quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Ed. 2204

  1. Dilma acertou: a oposição precisa estudar
  2. Farroupilha
  3. Casa
  4. Câncer Bucal
  5. Futsal
  6. Tribos I
  7. Tribos II
  8. Brasília
  9. Felice vem aí
  10. Gestão de Projetos
  11. Guarda
  12. Coleta seletiva I
  13. Coleta seletiva II
  14. Rodeio Bonito
  15. Visita a AES I
  16. Visita a AES II
  17. Chapa perdedora diz que progressista Mauro Brum ainda manda no PMDB
  18. Fila de credores da Prefeitura impede o pagamento de indenizações
  19. TRE motiva jovens eleitores ao voto
  20. Vereador/radialista tenta explicar gastos com diárias em rede social
  21. Pátio de Vereador é ameaça a saúde pública
  22. Secretário de Trânsito manda pai comprar tinta se quiser ver faixa de pedestre em escola
  23. Carnaval de Uruguaiana é evento oficial do RS
  24. Conselho de Saúde pede sequestro de recursos da Prefeitura
  25. Refisc chega ao fim na próxima quinta-feira
  26. Schneider pede apoio a Marchezan na busca de recursos
  27. STF decidirá se MPE pode recorrer sobre registro de candidatura
  28. Paciente submetida a procedimento odontológico desnecessário será indenizada em R$ 6 mil
  29. Advogado acusado de estelionato não consegue reverter suspensão do exercício profissional
  30. Execução pode estar ligada à guerra do tráfico dentro da Modulada
  31. Brigada registra três ocorrências envolvendo escolas em menos de cinco horas
  32. Homem é preso por Maria da Penha
  33. Homem vai a júri por tentativa de homicídio conta o primo
  34. Sobrevivente da Kiss é ouvido em Uruguaiana
  35. Brigada Militar troca tiros com bandidos na Marduque
  36. Na semana da realização das provas, 99,98% dos cartões foram entregues
  37. Inscrições para ingresso na rede municipal iniciam dia 4
  38. Classificação final do concurso do magistério é divulgada
  39. Ano letivo nas escolas particulares iniciará entre os dias 17 e 24 de fevereiro
  40. Nenhum de Nós se apresenta em Uruguaiana em novembro
  41. Gonzaga-de Pai para Filho é o melhor filme da Mostra de Cinema Brasileiro na Rússia
  42. Cuidados com seu pet no verão
  43. Após fim de suposto affair, Anitta fala mal de Sterblitch
  44. Márcio Garcia perde contrato de apresentador 
  45. Confira os resultados do 37º Miguelão
  46. Propostas serão apresentadas em Encontro Esportivo

Boxeadora uruguaianense vence por nocaute em Porto Alegre

A boxeadora uruguaianense Amanda Lopes venceu uma competidora porto-alegrense no último domingo, na capital, por nocaute técnico no terceiro roaund. A luta ocorreu na Federação Rio-grandense de Pugilismo, pelo Campeonato Gaúcho de Boxe Amador Feminino. Amanda, de 19anos treina há três anos e meio e foi campeã estadual em 2011. 
De acordo com o treinador da jovem, Eduardo Milder, o torneio é uma preparação para o Campeonato Brasileiro. Ele ressalta ainda que outros competidores uruguaianenses, como Diogo Fernandes deveriam ter competido no último final de semana, porém, foram impedidos pela falta de patrocínio.

Kart foi atração no final de semana

A Associação Uruguaianense de Automobilismo realizou a sexta e última etapa do campeonato no final de semana com grande sucesso. Destaque para Rodrigo Rosina, Claudio Telles e Marcelo Telles, os três com os melhores resultados em suas baterias. No mês de novembro, a Associação volta a realizar evento, desta fez para fechar com chave de ouro, a temporada. Confira: 
  • Pró-400:
  • 1) Rodrigo Rosina; 2) Lucas Telles e 3º) Rafael Telles 4º)Alfredo Martini.
  • Pró-400 Light: 
  • 1) Claudio Telles; 2º) Renato Reschke e 3º) Marcelo Perez.
  • Kadet:
  • 1º) Marcelo Telles.

Campanha de prevenção ao Câncer Bucal será dia 25

A Coordenadora Odontológica da Secretaria Municipal de Saúde, Doris Delgado Máscia informa que na sexta-feira, 25/10 será realizado o Dia da Prevenção do Câncer Bucal, na unidade móvel que estará em frente ao prédio central da Secretaria, na Avenida Presidente Vargas, das 8h30min às 12h, e das 13h30min às 17h. Na oportunidade, a equipe realizará exames clínicos, detecção de lesões cancerizáveis, encaminhamentos para biópsias quando necessárias e demais orientações sobre saúde bucal.

Espetáculo nativista “Os Mateadores” é atração do Dia do Comerciário 2013

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc realiza, em mais de 50 cidades gaúchas, uma série de eventos alusivos ao Dia do Comerciário. Em Uruguaiana, a homenagem acontece no dia 27 de outubro, com diversas atrações: atividades recreativas e esportivas, orientação ambiental e bucal, mateada, sorteio de brindes e show de encerramento às 20h com “Os Mateadores”, no Parcão (Av. Presidente Vargas, s/n), as atividades iniciam a partir das 16h. A entrada é franca para toda a comunidade. Em caso de chuva, será transferido para o Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa.
“Os Mateadores” possuem uma discografia composta de 18 trabalhos musicais, duas coletâneas dos grandes sucessos e 2 DVDs. Em 28 anos, fizeram da estrada uma fiel companheira e já percorreram grande parte do país sempre levando a música e o estilo fandangueiro, tendo forte atuação nos três estados do sul principalmente, com passagens periódicas nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro, além de apresentações nos países vizinhos do Uruguai e Paraguai. Compõem a banda, os músicos: Humberto Frizzo (Beto), Leandro Ramos (Leleko), Jéferson Costa (Pity), Jader Airton, Clóvis D. da Silva (Molinha), Gilmar da Rosa (Parentte) e Estevão Guedes. Mais informações podem ser obtidas no Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984) pelo telefone (55) 3412-4624.
Dia do Comerciário 2013 - Uruguaiana
Data: 27 de outubro
Horário: 16h às 20h
Local: Parcão (Av. Presidente Vargas, s/n)
Entrada franca
Programação: Atividades recreativas e esportivas, orientação ambiental e bucal, mateada, sorteio de brindes e show de encerramento, às 20h, com “Os Mateadores”.
* Em caso de chuva será transferido para o Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa.

Acidente na Pinheiro Machado deixa dois feridos

Na manhã de sábado, 19/10, um acidente entre uma motocicleta e um carro deixou duas pessoas feridas. A colisão ocorreu na esquina das ruas Marechal Deodoro e Pinheiro Machado, um cruzamento que não é raro ser palco para esse tipo de fato.
A motocicleta, que era tripulada por um casal, trafegava no trecho de mão única da Pinheiro Machado, em direção ao bairro Cabo Luiz Quevedo. Ao chegar na esquina, o carro que transitava pela Rua Marechal Deodoro convergiu no cruzamento, tomando a Pinheiro Machado na contramão, provocando o acidente.
O motociclista sofreu escoriações nos braços e a carona teve fratura exposta e rompimento dos tendões do braço esquerdo; ela permanece internada na Santa Casa de Caridade e aguarda cirurgia. A motorista do carro fugiu do local e somente reapareceu por volta de 14h, na Santa Casa para se informar do estado das vítimas.

Homem ameaça companheira com facão

Na sexta-feira, na Benjamin Constant, no Bairro Santo Antonio, policiais militares prenderam um homem de 57 anos, acusado agredir a companheira e ameaçá-la de morte. Segundo a Polícia, o sujeito amedrontava a companheira com o uso de um facão. O sujeito foi preso em flagrante. 
Outra ocorrência de Maria da Penha foi registrada no bairro Cidade Alegria. O homem de 52 anos também batia e ameaçava a companheira.

Ladrão de bicicleta é preso pela Brigada

Um homem foi preso pela Brigada Militar na última sexta-feira, acusado de cometer o furto de uma bicicleta. O crime foi cometido por volta das 18h, no estacionamento do hipermercado BIG e a sua prisão ocorreu logo em seguida, na Vila Betania. 
O sujeito tem 25 anos e ficará “guardado” por algum tempo, pelo menos é o que a sociedade espera. 
Também na sexta-feira, dois homens foram presos no bairro São Miguel. Eles haviam assaltado um adolescente em via pública. O assalto ocorreu por volta das 21h, na Rua 14 de Julho.

Uruguaianense se envolveu em acidente que resultou em três mortes

O uruguaianense Everton Fagundes Gonçalves, de 40 anos, sendo vinte deles dedicados à estrada, se envolveu num acidente que resultou em três mortes. O fato ocorreu na manhã de sábado, quando ele levava uma carga de madeira usada na fabricação de móveis para a Argentina. Everton estava com a esposa que assim como ele ficou com lesões, mas felizmente resistiu. 
A colisão frontal aconteceu no km 351 da BR-158, que liga Santa Maria a Rosário do Sul, por volta das 10h de sábado Um Celta preto, com placas de Santana do Livramento, colidiu frontalmente com a carreta de Uruguaiana. Todos os passageiros do Celta morreram com a força do impacto da batida.

Acidente grave com ambulância da Barra

Três pessoas ficaram feridas num acidente ocorrido na manhã de ontem, na BR 472, a 10 quilômetros do centro de Uruguaiana. Uma ambulância da Barra do Quaraí, com pacientes que seriam levados para a realização de hemodiálise em Itaqui aquaplanou e bateu em uma árvore. O veículo partiu ao meio e a imagem da ambulância demonstrava a gravidade do acidente que por pouco não terminou em morte. 
O motorista e os dois passageiros, segundo o administrador da Santa Casa de Caridade, Geovane Gravo, não correm risco de morte.

Mulher é espancada até a morte

As ocorrências de homicídio nos finais de semana, em especial aos domingos viraram rotina em Uruguaiana. Há três finais de semana, o município registra assassinatos, porém, neste domingo o crime mudou de endereço, da “esquina da morte”, onde foram registrados dois assassinatos só neste mês de outubro, para a Casa 2, Quadra F, vila Rui Ramos.
Na tarde de domingo 20/10, por volta de 15h, Joel Rodrigues dos Santos espancou a companheira, Rosimeri Quadros Carvalho, 47 anos, até a morte. O homem chegou em casa embriagado e o casal discutiu; Joel passou a agredir a vítima com socos e chutes. A irmã do acusado, Dirce Maria Rodrigues dos Santos, tentou intervir em defesa da cunhada e acabou agredida também.
Rosimeri foi socorrida e levada ao Pronto Socorro da Santa Casa de Caridade por um vizinho, porém, não resistiu e morreu em razão de ferimentos na face e no crânio. O acusado foi preso pela Brigada Militar, na Santa Casa de Caridade enquanto esperava notícias da vítima. 
Joel tem antecedentes por ameaça, lesão corporal, vias de fato, embriaguez ao volante e por Maria da Penha contra outra mulher. Segundo o delegado responsável pela investigação, Marcos Eduardo Pepe, o acusado alegou que a vítima tinha problemas de saúde e que não morreu em razão das agressões que sofreu. “No entanto, a irmã conta outra coisa”, diz.
O acusado foi preso em flagrante por homicídio e lesão corporal e encaminhado à Penitenciária Modulada.
Este foi 16º assassinato registrado em Uruguaiana no ano 2013, o que nos dá uma projeção de 20 homicídios até o término do ano.

Chuva deixa oito mil casas sem energia elétrica na Fronteira Oeste

A chuva da madrugada de segunda-feira 21/10 deixou oito mil residências e estabelecimentos comerciais sem energia elétrica em Uruguaiana, Alegrete, Santana do Livramento e Santiago. Em todo o Estado foram 10 mil pontos sem luz. Uruguaiana registrou ainda problemas de conexão de internet e sinal de telefone móvel. O temporal generalizado teve rajadas de vento de até 121 km/h em Santa Rosa e 93 km/h em Santo Augusto. Houve ainda queda de granizo em alguns municípios e, em Uruguaiana choveu 80 milímetros, mais do que a metade prevista para o mês inteiro. São Borja e São Luiz Gonzaga também registraram um volume de chuva equivalente a metada da previsão para o mês.Segundo o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, uma frente fria com umidade amazônica provoca a virada do tempo no Estado. O deslocamento dessa áera de instabilidade acontece do Sul para o Norte. A queda de granizo, além da grande quantidade de descargas elértricas, pode ser generalizada.O Corpo de Bombeiros de Uruguaiana registrou chamados por alagamento em razão da forte e continua chuva, porém, segundo o comandante da corporação, tenente Valdinei Rosa, o núemro não foi de grande relevância e os prejuízos foram mínimos.

Esposa do vereador Risso ganha cargo de confiança na administração tucana

O vereador Luiz Gilberto de Almeida Risso terá um reforço na sua renda, a partir do próximo mês. Acontece que a esposa de Risso, a senhora Sandra Maria Ledesma Risso é a mais nova funcionária cargo de confiança da Prefeitura de Uruguaiana. O bom relacionamento entre Risso é Luiz Augusto Schneider rendeu o cargo de chefe do setor de informações da Secretaria de Saúde a esposa do presidente do Legislativo.Segundo o secretário de Governo, Fernando Alves, Schneider será amigo de quem não der espaço aos seus inimigos e que diferente de outros, Luiz Gilberto se mostra seu aliado no que diz respeito a futuro de Uruguaiana. Schneider participa de evento em Brasília e na sua volta, segundo Fernando, anunciará novas parcerias. 

NOTA À IMPRENSA – Temporal atinge área de concessão da AES Sul

Vento de 80 km/h e chuva de até 75 milímetros atingem a área de concessão da AES Sul desde a madrugada de hoje, causando danos na rede elétrica de vários municípios e interrompendo o fornecimento de energia. Neste momento há 14 mil clientes sem energia elétrica em Uruguaiana, Santiago, Santana do Livramento, Alegrete, Cachoeira do Sul e Santa Maria. Como o temporal ainda está ocorrendo e a previsão é de chuva o dia todo, a AES Sul não tem como informar em que momento o fornecimento de energia estará normalizado para todos os clientes. As equipes estão trabalhando, mesmo com dificuldade de acesso em alguns locais, para efetuar os consertos dentro do menor tempo possível. No entanto, seguem ingressando ocorrências na empresa, podendo aumentar o número de clientes desligados ao longo do dia. A AES Sul já estava de sobreaviso em virtude da previsão de chuva forte nesta segunda-feira e opera neste momento com um efetivo de mais de 1.000 profissionais no atendimento em campo, inclusive deslocamento equipes de serviços não emergenciais.
Alerta de segurança
A AES Sul faz um alerta importante: ninguém deve se aproximar ou tocar em quaisquer equipamentos da rede elétrica. Não é possível saber se está ou não energizado, correndo risco de acidente grave. Também jamais deve se tentar religar a energia por conta própria. Para qualquer problema com a rede, chame a AES Sul. Central de Relacionamento – 0800 707 7272, nas 24 horas do dia. Para informar falta de energia elétrica use o Torpedo Fácil, enviando um SMS para 28410, informando apenas o código de cliente.

Greve da Guarda Municipal terá definição nesta quarta-feira

Município e guardas municipais, representados respectivamente pela Procuradoria e setor jurídico do Sindicato dos Municipários discutirão nesta quarta-feira, as reivindicações apresentadas pelos guardas municipais e vigilantes como justificativa para a greve reiniciada na quinta-feira. 
Os guardas que já estiveram em greve neste ano, retomaram o movimento, após terem parte das reclamações ignoradas pelo Poder Executivo. Segundo o Simur, a classe quer o imediato pagamento das horas extras trabalhadas no período de 1º a 11 de junho. 
O Prefeito mantém a decisão da não realização de horas extras e a implantação da jornada de oito horas, com duas de i.ntervalo. Em relação a guardas e vigilantes, foi informado pelo Município que o Prefeito mantém a decisão da não realização de horas extras. Luiz Augusto Schneider quer eimplantar a jornada de oito horas, com duas de intervalo. 
Os municipários querem Plano de Carreira e melhores condições de trabalho. Se não houver negociação nesta quarta-feira, a greve seguirá.

Câmara aprova projeto sobre controle de venda de antibióticos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou em caráter conclusivo, proposta que controla a venda de antibióticos. O texto aprovado é o substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 6492/06, da deputada Sandra Rosado (PSB-RN). A matéria seguirá agora para sanção presidencial, exceto se houver recurso para que seja analisada pelo Plenário da Câmara. Na prática, a proposta torna lei as regras para venda de antibióticos já impostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2010: os medicamentos só podem ser vendidos com retenção de receita, obedecendo ao regime de controle sanitário especial.
A relatora, deputada Luiza Erundina (PSB-SP), lembrou os malefícios do abuso de antibióticos, como o alastramento de bactérias resistentes, e destacou que a automedicação tem sido apontada como causa desse processo. “O uso irracional de antimicrobianos tem sido responsável por um número crescente de intoxicações e, principalmente, pelo fenômeno da resistência bacteriana”, afirmou a relatora.

Cartório Eleitoral tem número razoável de eleitores com cadastro biométrico

Um número razoável de eleitores uruguaianenses já efetuou o cadastramento biométrico no Cartório da 57ª Zona Eleitoral, que abrange além de Uruguaiana o município de Barra do Quaraí.
O procedimento ainda não e obrigatório no município, uma vez que ainda não há prazo estipulado, mas o cadastramento está sendo realizado desde março, quando o Cartório recebeu o equipamento de coleta de biometria em função da revisão biométrica da Barra do Quaraí. “Dada a publicização do processo, compareceram também os eleitores uruguaianenses e em número considerável”, diz o chefe do Cartório, João Luiz da Cruz.
Segundo o Cartório, Uruguaiana conta com aproximadamente 90 mil eleitores; desses 5. 362 estão cadastrados no sistema biométrico. Foram 3.628 revisões, 1.198 alistamentos e 536 transferências. “É interessante o cadastramento neste momento, visando a aceleração da coleta para evitar transtornos comuns em finais de prazo”, completa João Luiz.

Radialista chamado de "mamador" adere a farra das diárias

Depois de fazer duras críticas aos colegas de vereança, Egídio Carvalho aderiu ao expediente das diárias. O vereador, conhecido como “Galo”, tem viajado regularmente, justificando a gastança como benéfica à população.
O “Portal da Transparência” da Câmara que, por lei, deveria prestar informações de todos os gastos  de dinheiro público realizados pelos vereadores, está desatualizado e desde o mês de agosto não informa o que é gastos com diárias, sejam pelos nobres Edis, sejam pelos servidores.
No mês de julho, Egídio - qualificado como “mamador” e “canalha” pelo também vereador Marcelo Lemos - ao se manifestar quanto ao comportamento dos correligionários Rafael Alves e Jussara Osório (está sua companheira na bancada tucana e na bancada da Imprensa pelega), disse haver abuso por parte dos colegas,  e agora vale-se dos mesmos métodos de retribuição financeira.
No último ranking das diárias, Egídio estava último lugar, vangloriando-se disso ao falar mal dos pares.

Comunidade tem oportunidade de definir orçamento para 2014

Está disponível para conhecimento da população, na Câmara Municipal de Uruguaiana, o projeto de lei que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício financeiro de 2014. A Comissão de Finanças e Orçamento realizará audiência pública para apresentação das metas estabelecidas no próximo dia 29, terça-feira, às 14h, no plenário do Legislativo. 
A audiência é o momento de manifestação popular, quando a comunidade pode participar da definição dos principais investimentos a serem desenvolvidos pelo município. Através desta lei é feita a previsão dos gastos e das aplicações de receita realizadas pelo gestor público no próximo ano. 
O Legislativo faz um chamamento à comunidade para que compareça e participe desta audiência, que é essencial e definidora das ações prioritárias do governo. A legislação elenca as formas de participação popular na definição do orçamento.

Ambientalistas expõem irregularidades no projeto do aterro

A Comissão de Serviços Municipais da Câmara Municipal recebeu profissionais da área do meio ambiente para explanar sobre o projeto do aterro sanitário. A bióloga Maria Isabel de Oliveira Figueiredo relatou a preocupação com os prejuízos ao meio ambiente, à saúde e à economia que representarão a instalação do aterro em Uruguaiana. 
A profissional apontou irregularidades no estudo realizado para dar base às autorizações que permitem utilizar determinada área desapropriada para implantação do aterro, por sugestão do vereador Marcelo Lemos. Entre as condições inapropriadas expostas estiveram á situação geomórfica do solo, os danos à saúde da comunidade, a poluição de afluentes não presentes nos estudos apresentados, o prejuízo aos proprietários rurais da localidade e o valor exorbitante aos cofres públicos com o investimento. 
Os parlamentares solicitarão nova análise da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) sobre as matérias apresentadas na reunião e providências para regularização do projeto conforme estabelece legislação federal de proteção ao meio ambiente.

Painel - Ed. 2203

Boate Kiss
Aconteceu ontem á tarde em Uruguaiana, mais uma oitiva das vítimas da boate Kiss. Um dos sobreviventes, natural de Uruguaiana e que após o incidente decidiu voltar para a cidade, foi ouvido pela Justiça. 

Cantão
Durante a primeira interiorização do Governo Schneider, o Prefeito visitou as dependências da SAC – Sociedade Amigos do Cantão, balneário que recebe grande público nos finais de semana. O Poder Executivo dará o suporte para aplicar as melhorias necessárias, a fim de preparar o balneário para o veraneio 2013/2014. 

Academia 
A senhora Maílde de Souza, moradora da Vila de São Marcos, em audiência com o prefeito Luiz Augusto Schneider, solicitou a instalação de uma Academia ao Ar Livre para a utilização dos habitantes da localidade. O secretário municipal de Esportes e Lazer, Vicente Majó da Maia, já está encaminhando projeto de aquisição de novos aparelhos de ginástica ao ar livre, para serem instalados em outros locais na área urbana e no interior.

Barragem Sanchuri
Na localidade de São Marcos, o prefeito Luiz Augusto Schneider debateu com grupos de empresários da Barragem Sanchuri sobre melhorias na infraestrutura da localidade e a retomada do Carnaval da Barragem em 2014. A reunião ocorreu durante a interiorização do Governo.

Maturidade Ativa
No gabinete da interiorização, em São Marcos, o prefeito Luiz Augusto Schneider recebeu representantes do Grupo 3ª. Idade, da maturidade ativa da Barragem Sanchuri. O grupo cumprimentou o prefeito Luiz Augusto Schneider pela iniciativa de interiorizar e manter estreito contato com a população.

Cursos Gratuitos
O secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes, informou os cursos que serão ministrados gratuitamente: lapidador de gemas (40 vagas); pedreiro de alvenaria estrutural (20 vagas), pintor de imóveis (20 vagas), operador de computador (18 vagas), montagem e reparação de computador (30 vagas), cuidador de idoso (30 vagas), operador de supermercado (30 vagas), desenhista de produtos gráficos web (18 vagas), operador de retroescavadeira (20 vagas), e auxiliar de recursos humanos (20 vagas). Informações, em horário comercial, na Agência Municipal de Emprego, na Esplanada da Estação. Telefone 3411-9901 ou 3411-8762.

Tênis no antigo Juventude
A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer coloca à disposição dos uruguaianenses sua Escolinha de Tênis "Match Point", nas novas quadras do Juventude Atlético Clube. As inscrições são gratuitas, para crianças de 6 a 14 anos. Aulas nas terças e quintas-feiras das 10h30min até 12h. Faça sua inscrição na sede da Secretaria, no antigo Juventude. Em breve outros horários serão oferecidos.

Maconha 
O homem preso pela Polícia de Paso de los Libres com 97 quilos de maconha é conhecido como “Toco” e está entre os investigados da operação de combate a roubo de cargas. 

Trânsito I 
O Trânsito é um dos assuntos mais sensíveis e que, diuturnamente, afetam o dia a dia da população. Recentemente, foi o estacionamento rotativo quem causou balburdia. A inútil ciclovia continua atrapalhando nossa vida. Os semáforos, em vez de proporcionarem fluidez, causam congestionamentos até fora dos horários de pico. 

Trânsito II 
A falta de critérios na delimitação das áreas de estacionamento nas ruas centrais também inferniza a população. Na Rua Santana, por exemplo, existem 6 espaços contínuos reservados a idosos, e justamente no lado onde o estacionamento é gratuito. Já Rua Duque de Caxias, há uma vaga para deficiente físico diante de uma clínica de fisioterapia que não sequer acessibilidade aos seus pacientes oferece. 

Integração? 
Os brasileiros naturais de outras cidades, mas que moram em Uruguaiana, se quiserem contribuir com a combalida economia da vizinha Paso de Los Libres, devem apresentar algum documento que os vincule à Uruguaiana. Caso contrário, “imigración” neles. A nova exigência está valendo há aproximadamente duas semanas, e mostra como é difícil a convivência com os argentinos que, de harmoniosa e fraterna, está cada vez mais distante. 

Balada Segura 
No sábado, enquanto na “esquina da morte” a bebida, as drogas, as “esquemas”, e até a bala correm soltas, a força policial da cidade fazia tocaia na Ponte Internacional, para aumentar a arrecadação.