sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Ed. 2652 - Um morto e duas casas incendiadas

Edição digital aqui...
  1. Faces perversas do autoritarismo no Brasil (II)
  2. Orçamento
  3. Carrapato
  4. Desenvolvimento
  5. Congresso
  6. Aniver I
  7. Aniver II
  8. Angus
  9. Trabalho
  10. Veterinários
  11. Política
  12. Noite da Pecuária I
  13. Noite da Pecuária II
  14. Direito
  15. Concurso
  16. Inscrições
  17. O jovem
  18. O velho
  19. Desfile
  20. O condenado
  21. O insistente
  22. Aumentos de salário passaram a ser anuais na atual legislatura
  23. Justiça cancela registro de candidatura de Egídio
  24. TRE diz que manifestação em grupo do WhatsApp pode
  25. Prefeitura aplica calote na Apae
  26. Médico de Uruguaiana descobre novo tratamento para hiperplasia de próstata
  27. Auditores realizam protesto em Uruguaiana
  28. Odebrecht Ambiental abre novas vagas para oficina de encanadores
  29. Bancários entram em greve na terça
  30. Campeões brilharam na Pista Central do Assis Brasil ontem
  31. Eduardo Móglia Suñe vence disputa para presidência da ABCCC
  32. Rapaz mata morador e ateia fogo em duas casas
  33. Schirmer é o novo secretário de Segurança Pública
  34. Dupla joga celulares para dentro da Modulada
  35. BM encontra veículo clonado
  36. Política para crianças
  37. Unipampa obtém mais de R$ 7 milhões para orçamento de 2016
  38. Unipampa divulga Processo Seletivo para Professores Substitutos em vários Campi
  39. Participação em desfiles deve ser remunerada
  40. Filmes estrangeiros tomam conta do setembro em Uruguaiana
  41. CineSesc: Escolas podem agendar visitas
  42. Gramado recebe astro internacional
  43. Comédia tem American Pie como inspiração
  44. Os óculos refletem a personalidade de uma pessoa
  45. Wesley Safadão exige feijão tropeiro no camarim
  46. SBT anuncia estreia do programa “Parque Patati Patatá”
  47. Malhação
  48. Sol Nascente
  49. Haja Coração
  50. Velho Chico
  51. William Bonner pode ser substituído por Evaristo Costa

Artistas de Uruguaiana já podem se inscrever para o Prêmio Empreendedor Cultural

O Prêmio Empreendedor Cultural, patrocinado pela AES Sul, busca estimular produtores que fazem a diferença em suas comunidades. Na terceira edição serão destinados 200 mil reais para projetos culturais de quaisquer segmentos ou linguagens artísticas. Os projetos deverão ser realizados por produtores em quaisquer dos 118 municípios da área de abrangência da AES Sul. As inscrições serão feitas pelo site www.empreendedorcultural.com.br, até o dia 21 de outubro. Para participar é preciso ser produtor pessoa jurídica com fins lucrativos, habilitado no Sistema Pró-Cultura RS e estar sediado na área de abrangência do prêmio. O projeto não precisa estar inscrito na LIC RS.
A seleção e a premiação acontecem em duas fases. Na primeira, os projetos serão analisados por uma comissão curadora, integrada por pessoas de notório saber e reconhecimento. Serão indicados 20 finalistas, que farão parte de uma imersão de três dias na Residência Sociocriativa, orientados pelo curador geral do projeto André Martinez (http://www.andremartinez.info), em Santa Maria (período de estudo e pesquisa colaborativa para aperfeiçoar os projetos, buscando expandir sua efetividade). Na segunda fase os trabalhos finalistas serão reapresentados e os ganhadores serão selecionados pelo comitê de premiação, composto pelo curador geral, empresa patrocinadora e profissionais da Cida Cultural, realizadora do projeto.
No dia 15 de setembro, às 18h30, o curador do projeto, André Martinez, participará de um bate papo online ao vivo para esclarecer dúvidas dos empreendedores (acesse https://youtu.be/bmc7HmtLGtc). O Prêmio também oferecerá capacitação para quem deseja criar projetos inovadores. Uma edição especial do curso “Inovação em Projetos 2.0” acontece em Santa Cruz do Sul, entre os dias 29 de setembro a 01 de outubro no Espaço Camarim.
Mantendo seu caráter cultural, os projetos precisam lidar de forma inovadora com um ou mais dos temas #BomPraHackear #FazGenteBrilhar #GeraOportunidades #MultiplicaaEnergia #LigaOsNós #CuidaDaVida. Saiba mais sobre cada #hashtag que pode ser aplicada nos projetos que serão inscritos:
#BomPraHackear
Um projeto é BOM PARA “HACKEAR” quando consiste em uma ótima ideia. Quando tem algo de muito especial que inspira e inquieta outros empreendedores. Um jeito de fazer simples, inovador, de baixo custo e alta efetividade que possa ser descoberto, aprendido, modificado e reaplicado por transformadores de outras realidades. Assim a sua inovação se renova e beneficia muito mais gente além do seu projeto!
#FazGenteBrilhar
Um projeto FAZ GENTE BRILHAR quando oferece às pessoas da região oportunidades de acesso, como expectadores, aprendizes ou protagonistas, a linguagens e repertórios artísticos e culturais. Ou quando valoriza a identidade e a memória locais, inclusive assegurando a grupos excluídos e minoritários o direito de se expressarem plenamente conforme suas próprias escolhas. Pense com carinho nos seus públicos, que diferença seu projeto faz na vida deles?
#GeraOportunidades
Um projeto GERA OPORTUNIDADES quando movimenta recursos físicos, financeiros, intelectuais e tecnológicos de um jeito que beneficia a comunidade. Pode ser gerando oportunidades de trabalho para pessoas e empresas da localidade. Usando moedas criativas e recursos compartilhados talvez. Pode ser ensinando profissionais e artistas. Ou aumentando a disponibilidade de espaços e equipamentos culturais na cidade. Quem sabe inventando aquela gambiarra que permite fazer coisas lindas com pouco dinheiro.  Procure ter em mente a diferença que o seu pequeno projeto faz para a sua aldeia.
#MultiplicaaEnergia
Um projeto MULTIPLICA A ENERGIA quando funciona como um agregador de esforços, um gerador de sinergia, consciente de que a união das partes é bem mais que a simples soma delas. Pense nas parcerias que precisa ou pode criar, fazendo com que seu empreendimento dialogue com o poder público, com governanças locais, movimentos sociais, com outros empreendedores da região. Cada aliança é uma oportunidade para semear uma cultura de cooperação capaz de promover consensos, pactos e desafios comuns, racionalizando o uso de recursos e multiplicando os benefícios culturais, sociais, econômicos e ambientais. Quem abraça essa ideia incrível que você está querendo transformar em realidade?
#LigaOsNós
Seu projeto LIGA OS NÓS quando conecta o seu trabalho com o de outros empreendedores, tecendo ou articulando-se em redes de conhecimento e colaboração. Nas redes de conhecimento há intercâmbio de informações, conhecimentos e experiências entre pessoas envolvidas com temas parecidos ou complementares aos que você trabalha ou pesquisa. Cada ponto da rede é um nó ligado a outros nós, e geralmente essa troca ocorre por meio da Internet. As redes de conhecimento também podem ser redes de colaboração, arranjos territoriais ou virtuais onde os nós compartilham recursos, infraestrutura e serviços, entre outros aspectos, e conciliam objetivos particulares com objetivos coletivos.
#CuidaDaVida
Um empreendimento CUIDA DA VIDA quando compreende que o cuidado com o meio ambiente começa no cuidado com as pessoas e com a forma como elas se relacionam. Quando o diálogo é uma prática constante usada para transformar conflitos em sabedoria e em convivência. Quando o respeito ao meio ambiente e à diversidade cultural são valores presentes em cada detalhe na forma como o projeto é concebido. Pense no ecossistema, pense em diferenças, pense em praticar, pense em educar, há infinitas formas de cuidar da vida, qual é a sua?

Unipampa ofertará exame de proficiência em Língua Espanhola


Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) publicou o Edital nº 205/2016, que rege a realização do Exame de Proficiência em Língua Espanhola. As inscrições podem ser feitas no período de 01 a 21 de setembro de 2016, por meio do preenchimento e envio do formulário, disponível em http://online.unipampa.edu.br/ingressos/posgraduacao. Após efetuar a inscrição, será gerada uma Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 35, que deverá ser enviada com o comprovante de recolhimento da taxa ao e-mail propg@unipampa.edu.br.
Podem inscrever-se para a realização do exame alunos dos programas de Pós-Graduação da Unipampa, regularmente matriculados em 2016; graduandos da Unipampa, com previsão de conclusão da graduação no segundo semestre de 2016 e devidamente matriculados; egressos dos cursos de graduação da Unipampa; egressos dos cursos de graduação de outras Instituições de Ensino Superior; e, servidores da Unipampa (docentes e técnico-administrativos).
A divulgação das inscrições deferidas e indeferidas está prevista para acontecer até o dia 10 de outubro, por meio da página http://porteiras.r.unipampa.edu.br/portais/prpg/editais/. A prova será realizada no dia 02 de novembro de 2016, nos dez campi da Unipampa, sendo de responsabilidade do candidato a escolha do local da prova, no momento do preenchimento da ficha de inscrição. 
A prova terá duração de três horas. O candidato deverá comparecer ao campus selecionado, no mínimo, com 30 minutos de antecedência, munido de documento de identidade com foto.
Para consultar o cronograma, os documentos válidos e o programa do exame de proficiência, acesse o Edital nº 205/2016.

190 em ação

Assalto
Um rapaz teve o telefone celular roubado por dois homens em um assalto. O crime ocorreu na Rua Santos Dumont e os homens fugiram em direção ao Motel Star.
Geladeira
Duas pessoas foram detidas pela Brigada Militar depois de serem flagradas na rua, carregando uma geladeira, sem as referidas notas, em um carrinho de mão. O casal foi levado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e depois do registro, foi liberado. A geladeira foi apreendida.
Furto I
Dois homens foram detidos pela Brigada Militar depois de uma denúncia anônima de que os mesmos estavam furtando fios na rodovia. Eles contaram à polícia que encontraram o material abandonado e então decidiram pegar, e pretendiam vender. Foi registrada uma ocorrência por furto e os dois foram liberados pouco depois.
Furto II
Duas mulheres, de nacionalidade argentina, foram presas por furto. Elas foram flagradas furtando rolos de linhas de crochê em uma loja no centro da cidade. Elas foram conduzidas à Delegacia de Polícia, pela Brigada Militar, onde foram autuadas em flagrante delito.
Furto III
Um telefone celular foi furtado de uma casa localizada na Rua Prado Lima. A dona, que não tem suspeitos, contou à Polícia que a porta da cozinha da residência estava aberta e o telefone estava sobre a mesa.
Desaparecimento
Marne Assis Borges, 72 anos, está desaparecido desde às 9h de ontem, 31/8. Qualquer informação pode ser repassada diretamente à família através do dos telefones 3411-1158 e 91821093, com Glaci, ou para a Polícia Civil, no 3412 1127, e Brigada Militar através do 190.

Órgãos de segurança irão paralisar hoje


Gabriela Barcellos

Órgãos de segurança realizam hoje uma paralisação em protesto ao novo parcelamento dos salários pelo Governo do Estado. Os servidores receberam R$ 800 de salário nesta primeira parcela.
Na Polícia Civil, a previsão é de que sejam registrados somente os casos de flagrante delito e ocorrência graves, de crimes como estupro, homicídio e latrocínio. Os registros de ocorrência de menor gravidade não deverão ser realizados. Em assembleia geral, a Associação dos Delegados de Polícia (Asdep) decidiu pela a) paralisação ao longo desta quinta-feira, atendendo somente os casos graves, a critério do delegado; b) suspensão das operações policiais, não apenas até a integralização do subsídio referente ao mês de agosto, mas até que o Governo do Estado solucione a falta de vagas nos presídios, motivadora da manutenção ilegal de presos em delegacias de polícia, o que coloca em risco a vida dos policiais, dos presos e da população (situação que virou rotina nas delegacias da capital e região metropolitana); c) manutenção apenas do atendimento essencial, a critério da autoridade policial, até a integralização do salário; d) não participação dos delegados nos desfiles de 7 e 20 de setembro, pela incoerência de dispender os já insuficientes recursos materiais e humanos com que contam os órgãos da Polícia Civil atualmente; e) expor à sociedade, inclusive através da imprensa, a crise da segurança pública, com dados referentes aos crimes que vêm acontecendo, falando sobre as dificuldades diárias para bem desempenhar o trabalho de polícia judiciária. As medidas são consideradas como orientações, ficando a critério de cada delegado de polícia.
O Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado do Rio Grande do Sul (Amapergs) também emitiu nota orientando a paralisação das escolas e manutenção somente dos serviços básicos, dentro das casas prisionais. De acordo com o diretor do Instituto Penal de Uruguaiana (IPU), Nilton Moreira, não há audiências marcadas para hoje e, portanto, a medida não deverá afetar em nada a rotina da casa prisional. Já na Penitenciária Modulada, de acordo com o diretor, Sandro Borlina, uma reunião entre os agentes será realizada nesta manhã para definir se a casa irá aderir à paralisação.

Delegado indicia bonde ‘Mete Terror’








Gabriela Barcellos

Cinco jovens adultos e três adolescentes responderão pela tentativa de homicídio ocorrida na noite do último dia 21, domingo, na Rua Duque de Caxias, quando Ednilson da Silva Leguiçano, 19 anos, foi ferido com uma facada na região abdominal e outra na cabeça, além de ter sofrido vários chutes e socos. O inquérito policial, da 1ª Delegacia de Polícia, e o procedimento de apuração de ato infracional, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) foram entregues à Justiça ontem, 31/8, com os indiciamentos. As investigações, nos dois casos, foram conduzidas pelo delegado Enio Tassi.
Jean Luca Nunes Vargas, Cristofer Fagundes, conhecido como ‘Costelinha’, Arilson Rafael Jacques Goulart, Miguel, Catarino Vargas Pinto Júnior, conhecido como ‘Melena’ e José Augusto Alexandre Merck, o ‘Fuca’, foram indiciados por tentativa de homicídio qualificado por recurso que dificultou a defesa da vítima, e ainda por associação criminosa majorada pela participação ade adolescentes.

Adolescentes
Já os adolescentes, L.P.P., de de 16 anos, que seria o autor das facadas, uma menina, T.F. de 17 anos, e outro menino, M.V.F.M. de 14 anos, que se apresentou à polícia posteriormente, responderão por associação criminosa, tentativa de homicídio e, no caso da adolescente, por porte de arma de fogo. Na ocasião, os policiais encontraram com ela um revólver calibre 32 municiado. Por tratar-se de menores, porém, o procedimento tramita separadamente.

O crime
Os acusados são integrantes do bonde ‘Mete Terror’, da União das Vilas. Já a vítima, Ednilson, seria integrante de um bonde rival, da mesma localidade, e em um enfrentamento anterior teria ferido o irmão de um dos agressores. Ao longo da investigação, surgiram indícios de outros enfrentamentos.

Emater apresenta tecnologia para combater insetos e pragas nas lavouras


Gabriela Barcellos

Técnicas para manter as pragas e patógenos longe das lavouras de milho e soja estão disponíveis no espaço da Emater, conveniada à secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, na 39ª Expointer. Trata-se do Manejo Integrado de Pragas (MIP), que reduz o custo da lavoura.
O MIP é uma tecnologia de monitoramento da população de insetos e pragas nas lavouras que é colocada em prática pela Emater/RS-Ascar em 53 municípios do Estado e, pela primeira vez, está na Expointer. O trabalho tem como objetivo fazer com que os produtores adotem um manejo eficiente de pragas que atacam as lavouras, explica o agrônomo da Emater Guilherme Martins Costa.
O agrônomo ressalta ainda que o MIP é indicado porque reduz, principalmente, o uso de inseticidas e de fungicidas nas áreas monitoradas e isto resulta na diminuição do custo da lavoura porque o produtor gasta menos com a compra de defensivos e ainda preserva o meio ambiente e cuida da saúde da humana.
A metodologia de Manejo Integrado de Pragas (MIP) a ser empregada nas lavouras de soja é diferente da utilizada no milho. Na Expointer 2016 há milho plantado para que os agricultores vejam, na prática, como se utilizam armadilhas com feromônios que atraem as mariposas (forma adulta da lagarta do milho) para verificar a ocorrência e frequência de pragas na lavoura para saber quando e quanto de defensivo deve ser aplicado.
No caso da soja, o monitoramento é feito por meio de inspeções semanais para verificar o número e o tamanho das pragas existentes na lavoura, assim como o nível de danos ocasionados em relação ao estágio de desenvolvimento da planta. 
Para estas inspeções usa-se o pano de batida, que consiste em um pano de 1m x 1,5m de largura, de cor branca, que é colocado numa fileira de soja para coletar amostras das pragas e identificar inimigos naturais.
A quantidade de insetos que aparecem no pano de batida é contabilizada pelo produtor e as informações são lançadas em uma ficha de controle. Assim, os agricultores sabem quando haverá a necessidade de aplicação de defensivos agrícolas, os produtos recomendados, dosagem e aplicação correta.
Em Palmares do Sul, por exemplo, com o monitoramento da lavoura de soja foram reduzidas em quatro as aplicações de inseticidas, reduzindo em R$ 200 o custo do hectare da lavoura, explica Alex Côrrea, agrônomo da Emater em Palmares do Sul.

Ile de France e Romney Marsh já têm campeões


Gabriela Barcellos

Foram escolhidos na manhã de ontem, 31/8, os melhores exemplares de ovinos das raças Ile de France e Romney Marsh da 39ª Expointer. A Cabanha São Paulino, de Luiz Alfredo Horn, de Vacaria, levou o título de grande campeão com a fêmea Ile de France (box 492). Na categoria macho, quem recebeu a premiação foi Gaspareto 756 (box 515), da Cabanha São Roque, de Flores da Cunha.
Os grandes campeões da Romney Marsh vêm da Cabanha São Francisco, de Bagé, de Manoel Sarmento. Os vencedores são Paty Chan Malevo (b0x 129) e São Chico 4772 (box 139).