quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Eleições 2014: Prazo para emissão de segunda via do título termina quinta-feira

Termina nesta quinta-feira, o prazo para eleitores solicitarem a segunda via do título de eleitor. 
Para votar nas eleições gerais deste ano, não é obrigatório a apresentação do documento, mas tal procedimento agiliza o trabalho do mesário na habilitação do eleitor à urna eletrônica. 
A carteira identidade ou de trabalho pode ser usada para a identificação do eleitor. Para obter a segunda via do título, o eleitor deve procurar o cartório portando um documento oficial de identificação. A nova via é emitida na hora. Importante destacar que o procedimento é válido apenas para os casos de emissão de segunda via, sem alterações. O prazo para atualizar as informações encerrou em maio e os cadernos eleitorais já foram encaminhados TSE.

Tarso reúne centenas de pessoas em comício na União das Vilas


O governador Tarso Genro, licenciado desde a última segunda-feira, 15/9, esteve em Uruguaiana neste sábado, 20/9, quando cumpriu agenda na cidade. Candidato a reeleição pela coligação Unidade Popular Pelo Rio Grande (PT, PCdoB, PTB, PR, PTC, PPL, PROS), ele estava acompanhado por Carlinhos Vargas, suplente de Olívio Dutra ao Senado.
A agenda teve início com uma carreata que passou por vários bairros da cidade, mas o ponto alto foi o comício realizado na União das Vilas, atrás do Posto de Saúde 7, que atende aquela comunidade. Tarso chamou os eleitores para a rua, dizendo que precisam mostrar a força do povo povo para contrapor o que diz a mídia sobre o resultado das eleições. “Eles têm que aprender que o povo brasileiro não é orientado pelo que eles mostram na televisão. Vamos dar uma chuva de votos neles de novo”, disse. O evento reuniu centenas de moradores da região
Ele também citou programas que considera sucessos de sua gestão, como o RS Mais Igual e o Microcrédito. Tais ações ajudaram a renda dos gaúchos e gaúchas crescer quase o dobro da renda do Brasil, confirmado pelo recente resultado da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicíli (PNAD), do realizada pelo Instituto Brasilleiro de Geografia Estatística (IBGE). “Isso aconteceu porque agora o Rio Grande tem um governo que desenvolve um trabalho a partir dos interesses das comunidades mais pobres”, defendeu.
Para Tarso, além dos programas sociais, a recuperação dos salários dos servidores públicos, a valorização do mínimo regional e os incentivos para os pequenos agricultores, base da economia de muitas regiões do Estado, também contribuíram para que a renda média dos gaúchos crescesse o dobro do país. O suplente de Dutra fez críticas à principal adversária de Tarso, Ana Amélia Lemos (PP), ressaltando as diferenças entre os dois. “Nessa eleição, o que está em jogo é a escolha entre alguém que passou 40 anos em Brasília dando opinião e um governador, o companheiro Tarso, com experiência incontestável”, falou.
No domingo, Tarso esteve em sua terra natal, São Borja, e em Santo Ângelo.Ao todo, o roteiro pela região incluiu oito cidades.

“Uruguaiana vencerá” acaba na Justiça: Felice responde por contratação irregular e autopromoção



A Justiça recebeu mais uma denúncia do Ministério Público contra o ex-prefeito José Francisco Sanchotene Felice por improbidade administrativa e uso irregular do programa radiofônico “Uruguaiana Vencerá!”. A Ação Civil Pública também tem como réus o Município de Uruguaiana e as emissoras de rádio que formaram cadeia para transmissão do nefasto programa.
Durante o Inquérito, o Ministério Público concluiu que o município, quando dirigido pelo ex-mandatário, contratou indevidamente excessivos serviços de publicidade sem prévio procedimento licitatório exigível à espécie e, ainda, que Sanchotene usou os espaços pagos pelo erário para autopromoção e para atingir adversários políticos, violando os princípios da Administração Pública da legalidade, economicidade, impessoalidade e moralidade. O prejuízo ao erário, conforme o documento atingiu o montante de R$ 900.375,00. O MP pediu a indisponibilidade dos bens de Felice em, no mínimo o valor apontado, com expedição de ofício ao Registro de Imóveis, Detran/RS e instituições bancárias e postulou a condenação dele por improbidade administrativa, porém um recurso suspendeu a liminar que havia sido concedida.
Ressaltando que a ação tem como principal objetivo a responsabilização do então gestor da máquina pública pela ilegalidade apontada, a juíza Karina Padilha concluiu que: “há elementos que indiciam a prática, pela parte demandada, de ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública, consistente na utilização do instituto da inexigibilidade de licitação para contratação de serviços de publicidade pelo Município de Uruguaiana, em desacordo com as determinações legais da Lei de Licitações”. Ela cita gravações e degravações do programa com trechos que apontam a utilização do espaço custeado pelo erário, para fins pessoais de Felice, seja para autopromoção, como também para ataque e crítica a terceiros (adversários, autoridades, etc.). Por fim, ela lembra a decisão proferida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) que decidiu pela glosa de valores a tanto relacionados em prejuízo do ex-gestor referentes ao exercício de 2006 e que ainda pende de recurso, tornando imperioso o recebimento da denúncia.

Divulgados vencedores do Concurso de Vitrines da Semana Farroupilha


A Comissão Organizadora da Semana Farroupilha 2014 em conjunto com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Uruguaiana, realizou a edição deste ano do concurso de vitrines e galpões alusivos à data. Os empresários Agnaldo Reis e Luciana Lisboa Reis foram escolhidos pela diretoria da CDL para comporem o grupo de avaliadores que foram visitar todos os inscritos para o concurso.
Conforme o empresário Agnaldo Reis, no concurso deste ano um critério na avaliação foi agregado. Além do concurso de vitrines e galpões internos, a disputa também foi válida para galpões tradicionais.
Após a visita aos diversos pontos inscritos, o grupo de avaliadores chegou ao seguinte resultado:
1º Lugar Concurso de Vitrines: Dimacar
1º lugar Concurso de Galpões Internos (de Loja): Lojas Benoit
1º Lugar Concurso de Galpões tradicionais: Galpão do Piquete “Adão Oliveira”.
Conforme o presidente da Comissão Organizadora da Semana Farroupilha 2014, Francisco Renato Rodrigues, os prêmios referentes aos concursos serão entregues em cerimônia a ser realizada durante o mês de outubro.

Integrantes da Odebrecht Ambiental homenageiam Semana Farroupilha


Com vestimentas típicas, integrantes da Odebrecht Ambiental, concessionária dos serviços de água e esgoto, homenagearam os festejos da Semana Farroupilha. Desde o início das operações em Uruguaiana, prendas e peões da empresa adotaram o visual campeiro na rotina de trabalho como forma de valorizar a cultura gaúcha. “O cultivo da tradição é muito forte aqui no Rio Grande do Sul e merece ser valorizado. Por isso, incentivamos nossos integrantes a utilizar os trajes campeiros durante a semana que homenageia o povo gaúcho”, conta Antonio Alencar, diretor da unidade em Uruguaiana. Para Valéria Costa, auxiliar administrativo, é um orgulho poder expressar o amor pela nossa terra. O mesmo sentimento tem Jocasta de Mello, assistente comercial da Odebrecht Ambiental. “Sinto-me honrada por trabalhar em uma empresa que nos proporciona a vestimenta gaúcha e abraça nossa cultura regional”, ressalta.

Uruguaiana participa de Convenção Nacional


Durante três dias, varejistas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal acompanharam palestras das áreas de marketing, recursos humanos, economia e política sobre temas mais importantes para o setor na 54ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, na Costa do Sauípe, na Bahia.
A delegação gaúcha, liderada pelo presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), Vitor Augusto Koch, foi composta por aproximadamente 200 pessoas, entre empresários e líderes do movimento lojista. As cidades de Uruguaiana e Caxias do Sul foram as que apresentarem maior número de participantes.
A força e participação dos consumidores no mundo digital, já conhecida há alguns anos, recebe mais um argumento para que empresários lojistas olhem com toda a atenção esse segmento. Nunca a interatividade foi tão grande. Em palestra na manhã de sexta-feira (19), Renato Opice Blum, mostrou que os brasileiros interagem nas redes sociais até três vezes mais do que o consumidor norte americano. Além disso, o Brasil é líder mundial em usuários do Facebook.
Um aspecto destacado é importância de avaliar se a ação foi voluntária ou involuntária. “Se estou andando na rua, não vejo um buraco e caio. Um sujeito filma e coloca no Youtube. Essa situação foi involuntária, ou seja, eu não quis que aquilo acontecesse. Se essa imagem cair na internet terei direito a pedir uma indenização não só pessoal a quem postou, mas a todos que repassarem aquele conteúdo. Isso é diferente, por exemplo, de uma situação que tenho a clara intenção”, exemplificou.
A apresentação mostrou ainda a importância das empresas repensarem as ferramentas de trabalho. 56% por cento dos usuários dizem que não querem propaganda por email, enquanto 41% se dizem influenciados pelo que acompanham nas redes sociais.
A grande atração foi a palestra de Arnaldo Jabor que esbanjou bom humor, críticas e conhecimento sobre economia e política brasileira. Um dos ataques mais fortes foi a burocracia no país. “A burocracia no Brasil é um inferno e é assim porque foi feito para ser um inferno desde o início. Foi porque não queriam que nós evoluíssemos e, então, criavam todos os empecilhos para que isso não acontecesse. Hoje para se fechar uma firma, é impossível. A burocracia gera crimes como a corrupção”, disse.

Justiça federal suspende expulsão de angolano em Uruguaiana

A Justiça Federal suspendeu a expulsão de um angolano residente em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, em razão de ele cuidar de filho no Brasil. Liminar com antecipação dos efeitos da tutela foi proferida neste mês, em virtude da atuação da Defensoria Pública da União (DPU).
Após ser procurada pela companheira do estrangeiro, que se encontrava preso para fins de expulsão, a DPU em Uruguaiana acionou o Judiciário para suspender o procedimento. 
Ele havia sido condenado pela Justiça e seria expulso do país por ato administrativo. O angolano alegou na Justiça que tem união estável com mulher residente no Brasil e um filho que depende dele economicamente.
O defensor responsável pelo caso, Rodrigo Collares Tejada, argumentou em sua ação que o fato do assistido ter um filho é “obstativo à sua expulsão”, de acordo com o artigo 75, inciso II, alínea b do Estatuto do Estrangeiro. Ele também explicou que “a impossibilidade de expulsão com base na efetiva prova de filiação e dependência afetiva/econômica, na tutela constitucional da infância e da família, consolidada jurisprudencialmente (Súmula n. 01-STF) e admitida ainda que o nascimento do filho tenha ocorrido posteriormente ao fato motivador do ato de expulsão, será devidamente comprovada no curso da ação principal, em relação a qual a presente é instrumental e que visará anular o decreto expulsório”.
O juiz que deferiu o pedido argumentou em sua decisão que “frente a esse contexto, em análise preambular, típica deste momento processual, sem comprometimento com a tese, deve ser colocada em relevo a possibilidade abstrata do impedimento à expulsão, até porque, do contrário, com a consumação do ato, haveria o indesejável esgotamento do objeto da ação”.

Mega Sena acumula mais uma vez e prêmio pode chegar R$ 45 milhões

Ninguém conseguiu acertar as seis dezenas sorteadas no concurso 1637 da Mega-Sena, realizado neste sábado, em Carmo, no Rio de Janeiro.
O prêmio de R$ 37 milhões acumulou e a estimativa da Caixa é que chegue a R$ 45 milhões no próximo sorteio, que será realizado nesta quarta-feira. 
As dezenas sorteadas nesse sábado foram: 01 - 05 - 24 - 47 - 55 – 56. A quina teve 144 acertadores – cada um levou para casa uma bolada de R$ 28,1 mil. 
Outras 11.489 pessoas acertaram quatro dezenas, o que lhes rendeu um prêmio de R$ 503.

TRT4 obriga Sindicato dos Jornalistas do RS a sindicalizar profissionais sem diplomas de Universidades


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Rio Grande do Sul (Sindjors) foi condenado, pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT4), a abster-se de exigir a comprovação de conclusão de curso superior como requisito à associação sindical e ao exercício de qualquer direito sindical, sob pena de multa de R$ 1 mil por infração, reversível ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD).
A 5ª Turma do TRT4 acolheu, por unanimidade, recurso contra decisão da 22ª Vara do Trabalho de Porto Alegre que havia julgado improcedente ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS). De acordo com o acórdão, a atual jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST) entende dispensável o diploma específico de Jornalismo para o exercício da profissão.

Maioria dos eleitores do RS não sabe em quem votar para deputado

A pesquisa Datafolha que mostrou o cenário das eleições para Piratini e Senado também trouxe outros dados importantes, como a indefinição dos eleitores sobre em quem votar para deputado. Segundo a sondagem, apenas 23% dos entrevistados já definiram o seu candidato a deputado federal, enquanto 77% estão indecisos. A faixa etária com maior percentual de indecisos é a de 16 a 34 anos, na qual 82% ainda não definiram o voto.
Na corrida à Assembleia, os números são semelhantes: 27% das pessoas que responderam à pesquisa disseram já terem definido o candidato a deputado estadual. O restante, 73%, ainda não sabe em quem votar. As fatias do eleitorado com maior percentual de indecisos – 81% – são as das pessoas com Ensino Fundamental e renda familiar mensal de até dois salários mínimos.

Hospitais dão ultimato ao Governo do Estado e IPE para reajuste nas tabelas


A Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, do qual faz parte o HCB de Cachoeira, deu ultimato, até o fim do mês, para que o governo gaúcho dê resposta sobre o reajuste de repasses do IPE. A alegação é de existe defasagem de até 25% nos valores repassados às instituições. O risco é de suspensão dos atendimentos eletivos aos conveniados a partir de 1º de outubro. O presidente da entidade, Júlio Matos, adverte que a decisão já foi tomada.
“É lógico que esperamos um retorno positivo, até 30 de setembro. No dia seguinte faremos uma avaliação em assembleia. Se não houver evolução já tomamos a decisão de não realizarmos mais atendimento eletivos, mas só vamos oficializá-la na assembleia”, adiantou.
De acordo com dados da instituição, os valores pagos pelo IPE pelos serviços prestados estão defasados. O último reajuste no repasse de medicamentos, por exemplo, ocorreu em 2010. Já os custos pagos por internações são os mesmos desde de 2011. Os hospitais dizem que a quantia paga por uma diária em leito na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) é de R$ 381,66, enquanto os gastos atingem R$ 1.277.
O governo acenou para um reajuste na tabela das diárias das internações. Entretanto, o entendimento é de que o aumento para os gastos com medicamentos é regulado por lei federal.

TSE alerta para riscos de e-mails falsos sobre título

A poucos dias do primeiro turno das eleições, alguns eleitores voltaram a receber e-mails alertando para o suposto cancelamento do título eleitoral, em decorrência de irregularidades no Cadastro de Pessoa Física. Entretanto, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) alerta: trata-se de uma mensagem falsa, já que nem a corte nem a maioria dos Tribunais Regionais Eleitorais enviam correspondências eletrônicas deste tipo.
A Justiça Eleitoral informa que não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de títulos eleitorais ou para convocar mesários -com exceção do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio Grande do Sul (TRE/RS), que, mediante prévia e específica autorização do convocado, se utiliza desse tipo de correspondência para recrutar seus mesários, informou o TSE, em nota.
No mais recente e-mail em circulação, que tem como suposto destinatário o endereço eletrônico info@tse.jus.br, a mensagem pede ao usuário que clique em um link -apontado como o endereço do protocolo sobre a ocorrência-, para regulamentar a situação eleitoral. Segundo o TSE, porém, o usuário não deve clicar na mensagem, que deve ser imediatamente apagada. O TSE ressalta que não autoriza qualquer outra instituição a enviar e-mails em seu nome. Mensagens dessa natureza devem ser apagadas, pois podem conter vírus de computador ou qualquer outro software malicioso, esclarece. O golpe do envio de e-mails falsos a partir de endereços eletrônicos supostamente de origem do TSE ou de Tribunais Regionais é antigo, mas volta a acontecer praticamente a cada dois anos, em cada nova eleição.

Policiais Federais prometem radicalizar contra o Governo

Recente parecer da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento recomenda o veto ao PLC 78/2014, que reconhece a Papiloscopia como ciência apta a embasar prova pericial, e repete a mesma análise do PLC 5.649/09, fundamentando argumentos baseados na Portaria n. 523/89-MPOG, e estabelecendo a falsa premissa de que o PLC 78/2014 se refere diretamente a cargos públicos específicos, o que não ocorre.
O antigo PLC 5.649/09 foi vetado porque utilizava o termo “papiloscopista” em sua redação, o que poderia ser interpretado como uma menção específica a determinado cargo público, com possibilidade de transposição, o que ensejou a sua análise de inconstitucionalidade em relação ao vício de iniciativa. 
Porém, justamente por conta desse entendimento da SEGEP no ano passado, os parlamentares desenvolveram uma nova redação para o atual PLC, desta vez com nítida natureza geral e processual, por não se referir a nenhum cargo público específico, mas sim ao especialista genérico em determinada área científica, fazendo referência somente à ciência Papiloscopia.
Mas o que tem causado a revolta é a repetição de argumentos com o uso da Portaria n. 523/89-MPOG. Afinal, qual a origem e natureza dessa portaria, e quais os motivos dela não ser aplicável.
Segundo Deslandes, diretor de da Fenapef, “, sempre buscamos o diálogo com os técnicos do governo, e sabemos que uma portaria não é ato válido para definir atribuições, pois nossa Constituição é clara ao definir que somente por lei podem ser criadas e definidas as competências dos cargos públicos”.

Motorista bêbado provoca acidente com quatro veículos

Em atendimento a uma ocorrência de acidente de trânsito, a Brigada Militar efetuou a prisão de um homem, na noite de domingo, na Rua Santos Dumont, imediações da Cibrazém. Conforme o registro policial, o motorista bêbado bateu num Gol e em duas motocicletas que estavam estacionadas, ao tentar desviar de um carro que estava a sua frente no trânsito. 
Ao conversar com o sujeito, os policiais perceberem os sinais de embriaguez e ao realizar o teste do bafômetro, o crime foi confirmado. As vítimas sofreram lesões leves, os veículos apresentaram prejuízos financeiros e o bêbado foi encaminhado à Penitenciária pelo crime de embriaguez ao volante.

Bandido “cai” fazendo pose pra Brigada



Quatro menores foram apreendidos e um maior de idade preso na noite de domingo, no Bairro Tarragó, em Uruguaiana. O fato ocorreu por volta das 22h, quando a Brigada foi acionada por testemunhas que avistaram o grupo abordando uma mulher que saia de casa, no bairro Bela Vista, em seu veículo. Armado, o maior de idade ameaçou puxar o gatilho da arma, fazendo com que a vítima entregasse a bolsa. Ao avistarem a Polícia, os acusados empreenderam fuga, sendo presos próximo ao local do crime, ainda com a bolsa contendo os documentos pessoais da vítima, aparelho celular e dinheiro. 
O maior de idade, conhecido como “Cassiano” fez questão de pousar para as fotografias feitas pela Brigada com a espingarda da mão,e posição de ataque. 
Os menores foram encaminhados ao Case e o maior à Modulada.

Homicídio encerra Semana Farroupilha


O dia 20 de setembro foi marcado pela ocorrência de mais um homicídio em Uruguaiana. Icaro Moraes Aguirre, de 22 anos foi morto vítima de um disparo de arma de fogo efetuado por uma pessoa já identificada pela Polícia, porém preservada para manter o sucesso da investigação até que ela seja presa. Os envolvidos haviam participado de uma festa tradicionalista. 
Conforme a ocorrência, dois casais discutiam por motivos banais, no Bairro Santo Inácio, por volta das 5h de sábado, quando então Icaro, que nada tinha com a história, reconheceu uma das meninas. Ele então saiu em sua defesa, sendo atingido no por um disparo de arma de fogo no tórax por uma terceira pessoa. O jovem foi socorrido com vida, porém não resistiu aos ferimentos e morreu logo após ser submetido à cirurgia na Santa Casa de Caridade. 
Este é o terceiro ano consecutivo que a Semana Farroupilha é marcada por tragédias, sendo que em 2012, a morte da jovem Carolina Colazzo gerou comoção estadual devido a brutalidade apresentada pelo assassino. 
Neste ano, além de Icaro, Wallyson Sosa foi assassinado durante a Semana. Apesar da morte não ter nenhuma ligação com as festas tradicionalistas, sem dúvida será lembrada como mais uma tragédia ocorrida no evento gauchesco. 
Caminhada da Paz
No dia 20, como forma de chamar a atenção das autoridades para os problemas enfrentados no setor de segurança pública, familiares e amigos de Wallysson realizaram uma caminhada pelas ruas da cidade com faixas e cartazes de conscientização. A caminhada da paz, como foi chamada também teve o objetivo de mostrar aos jovens a importância da vida de sua preservação.
A morte do rapaz ocorreu em frente a um plantão de bebidas, onde ele e o grupo de amigos havia participado de uma festa. O desentendimento entre amigos que motivou a morte do menor, segundo a Polícia Civil, foi motivado pelo consumo excessivo de álcool.

Inscrições na Rede estadual

O período de inscrições para o ingresso de estudantes nas escolas estaduais iniciam em 1 de outubro e podem ser realizadas pelo site da Secretaria de Educação. Na mesma data inicia o processo de rematrícula. Conforme a Secretaria, todos os alunos matriculados em Escolas Estaduais no ano de 2014 deverão ter suas rematrículas confirmadas pelos pais ou responsáveis por aluno menor de 18 anos, podendo ser feita pelo próprio aluno com 18 anos ou mais. O período de transferência será de 05/01/2015 a 13/01/2015.

Painel Ed.2348

Primavera em foco

A Primavera teve início oficialmente nesta segunda-feira, 22/9, porém, há semanas já vemos as árvores floridas, especialmente os Ipês amarelos, que adornam a Avenida Presidente Vargas. Bem vinda Primavera!

Formanda

Priscilla Dalcastagnê é a mais nova farmacêutica de Uruguaiana. Formada pela Universidade Federal do Pampa, a jovem recebeu o diploma no final de semana, na cidade de Bagé. Parabéns pela conquista.

De mal a pior I
Com a máquina tucana apoiando Marchezan e Yeda Crusius, a boa votação de Elisabete Felice na última eleição está longe de se repetir. Com isso perdem os municípios de Xangri-lá e Tucunduva.

De mal a pior II
Aliás, até o marido da deputada sentiu a vaca, atrelada à simpatia da outrora “imperatriz”, ir pro brejo. Pra evitar maior prejuízo, os santinhos agora são “individuais”.

Pujança
O deputado Nelson Marchezan, ao inaugurar o Comitê em Uruguaiana, disse enfrentar campanhas milionárias com dinheiro privado e público que acontecem na região. Será a de alguns progressistas, ou de algum tucano mesmo? Mas aposto que tem a ver com o Detran.

Cinema de Rua
O Sesc promoverá o ‘Cinema de Rua’ em Uruguaiana. A exibição de filmes com a atuação do ator uruguaianense Miguel Ramos, acontece no dia 18/12, ás 21h, na frente do Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa.

Selecionadas I
Foi realizada na sexta-feira, a triagem das canções inscritas para o IV Festival Temático do Rio Uruguai, que acontece dia 11/10, na AFMU, integrando a programação da VII Semana do Rio Uruguai. A premiação é de R$ 1 mil para o 1º lugar, R$ 600 para o 2º e R$ 400 para o 3º.

