quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Ed. 2824 - Operação Varredura III: DPCA apreende seis pessoas

Veja aqui a edição digital
  1. A crise econômica e as forças armadas
  2. Capo
  3. Cinema
  4. Palestra
  5. Sema
  6. Encontro
  7. Princesas
  8. Futebol de mesa
  9. Sinalização
  10. Workshop
  11. Curso
  12. Bingo
  13. 5ª tarde interativa
  14. Cova da Onça
  15. Noite da pizza
  16. Câmara vota hoje a instituição do ‘Setembro Amarelo’
  17. Câmara pede instituição do auxílio uniforme
  18. Reunião trata sobre a dívida com a RGE
  19. Nomeado Conselho Diretor do Fundestradas
  20. Uruguaiana recebe reforço de seis bombeiros
  21. Serviços de radioterapia e oncologia podem se desmembrar do IRON
  22. Custos da produção é o grande revés do setor orizícola
  23. CTPEC realiza 41ª Noite da Pecuária
  24. Inscrições abertas para o Concurso de Carcaças Angus RS
  25. DPCA apreende seis pessoas
  26. Adolescentes são apreendidos por assaltos ao comércio
  27. Falta de coleta de resíduos do HUVet atrapalha formação de acadêmicos
  28. Alunos do CAM usufruem da vinícola para aprendizado
  29. Mark Wahlberg lidera lista da Forbes de atores mais bem pagos
  30. Estado libera R$ 240 mil para realização da 40ª Califórnia
  31. CineSesc exibe o filme “Oslo, 31 de agosto”
  32. Confirmada a causa da morte de Jerry Lewis
  33. Faça vasos de flores decorados utilizando latas de alumínio
  34. Anitta é destaque em site inglês por conta de look sexy em clipe
  35. De bobes, Marília Mendonça posa com Paolla e Elymar
  36. Malhação
  37. Novo Mundo
  38. Pega Pega
  39. A Força do Querer
  40. Aos 42 anos, Viviane Araújo arrasa em ensaio para fotógrafo

Câmeras registram assalto a farmácia na Santos Dummont

Uma das unidades da rede de farmácias São João foi assaltada na noite de segunda-feira, 21/8, por volta de 21h30min. A ação dos assaltantes foi totalmente registrada pelas câmeras de videomonitoramento.
A unidade assaltada fica na Rua Santos Dummont, próximo ao cruzamento com a Rua Alceu Wamosy. Quatro bandidos, jovens, chegaram ao local armados com revólveres e anunciaram o roubo, rendendo os funcionários. A ação durou cerca de dois minutos e os ladrões fugiram levando cerca de R$ 900 e alguns produtos em uma mochila.
A investigação está sob responsabilidade da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), coordenada pelo delegado Enio Tassi. Os policias já possuem suspeitos e, desde o final da manhã de ontem realizam diligencias a fim de formar o conjunto probatório.

Gabriela Barcellos

Defrec apreende adolescente na Operação Anjos da Lei


Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão. Os policiais apreenderam ainda 14 celulares, munições e maconha.

A Polícia Civil desencadeou na manhã de ontem, 22/8, a Operação Anjos da Lei, que visa combater o tráfico de drogas nas áreas escolares em todo o Estado. As ações ocorreram em 29 cidades, entre elas em Uruguaiana. As investigações duraram três meses e policiais civis do Departamento Estadual de Narcóticos (Denarc) e do Departamento de Polícia do Interior (DPI) cumpriram 58 mandados de busca e apreensão.
Em Uruguaiana, a operação foi comandada pelo delegado Enio Tassi, da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) e teve a participação de 20 agentes. Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão. Em oito deles, os alvos eram casas localizadas no Prado das Bicicletas, e outro no bairro São João.
Conhecido reduto do tráfico, o Prado das Bicicletas – onde foram presos 32 pessoas por tráfico somente pela Defrec – fica atrás da escola Ernesto Dornelles. Em uma das casas alvo dos mandados, os policiais apreenderam 13 telefones celulares, um tablet, uma pequena quantia de dinheiro fracionado, que os policiais acreditam ser oriundo do tráfico, três cartuchos calibre .22 e uma roupa de motoqueiro, que fora roubada de uma transportadora a cerca de três meses. O dono da residência foi conduzido à Delegacia, prestou depoimento e foi posteriormente liberado. Apesar de não ter sido autuado em flagrante pelo Delegado, o homem responderá por receptação, posse de munição e possivelmente por tráfico de drogas. “Os telefones apreendidos passarão por análise. Este, entre outros fatores, será determinante no que tange ao crime de tráfico de drogas”, explica Tassi. Já no bairro São João, foi apreendido um adolescente, por tráfico de drogas. Com eles os policiais apreenderam 220 gramas e um telefone celular.
Até o fechamento desta edição, a operação contabilizava 27 pessoas detidas – inclusive o adolescente uruguaianense e sete armas de fogo apreendidas. Também foram apreendidos mais de 400 comprimidos de ecstasy, 100 gramas de MDMA, oito tubos de lança perfume, 28 quilos de maconha e 800 gramas de cocaína.
No total, mais de 400 escolas foram verificadas e 102 monitoradas nas 29 cidades em que a ação foi realizada: Porto Alegre, Canoas, Viamão, Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Gravataí, Alvorada, Bagé, Pelotas, Rio Grande, Uruguaiana, Alegrete, Caxias do Sul, Gramado, São Francisco de Paula, Canela, Três Coroas, Lajeado, Encantado, Palmeira das Missões, Seberi, Frederico Westphalen, Ijui, Carazinho, Erechim, Santa Maria, Passo Fundo, São Leopoldo e Sapucaia do Sul.
De acordo com o chefe de Polícia, delegado Emerson Wendt, o trabalho em conjunto foi fundamental para o êxito da operação. “Proteger as escolas contra o tráfico de drogas é prioridade da Polícia Civil e tem amplitude desde 2016 em todas as regiões do Rio Grande do Sul”, assegurou. O diretor de investigações do Denarc, delegado Mario Souza, esclarece que a Lei de Drogas traz um aumento de pena no artigo 40 de até dois terços para quem for preso por tráfico nas imediações de escolas. “Temos que blindar a área escolar porque lá temos a maior concentração de jovens. É lá que o traficante que buscar o novo usuário ou criminoso e levar para o crime organizado”, disse.
A operação Anjos da Lei é uma ação que acontece desde 2011 contra o tráfico de drogas nas imediações de escolas e já resultou na prisão de 804 pessoas.

Gabriela Barcellos

Trabalho de prevenção ao suicídio é relatado em tribuna

Na tribuna livre de terça-feira, 22/8, foram expostos ao Parlamento a importância e o funcionamento do Núcleo de Apoio à Vida de Uruguaiana (NAVIU), pelo presidente José Alberto Leal. O espaço foi solicitado pelo vereador Carlos Delgado (PP).
O órgão é encarregado pela gerência dos serviços do Centro de Valorização à Vida (CVV) a ser implantado no município. Durante a explanação, foram apresentados dados relacionados à incidência do suicídio. Entre eles que a cada 45 minutos morre uma pessoa do ato no Brasil e nove em cada dez casos poderiam ser evitados. “Uruguaiana ostenta o triste título de recordista gaúcha em número de suicídios, sendo registrados 18 casos apenas nesse primeiro semestre”, afirmou Leal.
Também assinalou que em períodos anteriores o maior número no município foi de dez casos ao longo de um ano e frisou que após o início das atividades de divulgação no município não houve mais registros. “O sistema já recebeu 200 chamadas de Uruguaiana”, considerou.
A respeito do CVV foram relatas as ações da entidade sem fins lucrativos voltada à prevenção do suicídio. “Partimos do princípio que o potencial suicida está no máximo do conflito pessoal e dando oportunidade de ele falar pode-se diminuir a pressão que está sentindo. Falar é o melhor remédio”, afirmou Leal.
Devem ser instalados quatro Centros de Valorização à Vida no Estado, sendo um em Uruguaiana. A ligação que for recebida de Uruguaiana não necessariamente será atendida por um voluntário daqui. Pois se o telefone estiver ocupado, a ligação será encaminhada ao posto que estiver livre. A central fica em Brasília.
De acordo com Leal, ainda não há data definida para o CVV começar a operar com os atendentes de Uruguaiana. “Nós ainda não sabemos a data de operação, acreditamos que comece em outubro, porque nós dependemos dos facilitadores que fazem o treinamento. E eles marcaram só o primeiro treinamento que vai ser no dia 16/9, ainda haverá um segundo treinamento. Então nós acreditamos que no mês de outubro, o pessoal já vai estar capacitado”.
O CVV foi criado em 1962 por estudantes da Universidade de São Paulo (USP), que depois que decidiram fazer mais que conversar e imaginaram um sistema de atendimento por telefone, que expandisse o programa. O atendimento é realizado pelo telefone 188, sem custo e de qualquer telefone, ainda pelo site www.cvv.org.br via Chat, Skype e E-mail. 
 
Com informações da Câmara de Vereadores.

Extração de madeira no Horto Florestal é vistoriada











A Comissão de Serviços Municipais da Câmara de Vereadores, presidida pelo vereador José Clemente Corrêa (PSDB), visitou o Horto Florestal Municipal, buscando averiguar sobre a depredação do local, após parte da extração de madeira do local ter sido vendido, praticamente às escondidas, pelo Hospital Santa Casa de Caridade, que o recebeu em dação em pagamento.
A situação foi levantada pela vereadora Suzana Alves (PRB), que apresentou projeto de indicação solicitando ao Executivo que revogue a dação em pagamento, considerando que a extração de madeira no local estaria sendo realizada sem respeitar legislação específica. Após a manifestação, Suzana chegou a ser ameaçada de morte.
Além de Clemente e Suzana, estiveram no local os vereadores Eric Lins (DEM), Elton da Rocha (PP), Rafael Alves (PMDB), Mano Gás (PSDB), Zulma Ancinello (PRB) e Carlos Delgado (PP). Os parlamentares foram recebidos pelo representante da empresa do Paraná, Pedro Camilo Gomes, que detém o contrato de exploração da madeira do Horto. Conforme relatado, já foi entregue o equivalente a 60 hectares. Na oportunidade também foi verificado o local onde é feito o beneficiamento da madeira.

Gabriela Barcellos

Integração Delegação apresenta potencialidades turísticas de Salto

Créditos: Francisco Leal/JC

Fortalecer a integração e desenvolver o turismo. Esse foi o objetivo do encontro realizado na manhã de ontem, 22/8, na Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu), com a presença de uma delegação vinda de Salto, no Uruguai, que teve por objetivo divulgar as potencialidades turísticas no local.
O evento foi aberto pelo presidente da Aciu, Luiz Oscar Kessler. “A delegação está nos trazendo suas opções no turismo, e explanará sobre o que tem a nos oferecer. Em breve, será nossa vez de sermos recebidos em Salto para demostrarmos o que nossas potencialidades no turismo”, explicou. Após a apresentação de um vídeo institucional da Aciu, o grupo uruguaio fez uso da palavra.
Formado por membros da Intendência de Salto e de entidades ligadas ao turismo, como a comissão de turismo do Centro Comercial e Industrial de Salto, Associación Civil de Hoteleros, Gastronómicos y afines de Termas del Daymán e Liga Turismo y Desarrollo Termas de Arapey, o grupo explicou que, ao longo do último ano, 480 mil turistas passaram por Salto – quatro vezes a população do lugar – dos quais mais de 30% são brasileiros.
Foi explanado sobre o programa de benefícios oferecido ao turista, que inclui, entre outros, descontos de hospedagem e isenção de impostos para as compras. Por fim, foram a delegação apresentou algumas das atrações disponíveis o ano todo. Além dos parques aquáticos e da excelente infraestrutura hoteleira, foi destaque a arquitetura da região, e os passeios incluindo visitação a monumentos tombados como patrimônio cultural, camping, campo de golf, passeio de trem, cinemas, museus, teatros, shopping e cassino. Além de passeio ao ar livre, com atrações que incluem zoológico, pedalinho no lago, passeio por entre as oliveiras com a possibilidade de o processo de produção de produtos locais, como azeite, e passeios por vinícolas – com degustação, inclusive.

Gabriela Barcellos

Ed. 2823 -Painel



Expointer
O primeiro animal a entrar na 40ª edição da Expointer foi um ovino da raça texel, da Cabanha Oliveira, de Uruguaiana. O animal chegou ao parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na manhã de segunda-feira, 21/8. Até o início da feira agropecuária, no próximo sábado, são esperados 3.207 exemplares de argola e 1.437 rústicos. O animal saiu da Fronteira Oeste às 5h de domingo e viajou quase 700 quilômetros até chegar a Esteio. A Expointer 2017 começa no próximo sábado, 26/8, e se estende até 3/9.



Apae 
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), deu início nas atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla, na segunda-feira, 21/8, com uma caminhada que contou com a participação da Banda Municipal. As atividades da Semana da Pessoa com Deficiência vão até a próxima segunda-feira, 28/8.



Trânsito 
Durante a Semana de Mobilização para Combate ao Uso de Álcool e Drogas nas Estradas o Sest/Senat, em parceria com a Multilog, realizou, no Porto Seco, uma ação que promove a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do transporte. Foram realizados exames de glicose, aferição de pressão, orientação psicológica e nutricional assim como a divulgação de cursos e demais serviços oferecidos pela unidade.

 

Visita
Na segunda-feira, 21/8, o executivo recebeu a visita do diretor do Colégio Agrícola Municipal (CAM), Nino de Oliveira e do presidente da Cooperativa do Colégio Agrícola Municipal (Coopercam), Celso Lemos.Na oportunidade o prefeito Ronnie Mello, conheceu alguns itens produzidos pela instituição, além de conversar sobre a forma como tornar o CAM autossustentável e também que esses produtos cheguem à comunidade para comercialização.Estiveram presentes na reunião, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, AertonAuzani, o Procurador do Município, Edson Roberto Pereira Júnior, o chefe de gabinete do Vice-Prefeito, Nilton Coradini e o Assessor Parlamentar do Deputado Frederico Antunes, Régis Lima.



Aniversário
Na segunda-feira, 21/8, o vereador Rafael Alves completou mais um ano de vida! Felicidades!



Informática
A Ong SOS Mulher está oferecendo curso de informática para adultos. O curso é básico, e tem como público-alvo pessoas que não conhecem ou não tem muita habilidade com as tecnologias. As inscrições podem ser feitas na sede da Instituição, que fica na rua Domingos de Almeida, 3583. As aulas serão às quartas e sextas, às 18h. O investimento é de R$ 30. Mais informações pelo telefone3412-3954.

Curso
ONúcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da 10ª CRE está abrindo as inscrições para as Oficinas de Tecnologias da Informação e Comunicação (presenciais), que serão ministradas pela professora Cledenir Dri a partir de 28/8, no laboratório do NTE. O público-alvo do curso são professores das Escolas Estaduais de Uruguaiana e Barra do Quaraí.  O curso é totalmente gratuito e com certificação de 40h. No formulário o interessado deve marcar as opções de dias da semana e turnos em que está disponível para participar das oficinas, pois as turmas serão criadas a partir do número de alunos em cada turno. O formulário de inscrição pode ser acessado pelo link: goo.gl/XGJriQ.

Literatura
Estão abertas as inscrições para a Arte na Palavra - Oficina de Criação Literária em Uruguaiana. A oficina será com o escritor Braulio Tavares, em Uruguaiana. As inscrições podem ser feitas pelo site www.sesc-rs.com.br/cultura/artedapalavra. As atividades ocorrerão de 25 a 29/9, das 18h30 às 22h30, no Sesc Uruguaiana, que fica na rua Flores da Cunha, nº 1984. O investimento é de R$ 20. Mais informações pelo telefone: 55 3412 2482.

Histórias
O Sesc está com atividades voltadas para o público infantil. Durante o mês de agosto, terá contação de histórias, de segunda a sexta, as 9h e 15h. A história será a da “Menina Bonita do Laço de Fita”, da autora Ana Maria Machado. História encantadora de Ana Maria Machado onde é possível trabalhar as diferenças de uma maneira lúdica e cativante com uma história contada com manipulação de bonecos. Mediante Agendamento: 3412-2482 / 3412-4624 Local: Sesc Uruguaiana – R. Flores da Cunha, 1984.

Samba
Alcione, a “Marrom” fará show em Uruguaiana no dia 23/9, no Teatro Municipal RosalinaPandolfo Lisboa. A venda dos ingressos acontece na loja Gui Fri, Centro do Vídeo, Empório Quinze, Jr. Empório de Bebidas. Os ingressos também podem ser adquiridos pela internet, por meio do site www.bahentretenimento.com.br. Mais informações pelo 053 98128-9028.

Oficina
No dia 29/8, ocorre a Oficina de Aprendizado Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). A oficina ocorre das 19h às 20h30 na Câmara Municipal de Vereadores. O objetivo da oficina é que os participantes saibam como acompanhar o trabalho exercido pelos vereadores; conheçam as pautas das reuniões ordinárias; aprendam a verificar em qual comissão encontra-se o Projeto de Lei;tenham acesso aos pareceres, ofícios e outros documentos anexos às proposições... As inscrições devem ser feitas pelo e-mail escola@camarauruguaiana.rs.gov.br ou pelo celular 99609-2732. As vagas são limitadas.

DPCA deflagra Operação Varredura III




A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) deflagrou às 5h30min de hoje a Operação Varredura III. Até o momento foram apreendidos seis jovens, que respondem por crimes como homicídio, roubo à mão armada, tráfico de drogas, entre outros.

A ação tem o comando do delegado Enio Tassi e teve o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão em seis bairros da cidade.

As informações completas estarão na edição de amanhã do Jornal CIDADE.