sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Começa a 38ª Califórnia

Com o show “Músicas de Uruguaiana”, o cantor Vitor Hugo aquece o palco para os trabalhos da 38ª edição da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul. O intérprete apresenta ao público que lota o teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, uma seleção de músicas consagradas na cultura gaúcha.

Deputados aprovam reajuste de 16% do piso regional

A Assembleia Legislativa aprovou o reajuste do piso mínimo regional. O novo piso passa a vigorar a partir de 1º de fevereiro próximo com valores entre R$ 1.006,88 a R$ 1.276,00.
Emenda do deputado Valdeci Oliveira manteve na faixa II os trabalhadores de hotéis, bares e restaurantes, os quais seriam inseridos na faixa IV. Outra emenda alterou para 1º de fevereiro o reajuste.
Na votação, o deputado Alexandre Postal (PMDB), criticou o índice de 16% concedido pelo governador Tarso Genro às véspera de deixar o Executivo, bem como a pretensão de elevar para a IV os trabalhadores de hotéis, bares e restaurantes, o que, na prática, elevaria o índice de reajuste desta categoria em mais de 26%. Lembrou parecer do procurador da AL, Fernando Ferreira, sobre a inconstitucionalidade da proposta, o que poderá acarretar, futuramente, contestações na Justiça, por parte de entidades empresariais.
Giovani Feltes (PMDB) chamou a atenção para os problemas que uma emenda do deputado Edegar Pretto (PT) poderia acarretar para as finanças do Estado, caso fosse aprovada, por envolver categorias sindicalizadas. A emenda previa que nos contratos que viessem a ser firmados pelos poderes Legislativo e Executivo do Estado, a partir da aprovação do mínimo regional, bem como nos aditivos dos contratos em vigor, os salários dos trabalhadores, independentemente de pertencerem a categorias não abrangidas pela lei que institui o mínimo regional, não poderiam ser inferiores aos previstos na faixa I do PL 222/2014.
Entre as categorias incluídas no projeto estão trabalhadores na agricultura e pecuária; nas indústrias extrativas; em empresas de captura do pescado (pesqueira); empregados domésticos; em turismo e hospitalidade; empregados motociclistas no transporte de documentos e de pequenos volumes - “motoboy”; empregados da administração das empresas proprietárias de jornais e revistas; trabalhadores nas empresas de telecomunicações, teleoperador (call-centers), “telemarketing”, “call-centers”, operadores de “voip” (voz sobre identificação e protocolo), TV a cabo e similares, além de indústrias de vários setores.

PMDB briga por “tetas” no governo Sartori

Após uma reunião a revelia do presidente, a maioria de membros da Executiva Municipal do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB, apresentou renúncia aos seus cargos.
A reunião dos revoltosos aconteceu no início de novembro passado, no Café Arras e foi realizada ardilosamente às 15h, para que o presidente Newton Gomes, dela não pudesse participar.
Procurado por nossa reportagem, o advogado Luiz Stábile, um dos revoltosos, confirmou a reunião, e disse que espera a evolução dos acontecimentos para se manifestar sobre os assuntos tratados. Já o presidente Newton Gomes disse desconhecer totalmente o que foi tratado, pois o livro de atas foi retirado da sede da Executiva do Partido e ainda não foi devolvido, tampouco sabe se a reunião foi registrada, pois tal reunião não foi convocada por quem de Direito, acrescentando que a inquietude se dá em virtude da ânsia por cargos na administração pública do Estado. “Durante a Campanha, ninguém aparecia no Diretório”, dispara o Presidente.
O ofício pedindo o afastamento foi recebido por Newton Gomes no dia 1º de dezembro e já encaminhado à Executiva Estadual. No prazo de 60 dias, os substitutos para os cargos de 1º e 2º vice-presidentes, e 1º e 2º secretários serão submetidos ao Diretório municipal para aprovação.
Além do advogado Luiz Stábile, renunciaram Paulo Homero, Gelci Marim, Eliane Acunha, Solon Júnior, Carmelo e Nivaldo Jr. Permaneceu com o presidente o tesoureiro Henrique Nunes, pois as outras quatro vagas de vogal não possuíam titulares.

Freeshops: Prefeito encaminha conjunto de projetos à Câmara


Está em análise na Câmara de Vereadores um conjunto de três projetos encaminhados pelo Poder Executivo, que tratam diretamente sobre as lojas francas, os chamados freeshops, no caso de instalados em Uruguaiana.
O primeiro dos projetos, projetos de lei complementar 004/2014, busca instituir a Licença Especial de Fundo de Comércio no Código Tributário do Município incidente sobre estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar como lojas francas e empresas que operem como entreposto fornecedor, situadas dentro de área de alfândega. De acordo com a matéria a licença deverá ser anualmente renovada e será recolhida para o Fundo Municipal do Desenvolvimento de Comércio e Indústria (Fundeci), cuja proposta de criação foi recentemente encaminhada ao Legislativo.
O projeto 005/2014 altera dispositivos da Lei 1.970/88, o Código Administrativo do Município, em seu Artigo 102, que trata sobre o funcionamento de estabelecimentos comerciais, industriais, de prestação de serviço ou entidades associativas, paraestatais, templos, igrejas, sedes de partidos políticos, sindicatos, federações ou confederações. O projeto acrescenta um parágrafo, que trata especificamente sobre as lojas francas.
Por fim, o projeto 006/2014, refere-se ao Código Tributário do Município, que passa a vigorar acrescido das alterações do projeto, referentes à taxa de fiscalização e vistoria e ambulantes.
Nem um dos projetos, porém, trata da regulamentação dos freeshops no município, portanto, não autoriza a instalação.

Schneider e comitiva reúnem-se com governo do Estado de Corrientes


Na terça-feira, 2/12, o prefeito Luiz Augusto Schneider esteve na cidade de Corrientes, capital do estado de mesmo nome, na vizinha Argentina. Acompanhado de uma comitiva formada pelos secretários Rubens Montardo Junior (Cultura) e Jorge Prestes Lopes (Indústria e Comércio), o diretor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Uruguaiana, João Cleber Thedoro de Andrade, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu) Luís Oscar Kessler, o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes e Similares de Uruguaiana, Lauro Mocelin, a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Nídia Heringer e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Arthur Frantz.
A comitiva foi recebida no Salão Verde, na sede do Governo da Província de Corrientes. Em reunião com o ministro provincial da Coordenação e Planejamento, Eduardo Alejandro Vischi, ex-intendente de Paso de los Libres e representante do governador Ricardo Colombi, foi tratado sobre saúde pública. O grupo, que visa a criação de medidas de integração entre Uruguaiana e a Província de Corrientes, falou sobre a possibilidade de estágio de alunos e de profissionais de Enfermagem da Unipampa no Hospital San José em Paso de los Libres; o atendimento de médicos especialistas nos dois países; atendimento especializado em neurologia, oncologia e traumatologia; e a implantação da Faculdade de Medicina da Unipampa/Uruguaiana. O ministro Provincial da Saúde, médico Julián Dindart, e a reitora da Universidad Nacional del Nordeste, professora María Delfina Veiravé, e o vice-reitor, Elvio Eduardo Rios, também participam.
À tarde foram realizadas duas audiências que trataram sobre produção, indústria, comércio, cultura e turismo, com a participação dos ministros da Produção, engenheiro-agrônomo Jorge Vara; da Indústria, Trabalho e Comércio, Francisco Osella; do Turismo e Cultura, Inés Presman; da diretora do Corrientes Exporta, Amanda Zarratea; do diretor da Federação Econômica de Corrientes, José Ojeda; do presidente da Federação Empresarial de Corrientes, Fernando Mendez; do presidente da Federação da Produção, Indústria e Comércio de Corrientes, Cataldo Catapano; e do diretor do Instituto de Cultura, arquiteto Gabriel Romero. Os principais temas abordados foram o intercâmbio cultural; a divulgação das potencialidades turísticas e do carnaval realizado na cidade de Corrientes e em Uruguaiana; os trabalhos bilaterais, cursos técnicos-profissionalizantes oferecidos pelo Instituto Federal Farroupilha – IFF; as possibilidades de atuação empresariais conjuntas e isenções oferecidas pela Prefeitura de Uruguaiana quando da instalação de novas empresas, além da herança cultura-histórica jesuítica na região.
Para Schneider, a viagem foi positiva. Segundo. O grupo já definiu um novo encontro, desta vez em Uruguaiana. No dia cinco de março de 2015, no Salão Nobre da Prefeitura.

Tirar a carteira de motorista está mais caro

A partir desta segunda-feira, 1° dezembro, tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ficará mais caro. Essa mudança vai acontecer por conta da publicação da resolução n° 493 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que aumenta a carga horária das aulas práticas da primeira habilitação na categoria B (para carros) de 20h para 25h. Com a resolução, além da ampliação da carga horária, serão utilizados também simulados à noite, porém sem obrigatoriedade. A nova resolução exige um mínimo de 25 horas/aula, das quais 5 horas/aulas terão que ser, obrigatoriamente, no período noturno para quem vai tirar pela primeira vez a CNH. 
Já quem vai fazer adição para a categoria B, a nova resolução diz que é necessário ter 20 horas/aula, das quais quatro devem ser à noite. No caso da moto (categoria A), é exigida 20 horas/aula, sendo que quatro dessas devem ser pela noite. 
Para adição da categoria na carteira são exigidas 15 horas-aula, três no período noturno.

38ª Califórnia inicia amanhã


Inicia nesta sexta, feira, (5), às 21h, a 38ª Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul, e segue nos demais dias 06 e 07 de dezembro. Para participar do Festival, que será realizado no no Teatro RosalinaPandolfo, os ingressos permanentes (passagem para os três dias do evento) estão sendo comercializados no próprio Teatro,no horário das 9h às 12h e das 14h às 19h.
Os ingressos permanentes têm valores diferenciados, conforme a proximidade com o palco. No Setor Timbaúva (lugares numerados) o valor é de R$ 100,00, no Setor Lago (lugares numerados) o valor é de 80,00 e no Setor Floresta (ocupação por ordem de chegada) o valor é de R$ 60,00. Idosos, estudantes e portadores de necessidades especiais têm descontos especiais. 
Concorrentes a Calhandra de Ouro deverão subir ao palco: 
Sexta-feira
05 de dezembro 
Assoviando a milonga
Digitais de identidade
Florzita de campo aberto
O homem dentro do espelho
Pepe Caravana
Piratas de chalana
Rebanho de luz
Saci Pererê
Terrinha

Sábado
06 de dezembro 
Água Benta
Amorável
De prosa com seu Maneco
Esses cavalos de Prado
Nas munhecas da Catala
Tô de volta chamarrita
Um outro negrinho
Vem que trem
Xote do tempo perdido

Domingo
07 de dezembro 
As 12 classificadas nas noites anteriores.

Santa Casa esclarece: Estado mente quando diz que repassa verbas ao hospital


Em 2014, através de resolução da Comissão Intergestores Regional da Fronteira Oeste, foi aprovada a solicitação do Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana a habilitar-se como Ambulatório de Gestante de Alto Risco Tipo I. Como consequência, a resolução nº 374/14, da CIB/RS, de 18 de julho de 2014, aprovou a habilitação estadual solicitada pela Santa Casa. Como exigência, a CIB/RS estipulou o dimensionamento do Ambulatório de Gestante de Alto Risco de acordo com o Plano Diretor de Regionalização do Estado, considerando uma área de cobertura assistencial de 700 gestantes de alto risco/ano, computando 70 primeiras consultas/mês e 630 reconsultas/mês. Todo o trâmite vem sendo acompanhado pelo Conselho Municipal de Saúde, que aprovou em ata o credenciamento à habilitação por parte do Hospital. 
Para que esses parâmetros fossem alcançados pelo Ambulatório de Gestante de Alto Risco do Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, foi aprovada a liberação mensal através do tesouro estadual conforme PT/SES/RS nº 660/12, no valor de R$ 30 mil. Com a falta de repasses do Governo do Estado, as adequações que deveriam ser implementadas na estrutura hospitalar e os atendimentos a serem prestados às gestantes não ocorreram até o momento.
A 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, através da coordenadora Vivian Gehrke, foi comunicada várias vezes da situação. Tão logo foi publicada a referida resolução, por exemplo, a informação repassada pela 10ª CRS foi a de que o repasse para o custeio do serviço (R$ 30 mil/mês) deveria constar em contrato. Segundo a Coordenadoria Regional de Saúde, o incentivo não consta no contrato atual, celebrado entre o Governo do Estado e a Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, conforme publicado em 24 de julho de 2014. 
Conforme o diretor administrativo da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, Geovane da Silva Cravo, a partir de maio deste ano vários requerimentos foram enviados à Coordenadoria de Saúde e à Secretaria Estadual de Saúde, questionando a falta de cumprimento dos repasses. “Em nenhum deles houve respostas”, acrescenta Cravo. “No projeto de implantação do serviço, ficou exposto também que seria necessária à realização de adequações e reformas no prédio para o início dos atendimentos”, explica. 
Essa situação de descumprimento da Resolução da CIB/RS foi comunicada à presidente do Comitê de Prevenção da Mortalidade Infantil e Materna de Uruguaiana, Ana Maria SchimidtClaussel, em setembro deste ano, em resposta ao ofício expedido pelo referido órgão. De acordo com o documento assinado por Ana Maria Claussel, era questionada a situação de implantação do Ambulatório de Gestação de Alto Risco (AGAR), após reunião realizada em agosto, em que a secretária de Saúde de Uruguaiana, Saionara Marques, e a coordenadora da 10ª CRS, Vivian Gehrke, deixaram evidente que a responsabilidade do referido ambulatório seria do hospital. Porém, ambas já sabiam da falta de cumprimento da resolução por parte da Secretaria Estadual de Saúde. Mas não mencionaram o fato à presidente do Comitê.
Por fim, em 18 de novembro, novamente foi enviado ofício à Coordenadora de Saúde da 10ª CRS, Vivian Gehrke, sobre a publicação da resolução 374/14 da CIB/RS, evidenciando a falta de cumprimento dos repasses mensais para a implantação do AGAR. Mais uma vez o ofício ficou sem resposta. 
Segundo Geovane, a linha de condução do trabalho da SES/RS para com o Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana é totalmente contrária ao que vem sendo divulgado pelo Governo do Estado, através de notícias oficiais, que não correspondem à realidade, divulgadas pela sua assessoria de imprensa, conforme foi divulgado pelos meios de comunicação na semana passada. 
Segundo o site, na área hospitalar há incentivos para os Ambulatórios de Acompanhamento de Gestantes de Alto Risco (AGAR). Seriam 13 no Estado, incluindo Uruguaiana, recebendo entre R$ 30 mil e R$ 38 mil mensais dependendo da sua estrutura. No caso envolvendo o Hospital da Santa Casa, a informação não é correta: o Hospital não recebe o valor.

Tirar a carteira de motorista custa mais a partir de agora


A partir desta segunda-feira, 1° dezembro, tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ficará mais caro.
Essa mudança vai acontecer por conta da publicação da resolução n° 493 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que aumenta a carga horária das aulas práticas da primeira habilitação na categoria B (para carros) de 20h para 25h. Com a resolução, além da ampliação da carga horária, serão utilizados também simulados à noite, porém sem obrigatoriedade. A nova resolução exige um mínimo de 25 horas/aula, das quais 5 horas/aulas terão que ser, obrigatoriamente, no período noturno para quem vai tirar pela primeira vez a CNH.
Já quem vai fazer adição para a categoria B, a nova resolução diz que é necessário ter 20 horas/aula, das quais quatro devem ser à noite. No caso da moto (categoria A), é exigida 20 horas/aula, sendo que quatro dessas devem ser pela noite.
Para adição da categoria na carteira são exigidas 15 horas-aula, três no período noturno. As pessoas que desejam retirar a carteira ainda com as normas atuais devem comprar o laudo até o próximo sábado (29).

Começa a limpeza da boate Kiss, em Santa Maria


Quase dois anos depois da tragédia, os trabalhos de limpeza do prédio que abrigava a boate Kiss, em Santa Maria, começaram na manhã de terça-feira (2). A rua dos Andradas, no Centro do município, foi interditada para a montagem da estrutura de proteção do entorno. 
O objetivo é isolar o local, antes da retirada de móveis e resíduos do incêndio. A expectativa é de que a operação se estenda, no máximo, por dez dias.
Técnicos da Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) acompanham os trabalhos conduzidos por empresas contratadas pela Eccon Empreendimentos Imobiliários, proprietária do prédio. 
A limpeza foi exigida pela Justiça, uma vez que uma análise realizada no local apontou a presença de mais de 200 substâncias tóxicas, 17 delas altamente cancerígenas. Os resíduos serão encaminhados para um depósito na região Metropolitana e, após a finalização da limpeza, um relatório deve ser encaminhado à Fepam para futura análise dos danos causados ao meio ambiente.

Nova área facilitará ações da Marinha

A Marinha do Brasil-Delegacia Fluvial de Uruguaiana receberá a concessão de uso de área próxima ao Rio Uruguai. A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou nesta terça-feira, dia 2, o projeto de lei que autoriza o procedimento do município. O local deverá ser utilizado para instalação da Marinha, facilitando a inspeção naval e o resgate em caso de acidentes. A proximidade do rio garantirá o acesso rápido e eficiente para realização da fiscalização e de socorro.

Velhos golpes, novas vítimas

Uma mulher foi vítima do famoso golpe do bilhete premiado em Uruguaiana nesta semana. 
A vítima foi abordada em via pública por dois homens, sendo que um deles continha um bilhete de lotéria, supostamente premiado. O homem explicou que era pobre e que precisava trocar o bilhete, mas que ninguém acreditaria nele. Pediu ajuda à vítima e apresentou o homem que o acompanhava como sendo um alguém também abordado na rua e que se ofereceu para ajudar. O bandido pediu à mulher a quantia de R$ 20 mil, em troca entregaria a ela o cartão.
A dupla a levou a um banco da cidade, onde ela fez dois saques equivalentes ao valor solicitado. Depois a levaram a um determinado ponto da cidade e lá a deixaram. O golpe velho continua fazendo vítimas novas.

PF prendeu mais de 6 pessoas por dia nos últimos dez anos

Enquanto o país acompanha todo o estardalhaço em torno da sétima fase da operação Lava Jato, que investiga aquele que pode ser o maior esquema criminoso já descoberto no Brasil, os números mostram que a Polícia Federal é cada vez mais ativa no país. Nos últimos dez anos, foram presas 24.135 pessoas, em 3.616 dias (considerando 2014 até 25 de novembro), o que gera média de 6,67 prisões por dia em operações da corporação.
Neste período, não houve um ano sequer em que o número de operações não tenha aumentado em relação ao ano anterior. Em 2014, o ritmo é semelhante ao de 2013, o que pode até fazer com que um recorde de ações seja batido nesses 35 dias que ainda restam para a virada do ano. Até aqui, já foram 261 operações no ano, que resultaram na prisão de 1.974 pessoas. Em todo o ano passado, foram 296 operações, com 1.785 presos. Em 2012, haviam sido feitas 289 ações, com 1.676 detidos no total.
A evolução do número de prisões nos últimos três anos contrasta com a queda experimentada a partir de 2011, quando houve uma reforma no Código de Processo Penal. A mudança instituiu alternativas ao encarceramento dos alvos da Polícia Federal, como medidas restritivas, com fianças milionárias, em vez de mandar prender os investigados. Significa dizer que ficou mais difícil obter ordem de prisão.
Em 2011, haviam sido presas 3.293 pessoas pela Polícia Federal, um recorde histórico, em 284 operações realizadas. Em 2010, foram 252 ações; em 2009, 236; em 2008, 235; em 2007, 188; em 2006, 167; em 2005, 67 operações.

BM dá largada à Operação Papai Noel


Uma solenidade realizada ontem na Praça do Barão marcou o início da operação Papai Noel. 
A operação que é desencadeada em todo o Estado, no município concentra-se no centro da cidade e nos locais de maior fluxo de pessoas. 
Através do policiamento ostensivo, a BM pretende inibir a ação de bandidos que veem neste período ano de maior movimento, a chance de fazer novas vítimas. 
A solenidade contou com as presenças de autoridades e empresários. O destaque do evento foi mais uma vez, a Brigada Mirim, sempre atuante nas atividades sociais da Polícia.

Brigada Militar faz prisões


Na noite de sábado, a Brigada Militar de Uruguaiana capturou E.A.R.S., de 35 anos, antecedentes por furto em veículo, lesão corporal, apropriação indébita, vias de fato, ameaça e Maria da Penha, que se encontrava foragido da justiça, tendo contra o mesmo um mandado de prisão.
Na noite de domingo (30/11), após um briga próximo à praça central da cidade, onde um jovem de 18 anos foi ferido a golpes de faca, os policiais militares apreenderam em flagrante um adolescente de 15 anos e ainda localizaram a faca utilizada no fato e que o mesmo havia jogado fora.
Já na tarde de segunda-feira (01/12) foi a vez dos policiais militares capturarem J.C.F.N., de 36 anos, antecedentes por trafico de drogas, receptação e lesão corporal, que também se encontrava foragido da justiça.

Mais um incêndio criminoso

Uma casa localizada no bairro Cabo Luiz Quevedo foi totalmente destruída pelo incêndio provocado por integrantes de uma gangue. 
A residência pertence àfamília de um jovem assassinado neste mês de novembro em Uruguaiana. Na semana passada, a casa da família do acusado do crime também foi incendiada. 
Segundo a proprietária da residência, deste a morte do menor de idade, a família vem sofrendo sérias ameaças. 
A morte de Diko, como era conhecido Eduardo Vinicius evidenciou a vulnerabilidade dos jovens ao mundo do crime. O menor que foi morto com um golpe de faca em frente a sua residência, havia discutido um dia antes do fato como o acusado e outros desafetos, sendo que naquela tarde, ao cruzar em frente à casa da vítima, o acusado decidiu matá-lo. Preso pela Brigada imediatamente, o suposto autor foi encaminhado à Penitenciária, onde continua guardado.

Policiais civis de Uruguaiana são promovidos


A Secretaria de Segurança do Estado publicou nesta semana, edital contendo os nomes dos policiais promovidos por antiguidade e merecimento. A lista foi publicada no Diário de terça-feira. 
Foram promovidos os policiais: Ivo Mesadri, Edgar, Leandro, Ederson, Talita, Zambiazi e Tanise. 
É importante destacar a promoção de todos os escrivães e inspetores de 1ª para 2ª classe.
“Hoje é um dia de comemoração, pois mais esta conquista foi fruto da negociação entre a Ugeirm, uma comissão de representantes dos escrivães e inspetores de primeira classe e a Chefia de Polícia”, destaca o presidente do sindicato, Isaac Ortiz.
Além disso, também foram promovidos à classe de Comissário os ex-investigadores que foram transformados em escrivães e inspetores de 4 ª classe pela lei 14433/14.
Outras lutas dos policiais
Representantes dos aprovados no concurso 2013 e da UGEIRM/SINDICATO participaram da reunião na Casa Civil, na quinta (27), sobre o aproveitamento de toda turma. A convocação se faz necessária devido ao enorme déficit de servidores na ativa. 
A campanha pelo aproveitamento de todos os aprovados, “Tarso, chama Agente”, acontece desde abril deste ano. As 700 vagas que foram ocupadas pela nova turma não contemplam a falta de agentes, por isso a importância de convocar os demais 650 candidatos aprovados.
Já foram realizadas reuniões com representantes parlamentares e do Executivo que consideraram importante aumentar o quadro de servidores policiais para maior segurança da população gaúcha. O sindicato vai continuar reivindicando a recomposição do quadro da Polícia Civil com o aproveitamento deste novo grupo de policiais o mais rápido possível.

190 em ação

Moto furtada
Uma motocicleta foi furtada na noite de terça-feira, da Rua Duque de Caias, esquina com Tiradentes. Segundo o proprietário da motocicleta, ele se ausentou por cerca de duas horas e ao retornar ao local onde havia a estacionado, não mais a encontrou. 

Veículo arrombado
Na Rua Sete de Setembro, por volta das 21h de segunda-feira, um automóvel foi arrombado. Do interior, os bandidos levaram uma caixa de ferramentas e uma pasta com documentos.

Papai Noel
Um homemconhecidoportrabalharcomopapai noel durante o períodonatalinoemUruguaiana, gerou tumult emfrenteaoquartel da BrigadaMilitarnanoite de segunda-feira. Armado de facão, elechamavaospoliciais para fora e aosgritos, eleosinsultava. O meliantefoidetido e apresentadonaDelegacia.

Até na fila
Nãobastasse o fato de terquemadrugar para conseguirconsultar com medico no posto de saúde, umapobremulherfoivítima dos bandidosenquantoestavanafila de espera. O curiosofatoocorreunasemanapassada, quando um homem a empurrou e fugiulevando a pasta quetinhaemmãos com documentospessoais e osresultados de seusexames.

Painel Ed.2380

Pecuária em foco

Aconteceu na noite de segunda-feira, 1/12, a 11ª Noite da Pecuária – a última do ano. O evento acontece no salão nobre do Parque Agrícola e Pastoril e uma parceria entre o Sindicato e Associação Rural e a Unipampa, com o objetivo de criar um ambiente de discussão técnica de alto nível, integrando produtores rurais, profissionais da área e futuros profissionais. Nesta edição o foco foi as mudanças tecnológicas nos últimos anos, com palestra do publicitário e professor Dado Schneider, que fez refletir sobre assuntos relevantes do cotidiano do setor, lembrando a necessidade de adaptar-se ao século 21. Cerca De 200 pessoas estiveram presentes.

Califórnia I
Finalmente foi divulgada a programação da 38ª Califórnia da Canção Nativa – faltando dois dias para o início do evento – incluindo canções concorrentes e os shows que embalaram as três noites.

Califórnia II
Na sexta-feira e sábado, serão apresentadas as 18 canções concorrentes, com seis classificadas por noite. No domingo, acontece uma nova apresentação das classificadas.

Califórnia III
Victor Hugo faz o show de abertura. João de Almeida Neto abre os trabalhos na segunda noite e no domingo o primeiro a subir ao palco é Felipe Azevedo e Trio. Quarteto Coração de Potro, Mauro Moraes e Luiz Carlos Borges também se apresentam nesses dias.

Califórnia IV
A propósito, a venda das permanentes – pacotes com ingresso para as três noites – está ocorrendo no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa. O evento inicia às 21h, e acontece nos dias 5, 6 e 7.

Seminário
O Tribunal de Contas do Estado realiza, em Porto Alegre, o seminário ‘Acessibilidade: Competências do Poder Público, na sexta-feira, 5/12, às 9h30min.

Créditos
Antes que os parlamentares do Escândalo dos Remédios se dêem os créditos pela transferência da Guarda Municipal, que inicia hoje, melhor explicar que a ação está programada a cerca de 90 dias, como podem testemunhas os próprios guardas, sabedores da mudança desde então.

Má gestão I
O vereador Risso quer a pintura dos redutores de velocidade (quebra-molas) próximos às escolas Rui Barbosa e João Fagundes, e a um mercado no bairro Ipiranga. Se Deus quiser, um dia a manutenção da sinalização das ruas será rotina do secretário de Trânsito. E um dia ele vai saber qual é a tinta correta para aplicação.

Má gestão II
Durante o lançamento da decoração de Natal da Praça do Barão, um caminhão do lixo foi autorizadopelos agentes de trânsito, a passar entre as autoridades e o público presente. Segundo o secretário Gediel, nada pode interromper o caminhão do lixo.

Má gestão III
E foi a secretaria comandada por Gediel onde foi aceso o estopim do maior escândalo do governo Schneider. A partir dos maus tratos aos cachorros da Guarda Municipal que eclodiram os problemas hoje enfrentados por Schneider, depois que Saionara lhe responsabilizou. Schneider é responsável sim, principalmente por suas escolhas.

Brique
O Brique da Praça neste mês terá dois dias e acontece no sábado, 6/12, e no domingo, 7/12, na Praça Barão do Rio Branco, aproveitando o grande fluxo previsto em razão da Califórnia da Canção Nativa, no Teatro, e a Feira do Livro, frente à Biblioteca.

Feira do Livro I
Está em andamento a Feira do Livro. Nesta quinta-feira, acontecem sessões de autógrafos de Marga Cendón, Silvio Aymone Genro, Leopoldo Nereo Romero Filho e Marcelo Duarte de Carvalho Ribeiro, todas às 20h.

Feira do Livro II
Apresentações artísticas também integram a programação. Às 19h acontece apresentação do Maestro Antônio Carlos de Lara Souza, o Maestro Caco, um dos principais nomes da música local.

Empreendedorismo
Foi encaminhado para análise das comissões um projeto do vereador Gilberto Risso, visando instituir o Dia do Empreendedorismo Feminino e do incentivo a valorização do trabalho feminino. O dia proposto é 19 de novembro.

Hora do Conto
Na programação da Feira do Livro desta quinta-feira, acontece a Hora do Conto, com a professora de dança Maria Eugênia Ramos, criadora da ‘Boneca Viva Lindona’. Será às 15h. A Feira está montada na Praça Barão do Rio Branco, pela Rua Santana Frente à Biblioteca Pública Municipal.

“Safadinho”
Gilberto Risso esqueceu que não compareceu a sessão ordinária da Câmara desta terça-feira, 2/12, que ocorreu na Barragem Sanchuri. Ao ser questionado ele disse que não compareceram os colegas vereadores Fernando Tarragó, que estava em cirurgia, Dudu do Samba, viajando, e outro que “não me lembro”.

Homenagem I
O prefeito Luiz Augusto Schneider e o vice-presidente da Câmara, vereador Irani Fernandes, presidente do Clube Naval de Uruguaiana, recebem neste mês o titulo de Cidadão Amigo da Marinha. A homenagem está marcado para o dia 12 de dezembro

Homenagem II
A condecoração está marcada para ocorrer durante a cerimônia de entrega do Museu do Rio Uruguai – Marinha do Brasil, que está sendo reformado através de uma parceria com a Prefeitura. Pintura, revitalização das embarcações, troca de lajotas, lâmpadas e reatores e doação de peças de grande importância para a Marinha do Brasil foram viabilizados pelo atual comandante.

Festão
A secretaria de Ação Social e Habitação realiza no próximo dia 12/12 a Festa de Natal. Neste ano, o evento acontece na Vila do Papai Noel, próximo à Esplanada da Estação. A Vila, ainda não foi inaugurada, mas a previsão é de que já esteja pronta nesse dia.