segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Ed. 2661 - Homicídio no 20 de setembro já é tradição em Uruguaiana

Aqui a edição digital...
  1. Presidencialismo à brasileira
  2. Rédeas de Ouro
  3. Adiado
  4. Paulo Paim
  5. Lançamento
  6. Paralisação
  7. Agricultura I
  8. Agricultura II
  9. ITR
  10. Vagas Sine
  11. Desespero
  12. Entregou a toalha?
  13. De repente 30...
  14. Feira
  15. Grana
  16. Amoris Lartitia = A alegria do amor IV
  17. Iad reúne mais de 500 pessoas em caminhada
  18. Carreata em apoio a Marcelo Lemos reúne 130 veículos
  19. Metas fiscais serão apresentadas na sexta-feira
  20. Vem aí o Outubro Rosa
  21. Bancos de Uruguaiana continuam em greve
  22. Campanha de Multivacinação vai até esta sexta-feira
  23. Baleado no 20 de setembro não resistiu
  24. Modulada terá grupo tático de intervenção rápida
  25. Mulher acusada de aplicar golpe em idosa é presa
  26. Atropelamento
  27. Arrombamento
  28. Estelionato
  29. 3 dúvidas de quem já esteve em sala de aula
  30. Colégio Agrícola forma primeira turma
  31. Campus Bagé celebra 10 anos
  32. Ofertantes de cursos serão anunciados na terça-feira
  33. MGA vence e convence na decisão do futsal feminino
  34. Uruguaianense perde invencibilidade em casa
  35. Circuito de Kart foi um sucesso
  36. As Alergias na Primavera
  37. Remédios caseiros contra alergia e coceira
  38. Mara Maravilha diz: “Agora é minha vez, minha vingança é benigna”
  39. Grazi Massafera é indicada ao Emmy Internacional de melhor atriz
  40. Malhação
  41. Sol Nascente
  42. Haja Coração
  43. Velho Chico
  44. Selena é a primeira pessoa a chegar aos 100 milhões de seguidores

Drama mexicano no CineSesc Uruguaiana

 “Club Sandwich” tem sessões gratuitas nos dias 23 e 24 de setembro

 A programação de setembro do CineSesc Uruguaiana segue neste final de semana com a exibição do filme “Club Sandwich” (2013). As sessões gratuitas do drama mexicano estão programadas para as 19h (sexta-feira) e 16h (sábado), no Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984). “Estão Todos Bem” é o próximo título programado para os dias 30 de setembro e 1º de outubro, encerrando a programação do mês. 
Em “Club Sandwich”, durante as férias num resort à beira-mar, Paloma (María Renée Prudencio), uma mãe solteira, tem de lidar com a separação inevitável quando seu filho de 15 anos (Lucio Giménez Cacho) - que também é seu melhor amigo - faz amizade com uma garota de sua idade (Danae Reynaud) e descobre os primeiros lampejos do amor e da sexualidade. Confira o cronograma completo abaixo.
Programação CineSesc Setembro - Uruguaiana
Local: Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984)
Entrada franca
 24/09 – “Club Sandwich”
Horário: 16h (sábado)
Sinopse: Durante as férias num resort à beira-mar, Paloma (María Renée Prudencio), uma mãe solteira, tem de lidar com a separação inevitável quando seu filho de 15 anos (Lucio Giménez Cacho) - que também é seu melhor amigo - faz amizade com uma garota de sua idade (Danae Reynaud) e descobre os primeiros lampejos do amor e da sexualidade.
30/09 e 1º/10 – “Estão Todos Bem”
Horários: 19h (sexta-feira) e 16h (sábado)
Sinopse: Matteo Scuro (Marcello Mastroianni) vive sozinho na Sicília. Ele aguarda a vinda de seus filhos no verão, mas todos acabam desmarcando a viagem em cima da hora. Matteo resolve então visitar cada um deles, algo que jamais tinha feito. Nesta viagem ele parte para as cidades de Nápoles, Roma, Milão, Florença e Turim, sendo que em cada uma delas vive um de seus filhos.

8º Siepe: Inscrições encerram no final de semana


Por Franceli Couto Jorge

O 8º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está com inscrições abertas. Para participar do evento como ouvinte, é necessário inscrever-se até a próxima terça-feira, 27. Já os prazos para submissão de trabalhos nas modalidades pôster e oral e para avaliação das propostas de oficinas e minicursos encerram no próximo domingo, 25. Neste ano, o Siepe será realizado no Campus Uruguaiana, entre os dias 22 e 24 de novembro de 2016.
A submissão de resumos deverá ser feita, exclusivamente, por meio do sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri). O autor principal de um trabalho poderá enviar, apenas, uma proposta por categoria: ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação ou não vinculado à IES. Para cada modalidade há um tipo de resumos a ser submetido. Quem inscrever seus trabalhos na modalidade oral deverá enviar resumo expandido de duas páginas. Já para a modalidade pôster, exige-se o resumo simples. Os templates estão disponíveis no site do 8º Siepe.
O período para confirmação da submissão dos resumos pelo orientador encerra em 26 de setembro. A divulgação dos trabalhos selecionados está prevista para 17 de outubro e a modalidade de apresentação será informada no dia 07 de novembro. Já o resultado das propostas de oficinas e minicursos aprovados será divulgado no dia 26 de setembro.

Associação dos pais e mestres do Santana também terá eleições dia 3 de outubro

Daiany Mossi

Foi lançado na última semana, o edital que informa a abertura período de inscrições das chapas para a eleição da nova diretoria da Associação de Pais e Mestres do Marista Sant’Ana.
A assembleia geral ordinária acontecerá no dia 3 de outubro, às 18h, no colégio. Todos os associados são convidados a participar desse momento que terá: Prestação de contas e parecer do conselho fiscal relativo aos exercícios 2015 e 2016; Eleição dos membros da nova diretoria e do conselho fiscal e posse da nova diretoria e conselho fiscal. Interessados em inscrever chapas para concorrer devem procurar a secretaria do colégio até cinco dias antes da eleição.

Preso ‘passando’ drogas e celulares para Modulada


Gabriela Barcellos

Um homem foi preso em flagrante depois de arremessar várias garradas pet com material ilícito para dentro da Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU), na noite de quinta-feira, 22/9. Anderson de Souza Alves foi detido no brete de acesso à Penitenciária, quando deixava o local.
Ele foi pego pela Brigada Militar, acionada depois que os policiais militares que estavam na Guarda Externa da casa prisional o avistaram arremessando o material para a casa prisional. Agentes da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) realizaram uma revista nos pátios e encontraram as garrafas, contendo 23 telefones celulares, dez carregadores, sete baterias, 92 petecas de maconha e um tijolo de aproximadamente quatro gramas de maconha.

DPCA aprende menores por receptação, tráfico e roubo


Gabriela Barcellos

A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), coordenada pelo delegado Enio Tassi, apreendeu na manhã de ontem, 23/9, três adolescentes por ato infracional equiparado a roubo, receptação de telefones celulares furtados e tráfico de drogas.
L.D.C., E.O.M., e E.E.S.B., todos de 17 anos, foram apreendidos nos bairros João Paulo II, Francisca Tarragó e São João, em cumprimento a mandados de apreensão expedidos pelo Judiciário a pedido do Delegado.
Os procedimentos de apuração de ato infracional, semelhante ao inquérito policial, já foram concluídos e encaminhados ao Ministério Público. A apreensão dos menores é provisória, pelo prazo de 45 dias.

Torturador condenado está preso

Depois de cinco meses foragido, Diogo Gonsalez se entregou no Fórum local, e foi reunido aos comparsas na Modulada.

Gabriela Barcellos

Diogo da Rosa Gonsalez, 33 anos, está recolhido à Penitenciária Modulada de Uruguaiana (PMEU) desde o último dia 12, quando se apresentou no Fórum de Justiça, acompanhado de advogado, e foi imediatamente levado à Penitenciária pelo próprio diretor da casa prisional, agente Sandro Borlina. Ele teve a prisão decretada em razão de uma condenação a dez anos de prisão por crime de tortura e estava foragido há cinco meses.
Gonsalez foi condenado por, juntamente com o então policial militar Júlio Cezar Barbosa, e um primo, Lucas Augusto da Silva Gonsalez, o ‘Ovelha’, torturar Giovani Lemes da Silva, em duas ocasiões diferentes, a fim de obter informações. O trio suspeitava que Giovani tivesse repassado à Polícia Civil informações referentes a uma possível participação do policial militar em um assalto ao Supermercado Rispoli, em 2009.
Conforme o processo, no dia 3/1/10, por volta de 23h, o trio abordou Giovani próximo ao Motel Suíça, e o golpeou com um bastão retrátil, derrubando-o. A partir daí, Giovani recebeu pontapés, golpes de bastão, e ainda foi ameaçado com uma arma de fogo. Doze dias depois, por volta de 21h30min, no mesmo local, Giovani foi rendido sob mira de uma arma, embarcado em um carro e levado a um local ermo, na BR 472. Ele foi mantido com a cabeça envolvida num capuz, sob constantes ameaças de morte. As agressões culminaram na amputação de um dedo da mão da vítima, além de ameaças de matar seus familiares e estuprar sua filha caso procurasse a polícia.
Diogo sempre alegou inocência e disse que as acusações são “fruto de uma armação arquitetada pela polícia militar”, especialmente por um policial citado na ação.
Em 2013, Gonsalez já havia sido preso na Operação Kobi, do Deic, que desarticulou uma quadrilha de roubo de carga. Ele era o único dos condenados pela tortura que não estava preso. 
O Jornal CIDADE apurou que nos últimos cinco meses ele esteve escondido em um apartamento localizado em Paso de los Libres. Júlio César está preso desde junho, e Lucas já cumpria pena por outros crimes quando teve a prisão decretada em razão da condenação por tortura, também a dez anos de prisão.

Arroz brasileiro: Peru, Estados Unidos e Chile na agenda de exportações

Jéssica Fontoura

O mês de setembro está tendo uma extensa pauta de atividades para o arroz brasileiro por meio do projeto Brazilian Rice, da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo às vendas no mercado internacional. Três importantes feiras mundiais do setor de alimentos terão participação do projeto e de empresas nacionais. Serão eventos no Peru, nos Estados Unidos e no Chile.
No Peru, o Brazilian Rice participa da feira Expoalimentaria, entre os dias 28 e 30, com dez empresas nacionais. Este é o terceiro ano consecutivo do projeto no evento, cuja visitação ultrapassa as 40 mil pessoas anualmente. Desde que as atividades de promoção comercial e de imagem do Brazilian Rice tiveram início, as exportações de arroz beneficiado do Brasil para o Peru, considerado um dos mais exigentes mercados mundiais para a compra de arroz, passaram de US$ 17,4 milhões (2012) para US$ 31,9 milhões (2015).
Nos dias 26 e 27 de setembro, Miami, Estados Unidos, sedia a 20ª edição da feira Americas Food and Beverage Show & Conference, que neste ano terá a participação do Brazilian Rice com três empresas nacionais. Trata-se de um dos eventos-chave para compradores norte-americanos, do Caribe e América Central – três regiões onde o arroz brasileiro tem reconhecimento sobre sua qualidade, o que reforça a importância da proximidade e relacionamento presente com os grandes importadores.
Já entre 27 e 29 o Brazilian Rice estará em Santiago, no Chile, participando da feira Espacio Food & Service. Na agenda estão pautas de prospecção de mercado, abertura de novos contatos e coleta de informações de inteligência comercial sobre o país.

Show de genética e alta pecuária é amanhã na São Pedro



Gabriela Barcellos

Acontece amanhã, a partir das 10h, o tradicional leilão da GAP Genética, na Estância São Pedro, pela Rodovia BR-290. Chamado de Gap, o show da genética, o remate ofertará neste ano, mais de 950 animais, cerca de 34% a mais que no ano passado, quando a oferta já havia sido maior que 2014.
Um dos mais tradicionais do Brasil, o remate ofertará 180 touros Brangus, 150 touros Angus, 70 touros Braford e 33 touros Hereford. Já entre as fêmeas serão 300 ventres Brangus, 160 ventres Angus e 65 ventres Braford. Além dos bovinos, estarão em pista 70 cavalos crioulos, entre machos e fêmeas.
O leilão estará a cargo da Trajano Silva Remates e os criadores poderão adquirir com desconto de 10% para pagamento à vista, ou parcelado em 15 vezes (2+2+11). Outro diferencial é o programa de premiação da Gap, que neste ano irá premiar o produtor que adquirir um ou mais bovino e um equino.
As expectativas para o leilão são as melhores possíveis e a projeção é de que a Gap supere o faturamento do ano passado, quando foram comercializados R$ 5,68 milhões em bovinos e R$ 1,01 milhões nos equinos da raça Crioula.

OAB participa das ações do Programa Nosso Rio Uruguai

Integrantes da entidade realizaram visita técnica na Odebrecht Ambiental 

Disseminar informações sobre o saneamento e capacitar os moradores sobre as ações que estão sendo realizadas nos sistemas de água e esgoto. Este é um dos principais objetivos do Programa Nosso Rio Uruguai, promovido pela Odebrecht Ambiental em Uruguaiana. Dando seguimento na rotina semanal de visitas técnicas na Estação de Tratamento de Água, o diretor Eduardo Frediani recebeu essa semana os integrantes da OAB Uruguaiana. O grupo participou de uma palestra onde foram apresentados os dados de investimentos e melhorias realizadas desde 2011.
A programação incluiu uma visita nas instalações da unidade, localizada na Flores da Cunha, 1516. Os representantes da entidade conheceram o sistema de geração de energia - inaugurado este ano e que visa assegurar a continuidade do tratamento da água quando há qualquer oscilação na energia elétrica. 
Os representantes da entidade também estiveram nos laboratórios de análises de água e de efluentes, estação de tratamento de água, sala do gerador de cloro líquido e por fim, no centro de controle de operações – que entrou em operação recentemente. 
A engenheira ambiental e responsável pelo tratamento de água e esgoto da unidade explicou todas as etapas das melhorias aplicadas no município e como elas impactam na qualidade de vida dos moradores. 
Frediani, ressalta a importância de estreitar o relacionamento da unidade com os moradores, por meio de ações como essa. “Toda a semana, recebemos estudantes das escolas púbicas e privadas, capacitamos educadores e servidores públicos e mais recentemente, firmamos parceria com a Universidade Federal do Pampa e o Instituto Federal Farroupilha. O saneamento precisa ser assunto de domínio e interesse de todos os segmentos da nossa cidade”, afirma.

Uruguaiana tem Dia D neste sábado

Daiany Mossi

O ‘Dia D’, dia de mobilização da Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes, ocorre neste sábado (24). Conforme a Secretaria da Saúde de Uruguaiana, as unidades básicas de saúde estarão abertas extraordinariamente. 
Neste ano, além das crianças menores de cinco anos, também serão alvo da estratégia as crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos.
O objetivo da campanha é revisar e atualizar as cadernetas de vacinação. No Rio Grande do Sul, são mais de 1,6 milhão de crianças e jovens nessa faixa etária, e todos devem comparecer aos postos, para que se identifique quais doses estão em atraso ou devem ter o esquema iniciado. Serão disponibilizadas vacinas do calendário da criança e do adolescente, como tuberculose, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, HPV, entre outras.

