sábado, 3 de dezembro de 2016

190 em ação

Ameaça
Uma moradora do João Paulo II registrou ocorrência policial por ameaça contra uma vizinha. Segundo ela, a vizinha constantemente lhe ofende com palavras de baixo calão, e a ameaça com uma faca.
Calúnia
A mãe de um adolescente procurou à Polícia Civil para registrar que, uma vizinha está caluniando o menor. De acordo com ela, a mulher está ‘espalhando por aí’, que o adolescente furtou seu cachorro de estimação.
Adolescente
Um pai procurou a polícia depois que a filha menor apareceu em sua casa, pedindo abrigo após ter um desentendimento com a mãe. Ele registrou por orientação de seu advogado, visando prevenir-se, já que não é o responsável legal pela menor.
Flagrante
Um homem foi preso depois de agredir a companheira durante uma briga. Na Delegacia de Polícia, a vítima solicitou o deferimento de medidas protetivas contra o acusado. Ele foi autuado em flagrante e encaminhado à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU).
Assalto
Dois adolescentes foram assaltados na Rua Bento Martins, próxumo ao Calçadão. Eles foram abordados por três rapazes, um deles armado, que mandou que eles entregassem os telefones celulares. Também foi roubado um boné.

Inaugurado Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira

Gabriela Barcellos

Foi inaugurado nesta quarta-feira, 30/11, com a primeira reunião, Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F). O secretário Cezar Schirmer recebeu os integrantes do colegiado para debater as ações em conjunto entre os órgãos para questões de segurança nas fronteiras do estado e o evento teve a participação do chefe de Polícia de Cerro Largo e coordenador de fronteira Uruguai e Brasil, José Adan Oliveira Morales.
A instauração do GGI-F atende ao Decreto Federal nº 48.197, de julho de 2011, e tem como objetivo, no Rio Grande do Sul, facilitar a coordenação do Sistema Único de Segurança Pública, na área de influência fronteiriça do Estado, seguindo as orientações do Plano Estratégico de Fronteiras, além de estreitar relações entre os órgãos e receber de maneira direta as demandas relacionadas às especificidades das fronteiras.
A aproximação na área da segurança pública é necessária para lidar com as características particulares dos crimes de fronteiras. “Compreendemos que são, também, questões federais, mas o Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras consegue, nesses encontros, recolher questões que orientam as ações dos órgãos e encaminhar para o governo federal as necessidades específicas das fronteiras internacionais”, explicou o Secretário.
José Oliveira apresentou o modo de atuação da polícia do Uruguai, discutiu a possibilidade de serem desenvolvidas estratégias em comum entre as polícias dos dois países e o compartilhamento de informações para ações nos 1 064 km de fronteiras entre o Uruguai e o Brasil. “A fragilidade do ingresso nos países facilita a atuação de quadrilhas que cometem crimes transnacionais, como o tráfico de drogas, armas, furtos e clonagens de veículos, abigeato e entrada de agrotóxicos e propulsores químicos. É muito importante ter um diálogo próximo e compreender como funcionam as leis de cada país, para podermos agir em conjunto”, salientou.
A Polícia Civil e a Brigada Militar apresentaram suas ações estratégicas para as fronteiras, destacando os resultados, o investimento e as ações da Força-Tarefa do Abigeato. O chefe de Polícia, Emerson Wendt, destacou a ação das 18 delegacias regionais envolvidas com os crimes de fronteiras e a apreensão de mais de mil armas nas 163 operações realizadas nesse ano.

O GGI-F
O Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira é um órgão deliberativo, consultivo e executivo que opera por consenso, respeitando a autonomia dos órgãos e instituições que o compõem. Compete ao GGIF-RS implementar o Plano Estratégico de Fronteiras no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul; identificar os principais focos de criminalidade e violência nas Áreas de Fronteira do Estado; propor ações públicas destinadas a reduzir a criminalidade e a insegurança pública; coordenar as ações dos órgãos e entidades que o compõem, respeitando suas competências; contribuir para uma atuação integrada e harmônica com os órgãos do Poder Judiciário, na execução do diagnóstico, planejamento e monitoração de políticas de segurança pública; incentivar programas de prevenção e repressão qualificada da criminalidade e promover a integração com os estados da faixa de fronteira brasileira com os países fronteiriços do Uruguai e Argentina – área na qual Uruguaiana está incluída.

