quarta-feira, 29 de março de 2017

Ed. 2740 - Cravo exige fim da greve para pagar março

Edição digital aqui...
  1. “Não dá para dar tudo a todos”
  2. Secretaria
  3. IPVA
  4. Páscoa
  5. Doação
  6. Pentecostais
  7. Zona Leste
  8. Torneio I
  9. Torneio II
  10. Assembleia
  11. Parabéns
  12. Violência
  13. Religião
  14. Carnaval
  15. IR
  16. Adeus, tucanos
  17. Câmara busca subsídio para fiscalizar Santa Casa
  18. Lula, o sobrenatural
  19. Secretaria de Saúde presta contas do 3º quadrimestre de 2016
  20. Eric quer informações sobre recuperação asfáltica da BR-472
  21. Administrador exige fim da greve para cumprir promessa de ‘adiantar’ março
  22. Contas de luz terão redução de tarifa em abril
  23. Redes de esgoto serão ampliadas na União das Vilas
  24. Uruguaiana sedia Fórum de Inclusão Social
  25. Sistema prisional do RS caminha para colapso total
  26. Preso com dinheiro nas meias em Uruguaiana é condenado
  27. Menina de cinco anos acusa homem de estupro
  28. Tráfico de drogas
  29. SEMED distribuirá novo uniforme escolar
  30. Estados e municípios recebem recursos do Fundeb
  31. Atividade estimula o hábito de estudo
  32. Unipampa está em busca de novo professor
  33. Professores serão vacinados contra a gripe
  34. Filmes de pequeno porte terão que ser acessíveis
  35. Adele ameaça deixar de fazer turnês
  36. Cirque du Soleil volta ao Brasil
  37. Cantoras fazem campanha contra desigualdade salarial
  38. Longa americano será exibido no Sesc
  39. Apresentadora faz critica em evento do Lollapaloza
  40. Conheça plantas que não requerem muito cuidados
  41. Karina Bacchi mostra barriga de grávida
  42. Ana Furtado inova na cor dos cabelos
  43. Malhação
  44. Novo Mundo
  45. Rock Story
  46. A Lei do Amor
  47. Brad Pitt teria se encontrado com Angelina Jolie

Atividades marcaram aniversário do CAIC


O prefeito Ronnie Mello, juntamente com o secretário de Educação, Emerson Barreto Ortiz, participaram no sábado, 25/3,  do 21º aniversário da Escola Municipal de Ensino Fundamental do Complexo Escolar Elvira Ceratti (CAIC), localizada no bairro União das Vilas.
Além do parabéns entoado pela direção, funcionários, alunos e familiares, a diretora Laura Collazo da Silva e a vice, Carla Duarte, organizaram a escolha da Rainha Infantil (1º ao 5ª ano) e Juvenil (6º ao 9º ano), bem como o desfile de mães e funcionárias.
Na oportunidade, o prefeito solicitou que cada estudante escrevesse as melhorias que desejavam para a Escola. A partir dos comentários recebidos, o Executivo junto com a Secretaria de Educação (SEMED) irá traçar um plano de trabalho a ser realizado na instituição de ensino.
Karine Ruviaro

Inscrições para Obmep terminam dia 31

Em sua 13ª edição, a Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep) recebe inscrições até a próxima sexta-feira, 31/3. A competição, que conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC), busca estimular o estudo da matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade dos jovens, além de incentivar com prêmios os profissionais envolvidos.
As inscrições para a Obmep só poderão ser realizadas pelas escolas, que indicarão quantos estudantes farão parte da primeira fase – nos próprios locais onde estão matriculados, marcada para 6/6, com as provas objetivas (múltipla escolha). Aqueles que obtiverem as maiores notas passarão para a segunda fase, a ser realizada no dia 16/9, em lugares indicados pela Obmep, como universidades.
A novidade desta edição é que instituições privadas também poderão participar e, com isso, deve aumentar consideravelmente o número de concorrentes, que em 2016 chegou a quase 18 milhões de pessoas. A divulgação dos primeiros lugares será em 22/11.
A competição distribui medalhas de ouro, prata e bronze; além de certificados de menção honrosa. Quanto aos profissionais, receberão também diploma de menção honrosa e livros de apoio didático.
Karine Ruviaro

190 em ação

Prisão I
Policiais militares de Uruguaiana prenderam um rapaz de 20 anos, por porte de arma, em Quaraí. Com ele, os policias – que faziam reforço naquela cidade – apreenderam um revólver calibre 32, marca Doberman, com sete munições.
Prisão II
Um homem foi preso em flagrante depois de furtar alguns objetos em um supermercado. A Brigada Militar atendeu a ocorrência e encaminhou o meliante à DPPA, onde a autoridade de plantão determinou a lavratura do flagrante. O homem possui antecedentes.

Homem é preso por tráfico após cachorra encontrar drogas escondidas

Um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas depois que a Brigada Militar encontrou, na casa dele, 17 buchas de cocaína, além de uma boa quantia em dinheiro, na madrugada de sábado, 25/3, no bairro Hípica I
De acordo com o capitão Ricardo Gruner, do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF), a ação ocorreu depois que uma equipe de policiais monitorou o local e acabou flagrando alguns ‘clientes’ saindo com drogas da residência. Diante disso, uma equipe de policiais deu início às buscas na casa.
Apesar de os PMs terem averiguado um fogão à lenha encontrado na casa, foi a cachorra ‘Frida’ quem encontrou os narcóticos. “A droga estava escondida no fogão à lenha, atrás de uma gaveta de cinzas. Os policiais chegaram a vasculhar o local, mas não o encontraram. Foi aí que a Frida os encontrou”, explica Gruner.
Levado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), Fernandes Domingues dos Santos, conhecido como ‘Angolano, de 53 anos, foi autuado em flagrante pela autoridade policial de plantão. Além das 17 buchas de cocaína, foram encontrados com ele R$2.530,00.
Essa já é a segunda apreensão derivada da atuação da cachorra Frida, de apenas um ano. Durante o Carnaval Fora de Época, o animal foi utilizado em uma revista na casa de uma mulher que estava foragida da Justiça por tráfico de drogas. No local, Frida encontrou 15 pedras de crack, além de boa quantidade de maconha. Na ocasião, o delegado de plantão, Marcelo Braga, não considerou a ocorrência digna de flagrante.
Gabriela Barcellos

Fase inicia Caravana da Socieducação por Uruguaiana

Amanhã, 29/3, a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) promove em Uruguaiana, a primeira edição da Caravana da Socioeducação. O evento, que ocorrerá no Círculo Operário, entre 8h e 18h, será o marco inicial de uma série de encontros realizados no interior gaúcho e que visam levar conhecimento e informação às comunidades onde existem unidades de internação da Fase.
A identificação de mitos e crenças do senso comum sobre o sistema socioeducativo e a instituição como um todo, que não se verificam na prática, são um dos motivos que levam a Fundação a desenvolver um trabalho de aproximação com a sociedade para promover o esclarecimento de temas diversos. Um dos exemplos, está na falsa ideia de que não há caráter punitivo nas medidas socioeducativas aplicadas para os adolescentes da Fase. O objetivo é mostrar que, de fato, há o investimento em um processo de ressocialização e inclusão dos jovens para que estes retornem ao convívio social melhores do que quando chegaram ao sistema.
Outra meta da Caravana, desta vez de caráter mais técnico, está em fomentar a rede de meio aberto e dialogar sobre a socioeducação com os agentes da rede de atendimento ao adolescente. Além do município que sediará o evento também participam desta edição profissionais de áreas afins que atuam nas cidades de Alegrete, Santana do Livramento, Quaraí, Itaqui e São Borja.  Novas edições estão previstas para os meses de junho, agosto e novembro em Santa Maria, Passo Fundo e Pelotas, respectivamente. As datas poderão sofrer alteração prévia.

Visita
No turno da tarde, paralelamente às oficinas da Caravana no Círculo Operário ocorrerá, a partir das 14h30, uma visita técnica de integrantes do Judiciário, Ministério Público e Defensoria, acompanhados pelo presidente da Fase, Robson Luis Zinn, ao Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Uruguaiana, localizada na Rodovia BR 472.

Encontro de gestão
Ainda em Uruguaiana, no dia 30 de março, haverá o I Encontro de Gestores 2017, evento reservado a diretores e assistentes de direção de unidades de internação e semiliberdade de todo o Estado para debater assuntos técnicos sobre os Centros de Atendimento Socioeducativo (Cases) e socioeducação. Na oportunidade, também serão avaliados aspectos ligados ao Acordo de Resultados, especialmente no que se refere ao acompanhamento dos projetos definidos como prioritários para serem executados pelo governo do Estado e que envolvem o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão.

Sobre a rede de atendimento
A rede de atendimento é o conjunto de ações praticadas por diversos atores sociais que objetiva primordialmente a garantia de direitos ao adolescente. Um dos objetivos da Caravana da Socioeducação é justamente fortalecer e tornar mais efetivo o papel de cada um destes atores em seus respectivos municípios. Entre os participantes da rede de atendimento podemos citar o programa Primeira Infância Melhor, Conselho Tutelar, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Políticas Publicas, Escolas, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Brigada Militar, Policia Civil, secretarias municipais e prefeituras, família, entre outros.
Com informações da Fase.

Adolescente estupra menina de quatro anos

O menor foi apreendido pela Brigada Miliar depois que a mãe da criança flagrou o crime.

Um adolescente de 17 anos foi apreendido em flagrante na tarde de ontem, 27/3, depois de estuprar uma menina de quatro anos. O crime – chamado oficialmente de ato infracional, já que o autor é menor – ocorreu na vila Anita Garibaldi.
De acordo com as informações levantadas pela reportagem do Jornal CIDADE, o adolescente é conhecido da mãe da vítima, que mora no mesmo terreno onde, juntas as famílias criam cavalos. Na tarde desta segunda-feira, a mãe da menina, de 21 anos, se distraiu por alguns instantes, ao dar por falta da filha, foi procura-la e a encontrou no quarto, com o acusado lhe fazendo sexo oral.
Ao ser flagrado o adolescente fugiu em direção ao conjunto habitacional Salvador Faraco, onde mora. Populares saíram em seu encalço enquanto a Brigada Militar era acionada. O adolescente chegou a receber um golpe de facão no braço, desferido por um morador das imediações, no entanto, a BM chegou ao local rapidamente, a tempo de impedir que o adolescente fosse linchado.
O menor tentou se esconder dentro de casa e um parente tentou impedir o ingresso da Brigada no local, no entanto, os policiais realizaram seu trabalho com maestria e o adolescente foi encaminhado ao plantão da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).
Ao tomar conhecimento do fato o delegado Enio Tassi, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) determinou que a vítima e sua mãe fossem ouvidas, com a presença ainda no Conselho Tutelar. Em depoimento, a menina confirmou o abuso. Ela foi encaminhada para realização de exames periciais. Já o autor foi autuado em flagrante pela delegada plantonista, Alessandra Xavier de Siqueira.
Gabriela Barcellos

Morfologia: Conheça os critérios de classificação nas Exposições Passaportes 2017

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) divulgou os critérios de classificação nas Exposições Passaportes 2017 para a final Morfológica na Expointer, em Esteio. Assim como no ciclo passado, os critérios das Exposições Passaportes serão adaptados.
De acordo com a ABCCC, a medida se faz necessária devido a diminuição do número mínimo de participantes necessários para classificação dos animais – o que facilita a organização dos núcleos e gera mais possibilidade aos criadores.
As medidas variam de acordo com o local cujo evento é realizado, valendo determinadas regras para regiões de 1 a 7, e outras para municípios da região 8. Confira o regulamento:
Regiões de 1 a 7
De 30 (número mínimo para ser oficial) a 59 participantes:
São classificados os dois primeiros colocados - Grande Campeão (ã) e o (a) Reservado (a) Grande Campeão (ã);
A partir de 60 participantes:
São classificados os quatro primeiros colocados - Grande Campeão (ã) e o (a) Reservado (a) Grande Campeão (ã), 3º melhor e 4º melhor.
Regiões 8
A partir de 30 participantes (número mínimo para ser oficial):
São classificados os quatro primeiros colocados - Grande Campeão (ã) e o (a) Reservado (a) Grande Campeão (ã), 3º melhor e 4º melhor.
Regiões
A Região 1 compreende o sul do Rio Grande do Sul: Sul do Rio Grande do Sul (núcleos de Arroio Grande; Canguçu; Capão do Leão; Herval; Jaguarão; Pedras Altas; Pedro Osório; Piratini; Rio Grande; São Lourenço do Sul; Santa Vitória do Palmar; Pelotas; e Pinheiro Machado).
Já a Região 2 é formada pelos núcleos dos municípios do centro do Estado (Aceguá; Bagé; Caçapava do Sul; Cacequi; Cachoeira do Sul; Dom Pedrito; Lavras do Sul; Pantano Grande; Rio Pardo; Santa Maria; São Borja; São Sepé; Encruzilhada do Sul; São Gabriel; e Candiota).
A Região 3 é composta pelos municípios do oeste do Rio Grande do Sul (São Francisco de Assis; Alegrete; Giruá; Rosário do Sul; Santiago; Santo Cristo; Uruguaiana; São Luiz Gonzaga; Itaqui; Santo Ângelo; Quaraí; Santana do Livramento; e Santa Rosa).
A Região 4 inclui os municípios do norte do Estado (Erechim; Lagoa Vermelha; Cruz Alta; Ijuí; Júlio de Castilhos; Tupanciretã; Carazinho; Bom Jesus; Passo Fundo; Palmeira das Missões; e Vacaria).
Já a Região 5 é formada pelos núcleos dos municípios de Santa Catarina (Lages; Armazém; Tijucas; São João Batista; Pouso Redondo; Canoinhas; Itajaí; Campos Novos; Barra Velha; Araranguá; Chapecó; e Concórdia).
Na Região 6 estão incluídos os núcleos das cidades no leste do Rio Grande do Sul (Porto Alegre; Guaíba; São Jerônimo; Santa Cruz do Sul; Soledade; Osório; Lajeado; Caxias do Sul; Montenegro; Nova Prata; Camaquã; Taquara; Gramado; e Viamão).
Na Região 7 estão agrupados os núcleos das cidades do Paraná (Curitiba; Ponta Grossa; Curitiba; Guarapuava; Cascavel; Castro; Pato Branco; Dois Vizinhos; Maringá; Lapa; Londrina; e Campo Largo).
Finalmente, a Região 8 é formada pelos núcleos dos demais estados brasileiros, fora da região sul (Brasília/DF; São José dos Campos/SP; Petrópolis/RJ; Itaboraí/RJ; Campo Grande/MS; Rio de Janeiro/RJ; São Bento do Sapucaí/SP; Campo Verde/MT; e Bauru/SP).
Gabriela Barcellos

Odebrecht Ambiental lança nova edição do Nosso Rio Uruguai

Destinado a estimular a educação ambiental, a concessionária de água e esgoto de Uruguaiana, promove pelo terceiro ano consecutivo o programa “Nosso Rio Uruguai”. Voltado para instituições de ensino - sejam públicas ou privadas, professores, servidores e estudantes participam periodicamente de oficinas, palestras, dinâmicas e ainda recebem material informativo sobre sustentabilidade.
Em 2016, cerca de 6000 pessoas participaram do Programa. Neste ano, entre os temas que serão desenvolvidos estão o consumo consciente de água, lixo, drenagem pluvial e esgoto sanitário.
Anderson Cruz, técnico social da Odebrecht Ambiental, destaca que a intenção é estimular o comportamento sustentável por parte dos moradores. “Não podemos mais usar a água do rio Uruguai e devolver em forma de esgoto. Centenas de moradores têm redes na frente das suas casas prontas para coletar os dejetos e encaminhar para o tratamento correto, mas ainda existe resistência para aderir ao serviço. Somos privilegiados por viver em uma cidade que investe em saneamento, mas infelizmente muitos ainda acham que essa melhoria não é relevante”, salienta.
Pensando nesse cenário, o Programa Nosso Rio Uruguai foi criado com o propósito de esclarecer as dúvidas e capacitar os cidadãos sobre todos os eixos que envolvem o saneamento e consequentemente, como eles afetam o desenvolvimento das cidades.
O diretor da unidade, Eduardo Frediani, reforça que o Programa Nosso Rio Uruguai também realiza atividades destinadas aos moradores. “Abrimos as portas da empresa para mostrar todas as etapas do tratamento da água e do esgoto. As visitas técnicas são uma importante ferramenta para sensibilizar o uruguaianense quanto a percepção do impacto do esgotamento sanitário para a melhoria da saúde pública e a preservação dos recursos naturais”, comenta.
Roteiro
Hoje, 28/3, haverá palestras nas escolas João Fagundes, Roberval Beheregaray, Uruguaiana e Paulo Freire às 8h, 10h, 14h e 19h respectivamente; já amanhã, será a vez do Instituto Romaguera receber às 8h30min uma palestra, assim como o colégio Rondon receberá às 10h15min e a escola Elisa Valls, às 14h e 16h. Na quinta-feira, 30/3, as palestras ocorrem nas escolas Elisa Valls às 8h, 10h, 14h e na escola Uruguaiana às 19h. No dia seguinte, será a vez do Ciep receber às 8h as ações do “Nosso Rio Uruguai”.
Karine Ruviaro

Ladrões furtam tela de proteção do Canil

Cadê a tela de proteção que estava aqui? Essa foi a pergunta feito pelos voluntários do Canil de Uruguaiana durante a manhã de sábado, 25/3. Isso porque, ao chegar ao local naquele momento, os voluntários constataram que ladrões teriam furtado 25 metros de uma tela de divisória de um dos setores do Canil. “A primeira coisa que passa na nossa mente é se algum cão se feriu, pois se tem tela é porque não podem se misturar. Depois de mais tranquilos porque estão todos bem, vem a sensação de impotência”, diz a voluntária Danielle Teixeira Chamorra.
Situado no bairro União das Vilas, na antiga Cobec, o Canil Municipal atende atualmente cerca de 150 cachorros, entre machos, fêmeas e filhotes que foram abandonados nas ruas da cidade. O local sobrevive de doações da comunidade.
A voluntária Danielle comenta que esta tela de proteção furtada assim como todas as outras do local foram colocadas por voluntários. “Os voluntários trabalham há anos com eventos e rifas para proporcionar um melhor local para nossos peludos. E quando casos assim acontecem nos sentimos invadidos como se tivessem levado algo da nossa casa, porque lá é o lar dos nossos bebês, o lar que cuidamos e arrumamos”. A secretária de Meio Ambiente, Márcia Fumagalli, lamentou o fato ocorrido e resumiu em poucas palavras o sentimento de todos: “Um dia triste”.
E esta não é a primeira vez que o local é alvo dos bandidos. No ano passado, ocorreram também outros furtos de telas e zincos. Em um desses momentos, um dos cães que ali estava fora esfaqueado e morto.
Karine Ruviaro

Comissão de Serviços e Saúde visita Santa Casa

Na manhã de ontem, 27/3, a Comissão de Serviços e Saúde formada por vereadores visitou o Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana. Por 40 minutos, o grupo esteve reunido com o diretor administrativo-financeiro da instituição, Geovane Cravo.
Na oportunidade, diversas indagações sobre o funcionamento da Santa Casa foram feitas. Cravo respondeu todas as perguntas realizadas pelo grupo, com a finalidade de extinguir quaisquer questionamentos sobre as atividades desenvolvidas pelo Hospital.
Como resultado da reunião ficou acertado que mensalmente ocorrerá um encontro com os vereadores para que a direção da Santa Casa dê conhecimento aos legisladores de informações sobre o desenvolvimento do trabalho de reestruturação financeira da instituição filantrópica de saúde. Cravo disse que a entidade está à disposição dos parlamentares para quaisquer dúvidas quanto ao atendimento prestado pela instituição a população.
Estiveram presentes neste encontro os vereadores José Clemente da Silva Côrrea (PSDB), Carlos Delgado (PP), Elton da Rocha (PP), Vilson Brites Borges ‘Cabrito’ (PMDB), Suzana Alves ‘Enfermeira da Barragem’ (PRB) e Eric Lins (DEM). Acompanharam o grupo, o assessor jurídico do legislativo, Cilmar Soares e o assessor legislativo, Simão Almeida. A próxima reunião deverá ocorrer no dia 26/4.
Karine Ruviaro

Posto de Saúde do Cabo Luiz Quevedo será inaugurado em 20 dias

Finalmente, os moradores do Bairro Cabo Luiz Quevedo terão um posto de saúde para chamar de “seu”. Depois de tanto tempo, a Unidade Básica de Saúde (UBS) será inaugurada no prazo de 20 dias. A informação é do secretário de Governo, Paulo Fossari.
Desde 2015, a obra vinha se arrastando e a população do local solicitando o término da construção e consequentemente, sua inauguração. À época, o posto de saúde, seria o mais moderno do município, tendo um custo de R$ 580.302,79 e a obra estaria sob a coordenação de uma construtora local.
O pedido de construção da UBS foi feita nos primeiros dias de 2013, ao Prefeito, pelo então vereador Carlos Eduardo ‘Dudu do Samba’ Espíndola Alves. Morador do bairro, o ex-vereador solicitou a construção visando um melhor atendimento de saúde aos moradores, já que muitos se deslocavam para outras unidades de referência, aumentando o tamanho das filas e superlotando o atendimento naqueles locais.
Na nova Unidade até o momento falta somente a ligação de energia e mobiliário. Contudo, de acordo o secretário Fossari, compra e ligação já foram solicitadas e em breve, o local será inaugurado.
Conforme o secretário adjunto da pasta de Saúde, Charles Hedlund, a Secretaria de Saúde já estaria remanejando profissionais de outras Unidades para serem direcionados ao Cabo Luiz Quevedo temporariamente. 
Karine Ruviaro

Inscrições para estágio na Câmara encerram hoje

Termina hoje, 28/3, as inscrições para o processo seletivo público da Câmara Municipal, visando o preenchimento de vagas de estágio curricular não obrigatório remunerado. As inscrições devem ser feitas diretamente no site do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE/RS).
A remuneração do estágio ocorre através de bolsa auxílio e as vagas estão disponíveis para estagiários de nível médio e superior, com carga horaria de 30 horas semanais.
Além de vagas imediatas, o certame deverá preencher um cadastro de reserva nas áreas de Tecnologia da Informação, Ciências Contábeis, Tecnólogo em Recursos Humanos, Direito e Administração.
A previsão é que a prova seja realizada no dia oito de abril, com conteúdo de linguya portuguesa, informática, matemática e conhecimentos gerais.
A divulgação oficial do Edital 01/17 e as divulgações referentes às etapas do Processo Seletivo serão afixadas no Mural Oficial da Câmara Municipal, Rua Bento Martins, 2619, e publicadas em jornal de circulação local e sites www.uruguaiana.rs.leg.br e www.cieers.org.br.
Exigência legal
O processo seletivo está previsto como exigência para contratação de estagiários em órgãos públicos, de acordo com a Lei 11 788/2008. Além da legislação federal, a própria Câmara de Vereadores dispõe de uma resolução existente também desde 2008, que deixa claro em seu Artigo 2, que: “A contratação dos estagiários será realizada após o processo seletivo desenvolvido por empresa qualificada como agente de integração, contratada para este fim, mediante adequado processo licitatório”. Tal medida, porém, nunca fora colocada em prática.
Em setembro de 2015, o Jornal CIDADE denunciou a contratação de estagiários por indicação dos parlamentares. O Ministério Público do Trabalho (MPT) deu início a uma investigação para apurar a denúncia, que foi arquivada um ano depois, diante do lançamento de um edital para contratação via processo seletivo. Deste certame, porém, não se tem notícias do resultado até hoje.
Agora, sob presidente do vereador Fernando Tarragó (PSD) parece que, finalmente, a legislação tanto federal quanto da própria casa, seja cumprida.
Gabriela Barcellos

Deputado estadual inaugura escritório regional na Fronteira Oeste

Na noite da última sexta-feira, 24/3, o deputado estadual Edu Olivera (PSD) inaugurou seu escritório regional em Santana do Livramento, na Rua Silveira Martins, nº 283. A inauguração contou com a presença de diversas lideranças políticas municipais, regionais e estaduais. Vereadores de Livramento e de cidades vizinhas também marcaram presença, assim como secretários municipais.
Em seu discurso Edu agradeceu a presença de todos os amigos e familiares, e fez questão de destacar que no local, muitos anos atrás, funcionava a empresa de venda de móveis usados de sua família, e por este motivo é simbólico para ele. O Parlamentar também ressaltou a importância de Santana do Livramento ter novamente, após 20 anos, um representante na Assembleia Legislativa Gaúcha.
Ele reafirmou o compromisso de ser “um parlamentar voltado diretamente para os interesses e demandas de suas comunidades”, referindo-se não somente a Livramento, mas a toda a Fronteira Oeste, área que deverá ser abrangida pelo Escritório.
O Escritório Regional funcionará como uma extensão do gabinete central, fixado na capital gaúcha, e tem por objetivo manter constantemente a conexão entre o deputado e a região. Durante toda a semana o escritório ficará aberto à comunidade e, nas segundas-feiras, o próprio Deputado estará por lá.
Edu Olivera integra a Assembleia Legislativa desde o final de 2016, quando assumiu a vaga do ex-deputado Mário Jardel, cujo mandato foi cassado por quebra de decoro parlamentar.
Gabriela Barcellos

Cumprimento de acordo: Município repassa R$ 350 mil para RPVs

O Poder Executivo conseguiu honrar com o compromisso firmado com o funcionalismo municipal, por meio do Sindicato dos Municipários, e com a Justiça do Trabalho, e efetuou ontem, 27/3, a liberação do valor mensal referente ao acordo firmado para pagamento das Requisições de Pequeno Valor (RPVs). A autorização para o repasse foi assinada pelo prefeito Ronnie Peterson Colpo Mello (PP), em reunião com o secretário da Fazenda, Valdir Venes. Este é o segundo mês – desde que o acordo foi firmado – em que o município consegue cumprir o acordado.
De acordo com o Venes, foram repassados R$ 350,2 mil, que ontem mesmo estavam depositados diretamente na conta de cada um dos beneficiários. O valor equivale a 20% da arrecadação livre do município. “Esse pagamento nos tranquiliza porque estamos cumprindo aquilo que fomos orientados pelo Prefeito Ronnie Mello. Com esse pagamento evitamos o bloqueio direto da Justiça do Trabalho nos recursos do município”, explica o Secretário.
Gabriela Barcellos

De olho em 2018: Novo abre processo seletivo para candidatos em Uruguaiana

O Partido Novo está concluindo, até o início de abril, um roteiro de mais de 20 eventos nos maiores colégios eleitorais do Rio Grande do Sul, para debater caminhos, ideias e estimular a população para participar da vida política de forma ativa. Um dos principais objetivos é estimular mais pessoas a se candidatarem nas próximas eleições e a realizarem as mudanças que o país tanto precisa, fortalecendo o movimento pela renovação da política nacional.
Para isso, o Novo está com processo seletivo de candidatos a deputado federal e senador aberto aos cidadãos de Uruguaiana. Na última semana, o presidente estadual do Partido, Carlos Molinari, esteve em Uruguaiana. Ele realizou uma apresentação dos ideais da sigla em uma palestra no Sesc, com a presença dos cerca de 15 filiados da agremiação em Uruguaiana e um grupo de apoiadores das ideias, que também já está em processo de filiação. O presidente nacional do partido, João Amoedo destaca que o que se busca são cidadãos comprometidos com os valores do Novo. “Queremos encontrar pessoas que nunca pensaram em disputar uma vaga no Legislativo, mas que têm capacidade, conhecimento e, mais do que tudo, vontade de mudar a política brasileira”.
O processo seletivo que se iniciou em março tem sua 1ª fase aberta até o dia 21 de abril, quando os pré-candidatos devem pagar uma taxa de inscrição, fazer uma prova de alinhamento sobre os valores e estatuto do Novo, enviar currículo e fazer um vídeo explicando suas intenções ao postular um cargo político. Após esta primeira fase, seguem-se mais 3 etapas de avaliações que se estendem até dezembro de 2017, quando os inscritos serão entrevistados (2ª fase), realizarão tarefas e atividades práticas pertinentes à vida política (3ª fase) e, por fim, passarão por uma série de treinamentos e capacitações pertinentes aos cargos demandados (4ª fase). Todas estas atividades serão supervisionadas por uma banca avaliadora composta pelos principais líderes do Novo. De acordo com Molinari, o objetivo do processo seletivo é qualificar a política, colocando à disposição da população nomes que realmente estejam de acordo com o projeto do Partido, comprometidos com o objetivo de renovar a política e que tenham condições de desenvolver um bom trabalho ocupando uma cadeira do Congresso Nacional.
Com esta formatação, o Novo pretende em 2018 um feito grandioso: renovar o Congresso Nacional. “O Brasil demanda novas ideias, novas pessoas e uma nova atitude em relação à política. Precisamos de novos candidatos e de uma maior participação no processo político. O Novo apresenta-se como um instrumento para esta renovação”, acrescenta João Amoedo.
Mais detalhes podem ser obtidos através do e-mail: diretorio.rs@Novo.org.br, pelo site http://querosercandidato.Novo.org.br/.
Gabriela Barcellos

Painel Ed.2739

E os Bombeiros?

No final da tarde de domingo, 26/3, deslocou por volta das 17h45min, uma equipe da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural recebeu a informação que em uma área da BR 290 próximo ao antigo lixão estava pegando fogo. O secretário da pasta, João Francisco Fernandes, mobilizou uma equipe de seis funcionários que, utilizando um trator de esteira, duas caçambas e uma retroescavadeira, conseguiu apagar o fogo evitando que o mesmo se alastrasse e causasse danos aos moradores das proximidades.

Segtram

Durante a madrugada de sábado, 25/3, para domingo, 26/3, a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (Segtram), por meio de seus Agentes de Trânsito e Guardas Municipais (Romu) e com o apoio da Brigada Militar realizaram várias operações de segurança e trânsito nas principais vias do município. Veículos, condutores e pessoas em várias locais foram fiscalizados, dentre as ações no trânsito, foi realizado a operação Balada Segura na Rua XV de Novembro com rua Dr. Maia, onde 83 veículos foram abordados, oito autuações diversas, um veículo recolhido, duas CNHs recolhidas e os condutores posteriormente encaminhados para Delegacia de Polícia.

Recuperação

As equipes da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural estiveram verificando e elaborando um plano de ação para a recuperação do brete UR 405 e 404. Assim como, realizaram melhoria da via de acesso com limpeza de valas e patrolamento da Avenida Setembrino de Carvalho até o Parque Ita - as valas causavam alagamentos em dias de chuva.

Recuperação II
A partir de um planejamento estiveram recuperando ruas como: Rua Santos Dumont, Dr. Maia, Julho de Castilhos e Benjamim Constant. As equipes também prestaram apoio à família que teve a residência destruída por conta de um incêndio na Rua Flores da Cunha, restabeleceram energia elétrica em torno da Estação Rodoviária, e ainda, estão fazendo a limpeza do Parque Dom Pedro II (Parcão).

Parabéns

Ontem, 27/3, o advogado Luis Gustavo Schlosser completou mais um ano de vida! Felicidades, Schlosser.

Fórum
As inscrições para o 149º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades continuam abertas. Elas podem ser feitas no site “Portal de Acessibilidade do Rio Grande do Sul”. O evento acontecerá na quinta-feira, 30/3, a partir das 8h, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa.

Política
Por aclamação, o deputado federal Alceu Moreira foi eleito na tarde de sábado, 25/3, o novo presidente do PMDB-RS. Na sua primeira manifestação à frente do Diretório Estadual, anunciou que uma de suas primeiras ações será recriar o Instituto de Estudos e Pesquisas Econômicas e Sociais (Iepes) - criado em 1972 pelo peemedebista André Forster.

Doação
A Associação Amigos dos Deficientes Físicos de Uruguaiana (AADUR), juntamente com uma aluna da Unipampa estão desenvolvendo um projeto com jogos didáticos para pessoas com deficiência e seus familiares. Mas para isso, precisam da sua doação. Necessitam-se de oito jogos de dominó, oito jogos de dama, oito jogos de xadrez e quatro mesas de abrir/fechar com cadeiras (mesa de bar). Mais informações podem ser obtidas na sede da entidade que fica na Avenida Presidente Vargas, nº 2918, sala 1.

Páscoa
Nesta Páscoa, desperte o sorriso em uma criança! Na secretaria da Paróquia do Carmo estão sendo recebidas as doações de caixas de bombons que beneficiarão os projetos sociais atendidos pela entidade.

Assembleia
No período de 31/3 a 2/4, a partir das 18h, será realizada no Centro Diocesano de Formação (Rua Domingos de Almeida, nº 3525) a 35ª Assembleia Regional do GER SUL 3 RS 2.

Santa Casa
Ontem, 27/3, o gerente de pessoas do Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, Joaquim Rodrigues, recebeu os membros da comissão que realizará o trabalho de consultoria administrativa da instituição. Pela manhã estiveram no hospital os consultores José Luiz Abreu, Guilherme Machado, Fernanda de Menezes Guimarães, Maria Cristina Moraes e Victor Marcelo de Magalhães. À tarde, o grupo esteve reunido com as equipes de gerentes do hospital. Conforme o planejamento, o trabalho deverá acontecer durante os próximos doze meses.

Reparos
A secretaria municipal de Cultura, Esporte e Lazer, com auxílio de moradores e empresários está realizando uma série de serviços na Praça dos Esportes e da Cultura Dr. Raul Ferrari Valls, no bairro Rui Ramos. Entre as atividades estão: corte de grama, arrumação da parte elétrica, conserto de alguns brinquedos e equipamentos utilizados para os esportes. Além disso, tem vagas gratuitas para escolinha de futsal masculino e handebol e futebol masculino e feminino.

Divulgação
A equipe da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) de Uruguaiana estará hoje, 28/3, no município de Itaqui para cumprir agenda divulgação. A partir das 9h30, representantes da entidade participam de uma entrevista em uma rádio local. Também devem ser realizadas visitas aos órgãos públicos e distribuição de material informativo na praça central da cidade.

CRA-RS

O Conselho Regional de Administração do RS prepara o XV Ciclo de Debates de Administração do Rio Grande do Sul (CIDEAD), que este ano traz uma novidade: as Seccionais do CRA-RS, Associações de Administradores ou Instituições de Ensino de Administração podem se inscrever para sediar o evento. O tema da rodada será “Empreendedorismo e Startups”. O edital completo está disponível no site do Conselho.