segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Ed. 2722 - Sim, haverá carnaval

Acompanhe a edição digital..
  1. Tudo a mesma coisa
  2. Ajuda
  3. IGP
  4. Novo Pároco
  5. Rádios
  6. Estudo
  7. Fies
  8. Novo decreto
  9. Pescadores
  10. De casa nova
  11. Artesanato
  12. Help – Tattoo e Food
  13. Seminário I
  14. Seminário II
  15. Encontro
  16. Sinalizações
  17. Economia
  18. Ana Amélia anuncia R$ 550 mil em emendas para Uruguaiana
  19. Direito a isenção de impostos deve ser divulgada por concessionárias
  20. Construção de ponte entre Itaqui e Alvear volta à pauta
  21. Inauguração de obra na Barragem será amanhã
  22. Montagem da avenida garante que haverá carnaval
  23. Segtram iniciou cadastramento do Passe Livre
  24. Rede de esgoto da Pinheiro Machado será ampliada
  25. AEU agora conta com canal de vídeo no Youtube
  26. Embrapa lança cultivar de arroz irrigado
  27. Produtores precisam estar antenados aos hábitos de consumo
  28. Como evitar a tuberculose bovina
  29. Dupla condenada por contrabando de carne
  30. Confira as medidas do Plano Nacional de Segurança para o RS
  31. Quatro famílias assaltadas na BR-290
  32. Recadastramento deverá ser realizado
  33. Inscrições para o curso de Gestão Pública Municipal já estão abertas
  34. Matrículas na rede municipal de ensino começam hoje
  35. Repasses à merenda escolar são reajustados
  36. Brasileiro ganha prêmio concedido pela Feira de Londres
  37. Universal agora tem direitos sobre trabalhos inéditos de Prince
  38. Slayer confirma show na capital gaúcha
  39. ‘Lego Batman: O Filme’ supera ‘Cinquenta Tons Mais Escuros’
  40. Casey Affleck e Emma Stone levam prêmio de melhor atuação
  41. Você sabe o que é o diabetes?
  42. Celulari chora ao relembrar luta contra câncer
  43. Adele leva Grammy de álbum do ano
  44. Malhação
  45. Sol Nascente
  46. Rock Story
  47. A Lei do Amor
  48. A espera do 1° filho, Bruno Gissoni e Yanna Lavigne estão separados

Escolas de Samba participarão do “Valores da Nossa Terra”





A Prefeitura Municipal anunciou na tarde de quarta-feira, 8/2, a programação das apresentações das escolas de samba que vão estar no Projeto Valores da Nossa Terra a partir de amanhã, 12/2, às 20 horas, na Praça Barão do Rio Branco.  Amanhã, a primeira convidada é a Unidos da Ilha do Marduque; na semana seguinte, 19/2, é a vez da Unidos da Cova da Onça; Bambas de Alegria se apresenta no dia 26/2; já no dia 5/3 é a vez da escola de samba Deu Chucha na Zebra e para finalizar a programação, Os Rouxinóis chega no dia 12/3.

Aprovados em Medicina recorrem à Justiça

Karine Ruviaro

Imagina você comemorando a conquista de uma vaga de Medicina em uma Universidade Federal e alguns dias depois descobrir que tudo não passou de uma ilusão. Pois é, esse é o caso de boa parte dos candidatos aprovados pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para o curso de Medicina, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), de Uruguaiana.
O caso
Acontece que por uma ação judicial ajuizada junto à 3ª Vara Federal de Rio Grande, o juiz federal substituto, Cristiano Estrela da Silva, concedeu a suspensão das matrículas do curso e reabertura do prazo de inscrições. A ação foi movida por Lucas Chaves de Medeiros, com a justificativa de que prestou a prova do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) visando ingressar em um curso de Medicina e sua nota final foi de 742,2.  Ele teria pesquisado sobre o “Instrumento de inclusão regional” e visto que sua cidade não estaria na lista, logo, ele não teria o acréscimo de 20% em sua nota e ficaria abaixo do ponto de corte. No mesmo dia, ao final da tarde, foi divulgada uma nova resolução (nº 166/2017) que incluiu sua cidade e algumas outras na lista, onde o mesmo conseguiria passar da nota de corte exigida. Afirmou que a resolução não foi amplamente divulgada e desta forma, ficou prejudicado – não realizando a inscrição. Assim como ele, outras pessoas também solicitaram a mesma medida de suspensão.
O coordenador acadêmico da Unipampa, campus Uruguaiana, Edward Pessano, comentou sobre o caso. “Nós conseguimos manter a vaga de cotas. Das 60 vagas ofertadas, 31 foram mantidas para aqueles alunos que são cotistas e as outras 29 - que são de ampla concorrência-, estão sendo novamente disputadas no novo edital. Existe a possibilidade desses 29 serem os mesmos da lista anterior e pode ser que novos alunos apareçam nesse processo. Infelizmente, esses alunos da primeira lista não tem vaga garantida ainda, eles terão que concorrer novamente”, finaliza Pessano.
O sonho destruído
A caloura de Medicina, Sarah Luiz Brum, de 19 anos, natural de Bagé, é uma dos 29 estudantes prejudicados pela ação. O sonho da Medicina nasceu na época de escola.  “Escolhi a medicina porque comecei a pesquisar muito sobre o assunto, especialmente na época do ensino médio. Fui com meu tio, que é otorrino, assistir a algumas cirurgias e eu, simplesmente, achei o máximo. Desde então, me descobri apaixonada por isso”. Ela comenta que optou pelo curso da Unipampa, pois além de ter o instrumento de inclusão – pelo qual concorreu, a Universidade seria bem conceituada. “Coloquei como primeira opção a Unipampa e como segunda a FURG (Universidade Federal de Rio Grande), mas como estava classificada na minha primeira opção, fui automaticamente eliminada da disputa pela FURG”, comenta.
Após dois anos de cursinho e muita dedicação, a tão sonhada aprovação chegou. “Foi uma felicidade gigantesca, também porque não precisaria pagar por uma universidade”. Contudo, a alegria da aprovação logo foi substituída por medo e ansiedade. “Dois dias após saber do resultado positivo da aprovação, fui para Pelotas cancelar minha matricula em medicina na Ucpel (Universidade Católica de Pelotas). No entanto, depois de saber de tamanha injustiça, ou melhor, sem entender o motivo pelo qual as matrículas estavam suspensas, fiquei muito abalada. Sem acreditar no que estava acontecendo, uma vez que isso nunca aconteceu na história do SISU”, avalia.
Filha de advogado, Sarah contou com o auxílio do pai, Jerri Brum, para entrar com uma ação e um mandado de segurança coletivo contra a Unipampa. “Quando fomos nos aprofundando e descobrindo o que, de fato, estava acontecendo, entramos imediatamente com um mandado de segurança coletivo, no qual 16 aprovados participaram e dois da lista de espera. Estamos, ainda, esperando a Universidade se manifestar - e parece que não vai se defender”.  Segundo ela, os mandados de segurança já foram encaminhados e serão julgados até o dia 23/2. Entretanto, outras três pessoas já teriam entrado com processos semelhantes, mas alguns já teriam sido indeferidos. A estudante comenta sobre o novo processo. “Fui aprovada em 9° lugar e tive direito apenas duas opções, diferentemente daqueles que vão começar a se inscrever hoje, no novo e absurdo processo seletivo da Unipampa”.                       
