segunda-feira, 4 de abril de 2011

Ed. 1806

  1. Paim recebe manifesto de ciclistas em defesa de mais segurança no trânsito
  2. Assembleia sediará I Fórum da Igualdade
  3. Vereador prestigia formandos da UNOPAR
  4. Ongs da Barra do Quarai encaminham carta ao Governador do Estado
  5. Tarso apoia propostas para tornar o Judiciário mais ágil para os cidadãos
  6. Ordens e desmandos do Rei Momo fanfarrão
  7. Lideranças pedem mais segurança na área da Aduana
  8. CDL Encanta Uruguaiana com a “Toca do Coelho”
  9. Expedição explora belezas e curiosidades da natureza
  10. Cootranscau apresenta seu novo Conselho Administrativo
  11. Placas refletivas também serão obrigatórias para caminhões
  12. Secretário de Infraestrutura e Logística promete obras de qualidade nas rodovias da Serra
  13. Estado quer ampliar consumo de feijão e arroz
  14. Fepagro necessita de contratações
  15. Exportações de suco de laranja ficam em US$ 200,5 milhões em março, diz secex
  16. Centro acadêmico pode propor ACP para estudantes
  17. Provas do Enem serão em outubro
  18. Criado Grupo de Trabalho para planejar a implementação do PAR no Estado
  19. MEC Quer Saber Como Estão os Graduados no Mercado de Trabalho
  20. “Diário de um Banana” lidera bilheterias nos EUA
  21. Bruna Surfistinha, Tropa de Elite e os filmes nacionais que vendem livros
  22. Como guardar e tirar melhor proveito do café
  23. Confira os resultados da Rústica Abertura da Temporada
  24. Uruguaianenses destacam-se em etapa estadual
  25. Recuperação de Gilson no Grêmio
  26. JV...
  27. Irmãos “barra pesada” são presos pela Polícia
  28. Thiago Carrijo já é o novo delegado da Defrec
  29. Consepro e Governo do Estado discutem projeto que reverte bens do tráfico
  30. Valdoino está de volta ao seu aconchego
  31. “Mamãe Ajalla” é levada para Porto Alegre
  32. “Zurra” escapa de tiroteio nas Áreas Verde

Painel

Ulfro
Na última quinta-feira (31), foi realizada, na cidade de Quaraí, durante reunião ordinária da ULFRO – União dos Legisladores da Fronteira Oeste, a eleição para a diretoria da entidade. O vereador Mauro Brum (PMDB), que exercia a presidência na gestão anterior, passou o cargo de presidente ao vereador Celeni Viana, de Alegrete, e assumiu a 1ª vice-presidência, sendo que o ver. André Pinto, de Quaraí, assumiu a 2ª vice-presidência, a verª Aline Coffi, de Itaqui, é a secretária e o vereador Sérgio Moreira, de Santana do Livramento, foi eleito na chapa, como tesoureiro.

Ulfro II
O evento pluripartidário contou com a participação de vereadores de Alegrete, Itaqui, Quaraí, Rosário do Sul, Maçambará, Manoel Viana, São Gabriel e Uruguaiana. A ULFRO é uma entidade que há anos vem congregando os parlamentares de treze municípios da Fronteira Oeste. O ver. Ronnie Mello (PP), presidente do Parlamento Uruguaianense, esteve presente ao evento, juntamente com os vereadores Josefina Soares (PSDB), Gilberto Risso (PMDB) e Mauro Brum (PMDB).


Os Verdes
A Presidente da escola de samba Os Rouxinóis disse que não há previsão para a realização de eleições naquela agremiação e que desconhece das tais dívidas da escola, citadas na pág. 3, da edição do último sábado. Decidida, Marielly Abad afirma também que não tem a intenção de deixar o cargo que ocupa.

Os Verdes II
Marielly Abad foi a anfitriã do coquetel realizado no último sábado, na sede da escola. O evento permitiu que todos aqueles que trabalharam pelo sucesso d’Os Rouxinóis neste ano, assistissem juntos através de um telão, as imagens da passagem dos Verdes pela Avenida. O pessoal do Barracão foi muito homenageado.

Conte
Enquanto Marielly nega sua saída do cargo de presidente, comentários rolam soltos pelos cantos do Palácio. O mais recente diz que Augusto Conte será candidato à presidência ao lado de Custódio Flores. Confirmar que é bom, ninguém confirma nada.

Cova
Enquanto Ilha e Rouxinóis tentam organizar suas casas e pensam nas eleições que se aproximam, a Cova não para de comemorar. Sexta-Feira teve festa na quadra da escola e como sempre, a casa estava cheia.

Luz para todos
O secretário de Obras do Município, Eloy Trojan disse que a colocação de lâmpadas nos novos postes espalhados pela cidade, é de competência e responsabilidade da empresa contratada para tal serviço e que a Prefeitura Municipal deverá ir à Justiça reclamar do serviço.

