcha. A ação visa atuar em sintonia com o Plano Nacional do Turismo e com a integração com o Mercosul e o Conesul, garantindo investimentos e credenciando o Estado para tornar-se referência nos segmentos de negócios e eventos com vistas à Copa de 2014. O projeto de Infraestrutura Turística Receptiva na Linha de Fronteira da Setur está orientado a partir de um diagnóstico, realizado em 2012, e que objetiva oferecer soluções que garantam a melhoria na capacidade, segurança e qualidade de atendimento ao turista e, ao mesmo tempo, dê condições para a implantação de infraestrutura necessária à demanda do mercado turístico. A qualificação dos Postos de Informações Turísticas nas fronteiras também atende à Portaria nº 162 do Ministério do Turismo, que cria o Programa de Turismo de Fronteira (FronTur). A meta é reduzir desigualdades regionais e ampliar a oferta de emprego e renda, fortalecendo o turismo da parte sul da América do Sul. Além disso, o programa atua na implementação e nas melhorias dos roteiros turísticos integrados, proporcionando um incremento na atividade turística e na estrutura destes roteiros.