quarta-feira, 18 de junho de 2014

Ed. 2307

  1. Eleitoreira, não inconstitucional
  2. Danos morais I
  3. Danos morais II
  4. Feira do Livro
  5. Precoce
  6. Centro Cultural
  7. No aguardo
  8. Expediente I
  9. Expediente II
  10. Expediente III
  11. Em foco: Sesc
  12. Bons hábitos
  13. Campereando I
  14. Campereando II
  15. PIS/PASEP
  16. Manual dos Amantes
  17. Noite Árabe I
  18. Noite Árabe II
  19. Tarso Fernando recebe Luiz Augusto em audiência no Alegrete
  20. Governo começa regionalização do Plano Safra pela fronteira oeste
  21. Parlamento sugere formação de equipe técnica de planejamento
  22. Legislativo cobra do Executivo obras nas ruas do município
  23. Porto Seco estará iluminado em 90 dias
  24. Prefeitura faz repasse à Câmara
  25. Schneider da posse a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil
  26. Município deverá implantar o Gabinete de Promoção da Igualdade Racial
  27. Parceria com Correios promove campanha de vacinação contra HPV
  28. Cirurgia para recuperar audição é tratada na Câmara
  29. Banco deve indenizar cliente por saque feito durante sequestro
  30. Funcionários da Apae são denunciados por homicídio culposo e negligência
  31. Fazenda de SP deve indenizar homem que ficou um dia preso por engano
  32. Advogados devem fazer agendamento prévio no INSS
  33. Diretor da Esplanada da Estação é exonerado
  34. Operação Viagem Segura inicia nesta quinta
  35. Assassino de Tiaguinho se apresenta
  36. Roubo a pedestre
  37. Porte ilegal
  38. Maria da Penha
  39. Ameaça
  40. Bicicleta furtada
  41. Sancionada lei que permite porte de arma a agentes e guardas prisionais
  42. Corpo de Bombeiros será desmembrado da Brigada Militar
  43. Homem é baleado em assalto
  44. Inclusão escolar ainda é ponto polêmico no Plano Nacional de Educação
  45. Investimento público em instituições privadas gera polêmica
  46. Selecionados do ProUni devem comprovar dados até 24
  47. Escolas públicas têm até dia 30 para aderir ao Mais Educação
  48. Ator de “Game of Thrones” será Aquaman no filme “Batman vs Superman”
  49. 13º Distrito: último filme de Paul Walker estreia no Brasil
  50. Teresa Palmer se junta ao remake de Caçadores de Emoção
  51. Fagundes e Mariana Ximenes atuarão em filme de Cacá Diegues
  52. Cães ajudam no desenvolvimento de crianças com deficiência em escola de Porto Alegre
  53. Justin e Selena Gomez JUNTOS de novo
  54. Grazi foi a celebridade mais comentada na mídia em maio
  55. Trajetória dos Beatles será tema de minissérie
  56. Felipão tem confiança abalada e pensa em mudanças para time titular
  57. Van Gaal reclama da visão do banco do Beira-Rio: “Preciso de banquinho”
  58. Copa brilha como a de mais gols desde 1982
  59. Motivado, Giuliano desembarca em Porto Alegre para jogar no Grêmio

Município cobrará uso de sacolas biodegradáveis

A Prefeitura passara a cobrar o cumprimento da Lei 3.789/2007, que determina a implantação de lixeiras seletivas e uso de embalagens biodegradáveis no comércio. A secretaria de Indústria e Comércio está encarregada da implantação da Lei e da fiscalização e vem realizando reuniões com comerciantes, de acordo com o setor de atuação, para informar e definir o período de adequação. Os supermercados já estão quase no término do prazo, que passou a correr também para os mercados de médio porte. Em reunião na última quinta-feira, 12/6, com a presença dos empresários João Carlos de Souza, Luiz Alberto Monteiro Gonçalves e Amaury Hermes de Braga, responsáveis pelos mercados Pag Poko, Super Útil e Ki Preço, respectivamente, ficou acertado dez dias para adequação no que tange as lixeiras e 45 dias para as sacolas biodegradáveis. Depois dos prazos, a Secretaria passará a fiscalizar os locais.
A Lei, existente desde 2007, determina a substituição das embalagens plásticas por produtos biodegradáveis; exige que o estabelecimento forneça gratuitamente ou para venda, sacolas ou cestas confeccionadas com material para uso continuado e a instalação das lixeiras coloridas, destinadas ao descarte de resíduos, de acordo com tipo – verde (vidro), azul (papel, papelão, embalagens de longa vida e semelhantes), vermelho (plástico), amarelo (metais), marrom (orgânicos) e cinza (outros resíduos).
No entanto, ao menor inicialmente não será cobrada a implantação das seis lixeiras, somente de quatro. A Lei também determina que as sacolas biodegradáveis sejam de cores diferentes, visando o reaproveitamento para retirada de resíduos. Isso também não será exigido por enquanto.

BARRA DO QUARAÍ: Gerente da Corsan usa empresa com fins político-eleitoreiros

O chefe do escritório da Corsan oficiou a Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) buscando permanecer à frente da Companhia na Barra do Quaraí.
Hermeto de Menezes Silva, um dos fundadores do PT na Barra do Quaraí, pede para ser mantido no cargo apesar de denúncias de má gestão, as quais credita a reedição de perseguição política da qual é vítima contumaz. Ele, juntamente com o vice-prefeito Danilo Rodrigues, é apontado como articulador das ações que geraram centenas de eleitores fantasma no município, fornecendo a Caixa D’água da Corsan como endereço para cadastramento de Uruguaios junto à Justiça Eleitoral.
As denúncias de desrespeito e truculência de Hermeto no atendimento a população barrense partiram de Ari Charão Filho, Fernando Balbuena da Silveira e Luiz Fracero que relataram intransigência para solução de problemas e até mesmo erro proposital de leitura, com fins de aumentar o valor da fatura. Entre os usuários atingidos está o Hotel da Barra, sujo proprietário preferiu esperar uma ausência de Hermeto para que a funcionária Cleise Nunes pudesse solucionar o problema.
Em sua missiva ao presidente petista, Hermeto acusa a Corsan de já tê-lo perseguido em 1997, quando foi transferido de forma arbitrária e defende o interesse supremo do Partido, que o indicou para assumir a gerência naquele município. Também sustenta que “o caráter político do cargo como representante do Governo do Estado e articulador das políticas públicas junto a comunidade deve ser exercido por pessoa comprometida com o PT, tendo grande influência especialmente no ano eleitoral de 2014.”
Hermeto acusa os denunciantes de quererem atingi-lo com fins eleitoreiros, dizendo ser Balbuena historicamente contra a Corsan e contra a administração petista desde a gestão de Maher Jaber (atual Coordenador Regional de Obras Públicas e da campanha de Ivar Pavan para deputado federal), além de ser desprovido de caráter por estar envolvido nas reportagens que trouxeram à tona a escandalosa fraude eleitoral ocorrida nas últimas duas eleições.
Escândalos
Hermeto é leal a seus companheiros, a ponto de defender a revisão da decisão partidária que suspendeu os direitos partidários do vice-prefeito Danilo Rodrigues, envolvido no lamaçal de denúncias que atingem a administração da Barra do Quaraí, sustentando que o partido deve apurar mais profundamente os fatos e, se for o caso, afastar Danilo a título provisório por 30 dias, sem perda de direitos políticos e, caso as apurações não encontrem evidências de irregularidade, seja declarado apoio integral ao companheiro.

Guarda Escolar: Nomeação dos novos guardas acontece hoje


Convocados pelo prefeito Luiz Augusto Schneider na última semana, 42 aprovados no concurso público para a Guarda Municipal Escolar foram recebidos na secretaria de Educação na tarde de sexta-feira para reunião com o secretário Delmar Kaufmann e sua equipe. O objetivo da reunião foi fazer a distribuição das vagas disponíveis. Cada convocado, escolheu em qual escola quer trabalhar, de acordo com a classificação no concurso.
O primeiro colocado no concurso foi o primeiro a escolher. José Leomar de Goes Langendorf escolheu trabalhar na Escola de Educação Infantil Mário Quintana. As escolas que receberão os profissionais, entre elas as sediadas na cidade e outros no interior do município, como Alceu Wamosy, localizada em João Arregui e Dr. Crespo de Oliveira, no Itapitocai, possuíam entre uma e quatro vagas. Além na distribuição das vagas, o secretário Delmar Kaufmann explicou o trabalho, os procedimentos e tirou as dúvidas dos convocados. 
A nomeação dos 42 futuros guardas escolares municipais deve ocorrer hojem dia 17. Além de José Leomar foram convocados Newton Porfirio Moraes Soares; Lisandria Catarina Medeiros Trindade; Joni Cesar Moraes de Lima; Maria Jussara Osório; Fernando Cardoso Correa; Viviane da Silva Frobose; Arthur Woerner Felix; Leonardo Soares Vieira; Fernando Lucas Brum de Abreu; Fabiano Segabinazzi Bressa; Sandy Janine Welter Mattos; Paulo Renato Fagundes de Oliveira; Evandro Ricardo Lima Gonçalves; Jediael Dutra Fernandes; João Sidney Ferreira da Rosa; Suele Correa de Souza; Luyze Correa Barbosa; Everton Luiz Brasil Pinto; Sandro Janner Borstmann; Cristiano Lopes Marques; Paulo de Carvalho Santos; Wagner Eduardo Biscaino Guedes; Victor Jean Bastos Quevedo; Ana Gabriela Rodrigues Petter; Rita Juliane Resena Sanchez; Gilmar Ribeiro Freitas; Maicon da Silva Reginaldo; Fernanda Pereira da Rosa; MarMarcelo de Souza Bianchi; Rafael Paz da Silva Fechner; Almir Martins Barbat e Sergio Monteiro Soares.

Abono salarial é antecipado

Foi antecipado para julho o pagamento do abono salarial PIS/Pasep, no valor de um salário mínimo (R$ 724), referente ao período 2014/2015. O calendário foi aprovado pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Condefat), do Ministério do Trabalho (MTE).
O Conselho adiantou para 15 de julho o início do pagamento do benefício, que no ano passado começou em agosto. Outra mudança é que o trabalhador que recebe o benefício em conta corrente terá o valor depositado em sua conta de acordo com o mês de seu aniversário.

Como sacar
Para ter direito ao abono salarial, é preciso que a pessoa tenha estado formalmente empregada em 2013 por pelo menos 30 dias e que sua remuneração média não ultrapasse dois salários mínimos. É também necessário estar cadastrado no PIS (Programa de Integração Social) ou Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) há pelo menos 5 anos.
Quem tiver direito ao benefício deverá se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal (para quem está inscrito no PIS) ou a uma agência do Banco do Brasil (para quem estiver inscrito no Pasep). Aqueles que tiverem Cartão Cidadão da Caixa Econômica Federal com senha cadastrada, podem fazer o saque em casas lotéricas, caixas de autoatendimento e postos do Caixa Aqui.
Para retirar o dinheiro, devem apresentar um documento de identificação e o número de inscrição no PIS ou no Pasep.

Lideranças lutam pela construção da Ponte do Ibicui


A unidade móvel do Sindimercosul esteve no acostamento da BR-472, na Ponte sobre o Rio Ibicuí com lideranças e autoridades, a fim de apurar dados concretos quanto a passagem de veículos pela Ponte. Segundo o presidente da entidade, Jorge Frizzo, o Sindicato está preocupado com os rumos das tratativas para construção de uma nova ponte, pois de fato, nenhum órgão ligado aos Governos Federal ou Estadual sabe informar dados sobre o fluxo de veículos naquele trecho da BR. “Muito se fala e pouco se faz”, ressaltou Frizzo ao lembrar que estamos em ano político. 
Recentemente o vereador Ronnie Mello esteve em Brasília, onde questionou junto ao Ministério dos Transportes, a construção da ponte e os meios que serão utilizados para tal. O vereador voltou decepcionado, dizendo que a União planeja devolver aos Estados o compromisso de manutenção da 472, a transformando numa rodovia estadual. 
Os dados coletados pelo Sindimercosul no dia de ontem, serão encaminhados ao Ministério dos Transportes. 
Além do vereador Ronnie Mello, os vereadores Adalberto Silva, Josefina Soares, Adalberto e Marcelo Lemos acompanharam o Sindimercosul no trabalho de ontem.

Santa Casa dos horrores: Falha no diagnóstico pode ter determinado a morte de um paciente

Na semana passada, o acompanhante de uma lactante denunciou uma situação preocupante em relação ao hospital Santa Casa de Caridade. Segundo ele, o médico plantonista da maternidade ocupava um dos quartos como “fumódromo”.
Conforme o denunciante, o cheiro de fumaça vindo dos corredores começou por volta das 2h, quando pensando se tratar de outro acompanhante, ele resolveu verificar de onde vinha o forte cheiro. O homem recorreu os corredores sem sucesso, foi quando então, seguindo os rastros do mau cheiro, chegou a um dos quartos. Antes mesmo de bater na porta, ela se abriu e de lá saiu um médico fumando. Segundo o denunciante o cheiro se espalhou pelos corredores e consequentemente pelos quartos onde estavam crianças, gestantes e lactantes. 
O administrador da Santa Casa de Caridade Geovane Cravo confirmou a denúncia. Segundo ele, o médico delatado foi Henrique Foster. “O médico já foi notificado e o caso está sendo apurado”, disse Geovane. 
Outra denúncia feita à Ouvidoria nos últimos dias se refere á morte de um homem de 64 anos, o qual chegou ao Pronto Socorro com sintomas avançados de Acidente Vascular Cerebral, porém foi mandado embora pela médica plantonista que ainda aconselhou os familiares do homem a procurarem um cardiologista no dia seguinte. A família o levou a outro médico no mesmo instante, o qual diagnosticou AVC e determinou internação urgente. O homem faleceu e a família levou o caso para Ouvidoria. Também, fará registro policial contra a médica. 
O administrador disse à nossa reportagem que checará essa nova denúncia.

Brigada suspende concurso

A Brigada Militar informa aos candidatos do processo seletivo para o provimento dos cargos de soldado de policiamento ostensivo (QPM1) e de bombeiros (QPM2) a suspensão dos concursos, em cumprimento à liminar deferida nos autos do Mandado de Segurança nº 001/1.14.0126040-4, da 5ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Porto Alegre.
Ressalta, ainda, que não haverá prejuízo àqueles candidatos que já realizaram os exames médicos, e que os mesmos serão convocados por edital para a realização da 2ª Fase- Exame de Saúde, tão logo a Justiça deliberar pelo prosseguimento do concurso.

Foragido: Se você o viu, denuncie:


A Polícia Civil do Rio Grande do Sul está unida pela captura de mais um foragido. Fotografias de Valdeci Ferrari Sarmento se multiplicam e se espalham por delegacias de todo o Estado. 
Valdeci foi condenado por estupro, em Santa Maria no ano passado e desde então está foragido. 
Pessoas ligadas a ele disseram à Polícia que ele pode ter vindo para fronteira oeste, pois possui familiares em Uruguaiana, São Borja e Livramento.
Se você viu este sujeito por aí, faça contato com a Polícia o quanto antes, pois trata-se de um sujeito perigoso. Contate a Polícia Civil pelo telefone 3413 – 5049 (Defrec) ou 190 (Brigada Militar).

Reforço da PRF está com dias contados

A Polícia Rodoviária de Uruguaiana poderá perder parte do reforço policial adquirido já nos próximos dias. Conforme o planejamento das ações, caso a seleção argentina não se classifique para aas quartas de finais da Copa do Mundo, pelo menos 20 dos 42 policiais que auxiliam o efetivo local na operação especial deverão voltar às cidades sedes. A participação da Argentina nas oitavas de final é praticamente certa, porém o desempenho apresentado em seu primeiro jogo, no domingo, deixa duvidas quanto ao futuro da equipe no mundial. 
A ação da Polícia Rodoviária Federal já incluiu entre outras atividades, barreiras espalhadas pelas estradas e centralizadas na cabeceira da Ponte Internacional.

Meia hora após ser preso, casal bandido volta a atacar

A guarnição da Brigada Militar que efetuou a prisão de um casal acusado de prática de furto ainda nem havia saído da delegacia, e os bandidos já estavam agindo nas ruas novamente. 
O caso que ocorreu no domingo, às 11h é reflexo de leis criadas com intuito de punir bandidos, mas que na verdade desmoralizam órgãos de segurança, como a Brigada Militar.
Tudo começou quando a Brigada atendeu por volta das 10h, um caso de furto a supermercado localizado na Duque de Caxias. O casal havia furtado, entre outros itens, três pacotes de café em pó e 17 peças de salame. As partes foram apresentadas na Delegacia de Polícia e o sorridente bandido avisava antes mesmo do encaminhamento: “Daqui a pouco ‘tô’ na rua”. 
Ele acertou em cheio. Sua permanência na DP durou menos de meia hora e antes mesmo da Brigada encerrar o boletim, ele e a companheira já estavam de volta ao crime. 
Às 11h, a Brigada recebe um novo chamado, desta vez no supermercado da Bento Martins. A dupla foi flagrada por um fiscal de loja, que imediatamente avisou a BM. O casal desta vez tentava furtar carne e rapaduras. Voltaram ao xadrez, pelo menos por algumas horas.

“Trio do Santana Quantum” ataca na madrugada

Três homens armados, morenos, de estatura média e vestindo roupas escuras, protagonizaram dois assaltos em via pública na madrugada de sábado. 
O primeiro ataque aconteceu na Rua Duque de Caxias, às 0h30min, em frente ao Bar 12. A vítima estava com um grupo de amigos, quando os três homens chegaram num carro de cor escura, apontando armas e exigindo que os pertences fossem a eles entregues. Em seguida, o trio fugiu levando documentos pessoais, celulares e dinheiro. 
Mais tarde, por volta das 2h, na Rua Domingos de Almeida, um caso semelhante foi registrado. O trio abordou um rapaz que esperava uma corrida de moto em via pública, o ameaçando de morte. Segundo a vítima, os bandidos estavam em um automóvel Santana Quantum. As vítimas não ficaram feridas e a Polícia apura os fatos.
Revisado em 18/6, às 14h18min.

Homem é morto com tiro no peito


A Polícia Civil investiga a autoria de mais um homicídio ocorrido em Uruguaiana. Trata-se da morte de Tiago Gonçalves do Amaral, de 28 anos, assassinado com um tiro no tórax, na madrugada de sábado, no bairro Cidade Nova. 
O morador de uma residência localizada na travessa L, daquele bairro encontrou o corpo em seu pátio, por volta das 7h30min quando saia para o trabalho. Tiago teria pulado o portão, pois o mesmo apresentava danos quando a Brigada chegou ao local. 
A vítima que apresentava passagens policiais por furto e roubo foi reconhecida por um familiar que mora nas imediações. Vizinhos disseram ter escutado tiros durante a madrugada a cerca de três quadras do local onde o corpo foi encontrado. Na sexta-feira à tarde, um rapaz foi baleado por integrantes da gangue UDP, naquele mesmo bairro.

190 em ação

Furto abigeato 
Os “marujos” visitaram o interior neste final de semana. O ataque foi a Estância Paineiras, de onde desapareceram 13 animais da raça brangus. O funcionário constatou a falta dos animais, na manhã de domingo, ao iniciar a “lida”. 

Penha
Eles não sossegam nem mesmo com o frio. No domingo, mais um ex-marido valentão foi atrás da ex-amada provocar confusão. O sujeito agrediu a vítima a socos e pontapés. A mulher que possui medida protetiva acionou a BM, porém o valentão não estava mais lá quando os policiais chegaram. A briga foi registrada no bairro Tarragó.

Ameaça
O filho não pagou a conta e a mãe pagou o pato. Um registro de ameaça foi feito na Brigada Militar neste final de semana pela manhã de um jovem que comprou uma caixa de som e não pagou. O vendedor furioso foi à casa da família do rapaz exigir o pagamento. Armado, ele ameaçou matar a família que pediu mais uns dias pra quitar a dívida. A mãe não pensou duas vezes e procurou a Polícia. 

Furto descuido 
Lá no bairro Cabo Luiz Quevedo, a “marujama” não perdoa. O inocente cidadão deixou sua bicicleta estacionada por alguns minutos em frente a um armazém e ao sair com as compras percebeu ter sido vítima de furto. Eles são rápidos, melhor ficar de olho. 

Furto
Aproveitando o sol do último sábado, uma moradora do bairro Santo Inácio resolveu lavar os cobertores, mas mal sabia ela, que os ladrões da “zona” estavam a caça de um edredon limpinho e cheiroso. Foi só a vítima se distrair para eles atacarem. Levaram cobertor, edredon e travesseiro. 

Por pouco
Duas mulheres foram atacadas na tarde de domingo, nas imediações do Parcão, por bandidos. Eles anunciaram o assalto, ordenando que elas entregassem as bolsas que tinham em mãos. Quando já estavam entregando as bolsas, elas escutaram o grito salvador: “pega ladrão, pega ladrão”. Tratava-se do guarda de rua que atua nas imediações. Suspeito dos marujos, ele sinalizava para populares pedindo ajuda e dizia estar chamando a Polícia. Essa foi por pouco.

Deputada protocola projeto de lei para combater e prevenir violência contra Professores


A deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB) protocolou terça-feira (10) projeto de lei que dispõe sobre medidas de prevenção e combate a violência contra profissionais do ensino do RS. A proposta prevê o afastamento temporário ou definitivo, conforme a gravidade do ato praticado pelo aluno ou funcionário infrator, e ainda, a licença remunerada do educador que estiver em situação de risco.
De acordo com a proposta, são considerados educadores os profissionais que atuam como professores, dirigentes educacionais, orientadores educacionais, agentes administrativos e demais profissionais que desempenham suas atividades no ambiente escolar.
O PL propõe que as instituições de ensino estimulem a comunidade escolar a promover atividades de reflexão e análise da violência contra os profissionais de ensino, assim como estabeleçam em sua proposta pedagógica normas de proteção e prevenção dos educadores.
“O projeto não trata da violência apenas no aspecto penal, mas estabelece ações educativas e preventivas. A proposta pretende dar mais ênfase ao atendimento inicial do docente. Sou professora aposentada, atualmente no parlamento viajo por todo o Estado e foi através das conversas com professores e funcionários de ensino que surgiu o PL”, explica Zilá.
A deputada que é membro titular da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, conta ainda que buscou dados estatísticos que apontem números de casos de violência contra o professor, mas existem poucos estudos e alguns levantamentos parciais, em escolas de capitais nos centros urbanos. Muitos professores por insegurança acabam não procurando auxílio no Ministério Público, no Judiciário ou ainda junto a direção da escola, por medo de repreensão.

Painel Ed.2306

Passamento 

Faleceu no domingo em Uruguaiana, o ex-vereador e presidente da Câmara de Vereadores, José Antonio Rodrigues Benites. Nascido em 20 de junho de 1960, Benites era filho de Francisco de Assis Dias Benites e Terezinha Rodrigues Benites. Casado com Isabel, Benites deixa dois filhos. Seus primeiros estudos foram realizados nos Colégios Getúlio Vargas, Salgado Filho e João Fagundes. Formou-se Técnico em Contabilidade no Instituto União em 1982. Foi funcionário da Santa Casa por 13 anos, onde fundou o sindicato da área de saúde. Foi eleito vereador por quatro legislaturas - 1988/1992; de 1993/1996; de 1997/2000 e de 2001/2004. Durante sua gestão de 2001 a 2002, foi Presidente da Câmara Municipal e respondeu interinamente pelas funções de Prefeito Municipal por três vezes. Foi Vice Presidente da União dos Vereadores do RGS (UVERGS); Foi um dos Vereadores Constituintes do Município; Presidente do Conselho Fiscal da União dos Legislativos da Fronteira Oeste, além de grande incentivador do esporte amador e profissional. Benites faleceu num jogo de futebol entre amigos, de enfarto, por volta das 13h de domingo.

“Na corte” I

Após as trocas na Procuradoria Geral do Município e Secretaria de Cultura, Gabriela Barcelos, editora de Política do Jornal CIDADE, deixa nossa redação ao ser nomeada, no último dia 10/6, Assessora Municipal de Imprensa, substituindo Rubens Montardo Júnior, que ocupou o cargo por mais de 9 anos.

“Na corte” II

Christian Bonilha sai do Facebook do Prefeito para ser o novo chefe de Gabinete. Já a fotógrafa Ivete Carvalho foi promovida, e agora é oficial de Gabinete.

Doações
A Campanha do Agasalho 2014 bateu recorde de arrecadação de agasalhos e cobertores. Mas também recebeu mais de 2 mil quilos de arroz das empresas integrantes da Associação das Indústrias de Arroz de Uruguaiana (Indarroz). Cada família recebeu dois quilos do cereal.

Expediente I
O horário de expediente da Prefeitura Municipal nesta terça-feira, 17/6, será das 8h às 14h, em razão do jogo da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo. As agências bancárias terão atendimento até às 12h.

Expediente II
O Poder Judiciário também tem horário especial, das 8h às 14h. Será efetuado regime de plantão para os casos de emergência e serão prorrogados os prazos processuais que vierem a vencer nas datas em questão.

Estacionamento I
A Câmara de Vereadores encaminhou à empresa Mega Park o pedido de um relatório completo, desde a implantação dos parquímetros.

Estacionamento II
Os parlamentares querem saber qual o valor arrecadado mensalmente e quanto é repassado ao município, além do número de autos de infração aplicados mensalmente.

Estacionamento III
A secretaria de Segurança e Trânsito também deverá receber uma solicitação da mesma natureza. O objetivo é fazer uma análise de ambos os relatórios.

Radicci
O escritor e humorista Carlos Henrique Iotti se apresentou no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa nesta sexta-feira, 13/6. O show Radicci Stand Up Comedy foi organizado pelo Sesc e teve apoio da Prefeitura. Apesar do frio, o evento reuniu bom público e muitas gargalhadas.

Califórnia
O Sinuelo do Pago já está se movimentando pra fazer a Califórnia deste ano. No ano passado, quem salvou a pátria foi o Sesc. Depois da ajudinha de Pirisca que, aliás, abandonou a empreitada de cobrador mas ainda não recebeu, ninguém sabe dizer se haverá.

Precoce
Nesta quinta-feira, 19/6, acontecem duas apresentações da peça Antes de Abrir a Porta. Com direção de Paulo Melo, a comédia adulta aborda a gravidez precoce e o uso de preservativo. As apresentações ocorrem às 17h e às 19h e os ingressos custam R$ 5.

Carnaval I
O rombo nas contas do Carnaval 2014 ainda não foi esclarecido. A“falcatruagem” ultrapassou fronteiras, atingindo até o Carnaval de Libres. A prestação de contas está com o secretário Luiz Henrique Fantti para “maquiagem”. Marcelo Lemos quer saber onde foram parar 4.200 ingressos.

Carnaval II
O Executivo ainda não conseguiu um nome capaz de conduzir com lisura a Comissão do Carnaval. Depois da contratação, a peso de ouro, de uma “empresa” de assessoria, de graça ninguém quer trabalhar. Pelo rombo, parece que a “empresa” era uma quadrilha.

Carnaval III
Tentou um ex-presidente de escola de samba, o mesmo que no começo do ano, intermediou a tentativa de compra da quadra da Cova por Jair Rodrigues. Tem outro ex-presidente de escola no páreo, mas este enfrenta auditoria nas contas do “clubinho”.

Carnaval IV
O “mídia” das “organizações tabajara”, que quando embolsava mais de R$ 80 mil pela cobertura do Carnaval, até passeava pela avenida, é um nome; Marcelo Lemos também é outro que surge na boca do povo – combateu as contas de 2013, mas foi ignorado - este ano o rombo foi maior. A esta altura, até Newton Gomes é lembrado. As escolas estão quietas.

Trânsito
Alguém saberia dizer porque a secretaria de Trânsito não consegue pintar linha de sinalização horizontal que dure um mês? E porque os semáforos não resistem a uma chuva, ou a uma rajada de vento?