sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Policiais militares serão capacitados para atuar na Patrulha Maria da Penha

Gabriela Barcellos

Começa na segunda-feira, 7/11, a 20ª edição do Curso de Capacitação de Policiais Militares para compor a Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar. As aulas acontecem na Academia de Polícia Militar de Porto Alegre. Serão quatro turmas, com carga horária de 30 horas, que durante três dias debaterão temas como violência de gênero. 
Atualmente, a Patrulha Maria da Penha está presente em 27 municípios no Rio Grande do Sul e conta com 788 policiais militares capacitados a atender as ocorrências. Em Uruguaiana, a Patrulha foi instalada em 2014, juntamente com a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), da Polícia Civil, chefiada pela delegada Caroline Huber.
O curso mostra ao policial militar a forma adequada de acolher a mulher vítima de violência de gênero, de escutá-la e de estabelecer uma relação de confiança, além de orientá-la sobre onde e qual o momento mais adequado de buscar ajuda para que ela própria encontre a solução do seu problema. Também serão tratados temas como polícia comunitária, estatística da violência doméstica e familiar no Rio Grande do Sul, aspectos gerais sobre violência de gênero e Lei Maria da Penha.
De acordo com a coordenadora estadual da Patrulha Maria da Penha, a capitão Clarisse Heck, o policial militar que concluir o curso sairá capacitado a melhor entender a complexidade deste tipo de violência e o papel da Brigada Militar na rede de atendimento.

0 comentários: