segunda-feira, 18 de julho de 2016

Ed. 2632 - Homicídio chocou Uruguaiana

Edição digital, clique aqui...
  1. O fim da cordialidade?
  2. Cumpleaños
  3. Nosso Rio Uruguai I
  4. Nosso Rio Uruguai II
  5. Concurso I
  6. Concurso II
  7. Apagando velinhas
  8. Noite da Pecuária I
  9. PIM
  10. Noite da Pecuária II
  11. Tênis
  12. Habitação
  13. BRDE
  14. Friiiiio!
  15. Guarda
  16. XVII Congresso Eucarístico Nacional II
  17. Partidos realizam convenções nesta semana
  18. Justiça Eleitoral se reúne com partidos políticos
  19. Setran quer cadastrar flanelinhas ilegais
  20. Prefeitura tenta negociar dívida com a AES
  21. Prefeitura promete retomada do serviço
  22. Lidera lotou o Teatro Municipal
  23. Inscrições encerram hoje
  24. Agronegócio rompe barreiras da crise no 1º semestre
  25. Safra de grãos chegará a 255,3 milhões de toneladas em 10 anos
  26. Confira documentação necessária para equinos na Expointer 2016
  27. Federarroz disponibiliza documento base para renegociação de dívidas
  28. Jovem é morto por flanelinha depois de negar esmola
  29. Policiais de Uruguaiana participam de operação em Livramento
  30. Homem preso por posse de arma
  31. Flagrante I
  32. Flagrante II
  33. Difamação
  34. Bebê sozinho
  35. Furto
  36. Concurso fotográfico que retrata catadores é lançado
  37. Candidatos da lista de espera do Prouni têm até hoje
  38. Mudança no Fies terá “inegável impacto”, diz setor privado de ensino superior
  39. Alunos da escola Marília realizaram Mostra de Geografia
  40. Forças Armadas novamente prestarão apoio na segurança
  41. Arrancadão reúne público redord e imprudência
  42. Celemaster lidera a competição estadual
  43. Os benefícios de usar ervas aromáticas
  44. Após viver mocinha, Marina Ruy Barbosa será morta em “Justiça”
  45. Anitta sensação
  46. Malhação
  47. Êta Mundo Bom
  48. Haja Coração
  49. Velho Chico
  50. Juliano Laham surge de visual novo para ‘Malhação’

Filme infantil é atração em Uruguaiana neste fim de semana


O filme infantil “IEP!” é a opção de lazer para os pequenos e família neste fim de semana. Promovidas pelo CineSesc, as sessões gratuitas de cinema estão programadas para as 19h (sexta-feira) e 16h (sábado), no Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984). “Trono Manchado de Sangue” e Filme sobre um Bom Fim” são os próximos títulos a serem exibidos até o final do mês pelo projeto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3412-2482 e pela página www.facebook.com.br/sescuruguaiana.
“Iep!” é a incrível história de Dôrinha, uma menina que tem asas em vez de braços. Ela é encontrada na mata por Warre, um estudioso das aves. Ele e sua esposa Tine, que não têm filhos, decidem criá-la. Mas no outono, Dôrinha voa para o Sul e então começa uma viagem emocionante.

FIES: Pré-selecionados já podem fazer inscrições

Daiany Mossi

Os pré-selecionados na chamada única do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2016/2 já podem concluir as inscrições no SisFies. O processo iniciou montem e tem o prazo de 20 dias. 
Após a conclusão da inscrição, as informações de cadastro devem ser validadas na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino em até dez dias. O pré-selecionado precisa, ainda, comparecer ao agente financeiro do Fies em até dez dias, os quais são contados a partir do terceiro dia útil após a validação dos dados na CPSA.
Inicialmente, o prazo estava previsto de 1º a 4 de julho. O resultado do Fies foi publicado em 30 de junho. O novo cronograma da convocação da lista de espera ainda não foi divulgado. 

Fies
O Fies 2016/2 ofereceu 75 mil vagas. Foram registrados 294 mil inscritos nesta edição, cujas inscrições foram recebidas de 24 a 29 de junho. As vagas foram exclusivas para os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre os anos de 2010 e 2015, cujas médias foram iguais ou superiores a 450 pontos nas provas objetivas e acima de zero na redação. 

JERGS: Iniciada a fase Coordenadoria dos JERGS

Foi dada a largada, na segunda-feira (11), para a fase Coordenadoria dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) em todo o Estado. Promovidos pela Secretaria Estadual de Educação, através da assessoria de Esporte Educacional do Departamento Pedagógico, os jogos são executados pelas 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), em parceria com as prefeituras municipais e a comunidade escolar gaúcha. 
Nesta etapa, cada CRE organiza o seu calendário conforme sua especificidade para apontar seus campeões – estes que, por sua vez, disputarão a fase Regional.

Ciências Sociais – Ciência Política: Unipampa nota máxima em reconhecimento pelo MEC

Tamíris Pereira da Rosa

O curso de Ciências Sociais – Ciência Política da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), localizado no Campus São Borja, recebeu conceito final cinco na avaliação do Ministério da Educação (MEC). A nota máxima foi divulgada no relatório da comissão de avaliadores, e, na última segunda-feira,11, foi publicada a portaria de reconhecimento no Diário Oficial da União (DOU).
De acordo com os avaliadores do MEC, Walter Marcos Knaessel Birkner e Gustavo Biasoli Alves, o Curso de Ciências Sociais – Ciência Política apresenta, de maneira geral, condições excelentes em relação aos quesitos de avaliação.
Segundo eles, sobre a organização didática pedagógica, todos os quesitos solicitados pelo formulário, e necessários ao curso de Ciência Política, estavam contemplados. Em relação ao corpo docente, a avaliação geral não foi diferente.
Os avaliadores ainda concluíram que a infraestrutura possui todos os itens exigidos pelo MEC e, por isso, tem condições de oferecer um bom atendimento aos alunos.
Por apresentar excelente perfil o curso recebeu conceito final cinco. A avaliação foi feita entre os dias 16 a 19 de dezembro de 2015, no Campus São Borja.

Abertas inscrições para cursos à distância

O Senac Uruguaiana está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação a distância. São ofertadas 21 especializações nas áreas de educação, cultura, gestão, administração, tecnologia, negócios, comunicação, meio ambiente, segurança e saúde no trabalho.
As aulas são realizadas pela internet e, uma vez por semestre, os alunos devem ir ao polo escolhido entre os 278 distribuídos por todo o Brasil, para exames presenciais. Em Uruguaiana, o polo fica localizado na Travessa Cesar Cunha esquina com rua Osvaldo Cruz.
Na especialização à distância, a avaliação dos alunos é contínua e acontece ao longo de todas as disciplinas. Exercícios on-line, trabalhos individuais, em grupo, além da prova presencial por semestre compõem o conjunto de instrumentos de avaliação de todos os cursos.
A pós-graduação a distância permite que o aluno concilie seus horários e seu local de estudo com outras atividades. Além de materiais didáticos, publicações e recursos multimídia, o estudante tem acesso, pela internet, à biblioteca virtual, exercícios e vídeo aula. Os professores do Centro Universitário Senac estão à disposição em fóruns para esclarecimento de dúvidas, webconferências, debates ou grupos de discussão com os alunos. Informações e inscrições pelo www.ead.senac.br/posgraduacao. Com informações do Sesc.
No polo Uruguaiana, as inscrições estão abertas para os seguintes cursos:
• Design Instrucional
• Docência no Ensino Superior
• Docência no Ensino Técnico
• Educação Ambiental para a Sustentabilidade
• Engenharia da Qualidade de Software
• Gerenciamento de Projetos - Práticas do PMI
• Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado
• Gestão da Segurança de Alimentos
• Gestão de Marketing
• Gestão de Pessoas
• Gestão do Relacionamento com o Cliente
• Gestão do Varejo
• Gestão e Governança da Tecnologia da Informação
• Gestão Empreendedora
• Gestão Empresarial
• Gestão Escolar
• Gestão Estratégica em EAD
• Logística Empresarial
• Projetos Sociais e Políticas Públicas
• Tecnologias e Inovações Web
• Tecnologias na Aprendizagem

190 em ação

Prado das Bicicletas I
L.R.S.F. de 30 anos foi flagrando com drogas por uma equipe de policias da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), durante uma campana. Ele foi apresentado no plantão da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foi feito o registro. O homem contou ter comprado a droga no Prado das Bicicletas, conhecida região de traficância.

Prado das Bicicletas II
E.F.M. também foi preso por posse de entorpecentes depois de ser abordado pela equipe. Os policias encontraram crack com o homem, de 30 anos, que admite ser usuário a cerca de quatro anos, e comprar a droga no Prado das Bicicletas com frequência.

Prado das Bicicletas III
J.N.P.E de 42 anos foi detido na mesma noite. Durante a revista pessoal no homem, também abordado durante a campana, os policiais encontraram três pedras de crack.

Apreensão
Um telefone celular, duas baterias e um carregador foram encontrados em uma cela do Instituto Penal de Uruguaiana. As apreensões ocorreram em revista de rotina nas celas.

Recuperação
A motocicleta Honda placas IMJ 3586, que havia sido furtada, foi recuperada. O veículo foi encontrado abandonado, na Rua Benjamin Constant, no bairro das Cabritas, sem o tanque de combustível.

Abigeato
Um morador da Barragem Sanchuri teve um novilho de dois anos cruza com Holandês, furtado. No local onde os animais de sua propriedade são mantidos, foram encontrados somente a cabeça, o couro e as vísceras.

Furto
Uma mulher foi detida depois de tentar furtar sete barras de chocolate do Supermercado Baklizi localizado na Rua Pinheiro Machado. Ela estava sendo monitorada pelas câmeras do estabelecimento e foi abordada enquanto tentava deixar o local. Foi registrada ocorrência simples por furto.

Homem baleado no peito

Gabriela Barcellos

Um homem sofreu uma tentativa de homicídio na madrugada de ontem, 15/7, no bairro Cidade Nova.
Juliano Vieira Vargas foi atingido por um disparo de arma de fogo no peito. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Santa Casa de Caridade, onde permaneceu internado em observação, mas sem risco de morte.
Ele contou à polícia que estava trabalhando como vigilante da empresa Top Segurança, quando foi surpreendido por um homem moreno, alto, que não sabe quem é. Escondido atrás de um poste, o homem passou a efetuar disparos em sua direção. Um dos tiros lhe acertou e outro acertou a motocicleta que usava. Ele disse desconhecer o motivo do crime.
O fato está sendo investigado pela 2ª Delegacia de Polícia, aos cuidados da delegada Alessandra Xavier de Siqueira.

SSP poderá implantar vídeo audiências

Gabriela Barcellos

A secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) estuda substituir as audiências presenciais por videoconferências, em parceria com o Ministério Público e Poder Judiciário. O tema foi abordado no Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E).
A agilização dos processos feitos por vídeo audiências dá-se em razão da diminuição das cartas precatórias. 
O sistema permite que o acesso aos participantes do processo seja mais direto e efetivo. Entre o período de 2011 e 2015, o aumento das vídeo audiências trouxe uma redução de 75% no número de precatórias emitidas.
A implementação no âmbito estadual será estudada pelo secretário, que destacou a importância da integração dos sistemas. “As vídeo audiências representarão, além da redução dos custos de transporte, um aumento significativo no cumprimento das audiências judiciais. Trarão também, mais segurança aos servidores, apenados e à sociedade como um todo”, avalia.
Na região Sul do país, já são 36 municípios que possuem pontos de vídeo audiência e o agendamento é feito de maneira eletrônica. As vídeo audiências mantém o padrão de audiências presenciais, com servidores responsáveis pela ordem, mas os juízes e juízas passam a não precisar se deslocar para presidir audiências.

Civil registra cinco prisões em flagrante em uma noite


Gabriela Barcellos

Entre a noite de quinta-feira, 14/7, e a madrugada de sexta-feira, 15/7, cinco prisões em flagrante delito movimentaram a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), que está temporariamente aos cuidados do delegado Enio Tassi. Foram registrados um assalto a mão armada, um furto qualificado, um crime de Maria da Penha, um de porte ilegal de arma e um crime de receptação.

Assalto
Por volta de 22h, um homem armado com uma faca entrou na farmácia São João localizada na Avenida Presidente Vargas. Ele rendeu a funcionaria que atendia o caixa do estabelecimento e roubou mais de R$ 1 mil.
A Brigada Militar foi acionada e, pouco depois, deteve o homem, ainda com o valor em seu poder, nas proximidades do local. Valdir Tavares da Rosa Júnior, de 26 anos, foi reconhecido pelas vítimas e também confessou ser o autor do crime. O rapaz não tem antecedentes e, aprovado no último concurso público para soldado da Brigada Militar, espetava ser chamado.

Furto
Um veículo que estava estacionado na Rua Emílio Tauceda foi arrombado e vários objetos, incluindo o equipamento de som, foram furtados. O homem apontado como autor do crime é Ronei Maia, de 37 anos. Ele foi apresentado na Delegacia de Polícia pela Brigada Militar, e preso por furto qualificado.

Porte de arma
João Batista Severo Benites foi detido, também pela Brigada Militar, na Barragem Sanchuri. Ele estava de posse de uma arma, cuja numeração foi raspada, o que de acordo com a legislação brasileira equipara-se à arma de uso restrito.

Receptação
Márcio André Souto Seevald, de 38 anos, foi preso próximo ao Sest Senat, na BR 472, com um pneu estepe que pouco antes havia sido furtado de um veículo naquelas imediações.

Maria da Penha
Já O.M.C., cujo nome foi preservado a fim de não expor a vítima, foi preso depois de arrombar a casa de uma mulher com quem mantinha um relacionamento, no bairro Profilurb. Completamente transtornado, o homem a ameaçou e quebrou vários objetos dentro da casa.
Depois da lavratura dos referidos autos de prisão em flagrante, os quatro homens foram encaminhados à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU).

Preço mínimo do arroz tem alta de 17,86% para esta safra


Nestor Tipa Junior

O Ministério da Agricultura publicou portaria de número 123 com reajustes dos preços mínimos das culturas de verão que fazem parte da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) para a safra 2016/2017. Na cultura do arroz, o valor subiu 17,86% para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Para o longo fino em casca, o preço passou dos R$ 29,67 para R$ 34,97 a saca de 50 quilos.
A alteração do preço mínimo para o arroz foi considerada um bom indicativo para a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), que atuou em conjunto com outras entidades como o Instituto Riograndense do Arroz (Irga) e Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) para obter este reajuste de forma a acusar também os altos custos de produção. “Esta foi uma das maiores valorizações das culturas neste ano e uma das maiores valorizações históricas do preço mínimo do arroz”, analisa o presidente da entidade, Henrique Dornelles.
O dirigente reconheceu o trabalho da nova gestão do Ministério da Agricultura, comandada pelo ministro Blairo Maggi, pelo secretário de Política Agrícola, Neri Geller, e a experiente e competente equipe técnica da pasta, em agir de forma proativa na busca de soluções para o setor arrozeiro brasileiro, especialmente gaúcho. “A orizicultura gaúcha, tem muito a reconhecer e agradecer o empenho do Ministério que, com pouquíssimos dias de trabalho, avançou de forma extraordinária com a resolução da renegociação das dívidas, mostrando determinação em buscar o que era o possível de fazer neste momento”, ressalta.
O presidente da Federarroz informa que entre os novos passos de negociação está um novo sistema de financiamento para os produtores que tem problemas de garantias e não estão tendo acesso ao crédito rural. O Ministério da Agricultura deverá lançar essa nova linha de crédito tendo a contribuição das indústrias beneficiadoras de arroz que garantirão a operação através do faturamento do produto colhido, para que estes produtores alijados do crédito oficial possam acessar juros oficiais, bem mais baixos do que estão sendo pagos no mercado. Com isso, poderão vender o arroz em várias parcelas, de março a outubro, dando tranquilidade ao mercado a e tendo a possibilidade de realizar de lucro.
Outra medida que deve ser anunciada em breve, de acordo com Dornelles, será o da renegociação da dívidas dos produtores de soja atingidos pelos problemas com o clima no Rio Grande do Sul. A ideia é seguir os mesmos moldes da portaria que deu a oportunidade de negociação para os arrozeiros. “É outra medida importante para os arrozeiros, pois muitos também são sojicultores e serão contemplados”, observa.
Segundo o presidente da Federarroz, o depoimento de quem frequenta o Ministério da Agricultura é de que a equipe do ministro Blairo Maggi é extremamente capacitada, receptiva e focada à agricultura e pecuária. Há a clara percepção que o novo dirigente, pessoa extremamente agradável e simples, possui objetivo de imprimir esse mesmo perfil aos demais servidores. “Costuma almoçar com sua equipe no restaurante do Ministério, juntamente com os demais servidores da pasta, sem protocolos ou reservas, acessando a fila como qualquer outra pessoa”, salienta.

Agropecuária: Palestra aborda importância da comunicação para setor

Gabriela Barcellos

O Centro Gaúcho de Formação em Equinocultura (Cegafe) realizará a partir deste mês, o curso Administração de Cabanhas. O evento está dividido em três módulos, sendo o primeiro deles neste mês, o segundo em setembro, e o último em novembro. A programação está bastante completa e inclui a palestra “Entendendo a Mídia”, que será realizada pelo jornalista Nestor Tipa Júnior, especializado em comunicação no agronegócio e sócio-fundador e diretor de Planejamento da agência AgroEffective Comunicação e Agronegócio. O evento ocorre no auditório da Vetsul, no Parque Idelfonso Simões Lopes, em Pelotas, nos próximos dias 30 e 31.
Segundo Tipa, com as mudanças nos conceitos e comportamentos dos veículos de comunicação, muitos deles ligando o agronegócio ao guarda-chuva da economia, é preciso se adaptar a este modelo para obter êxito nas estratégias. Garante que o objetivo deste módulo, que faz parte da primeira parte do curso, é demonstrar aos participantes como devem ver e interpretar as notícias da mídia e estarem preparados para atendê-las quando solicitados. “Partindo da premissa que estão se preparando para serem criadores de ponta dentro do setor que atuam, é importante e fundamental que se utilizem da comunicação da melhor forma possível e de maneira eficaz”, explica.
De acordo com o especialista, na hora em que os criadores vão trabalhar a comunicação do seu negócio, o mais importante é estar disponível e bem informado. “É preciso ter conhecimento e domínio do que está falando, além de se cercar de números e estatísticas. Tendo estes requisitos, já é meio caminho andado para se tornar uma boa fonte para a mídia e manter um status de credibilidade”, salienta.
A comunicação tem se transformado com grande velocidade nos últimos tempos e todos os setores da sociedade precisam se adaptar às novas linguagens e, principalmente, qualificar a interatividade com as mídias. Para quem atua no setor agropecuário é fundamental hoje em dia falar tanto para os que estão dentro da porteira, quanto para os que estão fora. O curso Administração de Cabanhas, organizado pelo Centro Gaúcho de Formação em Equinocultura (Cegafe), traz este tema em um de seus módulos.

Angus lança julgamento individualizado de Rústicos na Expointer

Gabriela Barcellos

Visando a participação de um número maior de participantes nas exposições oficiais, a Associação Brasileira de Angus realizará o Julgamento de Rústicos Individual, pela primeira vez, de forma experimental. A novidade prevê a avaliação de animais de forma única, sem a necessidade de formação de trios, como foi feito até o momento. Ao lado do tradicional julgamento de trios, a nova disputa integra a agenda da 10º edição da Exposição Nacional de Rústicos, marcada para o dia 29 de agosto no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, portanto, dentro da programação especial da Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer). “Essa é uma inovação da Angus que visa a facilitar a participação de novos criadores nas pistas de Esteio. Muitos pecuaristas reclamavam que tinham ótimos touros rústicos capazes de levar o título de grande campeão da exposição, mas que não eram apresentados pela falta de outros exemplares à altura para a formação de um trio”, conta o presidente da Associação Brasileira de Angus, José Roberto Pires Weber.
Na nova modalidade, poderão participar animais PO, PC ou LA, com exceção de AD. Podem se inscrever animais de forma isolada ou exemplares reserva anteriormente cadastrados em conjunto com trios mas que não entraram em pista. “Animais que compõem trios durante uma exposição não poderão participar na categoria individual”, explica o técnico de Fomento da Angus, Mateus Pivato. A escolha dos supremos campeões rústicos da exposição (macho e fêmea) será feita em uma disputa direta entre o melhor exemplar escolhido entre todos os trios e o melhor rústico individual. 
As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas diretamente na Associação Brasileira de Angus. No caso dos trios, o cadastramento é realizado via internet, no site da Angus com o login e senha do criador. Para rústicos individuais, a inscrição deve ser feita pelo email fomento@angus.org.br, informando o HBB e tatuagem.
O custo para participar da Exposição de Rústicos da Expointer é de R$ 400,00 para trios de machos e de R$ 200,00 para trios de fêmeas. Para inscrições individuais, o valor é de R$ 135,00 para machos e de R$ 65,00 para os ventres. Segundo Pivato, os animais que forem vendidos no leilão de rústicos da Expointer terão o valor da inscrição abatido da comissão do vendedor. Não há limite de números de exemplares por expositor para adesão ao julgamento, que será comandando pelo jurado Mauricio Groppo. Contudo, para o leilão, a participação fica restrita a um trio de machos PO ou PC e um trio de fêmeas PO ou PC por propriedade. Para que ocorra o Julgamento de Rústico Individual, será necessário o número mínimo de oito animais concorrentes, entre machos e fêmeas PO ou PC. Neste ano, esta modalidade não contará pontos para o Ranking de Expositores de Rústicos.

Uruguaiana deve mais de R$ 750 mil à Odebrecht Ambiental

Daiany Mossi

A empresa Odebrecht Ambiental encaminhou à Câmara Municipal de Vereadores, ofício informando o valor da dívida do município em relação ao abastecimento de água. 
O ofício atendeu ao pedido do vereador Rafael Alves, que na semana passada questionou o corte de abastecimento em logradouros públicos. Conforme o ofício, a Prefeitura Municipal possui uma dívida de 776 mil reais junto a Odebrecht. Esse valor é referente ao abastecimento de logradouros e órgãos públicos nos últimos meses. A empresa não detalhou os pontos onde o abastecimento foi suspenso, por considerar desrespeito ao cliente. 
Procurado, o prefeito Luiz Augusto Schneider não atendeu à nossa reportagem. Em seu requerimento, Rafael disse ter sido procurado por populares em relação à falta de água na Praça Barão do Rio Branco. Segundo ele, além dos bebedouros, os banheiros também estão sem água. A mesma situação é registrada no Parque Dom Pedro I, o Parcão.

Saída da Megapark precisa ser esclarecida

Daiany Mossi

O rompimento de contrato da Prefeitura de Uruguaiana com a empresa Megapark ainda está dando o que falar. Nesta semana, os vereadores aprovaram em sessão o requerimento de autoria do vereador Irani Fernandes (PP), que busca informações sobre os fatos que ocasionaram o rompimento do contrato vigente com empresa de estacionamento.
Conforme consta no documento, a empresa abandonou o sistema, ocasionando o retorno das dificuldades de estacionamento no centro da cidade, desrespeito quanto à fiscalização de vagas prioritárias e a volta dos flanelinhas que intimam a cobrança de taxas sob pretexto de cuidado com os automóveis.
De acordo com o vereador, o abandono do serviço e as responsabilidades que compete a cada uma das partes envolvidas precisam ser esclarecidas.

Coleta de lixo pode parar totalmente


Daiany Mossi

A empresa responsável pela coleta de lixo, Urban, reduziu nesta semana, o número de caminhões e funcionários nas ruas. O motivo, conforme a direção da empresa, seria o descumprimento por parte do Governo Municipal, do pagamento mensal. 
A dívida que chega a quase R$ 2 milhões, é referente ao pagamento mensal que deve ser feito à empresa Urban e ao parcelamento de uma conta anterior ignorada pelo prefeito Luiz Augusto Schneider.
A retirada de veículos das ruas e a redução de pessoal resultaram na diminuição dos serviços. No centro da cidade, por exemplo, onde o lixo era recolhido todos os dias, nesta semana a coleta foi feita apenas três vezes. Em locais mais afastados, a coleta foi feita somente uma vez na semana. 
Caso a Prefeitura não quite a dívida com a empresa, os serviços serão totalmente interrompidos. 
No ano passado, Uruguaiana ficou 15 dias sem o serviço de coleta devido à falta de pagamento à empresa. Na oportunidade foram espalhados conteiners pela cidade, no intuito de amenizar a situação. A Prefeitura parcelou a dívida, efetuou um primeiro pagamento, e o serviço foi retomado. Desta vez, a empresa não pretende parcelar o valor. 
O prefeito Luiz Augusto Schneider não atendeu a nossa reportagem.

Câmara “esquenta” a Romu e o Canil da Guarda Municipal

Gabriela Barcellos

A Câmara de Vereadores aprovou na sessão ordinária de quinta-feira, 14/7, a oficialização da Ronda Ostensiva Municipal Urbana (Romu), que atua ao arrepio da Constituição Federal, e atuava ao arrepio da lei municipal desde 1º de maio de 2015. O projeto “esquenta” o órgão dentro da estrutura administrativa do Executivo, vinculando-a à secretaria de Segurança e Trânsito (Setran).
Também foi oficializado o Canil da Guarda Municipal. O departamento auxilia na política municipal de segurança pública, atuando com agentes e cães treinados, empregados em ações como patrulhamento, vigilância patrimonial, preservação dos próprios municipais e defesa do cidadão e do patrimônio público.
Os projetos, que partiram do Poder Executivo, não alteram em nada o funcionamento da Romu e do Canil, apenas oficializam suas existências, visto que as ações do grupo já vêm sendo praticadas desde antes do encaminhamento ao Poder Legislativo.
De acordo com os projetos, o município tem 90 dias para regulamentar os dois órgãos, que terão dotação orçamentária própria na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Legislativo aprova concessão de auxílio financeiro à Santa Casa

Gabriela Barcellos

Com somente dois dias de tramitação na Câmara de Vereadores, foi aprovada o projeto de lei 085/2016, que buscava autorização para concessão pelo Poder Executivo, de auxílio financeiro ao Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana. De acordo com o projeto, o valor a ser repassado é de R$ 500 mil, oriundo do leilão do piano a Steinway & Sons, modelo Gran Concerto, D-274, adquirido pelo município em 2012, e leiloado em janeiro passado, sem nunca ter sido usado.
O projeto foi protocolado na Câmara nesta semana e entrou na pauta da sessão ordinária de terça-feira, 12/7, quando foi aprovado o regime de tramitação do mesmo, urgência urgentíssima. A matéria foi então encaminhada à Comissão de Finanças e Orçamento, que apreciou a matéria já na quarta-feira, 13/7, possibilitando que o mesmo fosse votado já nesta quinta-feira, conforme a Câmara, “tendo em vista situação orçamentária da Santa Casa de Caridade e a importância da manutenção dos serviços para a população”.
Em um aspecto o projeto deixa margem para dúvidas. Ele não especifica as condições do repasse ao nosocômio, se como doação, ou na forma de dação em pagamento, visto que o município ainda é devedor da instituição hospitalar. Ao propor o leilão do piano em benefício da Santa Casa, o projeto Luiz Augusto Schneider (PSDB) buscou aprovar a doação do mesmo à entidade, o que foi impedido pelo Ministério Público, na ocasião representado pela promotora Jocelaine Dutra Pains. Considerando, justamente, a existência de uma dívida, o entendimento foi de que o município não poderia efetuar uma doação à Santa Casa, devendo primeiro, quitar seus débitos. Um novo projeto foi encaminhado à Câmara, buscando agora autorizar a dação em pagamento do piano. A única referência no projeto 85/2016 é a Lei 4.545, de 15 de setembro de 2015, que autoriza o Poder Executivo a promover o leilão para alienar o piano. Em seu Artigo 5, a referida diz que o “leilão servirá para disponibilidade de recursos ao Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana e evitar prejuízos ao erário”, o que, com a aprovação do novo projeto, fica revogado.
Procurado para esclarecer o assunto, o prefeito Schneider alegou que o repasse se dará em forma de dação em pagamento. “O objetivo do projeto era abrir o leque de uso desta verba, visto que o projeto anterior determinava seu uso para o setor de oncologia da Santa Casa. Agora, porém, considerando outras emergências, como atraso na folha de pagamento, foi necessária essa alteração”, explicou.

Câmara rejeita contas de Felice e ‘tira’ o ex-prefeito do páreo


Gabriela Barcellos

O plenário da Câmara de Vereadores votou na manhã de quinta-feira, 14/7, o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre às contas de governo do ex-prefeito José Francisco Sanchotene Felice, referente ao exercício de 2012. Elas receberam parecer desfavorável a aprovação pelo órgão fiscalizador.
Inicialmente, as contas referentes a 2012 receberam parecer favorável à aprovação pelo TCE, mas a pedido do conselheiro Estilac Martins Rodrigues Xavier, foram desarquivadas. A exemplo do que ocorreu em outros anos, como em 2006 e 2008, cujas contas foram aprovadas pela casa neste mês, o parecer inicial do TCE dava conta de que houveram falhas de natureza formal e de controle interno, que não prejudicaram o erário, e fazia apenas recomendações quanto as mesmas. Já na segunda vez, os conselheiros entenderam que não poderiam ser aprovadas, alegando principalmente que ficaram restos a pagar, sem previsão orçamentária para que fossem cumpridos.
Uma vez na Câmara, o parecer foi apresentado em plenário e encaminhado à Comissão de Finanças e Orçamento para análise técnica. O parecer da comissão, que ficou a cargo do vereador Rafael Alves (PMDB), foi favorável à aprovação do parecer do TCE, ou seja, a favor da rejeição das contas de Felice. Com oito votos a favor, dois contra e uma ausência, o plenário aprovou o parecer do TCE. A decisão, que deixa Felice inelegível por oito anos, agora será encaminhada ao Ministério Público, ao próprio TCE e ao Tribunal de Contas da União.

Confronto I
A sessão foi bastante tensa e de ânimos exaltados, especialmente entre Rafael Alves e a bancada do Rede Sustentabilidade, formada pelos “rádiovereadores” Jussara Osório e Egídio Carvalho, que defendiam a derrubada do parecer do TCE. Felice teve a oportunidade de defender-se e chegou a ser ouvido pela Casa, em um discurso de mais de 20 minutos. Com cenário já desenhado, em um último esforço de impedir a votação, Jussara chegou a requerer vistas do processo, mas o pedido foi rejeitado pelo Plenário. O pedido da bancada de declaração de impedimento do vereador relator na Comissão Finanças e Orçamento e sua participação na votação, também foi negado, desta vez pelo presidente, vereador Adalberto Silva, que o considerou apto. Jussara, aliás, se disse supresa com o posicionamento do colega Rafael Alves, a quem chamou de ingrato, pois deveria retribuir a Felice (e não aos eleitores) a suposta “ajuda” sem a qual não teria sido escolhido pelo povo de Uruguaiana.
A decisão dos vereadores pela aprovação do parecer foi aplaudida pela maior parte dos presentes no plenário.

Confronto II
A saída de Sanchotene do Plenário aconteceu logo após a votação, e teve mais um confronto, quando houve o encontro com o médico Francisco Valls, mais um uruguaiananse que despreza o ex-mandatário por conta de perseguição perpetrada durante seu governo. O encontro gerou tumulto enquanto Francisco, inflamado e sob aplausos, chamava Felice de bandido, ladrão, senil e assassino, dizendo-lhe que deveria estar preso.

Ação
Na quarta-feira, 13/7, Sanchotene ingressou com ação ordinária contra o Município de Uruguaiana e contra o vereador Rafael da Silva Alves (PMDB), com pedido de tutela de urgência, a fim de que fosse suspensa a nomeação de Alves como relator do processo que julga suas contas de governo referentes ao exercício do ano de 2012, a suspensão do relatório de autoria do Vereador, e suspensão do procedimento legislativo referente ao julgamento das contas do exercício de 2012, impedindo, portanto, a votação do parecer. A juíza Ana Beatriz Rosito de Almeida Fagundes, porém, indeferiu o pedido, alegando que a apreciação das contas do Executivo cabe exclusivamente ao Legislativo, tratando-se de julgamento político-administrativo, de acordo com a Constituição Brasileira, e que nos argumentos e documentos apresentados por Felice e sua defesa, não havia presença dos requisitos cumulativos ensejadores da tutela de urgência, ou seja, plausabilidade do direito alegado e perigo de dano.

Nota
A assessoria de Sanchotene Felice manifestou-se publicamente a respeito do tema, questionando a tramitação do processo na Câmara, o que levou o chefe do Legislativo a emitir uma nota de esclarecimento. Nela, Adalberto Silva detalha o trâmite do processo e garante que tudo foi feito de acordo com o Regimento Interno da casa e ainda que Sanchotene teve durante o rito, o direito à ampla defesa e ao contraditório.

Painel Ed.2631

Trânsito I

Ocorreu nesta quinta-feira, 14/7, o II Encontro Internacional de Agentes de Trânsito da Fronteira Oeste. Com o tema “Qualificar os agentes, para acabar com os acidentes”, o evento reuniu, no salão nobre da Prefeitura, cerca de 120 agentes de Uruguaiana e região, e ainda da Argentina e do Uruguai, e serviu para discutir assuntos como trânsito na fronteira, acidentes com estrangeiros, estruturação da carreira, padronização do uniforme, porte de arma, sindicalização da categoria, além da qualificação do profissional com palestras sobre atualização da legislação, primeiros socorros, defesa pessoal e educação no trânsito. Diversos órgãos estiveram presentes, entre eles o Samu, que passou instruções sobre o atendimento médico a acidentes de trânsito.

Trânsito II

Mas o que causou estranheza foi a “operação presença” do Setran, que resolveu atrapalhar o trânsito de uma ruas mais movimentadas da cidade, atravessando uma viatura na frente da prefeitura durante todo o período do Seminário que trata de “trânsito”. Como sempre, em toda a demonstração de “poder”, o ciadadão é quem acaba desrespeitado.

Nasceu!

A última terça-feira, 12/7, foi um dia muitíssimo especial para o professor Ricardo Pedroso Oaigen e para a contadora Carolina Reis Rizzotto. Nasceu o Joaquim, “com muita saúde e esbanjando simpatia”, como descreve o papai. Bem-vindo pequeno Joaquim, e parabéns, Ricardo e Carolina.

As voltas que o mundo dá...

O Procon está sob nova direção. Getúlio Valls, que retornou a Uruguaiana com a pretensão de ser prefeito mas fracassou em todas as tentativas de articulação, se contenta agora com uma “boquinha” de terceiro escalão no governo tucano. Assumiu na quinta, 14/7.

Ponte

Hoje, 16/7, o trânsito na ponte sobre o Rio Ibicuí será interrompido das 8h às 12h e das 13h às 17h, para reparos no asfalto. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou rota alternativa para a vizinha Itaqui.

De partida
O bispo Dom Aloisio Alberto Dilli, que há oito anos dirige a Diocese de Uruguaiana, está sendo transferido para Santa Cruz do Sul. A decisão do Papa Francisco em nomeá-lo bispo da Diocese daquele município foi confirmada através de nota da Diocese de Uruguaiana datada de quarta-feira, 13/7, e assinada pelo padre Flavio Bordão Soares, chanceler diocesano. Na próxima semana, o Bispo e o Conselho de Consultores, formado pelos membros do Conselho de Presbíteros se reunirpa na Cúria a fim de definir os encaminhamentos necessários para a Diocese no período de vacância. A data da transferência do Bispo, porém, ainda não foi divulgada e ele continuará em Uruguaiana por algum tempo.

Arrancadão I
Acontece neste domingo, 17/7, o I Arrancadão em Asfalto, organizado pela Associação de Eventos da Fronteira Oeste (AEFRO) com o apoio das secretarias de Segurança e Trânsito e a de Esporte e Lazer. O evento estava marcado para o último domingo, mas não ocorreu por conta da instabilidade do tempo.

Arrancadão II
A arrancada está marcada para a Rua Professor Antônio Lopes, esquina com Avenida Presidente Vargas, até o módulo da Brigada Militar. A prova de motocicletas está marcada para 9h15min, já a dos carros acontece às 14h15min.

HBO liberado
Neste final de semana, a NET HDTV e a Claro HDTV liberarão o sinal da HBO para todos os seus usuários. Por isso, de 15 a 17 de julho, mesmo quem não tiver o canal no seu pacote poderá aproveitar o conteúdo gratuitamente.

Parque termal
A Prefeitura está dando início a estudos a fim de verificar a viabilidade de instalação de um parque termal no município. São quatro possíveis locais, na área rural. Nas proximidades do Touro Passo, da Queimada, da Harmonia e do Imbaá. Os estudos devem ser finalizados em 45 dias.

Projeto
As comissões técnicas da Câmara de Vereadores analisam nos próximos dias a declaração de utilidade pública à Coordenadoria Tradicionalista de Uruguaiana. O projeto é do vereador Rafael Alves. Atuando desde 1993, a coordenadoria é responsável pela realização de inúmeros eventos tradicionalistas e conta com 21 piquetes filiados.

TranspoSul
Entre terça-feira, 12/7, e quinta-feira, 14/7, ocorreu 18° edição da Feira e Congresso de Transporte e Logística (TranspoSul), reunindo profissionais da área. Entre os temas abordados nas palestras e workshops esteve a capacitação de carga perigosa, Governança corporativa e o 20º Seminário Itinerante do Mercosul (Simerco), organizado pela Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI).