quinta-feira, 15 de junho de 2017

Município solicita armamento para a Guarda Municipal

O prefeito Ronnie Mello (PP), acompanhado do deputado Frederico Antunes (PP), se reuniu na manhã de ontem, 13/6, com o vice-governador, José Paulo Cairoli (PSD), que estava em Uruguaiana. Na ocasião o Prefeito entregou a Cairoli um documento solicitando a doação de armamento para a Guarda Civil Municipal.
Conforme Ronnie, o pedido é para que a Guarda possa receber como doação, armas não utilizadas pela Brigada Militar. Ele diz ainda que o pedido, e o mesmo documento, já havia sido entregue ao secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer em reunião ocorrida, em Uruguaiana, no início de dezembro do ano passado.
Estavam presentes na reunião o diretor de segurança do município, Claudiomiro Pereira, e o guarda municipal Dieckson Quevedo.
Videomonitoramento
Também ontem, Ronnie Mello assinou um termo aditivo ao convênio referente ao videomonitoramento através das câmeras oriundas do programa Enafron. São 15 unidades espalhadas por vários pontos da cidade, cujas imagens são transmitidas em tempo real ao centro de operações do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira.
O conteúdo do aditivo, porém, não foi divulgado pelo Executivo.
Gabriela Barcellos

Susepe e BM fazem revista no IPU

O Instituto Penal de Uruguaiana (IPU) passou por uma revista nas celas, na manhã de ontem, 13/6, por volta de 9h, quando parte dos detentos empregados fora da unidade prisional já estavam em seus locais de trabalho. Outros, foram retirados das celas e encaminhados ao pátio da instituição. A revista foi feita pela Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) e pela Brigada Militar
Ao longo das buscas, firam localizados 12 facas artesanais (estoques), duas tesouras, nove telefones celulares, 11 baterias, três cachimbos artesanais, uma corda artesanal, dois tijolos de maconha pequenos, dois tijolos de maconha grandes, quatro pedaços de serra e dois chips. Os ‘donos’ dos objetos não foram identificados, visto que o material foi encontrado em celas que são compartilhadas por mais vários detentos.
De acordo com o diretor da casa prisional, agente Carlos Roberto Lemos de Souza, tratou-se de uma revista de rotina. “É um procedimento padrão, motivado especialmente pela proximidade do muro da casa com a rua, o que facilita que objetos ilícitos sejam jogados para dentro do pátio”, explica. Visando amenizar tal problema, um sistema de videomonitoramento 24 horas foi instalado no pátio da instituição. O projeto foi custeado com verbas da Vara de Execuções Criminais (VEC).
Na casa prisional estão recolhidos atualmente 171 detentos, que cumprem pena em regime semiaberto, ou seja, durante o dia, a maioria deles deixa a instituição para trabalhar. Alguns, porém, trabalham internamente, no cumprimento de tarefas da casa prisional, como limpeza e cozinha. Esse número, aliás, extrapola a capacidade da casa, que é de 150 detentos. Outra problemática – que infelizmente não é exclusividade do IPU – é o número reduzido de agentes penitenciários.
Gabriela Barcellos

Homem morre nas águas da enchente

Um homem morreu, a princípio vítima de afogamento, no final da tarde de ontem, 13/6, no bairro Cabo Luiz Quevedo. Jorge Henrique Chaves da Costa, 65 anos estava desalojado pela enchente.
De acordo com testemunhas, ele entrou na água a pé, para “dar uma olhada” em sua casa, que está alagada, na Rua Marechal Deodoro. Quando voltava para a área seca da rua, abandonou o curso no meio do caminho. O motivo ainda não está claro, mas a suspeita é de que ele tenha sofrido um mal súbito.
Jorge Henrique foi encontrado algum tempo depois, quando uma canoa passou pelo local e seus tripulantes o avistaram, já sem vida.
A Polícia Civil foi acionada, e o delegado de plantão, Peterson Benitez, de Alegrete, determinou a realização de exames de necropsia e toxicológico. Até o fechamento desta edição, o corpo de Jorge permanecia no local, aos cuidados da Brigada Militar e aguardava a chegada do Instituto Geral de Perícias (IGP), de Santana do Livramento.
Gabriela Barcellos

Comerciantes da Baixada são alvo de denúncias

Mais uma vez, o camelódromo da Baixada é alvo de denúncias sobre venda de bancas. Conforme informações extraoficiais, comerciantes do local estão repassando o ponto. E ainda, cobrando altos valores pelas bancas. 
De acordo com o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Aerton Auzani, tal ato não é permitido. “A venda de banca é proibida, é vedada”, disse. Ele explica que extraoficialmente tem conhecimento sobre as vendas, mas que até agora, nenhum comerciante do local ou morador fez alguma denúncia à Pasta. Porém, vale ressaltar, que até o momento, nenhuma ação fiscalizatória foi realizada pelo ‘Desenvolvimento Econômico’.
Ainda segundo o secretário, ao “vagar” um espaço, a Secretaria é informada pela Associação dos Camelôs e Vendedores Ambulantes de Uruguaiana (ACVAU). “Tem que passar pela Secretaria e também pela Associação que faz essa intermediação no momento da procura, da banca estar vazia, ela encaminha para a Secretaria, onde é feito o trâmite legal para cedência do espaço”, frisou. 
Já o presidente da ACVAU, Osvar Fernandes Filho, informou a equipe de reportagem do Jornal CIDADE que “pode haver, mas não que a gente saiba. E é bem explícito no regulamento, foi pego vendendo, os dois perdem o espaço, tanto quem compra, quanto quem vende”, explicou.
Filho explica ainda que atualmente os locais vagos são destinados pela Associação. “A ACVAU tem uma lista de espera, conforme vai vagando, vai chamando e oferecendo os espaços aos interessados”, disse. As bancas do camelódromo são cedidas aos comerciantes. “Não é cobrado nada, a não ser uma taxa de administração, onde paga-se luz, água, manutenção do local, entre outros”, frisou. A ACVAU atua no camelódromo visando a melhor organização e desenvolvimento das atividades comerciais desenvolvidas no local.
O secretário Auzani solicita que a comunidade denuncie as vendas, caso elas ocorram. As denúncias podem ser feitas pelos telefones (55)3411 – 5690 ou 3413 – 8753.
Karine Ruviaro

Vereador pede adesão do município ao Programa SIM

O vereador José Clemente (PSDB), solicitou ao prefeito Ronnie Mello (PP) a adesão ao Programa Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM), da secretaria estadual de Segurança Pública, recentemente lançado. O requerimento do Vereador foi aprovado em plenário ontem, 13/6, pelos demais vereadores. Além de solicitar a adesão, o requerimento envia detalhadas informações sobre o Programa.
A iniciativa de Clemente ocorreu após o Vereador ser informado, em reunião na secretaria de Segurança Pública, na última semana, que o município não aderiu, ainda, ao Sistema de Segurança Integrada com os Municípios, faltando apenas a formalização do ato (assinatura) por parte do Prefeito.
Em audiência com o Prefeito, Clemente Corrêa informou ao Chefe do Executivo Municipal a importância da adesão do município ao Sistema de Segurança Integrada com os Municípios, visto que o objetivo do programa é “integrar todas as esferas da segurança pública existentes no Estado do Rio Grande do Sul” e a “adesão ao SIM não vincula a necessidade de criação de novas estruturas ou órgãos que onerem os cofres públicos”.
Na ocasião, o Vereador solicitou que Ronnie formalize a adesão do município ao Programa e ressaltou ao Chefe do Executivo Municipal que dentre as ações desenvolvidas encontram-se, por exemplo, a prevenção ao uso de drogas, auxilio na formação e treinamento de agentes municipais de segurança, operações integradas entre as forças de segurança pública e a utilização de tecnologias integradas.
O programa é de suma importância da adesão do Executivo Municipal ao Sistema de Segurança Integrada com os Municípios, sobretudo para o fortalecimento da integração entre as forças de segurança pública, ações de prevenção à violência, formação e treinamento de agentes da segurança pública, fortalecimento da participação das redes comunitárias e o uso de tecnologias no combate ao crime.
Gabriela Barcellos

Câmara poderá conceder título de utilidade pública á CDL

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uruguaiana poderá receber o título de Utilidade Pública, concedido pela Poder Legislativo. O projeto de lei é de autoria do vereador Carlos Alberto Delgado de David (PP), e foi apresentado na última sessão ordinária. Agora, passará pela análise técnica das comissões da casa.
De acordo com o Vereador, o objetivo é reconhecer o “importante trabalho para o desenvolvimento econômico e social desta cidade”, desenvolvido pela entidade. Delgado explica ainda que, a CDL não tem fins lucrativo e visa amparar, defender, orientar e representar os seus legítimos interesses e de seus associados lojistas junto aos poderes públicos, promover a melhoria dos conhecimentos técnicos especializados e a aproximação entre dirigentes de empresas lojistas, para estimular o companheirismo e a colaboração, manter ação institucional e atividades, bem como ofertar serviços de utilidade pública, acompanhar e promover as iniciativas legislativas.
Gabriela Barcellos

Aprovado pedido para cedência de local para IGP

Foi aprovado pelo plenário da Câmara de Vereadores, na sessão ordinária de ontem, 13/6, o requerimento do vereador José Clemente da Silva Corrêa (PSDB), solicitando ao prefeito Ronnie Peterson Colpo Mello (PP), a cedência de um local com estrutura física adequada para instalação do Posto Avançado do Instituto Geral de Perícias (IGP).
Conforme Clemente, o requerimento nada mais é do que a formalização de um pedido já feito ao Prefeito, em recente encontro entre os dois políticos, após a direção estadual do IGP sinalizar que seria possível a implantação e consequente disponibilização dos serviços de perícias no município, caso houvesse a parceria do município em ceder o espaço físico.
O tema foi tratado em reunião entre Clemente e o diretor do Departamento de Perícias do Interior, Andrei Roehs Portilho. Na ocasião, ao tomar conhecimento que, “em Santana do Livramento há um índice bastante menor que o nosso, e lá estão lotados seis legistas e sete peritos, sugerimos que um desses profissionais venha a Uruguaiana e aqui permaneça por dois dias, em regime de plantão”, explica. O regime de plantão permaneceria em atividade até a contratação efetiva de profissional para atuar em Uruguaiana. O concurso público já está em andamento.
Para que tal medida seja viabilizada, Portilho mencionou as precariedades das instalações atuais, que não suportam um posto avançado, questionando sobre a possibilidade de cedência de uma nova sede por parte do município.
Atualmente, o posto do IGP funciona na Avenida Presidente Vargas, anexo à Delegacia de Polícia Civil. Conta com apenas dois servidores e enfrenta gravíssimos problemas estruturais. Com isso, não realiza serviços básicos, como exame de corpo de delito e necropsias.
“É fundamental que o Posto do Instituto Geral de Perícias, em Uruguaiana, possua reais condições de atendimento às demandas das forças policiais e da comunidade uruguaianense, visto que Uruguaiana é a maior cidade da fronteira oeste do Estado do Rio Grande do Sul e apresenta um índice considerável de crimes, que exigem a adoção de perícia técnica e a elaboração de laudos periciais”, explica Clemente na justificativa do requerimento. “Da mesma forma, entende-se que a garantia de um local apropriado para a instalação do Posto do Instituto Geral de Perícias, em Uruguaiana, fortalecerá as solicitações do Poder Público Municipal de Uruguaiana, visando o atendimento adequado do órgão em nosso município, sobretudo com a garantia de médico legista e demais profissionais necessários ao atendimento às demandas da comunidade uruguaianense”, concluiu.
Gabriela Barcellos

Painel - Ed. 2775

Doação

Na tarde de ontem, 13/6, o diretor administrativo-financeiro do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, Geovane Cravo, recebeu a doação de quatro Blenders (misturadores de ar comprimido/oxigênio) do Rotary Club Uruguaiana Cruzeiro do Sul por meio da presidente da entidade, Sumaya Leal Salomão. Os equipamentos doados deverão ser utilizados na UTI Neonatal.

Defesa Civil

Na segunda-feira, 12/6, a chefia da Defesa Civil Estadual, Tenente Coronel Jarbas Trois de Avila, visitou o escritório da Defesa Civil Regional em Uruguaiana. Na oportunidade, tratou das ações a serem desenvolvidas por ocasião da cheia do rio Uruguai e anunciou que estará liberando mais ajuda humanitária nos próximos dias. Na foto, Avila está ao lado do coordenador regional da Defesa Civil, major Rinaldo da Silva Castro.

Jogos

Na segunda-feira, 12/6, às 19h30min, aconteceu o evento “Jogos da Solidariedade”. As competições – em diversas modalidades – ocorreram no Ginásio Municipal. A inscrição foi solidária. Bastava doar um agasalho ou 1 kg de alimento não perecível. Ao todo, foram arrecadados em torno de 150 kg de alimentos e mais de 300 peças de roupas, as quais foram doadas as pessoas que enfrentam as cheias do Rio Uruguai.

Segtram

O nível do Rio Uruguai já atingiu a sede da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (Segtram) e o canil da Guarda Municipal (Romu). Atualmente, os cães estão em um local mais alto e seguro, ainda não sendo necessário a remoção ou deslocamento do canil para outro local. Os demais departamentos da Secretaria estão funcionando normalmente e não correm risco de ser atingidos.

Refis
Segue até o dia 30/6, o Programa de Regularização Fiscal (Refis), instituído pelo Poder Executivo por meio da secretaria Municipal de Fazenda. Por meio dele os contribuintes que estiverem em débito com o fisco municipal terão a oportunidade de regularizar suas pendências com descontos de juros e multas e ainda de forma parcelada – em até 18 vezes.

Cronograma
Fique atento aos locais onde as equipes da BRK Ambiental estarão implantando redes e ramais de esgoto. De segunda a sexta-feira, os trabalhos irão se concentrar nas seguintes ruas: Ibirocai; Ibicuí; Ruas 19, 13, 12; Guapitangui; Rua dos Álamos; Rua sem Denominação 43 e 52; Rua Camboatá, Touro Passo, Itapitocai, Imbaá, Quaraí e Irmãos Galante.

Plataforma 
Com o objetivo de aproximar a população de informações especializadas sobre promoção à saúde, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, lançou, na terça-feira, 13/6, a plataforma Saúde Brasil (www.saude.gov.br/saudebrasil). A ferramenta na internet faz parte de uma campanha que visa conscientizar a população brasileira de que a promoção da saúde é o melhor remédio para uma vida saudável. Todos os conteúdos e serviços estão baseados em quatro pilares: eu quero parar de fumar; eu quero ter peso saudável; eu quero me alimentar melhor; e eu quero me exercitar.

Colégio I
Acontece na sexta-feira, dia 16/6, às 21h, na sede da AFMU, o primeiro jantar-baile promovido pela direção do Colégio Agrícola Municipal Dr. Luiz Martins Bastos (CAM). No cardápio, paella campeira e saladas.

Colégio II
A noite será embalada com a música ao vivo de Daniel Cannes e a participação do Dj Topa. O ingresso individual custa R$ 20. Mais informações pelo telefone (55) 99637-6235 com Nino Oliveira (diretor).

Teatro
No dia 18/6, a partir das 17h, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, ocorre o teatro “A Incrível História da Princesa Feiurinha”. Sob comando da Cia de Teatro e Dança Clandestinos, o espetáculo será inspirado na obra de Pedro Bandeira. A entrada é 1 kg de alimento ou um agasalho mais R$ 1.

Câmara
Acontece no dia 19/6, às 9h30min, no Plenário do Palácio Borges de Medeiros, a Inauguração da Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó. Na ocasião, será ministrada Aula Magna pelo Sr. Florian Augusto Coutinho Madruga, Presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL).

FGTS inativo 
Hoje, 14/6, a Caixa Econômica Federal continua com horário estendido para atendimento exclusivo de saque das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A agência de Uruguaiana abre às 8h e fecha às 15h.

Alistamento
Jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2017 têm até 30/6 para cumprir o alistamento militar obrigatório, na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima do local de residência ou pela internet. O alistamento é obrigatório e, sem ele, o cidadão fica impedido, por exemplo, de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino – inclusive universidades.

Censo
Encerra amanhã, 15/6, o prazo para a entrega do Censo Funcional dos servidores ativos, inativos e pensionistas da Prefeitura de Uruguaiana. Os formulários deverão ser retirados pelos servidores nas suas respectivas secretarias ou por meio do portal eletrônico da Prefeitura.