AL aprova Comissão de Segurança

Gabriela Barcellos

Dos 50 deputados presentes, 49 votaram a favor da criação da Comissão Especial de Segurança Pública, proposição do deputado Ronaldo Santini (PTB) e assinada por mais 42 parlamentares. O Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul prevê que o deputado proponente de Comissão Especial deve ser escolhido presidente automaticamente. Portanto, Santini presidirá a mesa da Comissão Especial da Segurança Pública. Para isso, ele renunciou à presidência da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle.
 Serão 12 representantes das maiores bancadas do Parlamento, com 12 suplentes, sendo que a escolha do relator e vice-presidente acontece no plenário da Comissão. Santini acredita no sucesso dos trabalhos, devido à coleta de 43 assinaturas, representando 53 deputados, que demonstraram grande comprometimento com o tema.
O órgão técnico terá prazo de dez dias para ser instalado e terá 120 dias, não-prorrogáveis, para apresentar um relatório contendo sugestões de medidas para serem implementadas pelo Executivo. “Acreditamos que neste momento o mais adequado para enfrentarmos a crise é a Comissão Especial, que apresenta uma alternativa de tratarmos esta questão com o objetivo de promovermos ações práticas e imediatas. Porém, este movimento não anula as demais iniciativas da sociedade civil e organizada”, explica.
Entre os temas críticos a serem tratados está a questão do sistema penitenciário estadual, que está falido. A Comissão também pretende avaliar os últimos 20 anos de gestão da segurança pública.

BM lança Operação Papai Noel 2016

Gabriela Barcellos

Em nível de Estado, será lançada na segunda-feira, 5/12, a Operação Papai Noel 2016, da Brigada Militar. Em Uruguaiana, porém, a cerimônia de abertura acontece frente à Prefeitura Municipal, às 10h, de quarta-feira, 7/12. A secretaria municipal de Segurança e Trânsito, neste ano, irá dar reforço à BM durante a operação, através da Ronda Ostensiva Municipal Urbana (Romu).
A ação, já tradicional no calendário da BM, tem como principal objetivo coibir furtos e roubos nas proximidades de centros comerciais e em locais com grande fluxo de pessoas.
O período é considerado crítico, especialmente para o comércio, e a incidência desses crimes cresce significativamente. Além dos estabelecimentos comerciais, pedestres são, com ainda maior frequência, alvo de assaltantes e furtadores, pois muitas vezes caminham carregando compras, o que chama a atenção da bandidagem.
De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria de Segurança Pública do Estado, neste ano a operação se estenderá até o dia 31 de dezembro.

Tentativa de latrocínio deixa duas pessoas feridas

Gabriela Barcellos

Duas pessoas foram feridas a tiros na madrugada de quinta-feira, 1º/12, na Rua General Hipólito, próximo ao Mr. Dan. O fato foi registrado como tentativa de latrocínio e está sendo investigado pela 1ª Delegacia de Polícia, sob coordenação do delegado Enio Tassi. O crime ocorreu por volta de 5h30min.
Uma das vítimas, Lucas Josias Soares Melgarecho, de 39 anos, foi baleado no tórax. Ele contou que foi abordado por um homem em uma motocicleta, que anunciou tratar-se de um assalto e roubou o telefone celular da vítima. Ele disse não ter reagido, mas mesmo tendo entregado o aparelho, foi atingido pelo bandido.
Já Alan Padilha da Costa, de 18 anos, passava nas proximidades, acompanhado de um amigo, quando acabou sendo atingido na perna por um dos disparos efeituados pelo bandido, que tripulava uma motocicleta Fazer Bordeaux. Pelo menos um suspeito já foi identificado pela equipe de investigação da 1ª DP.
As duas vítimas foram encaminhadas ao pronto socorro municipal, inclusive ficando internadas no Hospital Santa Casa de Caridade.

Bandeira tarifária de energia elétrica volta a ficar verde

A bandeira tarifária de energia elétrica volta a ficar verde em dezembro. Isso significa que não haverá cobranças extras na conta de energia. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o que determinou a volta dessa bandeira foi o retorno do período chuvoso que abasteceu os reservatórios das usinas hidrelétricas.
O consumidor poderá sentir no bolso a mudança da bandeira tarifária. Segundo o engenheiro eletricista, Thiago de Almeida Garcia, o valor das contas vai baixar. “Vamos ter uma redução no valor da conta de energia elétrica. Uma redução de R$ 1,50 a cada 100 kW/h”, afirma.
Há dois meses, o professor  Francisco da Paz de Carvalho vem  tentando economizar energia em casa. Ele trocou por exemplo as lâmpadas da casa, por outras mais econômicas. O valor segundo ele, só foi baixar, após algumas mudanças.
“Começamos a fazer um controle. Ligar eletrodomésticos só na hora do uso. Usou, desligou”, explica.

Transporte escolar não precisa mais apresentar cadeirinhas

O Comitê Executivo do Conselho Nacional do Trânsito (Contran) decidiu suspender a exigência de dispositivo de segurança para o transporte de crianças com até 7 anos e meio em veículos escolares antigos.
De acordo com o texto, a decisão levou em conta dificuldades técnicas, econômicas e sociais para a adaptação dos veículos em circulação ao uso da cadeirinha e a baixa oferta no mercado de dispositivos de retenção apropriados para veículos escolares dotados de cintos de segurança do tipo sub-abdominal (cinto de dois pontos).
Ainda segundo o Contran, também foi levada em consideração a necessidade de realização de estudos complementares para a avaliar a efetividade da adaptação dos sistemas de retenção nos veículos já em circulação.
A resolução inicial do comitê, publicada em julho do ano passado, previa que, a partir de fevereiro deste ano, veículos de transporte escolar teriam que disponibilizar cadeirinhas para crianças de até 7 anos e meio de idade. Após uma série de protestos de donos de vans escolares contrários à resolução do Contran, no final de 2015, a fiscalização da norma foi adiada para janeiro de 2017.

“Amigos dos Deficientes” alugam cadeiras de roda

Daiany Mossi

A Associação de Amigos dos Deficientes Físicos (Aadur) aluga cadeiras de roda recebidas em doação. A denúncia foi confirmada pela presidente da entidade, Tânia Gonçalves, ao ser questionada por nossa reportagem quanto aos preços e formas de locação.
A informação partiu de um jovem que foi atropelado por uma viatura da Brigada Militar e perdeu uma das pernas. Ele ainda disse que a Aadur recebeu de uma igreja a doação de 80 cadeiras para atender a população mais necessitada.
Segundo Tânia, a entidade possui uma cadeira para empréstimo e as demais são para locação. A que não tem custo já está emprestada, portanto só estão disponíveis as destinadas a locação. O custo é de R$ 20 mensais, com locação mínima de seis meses. A entidade exige a apresentação de documentos como CPF para a assinatura de um contrato.

Mui amigos
A Aadur é uma entidade filantrópica e funciona em sala cedida pela Prefeitura de Uruguaiana, recebendo recursos e incentivos financeiros do poder público.

Onde está o dinheiro? Estado não deve nada à Santa Casa

Daiany Mossi e Nilson Corrêa

O prefeito Luiz Augusto Schneider esteve em Porto Alegre nesta semana, onde se reuniu com o secretário de Saúde do Estado, João Gabbardo dos Reis, na busca de dinheiro para a crise que assola a Santa Casa.
O administrador Geovane Cravo atribui a crise ao não pagamento de valores devidos pelo Estado e pelo Município, mas em dois anos de gestão, quadruplicou a folha de pagamento e endividou a instutuição em mais de R$ 40 milhões.
Schneider diz que o Município não deve o valor exorbitante cobrado pelo administrador, e ao cobrar o pagamento do secretário Gabbardo, foi surpreendido com a informação de que a conta com a Santa Casa está em dia. A informação de Gabbardo veio acompanhada de comprovantes de sequestros judiciais e relação de empenhos liquidados.
“Ratifico a inexistência de pendências de repasses financeiros, por parte da SES, a favor da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana”, disse o secretário em ofício enviado ao Prefeito.
À reportagem do CIDADE, o administrador Cravo reafirmou que o Estado deve R$ 2,2 milhões ao hospital, e por isso os salários estão atrasados, há dificuldade para compra de medicamentos e material, além de  adiamento de cirurgias eletivas.

Caixa preta
Durante a gestão da Santa Casa pelo município, o então provedor Lauro Delgado afirmou existirem segredos tão macabros que, se revelados, deixariam Uruguaiana estarrecida.
Nesta semana o Prefeito Schneider cobrou transparência e lançou uma série de perguntas que encaminhamos ao administrador: Qual o valor da folha de pagamento? Quantos são os funcionários? Quantas diretorias foram criadas? Qual o salário dos diretores? Qual o salário do administrador? Qual o resultado da auditoria noticiada? Que ações foram tomadas?
As perguntas continuam sem resposta, e a falta de transparência preocupa também a classe médica, que sequer teve vistas às três auditorias realizadas e quer saber onde está indo o dinheiro  faturado por serviços como o de cardiologia, radiologia, oncologia, entre outros.
Em recente reunião, enquanto o administrador era questionado, um médico passou mal, e outro se retirou em protesto.

Greve
Os funcionários da Santa Casa decidiram em assembleia geral na última quinta-feira, entrar em greve a partir de segunda-feira. Apenas 30% dos trabalhos serão mantidos.
Para o diretor do Sindisaúde, Rogério de Moraes, a intenção não é prejudicar pacientes, mas chamar a atenção das autoridades para a grave situação enfrentada pelo hospital, e buscar apoio da comunidade. Rogério lidera um movimento de funcionários descontentes com a gestão atual e que pede às autoridades públicas a intervenção administrativa como única forma de salvar a Instutuição do colapso.

Vereadores se reuniram no Imbaá


Gabriela Barcellos

O Poder Legislativo se reuniu, na quinta-feira, 1/12, na localidade de Imbaá. A Escola Municipal Patrício Lopes foi a sede da sessão ordinária. Estiveram presentes professores e alunos do educandário, além da comunidade em geral.
A realização do encontro no interior do município atende a uma determinação do Regimento Interno da Casa Legislativa. Anualmente, pelo menos uma sessão ordinária deve ser realizada em cada uma das localidades do interior. O objetivo é descentralizar o trabalho do Parlamento e aproximar os vereadores da comunidade do interior, que não pode acompanhar as ações.
Durante a apresentação da ordem do dia, foi aberto espaço os presentes exporem suas reivindicações. Os prejuízos à população com a falta do funcionamento do posto de saúde para atendimento básico foram ressaltados, sendo solicitada providência pelo Parlamento.
Tramitação
A pauta tradicional da sessão foi seguida e cada um dos itens na Ordem do Dia foram examinados. Ao longo da sessão, os vereadores aprovaram a tramitação em regime de urgência urgentíssima do Projeto de Lei 141/2016, que busca autorização para o Poder Executivo Municipal proceder o parcelamento de dívida com a Caixa Econômica Federal, referente ao FGTS; do PL 142/2016, que trata de contratações, por tempo determinado, para atender necessidades temporárias de excepcional interesse público do município, vinculadas à secretaria de Saúde; e o PL 138/16, que altera redação da Lei de concessão de uso de área à Casa de Apoio ao Paciente Oncológico.
Agricultura
Os parlamentares também falaram da importância da agricultura para Uruguaiana e de incentivos para a permanência de jovens na economia rural. O assunto foi introduzido com a exposição de uma beterraba produzida em horta da localidade, com adubo gerado a partir de esterco e cinzas que proporcionam unidades em tamanho maior em relação aos normalmente comercializados. Diante dessas considerações, os vereadores indicaram a necessidade de o Poder Executivo incentivar os produtores do município e do comércio valorizar esses produtos.

Schirmer vem a Uruguaiana na próxima semana

Gabriela Barcellos

Na próxima sexta-feira, 9/12, o secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer, estará em Uruguaiana. A agenda do Secretário no município começa com um encontro com as autoridades locais da segurança pública.
Depois, ele participa de um encontro que, conforme definido em reunião ocorrida ontem, 2/12, com os órgãos de segurança, acontecerá na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na Rua Duque de Caxias e, por fim, fará uma visita à Aduana Internacional.
Entre as preocupações que foram elencadas na reunião de ontem, ocorrida na sede do Sindilojas, está a preparação para a recepção dos turistas que passarão pela fronteira Uruguaiana/Paso de los Libres. Por lá, deverão passar cerca de dois milhões de visitantes durante a temporada de verão que se aproxima.
Dotar a recepção ao turista com estrutura compatível, segurança adequada, sanitários suficientes, informações dentro das necessidades de seus deslocamentos, entre outras situações, foram os principais focos de debate entre os representantes dos diversos setores reunidos. O tema deverá ser tratado com Schirmer durante o encontro.

Vice-governador estará em Uruguaiana

Gabriela Barcellos

O vice-governador do Estado, José Paulo Cairoli (PSD), estará em Uruguaiana, na próxima semana. O município de Bagé também receberá o político. O objetivo é apresentar medidas de modernização do Rio Grande do Sul encaminhadas à Assembleia Legislativa e o encontro acontece na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uruguaiana.
Cairoli também deverá se reunir com o prefeito e o vice-prefeito eleito, Ronnie Mello (PSD) e Antônio Augusto Brasil Carús (PSD).
O político, que mantém laços familiares com Uruguaiana, foi um dos principais responsáveis pela formação da coligação vencedora nas últimas eleições. Em uma visita a Uruguaiana, foi Cairoli, então presidente estadual do Partido Social Democrático, quem convidou o ex-prefeito Carús – então filiado ao PTB – para ingressar no Partido, já com a proposta de apoiar o jovem Ronnie Mello na corrida pelo Palácio Rio Branco. A receita foi um sucesso e Ronnie e Carús foram eleitos com 63,02% dos votos válidos.

Uruguaiana terá parque eólico dentro de quatro a cinco anos

Gabriela Barcellos

Na próxima semana, mais uma torre anemométrica deverá entrar em operação. A informação é do secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes.
Depois de ter sido apontada como segunda cidade com maior potencial para desenvolvimento de energia eólica, Uruguaiana passou a receber investimentos na área, visando monitorar a capacidade local visando a implantação de um parque eólico.
Atualmente, conforme o Secretário, a empresa Epcor Energia, que já possui duas torres em operação em Uruguaiana – uma no Carumbé e outra no Imbaá – instalará a terceira torre na localidade de Caiboaté. “Além dessa torre, outras duas torres serão implantadas no município em janeiro, por esta mesma empresa”, explica. O diretor da Epcor Energia, Nilo Quaresma, esteve reunido com Prestes Lopes e com o prefeito Luiz Augusto Schneider (PSDB) nesta semana, para anunciar as medidas.
“Entre as torres já operando, temos uma que está fazendo a medição já há 14 meses, quando a exigência da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para participar de leiloes e de 36 meses. Uruguaiana deverá ter um parque eólico operando dentro de quatro a cinco anos, o que mudará a realidade econômica do município”, destaca Prestes Lopes.
Outras duas empresas também possuem torres anemométricas operando no município, a Eletrosul e a Renobrax.

Painel Ed.2691

Uruguaianense no Sesc Triathlon Circuito

Uruguaianenses estiveram entre os mais de 350 atletas, de 12 estados brasileiros, que participaram da etapa gaúcha do Sesc Triathlon Circuito Nacional 2016. Esta foi a última prova do ano, que passou por outros sete Estados ao longo de 2016. Entre os atletas de Uruguaiana está Mozart Rosa Moreira, que ficou em 3º lugar na categoria Comerciário 40 anos Mais Masculino.

Cumpleaños

A advogada Débora Valim comemora neste domingo, 4/12, mais um ano de vida. Parabéns, Débora!

Feira do Livro

Começou ontem, 2/12, a 40ª Feira do Livro de Uruguaiana. O lançamento oficial ocorreu no início da noite, na frente da Catedral de Sant’Ana. Nesta edição, de acordo com a Prefeitura Municipal, serão 20 livreiros oriundos de diversas localidades do Estado, além de vasta programação cultural e presença de escritores de destaque estadual. O evento se estende até o dia 11.

Freio de Ouro
Na última sexta-feira, 25/11, Alegrete sediou uma credenciadora mista ao Freio de. O trio composto por Daniel Justen, Francisco Martins Bastos Sobrinho e Vinicius Freitas foi o responsável por assumir a responsabilidade do julgamento da prova que garantiu o pódio à Dona Flor de São Pedro e Ironia Mapocho. Com a supervisão técnica do credenciado da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Thiago Persici, o evento também foi comtemplado pelas emoções do Freio Jovem.

Trigo I
Foram realizados ontem, 2/12, o primeiro leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e de Prêmio para Escoamento do Produto (PEP), para apoiar a comercialização de trigo da safra 2016/2017. No Pepro, foram negociadas 92,57 mil toneladas do cereal das 107,5 mil toneladas disponíveis. Do RS, foram 42,26 mil toneladas de um total de 50 mil toneladas colocadas em oferta, ou seja, vendidas 84,53% do total.

Trigo II
Já no PEP, com a mesma quantidade ofertada, foram vendidas apenas 36,79 mil toneladas, ou seja 34,22%. Dos produtores gaúchos foram 21,6 mil toneladas de 50 mil toneladas disponíveis, representando 43,2% do total colocado à venda, fechando em 63,86 mil toneladas nos dois mecanismos.

Baita
Neste Natal terá festão no Baita Bar. O Baita Natal da Galera começa às 23h59 do dia 24/12 e se estende até às 8h do Dia de Natal. A estrutura inclui pista, lounge e bares. Dj’s tradicionais que animarão a festa com músicas para todos os gostos, do Pop ao Eletrônico, do Hip-hop ao Funk.

Vagas Sine

Torneiro mecânico 1
Soldador mecânico 1
Auxiliar de serviços de importação e exportação 1
Vendedor pracista técnico 1
Editor de texto e imagem - folders e cartazes 1

Pecuária I
A pecuária de corte é o tema da próxima edição do projeto Noite da Pecuária, desenvolvido pelo Centro de Tecnologia em Pecuária (CTPEC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que acontece no próximo dia cinco às 19h, no Salão Nobre do Parque Agrícola e Pastoril.

Pecuária II
O painel ‘Cenários para a pecuária de corte’ terá a palestra ‘Estratégia para as exportações do Rio Grande do Sul’, a cargo do presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne e ‘Cenário e perspectivas: situação atual e alternativas para a pecuária gaúcha’, a cargo do sócio e coordenador da Divisão Pecuária da Empresa Agroconsult’, Maurício Palma Nogueira.

Meu Deus
Enquanto a Brigada Militar, com um efetivo de 80 soldados, está sem “comando” em Uruguaiana, conforme o promotor de justiça Luiz Antônio Barbará Dias, um soldado raso, ex-brigadiano aposentado por invalidez, comanda mais de 120 homens. Pelo jeito, o Piratini não quer mandar pra cá nem o cachorro do palácio.

Cinema
Neste fim de semana tem CineSesc. A sessão acontece às 16h de hoje, 2/12, na sala do Sesc, localizada na esquina das ruas Flores da Cunha e Santana. Será exibido o filme ‘Hipócrates’. A entrada é gratuita.

Miguelão
Os resultados de quinta-feira, 1/12, do Miguelão foram:
Conesul 4 x 6 Manchester
Só Te Pegando 6 x 3 Ponche Verde
Tito 4 x 6 Padaria Sônia Marisa
Centauro 1 x 5 Jarau.

Aprovado I
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou na terça-feira, 29/11, o projeto de lei 34/2015, de autoria do deputado Elton Weber (PSB), que equipara o limite para o enquadramento de micro produtor rural ao de microempreendedor.

Aprovado II
Pelo projeto, o teto de renda anual sobe de 15 mil UPF´s para 25.200 UPF´s, ou de R$ 257.161,50 para R$ 432.031,31. Pelo tramite, o projeto segue para a Comissão de Finanças. Mas Weber já antecipou: tentará um acordo de líderes para que a votação em Plenário ocorra na semana que vem.

Aprovado III
O principal benefício do reenquadramento é que o agricultor classificado como micro produtor ficará livre da obrigatoriedade de emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) até 2019, o que dará mais prazo e condições para negociar com o governo uma forma de atender as exigências da legislação já que, neste momento, não foram oferecidas condições operacionais para o cumprimento das regras.