Funcionários da Santa Casa também recebem a conta-gotas

Daiany Mossi

Os funcionários da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, finalmente, começarão a receber o salário de agosto. Serão apenas R$ 480. Do salário de setembro não há programação. A informação é do Sindisaúde.
Conforme circular endereçada aos funcionários da Instituição, independente do valor do salário, todos os funcionários receberão a mesma parcela. O depósito deverá ser feito neste sábado com recursos recebidos da secretaria da Fazenda do Estado na última quinta-feira.
Ao todo, o Estado pagou R$ 122 milhões aos hospitais gaúchos para custeio da saúde. Foi a segunda transferência para o pagamento de convênios com hospitais e prefeituras, após quitada a folha de agosto dos servidores do Executivo e a cota deste mês deve chegar novamente a R$ 180 milhões. Ainda na semana passada, foram transferidos R$ 17 milhões e outros R$ 50 milhões serão repassados no próximo dia 30 para atender decisões judiciais que beneficiam um grupo de municípios.
O restante do salário dos funcionários da Santa Casa de Caridade será pago assim que a Justiça bloquear as contas do Estado, visto não terem sido pagos os demais valores referentes a credenciamentos.

Vigilância Ambiental alerta para Zoonoses

Daiany Mossi

80% dos exames de Leishmaniose realizados pela Vigilância Ambiental de Uruguaiana tem o resultado positivo. A informação é do veterinário Ricardo Wellicks, coordenador do setor ligado à Secretaria de Saúde. 
De acordo com o veterinário, dos exames realizados em 2016, 120 obtiveram resultado positivo, sendo que grande parte dos proprietários dos cães não foi retirar o resultado. “Infelizmente temos resultados guardados desde o ano de 2013. São pessoas que buscam nossa ajuda, mas depois não retiram o teste, com isso animais com a doença ficam estão expostos ao convívio humano e junto a outros cães”, destacou o veterinário. 
Quanto às demais zoonoses, doenças transmitidas por animais ao ser humano, Ricardo enfatizou haver um trabalho preventivo. “Estamos sempre orientando à comunidade e chamando atenção quanto à importância da higienização das casas e pátios. Felizmente não temos outras zoonoses registradas”, relatou. 
Os testes de leishmaniose e demais doenças são feitas pela Secretaria de Saúde de forma gratuita. Se confirmada a “leish” no animal, os proprietários são orientados quanto aos métodos de eutanásia e tratamento. Vale destacar que o tratamento da leishmaniose não é custeado pelo Ministério da Saúde.
As zoonoses são transmitidas pelos animais através de vírus, bactérias, fungos, protozoários e outros microorganismos diversos. A peste, carbúnculo, psitacose, triquinose e ornitose são exemplos de algumas zoonoses. As zoonoses mais comuns são:
Toxoplasmose (transmitida principalmente pelos felinos que são hospedeiros definitivos do protozoário da doença);
Leptospirose (muito comum em época de chuvas porque é transmitida através do contato com a pele ou pela ingestão de alimentos contaminados com a bactéria);
Raiva (doença provocada por vírus e transmitida através da mordida de um animal contaminado);
Dengue (transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti);
Histoplasmose (os fungos presentes em fezes secas de passarinhos, pombos ou morcegos são causadores dessa doença).

Entraves na adoção é tema de audiência pública

Gabriela Barcellos

A Comissão Especial sobre a Família, da Assembleia Legislativa, realizou na manhã de ontem, 23/9, uma audiência pública para debater o cenário da adoção do município de Uruguaiana e região. O evento correu na Câmara de Vereadores, a partir das 10h, sob presidência do deputado Missionário Volnei (PSC).
Criada em junho, a Comissão tem 180 dias para avaliar o cenário da adoção em todo o estado. O objetivo é discutir questões como a morosidade na destituição do poder familiar, as políticas de acolhimento familiar, o acolhimento institucional, a falta de legislação federal e estadual para a implementação do apadrinhamento afetivo no estado, diretrizes para o bom funcionamento da busca ativa, as limitações do Cadastro Nacional de Adoção (CNA), o baixíssimo desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes acolhidos no Rio Grande do Sul e tantas outras questões ligadas a este tema. “Muitas audiências já foram realizadas sobre a adoção na Assembleia Legislativa, no entanto esta é a primeira vez que uma comissão trata com exclusividade este tema e reúne, em uma mesma audiência representantes de órgãos essenciais para que se possa discutir, com efetividade tais questões”, comenta o presidente da Comissão.
De acordo com o Conselho Nacional de Justiça, o Rio Grande do Sul (CNJ) ostenta a maior fila de adoção do país e, segundo dados do Cadastro Nacional de Adoção (CNA), existem no estado cerca de 5,5 mil famílias habilitadas para adotar e pouco mais de mil crianças e adolescentes disponíveis para adoção.
O encontro reuniu autoridades e representantes de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, tanto do Judiciário quanto do Executivo. Também entidades e associações que tratam do tema, como o recém-implantado grupo de apoio a adotantes. Esta é a quinta audiência pública da Comissão Especial sobre a Família no interior. O cenário da adoção já foi avaliado em Santa Maria, Farroupilha, Bagé e Passo Fundo e, na próxima semana, Pelotas sedia o encontro.

Felice recorre ao TRE para derrubar indeferimento de candidatura

Gabriela Barcellos

A defesa do ex-prefeito José Francisco Sanchotene Felice (Rede), protocolou nesta quinta-feira, 22/9um recurso eleitoral ordinário junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS), visando derrubar a decisão do juiz André Luís Ferreira Coelho, que indeferiu o pedido de registro de candidatura do ex-mandatário, a prefeito de Uruguaiana.
A candidatura de Felice sofreu três impugnações: uma do Ministério Público Eleitoral, uma da coligação Trabalho, seriedade e compromisso (PSDB/DEM), de Luiz Augusto Schneider (PSDB), e uma de um cidadão, todas baseadas na reprovação de suas contas de governo do ano de 2012, pela Câmara de Vereadores, validando o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
De acordo com o patrono da causa de Felice, advogado Caciano Ferreira, a coligação discorda da decisão do juiz eleitoral. “O objetivo é derrubar a decisão, pois o magistrado entendeu que houve transgressão do artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal, o que não ocorreu”, comentou ele. A referida norma veda contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro do mandato, nos últimos dois quadrimestres, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito.
A defesa também alega que a desaprovação das contas, por si só, não configura causa de inelegibilidade, pois seria necessário que estejam presentes todos os requisitos descritos no no artigo 1º, alínea ‘g’ da Lei Complementar 64/90, com redação dada pela Lei Complementar 135/2010, que trata sobre o tema, quais sejam: 1) por decisão irrecorrível do órgão competente; 2) por irregularidade insanável e; 3) ato doloso de improbidade. No caso, estaria presente apenas o primeiro item.
Ficaram sim restos a pagar no montante aproximado de R$ 4 milhões, mas esse valor chegou a R$ 9 milhões e foi reduzindo anualmente, e somente não foi quitado em decorrência da crise nacional e internacional e da diminuição de repasses da União ao Fundo de Participação do Município (FPM) e diante das isenções tributárias de IPI. “Ficaram cerca de R$ 6 milhões, entre os R$ 4 milhões de restos a pagar e mais R$ 2 milhões de despesas em dinheiro em caixa, que já se arrastavam por anos. Quando o ex-prefeito Felice assumiu, essa dívida era de R$ 10 milhões e representava 16% do orçamento do município à época. Quando deixou a Prefeitura, a dívida era de R$ 6 milhões, pouco mais de 3% do orçamento à época, que era de R$ 171 milhões.

Justiça bloqueia arrecadação para garantir salário aos servidores

Apesar de garantir em campanha que os salários dos servidores são prioridade, a Justiça teve que bloquear a arrecadação para que os valores sejam utilizados na folha de pagamento, e não nas prioridades de Schneider.

Gabriela Barcellos

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 4ª região determinou o bloqueio de 35% da arrecadação do município com o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS) e Imposto Territorial Rural (ITR) para garantir o pagamento da folha do funcionalismo de agosto, ainda em atraso. A decisão atende a uma solicitação do Sindicato dos Municipários de Uruguaiana (Simur).
Até o dia 31 de agosto, os servidores haviam recebido apenas R$ 400 do salário daquele mês, o que levou o Sindicato a peticionar junto à Justiça Trabalhista, sustentando a reiterada desobediência do prefeito Luiz Augusto Schneider (PSDB), da decisão liminar que determina prioridade no pagamento dos salários. Na quinta-feira, 22/9, já por força do bloqueio, foram depositados mais R$ 510 na conta dos servidores. Informações extraoficiais dão conta de que tal pagamento somente seria efetuado após o dia 27/9.

A prioridade do gestor
Para a realização de três eventos de grande porte programados para este fim de semana: a final do campeonato estadual de futsal feminino (Celemaster x MGA Games), do campeonato estadual série bronze, e do XXXII EICON, o Executivo solicitou à Justiça, por meio da Procuradoria-Geral do Município, a liberação de R$ 279.852,25 para pagamento de faturas em atraso com a concessionária de água e esgoto, Odebrecht Ambiental. O pagamento permitiria o reestabelecimento do abastecimento de água ao Ginásio Municipal e ao Parque Dom Pedro II, o ‘Parcão’, onde houve corte por inadimplência.

O procurador consciente
Na petição que buscava autorização para pagar a concessionária Odebrecht sem que isso fosse considerado descumprimento da liminar que prioriza a folha de pagamento, o procurador-geral do município, Jean Newton Cristaldo Martins, reconheceu o despropósito da medida, mas que peticionava em cumprimento de ordem verbal do Mandatário, por pedido da secretária da Fazenda, Fátima Mattos, e do secretário de Esportes e Lazer, Ênio Moraes.
O pedido foi apreciado ontem, 23/9, pela juíza Laura Antunes de Souza, que prontamente rechaçou a prioridade elegida pelo prefeito em detrimento dos servidores,
Instado a manifestar-se, o Prefeito  não atendeu, nem retornou, as ligações da reportagem do CIDADE

Painel Ed.2660

Balaka Bermúdez

Disputando uma vaga na Câmara de Vereadores pela segunda vez e já com um plano de atuação bem definido, Balaka Bermúdez (PP) foi homenageado por amigos e apoiadores em um jantar no Tênis Clube Rio Branco. A confraternização, que serviu para ouvir ideias e projetos do jovem, contou com a presença do candidato a vice-prefeito pela coligação, Antônio Augusto Brasil Carús (PSD), que também expôs algumas propostas da chapa majoritária, e disse ter depositar muita confiança na candidatura de Balaka.

Niver...

A Isabel Barzoni Bermúdez, com a filha Maria Fernanda, comemorou mais um ano de vida ontem, 23/9. Parabéns, Bebel!

Baita Troço

O Baita Troço, organizado pelo Baita Bar, chega a sua terceira edição neste sábado, 24/9, a partir das 11h. O evento reúne gastronomia de primeira, excelentes opções em bebidas e boa música ao vivo, tudo na prazeirosa companhia do Rio Uruguai. E tem novidade. Chega por lá um saboroso chop English Pale Ale da Pai Mestre, fabricada em Porto Alegre, por uruguaianenses.

Nova parceria

O Centro de Tecnologia em Pecuária (CTPEC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), firmou parceria com o Sindicato Rural de Quaraí. A parceria inclui a realização de duas edições do projeto Noite da Pecuária, que visa estabelecer um debate de alto nível sobre pecuária e aproximar os estudantes dos produtores, além de cursos de atualização na área de ovinocultura, capacitações de colaboradores rurais e divulgação de resultados de pesquisas realizadas no CTPEC aos produtores rurais e técnicos, possibilitando que os conhecimentos científicos cheguem ao campo com aplicação prática.

Genética e Alta Pecuária
É neste domingo, 25/9, que a GAP Genética realizada seu remate anual de produção. É um dos maiores remates de genética de alta performance do Estado. Em pista quase mil bovinos Angus, Brangus, Hereford e Braford e cavalos Crioulos. O remate acontece a partir das 10h, na Estância São Pedro.

CineSesc I
No próximo final de semana, o CineSesc apresenta o filme ‘Club Sandwich’. As apresentações acontecem na sexta-feira, 23/9, às 19h e no sábado, 24/9, às 16h, no Sesc, com entrada gratuita. A ação integra o projeto Arte Sesc – Cultura por toda a parte.

CineSesc II
O longa conta a história de Paloma (María Renée Prudencio), uma mãe solteira que durante as férias num resort à beira-mar, tem de lidar com a separação inevitável quando seu filho de 15 anos (Lucio Giménez Cacho) - que também é seu melhor amigo - faz amizade com uma garota de sua idade (Danae Reynaud) e descobre os primeiros lampejos do amor e da sexualidade.

Novo horário
Começa no próximo dia 16 o Horário de Verão 2016/2017. A prática, em uso há 100 anos em vários países, objetiva utilizar a luz do sol. Para os advogados da ideia, adiantar os relógios em uma hora traz benefícios para o varejo, esportes, e outras atividades que exploram a luz do sol após a jornada de trabalho.

Anjo da Guarda
A cabanha Anjo da Guarda realiza no próximo dia seis de outubro seu remate anual. O evento acontece a partir das 19h30min, na Pastoril, aos cuidados da Tellechea e Bastos Leilões.

Simerco
Acontece no próximo dia seis de outubro, a partir das 20h, a 21ª edição do Seminário Itinerante do Mercosul (Simerco), com o tema ‘OEA e fiscalização de embalagens em madeira’. O evento acontece no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa.

Logicom
Acontece nos dias cinco e seis, a 10ª edição do Seminário de Logística e Comércio Exterior. As inscrições estão abertas e serão feitas somente online. O ingresso é um 1k de alimento não perecível.

Vagas Sine
Guarda valores.......................4
Auxiliar de serviços de importação e exportação.................1
Editor de texto e imagem.......................................1
Empregado doméstico arrumador – meio turno....................1
Operador de negócios............1
Técnico em segurança do trabalho..........................1

Noite da Pecuária I
Acontece no próximo dia três, mais uma edição do projeto Noite da Pecuária, desenvolvido pelo Centro de Tecnologia em Pecuária (CTPEC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em parceria com o Sindicato e Associação Rural.

Noite da Pecuária II
O tema deste mês é ‘Cenário político-econômico brasileiro e as implicações no agronegócio’, com a jornalista Kellen Severo. O evento acontece às 19h, no salão nobre do Parque Agrícola e Pastoril. A palestrante é especializada na cobertura de agronegócio e mercado financeiro.

Umbu I
Nesta segunda-feira, 26/9, a Cabanha Umbu realiza seu remate anual, ofertando exclusivos reprodutores Angus e Brangus, fêmeas e machos. O evento acontece no Local Umbu, na BR-472.

Umbu II
A partir das 11h30min os animais já estão expostos. Pontualmente às 12h45min será servido o almoço e, as vendas iniciam às 14h, com transmissão ao vivo.