sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Ed. 2679 - Defrec prende três traficantes

Leia aqui a edição digital...
  1. Receita para capturar o Leão
  2. Wolf Genética & Pitangueira
  3. Princesas I
  4. Princesas II
  5. Vagas Sine
  6. Incentivo I
  7. Incentivo II
  8. Ovinocultura
  9. Parabéns I
  10. Parabéns II
  11. Parabéns III
  12. Seminário do 3º Setor
  13. Estupros
  14. Etnias
  15. Diplomação dos eleitos acontece dia 16 de dezembro
  16. AL debate orçamento 2017
  17. Privatização e extinção de estatais é pauta na AL
  18. Combate à violência doméstica pode ser tema curricular
  19. Casa do Artesão será entregue ao Irga
  20. Santa Casa ganhará reforço financeiro
  21. Táxis terão nova tarifa
  22. Fronteira-oeste tem vagas para salva-vidas
  23. Cidade começa a receber decoração natalina
  24. Plantio do arroz não deve ser concluído até o fim do período ideal
  25. Concurso de Carcaças coroa qualidade do Angus
  26. Bayer, Braskem e Pacifil Brasil anunciam parceria para o agronegócio brasileiro
  27. Defrec prende traficante no Salvador Faraco
  28. DPCA faz buscas por adolescente desaparecida
  29. Boa mãe
  30. Desobediência
  31. Amigo
  32. Assalto I
  33. Assalto II
  34. Acidente
  35. Arrombamento
  36. Enem é adiado para 240 mil candidatos por causa de ocupações
  37. Laura realiza Feira do Livro
  38. Instituições de ensino podem aderir a partir de segunda-feira
  39. Itens usados nas Olimpíadas são doados para a Unipampa
  40. Grêmio decide título da Copa do Brasil na Arena
  41. Após suspensão por cinco jogos, Grêmio deve tentar reduzir pena de Edílson
  42. Inter tenta segurar o líder fora de casa
  43. Sub 9 participa de quadrangular final
  44. Gengibre na gravidez: conheça os benefícios
  45. Reprise de “Cheias de Charme” bate recorde de audiência
  46. Walther Negrão é afastado de “Sol Nascente” e Suzana Pires assume
  47. Malhação
  48. Sol Nascente
  49. Haja Coração
  50. A Lei do Amor
  51. “Jogo da Memória” vira minissérie para 2018

Uruguaiana recebe espetáculo de dança contemporânea


Nesta quinta-feira (03/11), às 21h, a cidade de Uruguaiana recebe o espetáculo gratuito “Não me toque, estou cheia de lágrimas – Sensações de Clarice Lispector”, do grupo GEDA Cia de Dança Contemporânea. A apresentação, que ocorrerá no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa (Rua XV de Novembro, 1844), traz uma obra coreográfica baseada na personalidade e no mundo misterioso e fascinante da escritora. No mesmo dia, a partir das 15h, acontece a oficina “Dramaturgia de Movimento”, no Clube Comercial (Rua Quinze de Novembro, 1822). 
O espetáculo de dança apresenta a estrangeiridade da prosa, a singularidade dos livros e os movimentos que Clarice Lispector executou na vida desde o nascimento até a morte provoca a concepção da obra solo “Não me toque, estou cheia de lágrimas”, que enfatiza a perturbação e inquietação da mulher paradoxal, sombria e corajosa. Sua intimidade com as palavras refletiu a necessidade de se expressar em uma moldura gestual, ora sofisticada ora impregnada de mágoas e reflexões sobre a vida. 
Já a oficina “Dramaturgia de Movimento” será ministrada pela diretora e coreografa da GEDA Cia de Dança Contemporânea, Maria Waleska Van Helden. Na oportunidade, 30 participantes, entre eles alunos, professores, gestores em dança e/ou teatro, a partir de 16 anos, poderão desenvolver competências criativas em dança contemporânea. Além disso, será um momento para pesquisar o espaço corporal e conexões articulares dos integrantes, oportunizando o contato com o trabalho reproduzido pelo grupo GEDA.

Sant’Ana participou da etapa Mirim e Infantil do Maristão


Daiany Mossi

Atletas das equipes de voleibol, basquete, futsal e futebol do Colégio Marista Sant’Ana participaram dos jogos da etapa Mirim e Infantil do Maristão, em Porto Alegre. Cerca de 90 estudantes participaram do campeonato, que reuniu mais de  1,6 mil atletas de 19 Colégios Maristas de 13 cidades do Rio Grande do Sul e de Brasília. Os estudantes Luiz Ernesto Doval, Betina Faga Bergallo (Basquete) e Ana Dulia Tesche (voleibol) foram escolhidos, pela comissão técnica dos jogos, atletas destaques na competição.
A delegação do colégio conquistou os seguintes resultados:
·1º lugar: Basquete Feminino Infantil
·2º lugar: Basquete Feminino Mirim
·2º lugar: Basquete Masculino Mirim
·2º lugar: Voleibol Feminino Infantil
·3º lugar: Basquete Masculino Infantil

Reitor da Unipampa participa de VIII Seminário Internacional do Grupo Coimbra


Por Franceli Couto Jorge

Na terça-feira, 25, a programação do VIII Seminário Internacional do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras e do I Encontro de Reitores Brasil-Itália contou com a mesa-redonda “Relatos das universidades brasileiras e italianas: características, prioridades e expectativas em relação a acordos bilaterais”. A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) participou da discussão, que envolveu mais três universidades brasileiras e cinco universidades italianas, além dos coordenadores da mesa, a reitora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Cleuza Maria Sobral Dias, e o reitor da Universidade de Bolonha, Francesco Ubertini.
O reitor da Unipampa, professor Marco Antonio Fontoura Hansen, após cumprimentar os componentes da mesa, falou sobre a estrutura das cooperações internacionais futuras. “Primeiramente, temos que conhecer o potencial de cada uma de nossas universidades para fazermos com que nossos pares se aproximem de maneira menos burocrática e mais ágil”, comentou Hansen. O reitor fez uma breve apresentação da Unipampa com o número de discentes e cursos ofertados, além da multicampia. “É uma universidade jovem com somente oito anos de existência e dez anos de atividades”, frisou. 
“Como inovações no ensino, temos em alguns campi novas formas de agregar conhecimento aos alunos com bacharelados e licenciaturas interdisciplinares, em que os alunos escolhem os componentes curriculares de um tronco comum e, ao final, dirigem-se para o curso que tem maior afinidade, diminuindo a retenção e a evasão”, explicou Hansen. O reitor falou, ainda, sobre os intercâmbios, tanto de acadêmicos como de docentes. “Podemos fazer com que os discentes egressos da Unipampa venham se especializar na Itália e em outros países, além de buscar a troca de experiências com a mobilidade de professores e técnicos, também a troca de experiências de gestores para o aperfeiçoamento de nossas instituições”, relatou.
Hansen também destacou o trabalho da Diretoria de Assuntos Estratégicos, Relações Institucionais e Internacionais (Daeinter) com cursos preparatórios básicos de idiomas aos alunos intercambistas. “Precisamos de ações preparatórias para fornecer cidadãos para o mundo como embaixadores capazes de conquistar intercâmbios nas mais diferentes áreas do conhecimento”, disse. E finalizou: “A Unipampa está aberta para o mundo e com as Universidades Italianas podemos materializar ações de cooperação bilateral que seja o mais breve possível”.
Na oportunidade, o gestor da Unipampa fez a entrega de um material da Daeinter da Unipampa para o reitor da Universidade de Parma, professor Lori Borghi, e para a presidente da GCUB, a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professora Ângela Maria Paiva Cruz.

190 em ação

‘Gato’ no telhado
Um homem foi preso em flagrante por ‘outros furtos’. Ele foi flagrado no telhado de uma escola, por um guarda municipal. Seu comparsa fugiu e não foi mais encontrado.

Assalto I
Um posto de combustível localizado na Rua Joaquim Murtinho foi alvo de bandidos. Dois homens em uma motocicleta vermelha chegaram no local, renderam funcionários e fugiram levando o dinheiro no caixa. No último dia 14 o mesmo estabelecimento já havia sido assaltado por uma dupla, desta vez em uma motocicleta preta.

Assalto II
Um taxista foi assaltado por um casal, durante uma corrida de taxi e teve cerca de R$ 80 roubados. Ele contou que a dupla estava armada e que o homem lhe segurou pelo pescoço e o ameaçou.

Ameaça
Um homem registrou ocorrência por ameaça contra um parente da ex-mulher. Ele contou que o homem o abordou na rua e prometeu que “vão acertar as contas”, referindo-se a um desentendimento que teve com a mãe do rapaz.

Pedras
Um morador da Rua Venâncio Aires registrou ocorrência policial depois que sua casa foi alvejada por pedras. Ele apontou um vizinho como autor do vandalismo. A ocorrência por registrada como perturbação de tranquilidade.

Perseguição
Um homem procurou a polícia para registrar uma ‘perseguição’. Ele contou que seu ‘perseguidor’ há meses o provoca e o ‘chama para briga’. Nesta semana, lhe deu uma pedrada. O fato foi registrado como outros crimes.

Policiais militares serão capacitados para atuar na Patrulha Maria da Penha

Gabriela Barcellos

Começa na segunda-feira, 7/11, a 20ª edição do Curso de Capacitação de Policiais Militares para compor a Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar. As aulas acontecem na Academia de Polícia Militar de Porto Alegre. Serão quatro turmas, com carga horária de 30 horas, que durante três dias debaterão temas como violência de gênero. 
Atualmente, a Patrulha Maria da Penha está presente em 27 municípios no Rio Grande do Sul e conta com 788 policiais militares capacitados a atender as ocorrências. Em Uruguaiana, a Patrulha foi instalada em 2014, juntamente com a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), da Polícia Civil, chefiada pela delegada Caroline Huber.
O curso mostra ao policial militar a forma adequada de acolher a mulher vítima de violência de gênero, de escutá-la e de estabelecer uma relação de confiança, além de orientá-la sobre onde e qual o momento mais adequado de buscar ajuda para que ela própria encontre a solução do seu problema. Também serão tratados temas como polícia comunitária, estatística da violência doméstica e familiar no Rio Grande do Sul, aspectos gerais sobre violência de gênero e Lei Maria da Penha.
De acordo com a coordenadora estadual da Patrulha Maria da Penha, a capitão Clarisse Heck, o policial militar que concluir o curso sairá capacitado a melhor entender a complexidade deste tipo de violência e o papel da Brigada Militar na rede de atendimento.

BM prende ladrão de celular

Gabriela Barcellos

Um homem foi preso depois de assaltar uma mulher na Rua Estilac Leal, bairro Alexandre Zachia. Bruno Gomes, de 22 anos, estava em uma motocicleta laranja e, roubou o telefone celular da vítima. A Brigada Militar foi acionada e rapidamente o encontrou, na Rua Santos Dumont, nas proximidades da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec).
Ele resistiu a abordagem e os policiais militares tiveram que usar a força para contê-lo, inclusive algemando-o. Em meio à ocorrência, uma irmã do acusado tentou interferir no trabalho da polícia e chegou a agredir os policiais com empurrões. Ela também foi levada à Delegacia.
Na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), Bruno foi reconhecido pela vítima. O telefone celular, que ainda estava sob sua posse também foi reconhecido e devolvido à vítima. O delegado de plantão, Enio Tassi, o autuou em flagrante por roubo.

Polícia Civil apreende menor acusado de homicídio

B.V.F.P. é o autor das facadas que mataram o soldado Luiz Henrique do Nascimento Barcelos, no último dia nove, na Praça do Barão.


Gabriela Barcellos

A Polícia Civil aprendeu na tarde de terça-feira, 1/11, o autor do homicídio ocorrido na madrugada do último dia nove, na Praça Barão do Rio Branco. B.V.F.P.V. tem 17 anos – 16 à época do crime – e estava na casa do pai, na Rua Prado Lima. Ele foi encaminhado à Fundação Case.
Para a Polícia, não há dúvidas de que foi ele quem efetuou os dois golpes de faca no peito de Luiz Henrique do Nascimento Barcelos, de 19 anos. Uma delas, aliás, acertou em cheio o coração da vítima.
Chefiada pelo delegado Enio Tassi, a investigação apontou que o adolescente, sua ‘esposa’, o irmão e outras duas pessoas trafegavam pela Rua XV de Novembro e, quando passavam pela Praça do Barão – já próximo ao cruzamento com a Rua Santana – encontrou a vítima, que também estava com um grupo de pessoas. Um dos membros do e um dos grupos ‘encarou’ um membro do outro grupo e, por conta disso uma discussão se formou, e rapidamente se transformou em briga. Em meio a briga, B.V.F.P.V. efetuou os golpes contra Luiz Henrique e fugiu do local. A vítima, que não tinha passagens pela polícia e era soldado do 8º Regimento de Cavalaria Mecanizada (RCMec), chegou a ser socorrida, mas não resistiu.
A morte de Luiz Henrique foi rapidamente esclarecida pela 1ª Delegacia de Polícia e o procedimento de apuração de ato infracional (nome dado ao inquérito policial que tem um adolescente como autor) encaminhado à Justiça, com o pedido de internação do menor. No entanto, a resposta do Poder Judiciário à solicitação do Delegado veio somente nesta semana, cerca de 15 dias depois.
B.V.F.P.V. foi indiciado por homicídio qualificado por recurso que dificultou a defesa da vítima. Apesar da pouca idade, o adolescente é ‘casado, pai de um bebê, e tem passagem pela polícia por tráfico de drogas. Ele foi flagrado, na escola em que estudava, com quatro buchas de maconha. Na ocasião, o telefone celular dele também foi apreendido e revelou negociações de compra e venda de entorpecentes.

Congresso online gratuito debate Direito Público

Gabriela Barcellos

Durante o mês de novembro acontece a sexta edição do Congresso Jurídico Online. O evento é desenvolvido pelo CERS Cursos Online, e é uma oportunidade para advogados, estudantes e interessados se atualizarem. Nesta edição, o foco dos debates será o Direito Público que ampliará as discussões relacionadas ao Direito Tributário, ao Direito Administrativo e ao Direito Constitucional. O evento acontece em duas etapas: os Fóruns e o próprio Congresso.
Os Fóruns Online Gratuitos acontecerão todas as terças-feiras, até 22/11, sempre a partir das 19h, com exceção do dia 16/11 (quarta-feira), e irão antever os principais assuntos que estarão presentes no Congresso.
O Congresso Jurídico Online será realizado entre os dias 23 e 25 e, assim como nos Fóruns, irá contar com a presença de grandes nomes do Direito brasileiro, como o Doutor em Direito Público e em Direito Tributário, José Roberto Vieira, a Ministra Eliana Calmon, o Promotor de Justiça Emerson Garcia, entre outros. Todos participarão de mesas redondas debatendo os temas mais comentados no universo do Direito Público através de transmissões ao vivo.
O evento será transmitido ao vivo para todo o Brasil via web, de forma totalmente gratuita. Além disso, é possível interagir em tempo real com os especialistas enviando dúvidas e comentários através do aplicativo CERS no Bolso, disponíveis para download na Apple Store ou na Play Store.

Confira as principais alterações no CTB, em vigor desde terça-feira

Entrou em vigor na terça-feira, 1/11, a Lei 13.281/16, que altera vários artigos do Código de Trânsito Brasileiro. As mudanças afetam diretamente o condutor e endurecem as penalidades para os condutores infratores. As multas ficaram mais caras, o prazo para suspensão do direito de dirigir foi aumentado e algumas infrações foram agravadas. Confirma a lista com as principais alterações.
Multas
A infração gravíssima, que antes tinha multa de R$ 191,54, passou a ter o valor de R$ 293,47. Já as multas por infração grave passaram de R$ 127,69 para R$ 195,23. Para infração média as multas passaram de R$ 85,13 para R$ 130,16. Já as infrações leves, que antes tinham o valor de multa de R$ 53,20 agora são de R$ 88,38. Este é o primeiro reajuste nos valores das multas desde a entrada em vigor do CTB.
Valores dos multiplicadores (citação)
Gravíssima X 2 – de R$ 586,94
Gravíssima X 3 – de R$ 574,62 para R$ 880,41
Gravíssima X 5 – de R$ 957,70 para R$ 1.467,35
Gravíssima X 10 – de R$ 1.915,40 para R$ 2.934,70
Gravíssima X 20 – de R$ 3.830,80 para R$ 5.869,40
Gravíssima X 60 – de R$ 11.492,40 para R$ 17.608,20
Telefone celular
Para os legislatores, a distração dos condutores aumentou muito com a popularização dos smartphones. Considerando isso, dirigir falando no celular ou manuseando o aparelho, passou aser considerada infração gravíssima
O uso do aparelho comprovadamenter aumenta consideravelemnte. Um recente estudo recente do Departamento de Trânsito dos Estados Unidos (NHTSA) apontou que a possibilidade de acidente aumenta em 400% quando o motorista está utilizando o telefone celular. A pesquisa aponta um risco ainda maior – e muito – em relação a embriaguez.
Recusa ao bafômetro
A nova lei inseriou uma infração específica para aqueles condutores que se recusarem a se submeter ao teste do etilometro, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar a influência de álcool ou outra substância no organismo. Se se negar, o condutor recebe uma multa de dez vezes o valor base e, em caso de reincidência no período de 12 meses, a penalidade será aplicada em dobro.
Vagas exclusivas
A partir de agora desrespeitar as vagas de estacionamento exclusivas para pessoas portadoras de necessidades especiais ou idosos será uma infração gravíssima e não mais infração grave. Com os valores já reajustados, a multa será de R$ 293,47.
Sem habilitação
Se o condutor for flagrando sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH, ou se possuir o documento da habilitação, mas estiver cumprindo pena de cassação ou suspensão, será considerada infração gravíssima, com valor alterado de R$ 574,62 para R$ 880,41.
Recolhimento
Os serviços de recolhimento, depósito e guarda de veículo poderão ser executados diretamente pelo órgão de trânsito ou por particular contratado por ele. Os custos serão de responsabilidade do proprietário do veículo rebocado. A medida, no entanto, não impede que os estados estabeleçam a cobrança por meio de taxa instituída em lei. Na prática, autoriza o governo a licitar depósitos e serviços de recolhimento dos veículos.
Homicídio
A Lei retirou do Código a pena de reclusão de dois a quatro anos para homicídio culposo praticado por motorista que atuou em racha ou que estiver embriagado ou em uso de substâncias psicoativas responsáveis pela redução de sua capacidade de dirigir. Para os legisladores, a intenção é resolver controvérsia de enquadramento desses crimes no Código de Trânsito e permitir ao juiz usar a pena de homicídio culposo prevista no Código Penal, que pe de um a três anos de detenção, ou a de homicídio doloso, de seis a 20 anos de reclusão.
Profissionais
Para os motoristas profissionais, não será mais obrigatória a participação em curso preventivo de reciclagem ao atingir 14 pontos de multas na Carteira. A participação será uma opção do motorista para que, após o curso, a pontuação seja zerada.
Pagamento
Caso o condutor infrator opte por não apresentar defesa prévia nem recurso, reconhecendo o cometimento da infração, poderá efetuar o pagamento da multa por 60% (sessenta por cento) do seu valor, em qualquer fase do processo, até o vencimento da multa.
Pontuação
Atualmente quem atinge 20 pontos na CNH, no período de um ano, está sujeito à penalidade de suspensão do direito de dirigir a partir de um mês. Com a nova lei, o prazo mínimo será de seis meses e, em caso de reincidência no período de um ano, o prazo será de oito meses a dois anos.
Já se o condutor cometer uma das 19 infrações que levam a suspensão direta do direito de dirigir, o prazo passará a ser de dois até oito meses e, em caso de reincidência em um ano, os prazos serão de oito a 18 meses.
Suspenção direta
Algumas infrações levam direto a suspensao do direito de dirigir. São elas:
– dirigir sob efeito de álcool ou outra substância psicoativa que gere dependência;
– promover ou participar de competição, eventos organizados, exibição e demonstração de perícia em monobra de veículo, sem permissão da autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via;
– disputar corrida por espírito de emulação (competição ou rivalidade) em vias públicas;
– efetuar manobras perigosas, arrancadas, derrapagem ou frenagem em vias públicas;
– forçar passagem entre veículos que estejam ultrapassando;
– ameaçar pedestres que cruzam a via ou veículos;
– transpor bloqueio policial;
– transitar em qualquer via em velocidade superior à máxima em mais de 50%;
– dirigir motocicleta sem capacete, viseira, óculos ou vestuário exigido por lei;
– passageiro sem capacete ou fora do banco ou carro lateral;
– motociclista fazendo malabarismos ou equilibrando-se em uma roda;
– motocicleta com faróis apagados, ou com criança menor de sete anos ou sem condições de cuidar-se;
– deixar de prestar ou providenciar socorro à vítima de acidente ou evadir-se do local;
– deixar de sinalizar o acidente de trânsito e afastar o perigo, identificar-se, prestar informações ou acatar determinações da autoridade.
Depois de cumprida a penalidade é possível recuperar a CNH após um Curso de Reciclagem que é ministrado por entidades credenciadas pelo Detran.