sábado, 12 de agosto de 2017

Uruguaianense joga em casa pela 16º rodada


Hoje, 12/8, é dia da AEU voltar ao Schmitão em busca de mais três prontos frente a sua torcida, pela 16º rodada da Série Prata 2017.
Após 11 rodadas as equipes AEU e SER Alvorada se reencontram para mais uma partida pela Série Prata 2017. No primeiro confronto que ocorreu na região metropolitana, o time da Fronteira Oeste conseguiu uma vitória pelo placar de 9 x 5.
Atualmente a Uruguaianense possui 23 pontos e está uma posição à frente de seu adversário de hoje, e pode chegar a 5º colocação na tabela se conseguir mais uma vitória dentro de casa.
O jogo entre AEU x SER Alvorada acontece hoje, 12/8, às 20h no Ginásio Municipal de Uruguaiana (Schmitão). Com informações da Agência Treszero/Assessoria AEU​.

Celemaster vai representar o RS na 25ª Taça Brasil

Está confirmada a participação da Celemaster na 25ª Taça Brasil de Futsal Feminino - Divisão Especial. A competição será realizada de 25/9 a 1º/10, na cidade de Contagem, em Minas Gerais, e conta com a participação de dez equipes representando nove estados brasileiros.
A Celemaster estará representando o Rio Grande do Sul pela segunda vez na história. Em 2015, como estreantes em nacionais, a equipe ficou em 6º lugar.
Hoje, 12/8, a Celemaster enfrenta o E.C. Cometa, de Rodeio Bonito pela 13ª rodada do futsal estadual. A partida inicia as 18h30, no Ginásio Trento.
 
 

Categorias de base da AEU entram em quadra hoje

No sábado, 12/8, tem Campeonato Estadual Sub-11 e Sub-13. Pela categoria Sub-11, a Associação Esportiva Uruguaianense (AEU), enfrenta o Paulista de Pelotas, a partir das 15h, no Ginásio Municipal de Uruguaiana. Já a categoria Sub-13 da AEU também entra em quadra contra o Paulista de Pelotas, mas a partir das 16h30, no Ginásio Municipal. A entrada para ambos os jogos custa R$ 5.  Na rodada em Pelotas, a Sub-11 perdeu para o Paulista e a Sub-13 empatou.


Boxe uruguaianense terá representantes no ringue hoje

Hoje, 12/8, os uruguaianenses Felipe Camargo, Matheus Brasil e Adriano Adunai estarão representando Uruguaiana em evento de boxe em Mercedes, departamento de Soriano, no Uruguai.
Felipe Camargo, enfrentará o lutador Alexander Dominguez, na categoria de 64 kg. Já Matheus Brasil enfrentará Victor Rodriguez, na categoria de 69 kg. E Adriano Adunai, que venceu o 12º Torneio de Novos Talentos em Canoas, no último domingo, 6/8, lutará com Andres Mila, na categoria de 60 kg. Adunai, substituirá Roger Guterres, que não conseguiu bater o peso de 60 kg. As lutas são amadoras, e os três adversários dos uruguaianenses fazem parte da seleção uruguaia de boxe.
Os lutadores estarão representando a Associação de Boxe Amador e Profissional do Rio Grande do Sul (Abapergs), nos duelos contra os atletas da Comissão Uruguaya de Boxe Amador e Profissional (Cubap), pelo Torneio Mercosul.
O atleta profissional Erenilson Santos, que é baiano, mas atualmente vive em Itajaí (SC), onde treina, fará a luta de fundo do evento. “Sei que irei lutar com um adversário forte. Que está invicto há quatro lutas. Mas tenho bastante experiência dentro do ringue, estou bem treinado e confiante. Tenho certeza que será uma ótima luta”, comentou.
Os treinadores Dione Duzac e Fabiano Camargo acompanharão os lutadores. O evento terá transmissão pelo canal VTV, a partir das 21h.
 
Larissa Vargas

9ª edição do Siepe promove a internacionalização da ciência e do conhecimento


Com a temática “O conhecimento vai além das fronteiras”, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) lança a nona edição do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), que ocorrerá de 21 a 23/11/2017, com Comissão Permanente definida através da Portaria nº 675/2017. Neste ano, quem recebe o evento é o Campus Sant’Ana do Livramento, mas a proposta diferencia-se pela internacionalização, que levará atividades também para Rivera, no Uruguai.
Segundo o reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, a parceria entre a Unipampa e o Uruguai, através da Universidad Tecnológica del Uruguay (UTEC), trará resultados positivos para o evento. “A cooperação entre a UTEC e a Unipampa é para fazermos um Salão realmente internacional de ensino, pesquisa e extensão. Convidamos para submissão trabalhos de graduação e de pós-graduação de ambos os países, com chamada extensiva ao país vizinho (Argentina) e a outros países vinculados ao Mercosul que tenham interesse”, afirma o reitor.
A cada ano, o Siepe busca debater a construção do conhecimento em um movimento cíclico de transformação da realidade regional, nacional e internacional. Nesta edição, são defendidos como pressupostos fundamentais a internacionalização do evento, apostando em atividades paralelas, bem como a institucionalização de três idiomas oficiais para apresentação de trabalhos (português, espanhol e inglês). Para Helvio Rech, responsável pela coordenação geral do evento, essa proposta possibilita “agregar todas as instituições de ensino superior tanto do lado brasileiro, quanto do lado uruguaio”.
As inscrições para ouvintes e avaliadores estão previstas para começar na próxima segunda-feira, 14/8. A partir desse dia, também será possível submeter propostas para oficinas e minicursos. Quem tiver interesse em submeter trabalhos nas modalidades pôster e oral, o prazo inicia na semana seguinte, no dia 21/8. A programação será divulgada em data mais próxima do evento.
Além da fronteira
Para a 9ª Edição do Siepe foram realizadas diversas reuniões com autoridades educacionais do Uruguai, o que instituiu o país como um dos maiores parceiros do evento. Até agora, além da Universidad Tecnológica del Uruguay (UTEC), a Universidad de la República (Udelar) também já firmou parceria com o evento. A colaboração do Uruguai se dará pelo auxílio na comissão científica e na seleção de trabalhos, incentivando seus pesquisadores a participar e trazendo palestrantes externos.
A professora Tanise Brandão Bussmann, membro titular da Comissão Permanente do evento, relata que essa parceria é um diferencial dessa edição. “O Siepe está sendo construído para ter um espaço de diálogo maior entre pesquisadores, algo que é permitido neste momento pelo próprio amadurecimento da Universidade e do próprio evento. Assim, além da construção conjunta entre as diversas instituições dos dois países, também vemos a possibilidade de submissão de trabalhos de pesquisadores”, afirma a Tanise.
As atividades desta edição também sofreram mudanças, pois irão acontecer simultaneamente nos dois países. Essa situação foi facilitada pela geografia próxima de Santana do Livramento e Rivera. Ainda segundo Tanise, “o Uruguai terá condições de abrigar atividades com um público maior, pelos seus teatros e ginásios que são em maior número e têm uma capacidade maior do que os brasileiros, localizados em Santana do Livramento”.
Hospedagem e alimentação
Haverá parcerias para alojamento solidário e também para um espaço de alojamento maior com local a ser definido. A comunidade acadêmica que desejar oferecer alojamento solidário para os participantes poderão cadastrar-se no prazo de 8/8 a 7/9. Já o cadastro para àqueles que necessitarem de alojamento, será de 4/9 a 4/10. A divulgação dos alunos e seus respectivos locais de alojamento será no dia 9/11.
Quanto à alimentação, a Comissão Permanente do evento está mapeando os restaurantes da região, a fim de propor convênios para promover uma alimentação com valor diferenciado para os participantes do Siepe. Com informações do Portal da Unipampa.

Enade: Publicadas novas regras e novos prazos para inscrição


Concluintes habilitados a participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 e estudantes irregulares em edições anteriores podem ser inscritos, pelos coordenadores de curso, até 31/8. Embora o período final do processo de inscrições tenha sido ampliado, as inscrições em lote só estarão disponíveis até as 23h59 (horário oficial de Brasília) do dia 25/8. Após essa data só será possível realizar as inscrições intempestivas individualmente. O período de retificação de enquadramento e inscrições intempestivas e de cadastro dos estudantes concluintes regulares começa na próxima segunda-feira, 14/8.
As alterações, publicadas no Diário Oficial da União de 4/8, trazem novas orientações sobre a obrigatoriedade das instituições de ensino superior informarem os dados acadêmicos de todos os estudantes inscritos. Também passaram por ajustes a obrigatoriedade de justificativa, tanto para a exclusão de estudantes da lista de sugestão de inscrições do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), quanto para a inclusão daqueles não constantes na lista, a ser apresentada pelo coordenador de curso. 

Enade 

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação individual de desempenho do estudante e um questionário do estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no exame os estudantes dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes dos cursos avaliados na edição, bem como estudantes irregulares. No histórico escolar do estudante ficará registrada a situação de regularidade em relação à obrigação de participação do Enade.
Em 2017, o exame vai avaliar os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: arquitetura e urbanismo, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de computação, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia química, engenharia e sistemas de informação; dos cursos que conferem diploma de bacharel e licenciatura nas áreas de ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, filosofia, física, geografia, história, letras-português, matemática e química; dos cursos que conferem diploma de licenciatura nas áreas de artes visuais, educação física, letras-português e espanhol, letras-português e inglês, letras-inglês, música e pedagogia, e dos cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de análise e desenvolvimento de sistemas, gestão da produção industrial, redes de computadores e gestão da tecnologia da informação. Com informações do Portal do MEC.

Plantão

Desaparecimento
Um uruguaianense de 41 anos está desaparecido. Francisco Maximiliano Gomes de Meneses estava em tratamento de saúde na Associação Comunidade Terapêutica Ecumênica de Osório, de onde fugiu. Desde então, a família não tem notícias de seu paradeiro.

Assalto I
Uma jovem foi assaltada na frente do prédio onde mora, na Rua Domingos de Almeida, bairro Centro. Ela teve o telefone celular roubado por dois jovens, que aparentavam ser menores de idade, armados com uma faca.

Assalto II
Um adolescente foi assalto quando voltada da escola, na Rua Venâncio Aires. Ele teve a mochila com cadernos e livros, o telefone celular e o boné roubados. O autor estava em uma bicicleta, armado com um revólver.

Força Tarefa contra o abigeato é homenageada na AL

No período do Grande Expediente desta quinta-feira, 10/8, o líder do Partido Progressista (PP) na Assembleia Legislativa, Sérgio Turra, homenageou os integrantes da Força-tarefa de Combate aos Crimes Rurais e ao Abigeato da Polícia Civil, coordenada pelo delegado Adriano Linhares, titular da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) em Uruguaiana.
Criada em agosto de 2016, o grupo está sediado em Bagé e, atualmente, já prendeu 136 suspeitos e desarticulou 17 quadrilhas especializadas em abigeato. Ao longo de um ano, as ações da FT recuperaram 843 animais, 403 animais foram restituídos para vítimas de abigeato. Houve ainda a apreensão de 53 armas; onze carros roubados/furtados e utilizados por quadrilhas e outros 14 apreendidos por estarem sendo utilizados para crimes no campo; e 13 caminhões, dois quais três eram clonados. Foram mais de 35 toneladas de carne apreendidas.
Durante o seu discurso, Turra lembrou que o abigeato, o furto de sementes, cargas de grãos, agroquímicos, tratores e máquinas são crimes cometidos por bandidos que agem com desenvoltura na zona rural, causando grandes prejuízos aos agricultores em todo o Estado. “Quem saqueia em escala industrial, hoje, são quadrilhas conectadas, com frotas de veículos e armamentos modernos”, disse.
O deputado ressaltou o prejuízo dos produtores que, entre 2015 e 2016, superaram a marca de R$ 70 milhões. “Mas os danos ultrapassam a porteira do campo. Com o abate clandestino e o comércio ilegal de insumos, por óbvio, não recolhem tributos, não é difícil imaginar o que isso representa em termos de evasão de receita fiscal. Recursos que seriam vitais para o bom funcionamento do Estado”, afirmou.
Turra garantiu que com a criação da Força-tarefa de Combate aos Crimes Rurais e ao Abigeato da Polícia Civil os números começaram a mudar. Segundo o deputado, com uma equipe formada por profissionais com experiência em delegacias especializadas como DEFREC e DEIC, o trabalho dos policiais foi bem-sucedido. “As ocorrências tiveram uma queda de vinte e sete por cento entre janeiro e julho deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado”, destacou o líder progressista.
Para o parlamentar, em razão da importância econômica e social do agronegócio, que responde por 46% PIB gaúcho, o Estado precisa manter o trabalho de combate aos crimes agropecuários. “A complexidade do problema exige a dedicação, em tempo integral, de uma delegacia especializada em crimes agropecuários. Por isso, solicitei nesta semana ao secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer, a criação de uma Delegacia Especializada em Crimes Agropecuários, que será a garantia de continuidade do trabalho da força-tarefa”, explicou.
Depois de reforçar a proposta de criação da delegacia especializada em crimes agropecuários, o deputado encerrou o Grande Expediente citando nominalmente os nove policiais civis que atuaram na força-tarefa. “O Estado do Rio Grande do Sul, os produtores rurais, os consumidores urbanos, todos nós, enfim, somos imensamente gratos ao trabalho desses homens e mulheres”, finalizou.
Além de Linhares, foram homenageados os inspetores de polícia Marcelo da Costa Vidal e Patrício Jardim Antunes; os escrivães Márcio Bruno Pereira dos Santos; Flávia Domenech Silva Delabary e Daniel Cardoso Nunes; e os comissários Renato de Paula Cabrera e George Neri Pautes Batista. “Está e uma equipe extremamente capacidade e especializada na investigação destes crimes, que age com precisão, agilidade e qualidade de trabalho”, finaliza o Delegado.

Gabriela Barcellos

Senado aprovou fim da prescrição do estupro

O Plenário do Senado aprovou na quarta-feira, 9/8, em segundo turno, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 64/2016, do senador Jorge Viana (PT-AC), que torna imprescritível o crime de estupro no Brasil. Um dos motivadores da proposta é a dificuldade da vítima em efetuar a denúncia por receio de preconceito, superexposição e sentimento de vergonha – gerando por vezes a prescrição do crime e a impunidade do infrator. Agora, o texto volta à Câmara para análise dos deputados.
O especialista em Direito Penal e professor do Centro Preparatório Jurídico (CPJUR), Leonardo Pantaleão, esclarece as razões que, atualmente, levam à prescrição do crime: “Ocorrem por dois fatores: O decurso do tempo e a inércia do Estado, que perde o direito de efetivar a punição ao indivíduo se ultrapassado o prazo previsto no Código Penal. O tempo para prescrição pode variar, de acordo com a condenação”, explica. Ele esclarece ainda que existe, hoje, somente dois tipos de crimes imprescritíveis no Brasil: o racismo e a atuação de grupos armados contra o estado democrático de direito e a ordem constitucional.
Pantaleão afirma que a mudança é positiva, podendo aumentar significativamente a punição dos infratores para um crime notadamente grave, já que garante a denúncia a qualquer tempo, eliminando o prazo para vitimas comunicarem o abuso à justiça, mas demonstra preocupação com o tipo de mecanismo para se estabelecer a alteração. “Juridicamente, PEC não é um instrumento adequado para isso, pois viola uma garantia individual, prevista em lei. A mudança, para ser legitimada, deveria vir por meio de uma nova assembleia constituinte, uma nova constituição”, explica.
Com informações do CPJUR.

Assalto deixa uma pessoa em estado grave e atirador é preso

Em um trabalho incansável, desde a hora do crime, policiais da Defrec conseguiram capturar Edgar Makey Britez de Lima na manhã de ontem.

Um homem foi baleado durante um assalto na boate Pimenta com Limão, localizada nas proximidades do Porto Seco Rodoviário, antiga Cobec. Vanderlei Ferreira Mendes foi alvejado nas costas. O tiro transfixou o corpo da vítima, que segue internada na Santa Casa de Caridade, em estado grave.
O crime ocorreu durante a madrugada, quando três homens armados e usando toucas ninjas chegaram ao local e anunciaram o assalto. A vítima, que estava sentada, levantou da cadeira, momento em que foi alvejada por um dos bandidos.
Imediatamente, a Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) foi acionada e, sob o comando do delegado Enio Tassi deu início às investigações e buscas pelos suspeitos.
No hospital, policiais civis conversaram com a vítima e com testemunhas do crime. Por meio de fotografia, todos reconheceram Edgar Makey Britez de Lima como sendo o homem que estava armado, e efetuou o disparo.
Ele foi encontrado pelos policiais pouco depois e tentou fugir, mas foi capturado. Makey, que já possui passagens pela polícia era conhecido da população local.
O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e autuado em flagrante pelo delegado Enio Tassi, por tentativa de latrocínio. A Defrec segue em busca dos outros dois bandidos.

Gabriela Barcellos

Federarroz faz campanha para redução de área de arroz no Mercosul

A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) está orientando os produtores de arroz no sentido de reduzir a área de plantio da cultura para este período. A alegação, conforme a entidade, se deve aos atuais problemas de seletividade de crédito e comercialização enfrentados pelos orizicultores e que deverão ocorrer novamente no próximo ano, especialmente pela alta de custos e redução de preços pagos ao produtor não só no Brasil, mas também no Uruguai, no Paraguai e na Argentina. A estimativa da entidade é que para amenizar a situação dos arrozeiros em todo o Mercosul será necessário reduzir ao menos cerca de 250 mil hectares de cultivo.
O presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, afirmou que a entidade está alertando aos produtores de arroz do Brasil e países vizinhos sobre os problemas a serem enfrentados pelo setor no próximo ano mediante apresentação de diagnóstico. “A previsão é de preços não remuneradores no primeiro semestre de 2018 e um segundo semestre tão apertado como o que estamos vivenciando neste ano, em função de expectativa de aumento dos estoques de passagem do Mercosul e mercado internacional relativamente pouco valorizado”, destaca.
A previsão da Federarroz para caso não seja adotada a medida por parte dos produtores é a de que o setor entrará em uma espiral muito negativa, similar aos anos de 2011 e 2012. “O indicativo é que no final da atual safra 2016/2017, sobrou em estoque 1,4 milhão de toneladas no Brasil. Caso a área se mantenha, para o próximo período 2017/2018 deverá sobrar o mesmo volume, podendo resultar em estoque de passagem superior a dois milhões de toneladas, volume extremamente nocivo ao setor produtivo”, enfatiza Dornelles.
A Federarroz aconselha aos produtores que tenham claro e em mente as dificuldades que serão enfrentadas no próximo período comercial, que poderão ser ainda maiores a depender do volume da próxima colheita. Segundo Dornelles, a entidade novamente alerta que agora é o momento de negociar os arrendamentos de arroz, ou mesmo devolver ao proprietário áreas cujo arrendamento for superior a 10% do volume líquido da safra, pois o setor não está tendo a rentabilidade necessária para sequer cobrir os custos de produção. “Muitas coisas somente competem ao produtor, na busca da rentabilidade adequada”, salienta.  
A Federarroz, juntamente com a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), devem convocar um encontro para ouvir da base os principais gargalos na orizicultura gaúcha e brasileira, e a partir deste debate formular proposta para resolver pendências históricas da lavoura criando uma política agrícola específica para o setor. As entidades receberam o apoio do Ministério da Agricultura para a formatação deste plano.
Conforme o diretor jurídico da Federarroz, Anderson Belloli, o objetivo é minimizar problemas enfrentados pelos produtores, como o endividamento do setor, no qual a entidade se propõe a apoiar este pleito dos arrozeiros e que vem sendo capitaneado por parlamentares em Brasília. “Enfrentaremos este assunto apoiando incondicionalmente os deputados federais que se propuseram a levar adiante este assunto”, ressalta.
Entre os pontos destacados para enfrentamento está a alta tributação enfrentada pelo setor arrozeiro, especialmente na energia e combustíveis. “A tributação em cima do setor arrozeiro é muito alta. Temos que enfrentar esta questão como forma de minimizar custos e potencializar a sustentabilidade financeira do produtor, uma vez que é fundamental ao desenvolvimento econômico e social do país”, afirma Belloli.
Com informações da Agroeffective.

Alegrete recebe Circuito Touro Angus Registrado

Alegrete recebe na próxima terça-feira, 15/8, o Circuito Touro Angus Registrado. Trata-se de uma iniciativa da Associação Brasileira de Angus que busca levar informações a produtores de diferentes regiões do país. O evento começa às 19h com palestra do gerente de Fomento da Angus, Mateus Pivato, na sede do Sindicato Rural de Alegrete. Pivato falará sobre o uso de reprodutores marcados como fator de melhoramento genético dos rebanhos e agregação de valor às propriedades. Na ocasião, o consultor técnico de ruminantes da Elanco Saúde Animal, Ulisses Ribeiro, abordará o controle eficiente do carrapato, parasita responsável pelo maior índice de perda na pecuária brasileira.
Segundo a presidente do Núcleo Angus de Alegrete, Ana Luiza Alves, o mercado continua exigente, apesar da crise econômica atual. “Temos de produzir carne de qualidade para o mundo. Os produtores buscam inovações para melhorar os seus rebanhos, e creio que a palestra dará ânimo a eles”, diz, e destaca a necessidade de renovar o público com jovens interessados na pecuária.
O Circuito é um projeto que visa percorrer cidades do Brasil para apresentar aos produtores rurais as características e vantagens do Programa Touro Angus Registrado, que fomenta o uso de gado registrado nos campos brasileiros. O projeto já passou por Rio Grande, Bagé e Santana do Livramento (10/8). Além de Alegrete, o roteiro inclui São Francisco de Assis e São Borja, onde será realizado na quarta-feira, 16/8.
Porque usar Touro Angus Registrado:
– Touro Registrado tem origem genética certa e provém de animais superiores.
– O registro é a certeza que o reprodutor dará origem a um rebanho genuinamente Angus, produzindo descendentes que exprimam tudo aquilo que o investidor e o mercado desejam desse animal.
– Significa que o animal passou pelo crivo do corpo técnico da Associação Brasileira de Angus.
Touro Registrado é sinônimo de novilhos mais valorizados, de animais carniceiros, e de um rebanho uniforme.
– Usar Touro Angus Registrado é o caminho para maior produtividade. Os pecuaristas que alcançam os maiores escores de bonificação no programa Carne Angus Certificada são os mesmos que não abrem mão de usar o Touro Angus Registrado.
– Um touro registrado tem condições de perpetuar sua genética no rebanho. Além de gerar filhos igualmente superiores, pode ter suas qualidades perpetuadas quando o criador retiver as fêmeas como ventres de reposição. Ou seja, o Touro Angus Registrado valoriza o plantel.
Touro registrado já é bom. Touro dupla marca (PP ou CACA) é melhor ainda, pois significa que ele está na faixa dos 30% superiores da sua geração.
– Touro registrado é a garantia de que esse animal atingiu o peso e a circunferência escrotal condizentes com a idade porque ele só recebe o registro com a conferência desses dados. Peso indica capacidade de produção de carne, circunferência escrotal está relacionada à fertilidade e capacidade de cobertura.

Gabriela Barcellos

Agricultura de Precisão: Setor reforça necessidade de dados sobre o uso da ferramenta


Demandas e importância desse sistema de gestão foram debatidas durante audiência pública na Câmara dos Deputados

Uma audiência pública realizada nesta quinta-feira, 10/8, na Câmara dos Deputados, debateu a Agricultura de Precisão como uma forma racional de produzir alimentos com sustentabilidade e competitividade. Promovida pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, a reunião contou com palestras de representantes do setor, assim como da Embrapa e da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). Os principais pontos abordados foram a importância da agricultura de precisão para o desenvolvimento do campo e a necessidade de levantamentos para saber quantos produtores brasileiros utilizam este sistema de gestão de propriedade.
O presidente da Associação Brasileira de Agricultura de Precisão (AsBraP), José Paulo Molin, demonstrou a importância deste tipo de gestão para otimizar o uso de insumos nas lavouras, a qualidade dos produtos, dando como exemplo o café e a cana-de-açúcar, e com isso aumentar a produtividade. “Com a agricultura de precisão melhoramos a qualidade das operações, aumentamos a lucratividade e ao mesmo temo minimizamos o impacto ambiental”, observou.
Molin lembrou que ainda não se sabe o tamanho da agricultura de precisão no Brasil, o que é fundamental. Disse que em 2013 uma empresa de estatística forneceu dados referentes ao Sul, Cerrado e Novo Cerrado, onde foram entrevistados mil agricultores. “Com base nos números fornecidos, chegamos a um índice de que 15% da agricultura brasileira já está envolvida nesse processo”, explicou.
Com base nesse cenário simplista, segundo Molin, algumas demandas são necessárias, como a estruturação da agricultura do país em torno dos novos paradigmas que envolvem a agricultura de precisão, aporte tecnológico e acompanhamento e evolução de levantamentos sistemáticos sobre o tamanho desse setor no campo brasileiro. “Políticas públicas de incentivo a pesquisas científicas também são importantes. Por exemplo, a tecnologia para um GPS é 100% importada, fazendo com que o produtor brasileiro pague por esta ferramenta três vezes mais que o norte-americano”, sinalizou.
Molin defendeu ainda a formação de mão de obra em todo os níveis (técnico, gerencial e operador), assim como ações urgentes para disponibilizar infraestrutura. “Temos que ter conectividade no campo para poder avançar”, alertou.
A Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), esteve presente à audiência, representada pelo seu presidente o engenheiro Marcio Albuquerque, que falou sobre as principais ações que podem estimular a agricultura de precisão, como linhas de fomento para a inovação, formação de pessoal e incentivo à pesquisa. “Ao contrário de outras áreas, a agricultura não pode simplesmente importar tecnologias. Temos que desenvolver tecnologia adequada às condições brasileiras e que, possivelmente, poderá ser exportada para outros países do Hemisfério Sul”, enfatizou.
Albuquerque também reforçou a necessidade de mais dados sobre a utilização de ferramentas da agricultura de precisão no país, uma vez que com base nesta informação será possível alavancar os investimentos no setor. Também mostrou a necessidade de investimentos em assistência técnica e extensão rural nesta área para ajudar quem utiliza as ferramentas. O dirigente elencou ainda uma questão importante que já existe e deve ser mais divulgada que é a linha de financiamento Inovagro, que faz parte do Plano Safra e se destina à compra de equipamentos voltados ao setor.
Albuquerque pediu apoio da Câmara dos Deputados e da Comissão de Agricultura para as duas entidades (AsBraAP e CBAP) que representam o setor, assim como para cursos, eventos e publicações de livros e materiais didáticos na área. Também fez um convite para que a Comissão envie um representante para participar da próxima reunião da AsBraAP, em novembro, para estreitar os diálogos. O último ocorreu na quarta-feira, nove de agosto.
Com informações da Agroeffective.

Projeto Meninos do Samba oferece aulas gratuitas

Créditos: Francisco Leal/JC
Cerca de 30 crianças estão ensaiando na Escola de Samba Unidos da Cova da Onça para formar mestres-salas e porta-bandeiras mirins e juvenis. O projeto é chamado de Meninos do Samba. As aulas ocorrem na sede da escola, que está localizada na rua Bento Martins, nº 1799. As aulas são ofertadas gratuitamente e foram intensificadas em preparação para o Carnaval 2018.
O projeto iniciou em janeiro de 2005, e tem com idealizadores o casal Antônio Marcos Bica Rodrigues (Marimba) e Márcia Cristina Bica Rodrigues. Segundo Marimba, “o objetivo principal é encaminhar as crianças para um caminho do bem, retirando das ruas e da marginalidade e mostrando o valor do samba para elas.  Ajudando na formação, tanto das crianças quanto dos voluntários, como ser humano, por meio de atividades culturais, sociais, desportivas e recreativas, sempre passando algum valor de forma didática e lúdica”, comentou.
O projeto acontece todos os sábados das 14h às 16h na sede social da escola, e é aberto para todas as crianças que queiram participar. Mais informações pelo telefone (55) 99675-9553.

Reunião na Câmara promove debate sobre UTI Pediátrica

Créditos: Larissa Vargas/JN
A títular da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Heili Temp, esteve em nosso município na manhã de ontem, 11/8. Na primeira hora ela cumpriu agenda no Hospital Santa Casa de Caridade, e no final da manhã participou de uma reunião na Câmara de Vereadores, a convite do vereador e presidente da Comissão de Serviços Municipais de Saúde, José Clemente.
O vereador aproveitou a visita de Heili para esclarecer dúvidas a respeito da implantação de uma UTI pediátrica em São Gabriel, quando foi dito que Uruguaiana não teria interesse em fazer parte da parceria com os demais dez municípios que compõem a 10ª CRS. Segundo Clemente, não participamos da reunião como município, porque não houve convite oficial. O presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Tarragó, recebeu comunicação do encontro via WhatsApp.
Sobre o tema, Tarragó disse: “O vereador Vagner Aloy (Maninho), de São Gabriel, entrou em contato comigo e, como o interesse é da saúde, fomos à Santa Casa atrás do administrador Geovane Cravo que, até a semana passada, estava em Buenos Aires defendendo uma tese de doutorado e as demais pessoas da direção não quiseram tomar partido. Então eu, não sabendo a posição de Uruguaiana, não podia me manifestar lá em São Gabriel, mas o vereador não entendeu isso e achou que Uruguaiana não tinha interesse, quando, na verdade, eu não tinha um posicionamento do Hospital”, finalizou.
Procurada pelo Jornal CIDADE, a Câmara de Vereadores de São Gabriel disse que enviou convite a Uruguaiana via e-mail, e tem como provar.

O encontro

No dia 26/7, São Gabriel sediou uma reunião, proposta pela Câmara de Vereadores gabrielense, com a presença de secretários de saúde e vereadores de dez dos onze municípios pertencentes à 10ª CRS. A pauta foi formalizar uma parceria para finalizar o processo de instalação de uma UTI pediátrica na Santa Casa de Caridade daquela cidade.
A unidade pediátrica precisa de 855 mil reais para aquisição de equipamentos e consultoria de implantação do serviço. Desde 2006, quando foi inaugurada, a UTI nunca funcionou e hoje encontra-se com equipamentos ultrapassados e espalhados pelos corredores da Santa Casa.
Durante o encontro ficou acordado que o valor para finalizar a instalação da UTI pediátrica será buscado junto ao governo do Estado e, estando a unidade habilitada a ser credenciada pela 10ª CRS, esta irá subsidiar a UTI mensalmente com recursos dos governos Federal e Estadual.
A proposta da parceria, do vereador de São Gabriel, Vagner Aloy, o Maninho (PSDB), consiste em cada cidade também participar do custeio com doação para a Santa Casa de São Gabriel, proporcional ao número de habitantes dos municípios.
A UTI Pediátrica de São Gabriel será a primeira da 10ª CRS. Existem duas UTIs Neonatais na região, uma em Alegrete e outra em Uruguaiana. A diferença entre as UTIs é que a neonatal atende crianças de até 28 dias de vida, enquanto a Pediátrica atende dos 28 dias aos 14 anos de idade.
Pertencem a 10ª CRS os municípios de Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel e Uruguaiana.

Larissa Vargas

Plano de urbanismo da cidade será tema de livro

O vice-prefeito, Antônio Augusto Brasil Carús (PSD), o secretário de Planejamento Estratégico, arquiteto e urbanista Carlos Prudêncio e o diretor de Cultura, Ricardo Peró, se reuniram na manhã de quinta-feira, 10/8, com o arquiteto e urbanista professor João Farias Rovatti e com o ex-prefeito de Porto Alegre e ex-deputado estadual e federal Raul Pont. 

A visita teve como objetivo colher comprovações que possam servir de subsídios a respeito do plano de urbanismo feito para Uruguaiana no ano de 1944 por Edvaldo Pereira Paiva (urbanista, professor universitário e escritor brasileiro que chefiou e ajudou a elaborar planos diretores e estudos para diversas cidades do país) e Demétrio Ribeiro (formado em engenharia pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro e bacharel em ciências físicas e matemáticas pela Escola Central retornou ao Rio Grande do Sul, onde foi primeiro engenheiro auxiliar das linhas telegráficas e depois engenheiro da estrada de ferro entre Porto Alegre e Uruguaiana). Isso porque Uruguaiana está entre as cidades que farão parte de um livro sobre os planos diretores municipais. 

Na ocasião, Prudêncio, que é um dos autores do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, Rural e Ambiental de Uruguaiana apresentou informações sobre o seu trabalho de diplomação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Ritter dos Reis em 1987, hoje Uniritter, onde tratou o tema Urbanismo em Uruguaiana tendo como base o projeto de 1944.

“ A visita dessas duas pessoas, como o Raul Pont que nos trouxe aqui o João Rovatti é de muita importância para nós. Sei que o professor da UFRGS acompanha há muitos anos a evolução dos planos diretores das cidades gaúchas e se interessou muito por Uruguaiana porque ficou sabendo que aqui em 1944 já tinha havido um Prefeito que iniciou uma espécie de um Plano Diretor”, comentou o Vice-prefeito.

Gabriela Barcellos

Auxiliares pedagógicos fazem reivindicações ao Executivo

Um grupo de auxiliares pedagógicos, amparados pelo Sindicato dos Municipários de Uruguaiana (Simur) e pelo vereador Eric Lins (DEM) procurou o prefeito Ronnie Mello (PP) na manhã de ontem, 11/8, para fazer três reinvindicações.
Os servidores, que atuam na educação infantil, reivindicam o fim dos ‘abusos’ de professores que os deixam sozinhos com as turmas, tanto durante as aulas, quanto no período de férias. Outro ponto é a falta de equipamento de proteção individual (EPI), que os profissionais deveriam ter disponibilizados visto que realizaram a troca de fraldas dos alunos menores.
O grupo chegou à Prefeitura por volta de 11h, disposto a permanecer na frente do Palácio Rio Branco até ser recebido pelo Prefeito, o que não demorou a ocorrer. Em uma época de transparência, Ronnie os recebeu no salão nobre da Prefeitura de portas fechadas, e a equipe de reportagem do Jornal CIDADE foi impedida de registrar o encontro.

Conflito.
A participação do vereador Eric Lins, que instantes antes se reuniu com a direção do Simur, ocorre um dia após o parlamentar solicitar que o prefeito Ronnie Mello revogue a cedência de seis professores à Associação dos Professores e Especialistas de Educação da Rede Municipal de Uruguaiana (Apemu). Juntos, os seis servidores representam R$ 1 milhão aos cofres públicos, mas atuam em prol da entidade privada. Ainda não há posicionamento do Prefeito quanto ao tema.

Gabriela Barcellos

Problemas financeiros: Uruguaiana é o terceiro pior município do Estado

Créditos: Francisco Leal/JC
Um estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) divulgado na quarta-feira, 9/8, mostrou que a condição financeira dos municípios do Rio Grande do Sul voltou a piorar e se refletiu na capacidade de investimento das administrações. Conforme os dados divulgados 78,2% das prefeituras enfrentam situação “difícil” ou “crítica”. Uruguaiana o lugar de terceiro pior município.
Com base em números de 2016, o levantamento examinou o desempenho de 4,5 mil administrações no país, sendo 485 delas no Estado (99% da população). Na edição anterior, 77,8% das avaliadas haviam recebido conceitos C e D. Dessa vez, além do percentual ter aumentado, somente uma prefeitura recebeu nota A: a de São José do Hortêncio, no Vale do Caí. “De maneira geral, as receitas retornaram ao patamar de 2013 no país. Com o Rio Grande do Sul, não foi diferente. Os municípios tiveram grandes dificuldades para se ajustar a essa realidade”, explicou o economista Jonathas Goulart Costa, coordenador de Estudos Econômicos da Firjan.
Mesmo 2016 tendo sido o último ano de mandato dos prefeitos eleitos em 2012, a Firjan detectou problemas no cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) — que impõe uma série de exigências aos gestores. No Rio Grande do Sul, 61 prefeituras desrespeitaram pelo menos uma determinação legal: não deram transparência às contas até a data limite, terminaram o mandato sem deixar recursos em caixa para honrar os compromissos postergados, declararam gastos de pessoal acima do teto e registraram gastos com juros e amortizações acima do permitido. Outro ponto que surpreendeu os pesquisadores foi a baixa taxa de investimentos: apenas 6,8% do orçamento das cidades – o menor percentual desde 2006 – algo incomum quando muitos políticos buscam a reeleição.

O índice
Criado para avaliar o cuidado com os recursos públicos no Brasil a partir de dados da Secretaria do Tesouro Nacional, o IFGF é composto por cinco indicadores: receita própria, gastos com pessoal, investimentos, custo da dívida e liquidez (restos a pagar).
O índice varia de 0 a 1. Quanto maior, melhor a gestão fiscal. A classificação é feita através de conceitos: A - gestão de excelência (0,8 a 1); B: boa gestão (0,6 a 0,8); C: gestão em dificuldade (0,4 a 0,6); D: gestão crítica (0 a 0,4)

Resultados
No Rio Grande do Sul, o índice geral ficou em 0,5251. Os cinco melhores colocados são: José do Hortêncio: 0,8058; Forquetinha: 0,7714; Gramado: 0,7671; Riozinho: 0,7563; e Santa Clara do Sul: 0,7505. Já os cinco piores são: São Pedro das Missões: 0,1154; Mostardas: 0,1989; Uruguaiana: 0,2342; Pinheiro Machado: 0,2389 e Cerro Branco: 0,2459.

Gabriela Barcellos

Agenda

Literatura
Sábado, 12/8, tem oficina literária com Valéria Surreaux, na Biblioteca Pública Municipal de Uruguaiana, a partir das 14h. A entrada é franca. Mais informações na Biblioteca Pública Municipal. Uma nova turma deve ter início das atividades no mês de setembro.

Basquete
No sábado, 12/8, ocorre o Estadual de Basquete Sub-15 e Sub-17, no Ginásio Municipal de Uruguaiana. A equipe LuBa, de Uruguaiana, enfrenta GNU de Porto Alegre, a partir das 9h. A entrada custa R$ 2.

Futsal
No sábado, 12/8, tem estadual série prata de futsal. A Associação Esportiva Uruguaianense (AEU), enfrenta o Ser Alvorada, a partir das 20h no Ginásio Municipal de Uruguaiana. O ingresso antecipado custa R$ 10. Ingressos à venda no Supermercado Baklizi.

Sub-11
No sábado, 12/8, tem campeonato estadual Sub-11. A Associação Esportiva Uruguaianense (AEU), enfrenta o Paulista de Pelotas, a partir das 15h, no Ginásio Municipal de Uruguaiana. A entrada custa R$ 5.

Sub-13
No sábado, 12/8, também tem Campeonato Estadual Sub-13. A Associação Esportiva Uruguaianense (AEU), enfrenta o Paulista de Pelotas, a partir das 16h30, no Ginásio Municipal de Uruguaiana. A entrada custa R$ 5.

Rouxinóis
No sábado, 12/8, às 21h, tem o lançamento do enredo dos verdes, na sede da escola, na Presidente Vargas, 2157. Mesas estão à venda na Loja Kuka Moda Jovem na Duque de caxias, ou com a diretoria. Os ingressos populares custam R$ 5.

Feira
No domingo, 13/8, tem a tradicional feira da comunidade Uruguaianense, das 9h às 13h, na Praça Barão do Rio Branco. A organização é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Uruguaiana.

Artesanato
No domingo, 13/8, também tem a Feira do Artesão, das 9h às 18h, na Praça Barão do Rio Branco. A organização é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Uruguaiana. Interessados em expor os produtos na Feira devem entrar em contato com Simão Almeida através do telefone (55) 9-9666-6665.

Ed. 2816 - Painel



Pagamento

Na quinta-feira, 10/8, o prefeito, Ronnie Mello, assinou o pagamento no valor de R$ 1.412.469,68 para entidades e associações. A assinatura ocorreu na companhia do secretário municipal da fazenda, Valdir Venes e dosecretário adjunto, Francisco Casqueiro. Foram repassados R$ 346.092,94 para a Apemu; R$ 349.783,54 para Afmu; R$ 16.677,20 para o Simur; R$ 11.856,98 para Afpergs. Além de R$ 22.000,00 para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis, e a parcela do 13º do salário do Banrisul no valor de R$ 87.000,82, entre outras associações. 

Aapecan

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer de Uruguaiana (Aapecan) recebeu na quinta-feira, 10/8, a visita dos alunos da Escola Flores da Cunha, juntamente com a professora Anelise Weber Weis. Os alunos e a professora entregaram doações de alimentos, material de higiene e fraldas. 
 

Capo

A Casa de Apoio ao Paciente Oncológico (Capo), estará promovendo um chá beneficente no dia 27/8, a partir das 15h, no Sindicato dos Despachantes Aduaneiros, que fica na Rua dos Andradas, 2024, entre as ruas Santana e Presidente Vargas. Ingressos na Poção Mágica.

Pais
No sábado, 12/8, tem baile de dia dos pais, no Piquete Sentinela da Fronteira, que fica na Cohab II. O baile começa a partir das 20h30. O ingresso individual custa R$ 20 e o cardápio será vaca atolada. O show será com Matheus Pinheiro e Grupo Marca de Baile. Mesas antecipadas podem ser adquiridas pelo telefone (55) 99625-8912, com Júlio César.

CineSesc

No sábado, 12/8, às 16h, ocorre no Sesc a exibição do filme "Lulu nua e crua", do diretor SólveigAnspach. O Sesc fica localizado na rua Flores da Cunha, 1984. Sinopse: Após uma entrevista de emprego malsucedida, Lulu (Karin Viard) decide não voltar para casa, deixando o marido e os filhos à sua espera. Ela não tem nada planejado e se dá alguns dias de liberdade, aproveitando plenamente o que vier em seu caminho. Neste caminho, ela acaba encontrando pessoas que também estão na beira do mundo e alguém que perdeu de vista há muito tempo: ela mesma.

Noite

Acontece no próximo sábado, 12/8, às 20h30, no Lions Clube de Uruguaiana Três Fronteiras (Rua Antônio Monteiro, nº 2950), a “20ª Noite das Massas”. O ingresso custa R$ 50.

Jantar

O Sindicato dos Contabilistas de Uruguaiana estará promovendo um jantar baile. O evento será no próximo sábado, 12/8, às 20h30, no salão de festas da Igreja Luterana do Brasil, que fica na rua Flores da Cunha, 3303. O prato será buffet. O convite individual custa R$ 35. Mais informações pelo telefone 3414-2987.

Baile

O 22º baile do queijo e do vinho já tem data e hora marcada. O evento vai acontecer no sábado, 19/8, às 22h30 na Casa Bento, que fica na rua Bento Martins, 3438. Toda a renda será revertida para o Centro de Equoterapia de Uruguaiana Gal Fidel - Zona Rural. O evento é organizado pelo Rotary Club Uruguaiana Santana Velha. Os ingressos podem ser adquiridos na DimacarMulti-Marcas, 3412-1718.

Festa

No sábado, 12/8, a partir das 23h30, acontece no Tênis Clube Rio Branco, a “festa retrô – dia dos pais”. O segundo lote de ingressos para pista está à venda por R$ 20, na hora da festa a entrada custará R$ 25. Mesas pelo telefone 99616-2260.

Pizza

A cia de teatro “Clan Destinos” estará vendendo pizzas no sábado, 12/8, em prol do
Cena Livre 2017, Festival de Teatro Uruguaianense. As pizzas custam R$ 12 cada, e a venda acontece das 17h até às 20h. Na compra de três pizzas ou mais, o grupo faz a entrega. Mais informações pelo telefone 99698-3207.

Oficina

Estão abertas as inscrições para a Arte na Palavra - Oficina de Criação Literária em Uruguaiana. A oficina de criação literária será com o escritor Braulio Tavares, em Uruguaiana. As inscrições podem ser feitas pelo site www.sesc-rs.com.br/cultura/artedapalavra. As atividades ocorrerão de 25 a 29/9, das 18h30 às 22h30, no Sesc Uruguaiana, que fica na rua Flores da Cunha, 1984. O investimento é de R$ 20. Mais informações pelo telefone: 55 3412 2482.

Dança

As inscrições para o “XVIII São Borja em Dança” vão até o dia 20/8. O evento vai ocorrer no dia 26/8, no auditório da Colégio Sagrado Coração de Jesus, em São Borja. A organização é da delegada regional da Confederação Internacional de Dança (Ciad), Salete Maurer.

Curso
O Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias Informações e Pesquisas do Estado do Rio Grande do Sul (Sescon/RS), estará realizando um curso em Uruguaiana, no dia 17/8. O tema do curso será “A nova terceirização: os impactos para as empresas contratantes e contratadas”. A atividade ocorre das 8h30 às 17h30, no salão de atos da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu), que fica na rua XV de novembro, nº 2167. O inventimento é de R$ 330 para o público em geral. Associados do Sindicur pagam R$ 165, associados Sescon R$ 66 e representantes Sescon R$ 230, desde que estejam em dia com suas contribuições.

Workshop

Na semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e/ou Múltiplas, cujo tema é "Pessoas com Deficiência: Direitos, necessidades e realizações, aAssociação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) convida a comunidade para participar do Workshop em Gestão e Saúde Emocional com renda revertida à instituição. O evento ocorrerá no dia 24/8, das 19h às 21h e os ingressos encontram-se a venda no valor de R$ 30 na sede da Apae.

Escolas de samba?
As empresas de samba posam de assistenciais e filantrópicas, mas há muito tempo carnaval deixou de ser cultura e virou negócio. A novidade deste ano é o esquema engendrado no privado pelo Prefeito, para que os “gurís” entrem na folia e faturem alto com bens públicos como ruas, praças, e até a estação rodoviária. Para esquentar o esquema, pagarão cachê sigiloso às empresas de samba. 

Passamento
 
Faleceu no último domingo, 6/8, em São José dos Campos/SP,  de causas naturais, o coronel médico Raymundo Braga. Chegado a Uruguaiana na década de 70, ainda jovem oficial, Braga aqui ficou por quase 30 anos, com destacada atuação em nossa sociedade. Reconhecido como excepcional ginecologista, o médico ajudou a vir ao mundo muitos uruguaianenses. Além de secretário municipal de Saúde, foi diretor do Hospital da Guarnição, hoje rebaixado a Posto Médico, médico cooperativado da Unimed, e também médico dos hospitais Santa Casa e Santo Antônio. Rotariano e desportista, ele também presidiu o Sá Viana. Braga deixou uma família longa e saudosa, mas partiu com a certeza de ter cumpriu a missão aqui como um cidadão, como uruguaianense, como pai e avô.