segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Diretor descarta a vinda de presos de Charqueadas para Uruguaiana

A Penitenciária Estadual de Charqueadas (PEC), na Região Metropolitana de Porto Alegre, está impedida de receber novos presos desde quinta-feira (30). A decisão foi do juiz Paulo Augusto Oliveira Irion, que ainda determinou que a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) reduza para 772 a população carcerária do local, em um prazo de 45 dias. Uma inspeção do Ministério Público verificou que existem 871 detentos na PEC, cuja capacidade é de 336. No pedido de interdição encaminhado à Justiça pelo Ministério Público, consta que há cerca de 30 apenados em celas com capacidade máxima para oito pessoas. O relatório ainda aponta deficiência na guarda, com apenas sete agentes penitenciários. O juiz aponta a omissão do estado como grande culpado para a situação insustentável que vive a casa carcerária. Ele relata que, assim como o Presídio Central de Porto Alegre, a Penitenciária de Charqueadas tornou-se um depósito de seres humanos. Assim que a interdição foi anunciada, passou-se a falar da possível transferência de presos ao Interior do RS, e Uruguaiana como de costume, poderia ser uma opção. Em entrevista, o diretor da Penitenciária de Uruguaiana, Fernando Aranda, descartou essa possibilidade, pelo menos por enquanto. Ele esclarece que a interdição proíbe a entrada de novos presos e que “escoamento” se dará ao tempo que presos tenham suas penas concluídas. Quanto aos uruguaianenses que cumpriam pena em Charqueadas, Aranda destaca que Franck Almada, o policial temporário acusado de roubos e homicídio permaneceu naquele município durante 90 dias, á época de sua transferência. “A transferência á época se deu em razão de pena disciplinar. Ele ficou em Charqueadas por 90 dias e depois retornou a Uruguaiana, já que cada preso deve cumprir pena na Comarca em que foi processado criminalmente”, falou. Segundo o diretor, a Penitenciária atende presos de toda a região, sendo que 90% são de Uruguaiana.

Um novo modelo carcerário
Desde que assumiu a Penitenciária de Uruguaiana, Fernando Aranda vem colocando em prática suas ideias e retomando antigos projetos. A enfermaria da Modulada, por exemplo, voltou a ser administrada pelo agente Lovato, recuperando a agilidade e atingindo excelentes resultados. O trabalho desenvolvido pelo agente foi reconhecido pela Secretaria de Segurança do Estado no mês de agosto, sendo postada matéria no site da entidade, com direito a elogios e fotografias. O trabalho realizado pela equipe de Aranda também surtiu resultados no período em que a Gripe A atingiu o Estado. A Penitenciária de Uruguaiana foi uma das únicas casas prisionais do RS a não registrar casos e nem suspeitas. Segundo Aranda, outros projetos serão colocados em prática com a ajuda do Conselho das Famílias, agentes e a comunidade carcerária.

Polícia

Operação conjunta – tráfico
A Polícia Civil de Uruguaiana, através da 2ª DP, DEFREC e DPCA, com colaboração operacional da Brigada Militar (1º BPAF), em cumprimento de mandado de busca e apreensão realizado em 30/08, por volta das 7h30min, na Vila Proficar, prendeu em flagrante Paulo Ricardo Rodrigues de Souza, o PAPAU, pela prática de delito de tráfico ilícito de entorpecentes. Na ocasião, foram apreendidas na residência do referido indivíduo dinheiro, telefones celulares, material utilizado para o fracionamento de entorpecentes e uma pedra da substância vulgarmente conhecida como CRACK. O delegado Rodrigo Duarte salienta que, embora tenha ocorrido a apreensão de pequena quantidade de entorpecente, a expedição do narrado mandado de busca e apreensão foi lastreada em elementos indicativos da traficância desempenhada pelo referido indivíduo na residência alvo das buscas. A referida prisão integra a constante ação dos órgãos policiais desta cidade na repressão à prática do delito de tráfico ilícito de entorpecentes, sendo possíveis denúncias recebidas através dos números 197, 181 e 3413-3447.

Estupro
Um menino de oito anos foi encaminhado ao Pronto Socorro na noite de segunda-feira, vítima de um estupro. O menor, residente na Anita Garibaldi, disse que voltava de uma cyber quando na Rua Adir Mascia, por volta das 19h30min, foi atacado por dois bandidos conhecidos como “Botinha” e “Mongo”. Eles levaram a vítima a uma casa abandonada, tiraram a sua roupa e tentaram o estupro. O menino fugiu, pedindo socorro a populares que acionaram a Brigada Militar. A dupla acusada da tentativa de estupro já tem passagens pela Polícia.

Motoqueiros
Dois homens foram apresentados no Plantão da Delegacia de Polícia Civil pela Brigada Militar na quarta-feira. Eles foram abordados em uma motocicleta em via pública, em atitude suspeita. Com eles, a Polícia encontrou três “chaves micha”, utilizadas para furtar veículos. O condutor possui antecedentes por furto de veículo, roubo a estabelecimento comercial, homicídio, roubo a pedestre e trafico de drogas e o carona antecedentes por furto de veículo, roubo a estabelecimento comercial e furto descuido. Os policiais confeccionaram um Termo Circunstanciado ao indivíduo que estava com as chaves.

Na Santos Dumont
Na noite de quinta-feira, a Brigada realizou a prisão de 30 anos, que havia roubado o telefone celular de uma estudante de 13 anos, na Rua Santos Dumont, imediações da Cidade Alegria. O preso possui antecedentes por outros furtos, receptação, furto qualificado, posse de entorpecentes e furto descuido, foi encaminhado à Delegacia de Polícia, onde foi lavrado o flagrante. Vários casos semelhantes foram registrados naquela área da cidade e um dos fatores agravantes é a falta de iluminação.

Bullying no Castelo: Colegas ridicularizam menina durante desfile promovido na Escola

O bullying é crime e se você não sofreu, certamente, alguém bem próximo a você pode estar sofrendo.
Nesta semana, uma menina de 13 anos, estudante da escola Castelo Branco foi vítima de bullying durante um concurso de beleza que acontecia no pátio do educandário. As meninas desfilavam quando, ao entrar na passarela, a jovem foi vaiada por um grupo de estudantes que utilizaram cartazes para chamá-la de “chucky”, nome do boneco assassino do filme de mesmo nome. A estudante abandonou o concurso aos prantos e ligou para a mãe pedindo socorro, para que fosse resgatá-la. A mãe teria ameaçado chamar a Polícia e neste momento, segundo os relatos dos alunos e dos pais, a solução encontrada pelo vice-diretor Nasser Taha, foi a de rasgar os cartazes.
Nossa reportagem esteve na escola na manhã de ontem, porém o professor recusou-se a falar. “Ninguém vai falar com o CIDADE hoje!”, disse o prepotente professor, que em outras oportunidades já declarou aos alunos não ter medo de reclamações, nem que sejam dos pais dos estudantes.
Conversamos ontem á tarde com a mãe da estudante que confirmou o bullying sofrido pela filha. Segundo dona Marta, ao chegar à escola, depois de ser chamada pela filha, conversou com a Diretora, que procurou acalmá-la. “Elas me levaram a uma sala e pediram que eu tivesse calma. Foi minha filha quem ligou contando o que havia ocorrido e acho isso um absurdo. O certo seria que as professoras tivessem me procurado, pois elas são as responsáveis pela segurança dos estudantes dentro da Escola”, disse Marta. Segundo a mãe, no mês de junho, ela já havia relatado situação semelhante à direção. “Minha filha chegava em casa contando a respeito das agressões e eu a aconselhava a não dar bola. Além dela, outros colegas também eram apelidados pelo grupo e expostos ao ridículo. No mês de junho procurei a direção e prometi tomar uma atitude. Depois disso, o problema parecia ter sido resolvido, até que nesta semana, F. foi novamente vítima destas pessoas covardes”. Marta relata que foram as próprias agressoras que indicaram F. para o desfile, sugerindo que ela concorresse ao título. “As alunas indicaram o nome da minha filha para o concurso e pelo visto tudo era de caso pensado. A intenção era expor F. ao ridículo”.
Depois de socorrer a filha, Marta foi ao Conselho Tutelar. “Isso não ficará assim. Procurei o Conselho e hoje vou à Delegacia de Polícia. Também, prendendo mover ação judicial contra a escola”. F. não foi à aula na sexta-feira, mas deve retornar à escola nesta segunda. Marta garante que a filha enfrentará a situação de frente e não vai trocar de escola por causa das colegas. “F. está bem e pronta para voltar às aulas. Se alguém precisar fugir disso, são as agressoras”, finalizou Marta.
Este não é o primeiro caso de bullying registrado este ano em Uruguaiana, tampouco na escola Castelo Branco. A mãe de F. disse que outras crianças são submetidas diariamente ao bullying na escola.

Ministério da Saúde investiga mortes denunciadas na CPI da Saúde

Auditores do Ministério da Saúde estiveram em Uruguaiana na semana passada para analisar o relatório das atividades desenvolvidas na Santa Casa de Caridade do Município, em especial denuncias apontadas pelo médico Fábio Motta, durante a CPI da Saúde. Segundo Caciano Sgorla, procurador do Município, o procedimento é normal e realizado anualmente. “Cada hospital tem sua própria auditoria, depois, o SUS checa de perto as informações”, disse Sgorla desconsiderando serem as denúncias de Motta, o ponto principal da estada do Ministério em Uruguaiana.
No ano passado, Motta revelou durante a CPI da Saúde que um homem teria morrido em consequência da falta de matérias em uma das alas do hospital. Também falou sobre as condições de trabalho, a influência da gestão no trabalho nos médicos e os prejuízos resultantes do fechamento do Incar. Caciano garante que a morte foi esclarecida pela auditoria e que os resultados das oitivas serão anunciados na semana que vem.
O médico Luiz Antonio Marty acompanhou a oitiva, e sexta-feira, 31/8, disse à nossa reportagem que se manifestará sobre o assunto nos próximos dias, garantindo que a presença do Ministério em Uruguaiana ocorreu há cerca de 10 dias e que teve com intuito principal, apontar e checar irregularidades.
A auditoria também atuou na Secretaria de Saúde.

Painel

Programa
Por enquanto, dizem os mais interessados na fala dos candidatos em programas eleitorais, o debate anda “morno”. Nada de um candidato atacar o outro com força. Algum ataque mais forte, de parte de um candidato, não tem resposta de outro e assim vai. Mas a temperatura vai subir, garantem. É só começarem as promessas, obras, programas e aplicação de verbas, que o “pau” vai pegar. E como. Que cheguem os dias. Mas com civilidade.

Ineficiência
Os guardas de trânsito da Prefeitura Municipal estão agindo “à imagem e semelhança” do Chefe Maior, ou do Imperador, como diria o Marques Acunha. Na frente da Escola Nossa Senhora do Horto, há tempos, de dias em dias, as duplas se revezam para incomodar pais e professores dos alunos da escola. Ontem, a dupla estava lavrando multas contra quem deixava vinte centímetros da parte traseira do automóvel, na faixa de pedestres, ainda que os pais só parassem para recolher os filhos que estavam saindo das aulas. Depois de incomodarem uns 3 ou 4 motoristas, com esse excesso de zelo, a dupla ficou conversando durante quase cinco minutos com um amigo que estava em uma motocicleta e que parou em cima de toda a extensão da faixa de pedestres.

Excesso
Vá se gostar assim. O prefeito encampou novamente o espaço eleitoral do seu partido no horário gratuito da televisão. Desta vez para, além de se auto-elogiar, como faz comumente, esculhambar com seu próprio candidato. Ele defendia a tese de que não há mal nenhum de que o seu candidato se aconselhe e ceda espaços para ele, Felice, que é mais preparado, mais inteligente, mais experiente, e mais etc...

Riqueza
Salta aos olhos a diferença de gastos entre as campanhas de uns e outros candidatos. Enquanto muitos “penam” para divulgar os seus nomes, outros esbanjam verdadeiras fortunas na confecção de materiais cada vez mais sofisticados, na contratação de pelotões de “cabos eleitorais”, e inúmeros carros de som. O que o povo quer saber é como será a prestação de contas, junto à Justiça Eleitoral, desses candidatos.

Coerência
Um dos programas do PT repele as antigas práticas eleitorais e afirma que já passou a época dos “coronéis”, mas, ao mesmo tempo, conclama a população de Uruguaiana a votar na sua candidata para que a cidade esteja afinada com os governos estadual de Tarso Genro, e federal de Dilma Roussef, certamente para poder receber as benesses do País e do Estado. “Pimenta nos olhos dos outros é colírio”, já dizia o velho ditado popular.

Boicote
Como “cristão-novo” no PT, o vereador José Clemente Corrêa, comprou muitas brigas e arrumou adversários ferrenhos. Embora seja um dos mais destacados vereadores, da atual legislatura, e um dos poucos a fazer uma eficiente oposição ao atual governo, Clemente tornou-se uma figura desconsiderada pela cúpula partidária local. É tanta a reserva do comando partidário, que nomes exponenciais do partido não foram incluídos na nominata de candidatos a vereador, como forma de diminuir a votação da legenda e o partido não conseguir colocar nenhum vereador, o que pode ocorrer. É claro, um dos candidatos mais votados, senão o mais votado, pode ser ele, Clemente, repetindo o desempenho de 4 anos atrás.

Denúncias
A Justiça Eleitoral de Uruguaiana, segundo fonte bem informada, tem recebido uma enorme quantidade de denúncias de irregularidades praticadas por candidatos nessas eleições de 2012. Com a onda de denuncismo, vale tudo: propaganda em lugares proibidos, som acima do limite permitido e rodando em locais com proibição, e candidatos em permanente briga com seus adversários por espaço e eleitor, sem contar outras ainda mais pitorescas. Calma gente! ainda faltam 40 dias.

Volta aos palanques
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou aos palanques na última sexta-feira, quando participou de comício do PT em Belo Horizonte, em apoio à Patrus Ananias. O encontro aconteceu às 19h na Praça da Estação, no centro da capital mineira. Até o dia da votação do primeiro turno, Lula planeja estar presente nas capitais com postulantes petistas para manifestar seu apoio aos candidatos. Por enquanto, as cidades de São Paulo, Recife e Belo Horizonte são as únicas com datas marcadas. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a participação é vista como um "teste físico", que vai determinar se Lula tem condições de cumprir com a agenda eleitoral nas campanhas petistas - o ex-presidente se recupera de uma batalha contra o câncer.


Pesquisa
Enquanto não sai pesquisa oficial para as eleições de Uruguaiana, na capital gaúcha uma pesquisa da Vox Populi, encomendada por Grupo de Rádio e TV, foi divulgada na última quinta-feira, e aponta que o candidato Fortunati (PDT) e a candidata Manuela D’Ávila (PC do B) estão empatados tecnicamente nas intenções de voto. Segundo o instituto de pesquisa, na estimulada (quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados), Fortunati aparece com 34% e Manuela com 32%. O candidato do PT, Villa, é o terceiro com 9%. Roberto Robaina (PSOL) vem em seguida com 1%. Wambert Di Lorenzo (PSDB) e Jocelim Azambuja (PSL) aparecem com 0%. Seis por cento dos eleitores afirmam que não votariam em ninguém, branco ou nulo. Outros 18% não sabem ou não responderam. Em relação à pesquisa de voto espontânea (quando os candidatos não são apresentados aos eleitores) 27% afirmaram que votariam em Fortunati e 24% em Manuela. Em seguida vem Villa, com 6%, e Robaina 1%. Os outros nomes somam 1%. Ninguém/branco/nulo somam 5%. Outros 36% não sabem ou não responderam.