Sarah, já havia se inscrito para o curso de Medicina da Unipampa no ano passado, entretanto, não conseguiu a vaga. Ela fez outros vestibulares, o da Ucpel e UPF (Universidade de Passo Fundo), onde foi chamada no final do ano passado na Ucpel e no dia 8/2 na UPF.
Outra candidata também está sofrendo com a ação da Justiça Federal.  Joana Marques Maia Souza, 22 anos, natural de Rio Grande - uma das cidades incluídas na resolução nº 166/2017 também se candidatou nas vagas de ampla concorrência.
Depois de seis anos em busca de uma vaga, ela finalmente conseguiu. “Assim como todos os vestibulandos ao receber a notícia da aprovação fiquei sem palavras. No momento que soube da ação, não acreditei no que estava acontecendo, não entendia - e ainda não entendo - como um menino que sequer participou da seleção conseguiu suspender um concurso público já finalizado”, comenta. Assim como os vários outros estudantes, ela pretende ingressar com uma ação na Justiça para garantir a sua vaga. “Este ano só fiz o Enem. Como coloquei a Unipampa como primeira opção e fui aprovada, não obtive a classificação da outra universidade. Vou lutar pelos meus direitos”, expõe.
A caloura de Medicina fala sobre o período de inscrições. “Quando as inscrições do Sisu abriram coloquei direto Furg e Ufpel. Entretanto, no dia seguinte fui pesquisar as vagas em outras universidades e coloquei a Unipampa para ver como ficaria minha classificação. Como fiquei classificada continuei a deixar como primeira opção Uruguaiana. Terminei em 21º lugar. Escolhi Uruguaiana, pois sabia que o curso era novo lá e também por ser no mesmo estado em que resido”, salienta a estudante.
Questionada sobre a divulgação da nova resolução, Joana comenta que “lembro que vi em um portal de notícias, que cinco ou seis universidades adotariam bônus para candidatos da região, nessa reportagem continha a Unipampa. Quando me inscrevi na Unipampa vi que realmente tinha a opção de bonificação então fui pesquisar quais eram os pré-requisitos para ter direito a esse bônus. Entrei no Facebook da instituição e vi a notícia da inclusão. Então, entrei no site da universidade e no site disponibilizado para dúvidas acerca do Sisu para confirmar. Encontrei os editais da inclusão regional e vi que Rio Grande estava entre as cidades contempladas”, declara.
Ela ainda diz acreditar que os candidatos que entraram com a ação agiram de má fé. “O fato deles alegarem que não houve divulgação da inclusão regional é infundável, visto que eu e outro colega, Fabrício, fomos aprovados. Além disso, há cerca de seis ou sete aprovados em Pelotas, mesma cidade que o Lucas (que entrou com processo) estudou. O que eles requeriram e o juiz concedeu fere a isonomia de todo o Sisu, uma vez que, agora, todos aqueles que estão nas 28 cidades poderão candidatar-se a uma vaga. Desse modo, além da 1 e da 2 opção no Sisu, terão ainda mais essa chance, pois o novo processo será feito pelo site da Unipampa. Além disso, há aquelas pessoas que estão concorrendo com alguma cota na primeira opção e que agora também podem concorrer e entrar na lista de espera pela ampla concorrência. Tudo isso, torna esse novo processo injusto e incompreensível”.
Procurado pela equipe de reportagem do Jornal CIDADE, o procurador federal, Paulo Michelsen  junto à Unipampa, não se encontrava mais nas dependências da Instituição em Bagé, visto que o turno de trabalho já havia terminado. Ao pai de Sarah, Jerri Brum, o Procurador Federal informou em uma troca de e-mails que há o desinteresse em cassar a decisão imediatamente. Em princípio, eles aguardariam mais alguns dias para verificar se alguma medida recursal seria tomada.

Uruguaiana recebe dois novos policiais

Gabriela Barcellos
Chegaram a Uruguaiana ontem, 10/2, dois policiais civis, um inspetor e uma escrivã, oriundos da turma de novos policiais formada pela Academia de Polícia Civil (Acadepol) em janeiro. Além deles, outros 215 policiais estão tomando posse em várias cidades do Estado.
Embora não haja confirmação de lotação, os dois policiais deverão ficar na 1ª Delegacia de Polícia (DP), coordenada pelo delegado Enio Tassi.
A vinda dos novos policiais é boa notícia, porém, mudará pouco o quadro de falta de efetivo vivido no município. Isso porque eles ocuparão as vagas de outros dois policiais removidos nesta semana para outros municípios.

44% dos estupros vitimam crianças entre dois e dez anos

Gabriela Barcellos

O número de estupros ainda assunta em todo o Estado. Em Uruguaiana, cinco crimes foram registrados desde o início do ano. As vítimas são tendo mulheres adultas quanto crianças. Em janeiro, houve registro de um crime cometido contra menor de 14 anos, o chamado estupro de vulnerável, e outros dois crimes de estupro contra adolescentes maiores de 14 anos. Já na última semana, houve registro de um estupro de vulnerável e o registro de estupro feito por uma mulher adulta.
É justamente considerando, entre outros fatores, os números alarmantes de crimes sexuais que a 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul realizou um levantamento que revelou o perfil das vítimas de violência sexual. De acordo com o estudo, as maiores vítimas são crianças e pré-adolescentes. Os dados foram coletados a partir da análise dos 277 processos de crimes sexuais que tramitaram na 7ª Câmara Criminal em 2016. O colegiado é um dos quatro do TJ/RS que atua sobre recursos dessa natureza.
De 359 pessoas agredidas, 118 tinham entre onze e treze anos quando vitimadas e 87% das vítimas são do sexo feminino. Na faixa etária que vai dos dois aos dez anos são 158 vítimas, 44% do total. São majoritariamente meninas quase sempre estupradas e/ou abusadas sexualmente por pessoas que conhecem, 95% delas homens. Pais e padrastos representam 25% dos agressores.
Entre os crimes praticados, 77% se enquadraram como estupro de vulnerável, 24% como exploração sexual e 2% divididos em estupro, violação sexual mediante fraude, assédio sexual, satisfação de lascívia mediante presença de criança ou adolescente (todos previstos no Código Penal), e venda ou distribuição de material fotográfico ou de vídeo contendo cenas de sexo com menores (Estatuto da Criança e do Adolescente)
Nos processos verificou-se que 67% das vítimas sofreram com mais de uma violência.
Realidade
Os dados apurados pela Câmara reproduzem e reforçam uma realidade nacional. Em 2014, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), baseado em números de 2011 do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN, ligado ao Ministério da Saúde), mostrava que 88,5% das vítimas de estupro eram do sexo feminino e mais da metade tinha menos de 13 anos de idade.
Mudança
Na mesma apuração feita pela 7ª Câmara sobre processos julgados em 2015, chamava a atenção o longo tempo decorrido entre o fato e a denúncia: 82% dos abusos só eram revelados depois de um ano. No levantamento mais recente (2016), o quadro se altera. Enquanto quase metade (48%) das violências foram denunciadas nos primeiros 30 dias, 74% delas foram reveladas antes de completar um ano.
Por outro lado, dois dos casos analisados só foram admitidos após oito anos. Fenômeno que para o desembargador José Antonio Daltoé Cezar, coordenador do levantamento, pode estar atrelado ao conceito de síndrome do segredo, que traduz os sentimentos de vergonha e humilhação das vítimas.
Já a distância temporal entre o fato e o ajuizamento da ação não ultrapassa, na maioria os casos, ano e meio.
Ambiente
Um dos aspectos que ajudam a entender o contexto das vítimas é a relação com os seus algozes. A maior fatia, 29%, é a dos conhecidos, ou seja, moradores do mesmo bairro, colegas, amigos de amigos, motorista de escolar, pastor, professor.
A seguir (15%) vêm pessoas que mantiveram algum tipo de envolvimento mais próximo, ex-marido ou ex-namorado. Parentes completam a lista. Pais são responsáveis por 11% dos ataques, padrastos, 14%, tios, 7%, mães, 4%, avôs, 3% e irmãos 1%. Em 35% dos casos, vítima e agressor viviam no mesmo local.
Dentre os 277 processos analisados, 83% chegaram ao grau de recurso com sentenças condenatórias. Na 7ª Câmara do TJ, 71% delas foram mantidas, além de 2% reformadas para condenar.
Depoimento especial
O levantamento buscou números relativos ao uso do Depoimento Especial, modalidade mais sensível e segura para crianças e adolescentes agredidas sexualmente. O índice foi de 19%, menor do que no ano passado, quando 23% das vítimas foram ouvidas por meio do DE.

Safra de grãos deve alcançar recorde histórico de 219 milhões de toneladas

A produção de grãos para a safra 2016/17 está estimada em 219,1 milhões de toneladas, com um aumento de 17,4% ou 32,5 milhões de toneladas frente à safra anterior (186,6 milhões t). A previsão está no 5º Levantamento da safra 2016/2017, divulgado na quinta-feira, 9/2, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A estimativa positiva se deve à produtividade média das culturas, em recuperação da influência negativa das condições climáticas da safra passada. A área total também tem números positivos, com perspectivas de ampliação em 2,1% ou 1,2 milhão de hectares, quando comparada à safra anterior, podendo chegar a 59,5 milhões de hectares. Esse é o primeiro prognóstico de área que incluiu as culturas de segunda safra.
Para a soja, a projeção é de crescimento de 10,6% na produção, podendo atingir 105,6 milhões de toneladas, com aumento de 10,1 milhões de t em relação à safra anterior e ampliação de 1,6% na área. O milho total deve atingir 87,4 milhões de toneladas, sendo 28,8 milhões de toneladas para a primeira safra e 58,5 milhões para a segunda. A ampliação de área total do milho deve ultrapassar os 11 milhões de hectares.
Pela primeira vez, a Conab apresenta estimativa desagregada de produção de arroz cultivado nos sistemas sequeiro e irrigado, além dos números da expansão da irrigação no Brasil e sua importância na safra de grãos, com informações da Agência Nacional de Águas (ANA). A previsão total de arroz é de 11,9 milhões de toneladas, um aumento de 11,9% frente a safra anterior, com 1,1 milhão de t de sequeiro e 10,8 milhões de irrigado.
O feijão primeira safra deve obter 1,4 milhão de toneladas, resultado 36,7% superior à safra passada, sendo 861,6 mil para o tipo carioca, 319,4 mil para o preto e 232,5 mil t para o caupi. Já o algodão pluma deve crescer 10,3% e chegar a 1,42 milhão de toneladas, mesmo com uma redução de 4,5% na área cultivada. O maior cultivo de soja é o que ocasionou a redução nas áreas do algodão e do arroz, o que não ocorreu com as demais culturas de primeira safra.
Com informações da Conab.

Aprovada abertura da UPA





Durante reunião do Conselho Municipal de Saúde realizada na tarde de quarta-feira, 8/2, no auditório do NUMESC (Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva) na Secretaria Municipal de Saúde, os integrantes do Conselho Municipal de Saúde aprovaram por unanimidade - 17 votos - a abertura da Unidade de Pronto Atendimento 24hs de Uruguaiana. A aprovação cumpre os pré-requisitos necessários para fins de habilitação do modelo assistencial e financiamento da unidade perante a Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde.
A data de abertura ainda não foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Blitz é realizada pela Segtram

Na tarde de quinta-feira, 9/2, a Secretaria de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (Segtram- agora com nova denominação), realizou em conjunto com agentes de trânsito e guardas municipais, mais uma blitz e Balada Segura.
O propósito dessas práticas é fiscalizar e punir motoristas que não estejam respeitando as leis de trânsito. Assim como, perturbando e colocando em risco a vida dos moradores de Uruguaiana.
A ação ocorreu na rua Presidente Vargas, em frente a Escola Estadual de Ensino Médio Uruguaiana. Em três horas de atuação - das 17 às 20 horas-, onde foram abordados 100 veículos, sendo nove veículos notificados, dessas nove notificações, uma foi de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias e uma remoção de veículo.

Unicesumar: Instituição oferece oportunidade de negócio


Posicionada entre as melhores instituições de ensino do Brasil, segundo avaliações do Ministério da Educação (MEC), o Centro Universitário Unicesumar oferece oportunidade de abertura de polos de Educação a Distância (EAD) para diversos municípios do Rio Grande do Sul. Entre eles estão: Uruguaiana, Rosário do Sul, São Gabriel e Cachoeira do Sul.
Com um modelo de gestão compartilhada, a Unicesumar atua em todas as frentes de negócio, incluindo: modelo pedagógico, serviços financeiros e acadêmicos, transmissão das aulas, material didático, call center, serviços de relacionamento e captação, oferecendo suporte na operação da unidade. Segundo o diretor de polos, James Prestes, a vantagem de ser um parceiro da instituição é associar-se a uma marca estabelecida no mercado educacional e trabalhar por meio de um modelo de negócio já estruturado.
A Instituição
A Unicesumar iniciou suas atividades em 1990 e foi reconhecida como Centro Universitário em 2002. Tem seu campus sede localizado em Maringá, no Paraná, e atualmente possui 128 polos EAD por todo o País. É o 9° maior grupo educacional do país, segundo dados da consultoria educacional Hoper, com cerca de 80 mil alunos. Nas avaliações do MEC, a instituição mantem nota quatro no IGC (índice Geral de Cursos), por cinco anos consecutivos, em uma escala de avaliação que vai de 1 a 5.
Para o pró-reitor do ensino a distância do Centro Universitário, William de Matos Silva, o momento de incertezas desperta nas pessoas a necessidade de qualificação profissional. “Oferecer uma educação de qualidade, aliada a diversos outros benefícios, como uma metodologia flexível e cursos a um menor custo, são algumas das grandes vantagens da educação à distância, que vai ao encontro das necessidades do mercado”, comenta Silva.
A EAD é a modalidade de ensino que mais cresce no Brasil. De acordo com dados do MEC, em dez anos - de 2003 a 2013-, das 3,3 milhões de matrículas totais registradas no ensino superior, um terço correspondia a cursos EAD.

Febre Amarela: Secretaria de Saúde vai vacinar moradores do interior

Karine Ruviaro

Moradores das localidades de João Arregui, Barragem Sanchuri, São Marcos e Plano Alto receberão vacinas contra a Febre Amarela. A ação faz parte de um trabalho preventivo em cumprimento à determinação do Governo Estadual, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica e da Estratégia da Saúde da Família (ESF).
A secretária municipal de Saúde, Thaís Aramburu comenta que é importante que todos os moradores desses locais compareçam aos postos de saúde acompanhados do Cartão de Vacinação. “Não há motivo para desespero, a nossa intenção é deixar Uruguaiana fora da zona de ocorrência da doença vacinando toda essa população. Recebemos um grande número de doses para serem aplicadas”, salienta Aramburu.
Na comunidade de São Marcos, as vacinações ocorrem de 14 a 17/2, das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas; na Barragem Sanchuri, nos dias 15, 16, 17, 20, 22, 23 e 24/2, das 11 horas ao meio dia, retornando às 14 horas até 17 horas, no Plano Alto acontece no dia 21/2, das 9 às 16 horas e na localidade de João Arregui, as vacinações ocorrem nos dias 7 e 8/3 das 8 às 11 horas.
Os moradores da área urbana que tiverem interesse em tomar a dose da vacina também poderão desfrutar dessa oportunidade. Para isso, basta procurar o Centro de Saúde e as Unidades Básicas de Saúde.
Transmissão
A febre amarela  é transmitida por mosquitos em áreas urbanas ou silvestres. Sua manifestação é idêntica em ambos os casos de transmissão, pois o vírus e a evolução clínica são os mesmos. A diferença está apenas nos transmissores. No ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue). Uma pessoa não transmite a doença diretamente para outra.
Sintomas
Geralmente, as primeiras manifestações da doença são febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.
Diagnóstico
É feito com base nos sintomas, histórico médico e de exposição a mosquitos possivelmente infectados. Caso o médico suspeite de febre amarela, exames laboratoriais de sangue podem detectar a presença do vírus ou de anticorpos que indiquem sua infecção anterior.
Prevenção
A vacinação é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a forma mais importante de prevenir a febre amarela. Vale registrar que nem todo mundo precisa tomar a vacina. Para crianças de seis meses a nove meses de idade incompletos, a vacina, por exemplo, está indicada somente em situações de emergência epidemiológica ou viagem inadiável para área de risco. No caso de viajantes, o recomendado aqui no Brasil é realizar a vacinação dez dias antes da viagem, no caso de primeira vacinação.
Além disso, a febre amarela urbana pode ser prevenida pela eliminação do mosquito transmissor Aedes, evitando focos de reprodução desse vetor. O uso de repelentes em locais com muitos mosquitos, é outro método importante para se proteger.

Afonso Motta destina R$ 200 mil a Santa Casa

Gabriela Barcellos

O deputado federal Afonso Motta (PDT) encaminhou R$ 200 mil ao Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana através de uma emenda parlamentar. O anúncio foi feito pelo ex-vereador e presidente local do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Marcelo Lemos, que nesta semana assumiu a função de coordenador regional do Gabinete de Motta.
Não há destinação especifica para a verba, podendo ser aplicada no que a direção da instituição julgar apropriado. “Esse valor vai direto para o caixa único da Santa Casa”, explica Lemos. O valor deverá estar disponível para a Santa Casa ainda no primeiro semestre e, de acordo com as informações repassadas pela instituição ao Gabinete, representa 10% da folha salarial do nosocômio.
Além dos R$ 200 mil encaminhados à Santa Casa, o Deputado garantiu outros R$ 200 mil ao Hospital São Patrício, de Itaqui. O valor também será destinado ao caixa único do Hospital e representa 50% da folha de pagamento da instituição.
Coordenação
Lemos assumiu a função de coordenador regional de Motta na terça-feira, 7/2, e já iniciou os trabalhos. Em toda a Fronteira Oeste, o ex-vereador será o representante do Deputado, sendo responsável, inclusive, por identificar as principais demandas da região e encaminhá-las ao Parlamentar. Estão ‘aos seus cuidados’ os municípios de Uruguaiana, Barra do Quaraí, Itaqui, São Borja, Maçambará e Garruchos.

Nova extraordinária aprovou alterações no orçamento do município

Gabriela Barcellos
O Poder Legislativo se reuniu novamente em sessão extraordinária na manhã de ontem, 10/2, a fim de apreciar o projeto de lei 015/2017, de autoria do Poder Executivo. A convocação foi encaminhada pelo prefeito Ronnie Mello (PP).
O PL altera ação no Plano Plurianual do Município e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, os instrumentos legais que determinam como os recursos públicos serão utilizados ao longo do ano. Com a aprovação da reforma administrativa, é necessário que o orçamento do município seja alterado. De acordo com o Prefeito, o orçamento elaborado pela gestão anterior não atende as reais necessidades de Uruguaiana, além de prever despesas que o município não tem condições de arcar, entre outros.  As alterações são todas de origem técnica visando adequar o orçamento à nova estrutura administrativa.
A sessão teve início às 11h e, logo após a apresentação do projeto, foi feito um intervalo durante o qual a Comissão de Finanças e Orçamento se reuniu, no próprio plenário, para fazer a análise técnica da matéria, emitindo imediatamente o parecer favorável. A extraordinária então foi retomada e o projeto aprovado por unanimidade.

Ronnie Mello garante manutenção do Nespro

Gabriela Barcellos
O prefeito Ronnie Mello (PP) confirmou a manutenção do convênio que viabiliza as atividades do Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (Nespro). A declaração foi dada em reunião com o responsável pelo projeto no município, médico veterinário Júlio Barcellos, ocorrida nesta semana, no Gabinete do Prefeito. Ainda participaram do encontro o presidente da Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana e Barra do Quaraí, Roberto Ricardo Fagundes Ghigino, o presidente do Sindicato e Associação Rural de Uruguaiana, Sérgio Bastos Tellechea, o secretário de Educação, Emerson Ortiz e o procurador-geral do município, Eduardo Martins.
O Nestro está em atividade no município há três anos, na escola Alceu Wamosy, um dos polos educacionais no interior, em João Arregui. O projeto tem por objetivo aproximar a comunidade do interior dos produtores rurais.
O tema central da reunião foi a manutenção do convênio entre o município e o Nespro a fim de dar continuidade ao projeto. Ronnie garantiu o interesse do município e a continuidade das atividades. “É muito importante que jovens tenham esse contato com os produtores rurais, e saibam como funciona a lida campeira”, disse ele.
O projeto é realizado através da parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana e Barra do Quaraí, e Sindicato e Associação Rural de Uruguaiana.

Câmara aprovou sete projetos do Executivo

O corte de CCs, a redução das secretarias e a criação dos secretários adjuntos estão entre algumas das mudanças vivenciadas com a nova estrutura organizacional

Gabriela Barcellos

A Câmara de Vereadores se reuniu na manhã de quinta-feira, 9/2, para concluir a sessão extraordinária convocada pelo prefeito Ronnie Mello (PP) e iniciada na terça-feira, 7/2. Na ocasião, sete projetos encaminhados pelo Executivo foram apresentados. Para permitir que fossem encaminhados para análise das comissões técnicas, a sessão foi sobrestada. Nesta quinta-feira, a partir das 9h, os pareceres de todas as comissões foram lidos, os projetos foram debatidos e finalmente votados. As sete matérias foram aprovadas.
O projeto 008/2017 é a reforma administrativa, matéria de 40 páginas comtemplando todas as áreas do Executivo Municipal. A aprovação da matéria, que ocorreu com emendas, somente oficializa o que já havia sido colocado em prática desde 1º de janeiro.
Os principais destaques são a redução de 40% dos cargos de confiança (CCs), a criação dos secretários adjuntos e a redução do número de secretarias, de quinze para doze pastas. Com as alterações, a secretaria de Cultura e a secretaria de Esporte e Lazer foram integradas, assim como a secretaria de Transporte foi integrada à Segurança e Trânsito, abrangendo ainda a Mobilidade Urbana e tornando-se uma super-secretaria. O mesmo ocorreu com Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho. A reforma administrativa acrescentou comércio exterior e tecnologia à pasta e assumiu ainda as funções da secretaria de Agricultura, tornando-se a super-secretaria de Desenvolvimento Econômico. Houve alterações ainda da antiga secretaria de Obras e Serviços Urbanos, que agora é secretaria municipal de Infraestrutura Urbana e Rural. A secretaria de Planejamento, agora secretaria de Planejamento Estratégico teve alterações em seu ‘foco’, visando um melhor aproveitamento de recursos disponíveis, de acordo com as reais necessidades do município.
Com as alterações na estrutura municipal, foi necessário alterar também o planejamento financeiro para o ano de 2017. Tais alterações foram aprovadas através de quatro projetos, dois de suplementação de verbas – um deles no valor de R$ 30.446.024,24 e outro de R$ 704 mil – e dois de abertura de crédito especial – um de R$ 7.411.854,22 e outro de R$ 311.500,00. Os quatro projetos foram aprovados por unanimidade.
Também por unanimidade, foi aprovado a adesão do município ao turno único de trabalho. Ou seja, o funcionamento de órgãos e repartições da Prefeitura Municipal agora acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, com atendimento ao público das 8h30min às 14h. Há, porém, exceções. As secretarias de Infraestrutura Urbana e Rural, a secretaria de Saúde, de Assistência Social e Habitação e de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana continuarão cumprindo seus expedientes em turnos e/ou escalas previamente estabelecidas. Nesses casos, cada secretário irá adotar, por necessidade de serviço e quando necessário, sistema de escalas e plantões, objetivando não interromper atividades consideradas essenciais.
O município também foi autorizado a contratar instrutores para o Colégio Agrícola Dr. Luiz Martins Bastos. A contratação será em caráter de urgência, por seis meses podendo ser renovada por igual período até, no máximo, 24 meses, e a escolha dos profissionais será por processo seletivo simplificado. São cinco vagas para engenheiro agrônomo, quatro para médico veterinário e uma vaga para profissional de tecnologia da informação (TI). Os salários variam de R$ 3,3 mil a R$ 6,6 mil.
Por fim, os vereadores reconheceram o estado de emergência financeira do município, decretado pelo prefeito Ronnie Mello em janeiro. A decisão não traz efeitos práticos e não havia necessidade de encaminhamento do projeto ao Parlamento, no entanto, Mello e o vice-prefeito, Antônio Augusto Brasil Carús, optaram por encaminhar a matéria à Câmara para conhecimento e aprovação dos legisladores.

Painel Ed.2721

Vinícola

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico anunciou na quinta-feira, 9/2, o início das obras e estudos para recuperação do Cantão, na localidade de São Marcos. Na Vinícola, estão sendo realizadas limpeza e restauração do prédio. Em reunião realizada no dia 21/1, o prefeito Ronnie afirmou que existe vontade por parte do executivo em reativar a vinícola, mas que antes será feito um levantamento técnico para saber o que ainda há no local para que, a partir daí, sejam tomadas as providências.

Visita

Na tarde de quinta-feira, 9/2, o prefeito em exercício Antônio Augusto Brasil Carús recebeu a visita do vice-governador, José Paulo Dornelles Cairoli. Durante a visita cortesia foram abordados assuntos de interesse da comunidade, e o prefeito em exercício apresentou um balanço dos 40 dias de governo.

Museu

Estão sendo realizadas ações de revitalização no Museu do Rio Uruguai. No local, está sendo feito o corte de grama, limpeza das calçadas interna e externa, recolhimento de lixo, entre outras ações. O prefeito Antonio Augusto Brasil Carús nomeou Chico Alves como novo coordenador. O Museu do Rio Uruguai está localizado na Rua General Câmara número 757, esquina Borges de Medeiros no bairro Mascarenhas de Moraes.

Parabéns!

Hoje, 11/2, o João Pedro Maia, está completando mais um aninho de vida. Felicidades, João Pedro!

Oportunidade
A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) informou nesta semana, que estão abertas as inscrições para estágio na Rede Municipal de Educação por meio do convênio entre a Prefeitura Municipal de Uruguaiana e o CIEE. Interessados devem efetuar a inscrição na SEMED 8 horas e 30 minutos às 11 horas e 30 minutos e das 14 às 17 horas. Para se candidatar, é necessário o candidato possuir cadastro no CIEE e estar acompanhado de RG, CPF, Carteira de Trabalho e uma foto 3 x 4.

Obras
O prefeito em exercício Antônio Augusto Brasil Carús também esteve acompanhando as obras de ligação do esgoto pluvial nos trilhos, entre as Ruas Joaquim Murtinho e Rua Feliciano Ribeiro, no bairro, São João. Conforme o secretário de Infraestrutura Urbana e Rural, João Francisco Fernandes, os moradores se uniram e compraram 40 bueiros para que a prefeitura fizesse a canalização pluvial do esgoto. “Recebemos essa solicitação na segunda-feira, 6/2, e hoje 9/2, iniciamos os trabalhos”, disse o secretário.

Valores da Nossa Terra
Durante o Projeto “Valores da Nossa Terra”, as rádios também vão poder transmitir ao vivo os programas direto da Praça Barão do Rio Branco. A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural instalou uma cabine de transmissão no local.

Balanço
Na tarde de quarta-feira, 8/2, a organização da Feira da Comunidade Uruguaianense divulgou o balanço da primeira edição que aconteceu no último domingo, 5/2. As vendas chegaram ao valor de R$ 5.111,00. Ao todo 12 bancas estavam expostas.

Encontro
O Secretário de Governo da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, Paulo Fossari, recebeu na tarde de sexta-feira, 10/2, representantes das entidades ligadas ao Comércio Exterior e ao Transporte Internacional de Cargas que atuam no município. Durante o encontro, foi solicitado que a Romu faça rondas perto do Porto Seco para garantir a segurança dos caminhoneiros que saem do Porto em direção à Paso de Los Libres. Além disso, foi pedido reparos na iluminação dos postes. As entidades se comprometeram a contribuir com o combustível para que a Romu realize o trabalho.

UFSM
A Universidade Federal de Santa Maria terá três novos cursos de graduação à distância (EAD). A criação foi reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), na sexta-feira, 3/2. Ao todo serão 425 vagas, que serão distribuídas nos cursos de Ciências da Religião (150), Educação do Campo (150) e Licenciatura em Computação (125) em diversos polos pelo Estado. As aulas iniciam em março.

Feira
Também na manhã de sexta-feira, 10/2, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico realizou, no Salão Nobre da Prefeitura uma reunião para esclarecer dúvidas sobre a 1ª Feira do Artesão Uruguaianense que será realizada amanhã, 12/2, a partir das 18 horas na Praça Barão do Rio Branco. Na reunião, mais de 30 pessoas compareceram, dentre elas, os integrantes da Associação dos Artesões (Uruarte).

CTG
Centros de Tradições Gaúchas começam processo de candidatura para virar Patrimônio Cultural Imaterial, pela UNESCO. Danças típicas, churrasco, chimarrão entre outros costumes da cultura gaúcha podem adquirir projeção internacional. É o que pretende o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairioli Callegaro, com o apoio do Ministério da Cultura (MinC).