sábado, 3 de dezembro de 2016

Inaugurado Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira

Gabriela Barcellos

Foi inaugurado nesta quarta-feira, 30/11, com a primeira reunião, Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F). O secretário Cezar Schirmer recebeu os integrantes do colegiado para debater as ações em conjunto entre os órgãos para questões de segurança nas fronteiras do estado e o evento teve a participação do chefe de Polícia de Cerro Largo e coordenador de fronteira Uruguai e Brasil, José Adan Oliveira Morales.
A instauração do GGI-F atende ao Decreto Federal nº 48.197, de julho de 2011, e tem como objetivo, no Rio Grande do Sul, facilitar a coordenação do Sistema Único de Segurança Pública, na área de influência fronteiriça do Estado, seguindo as orientações do Plano Estratégico de Fronteiras, além de estreitar relações entre os órgãos e receber de maneira direta as demandas relacionadas às especificidades das fronteiras.
A aproximação na área da segurança pública é necessária para lidar com as características particulares dos crimes de fronteiras. “Compreendemos que são, também, questões federais, mas o Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras consegue, nesses encontros, recolher questões que orientam as ações dos órgãos e encaminhar para o governo federal as necessidades específicas das fronteiras internacionais”, explicou o Secretário.
José Oliveira apresentou o modo de atuação da polícia do Uruguai, discutiu a possibilidade de serem desenvolvidas estratégias em comum entre as polícias dos dois países e o compartilhamento de informações para ações nos 1 064 km de fronteiras entre o Uruguai e o Brasil. “A fragilidade do ingresso nos países facilita a atuação de quadrilhas que cometem crimes transnacionais, como o tráfico de drogas, armas, furtos e clonagens de veículos, abigeato e entrada de agrotóxicos e propulsores químicos. É muito importante ter um diálogo próximo e compreender como funcionam as leis de cada país, para podermos agir em conjunto”, salientou.
A Polícia Civil e a Brigada Militar apresentaram suas ações estratégicas para as fronteiras, destacando os resultados, o investimento e as ações da Força-Tarefa do Abigeato. O chefe de Polícia, Emerson Wendt, destacou a ação das 18 delegacias regionais envolvidas com os crimes de fronteiras e a apreensão de mais de mil armas nas 163 operações realizadas nesse ano.

O GGI-F
O Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira é um órgão deliberativo, consultivo e executivo que opera por consenso, respeitando a autonomia dos órgãos e instituições que o compõem. Compete ao GGIF-RS implementar o Plano Estratégico de Fronteiras no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul; identificar os principais focos de criminalidade e violência nas Áreas de Fronteira do Estado; propor ações públicas destinadas a reduzir a criminalidade e a insegurança pública; coordenar as ações dos órgãos e entidades que o compõem, respeitando suas competências; contribuir para uma atuação integrada e harmônica com os órgãos do Poder Judiciário, na execução do diagnóstico, planejamento e monitoração de políticas de segurança pública; incentivar programas de prevenção e repressão qualificada da criminalidade e promover a integração com os estados da faixa de fronteira brasileira com os países fronteiriços do Uruguai e Argentina – área na qual Uruguaiana está incluída.

0 comentários: