sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Prefeitura busca proteger parceria com a Unipampa

A Prefeitura protocolou ontem, 8/10, na Câmara de Vereadores o projeto de lei visando a continuidade da parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e garantindo o apoio e a manutenção das ações em prol da instalação do curso de medicina no campus Uruguaiana do educandário, através de uma lei. A assinatura ocorreu no Salão Nobre, com a presença dos secretários Saionara Marques, de Saúde, Fernando Alves, de Governo, Rogério de Moraes de Meio Ambiente, que também exerce a função de assessor legislativo, e Luiz Henrique Barcellos Fanti.
O projeto foi idealizado a pedido da Unipampa, em busca de uma garantia de apoio. O objetivo é evitar que trocas de governo resultem num abandono dos projetos já em andamento, ou sendo estudados. A matéria foi protocolada pouco antes das 13h, com pedido de apreciação em regime de urgência urgentíssima, em razão de sua importância. Para o Prefeito, a garantia é fundamental. “Houve um caso em que, após a implantação do curso de medicina, o prefeito da cidade e o diretor do campus romperam e a Prefeitura retirou todo o apoio, sequer fornecendo estágios aos alunos do curso”, conta ele.

Executivo implantará auxílio alimentação aos servidores


A Prefeitura irá fornecer aos funcionários o programa de alimentação ao servidor (PAS). Uma empresa especializada no fornecimento de cartões magnéticos será contratada através de licitação, para implantar o benefício. A requisição para abertura do processo licitatório foi assinada ontem, 8/10, pelo prefeito Luiz Augusto Schneider, em despacho com o secretário de Administração, Roberto Pinheiro e o servidor Stefano Koninkeewicz, responsável pelo setor de compras.
Os cartões terão o valor de R$ 120 e serão repassados aos servidores, de todas as secretarias, para uso na alimentação durante o mês. De acordo com o Prefeitura, 1.032 cartões devem ser adquiridos. O investimento do município com a medida, será de R$ 1.486.080,00.

Desenvolvimento econômico: Apresentado projeto de produção da Soja em Uruguaiana

O Salão Nobre do Parque Agrícola e Pastoril foi palco, na noite de terça-feira, 7/10, do lançamento do “Projeto de Pesquisa de Desenvolvimento de Soja para nossa Região”, organizado pelo Sindicato Rural e pela Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana e Barra do Quaraí. Chamado de Projeto Soja, o projeto visa a produção do grão, de forma irrigada.
O evento contou com a participação da empresa Oriza & Soy Pesquisa e Consultoria Agrícola, contratada para executar o trabalho, cuja duração prevista é de dois anos. Autoridades políticas estiveram presentes, como o prefeito Luiz Augusto Schneider, que em reunião com o Sindicato e a Associação, na última semana, garantiu total apoio. “Esse projeto é inovador e certamente trará desenvolvimento econômico para o município”, disse ele. Os secretários Jorge Prestes (Indústria e Comércio), Wilson ‘Cicico’ Dorneles (Agricultura) e Rogério de Moraes (Meio Ambiente) também estiveram presentes.
O projeto será financiado através da parceria de empresas do setor. Até o momento, são 16 empresas participando, entre elas a Agrovit, Arenhart Aviação Agrícola, Sicredi, Alvorada e CCGL, além de multinacionais como Valley Irrigation e Yara.
O programa incluiu palestras dos engenheiros agrônomos Anderson Vedelago, Cláudia Lange e Valmir Menezes, sócios na empresa Oriza & Soy e ex-pesquisadores do Irga, que fizeram a apresentação do projeto; e do economista Antônio da Luz, da Farsul, que falou sobre ‘Impacto Econômico Potencial do Cultivo de Soja em Uruguaiana.

Parceria: Município e Unipampa farão pesquisa na área de Saúde


A Prefeitura e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) firmaram ontem, 8/10, parceria em um projeto de pesquisas na área da saúde, a ser executado pela universidade. A assinatura ocorreu no Salão Nobre, celebrada pelo prefeito Luiz Augusto Schneider e pelo diretor do Campus Uruguaiana da Unipampa,professor João Kleber de Andrade.
O projeto, chamado “Avaliação da Segurança e Eficácia dos principais anti-hipertensivos distribuídos pelo programa Farmácia Popular do Governo Brasileiro a População Negra”, foi idealizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e visa contribuir na implementação da Política Nacional da Saúde Integral da População Negra no Município.
A Prefeitura auxiliará na execução do projeto através da disponibilização do local que acolherá os indivíduos participantes do projeto para realização de consulta de seguimento farmacêutico; viabilização de encaminhamento de pacientes que necessitarem a troca de esquema terapêutico ou realização de exames complementares para avaliação por um médico e viabilização da divulgação dos resultados obtidos para a equipe da secretaria de Saúde, com a finalidade de usufruir dos mesmos para elaborar estratégias de promoção e recuperação da saúde da população atendida.

Projeto de Emenda a Lei Orgânica já está com a Câmara

A Prefeitura de Uruguaiana encaminhou à Câmara de Vereadores na terça-feira, Projeto de emenda a Lei Orgânica do Município. Segundo o prefeito, ele tem como objetivo trazer o equilíbrio econômico e financeiro ao município de Uruguaiana, propondo uma alteração no artigo 164 da Lei Orgânica Municipal que exige a destinação de 35% do orçamento do município para a MDE, 10% a mais que os 25% exigidos pela Constituição Federal. De acordo com o projeto, o município garante o percentual determinado pela Constituição Federal (25%) para a Educação, sendo o saldo restante, redirecionado para outros setores do serviço público municipal, tais como infraestrutura, assistência social e habitação, esporte, cultura, assim como no emparelhamento das dividas do município.
Vale salientar que a intenção não é de “querer tirar dinheiro da Educação”, mas sim de, promover uma reestruturação orçamentária que permita ao Executivo honrar seus compromissos e projetar a aplicação de recursos em mais desenvolvimento para nossa cidade.

Uruguaiana asfaltará as ruas de Itaqui

A Câmara Municipal aprovou o projeto de lei que autoriza a realização de Convênio entre Uruguaiana e Itaqui. Trata-se de parceria para produção de massa asfáltica destinada ao recapeamento de vias e logradouros públicos nos municípios. A matéria aprovada nesta terça-feira, dia 8, prevê a utilização da capacidade da Usina de Asfalto de Uruguaiana, com o fornecimento do material necessário para usinagem do asfalto e dos equipamentos para o transporte do produto beneficiado sob responsabilidade de Itaqui.
Pela cedência dos serviços e certificação do cumprimento dos parâmetros do projeto de utilização da massa asfáltica, o município de Uruguaiana reterá 10% da quantidade total de massa asfáltica produzida com o material disponibilizado por Itaqui.

Quase 3 mil pessoas atingidas pela enchente em Uruguaiana


A cheia do Rio Uruguai já tirou de suas casas em Uruguaiana, quase 350 famílias entre desalojados e desabrigados. O número de pessoas atingidas pela enchente é de quase 3 mil. A previsão de mais chuva para a região preocupa a Defesa Civil, que desde sábado distribui lonas e trabalha na retirada das famílias da zona ribeirinha. 
Em São Borja, um dos municípios atingidos, o rio está baixando. No entanto, 300 pessoas ainda permanecem em abrigos ou casas de amigos. Segundo a Prefeitura, sete bairros da cidade foram inundados e o retorno das famílias às residências não tem data prevista. É importante que antes de voltar para casa, o morador realiza a higienização da mesma com cuidado, já que em função da enchente a residência ficou exposta a insetos e outros bichos. Apesar das temperaturas elevadas, o Centro de Metrologia Clima Tempo indica mais chuva para essa quinta-feira e também para o final de semana.

Lixo em pauta na Prefeitura

O prefeito Luiz Augusto Schneider esteve reunido na terça-feira, com representantes da empresa Urban, responsável pelo recolhimento do lixo no município. Juntamente com o secretário de Meio Ambiente, Rogério de Moraes, eles tratam sobre o pagamento da empresa e buscam uma redução de custos. “Em razão do déficit mensal na taxa de lixo, não tivemos condições de manter o pagamento em dia. Embora esteja sendo pago, estamos sempre atrasados”, diz Schneider. Ele destaca ainda que, a readequação da taxa de lixo, que proporcionará o equilíbrio entre o que é gasto e o que arrecadado mensalmente aprovada pela Câmara, somente entra em rigor em janeiro de 2015. Na semana passada, a empresa chegou a suspender a coleta devido ao atraso do pagamento, retomando o serviço logo após apelo feito pelo prefeito. O Executivo prometeu colocar o pagamento em dia, assim que a PMU passar a recolher mais tributos.

Santa Casa realizou três transplantes de órgãos nesta semana


Exemplos de solidariedade em um momento de tragédia. Essa é a síntese do que aconteceu em Uruguaiana na noite de segunda-feira (6). Duas famílias abaladas pela dor da perda, sensibilizadas pela necessidade de doação de órgãos e atendendo pedidos das vítimas em vida, decidiram abreviar o sofrimento dos componentes da rede de lista de espera por órgãos.
Num dos casos, em Alegrete, um motorista de 52 anos, durante o trabalho, caiu do alto do teto de uma residência. Na queda, bateu forte a cabeça. Mesmo resgatado com vida, era uma lesão muito grave. Deslocado para o setor de alta complexidade em Neurologia do Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, foi constatada a morte cerebral ainda na noite do acidente. Segundo a filha da vítima, o motorista, que nas horas vagas trabalhava na construção civil, era uma pessoa que se cuidava muito, sem vícios ou exageros. “Até mesmo na alimentação ele era regrado”, lembra. Por isso, sempre deixava claro que se algo ocorresse, desejava que seus órgãos fossem doados.
Em Santiago, no mesmo dia, uma mulher de 50 anos, que não apresentava qualquer sinal de problema físico, sofre um Acidente Vascular Cerebral (AVC) grave. Deslocada para Uruguaiana, o setor de Neurologia do HSCC constata sua morte cerebral. Consternada com o fato, a família também demonstra vontade de auxiliar alguém que esteja na lista de espera por transplantes.
O Rio Grande do Sul, que já foi o número um em transplantes no país, respeitada a proporção em relação à população, está agora em terceiro lugar nessa delicada modalidade de cirurgia, atrás de São Paulo e do Paraná. O número de doações de órgãos concretizadas vem caindo ano a ano no Estado. Por isso, o cirurgião Juliano Martini, que coordenou as equipes em Uruguaiana, esclarece a importância do gesto das famílias de Alegrete e Santiago, na doação de órgãos. Duas equipes da Central de Transplantes de Órgãos do Estado estiveram na Santa Casa para a captação. Uma responsável pela retirada de rim e fígado e outra pela retirada do pulmão.
Tanto rim, como fígado foi implantado nos receptores ainda na terça-feira. Já o pulmão retirado ainda deveria passar por bateria de exames até chegar ao receptor.
A equipe de enfermagem do HSCC auxiliou os cirurgiões na realização da retirada dos órgãos. No hospital, a equipe tem a coordenação do médico Luiz Fernando Cibin e contou com a participação das enfermeiras Jossana Aguilar, Adriana Prause, Andrise Porto Alegre e Glaucia Fenner e da secretária Giliane Suarez. Cibin salienta que o fato de haverem dois doadores simultâneos em Uruguaiana aptos para doação, como ocorreu nessa situação, não é comum. Por isso, a importância do que aconteceu.
O procedimento para a retirada dos órgãos durou aproximadamente três horas. Os nomes dos pacientes e de seus parentes foram omitidos nesta reportagem a pedido das famílias.
As córneas da vítima que também poderiam ter sido retiradas e encaminhadas ao banco de doação de órgãos do Estado, não foram aproveitadas.

Celulares de cinco estados terão mais um dígito a partir de novembro

Falta menos de um mês para que os telefones celulares de cinco estados tenham mais um número. A implementação do nono dígito nos telefones móveis dos estados do Amapá (DDD 96), Amazonas (DDDs 92 e 97), Maranhão (DDDs 98 e 99), Pará (DDDs 91, 93 e 94) e de Roraima (DDD 95) começa no dia 2 de novembro. Com a mudança, o dígito 9 será acrescentado à esquerda dos atuais números. No momento da discagem, o nono dígito deverá ser acrescentado por todos os usuários de telefone fixo e móvel que liguem para telefones celulares desses estados, independentemente do local de origem da chamada.
As chamadas feitas com oito dígitos serão completadas normalmente até o dia 11 de novembro. A partir dessa data, haverá mensagens orientando os usuários sobre a mudança. Após esse período de transição, as chamadas marcadas com oito dígitos não serão mais completadas.
A Anatel elaborou uma cartilha com informações sobre a implementação do nono dígito nos celulares dos cinco estados. A medida já foi implementada no Espírito Santo, Rio de Janeiro e em São Paulo e tem como objetivo ampliar os recursos de numeração para o Serviço Móvel Pessoal. No ano que vem, o nono dígito será implementado nos estados de Minas Gerais, da Bahia, de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. Nos outros estados como o Rio Grande do Sul, a medida só será adotada em 2016.

AES Sul orienta sobre cuidados com a execução de podas de árvores

A AES Sul está dando início a uma campanha de esclarecimento e orientação sobre uma atividade que pode se tornar extremamente perigosa se não for executada de acordo com procedimentos de segurança e critérios técnicos. A campanha visa orientar as comunidades onde a empresa atua sobre a execução de podas de árvores próximas à rede elétrica. Podas feitas sem esses cuidados podem resultar em acidentes graves. Qualquer contato com a rede elétrica pode ser fatal. Por isso, a AES Sul alerta para que todos sigam as orientações e, em caso de dúvidas, procurem a empresa. Uma das principais orientações é nunca executar este tipo de serviço por conta própria. Fale com a AES Sul e saiba como proceder. A empresa tem profissionais capacitados que vão prestar todas as informações. Veja outras orientações de segurança:
• mantenha distância mínima de três metros da rede elétrica.
• as linhas de alta tensão ficam na parte mais alta dos postes. Aproximar-se delas pode gerar uma descarga elétrica de alta voltagem.
• jamais toque em fios ou tente removê-los, mesmo que seja com uma vara de madeira ou qualquer outro material.
• ão se aproxime muito da rede elétrica, pois a simples aproximação pode causar um choque
• ao ver fios caídos ou qualquer equipamento elétrico danificado não tente consertar. Você não sabe se está energizado.
• não deixe utensílios de trabalho perto da rede elétrica.
• afaste crianças e animais da rede.
• em dias de vento e chuva não faça consertos elétricos.
 Para qualquer problema envolvendo energia elétrica entre em contato com a AES Sul:
• Central de Relacionamento: 0800 707 7272. Ligação gratuita nas 24 horas do dia.
• Torpedo Fácil: exclusivo para informar falta de energia elétrica. Envie um SMS para 28410, informando apenas o código de cliente.
• Loja de Atendimento ao Cliente ou Rede Conveniada. Confira no site www.aessul.com.br o estabelecimento mais perto da sua casa.

Horário de verão começa no próximo dia 19 de outubro


O horário brasileiro de verão 2014/2015 começa no dia 19 deste mês, quando os relógios serão adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A medida, adotada para economizar energia no horário de maior consumo, vai até o dia 22 de fevereiro do ano que vem.
Pelo decreto que instituiu o horário de verão, a medida deve ser iniciada sempre no terceiro domingo de outubro e encerrada no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Mas, no ano em que houver coincidência com o domingo de carnaval, o fim do horário de verão deve ser no domingo seguinte. Como em 2015 o carnaval será no dia 17 de fevereiro, o horário de verão deverá acabar no dia 22 de fevereiro. O objetivo é evitar que, em meio a um feriado, alguns esqueçam de ajustar os relógios. O horário de verão, instituído pela primeira vez em 1931, é adotado sempre nesta época do ano para aproveitar melhor a luminosidade natural do dia e reduzir o consumo de energia, que cresce naturalmente por causa do calor e do aumento da produção industrial às vésperas do Natal. Com o horário de verão é possível reduzir a demanda por energia no período de suprimento mais crítico do dia, entre as 18h e as 21h, quando a coincidência da utilização de energia elétrica por toda a população provoca um pico de consumo. Com a redução, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, nos últimos anos a redução média da demanda de energia tem sido em torno de 5% nas regiões onde foi aplicado o horário de verão. “As análises também demonstram que a redução da demanda de ponta tem evitado novos investimentos, da ordem de R$ 2 bilhões por ano, na construção de usinas geradoras de energia. A economia no consumo de energia, em megawatt-hora, em torno de 0,5%, é considerada como ganho decorrente, ou marginal, mas não pode ser desprezado”, informa o ministério.

Bombeiros completam 63 anos em Uruguaiana

A passagem do 63º aniversário de criação da 3ª Seção de Combate a Incêndio de Uruguaiana foi registrada pela Câmara nesta terça dia 7. Na ocasião, foi entregue o certificado de reconhecimento do Parlamento pelos relevantes serviços prestados da Unidade Militar ao representante, 2º Sgt. João Batista de Castro. Durante o pronunciamento, o vereador Irani Fernandes, autor da homenagem, frisou o trabalho colaborativo e essencial dos bombeiros. “Sempre empenhados pela valorização e resgate de vidas, com respeito, energia e fibra, na maior parte das vezes arriscando a própria integridade física”, parabenizou o parlamentar em nome da Câmara.

Casa Civil divulga nota sobre promoções da BM

Diante das notícias vinculadas em relação à decisão do Tribunal de Justiça sobre as promoções da Brigada Militar, a Casa Civil publicou nota na terça-feira. Diz na nota que as promoções dos coronéis não são atingidas pela decisão, desta forma, o Comando da Brigada Militar não é afetado e nem sofre qualquer alteração. O objeto da decisão do Tribunal de Justiça refere-se às promoções de outros cargos de oficiais como, por exemplo, Capitão para Major e Major para Tenente-Coronel;
Com o objetivo de dar cumprimento à decisão judicial, as promoções de servidores serão analisadas individualmente, sendo que, por ora, todas as promoções destes postos estão mantidas. 
Em relação à determinação do Tribunal de Justiça, é importante salientar que cabe recurso, o qual será avaliado em momento oportuno pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), visto que o Estado do Rio Grande do Sul ainda não foi intimado da decisão. Anota foi publicada na terça-feira.

Jovem é esfaqueado na Pinheiro

Um jovem foi esfaqueado na noite de terça-feira, em Uruguaiana, na Rua Pinheiro Machado, em frente á escola Marília Sanchotene. Segundo a Brigada Militar, o homem estava em via pública, por volta das 22h, quando foi atingido por um desconhecido, o qual estava armado com uma faca. Um dos golpes atingiu as costas da vítima que foi socorrida por populares. 
A Polícia foi acionada e ao acompanhar o rapaz ao Pronto Socorro indagou da vítima os motivos das agressões. Segundo ele, o autor não era seu conhecido e possivelmente tinha a intenção de assaltá-lo. 
A vítima ficou hospitalizada na Santa Casa de Caridade.

Câmara aprova MP que dá reajuste a policial federal

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (7) o texto original da Medida Provisória650/14, que concede reajustes de 15,8% a agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal. O texto prevê ainda aumento aos peritos federais agrários, reajustando a tabela da gratificação de desempenho de atividade (Gdapa). A MP seguirá para votação no Plenário do Senado.
Pelo texto aprovado, o subsídio para esses cargos será reajustado desde junho deste ano, passando, no início da carreira (3ª classe), de R$ 7.514,33 para R$ 8.416,05. No fim da carreira, o subsídio passará a ser de R$ 13.304,57. A partir de janeiro de 2015, a remuneração inicial passará a ser de R$ 8.702,20 e, ao final da carreira, de R$ 13.753,93. 
Os reajustes previstos na MP 650/14, entretanto, estão condicionados à aprovação de projeto de créditos adicionais (PLN 5/14), que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) em vigor (Lei 12.919/13).
Além de alterar as remunerações, a MP atualiza a legislação, passando a classificar os cargos de agente, escrivão e papiloscopista como categorias de nível superior. Na prática, os concursos públicos para as três carreiras já exigem nível superior desde 1996.
Por fim, a MP elimina as idades mínima, de 21 anos, e máxima, de 30 (nível médio) e de 35 anos (superior), para prestar concurso para a Polícia Federal, que será realizado nas modalidades de provas ou de provas e título.
Impasse
Uma emenda aglutinativa apresentada pelo PR atrasou por mais de 3 horas a aprovação da MP em Plenário. A emenda pretendia incluir na MP novas exigências para o ingresso nas carreiras de delegado da Polícia Federal e de delegado de Polícia Civil do Distrito Federal (comprovação do diploma de bacharel em Direito e de, pelo menos, três anos de atividade jurídica ou policial).
Autor da emenda, o deputado Bernardo Santana de Vasconcellos (PR-MG) reforçou que o objetivo era qualificar a carreira de delegado. “Não há como imaginar que um delegado de polícia, a quem cabe presidir a investigação, não seja bacharel em direito e tenha experiência na área jurídica ou policial”, disse.
Dada a divisão do Plenário durante a votação simbólica, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves optou pela votação pelo sistema nominal. Porém, como vários parlamentares já haviam deixado a Casa, Alves precisou ligar para alguns deputados e pedir o comparecimento em Plenário para que o quórum para deliberações, que é de 257 parlamentares, fosse alcançado.

Parcão vira ponto de encontro de marginais e viciados


Um forte cheiro de maconha e uma sensação de insegurança total: assim é o clima vivido por quem usa a pista do Parque Dom Pedro II para caminhada, ou simplesmente vai ao local passear com a família no final da tarde. Com a chegada das temperaturas mais altas, o movimento no Parcão aumenta e a situação gera maior desconforto. A dona de casa Marlene, é uma das uruguaianenses prejudicadas pela falta de segurança no local. Segundo ela, a caminhada de todas as tardes precisou ser substituída por uma academia, pois devido a presença de bandidos e viciados ela não se sente mais segura naquele local. 
Já a adolescente Luciana, acima do peso e em tratamento médico realizava suas caminhadas antes das 18h, porém devido ao sol forte decidiu mudar o horário na segunda-feira e ir ao Parcão depois das 19h. Para sua surpresa, o ambiente ao entardecer não era o mesmo antes conhecido por ela. “Há viciados por todos os lados e a gente caminha com certo medo. Próximo aos trilhos, pela Dr. Maia é muito escuro e é ali que os bandidos se concentram. De dentro do Parcão eles cuidam as pessoas que estão saindo e logo em seguida as seguem e assaltam. Desisti do local. Vou procurar um lugar mais seguro”, finalizou. 
A falta de iluminação é uma das preocupações de quem ali se exercita. A noite favorece a ação dos bandidos que impedem a comunidade de viver livremente. Apenas um guarda municipal atua no local, porém a ação é insuficiente diante do perigo oferecido.

190 em ação

Lesão corporal
Um homem registrou ocorrência de lesão corporal na Delegacia de Polícia nesta semana, devido a lesões corporais por ele sofridas. Segundo a vítima, ao chegar bêbada em casa na madrugada e ser questionado quando ao passeio rotineiro, a mulher passou a agredir o ex a unhadas e ofendê-lo. Entre os insultos, ela o chamou de “corno”. O fato ocorreu no bairro São Miguel. 

Enganado
Inocente, certo sujeito entregou ao então sócio cheques em branco. Tais cheques deveriam ter sido utilizados na compra de materiais junto ao comércio, mas isso não aconteceu. O sócio teria utilizado os cheques para outros fins e não os pagado. 

Dano 
Na Rua General Victorino, a proprietária de uma residência, disse que o sujeito de alcunha “Lebre” quebrou o vidro de uma janela, com uma pedra. Ela ressaltou que o sujeito tem várias passagens pela polícia e está aterrorizando aquela área da cidade. 

Baita irmão
Um sujeito foi vítima de roubo nesta semana e o autor foi nada mais nada menos que o seu próprio irmão. Eles estavam em casa, quando o autor chamado Marcelo o agrediu com uma martelada na cabeça. Depois fugiu levando a carteira da vítima. Na carteira estava a quantia de R$ 200 e os documentos pessoais. 

Furto 
Uma casa foi arrombada na Avenida Salvador Silveira Martins. Segundo a vítima, ao chegar a residência constatou que foram furtados vários objetos, entre os quais uma televisão de 15 polegadas. 

Furto II
A vítima informou que na noite de terça-feira, o seu caminhão foi arrombado. O veículo estava estacionado num posto de gasolina, na BR 290. Do interior os bandidos levaram uma bomba de ouro e prata, carteira contendo documentos pessoais e dinheiro, além de um rádio PX.

Furto III
Uma casa também foi arrombada na Rua Andradas, na segunda-feira. Ao chegar em casa, a vítima constatou que o local havia sido alvo dos bandidos. Eles levaram televisão, forno elétrico e microondas. 

Furto IV
Na madrugada da última-feira, uma bicicleta foi furtada na Rua XV de Novembro esquina com Dr. Maia. Segundo a vítima, ela estava cadeada. Não há suspeitos.

Inscrições abertas para cursos técnicos do Pronatec

Para quem procura inserção no mercado de trabalho através de qualificação de qualidade e gratuita, o Senac-RS está com inscrições abertas para cursos técnicos oferecidos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Ao total, são 3.502 vagas oferecidas pelo Senac em todo o Estado. As aulas terão início a partir do dia 27 de outubro.
O Senac Uruguaiana oferece quatro cursos e os interessados podem optar entre Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Logística ou Técnico em Segurança do Trabalho. As pré-matrículas devem ser realizadas de 13 a 16 de outubro nas Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) do município.
Podem se candidatar às vagas, alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio da rede pública ou bolsistas integrais da área dos municípios com oferta de cursos. 
Idealizado pelo Governo Federal, o Pronatec disponibiliza cursos gratuitos com o objetivo expandir, interiorizar e democratizar a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do país. Somente o Senac Rio Grande do Sul já formou mais de 50 mil pessoas desde o início do projeto.
Mais informações podem ser obtidas na Unidade, localizada na Travessa César Cunha, s/ n, pelo telefone (55) 3412-3838 ou no através do site www.senacrs.com.br/uruguaiana.
Confira mais informações sobre os cursos oferecidos na Unidade:
Técnico em Enfermagem
Início: 27 de outubro
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
OU
Horário: de segunda a sexta-feira, das13h30 às 17h30
Técnico em Informática
Início: 27 de outubro
Horário: de segunda a sexta-feira, das13h30 às 17h30
Ou Horário: de segunda a sexta-feira, das19h30 as 22h30
Técnico em Logística
Início: 27 de outubro
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
Ou
Horário: de segunda a sexta-feira, das13h30 às 17h30
Ou
Horário: de segunda a sexta-feira, das19h30 as 22h30
Técnico em Segurança do Trabalho
Início: 27 de outubro
Horário: de segunda a sexta-feira, das13h30 às 17h30

Painel Ed.2356

Em foco: Jornada de atualização

Está sendo realizada a II Jornada de Atualização Agropecuária, no Colégio Agrícola Municipal Dr. Luiz Martins Bastos. O evento reúne profissionais da área, professores e alunos do educandário. O evento também marca o primeiro aniversário do Colégio Agrícola, que abriu as portas em outubro de 2013.

Voluntários I

Os alunos da Escola Roberval Beheregaray de Azevedo, Vanessa Duarte, Aurora Fagundes e Bruno Matheus, estão construindo grandes laços de afeto na Casa Flores de Maria, através de um trabalho voluntário desenvolvido a partir de um seminário sobre idosos, do Ensino Médio Politécnico da escola, coordenado pela prof. Amanda Zanella.

Voluntários II
Amanda também coordena a Tribo Anjos da Paz, da ONG Parceiros Voluntários, que promoveram na semana passada uma ação no Lar da Criança Nossa Senhora de Lourdes, onde as crianças se divertiram com uma cama elástica, e muito algodão doce.

“Vestiba”
Aconteceu na última terça-feira, um coquetel para o lançamento do Vestibular EAD 2015, da Unopar. Dois novos cursos de Engenharia estão sendo oferecidos: da Computação, e da Produção, ambos com duração de 10 semestres. A Unopar tem hoje, mais de 2.500 universitários, e está ampliando suas instalações.

Miguelão I
Iniciou nesta terça-feira, 7/10, a 38ª edição do tradicional Miguelão de Futsal. O torneio é organizado pela Rádio São Miguel, que tem ainda o apoio da Prefeitura. São 20 equipes de Uruguaiana e região,

Miguelão II
A previsão é que a competição seja concluída na primeira semana de dezembro, com a premiação. O título é o mais tradicional evento de futsal da cidade.

Transferida
A Feira das Etnias, que seria realizada neste final de semana, foi transferida para os dias 7, 8 e 9 de novembro, na Praça Barão do Rio Branco. A transferência ocorreu em razão da previsão de chuva para os dias do evento.

Petiça
No próximo domingo, 12/10, será realizado jantar, no Centro de Tradições Gaúchas Sinuelo do Pago, visando arrecadar fundos para a 25ª Califórnia Petiça Internacional, que acontece nos dias 24 e 25 deste mês.

Vagas
Ainda há quatro vagas na Banda Municipal. Duas para flugelhorns e duas para baixo (tuba). As inscrições são feitas no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, em horário comercial, com o maestro da Banda, Jediel Fagundes.

Peça Infantil
Nos dias 5/10 e 6/10, às 15h, no Teatro Municipal Rosalina, acontece o espetáculo teatral infantil “Luzia – A gatinha pretinha”, uma promoção da Livraria Carochinha, organização de Eleonora Medeiros, com apoio da Prefeitura.

Alterado I
Serão apresentadas dez canções inéditas, já selecionadas. Os jurados são: Colmar Pereira Duarte, Fernando Pereira da Silva Filho e Antônio Carlos de Lara Souza, o Maestro Kako.

Alterado II
Serão apresentadas dez canções inéditas, já selecionadas. Os jurados são: Colmar Pereira Duarte, Fernando Pereira da Silva Filho e Antônio Carlos de Lara Souza, o Maestro Kako.

Alterado III
A premiação é de R$ 1 mil para o primeiro colocado, R$ 600 para o segundo e R$ 400 para o terceiro colocado.

Basquete
No próximo sábado, 11/10, a Liga Uruguaianense de Basquete (Luba), inicia sua caminhada no torneio estadual. A equipe recebe verbas do Fundo Municipal de Desporto da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, para competir no Estadual e recebe a equipe de Gramado. No domingo, às 11h enfrenta o Guarani de Venâncio Aires.

Seleção I
Iniciou ontem, 8/10, a seleção dos bailarinos e bailarinas para o Balé Municipal, no antigo Juventude Atlético Clube. O processo segue hoje, a partir das 9h, no salão principal do antigo clube.

Seleção II
O Balé Municipal terá como supervisores os bailarinos argentinos Oscar Murillo e Mabel Pimentel, do Ballet de Brandsen, de Buenos Aires.

Seleção III
A instituição acontece através de convênio com a Sociedade Pró-Arte e Cultura de Uruguaiana, e terá um custo de cerca de R4 15 mil ao mês.

Presidente I
O PSB, que teve Marina Silva como candidata após a morte de Eduardo Campos, anunciou apoio à Aécio. Desde a primeira reunião, o tucano tinha o apoio da maioria esmagadora dos diretórios estaduais do partido.

Presidente II
O PPS, que integrou a chapa de Marina já havia anunciado a aliança com Aécio, que também tem o apoio da maioria no RS.

Governador I
Sartori está com tudo para ser o próximo governador. E os partidos que ficaram de fora da disputa no segundo turno já deram-se conta disso. O PP, PSDB, Solidariedade e PRB, que formavam a coligação de Ana Amélia Lemos anunciaram apoio ao peemedebista.

Governador II
O PDT, que teve Vieira da Cunha como candidato, nem se reuniu com os dois postulantes ao cargo e já na segunda-feira, 6/10, anunciou a aliança.

Governador III
Além de 12 líderes do partido que estavam na reunião, todos os deputados eleitos pela sigla foram ouvidos por telefone e segundo o presidente, Pompeo de Mattos, a grande maioria decidiu apoiar Sartori, entre eles o senador eleito, Lasier Martins, e Vieira da Cunha.

Governador IV
Já o ex-governador Alceu Collares é contrário, assim como os deputados eleitos Afonso Motta, Ciro Simoni e Marlon Santos, que defenderam apoio a Tarso Genro (PT).