sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Desenvolvimento econômico: Apresentado projeto de produção da Soja em Uruguaiana

O Salão Nobre do Parque Agrícola e Pastoril foi palco, na noite de terça-feira, 7/10, do lançamento do “Projeto de Pesquisa de Desenvolvimento de Soja para nossa Região”, organizado pelo Sindicato Rural e pela Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana e Barra do Quaraí. Chamado de Projeto Soja, o projeto visa a produção do grão, de forma irrigada.
O evento contou com a participação da empresa Oriza & Soy Pesquisa e Consultoria Agrícola, contratada para executar o trabalho, cuja duração prevista é de dois anos. Autoridades políticas estiveram presentes, como o prefeito Luiz Augusto Schneider, que em reunião com o Sindicato e a Associação, na última semana, garantiu total apoio. “Esse projeto é inovador e certamente trará desenvolvimento econômico para o município”, disse ele. Os secretários Jorge Prestes (Indústria e Comércio), Wilson ‘Cicico’ Dorneles (Agricultura) e Rogério de Moraes (Meio Ambiente) também estiveram presentes.
O projeto será financiado através da parceria de empresas do setor. Até o momento, são 16 empresas participando, entre elas a Agrovit, Arenhart Aviação Agrícola, Sicredi, Alvorada e CCGL, além de multinacionais como Valley Irrigation e Yara.
O programa incluiu palestras dos engenheiros agrônomos Anderson Vedelago, Cláudia Lange e Valmir Menezes, sócios na empresa Oriza & Soy e ex-pesquisadores do Irga, que fizeram a apresentação do projeto; e do economista Antônio da Luz, da Farsul, que falou sobre ‘Impacto Econômico Potencial do Cultivo de Soja em Uruguaiana.

0 comentários: