segunda-feira, 3 de março de 2014

Brigada Militar apoia efetivo de São Borja durante o Carnaval


O 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF) encaminhou na tarde de ontem, 28/2, 20 policias militares para a cidade de São Borja. 
Os profissionais deverão reforçar o efetivo naquele município em razão do Carnaval. Conforme o capitão Rinaldo Castro, que responde pelo comando do 1º BPAF, o planejamento de ações para o Carnaval é regional e, inclui a ida de policiais lotados em Uruguaiana para São Borja na data do carnaval oficial e a vinda do mesmo número de profissionais para Uruguaiana, nos dias do Carnaval Fora de Época. O Capitão garantiu que nenhuma viatura deixará Uruguaiana nos próximos dias. As viaturas que levaram os policiais para São Borja retornaram ainda na tarde de ontem.
Conforme Castro, o empréstimo destes homens ao município vizinho não prejudicará o policiamento em Uruguaiana. Tanto policiais que atuam nas patrulhas ostensivas quanto policiais lotados nos setores administrativos estão sendo alocados nas ruas. As patrulhas irão dar atenção especial às proximidades de clubes que estarão realizando eventos durante os quatro dias de festa.
Os policias retornam à Uruguaiana no dia quatro. No dia 20 de março, o município deverá receber 20 policiais lotados em São Borja para apoiar as ações nos dias do carnaval de rua daqui.

Polícia Federal prende o último acusado pelo furto na Caixa Federal

O quatro integrante da quadrilha apontada como autora do furto à agência de Uruguaiana da Caixa Econômica Federal, e de mais cinco crimes semelhantes, foi preso na tarde de quarta-feira, 26/2, na região de Londrina (PR). De acordo com a Polícia Federal, a quadrilha é especialista em furtos a agências bancárias e, nos seis crimes que são acusados teria furtado cerca de R$ 600 mil. A investigação comandada pela delegada de polícia federal Ana Gabriela Becker Gomes iniciou após o grupo furtar malotes de agências da Caixa Econômica Federal em Alegrete, em 16 de outubro, e em Uruguaiana, em 17 de outubro de 2013. Há ainda identificação do grupo em tentativas de furtos em outras duas agências da Caixa Federal em São Gabriel e Rosário do Sul, e a uma agência do Sistema de Crédito Coorporativo (SICREDI), também em Rosário do Sul, em 16 de outubro do ano passado.
O homem preso era o último integrante identificado da quadrilha que ainda estava foragido – dois homens foram presos na região de Itajaí (SC) no dia 10 de janeiro e o terceiro foi preso em Jundiaí (SP) na última segunda-feira, 24/2, enquanto cometia outro furto. Ainda conforme a Polícia Federal, o suspeito já havia sido preso e indiciado por crimes semelhantes e há registros de que atua há mais de 15 anos, com ocorrências no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Pernambuco.
Os integrantes do grupo já foram denunciados à Justiça Federal por furto duplamente qualificado e associação criminosa. Análise de vestígio de sangue encontrado no anzol utilizado para “pescar” o malote furtado da Caixa Econômica Federal em Uruguaiana está sendo comparado com material genético de um dos presos. A perícia está sendo realizada na Superintendência da Polícia Federal em Porto Alegre. Um quinto homem que seria integrante do grupo segue sem ser identificado.

POE prende traficante com cocaína, maconha e vários aparelhos eletrônicos

Um homem de 22 anos foi preso por tráfico de drogas no final da tarde de quarta-feira, 26/2, pelo Pelotão de Operações Especiais (POE) da Brigada Militar. Anderson Alves, que tem antecedente por Maria da Penha, foi abordado na Rua Marechal Deodoro, no Morro do Piolho. No momento, ele vendia drogas para um menor de idade.
Anderson tentou fugir dos policiais e acabou caindo e sofrendo algumas escoriações. Ele foi encaminhado ao Pronto Socorro para ser examinado e depois foi apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). O delegado Rodrigo Morale, de plantão naquele momento, lavrou o flagrante por tráfico de drogas e receptação, e encaminhou o homem à Penitenciária Modulada.
Com Anderson os policiais encontraram 27 papelotes de cocaína e, na casa dele, foram encontradas mais 40 buchas de maconha, cerca de R$ 60 e 17 aparelhos celulares, além de dois aparelhos de rádio portátil, quatro relógios e um mp3.
O menor que comprava drogas no momento da abordagem também foi apresentado na Delegacia. Ele foi considerado como testemunha, ouvido e posteriormente liberado.

Brigada impede briga de gangue no João Paulo II


A Brigada Militar prendeu um homem de 20 anos e apreendeu um adolescente de 16 anos na tarde de ontem, 28/2, no Conjunto Habitacional João Paulo II. Os policiais chegaram nos dois depois de uma denúncia anônima de que eles iriam participar de uma briga. Com eles, os policiais encontraram um revólver calibre 22.
De acordo com a Brigada Militar, os dois, Luciano Pereira Gomes e o menor L.I. são integrantes do Bonde das Casinhas, que ‘domina’ a área e iriam enfrentar o Bonde Anjos da Noite. Além da arma, um projétil foi encontrado com o menor, mas há indícios de que eles estavam com uma significativa quantia de munição e que jogaram fora quando avistaram a viatura. Eles tentaram fugir, mas foram pegos pelos policiais.
Supostos integrantes do Bonde Anjos da Noite também foram abordados e revistados pelos policiais, mas com eles nada foi encontrado e todos foram liberados.

