quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Ed. 2875 - Preso marido de Carol Tubino

Confira aqui a edição digital
  1. O Congresso de 2019
  2. Vaquinha
  3. Troca de livros
  4. Novembro Azul
  5. Princesas
  6. Residência
  7. Saindo
  8. Entrando
  9. Novidade
  10. Plágio
  11. Feira do Livro de São Borja
  12. Noite das Lasanhas
  13. Palestra
  14. Parabéns
  15. De Olho na Validade
  16. Uruguaiana contemplada com loteamento para vítimas das cheias
  17. Câmara aprova programa Educação Empreendedora
  18. TRE aprova contas de campanha de Ronnie e Carús
  19. Concessionarias estão ´proibida de ‘cortar’ serviços aos finais de semana
  20. Conheça as músicas classificadas para a 40ª Califórnia da Canção Nativa
  21. Receita Federal libera consulta ao sexto lote
  22. Semed lança projeto “Jornada da Escrita”
  23. Nova lei trabalhista entra em vigor sábado
  24. Deam prende marido de Caroline Tubino
  25. Colégio Agrícola está com inscrições abertas
  26. Campus Uruguaiana abre inscrições para doutorado e mestrado amanhã
  27. Reaberto prazo para inscrições de ouvintes
  28. Sesc divulga programação de novembro do CineSesc
  29. Uruguaiana recebe hoje o espetáculo ‘Verde (in) tenso’
  30. Som da Jovem Guarda está de volta a Uruguaiana
  31. Sesc Uruguaiana recebe mostra ‘A arte colorindo a vida’
  32. Confira dicas para deixar seu jardim com decoração rústica
  33. Isis Valverde ‘voa’ de biquíni em cenário paradisíaco
  34. Malhação
  35. Tempo de Amar
  36. Pega Pega
  37. O Outro Lado do Paraíso
  38. Titi Müller e Tomas Bertoni, guitarrista da Scalene, estão namorando
  39. Aos 21 anos, filha de Paloma Duarte investe na carreira de atriz

Preso marido de Carol Tubino


Acaba de ser preso preventivamente o agente socioeducativo Nilson Lucas Amaral, acusado de ser o mandante do assassinato da mulher, a também agente socioeducativa Caroline Moraes Tubino, 30 anos, ocorrido no último dia 24 de julho.
O mandado de prisão foi cumprido pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), sob o comando da delegada Caroline Huber, que também é a responsável pela investigação.
Confira matéria completa na edição de amanhã.

Produtor encontra filhotes de gato-mourisco

Dois filhotes de gato-mourisco, um tipo raro de felino, foram encontrados em Uruguaiana. Os animais estavam em uma propriedade rural e o proprietário os entregou no posto local da Polícia Rodoviária Federal. De acordo com ele, os animais estavam próximos ao corpo da mãe, que foi morta após ser atacada por um cachorro da propriedade, localizada a cerca de dez quilômetros do trevo de acesso a Quaraí, pela BR-290.
A PRF acionou o Pelotão Ambiental da Brigada Militar, que recolheu os animais e os encaminhou para atendimento veterinário. Foi somente aí que os animais foram identificados.
A espécie é um predador em extinção que vive na Mata Atlântica e não é comum no Rio Grande do Sul, parente próximo do Puma. Possui entre 53 e 77 centímetros de comprimento de corpo e 33 centímetros de altura na cernelha, e entre 31 e 60 centímetros de comprimento de cauda. Seu peso varia entre 3,5 e 9 quilogramas.
Gabriela Barcellos

Uruguaiana exporta soluções em tecnologia para o sudeste do país

Crédito: Divulgação
Engenheiros e técnicos da BRK Ambiental em Uruguaiana, desenvolveram uma solução para proteger um equipamento utilizado no sistema de distribuição de água. A criação de um abrigo feito em polietileno, foi a saída para preservar e garantir a vida útil de uma válvula usada para regular a pressão nas redes da cidade.
O protetor virou modelo para ser adotado em sistemas como o da Sabesp – maior empresa de água e esgoto do país. A tecnologia também está sendo homologada para ser aplicada nas unidades da BRK Ambiental.
“A caixa de abrigo vem sendo testada há alguns meses, porém era produzida com outros materiais. Após vários protótipos, chegamos no modelo feito com polietileno, que garantiu que os equipamentos inseridos nela tivessem proteção total, em qualquer situação, seja de pressão, umidade ou calor”, explica Luis Palini, um dos engenheiros integrantes do Programa de Redução e Controle de Perdas de Água da BRK Ambiental de Uruguaiana.
A iniciativa foi apresentada em um encontro realizado na sede da Sabesp e reuniu cerca de 30 especialistas do setor. Além de compartilhar informações sobre novos equipamentos utilizados no tratamento de água e esgoto, foram conhecidas práticas que são desenvolvidas nas unidades de São Paulo, Rio Claro, Limeira e Uruguaiana. “Essa experiências é fundamental para melhorarmos nossos processos, primando pela qualidade e eficiência. Temos orgulho de poder dividir com outras empresas, soluções inteligentes criadas na fronteira oeste gaúcha”, explica Helder Dantas, diretor da BRK Ambiental Uruguaiana.
Com informações da BRK Ambiental.

Câmara quer expansão do horário de atendimento dos ‘24 horas’

Crédito: Gabriela Barcellos/JC
A Câmara de Vereadores está solicitando ao Poder Executivo que altere o Decreto Municipal 005/2011, que definiu o regulamenta ao horário e as condições de funcionamento de bares, estabelecimentos, empórios e similares, denominados 24 horas. A iniciativa é da vereadora Suzana Alves (PRB), foi aprovada pelos demais parlamentares na sessão ordinária de ontem, 7/11, e será encaminhada ao prefeito Ronnie Mello (PP) na forma de projeto de indicação. Além do projeto de indicação, o tema deverá ser tratado na Comissão de Serviços Municipais, aproveitando a visita do secretário de Desenvolvimento Econômico, Aerton Auzani, agendada para hoje.
A principal alteração sugerida diz respeito ao horário de funcionamento dos estabelecimentos abrangidos pelo decreto. Atualmente, os denominados plantões de bebidas 24 horas, lojas de conveniência em postos de combustíveis, empórios, similares ou qualquer outro nome, que venda ou distribua bebidas alcoólicas, somente podem estar abertos das 8h às 23h de domingo à sexta-feira, e das 8h às 24h nos sábados e vésperas de feriados.
A proposta é que os estabelecimentos possam funcionar das 8h às 2h de domingo a sexta-feira, e nos sábados e vésperas de feriados não haja determinação de horário. “Estamos no horário de verão até 17 de fevereiro, com a atual regulamentação o comércio local deixa de arrecadar e, consequentemente, de gerar empregos, desperdiçando oportunidades”, disse Suzana. Ainda apontou a diferença de horários entre Brasil e Argentina, registrando o grande número de turistas do país vizinhos em trânsito e com intensão de consumir em Uruguaiana, nos horários referidos.
Também indica a retirada da imposição de horário para colocação de mesas e cadeiras em passeios públicos.

Perturbação
À época em que entrou em vigor, o Decreto causou grande polêmica. De um lado, os empresários da área, que não concordavam com a restrição, e de outro os moradores das redondezas, que preocupados com sua tranquilidade. Tal questão continua preocupando os vereadores, que demostraram a preocupação com a possibilidade de perturbação do silêncio em caso de revogação total da matéria.
Assinado pelo então prefeito José Francisco Sanchotene Felice, o decreto considera uma ação civil pública que obrigou Poder Público Municipal a fiscalizar as atividades nocivas geradas por estabelecimentos conhecidos como “24 horas”; e ainda que “os plantões de bebidas e similares transformaram-se em causa direta ou indireta de diversos problemas sociais, como o incentivo ao alcoolismo, o aumento da violência e dos acidentes de trânsito, questões estas de segurança e saúde públicas; e ainda o “comportamento adotado pelos usuários e frequentadores desses plantões de bebidas e similares, causando problemas ambientais e sanitários”; que “o álcool, segundo estatísticas oficiais, constitui um dos vetores para que os cidadãos passem a consumir drogas nocivas e letais, tais como crack, cocaína e outras”.
Gabriela Barcellos