Selecionadas II
Foram selecionadas: “Piratas de Chalana”; “Barcos de Papel”; “O poeta Maior”; “Entre a Rienda e o Espinhel”; “O legado”; “Na Sina de Sonhador”; “Brincando com o Rio”; “Do lado de cá do Rio” e “Afluentes”. Todas inéditas.

Selecionadas III
Os autores são José Luiz Villela e Cléber Soares; Armando Vasques e Jander Pereira Fagundes; Silvio Aymone Genro, Arlindo Almeida Junior e Cléber Soares; Arlindo Almeida Júnior e Vane Vieira; Maurício Soares; Arlindo Almeida Júnior e Vane Vieira; Maxsoel Bastos de Freitas; Flávio Saldanha e Cléber Soares; Henrique Bagesteiro Fan e Miguel Bilhalva e Júlio César M. Lopes, respectivamente.

Celemaster
A equipe uruguaianense de futsal feminino Celemaster venceu por 11 x 3 a equipe Chimarrão, de Passo Fundo, neste sábado, 20/9. Com a vitória a Celemaster consolida-se na liderança do Campeonato Estadual de Futsal Feminino.

Inscrições
Seguem abertas as inscrições para o Balé Municipal de Uruguaiana, que será dirigido por Mabel Pimentel e Oscar Murillo, do Ballet de Brandsen, de Buenos Aires. As inscrições estão sendo feitas na secretaria de Cultura.

Homenagem
Acontece nesta quarta-feira, 24/9, sessão solene em homenagem aos 110 anos de fundação do Colégio Marista Santana, na Câmara de Vereadores, a partir dás 19h.

CEU
O Coral Estudantil de Uruguaiana (CEU) retomou suas atividades na manhã de ontem, 22/9, já em sede própria. A partir de agora, a casa do projeto, voltando para crianças e adolescentes, é o antigo Restaurante Panorâmico, do Juventude Atlético Clube.

Edital de Esportes I
A Fundergs abriu edital de verão para entidades esportivas, devidamente regularizadas, enviarem projetos para captação de recursos. As informações e dicas para a elaboração dos projetos podem ser obtidas junto à secretaria de Esportes e Lazer.

Edital de Esportes II
Uma novidade neste ano é que não haverá necessidade de ir à Porto Alegre pleitear os recursos. Com a implantação do Pólo Regional de Desenvolvimento do Esporte no município, todo o processo pode ser feito em Uruguaiana, na sede do Pólo, anexo à Unipampa.

Edital de Esportes III
Serão distribuídos R$ 600 mil, com valor máximo de R$ 15 mil por projeto e destinação de 10% do total para eventos esportivos e de lazer para pessoas com deficiência. Os projetos habilitados devem ser apresentados entre os dias 1/10 a 20/10.

Piratini
Pesquisa Datafolha aponta Ana Amélia Lemos liderando a preferência de votos para o governo do Estado, com 37%. Tarso Genro tem 27%. Os dois tiveram queda nos números desde o início da corrida eleitoral. Vieira da Cunha segue estagnado, com 3% e, José Ivo Sartori cresceu e agora aparece com 13%.

Eu não acredito I
A segunda-feira amanheceu agradável na redação do jornal CIDADE, ao lado do comitê do Marchezan. Mas a paz durou até a “cupinchama” do deputado voltar à ativa promovendo o inferno auditivo do “eu acredito”, repetido insistentemente. Acabou com o sossego da vizinhança onde também há uma casa de saúde.

Eu não acredito II
Decreto-lei nº 3.688/41:
“Art. 42. Perturbar alguém o trabalho ou o sossego alheios:
I – com gritaria ou algazarra;
II – exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;
III – abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;
IV – provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem guarda.
Pena – prisão simples, de 15 dias a 3 meses, ou multa.”

Eu não acredito III
Lei nº 9.605/98:
“Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora:
Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.
§ 1º Se o crime é culposo:
Pena - detenção, de seis meses a um ano, e multa. (...)”