Apenados fogem do Instituto Penal

Dois apenados fugiram do Instituto Penal de Uruguaiana (IPU) na manhã de quinta-feira, 27/2, por volta de 11h30min. Luis Fernando Baldez e José Flávio Lima Ferreira estavam em uma das celas da galeria da casa prisional e serraram a grade que dá acesso a um dos pátios do Instituto. Após saírem da cela eles pularam o muro.
De acordo com o chefe da segurança do Instituto Penal, Carlos Roberto Lemos de Souza, naquele momento não havia vigilância no pátio porque nenhum apenado estava fora da cela. Ainda conforme Souza, os presos foram trazidos da Penitenciária Modulada para serem ouvidos em um procedimento administrativo disciplinar (Pad). Ao todo, oito presos aguardavam para ser ouvidos; os dois fujões estavam na mesma cela e, quando os agentes foram buscá-los para a oitiva, constataram que não estavam mais lá. A Brigada Militar foi acionada imediatamente e, ainda na quinta-feira conseguiu capturar um dos apenados, Luiz Fernando Baldez. José Flávio, que é de Dom Pedrito segue sendo procurado.
Durante à tarde os agentes penitenciários realizaram uma vistoria em todas as celas e dormitórios da casa prisional. Durante a ação foram encontrados telefones celulares, baterias e carregadores. Todo o material foi apreendido.
Também na quinta-feira, quatro apenados do Presídio Municipal de Itaqui conseguiram fugir do local, depois de fazer um buraco no muro. Um deles foi capturado.

Conselho de Sentença entende que réu agiu em legítima defesa e o absolve

Mais uma sessão de julgamento pelo Tribunal do Júri foi realizada nesta quinta-feira, 27/2. Desta vez, sentou no banco dos réus, Luiz Flávio Ferreira Assusção, conhecido como “Diek”, de 35 anos. Ele foi acusado de tentar matar Rui Gomes em um bar localizado na Rua Setembrino de Carvalho, em 13 de março de 2010, por volta de 4h.
Conforme a denúncia do Ministério Público, Luiz Flávio e Rui discutiram e, a vítima o ofendeu. Contrariado, ele sacou a arma e atirou conta Rui, lhe acertando na região abdominal e deixou o local. Em novembro de 2011, o réu foi pronunciado por homicídio qualificado por motivo fútil, na forma tentada e pelo delito de disparo de arma de fogo em local habitado.
Em plenário, o Ministério Público foi representado pelo promotor Eduardo Bodanezi Lorenzi, que acaba de chegar à comarca. Lorenzi pediu a condenação do réu por tentativa de homicídio culposa. A defesa foi realizada pelo advogado Francisco Azambuja Barbará, o “Kiko”, que apresentou a tese de legítima defesa. De acordo com Barbará, réu e vítima, que não eram amigos discutiram e a Luiz Flávio teve medo de ser agredido pela vítima, conhecida na cidade como ‘valente’, e acabou efetuando o disparo. O Corpo de Jurados acolheram a tese da defesa e optaram pela absolvição do réu. A sessão foi presidida pelo juiz Ricardo Petry Andrade.

Carnaval automotivo em São Marcos promete

Após a realização de três reuniões, onde não houve consenso quanto a realização do Carnaval de Rua na Barragem Sanchuri, a Prefeitura Municipal decidiu pela suspensão do evento na rua Gabriel Pacheco. Porém haverá festa no Clube União. Questões de infraestrutura e segurança foram causas decisivas para que o evento não fosse realizado. Já em São Marcos, o Carnaval automotivo está garantido. A “junção” popular inicia hoje a meia noite. A reunião será a partir da meia-noite na avenida Francisco Ancinelo. O evento vai de hoje á terça-feira. Na cidade, teremos festas no Comercial, Tênis, Clube A, Tiradentes, Cohab II, Cova da Onça, Orion e Caixeiral, sendo que nestes dois últimos as festas terão casais com como público alvo. Ainda, teremos festa de rua na Marduque, com a passagem do Bloco da Vaca. Mesmo tímido, o carnaval nacional em Uruguaiana promete ser marcado pelo encontro popular de São Marcos que tenta resgatar o sucesso do extinto carnaval da Barragem. 

Repartições Públicas e Bancos so reabrem ao meio dia de quarta-feira

Com o feriado de Carnaval que iniciou nesta sexta-feira, após o expediente, as repartições publicas Municipais (incluindo postos de Saúde) Estaduais e Federais somente irão reabrir para atendimento a população na quarta-feira, após o meio dia. Também o mesmo procedimento será adotado pelas agencias bancárias. Os supermercados funcionam normalmente inclusive neste domingo pela manha e tarde, fechando somente na terça-feira de Carnaval. Os serviços como Energia, Água, Policia e Brigada Militar estarão funcionando em regime de plantão. 
Os Correios retomam atividades somente na quarta-feira. 

Conselho Tutelar fiscalizará bailes infantis

O Conselho Tutelar terá muito trabalho pela frente nos próximos dias. Segundo a conselheira Margarete, as conselheiras fiscalizarão os bailes infantis da cidade e interior, além dos bailes adultos, no intuito de evitar a venda de bebidas para menores. A conselheira explica que todos os clubes foram orientados a não vender álcool aos menores, sendo que ao descumprirem a determinação serão punidos. Em reunião realizada na Promotoria de Justiça, os organizadores das festas informaram que não estariam vendendo bebida alcoólica em bailes infantis, mesmo assim, o Conselho fiscalizará. “Estaremos fiscalizando, pois os pais que acompanham os filhos certamente pressionarão pela venda e ai entra a brecha para o consumo por parte de menores”, finalizou.
A entrada de menores de 18 anos nas festas que ocorrem á noite somente será permitida se o responsável pelo jovem estiver junto. 

Trabalhadores devem ingressar com ações de revisão do FGTS

Quem ainda não encaminhou ação de revisão das perdas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) deve se agilizar. A orientação é dos advogados especializados no tema. A urgência deve ocorrer principalmente depois que o ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), suspendeu na última quarta-feira, 26, o trâmite de todas as ações relativas à correção de saldos de Fundo de Garantia. A decisão alcança ações coletivas e individuais em todas as instâncias das Justiças estadual e federal, inclusive juizados especiais e turmas recursais.
Há mais de 50 mil ações sobre o tema em trâmite no Brasil. Destas, quase 23 mil já tiveram sentença, das quais 22.697 foram favoráveis à Caixa Federal e 57 contrárias. As ações sobre o assunto ganharam volume depois que o Supremo Tribunal Federal definiu, ainda em 2013, que a Taxa Referencial (TR) não pode ser usada como parâmetro para corrigir precatórios, que são dívidas judiciais do governo com a população. O FGTS, para muitos especialistas, se encaixa neste cenário. Em alguns casos, as perdas ultrapassam os 90%

Trabalhadores devem ingressar com ações de revisão do FGTS

Quem ainda não encaminhou ação de revisão das perdas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) deve se agilizar. A orientação é dos advogados especializados no tema. A urgência deve ocorrer principalmente depois que o ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), suspendeu na última quarta-feira, 26, o trâmite de todas as ações relativas à correção de saldos de Fundo de Garantia. A decisão alcança ações coletivas e individuais em todas as instâncias das Justiças estadual e federal, inclusive juizados especiais e turmas recursais.
Há mais de 50 mil ações sobre o tema em trâmite no Brasil. Destas, quase 23 mil já tiveram sentença, das quais 22.697 foram favoráveis à Caixa Federal e 57 contrárias. As ações sobre o assunto ganharam volume depois que o Supremo Tribunal Federal definiu, ainda em 2013, que a Taxa Referencial (TR) não pode ser usada como parâmetro para corrigir precatórios, que são dívidas judiciais do governo com a população. O FGTS, para muitos especialistas, se encaixa neste cenário. Em alguns casos, as perdas ultrapassam os 90%

Inscrições abertas para Serviços de Convivência

O secretário municipal de Ação Social e Habitação, Elton da Rocha, informou que no CRAS Cabo Luiz Quevedo (antiga Azaléia) e no CRAS Bela Vista (antiga Santa Casa), estão abertas inscrições para os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, onde em turno inverso ao da escola, as pessoas desenvolvem atividades pedagógicas e lúdicas. O público alvo são crianças de 6 a 14 anos, e jovens de 15 a 17 anos.

Número expressivo de desaparecidos coloca Uruguaiana em campanha

Nesta quinta-feira (27), 200 mil gaúchos da Fronteira Oeste receberão em seus celulares um convite para engajarem-se na defesa das pessoas desaparecidas. Resultado de uma parceria com a operadora Vivo, esta é mais uma ação da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas Desaparecidas da Assembleia Legislativa do RS. Os torpedos serão enviados para celulares do código de área 55, dos municípios de Uruguaiana, Santana do Livramento e Quaraí. Os municípios foram escolhidos por se tratar de região fronteiriça, onde há significativo número de desaparecimento e propensão ao tráfico de pessoas. “A maioria dos desaparecimentos implica em mobilidade, as pessoas geralmente são localizadas em outras cidades, diferentes de seu domicílio. Formarmos uma rede é fundamental”, argumenta o deputado. 

Resultados apresentados à Câmara superaram a meta prevista

O relatório de avaliação das Metas Fiscais de setembro a dezembro de 2013 foi apresentado à Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal na manhã de quinta-feira, 27/2. A explanação foi feita pelo secretário de Planejamento, Diego Xavier Roque. De acordo com os relatórios apresentados pelo Secretário, os resultados apresentados superaram a meta prevista para este período e as despesas com pessoal e a dívida consolidada líquida, como proporção da Receita Corrente Líquida, encontram-se abaixo dos limites legais.
Também foi destacada a aplicação de 25% para manutenção e desenvolvimento do ensino, totalizaram R$ 48.357.109,86 e, assim, atendendo o limite estabelecido pela Constituição Federal. Da mesma forma, os gastos com saúde que atingiram cerca de R$ 19.000.000,00, correspondendo a aproximadamente 17% da Receita.
Quanto à dívida pública consolidada, foi discriminado o saldo de R$ 128.590.654,90 com: Operações de Crédito R$ 6.113.817,58, Parcelamentos com o INSS R$ 30.300.076,54, Parcelamentos do FGTS 5.735.835,34, Parcelamento da dívida com AES SUL R$ 15.032.399,54, Parcelamento da Dívida com a Barra do Quarai R$ 103.182,58, Provias R$ 1.214.028,74 e precatórios no valor de R$ 70.091.314,58. 

Vicente Majó apresenta projeto durante reunião da Amfro em Manoel Viana


A reunião mensal da Associação de Municípios da Fronteira Oeste (Amfro) foi realizada na última terça-feira, 25/2, na cidade de Manoel Viana e contou com a presença de representantes do Poder Executivo de Alegrete, Barra do Quarai, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quarai, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, São Borja, Sant’Ana do Livramento, São Gabriel, além de Uruguaiana, que integram a associação.
O prefeito Luiz Augusto Fuhrman Schneider não pode comparecer, pois estava em viagem fora do Estado. Ele foi representado pela vice-prefeita, Neraí dos Santos Kaufmann.
O secretário municipal de Esporte e Lazer de Uruguaiana, Vicente Majó da Maia também esteve presente. Maia apresentou o projeto de realização das Olímpiadas da Fronteira Oeste. O projeto estabelecie uma competição inicialmente com quatro modalidades: vôlei, basquete, handebol e futebol. Cidade contra cidade, com revezamento de sede. Na proposta, Uruguaiana seria a sede no primeiro ano e, o Secretário pediu o apoio aos prefeitos dos demais municípios para que o evento seja realizado ainda neste ano, destacando que o esporte vive um grande momento no Brasil, com a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas.
O assunto deverá ser tratado novamente em reunião entre os secretários de Esporte da região, agendada para o dia 28 de março, às 14h em Uruguaiana.
Durante a reunião também houve a posse do novo presidente da Associação. O médico Gil Marques Filho (PDT), prefeito de Itaqui assumiu o cargo e substituirá Erasmo Guterres Silva (PMDB), prefeito de Alegrete, que presidiu a Amfro por dois anos.

Barra do Quarai recebe R$ 350 mil em emendas de três deputados

A Prefeitura da Barra do Quarai deverá receber nos próximos meses R$ 350 mil em emendas parlamentares de três deputados federais. De acordo com o prefeito Iad Sholi (PSB), as emendas são dos deputados José Stédile (PSB), Beto Albuquerque (PSB), cada uma no valor de R$ 100 mil, e do deputado Paulo Pimenta (PT), no valor de R$ 150 mil. 
As verbas foram disponibilizadas depois de articulações do próprio Prefeito e das vereadoras Zulma Rolim (PSB) e Maria das Graças Alves Pavanatto junto à Stédile e do vereador Carlos Alberto da Rosa Filho (PT) junto ao deputado Paulo Pimenta.
Sholi diz que as verbas serão investidas em duas áreas distintas. As emendas de Stédile e Beto Albuquerque serão destinadas à Saúde e a de Paulo Pimenta custeará obras de urbanização. Segundo Iad, os recursos devem ser disponibilizados até maio. “Como é ano eleitoral, deve chegar até maio”, diz ele, destacando a importância das verbas. “Os grandes investimentos em cidades pequenas como Barra do Quarai, infelizmente somente são possíveis através de emendas porque o município não tem recursos próprios para custear tais obras”, conclui.


Clemente é pré-candidato a deputado estadual

O ex-vereador e presidente do Partido dos Trabalhadores em Uruguaiana, José Clemente Corrêa é pré-candidato a deputado estadual. Nas eleições de 2010, o político concorreu ao cargo e fez 14.223 votos. Em 2012, nas eleições municipais, Clemente fez uma boa votação, 1.528 votos, mas não foi eleito porque o Partido, que trazia como candidata à prefeita a coordenadora regional de Educação, Maria de Lourdes D’Ávila, não atingiu o quociente eleitoral. O PT fez 5.298 votos, quando precisava de 6.057.
Clemente é policial militar da reserva, presidente da Associação dos Servidores de Nível Médio da BM, a Abamf e, é um dos políticos mais ativos do município, que não está exercendo um cargo no momento.
A votação que realizou quando candidato a deputado estadual é um dos motivos que o levou a decisão de por seu nome a disposição do Partido para concorrer novamente ao cargo, além da necessidade de ampliar a atuação do PT na região, algo que o político já deixava claro como objetivo quando tomou posse como presidente municipal do partido. Além dele, Uruguaiana já traz outros três pré-candidatos ao cargo; os vereadores Marcelo Lemos (PDT) e Carlos Eduardo Espíndola Alves, o “Dudu do Samba” (PMDB), que poderá ainda concorrer a deputado federal e o deputado Frederico Antunes, que deverá concorrer a reeleição mais uma vez.

Santa Casa receberá R$ 750 mil em recursos federais

O Hospital Santa Casa de Caridade deverá receber R$ 750 mil em recursos através de emendas parlamentares dos deputados Paulo Adalberto Ferreira (PT-RS) e Luís Carlos Heinze (PP-RS). Deste valor, R$ 500 mil vem de emenda do deputado Ferreira e R$ 250 mil, do deputado Heinze.
A verba foi uma articulação do ex-vereador e presidente do PT em Uruguaiana, José Clemente Corrêa, junto a Paulo Ferreira e do ex-vereador Mauro Brum junto a Luís Carlos Heinze. À época das emendas serem protocoladas, em dezembro de 2013, Clemente e Brum se reuniram com o diretor da Santa Casa, administrador Geovane Cravo, a fim de se interarem sobre as principais necessidades do nasocômio e em quais setores há maior urgência para recebimento de recursos. Na tarde de quarta-feira, 26/2, Clemente e Cravo se reuniram novamente, desta vez o Administrador foi informado sobre a necessidade de a Santa Casa realizar um credenciamento para que o recurso seja disponibilizado. Conforme Cravo, o credenciamento já foi feito. 
Geovane Cravo diz ainda que as verbas serão utilizadas para compra de equipamentos, entre eles respiradores para o Pronto Socorro e para a UTI do hospital. 

COLUNA DO MAGRÃO

Tudo armado, e no prazo

Dentro do prazo. Assim está nosso carnaval, este ano até o calendário é fora de época, a quarta de cinzas cairá numa quinta-feira. A maior ameaça para nossos desfiles está no clima. Final de março é época de instabilidade no tempo. Carnaval se resolve da noite para o dia, em carnaval apronta-se o que tem que ser feito dentro do prazo que se tem. Escola de samba que se preza normalmente resolve seus problemas desta maneira. Aliás o nosso carnaval dá demonstrações todos os anos de que as coisas aqui se resolvem sempre no outro dia. O primeiro desfile de uma Escola, por melhor que seja, não garante o primeiro lugar, pois temos a segunda noite. Até hoje, nenhuma escola foi unanimidade, nenhuma escola garantiu a vitória na passarela com apenas um desfile. Esta situação tem garantido a instabilidade de toda e qualquer comissão julgadora que venha avaliar nosso carnaval. Sempre fica a sensação de que o julgador ou dormiu no ponto, ou simpatizou com as cores de alguma Agremiação. As escolas de samba esforçam-se para isso. O desfile nunca está completo na primeira apresentação, e o segundo desfile sempre trás alguma expectativa decorrente de algo novo que não foi mostrado no primeiro desfile, seja um destaque pessoal, seja uma alegoria, ou uma motivação especial que contagie toda a avenida, tipo, um samba com poder de fazer todo mundo cantar, ou uma interpretação capaz de convencer a torcida de que o samba é bom. Por essas coisas, por esses costumes enraizados em nossos barracões e círculos carnavalescos, vamos mantendo o nosso estilo de fazer carnaval. Com isso e por isso, ainda estamos dentro do prazo. 

Continua indefinida a questão dos jurados do carnaval 2014. O homem forte do carnaval foi a São Paulo e Rio de Janeiro, encaminhou o corpo de jurados, porém não se sabe se os convocou ou os contratou. Por aqui ninguém sabe quem é e nem de onde vem, segredinhos que não trazem nada de saudável para a confiança nas coisas do carnaval. Parece estar cada vez mais estabilizado entre a atual cartolagem do carnaval uruguaianense é a marca do nosso jeitinho de ser. Quem vem? Não se sabe. Quantos vem? Não se diz. Quanto custa? Ninguém conta. Mas já está tudo armado.

Município terá mais 20 equipes de Estratégia de Saúde da Família


Nesta quinta-feira, dia 27/02, o prefeito Luiz Augusto Schneider, em audiência com a secretária municipal de Saúde, Saionara Marques Almeida dos Santos, recebeu a Resolução nº. 059/14 – CIB-RS, da Secretaria Estadual de Saúde, informando que a Comissão Intergestores Bipartite-RS, aprovou ad referendum para a Prefeitura de Uruguaiana, a implantação de 20 equipes de ESF – Estratégia de Saúde da Família; 08 equipes de Estratégia de Saúde Bucal – ESB – Módulo I; implantação do NASF II – Núcleo de Apoio a Saúde da Família; e a contratação de 300 Agentes Comunitários de Saúde. Ainda, foi destacado que o Município de Uruguaiana é o único no Estado do Rio Grande do Sul que conta com o Programa Consultório de Rua, devidamente habilitado, efetivamente funcionando e com produção. A secretária Saionara Marques Almeida dos Santos solicitará a contratação de mais três médicos para atuarem no Consultório de Rua. A atual Secretária Estadual da Saúde e presidente da Comissão Intergestores Bipartite-RS é a uruguaianense Sandra Fagundes. O prefeito Luiz Augusto Schneider parabenizou toda equipe da Secretaria Municipal de Saúde que atua em prol do desenvolvimento e implementação de serviços, projetos e ações que dinamizem e ampliem o atendimento ao público e reiterou agradecimento a titular da secretaria estadual de Saúde, Sandra Fagundes, que não mede esforços para ajudar sua terra natal.

Vacinação contra o HPV começa em março

A Secretaria de Estado da Saúde vai oferecer gratuitamente a vacina contra HPV para meninas de 11 a 13 anos. As doses começam a ser aplicadas a partir de 10 de março, nas unidades de saúde. 
A vacina protege contra o papilomavírus humano (HPV), responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo. A doença é a terceira principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil. 
A vacina está disponível em Unidades Básicas de Saúde para todas adolescentes nascidas entre os dias 11 de março de 2000 a 10 de março de 2003. A ação será realizada por meio do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, que incluiu a vacina contra HPV no Calendário Nacional de Vacinação a partir deste ano. 
DOSE – Após a primeira dose, as adolescentes vacinadas devem voltar ao posto de saúde para a 2ª dose depois de seis meses. Cinco anos após a 1ª dose, elas devem retornar ao posto para a 3ª dose, garantindo uma imunização eficaz e duradoura. Em 2015 serão vacinadas meninas de 9 a 11 anos de idade, e a partir de 2016 toda menina a partir dos 9 anos de idade. 
Em Uruguaiana, as serão distribuídas nos postos de saúde e em todas as escolas públicas e privadas. A meta do município é prevenir p Câncer de Colo de Útero em 80% da população alvo - 3.646 meninas. 

Endereço dos postos de saúde 

-Centro de Saúde: Av. Presidente Vargas, 2990 

-Posto 1 : Arnaldo Ribeiro, 1274 ( Rui Ramos) 

-Posto 2 : Borges de Medeiros, 3378 (Mascarenhas de Moraes) 

-Posto 3: Alcides Trein (Cidade Nova) 

-Posto 4: Alexandre Zaquia (Cohab I )

-Posto S : Julio de Castilhos, 1428 (Tarragó) 

-Posto 6: Venâncio Aires, 2618 (São João) 

-Posto 7 : Avenida Rio Uruguai –União das Vilas

-Posto 14 : Promorar II , Quadra 04 ( Tabajara Brites)

-Posto 15: Braz Limonge

-Posto 16: Alceu Wamosys

-Posto 17: José Garibaldi lotes 13 e 14 ( Nova Esperança) 

-Posto 18: José Gomes de Souza S/N (Centro Comunitário do Bairro Profilurb) 

-Posto 19 : João Paulo 11- em frente a praça das 9:00 -12:00

-Postá 20 : Promorar I junto ao CAIC -São Cristovão

80% dos postos de Uruguaiana oferecem profissionais do Mais Médicos

A região da Fronteira Oeste já dispõe do trabalho de 43 profissionais do programa Mais Médicos, destinados ao atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país. Foram contemplados os municípios de Alegrete, Barra do Quarai, Itaqui, Quarai, Rosário do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel, São Borja e Uruguaiana. Os médicos do programa são diplomados fora do país, com nacionalidades cubana, uruguaia, mexicana, argentina, portuguesa e brasileira. No total, já são 449 médicos atuando no Rio Grande do Sul. Uruguaiana possui 19 profissionais pelo Mais Médicos, três cubanos e 16 intercambistas. Os cubanos estão lotados no interior do Município. Segundo a secretaria de Saúde, Saionara Marques, apenas dois postos ainda não tem profissionais pelo programa. 
Conforme previsto em lei, os médicos são selecionados para atuar no programa durante três anos. Nesse período, os profissionais formados no exterior terão registro profissional emitido pelo Ministério da Saúde, que lhes dará o direito de atuar exclusivamente na Atenção Básica das cidades a que forem designados, com acompanhamento de tutores e supervisores. Além disso, todos os profissionais fazem especialização em Atenção Básica, oferecida pela Universidade Aberta do SUS (Una-SUS) na modalidade de educação à distância.

Salários mais justos 

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, anunciou nesta sexta-feira um reajuste salarial de 25% para os profissionais cubanos que trabalham no Brasil por meio do Programa Mais Médicos. A partir de março, eles vão passar a receber US$ 1.245.
O salário dos cubanos, atualmente, consiste em US$ 400, pagos pelo governo brasileiro, e US$ 600, pagos pelo governo cubano e retidos em uma conta no país. O aumento anunciado pela pasta, portanto, é US$ 245, sendo que o valor total, a partir de agora, será pago no Brasil. 
Segundo Chioro, a negociação com a Organização Panamericana de Saúde (Opas) e com o governo cubano para estabelecer o reajuste salarial já estava em andamento quando ele assumiu o comando da pasta, no início do mês de fevereiro. Houve, de acordo com o ministro, uma determinação da presidente Dilma Rousseff para que o valor pago aos profissionais cubanos fosse revisto.

MAIS MÉDICOS – FRONTEIRA OESTE:
Município           População           Mais Médicos
Alegrete            76.644                         4                                      
Barra do Quarai     4.032                          1                                      
Itaqui             37.916                          3                                          
Quarai              22.873                 4
Rosário do Sul       39.503                 1
Santana do Livramento  81.198                 5
São Gabriel           60.478                 1
São Borja                 61.189                 5
Uruguaiana        125.209                19

CAPS AD continua sem receber verbas

O Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas (CAPS AD III) continua sem receber verbas em função do não credenciamento junto ao Ministério da Saúde. Nesta semana, o vereador Irani Coelho questionou o assunto ao prefeito Luiz Augusto Schneider e a secretária de saúde, Saionara Marquez. Ela afirmou que as necessidades serão supridas em breve e que serão instalados novos leitos no Caps e será realizada reforma elétrica nos próximos dias. Ainda, dificuldades enfrentadas por pacientes com problemas vasculares foram questionadas ao Executivo que anunciou que serão amenizadas a partir da reabertura do instituto de cardiologia prevista para, no máximo, 15 dias. 

Roberval está cercado pelo mato

As aulas iniciaram no dia 24 e até a tarde desta sexta-feira,28/2, as calçadas e o pátio da escola Roberval Beheregaray estavam intransitáveis em razão da grande quantidade de pasto.
Nossa reportagem esteve na frente do Educandário e pode constatar o estado lamentável no qual se encontra a limpeza externa. Enquanto no lado de dentro dos muros da Escola, profissionais trabalham na capina e limpeza do pátio, do lado de fora, onde a manutenção é responsabilidade da Prefeitura Municipal, o “matagal” tomava conta.
No local, encontramos a presidente do Círculo de Pais e Mestres da Escola, Fátima Quadros, que lamentou a limpeza interna estar sendo feita somente agora, pois já havia alertado a Diretora sobre a situação. A diretora da escola, Ana Rosa Pinheiro, por sua vez, disse que a capina do lado de dentro iniciou quinta-feira, 27/2, e será finalizada nos próximos dias.
As calçadas da Roberval Beheregaray não são as únicas calçadas da cidade que se encontram nessas condições. Basta andar pelas ruas, inclusive no centro da cidade para constatar a lamentável situação na qual se encontram os logradouros, inclusive na frente de prédios públicos.
Na edição da última terça-feira, o jornal CIDADE destacou a Lei Federal 11.455/2007, que atribui ao município a varrição, capina e poda de árvores em vias e logradouros públicos e outros eventuais serviços pertinentes à limpeza pública urbana.
A lista de reclamações é enorme, em contrapartida, o serviço por parte do órgão responsável é lento demais. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Francisco Roballo, a Lei tem seus desdobramentos e no município o contribuinte é responsável pela limpeza de 2/3 da calçada, restando a Prefeitura a capina do que estiver no meio fio.

Transporte público urbano deixa estudantes sem aula

As aulas começam e com elas problemas comuns de um município que não se importa com as questões do transporte público. Alunos chegam atrasados em função do não cumprimento dos horários e por vezes são impedidos de assistir as aulas. Segundo uma das alunas prejudicadas, o ônibus da linha 1009 nunca cumpre o horário. O ônibus passa às 7h45 no terminal rodoviário e as aulas no Elisa iniciam exatamente neste horário. “Se chegamos cinco minutos depois do sinal ter sido acionado, somos impedidos de assistir aula. Quando questionei a vice-diretora, ela me disse que este não era o problema da escola e que fossemos reclamar para o prefeito”. A diretora da escola Elisa Valls disse que os alunos devem cumprir o horário estabelecido pela escola e que se chegarem atrasados no primeiro período terão que aguardar o sinal para o segundo período para entrar em sala de aula. Se os atrasos se repetirem, os pais serão comunicados. 
O horário dos ônibus são fiscalizados pelos fiscais do terminal que relataram não terem registrado nenhum imprevisto nos últimos dias. 
As mesmas reclamações são feitas pelos acadêmicos da Unipampa. 

Senac Uruguaiana inscreve para cursos de Pós-Graduação

A oferta da pós-graduação presencial foi ampliada para Unidades do Senac que abrangem as cidades de: Erechim, Bagé, Caxias do Sul, Rio Grande, Santa Maria e Uruguaiana. Em Uruguaiana é possível se inscrever para os cursos Gestão de Negócios e Computação na Nuvens. 
O Programa de Pós-graduação do Senac-RS oferece uma rede de descontos, com preços diferenciados para àqueles que trabalham no comércio de bens, serviços e turismo. Além disto, também disponibiliza financiamento total dos cursos, através de convênio com a Caixa Econômica Federal. A dinâmica das especializações da instituição é focada nas demandas do mercado de trabalho e utiliza material didático próprio, recursos multimídia e metodologia voltada àqueles que precisam conciliar estudos e outras atividades. “O diferencial do nosso programa de Pós-Graduação está na proposta pedagógica, que é vocacionada para a prática no contexto de trabalho, permitindo uma estreita relação dos estudantes com as empresas do segmento terciário da economia. 
O programa de pós-graduação do Senac-RS permite o aprofundamento teórico necessário, mas com enfoque em pesquisa aplicada. Nesta dinâmica, tanto o estudante quanto às organizações saem do programa mais fortalecidos”, explica a Gerente de Educação Superior do Senac-RS, Carla Patines.

Lançado o Projeto Ensino da Música nas Escolas Municipais

Nesta sexta-feira, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, o prefeito Luiz Augusto Schneider participou do lançamento do Projeto “Ensino da Música nas Escolas Municipais”, que será implantado nas 29 escolas da rede, beneficiando 3,8 mil alunos. Além do prefeito Schneider, a mesa oficial foi composta pela vice-prefeita, Neraí Santos Kaufmann; o secretário municipal de Educação, Delmar Kaufmann; o diretor da empresa IMPARE – Educação Musical, Ângelo Accorsi; o presidente do Conselho Municipal de Educação, Saulo Menna Barreto Dias; e pelo presidente do Conselho Municipal de Cultura, general José Alberto Leal. Na oportunidade, o Prefeito e o diretor Ângelo Accorisi assinaram o contrato que viabilizará a implantação do projeto. O evento contou com a presença de convidados e de músicos reconhecidos na cidade. Destaca o professor Delmar Kaufmann que este projeto qualificará 480 professores (todos da educação infantil; os educadores dos 1º. aos 5º. anos do ensino fundamental e professores das salas de recurso), com 80 horas de formação. Serão utilizados 16.280 livros, 960 livros do professor, 560 flautas doces e 320 violões. O programa tem duração de 24 meses, sendo custeado com recursos exclusivos do Município, sendo utilizados R$ 63.480,00 em material didático e R$ 345.984,00 em formação de professores, totalizando R$ 409.464,00 em dois anos. Será paga uma parcela de R$ 77.896,00 e 23 parcelas de R$ 14.416,00. Em seu pronunciamento, o prefeito Luiz Augusto Schneider exaltou a iniciativa da Secretaria de Educação em implantar no município este projeto. Através de uma visão moderna sobre as políticas de apoio ao desenvolvimento social, tendo como base a educação, Luiz Augusto Schneider, acredita no projeto de ensino musical nas escolas municipais como vetor para essa construção social. Neste sentido, o Chefe do Executivo Municipal se empenhou para que a implantação do projeto “Ensino de Música nas Escolas Municipais” se concretizasse de forma plena.

Colégio Agrícola Municipal abre inscrições

O secretário municipal de Agricultura, Wilson Dornelles, informou que estão abertas até o dia 13 de março, as inscrições para alunos que desejam ingressar no Colégio Agrícola Municipal Dr. Luiz Martins Bastos. Serão formadas duas turmas, com 30 alunos cada. Uma iniciará o período letivo no mês de março, e a outra, em agosto de 2014. As inscrições devem ser feitas no Centro Administrativo II (antigo Fórum) na rua Santana, das 10h às 17h. O interessado deverá preencher um formulário de inscrição e pagar uma taxa de R$ 10,00. Após, o candidato deverá entregar o formulário e apresentar o boleto pago na Escola Exattus, localizada na rua Domingos de Almeida nº. 1738, ao lado da RBS TV, empresa responsável pelo processo seletivo. 
A prova seletiva será aplicada no dia 15/03, na Escola Exattus, a partir das 8h30min. Informações em horário comercial pelos telefones 3413-6202 (Colégio Agrícola) ou 3413-8753 (Secretaria Municipal de Agricultura). 

Corsários Inversos é atração do Arte Sesc em Uruguaiana

O Arte Sesc – cultura por toda parte promove, através do projeto Teatro a Mil, o espetáculo teatral “Corsários Inversos” na cidade de Uruguaiana. A apresentação acontece nos dias 13 e 14 de março, no Colégio Marista Sant’ana (Rua Bento Martins, 2015). 
Corsários Inversos é um espetáculo teatral sobre três Poetas-Piratas e suas épicas estórias em busca do mais valioso dos tesouros: Os segredos escondidos atrás das palavras. Com duração de 45 minutos, esta mágica viagem é ideal para apresentações em ruas, feiras, recepções e eventos com público itinerante.
Mais informações podem ser obtidas no Sesc Uruguaiana, localizado na Rua Flores da Cunha, 1984, ou pelo telefone (55) 3412-4624. 

SERVIÇO:

Corsários Inversos

  • Data: 13 de março
  • Hora: 15h
  • Data 14 de março
  • Hora: 10h e 15h
  • Local: Colégio Marista Sant’ana (Rua Bento Martins, 2015)

Livros espíritas lideram a lista dos mais lidos em Uruguaiana

Os livros espíritas lideram a lista dos mais lidos em Uruguaiana. Dados repassados pelo secretário de Cultura, Paulo Inda mostram que os leitores que visitam a biblioteca local preferem assuntos relacionados a vidas passadas. O mais requisitado é “O LIVRO DOS ESPÍRITOS”, de ALLAN KARDEC, primeira doutrina espírita publicada. Na sequencia estão “Libertação”, de Chico Xavier e Paulo e Estevão, também de Chico Xavier. Ainda na lista dos mais lidos estão quatro obras da autora Zibia Gasparetto e livros que inspiraram filmes. Confira a lista dos livros mais lidos em Uruguaiana. 

  • “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” - ALLAN KARDEC
  • “LIBERTAÇÃO” - CHICO XAVIER
  • “”PAULO E ESTEVÃO” - CHICO XAVIER
  • “A SENHORA DO JOGO” “ A OUTRA FACE” “UM ESTRANHO NO ESPELHO” “UM CAPRICHO DOS DEUSES” “CONTE-ME SEUS SONHOS” - SIDNEY SHELDON
  • “CREPÚSCULO” “LUA NOVA” “ECLIPSE” “AMANHECER” - STEPHENIE MEYER
  • “COMER, REZAR E AMAR” - ELIZABETH GILBERT
  • “A ESPERA DE UM MILAGRE” - STEPHEN KING
  • “NINGUÉM É DE NINGUÉM” - ZÍBIA GASPARETTO
  • “ONDE ESTÁ TERESA?” - ZÍBIA GASPARETTO
  • “QUANDO A VIDA ESCOLHE” - ZÍBIA GASPARETTO
  • “QUANDO CHEGA A HORA” - ZÍBIA GASPARETTO
  • “SOMBRAS NO HORIZONTE” - DAUNY FRITSCH
  • “A VINGANÇA” “A FARSA” “A TRAIÇÃO” - CHRISTOPHER REICH
  • “QUANDO ELA SE FOI “ “CILADA” “DESAPARECIDO PARA SEMPRE” - HARLAN COBEN
  • “ANIMA” - JOHN DARTON
  • “A GUERRA DOS TRONOS” - GEORGE MARTIN R.R.
  • “MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA” - ARTHUR GOLDEN
  • “A ÚLTIMA MÚSICA” - NICHOLAS SPARKS
  • “SUSSURO” - BECCA FITZPATRICK
  • “FORMATURAS INFERNAIS” - MEG CABOT
  • “SUSHI” “MELANCIA” - MARIAN KEYES
  • “QUEDA DE GIGANTES” - KEN FOLLETT
  • “O CASO DO HOTEL BELTRAN” - AGATHA CHRISTIE
  • “ROMEU E JULIETA” - WILLIAM SHAKESPEARE
  • “O SENHOR DOS ANÉIS” - J.R.R. TOLKIEN
  • “O PRÍNCIPE” - NICOLAU MAQUIAVEL
  • “A DIVINA COMÉDIA” - DANTE ALIGHIERI
  • “DON QUIXOTE” - MIGUEL DE CERVANTES
  • “CEM ANOS DE SOLIDÃO” - GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ
  • “MADEME BOVARY” - GUSTAVE FLAUBERT
  • “O TEMPO E O VENTO” “INCIDENTE EM ANTARES” - ÉRICO VERÍSSIMO




Painel - Ed. 2259

Em foco

Chama a atenção de quem passa pela Rua Antônio Monteiro, um buraco localizado quase na esquina com a Rua Andradas. A preocupação com a situação foi tanta, que os moradores colocaram um pedaço de madeira e um saco plástico, com o objetivo de sinalizar a motoristas, ciclistas e pedestres sobre a existência do referido buraco.

Empregos
A Agência Municipal de Intermediação de Empregos tem vagas disponíveis para diversos áreas e setores. A Agência está localizada na Esplanada da Estação, antiga Estação Férrea.

Colégio Agrícola I
Estão abertas até o próximo dia 13, as inscrições para o Colégio Agrícola Municipal. As inscrições devem ser feitas no Centro Administrativo II (antigo Fórum), das 10h às 17h. O interessado deve preencher um formulário e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 10. Após, deve levar o formulário e o boleto pago na Exattus, empresa responsável pelo processo seletivo.

Colégio Agrícola II
Serão formadas duas turmas de 30 alunos. Uma inicia as aulas em março e outra em agosto deste ano. Para se inscrever é necessário ter concluído o Ensino Médio. Maiores informações estão disponíveis no Colégio Agrícola, pelo 3413 6202 e na secretaria de Agricultura, pelo 3413-8753.

#ChoraCalifa
Pela primeira vez em sua história, um músico foi aos patrocinadores pra saber o que estava acontecendo. Eram sete: três bancos (CEF, BB e Sicredi), uma empresa de petróleo (Ipiranga), uma aérea (Arenhart), uma de transporte (Planalto); e uma de semente, a Brazeiro; não foram suficientes pra cobrir o custo da 37ª Califórnia. Será que a conta da malandragem vai ficar pro Sinuelo do Pago de novo, se é que o CTG ainda tem algo pra lhe ser tirado?

Serviços de Convivência
No CRAS Cabo Luiz Quevedo (antiga Azaléia) e no CRAS Bela Vista (antiga Santa Casa), estão abertas as inscrições para os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, onde em turno inverso ao da escola, alunos desenvolvem atividades pedagógicas e lúdicas. O público alvo são crianças de seis a 14 anos, e jovens de 15 a 17 anos.

Comissão I
A Comissão de Serviços Municipais e Saúde da Câmara é formada por cinco parlamentares; desses, somente o presidente, Irani Fernandes (PP) e Rafael Alves (SDD) participaram da reunião com o prefeito Luiz Augusto Schneider na tarde de quinta-feira, 27/2. Marcelo Lemos estava em viagem. Cadê Risso e Egídio Carvalho?

Comissão II
Na audiência pública realizada para apresentação dos gastos e investimentos do município durante a manhã, a Comissão de Finanças e Orçamento foi Rafael Alves que faltou. E quatro pessoas assistiam a apresentação do secretário Diego Roque. Quanto interesse pelo município!

Café com o Prefeito
Acontece na próxima sexta-feira, 7/2, a segunda edição do Café com o Prefeito, um encontro entre o chefe do Executivo, Luiz Augusto Schneider e os profissionais da imprensa uruguaianense. O encontro mensal ocorre na secretaria de Obras e Serviços Urbanos a partir das 8h.

Vacinação
A partir de 10 de março serão aplicadas Vacinas contra o HPV na rede municipal de saúde. O público alvo da campanha são as adolescentes, do sexo feminino, nascidas entre 1º de janeiro de 2001 e 31 de dezembro de 2003. A vacina será disponibilizada gratuitamente pelo Ministério da Saúde em todo o país.

Novo promotor
A Promotoria da Infância e Juventude de Uruguaiana está sob nova direção. A partir deste mês o novo titular é o promotor Eduardo Bodanezi Lorenzi. Ele é natural de Júlio de Castilhos e atuava em Coronel Bicaco.

Conselhos
Atualmente há 21 conselhos municipais ativados em Uruguaiana, de acordo com a vice-prefeita, Neraí dos Santos Kaufmann. Ainda conforme ela, outros 11 órgãos deverão entrar em funcionamento nas próximas semanas – um contraste com a situação no início da administração de Schneider, quando somente três conselhos estavam ativos.

Cultura
A secretaria de Cultura segue com o projeto de possibilitar a visita da população ao Centro Cultural e à Biblioteca Municipal aos finais de semana. Das 18h às 23h de sábado e domingo estão abertas as duas casas, localizadas na Rua Santana, frente à Praça Barão do Rio Branco.

Sem energia
No dia 5 de março não haverá energia no Foro de Uruguaiana. O corte se dará em virtude de expansão e melhoramento do sistema de distribuição de energia por parte da AES Sul. O diretor do Fórum, juiz Ricardo Andrade, determinou a suspensão dos prazos processuais, bem como do expediente. As medidas urgentes serão tratadas em regime de plantão.