quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Homem comete suicídio


Gabriela Barcellos

Um homem perdeu a vida ontem, 14/11, depois de ser atropelado por um caminhão, nas proximidades do Porto Seco. Pedro Schneider, 75 anos, foi atingido pelo veículo por volta de 11h30min. Ele chegou a ser socorrido e encaminhando à Santa Casa de Caridade, onde ficou internado, mas no início da tarde, não resistiu e veio à óbito.
A morte dele foi registrada na Polícia Civil como suicídio. De acordo com testemunhas, Schneider estava próximo ao portão de saída do Porto Seco e se jogou na frente do veículo assim que este se aproximou.

Polícia apreende rifles e até fuzil no interior

Gabriela Barcellos

Um pequeno arsenal foi apreendido pela Polícia Civil no início da madrugada de quinta-feira, 10/11. As armas estavam em uma propriedade rural, na localidade de Touro Passo, e foram entregues à polícia por um funcionário do local.
O empregado contou que estava de ‘caseiro’ no local, e que se desentendeu com o patrão porque este estaria ‘paquerando’ sua esposa, além de não ter lhe pago por serviços prestados. Depois da discussão, ele decidiu entregar as armas, que pertenciam ao patrão, e estavam na casa.
Foram apreendidos dois rifles – um de calibre 22 e outro calibre 7.62 –, um fuzil calibre 7.62, uma espingarda de pressão, 12 cartuchos calibre 22, 11 estojos calibre 36, cinco cartuchos calibre 38, um cartucho calibre 9 mm e um carregador.
Inicialmente, o fato foi registrado como apreensão de objeto. No mesmo dia, porém, o patrão registrou uma ocorrência policial contra o empregado por ameaça. Neste final de semana, a história teve mais um capítulo. O patrão acionou a Brigada Militar, dizendo que estava com medo de entrar na propriedade, pois o empregado o estaria ameaçando com um revólver. A BM foi até o local e, durante as buscas na propriedade, encontrou um revólver calibre 32, municiado com seis projéteis e mais quatro munições extra. Esta arma também foi apreendida.
De acordo com as informações coletadas pelos policiais civis de plantão, patrão e empregado estariam em uma briga judicial (ação trabalhista), que teria deixado os dois exaltados. A situação será apurada pela 2ª Delegacia de Polícia.

Separação
Como se a história já não fosse confusa, a mulher do empregado também procurou a Polícia Civil e registrou uma ocorrência contra o companheiro. Ela contou que, por vezes, foi vítima de agressões por parte do companheiro e que naquela ocasião, ele lhe pediu que confirmasse à polícia que a arma encontrada na propriedade não era sua. Segundo ela, porém, a arma é de seu companheiro, e que estava com medo do mesmo, razão pela qual decidiu se separar e deixar a cidade. Ela também solicitou medidas protetivas contra o agora ex-companheiro.

Mulher encontra o ‘ex’ nu em sua casa

Gabriela Barcellos

Uma mulher procurou a Polícia Civil para registrar uma ocorrência contra o ex-companheiro, que vem ameaçando-a nos últimos dias, por meio de ligações telefônicas. Ela contou à polícia que o casal, que viveu cinco anos juntos, está separado há dois meses, mas o homem não aceita o término do relacionamento e segue perturbando-a.
Na madrugada de sábado, 12/11, porém, foi surpreendida com uma cena, no mínimo bizarra. Ao chegar em casa depois de um evento, encontrou o ‘ex’ nu, em sua cama. O homem, que não possui as chaves do apartamento, escalou o prédio a partir de um muro vizinho para entrar na residência. Ele também apresentava sinais de embriaguez e alguns machucados, provenientes das quedas que sofreu enquanto tentava entrar no local.
Ela acionou a Brigada Militar, que retirou o homem do local. No entanto, não foi feito registro policial – a vítima disse desconhecer a razão – e desde então, o ‘ex’ vem ameaçando matá-la. Temendo por sua segurança e do filho do casal, de três anos – que não estava em casa e não presenciou a deplorável cena – a mulher solicitou medidas protetivas contra o acusado.

Homem é baleado na Marduque

Gabriela Barcellos

Um homem foi baleado no bairro Mascarenhas de Moraes na madrugada de domingo, 13/11. Ele foi ferido com dois disparos de arma de fogo e está internado no Hospital Santa Casa de Caridade.
Alcides Inda, de 63 anos, ainda não foi ouvido pela Polícia Civil, devido ao seu estado de saúde. Informações preliminares, porém, dão conta de que o homem teria sido ferido por um vizinho, que lhe desferiu cerca de dez tiros. Os dois teriam desavenças anteriores.
De acordo com o registro policial feito pela Brigada Militar, o Alcides não corre risco de morte e está lúcido. Ele deverá ser ouvido por uma equipe da 1ª Delegacia de Polícia ainda hoje.

Quadrilha argentina lavava dinheiro via Uruguaiana




Nilson Corrêa

O Justiça Federal Argentina em Paso de los Libres expediu 14 mandados de busca e apreensão, além de mandados de prisão de suspeitos de ligação com uma organização criminosa que lava dinheiro oriundo de operações financeiras ilegais e exploração sexual.
Está envolvido o ex-promotor federal Benito Pont, que pediu demissão do em junho deste ano, após os primeiros indícios de que acobertava os crimes praticados.
Os mandados foram cumpridos em Paso de los Libres e Buenos Aires, onde foram aprendidos documentos, dinheiro em espécie (dólares, euros, guaranis e pesos argentinos), 14 automóveis de luxo, títulos de propriedade de imóveis, letras de câmbio e joias, embarcações, telefones celulares e computadores e armas.
Foram cumpridos cinco mandados de prisão, sendo detidos Hector Sebastián Gavarone, Hector Rodrigo Marsilli, Ricardo Aguirre, Leonardo Zappa e David Loza; Pablo Marsilli, está foragido; Ricardo Gustavo Aguirre, Eduardo Bravo, Fernando Marticorena e Gentil Castro serão citados. Os integrantes são titulares de empresas como “Gabac SRL”; “Awkward Transportes Ltda. (brasileira)”; “Marga SRL”; “Hcv-Rcm SRL”; “Aguirre Automotores”, e “GusMar SRL”, entre outras. 
A juíza Cristina Pozzer Penzo quebrou o sigilo fiscal e bancário, e ampliou a investigação às pessoas mais próximas dos envolvidos, bem como a busca de bens móveis e imóveis no Brasil, Uruguai e Paraguai. Em Uruguaiana, Gustavo Aguirre mantém relacionamento com uma agropecuarista, e Gentil Castro é casado com a proprietária de uma ‘peluqueria’.
A investigação decorre de outra, de exploração de mulheres como escravas sexuais em bordéis librenhos, e motéis de propriedade de Ricardo Aguirre, Clélia Spada (esposa), e Gustavo (filho). Foram resgatadas 12 mulheres.
O grupo era protegido do ex-promotor Benito Pont, e de seu ex-cunhado, Joseph Viero, ex-comandante da Gendarmeria Nacional. Pont depôs à Justiça argentina segunda-feira.
A lavagem
A investigação apurou que integrantes da quadrilha cruzavam a fronteira para, em Uruguaiana, trocar pesos argentinos por reais que, na sequência, eram convertidos em dólares no Paraguai e depois enviados a Buenos Aires, onde eram novamente trocados por pesos em uma casa de câmbio em Puerto Madero, rendendo resultado financeiro superior a 20%. O lucro era “legalizado” através das empresas da quadrilha, juntamente com o lucro da exploração sexual de mulheres e agiotagem.
Esse tipo de operação foi empregada em larga escala por uma empresa transportadora uruguaianense. Contudo, a má gestão, deslumbre e soberba de um de seus diretores levou a empresa à bancarrota, deixando dívidas trabalhistas, bancárias, de frete, e inúmeros cheques descobertos, comprometendo seriamente o patrimônio de um dos sócios.

Primeira parcela do 13º Salário deve ser paga até o dia 30

Termina 30 de novembro o prazo estabelecido por Lei para que os empregadores efetuem o pagamento do valor correspondente ao pagamento da primeira parcela do Décimo Terceiro Salário. A segunda metade deve ser paga até 20 de dezembro e será correspondente à remuneração devida nesse mês, descontado o valor correspondente à primeira parcela paga. 
O benefício é direito de todo trabalhador, do serviço público e da iniciativa privada, urbano, rural, avulso e doméstico, garantido pela Constituição de 1988 (art. 7º, VIII).
O Décimo Terceiro Salário consiste no pagamento de 1/12 avos da remuneração devida no mês de dezembro, por mês de serviço prestado ou fração igual ou superior a 15 (quinze) dias. Quando no salário do empregado houver valor variável, deverá ser calculada a sua média. 
O empregador não está obrigado a pagar a primeira parcela no mesmo mês a todos os empregados, desde que o faça até novembro. Nos contratos de prazo determinado, incluídos os contratos de safra - que depende das variações estacionais, e compreende o período entre o preparo do solo e a colheita da safra - o Décimo Terceiro é pago proporcionalmente, mesmo quando a relação empregatícia tenha terminado antes do mês de dezembro. 
Assim também funciona em caso de aposentadoria do trabalhador ou demissão sem justa causa (com gratificação calculada sobre a remuneração do mês da rescisão).

Inicia curso de formação de 1.300 novos alunos-soldados

A Brigada Militar apresenta 1.300 novos alunos-soldados, nesta quarta-feira (16), em solenidade na Academia de Polícia Militar em Porto Alegre. 
A cerimônia terá a presença do governador José Ivo Sartori, do secretário de Segurança Pública, Cesar Schirmer, e do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas Moreira.
Dos futuros soldados que vão integrar as fileiras da corporação, 1.040 serão destinados ao policiamento ostensivo e 260 ao Corpo de Bombeiros Militar. O Curso Básico de Formação Policial Militar deve iniciar na segunda-feira (21). 
Com carga-horária de 1.600 horas-aulas, inclui estágios operacionais e tem sete meses de duração. A previsão de formatura dos novos soldados é junho de 2017.

Eventos marcaram o feriadão em Uruguaiana


Daiany Mossi

O feriadão foi marcado por atividades culturais e artísticas em Uruguaiana. Na Praça do Barão, aconteceu a Feira das Etnias. Milhares de pessoas participaram do evento que iniciou na terça-feira e foi encerrado no domingo. 
Também foram realizados no final de semana, o 2° Encontro de Histórias em Quadrinhos; mais uma etapa do Arrancadão de Carros e Motos e o tradicional Rodeio Artístico e Cultural promovido pelo Piquete Saraguá.
O sucesso dos eventos apoiados pela Prefeitura de Uruguaiana, segundo o prefeito Luiz Augusto Schneider, mostra o anseio dos uruguaianenses por atividades culturais e recreativas. 
As atividades culturais terão sequência nos próximos dias, com a realização da Feira do Livro.

Uruguaiana participa de evento sobre suicídio e prevenção

Daiany Mossi

Profissionais da Secretaria de Saúde de Uruguaiana participaram de evento realizado na semana passada, em Bento Gonçalves, para tratar a respeito de suicídio. O evento organizado pela Associação Médica do Rio Grande do Sul e reuniu profissionais de todo o Estado. 
Entre as propostas do evento falou-se quanto o estigma de que não se pode falar sobre suicídio. “não falar no assunto é uma das causas que mais atrapalha a tomada de medidas que venham a impedir o gesto de autodestruição pessoal. Discutir o tema, quebrando o tabu que ronda o assunto é o caminho ideal para combater esse problema de saúde pública”, disse o médico psiquiatra Rafael Moreno Ferro de Araújo, durante o evento Caravana AMRIGS. 
O encontro contou com a palestra do especialista denominada “Transtornos do Humor e Suicídio - Avaliação e Tratamento”. Falando sobre o mal silencioso que mata mais de mil gaúchos por ano, o psiquiatra ressaltou que para ajudar alguém com comportamento suicida é preciso perguntar claramente se ele está pensando em tirar a própria vida. 
- Queremos ajudar a desmistificar o suicídio. No momento em que a gente não fala, dá a impressão de que o problema não existe. Ou que existe e não tem solução. Falar é preventivo - salientou Rafael Araújo. 
Atualmente mais de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano no mundo, o que significa uma morte a cada 40 segundos. No Brasil, são registradas 32 mortes, diariamente, sendo que o Rio Grande do Sul lidera o ranking, com 10,4 casos para cada 100 mil habitantes, o dobro da média nacional. 
Uruguaiana continua entre as cidades com o maior número de suicídios no Estado.

Pronto Socorro: Santa Casa trabalha em conjunto com postos de saúde

Após a implantação do novo sistema de acolhimento junto ao Pronto Socorro durante o ano de 2016, o Hospital da Santa Casa de Uruguaiana continua com o processo de aprimoramento junto ao Setor de Urgência e Emergência.
Desde o início de novembro, os pacientes acolhidos pelo Pronto Socorro junto à área amarela passam por uma triagem, visando a adoção de método que encaminhe para o atendimento correto. Na medida em que se avalia que o caso não é de urgência ou emergência, ou que o paciente não corra riscos, ele está sendo encaminhado para o serviço de saúde municipal. 
Com a crescente demanda e procura dos serviços de urgência e emergência observou-se um enorme fluxo de “circulação desordenada” dos usuários nas portas do Pronto Socorro tornando-se necessária a reorganização do processo de trabalho desta unidade de forma a atender os diferentes graus de especificidade e resolutividade na assistência. “A intenção é dar assistência necessária de acordo com diferentes graus de necessidades ou sofrimento, e não mais impessoal e/ou por ordem de chegada”, lembra enfermeira Graciane Lafuente, responsável pelo Pronto Socorro Municipal.
Em Uruguaiana se verificou que muitos dos casos de pacientes que buscavam o atendimento no Pronto Socorro (área amarela) apresentavam diagnósticos que poderiam ter solução junto à rede básica de saúde, nas comunidades de origem de cada cidadão. 
Com o novo modelo, os pacientes que necessitam de atendimento médico e de enfermagem e que não correm riscos imediatos de vida deverão ser encaminhados diretamente aos postos de saúde de cada comunidade, dentro do horário de atendimento sugerido pela Secretaria Municipal de Saúde, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, de segunda a sexta-feira. “Estamos garantindo o atendimento de todos os pacientes nas unidades básicas localizadas nos bairros de Uruguaiana”, explica a secretária municipal de saúde, Jeniffer Ávila Lago. 
Com isso, a tendência é de que o sistema básico de saúde trabalhe integrado ao serviço prestado pelo Pronto Socorro. “Queremos, ao adotar essa nova dinâmica, alterar a cultura da população de buscar o auxílio do PS em situações desnecessárias ou nas que poderiam ser resolvidas ainda na área de residência dos pacientes”, pondera o médico chefe do Pronto Socorro, Luiz Fernando Cibin. 
Desde o início dos novos procedimentos, já foi notada uma queda substancial nos atendimentos de pacientes junto ao Pronto Socorro e o aumento de atendidos nos postos de saúde. “Mesmo com os números iniciais sendo positivos, queremos aumentar ainda mais os dados em torno dessa nova rotina”, define Cibin. “Com isso, todos ganham”, finaliza.

Pedido de governadores sobre repatriação avança no STF

Gabriela Barcellos

O governador José Ivo Sartori e o procurador-geral do Estado, Euzébio Fernando Ruschel, foram comunicados na noite desta quinta-feira, 10/11, que a presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, acolheu o pedido dos governadores sobre o tema da repatriação. A presidente compreendeu que há necessidade de uma decisão ágil e uniforme para todos os estados e concentrou as ações para análise da ministra Rosa Weber. Os gestores estaduais seguem no aguardo da decisão do Supremo.
Sartori participou de audiência com a ministra Cármen Lúcia para solicitar celeridade nos julgamentos de ações ajuizadas por mais de 20 estados contra a União. Os processos exigem o repasse imediato de parte dos recursos arrecadados com a repatriação do dinheiro depositado no exterior. Os governadores reivindicam parte da multa e do imposto cobrado na regularização do montante repatriado. A partir de agora, esses valores não podem ser movimentados pelo governo federal até que haja uma decisão do Supremo.
As várias ações impetradas no STF fazem parte do trabalho dos governadores para que a União libere recursos que aliviam a situação dos estados, oriundas especialmente da queda da arrecadação. Conforme o pedido, a lei inclui nos recursos destinados ao fundo a alíquota de 15% de Imposto de Renda incidente sobre os valores, mas deixa de fora a multa. Os estados alegam que isso contraria o conceito de Produto da Arrecadação, previsto na Constituição Federal. Na ação, a PGE sustenta que os encargos incidentes sobre os tributos, tais como multas e juros, também são classificáveis como produtos da arrecadação, devendo ser incluídos nos cálculos.
O resultado do programa de repatriação foi de R$ 46,8 bilhões, dos quais 21,5% do tributo arrecadado foram destinados ao Fundo de Participação dos Estados e Distrito Federal (FPE). Segundo dados da Divisão de Arrecadação da Secretaria da Fazenda, este valor corresponde a R$ 72,3 milhões para o Rio Grande do Sul. Considerando que o programa será reeditado, R$ 140 milhões devem ser destinados ao Estado.

Emenda garante R$ 100 milhões para agropecuária gaúcha

Gabriela Barcellos

A bancada gaúcha na Câmara Federal está encaminhando R$ 100 milhões ao Rio Grande do Sul. Os recursos são oriundos de emendas parlamentares, e devem ser aplicadas na agricultura. A proposta foi elaborada pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapi), Ernani Polo e pelos deputados gaúchos, em conjunto.
O dispositivo, de característica impositiva - ou seja, de execução obrigatória -, destina-se à aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas. “É a primeira vez que a bancada gaúcha está colocando emenda impositiva para agricultura e temos que ressaltar esta iniciativa de destinar R$ 100 milhões para o setor primário. São recursos que terão a participação integral dos 31 deputados e três senadores na destinação deles”, explicou um dos parlamentares, Giovanni Cherini.
A emenda foi priorizada e deverá ser liberada no próximo ano. Com as máquinas e implementos adquiridos, o Governo do Estado acredita no forte estímulo ao desenvolvimento agropecuário no RS. Para Polo, o enfoque principal será o programa Conservar para Produzir Melhor, que incentiva a produção no manejo da água e do solo e o fomento à produção leiteira.

Comissão perde prazo e Lei Orgânica não será alterada

Pregando a redução do recesso parlamentar desde 2015, atual legislatura encerra sem concluir a reforma da Lei Orgânica e mantém 91 dias de ‘férias’ parlamentares

Gabriela Barcellos

A atual legislatura tanto falou em reformar a Lei Orgânica do Município, datada de 1990, que irá encerrar suas atividades sem que nada tenha sido alterado. A Comissão Especial criada para análise do assunto perdeu o prazo e uma nova comissão deverá ser instalada para concluir os trabalhos, o que só deverá ocorrer em 2017, na próxima legislatura.
As conversas dos parlamentares acerca de um estudo para atualizar a principal lei do município começaram no início de 2015, depois que uma matéria do Jornal CIDADE mostrou que o Poder Legislativo Uruguaianense tem o maior recesso parlamentar da região, 91 dias. À época presidida pela vereadora Jussara Osório (Rede), a Câmara aprovou a criação de duas comissões especiais, uma para analisar a Lei Orgânica e outra para estudar uma reforma do Regimento Interno da casa. Ambas foram solicitadas pelo vereador Marcelo Lemos. Lemos, aliás, foi relator da comissão que estudava a reforma da LOM.
Ao longo do trabalho da comissão, temas polêmicos, como a redução do percentual de investimento mínimo em educação – que hoje é de 35% –, a alteração no número de vereadores e a redução do período de recesso, chegaram a causar desconforto entre os membros da comissão, que ‘foram deixando de lado’ o assunto, a fim de se preservar para as eleições. Preocupados com os votos dos eleitores, os nobres vereadores perderam o prazo.
Para o próximo ano, tudo continua igual, inclusive o recesso escandaloso – a grande maioria dos municípios reduziu desde 2009 o recesso parlamentar para 55 dias, tal como ocorre nas esferas estadual e federal. Caberá à próxima legislação continuar o trabalho iniciado.

Painel Ed.2683

Novas comissões

A busca por maior representatividade e aproximação de cada área ligada ao cavalo Crioulo resultou na criação de seis novas subcomissões dentro da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). As novas subcomissões são: Doma de Ouro, que será coordenada por Júlio Cesar Hax; subcomissão Bem-Estar Animal, com coordenação de Marcelo Tellechea Cairoli; Subcomissão Cultural, que é coordenada por Rodrigo Bauer; Novas Modalidades, com coordenação de Douglas Gonçalves, Subcomissão de Ginetes, coordenada por Cezar Augusto Schell Freire, Subcomissão de Núcleos, sob coordenação de Vanderlei Casagrande. Todas devidamente empossadas.

MPT
O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) definiu o calendário das operações em 2017 da Força-Tarefa de Adequação das Condições de Saúde e Segurança no Trabalho em Frigoríficos (FT Frigoríficos). As datas serão alternadas com as ações do grupamento operativo que investiga a mesma situação nos hospitais gaúchos. Foram reservadas seis semanas para novas plantas. Também serão agendados retornos entre essas datas. Será produzida uma cartilha ou revista de história em quadrinhos sobre frigoríficos, além de um manual de atuação e procedimentos.

Melhor Motorista
A competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil, promovida pela Scania, chegou ao final. O gaúcho Eliardo Locatelli, de Carazinho, venceu a competição pela segunda vez consecutiva, e se tornou o primeiro bicampeão em seis edições realizadas. Foram mais de 40 mil inscritos, dos quais 60 chegaram à final – entre eles cinco gaúchos.