Concurso do magistério
O prefeito Sanchotene Felice assinou contrato com a FDRH – Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos, para realização de Concurso Público para ingresso no magistério municipal. Num primeiro momento, serão ofertadas 160 vagas em 21 áreas do magistério, com a realização de oito provas diferentes.

Concurso do magistério II
Serão ofertadas vagas para professor de Português, Espanhol, Inglês, Educação Artística, Educação Física, Ciências, Matemática, História e Geografia. Pela primeira vez, haverá concurso também para as seguintes áreas: Ensino Religioso, Técnicas Agrícolas, Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil, Atendimento Educacional Especializado no Ensino Fundamental, Coordenador Pedagógico na Educação Infantil, Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental, Orientador Pedagógico na Educação Infantil, Orientador Pedagógico no Ensino Fundamental, Professor do Sistema Braille e Professor de Libras.

Plano diretor
Na última semana, na sede da secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos, o prefeito Sanchotene presidiu reunião que marcou a retomada dos trabalhos para realização do novo Plano Diretor Municipal. Integram a equipe os secretários municipais Eloy Trojan (Obras) e Valério Echeverria (Meio Ambiente); os arquitetos Carlos Alberto Ferreira do Canto e Alexandre Couto Giorgi; o engenheiro civil Osmar Saldanha; o biólogo Francisco Renato Galvani; o engenheiro-agrônomo Ariel Oyhenard; e o servidor municipal João Anselmo Fan. O prefeito destacou que o Executivo Municipal dará total apoio para elaboração do Plano Diretor, fazendo os investimentos necessários para que o trabalho seja concluído com rapidez, eficiência e elevado nível técnico.

Juntando as peças
Lembram do coice da Zebra? Conversa de barracão diz que o Presidente domador está juntando as peças do quebra-cabeça que tortura ele e sua Diretoria, por um lado, e indigna componentes e torcida por outro, em função dos desfiles OPACOS e PARDOS. Depois do passatempo montado ele fala que irá à luta e tudo estará esclarecido. Dá-lhe Presidente! Rápido que atrás, vem gente.
Raquel e José Carlos Zaccaro

Cova
Enquanto Ilha e Rouxinóis tentam organizar suas casas e pensam nas eleições que se aproximam, a Cova não para de comemorar. Sexta-Feira teve festa na quadra da escola e como sempre, a casa estava cheia.

Além do arco-íris
Imperadores do Sol gostou tanto do Grupo I este ano na avenida que NÃO CONFORMADO com o descenso, esperava que ao deixar suas alegorias na avenida até o ano que vem na passarela do samba, ninguém dar-se-ia conta e sua trupe NÃO amargaria a SEGUNDA DIVISÃO (não é divisão do rateio de 2012 não, viu?). Parece ALÉM DO ARCO-IRIS essa possibilidade.

Terneiros
A organização da Feira de Terneiros da Barra do Quaraí, que se realizará no próximo dia 8 de abril, informa aos produtores que haverá água e feno nas mangueiras, para consumo por parte dos animais que irão à venda.

Inspetoria Veterinária
A Inspetoria Veterinária e Zootécnica de Uruguaiana tem novo titular, Leônidas Ferreira Marques, oriundo de Caçapava do Sul e formado pela PUC/Uruguaiana, que substitui Ana Helena Schenkel, afastada por motivo de aposentadoria.

Aliada
A certificação digital vai ganhar uma entidade voltada ao tema, a Associação Nacional de Autoridades de Certificação Digital. A proposta é assessorar membros de autoridades certificadoras e autoridades de registro credenciadas na ICP-Brasil.

Uruguaiana tem sua primeira Doutora em Direito
Na última quarta-feira, dia 30, Lisianne Pintos Sabedra Ceolin teve sua Tese de Doutorado aprovada com louvor na PUCRS, em Porto Alegre. O trabalho, intitulado “LIBERDADE CIENTÍFICA COMO DIREITO FUNDAMENTAL E DEVER NO SISTEMA CONSTITUCIONAL BRASILEIRO: uma análise no marco do Estado Socioambiental”, foi avaliado por banca composta de cinco professores doutores. Integraram a arguição Ingo Wolfgang Sarlet (presidente e orientador), Carlos Alberto Molinaro (PUCRS), Giovani Agostini Saavedra (PUCRS), José Luis Bolzan de Morais (UNISINOS) e Délton Winter de Carvalho (UNISINOS). O Curso de Doutorado tem duração de 4 anos e foi desenvolvido na Área de Concentração Fundamentos Constitucionais do Direito Público e do Direito Privado.

Maratona
Está a disposição o regulamento da 16ª Meia Maratona Internacional de Uruguaiana no blog (acoru-uruguaiana.blogspot.com) da Acoru. As inscrições já podem ser feitas no site www.portaluruguaiana.com/acoru desde ontem. Faça logo sua inscrição pois ela não depende do pagamento que pode ser feito depois.

Cootranscau apresenta novo Conselho Administrativo

A Cootranscau - Cooperativa dos Transportadores de Cargas de Uruguaiana Ltda., anuncia seus novos Conselhos de Administração, Fiscal e de Ética, presididos pelos senhores Dilson Cesar Brondani Vizzotto, Paulo Ricardo Etcheverria Bittencourt e Alequis Sandro Rocha Carpes respectivamente.
Em onze anos de mercado, a Cootranscau tem uma marca registrada, é referência como Cooperativa de Transporte no MERCOSUL e, principalmente, aprendeu que o sucesso não depende de uma única pessoa, é o fruto do trabalho em conjunto, que é a essência de ser Cooperativa.
A nova composição da diretoria da COOTRANSCAU para os Exercícios Sociais 2011-2013 é a seguinte:

Conselho de Administração
Presidente: Dilson Cesar Brondani Vizzotto
Vice-presidente: Jonas Garay Pinto
Secretaria/tesoureira: Adriana Tellechea Goulart
Conselheiros: Sonia Erlande Marques Martinez e Pedro Scolari Moro

Conselho Fiscal
Coordenador: Paulo Ricardo E. Bittencourt
Conselheiros efetivos: Raimundo Sagrilo e Milton Marasca
Conselheiros suplentes: Jucelito Simone Denardi, Irani Boff e Manoel Vilmar Monteiro Gonçalves

Conselho de Ética
Conselheiro efetivo: Alequis Sandro Rocha Carpes
Conselheiro suplente: Edenilson Lunkes Conti

Mamãe Ajalla é levada para Porto Alegre

Olga Maria Ajalla, companheira do “Cobrinha” e mãe de dois dos presos que cumprem pena na Penitenciária Modulada, foi lavada no domingo para Porto Alegre, onde passou por uma cirurgia médica. Segundo o agente Lovato, que a acompanha neste caso, a mulher sofre de problemas gástricos e após tratamento precisou ser submetida á cirurgia. A presa retorna hoje a Uruguaiana. O agente responsável pela enfermaria esclarece que três de seus presos sofrem de Tuberculose e que este número considerado baixo, levando em consideração a demanda de presos que ocupa o complexo prisional. Hoje, comentários pela cidade davam conta de que haveria um surto da doença na Modulada.

Irmãos barra pesada são presos pela Polícia

A guarnição de serviço do 3º Pelotão de Quaraí, em parceria com a Polícia de Uruguaiana, capturou os irmãos Carlos Alberto Fernandes Santana, 38 anos, vulgo Pretinho e José Antonio Fernandes Santana, 42 anos, vulgo Zé do Teleco. Ambos são naturais e residentes em Uruguaiana, os quais encontravam-se foragidos da Penitenciária Modulada. Pretinho possuía um Mandado de Captura com validade até 10/02/2031 e tem na sua bagagem criminal antecedentes por lesão corporal, homicídio, roubo a pedestre e ameaça, entre outros crimes. Seu irmão possuía Mandado de Captura por tráfico de entorpecentes, vias de fato e fuga de preso.

Thiago Carrijo já é o novo titular da Defrec

O delegado Thiago Carrijo assumiu hoje o comando da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas de Uruguaiana. Waldemar Tassara, que até então respondia pela Defrec passa a integrar agora a equipe da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento. Além de Tassara, os delegados Thiago Albeche, Newton Filho e Gustavo Araes respondem pela DPPA. A 2ª Delegacia de Polícia, assim como a DP da Barra do Quaraí continuam sob responsabilidade do delegado Jader Duarte, euquanto os trabalhos realizados pela 1ª DP e DPCA são de competência do delegado Ramonilson Bezerra.

O caso Acadêmicos: Vídeos revelam como tudo começou

O promotor de Justiça Rodrigo Vieira disse, na última sexta-feira, que a Defesa dos três acadêmicos envolvidos no estupro de uma menina de 13 anos de idade anexou ao processo três vídeos. Nas imagens gravadas por estudantes em frente ao Piquete dos Marques, onde acontecia uma "Festa dos Bixos”, a menina aparece levantando a blusa, mostrando os seios e ingerindo bebida alcoólica. Durante a gravação, uma voz masculina chama a menina de “baranga e vadia”.
O Promotor destaca que fica muito nítido nas imagens que a vítima possui distúrbios mentais e que é menor de idade. Ela está custodiada pelo Cacau - Centro de Atenção a Criança e ao Adolescente de Uruguaiana, onde recebe cuidados especiais. Também paciente do Caps, a menor continua sob acompanhamento médico e está sendo atendida pelo Conselho Tutelar.
Tales, Abelardo e Thiago foram presos em 18 de março, após a menina buscar ajuda da Polícia. Ao término da festa universitária organizada pelos acadêmicos do curso de Veterinária da Unipampa, eles a levaram ao apartamento onde residem, localizado na Rua Domingos de Almeida, próximo ao Calçadão, local no qual todos saciaram sua lascívia submetendo-a, apesar dos nítidos disturbios mentais e da pouca idade, a relações sexuais. Ao serem flagrados pelo delegado Thiago Carrijo, ainda com a cena do crime montada, eles assumiram a autoria.
O pedido de relaxamento de prisão pedido pela Defesa foi negado duas vezes pela Justiça local.