quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Representante da CNEC é corrido como "cusco" da Prefeitura

"Hoje você vai pensar em mim?", perguntou o professor à aluna

Confira no Jornal CIDADE de hoje, os relatos das nove meninas que acusaram um professor de matemática de tê-las assediado.

Susepe debate presença de crianças em unidades prisionais

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) reuniu na semana passada, em Santa Maria, os delegados regionais penitenciários e os administradores de presídios do Estado. O encontro, realizado no auditório do Comando Regional da Brigada Militar de Santa Maria, teve como objetivo debater o Programa Estadual de Atenção Integral e Humanização do Atendimento à Crianças e Adolescentes nos Espaços Prisionais. O superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben, destacou que o projeto será voltado à humanização dos filhos quando eles visitam ou convivem com pais presos. A diretora do Departamento de Tratamento Penal (DTP), Ivarlete de França, citou como principal foco nas discussões a questão do que está sendo feito com os filhos das presas que ficam nas unidades prisionais. Já o delegado penitenciário da 2ª Região, com sede em Santa Maria, Vanderlei Righi, ressaltou que se busca padronizar o acesso das crianças nas casas prisionais, e acrescentou que na sua região crianças com idade escolar só fazem visitas aos finais de semana. Também presente no encontro a vice-diretora do DTP, Liliane Terhorst. Em Uruguaiana, a direção da Penitenciária tenta viabilizar a reforma da pracinha existente em frente a Modulada, garantindo lazer e socialização aos filhos dos presos.

Uruguaianense prepara-se para a Maratona de New York

Selmar Salles Teixeira, presidente da Associação dos Corredores de Rua de Uruguaiana (Acoru) embarcará no dia 1º de novembro para uma grande aventura, a realização do maior sonho de um maratonista: correr a Maratona de New York. A primeira edição do evento foi disputada em 1970 e se desenvolveu apenas no Central Park. Em 1976, ela passou a percorrer toda a cidade e, pela primeira vez, participaram maratonistas estrangeiros. A largada passou para a ponte Verrazano-Narrows com o percurso atravessando os bairros do Brooklin, Queens, Bronx e Manhattan e chegando no difícil e ondulado trecho do Central Park, nas proximidades da Tavern on the Green. Selmar diz que “será uma maratona difícil. Aliás, não existe maratona fácil. São 42 quilômetros e mais 195 metros, onde o atleta é exigido ao extremo em sua resistência física e mental”. A primeira maratona contou com a participação de 126 homens e uma mulher (Nina Kuscsik), que passou mal e não completou a prova. O primeiro campeão foi Gary Muhrcke com o tempo de 2:31:38. Nesta prova, o corredor mais famoso foi o americano Bill Rodgers, tetracampeão (de 1976 a 1979). A mulher mais famosa foi a norueguesa Grete Waitz, pentacampeã, vencendo em 1978, 79, 80, 82 e 83. Hoje, a prova conta com mais de 40 mil corredores de todo o mundo.

Brigada prende homens com peças automotivas

A Brigada Militar de Alegrete prendeu na tarde de ontem, quando tentavam sair da cidade em direção a Porto Alegre, dois uruguaianenses. Evandir Candido Machado e Célio Francisco estavam transportavam ilegalmente mais de 50 peças automotivas, entre elas, velas e retentores. Recentemente, outro caso semelhante foi registrado em Uruguaiana. O contrabando destes produtos torna-se a cada dia mais frequente.