Campanha
A Campanha Novembro Azul segue em andamento. É possível realizar o exame Antígeno Prostático Específico (PSA) em qualquer unidade da rede municipal de saúde, em horário normal. Devem realizar o teste homens com mais de 40 anos.

Gospel
Com uma programação que vai de 15 a 21, a Assembleia de Deus e as igrejas evangélicas promovem, no Estádio Felisberto Fagundes Filho (Esporte Clube Uruguaiana), a Semana da Cultura Gospel. A programação inclui pregação, shows musicais, teatro, bandas e corais. Uma das atrações é a presença dia 16, quarta-feira, do consagrado cantor gospel Fernandinho.

Marcha
As reuniões que projetam o futuro das competições do cavalo Crioulo seguem ocorrendo. A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) já começou a tratar sobre a edição do próximo ano da Marcha de Resistência.

Colheita
Acontece entre os dias 16 e 18 de fevereiro a 27ª Abertura da Colheita do Arroz. Esta edição acontece em Cachoeirinha. A programação já está disponível no site www.federarroz.com.br/colheita.

PL I
O polêmico Projeto de Lei (PL) que trata da terceirização da fiscalização de produtos de origem animal será tema de debate na próxima segunda-feira, 21 de novembro, em Porto Alegre. O Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS) promove o seminário “Terceirização é a solução?”, que vai reunir médicos veterinários e representantes dos fiscais agropecuários das três esferas de governo.

PL II
O PL 334/15, de autoria do deputado federal Marco Tebaldi (PSDB/SC), altera o artigo 4º da Lei 1283 de 18 de dezembro de 1950, regulamentado pelo decreto 30.691 de 29 de março de 1952, que dispõe sobre a inspeção industrial e sanitária dos produtos de origem animal. Uma emenda acolhida ao projeto autoriza a entrada de veterinários do setor privado na fiscalização dos produtos de origem animal. Atualmente a responsabilidade da inspeção é dos fiscais agropecuários da União, Estados e municípios.

Boletos
Devido ao erro na geração de boletos ocasionados por problemas no sistema do Banrisul, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) está emitindo os documentos novamente e encaminhando as novas cobranças aos criadores através do e-mail cadastrado junto à ABCCC. Dessa forma, para não prejudicar os usuários, os boletos que tinham vencimento para o dia 11 de novembro agora passam a ter validade até o dia 16 de novembro.

Vagas Sine
Vendedor interno/ótica 1

Canil
A administração Schneider humanizou o campo de concentração canina administrado por ele próprio, na era Felice. Agora, nosso futuro prefeito é cachorreiro. A população canina está descontrolada. A leishmaniose chegou aos humanos. Na praça, o café é entre os cachorros e suas pulgas. E agora, Ronnie Mello?

Fracasso
O UOL diz que, “prestes a completar dois meses no ar, o manifesto internacional em defesa de Lula na internet obteve menos adesões do que seus organizadores esperavam (...). Até a madrugada desta segunda-feira, a peça havia atraído 29.557 adesões”. Lula é um fracasso planetário.

IPTU
Acontece no próximo dia 18, os sorteios do IPTU Premiado, campanha que irá premiar os bons contribuintes, que estão com seus tributos municipais em dia. A premiação inclui um televisor, um notebook , um aparelho celular, um veículo Fiat Mobi e uma motocicleta 125 cilindradas.

Leitura
Com a proposta de incentivar a leitura, a 1ª Jornada Literária de Uruguaiana trará para a Praça Barão do Rio Branco diversas atrações literárias. Os encontros irão acontecer entre os dias 16 e 18, pela manhã, das 9h às 12h; à tarde, das 14h às 17h; e a noite, das 19h às 21h, sempre com entrada franca para toda a comunidade. A promoção é do Sesc.

Itinerante I
O Sindicato Rural de Manoel Viana recebe no próximo dia 21, uma edição itinerante do projeto Noite da Pecuária, desenvolvido pelo Centro de Tecnologia em Pecuária (CTPEC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). ‘Carrapato bovino: um desafio à pecuária gaúcha’ é o tema do painel.

Itinerante II
Estão previstas palestras com o Doutor Leandro Silva, da Merial, e com o professor Tiago Gallina, da Unipampa Campus Uruguaiana. Eles falarão sobre ‘carrapato do bovino: estratégias de controle’ e ‘como prevenir a tristeza parasitária bovina’, respectivamente.