terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Corpo de Bombeiros forma 46 novos soldados

Na última quarta-feira, 28/12, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul formou 46 novos soldados. O evento ocorreu na Academia de Bombeiro Militar, em Porto Alegre. Aproximadamente 500 pessoas prestigiaram a solenidade, que também contou com a presença de familiares dos formandos e, entre as autoridades, esteve presente o secretário da Segurança Pública, Cézar Schirmer.
O evento teve apresentação da banda de música da Ajudância Geral da Brigada Militar, e a Guarda de Honra da Academia, composta pelo atual quadro de alunos soldados. Ao longo do evento, foram destacados os alunos com melhor desempenho no curso, e foi homenageada a família do soldado Jeferson Taveira Correa, que tombou em decorrência de ferimentos ocasionados durante serviço na cidade de Santa Vitória do Palmar, em fevereiro deste ano.
Os soldados passaram por um curso técnico preparatório para a carreira de Bombeiro Militar, transcorrido no período entre 25 de maio e 22 de dezembro de 2016 – totalizando 1 375 horas/aula -, com aprofundamento em ensinamentos teóricos e práticos das disciplinas de adaptação ao serviço bombeiro militar; identidade e cultura organizacional do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS); psicologia da emergências e dos desastres; proteção ambiental; prevenção e combate a incêndios; sistema de proteção e defesa civil, e de segurança pública; salvamento em altura, terrestre e aquático; e estágio supervisionado, abrangendo o atendimento de ocorrências como a aplicação da legislação de segurança contra incêndios; entre outras.
Estes novos bombeiros são oriundos do concurso público da Brigada Militar, realizado no ano de 2014 e serão capacitados no Curso de Operador de Viatura, especialidade que permite a condução e operação de caminhões de combate à incêndio, que se estenderá até o início de fevereiro. Após, serão classificados nos Batalhões do CBMRS para prestar serviços à comunidade.
Hoje, 278 alunos soldados estão em processo de formação e treinamento. Destes, 64 realizam o curso na ABM, e os demais estão distribuídos em Centros de Capacitação e Aperfeiçoamento no interior do Estado. A formatura dos próximos soldados está prevista para o dia 2 de julho, Dia Nacional do Bombeiro.
Ainda não há divulgação quanto a lotação dos novos soldados, mas o Corpo de Bombeiros de Uruguaiana espera a designação de alguns deles para a corporação local. Neste final de ano, o quartel chegou a permanecer de portões fechados por conta do déficit de servidores e não liberação de horas extras.

Acidente com três veículos deixa uma pessoa ferida

Gabriela Barcellos

Um acidente de trânsito envolvendo três carros deixou uma pessoa ferida, no final da manhã de sexta-feira, 30/12. O acidente ocorreu na Rua Sete de Setembro, próximo à locadora Odisseia.
A Brigada Militar foi acionada para atender a ocorrência, mas ao chegar no local, a ‘cena’ já havia sido desfeita. De acordo com um dos motoristas contou à polícia que trafegava pela Rua Sete de Setembro, em sentido Norte-Sul, quando naquela esquina, houve a colisão entre um veículo VW Gol e uma motocicleta. Com a colisão, ambos os veículos acabaram acertando sua caminhoneta Saveiro.
Uma pessoa ficou ferida. Martimiliano Rodrigues foi encaminhado ao pronto socorro municipal, mas se recupera bem
Sinal amarelo
Uma moça ficou lesionada depois da colisão entre a motocicleta na qual estava de carona, e um carro, na esquina das ruas General Câmara e Santana. o motorista da moto contou à polícia que há um semáforo no local e que, o passou com o sinal amarelo. Já o motorista do carro, um GM Classic, contou que passou o semáforo com sinal verde.
O fato foi registrado como lesão corporal culposa na direção de veículo automotor.

Brigada Militar forma 166 novos policiais

Gabriela Barcellos

A Brigada Militar formou na quinta-feira, 29/12, 166 policiais militares, alunos da primeira turma do Curso Superior de Técnico em Polícia Ostensiva e de Preservação da Ordem Pública. A solenidade ocorreu na Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre.
Iniciado em maio deste ano, este é o primeiro o curso superior da Brigada Militar e teve carga horária de mais 1, 6mil hora/aula. As atividades se desenvolveram sob coordenação da Academia de Polícia Militar, com programa elaborado pelo departamento de ensino, em consonância com a matriz curricular nacional. A partir de agora, os novos soldados integram as diversas unidades da Brigada Militar.
Entre as autoridades presentes esteve o governador José Ivo Sartori (PMDB), que destacou a importância da formatura para a comunidade. “A conquista não é apenas dos soldados, mas de toda a comunidade. Nossos policiais são exemplo de bravura, coragem e comprometimento com a sociedade”, afirmou. O secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer, destacou que: “Ser brigadiano nos dias de hoje é um ato de coragem, vocação e superação. Os novos soldados que se formam aqui representam a força da Brigada Militar no combate ao crime, pois enquanto não enfrentarmos as raízes da criminalidade, o esforço da polícia militar será diário”.
Em nome dos formandos, o aluno que conquistou primeiro lugar no Curso Básico de Formação Policial Militar fez uso da palavra. Para Fernando Fischer, a formatura é um momento gratificante, pois marca uma nova etapa para os formandos. “Independente de como está o Estado, estamos aqui para proteger e defender a comunidade. Nos dedicamos muito para chegar a este momento e estamos felizes em servir ao Rio Grande do Sul”, afirmou.

PM de Uruguaiana é presa depois de ir trabalhar bêbada

Gabriela Barcellos
Uma soldado da Brigada Militar lotada em Uruguaiana, mas cedida para a Operação Golfinho, em Capão da Canoa, foi presa em flagrante no domingo, 1/1, depois de se apresentar para trabalhar completamente bêbada.
Aline de Freitas Adornes se apresentou para trabalhar com a farda molhada e atitudes impróprias. Conforme o boletim de ocorrência lavrado na Brigada Militar, ela estava com visíveis sinais de embriaguez, apresentando hálito alcoólico, inquieta e com a bermuda da farda molhada). Aline foi submetida ao teste do bafômetro, que comprovou a embriaguez.
A policial foi detida de acordo com o artigo 202 do Código Penal Militar, e encaminhada ao Batalhão de Operações Especiais (BOE), em Porto Alegre. Ela teve arma e munição apreendidas, além de ter sido solicitado o acompanhamento de um advogado.
O Comando da BM do Litoral Norte instaurou ontem, 2/1, um inquérito policial militar para apurar a conduta da soldado.

Brigada Militar atendeu a mais de três mil ocorrências em 2016

Gabriela Barcellos

Ao longo de 2016, a Brigada Militar em Uruguaiana apreendeu 41 armas, sendo 31 de fogo e dez armas brancas. Os números são do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira. Ao todo, o quartel atendeu a 3 574 ocorrências.
O maior número de ocorrências atendidas foi de Maria da Penha. Foram 371 registros. Logo depois vem as ocorrências de inspeção de local, com 355 ocorrências. Logo em seguida, vem as ocorrências de furto qualificado. Foram 241 registros. Depois vem as ocorrências de roubo, com 225 registros e, logo atrás acidentes de trânsito com lesão, cujo registro é de 219 ocorrências.
Foram atendidas ainda 123 ocorrências de lesão corporal, e 111 de orientação de partes. Logo atrás vem as ocorrências envolvendo entorpecentes, um total de 102 incluindo uso, posse e tráfico. Foram 98 ocorrências de furto simples e 96 cumprimentos de mandado e, 95 atendimentos a ocorrências de ameaça.
Logo depois vem os acidentes de trânsito que registraram somente danos materiais. Foram 90 ocorrências. Houve registro ainda de 65 ocorrências de vias de fato e 41 apreensões de armas, sendo 31 de fogo e dez armas brancas.

Cemitério é alvo permanente de ladrões

Nem os mortos têm sossego em sua última morada. No dia 30/12 quem foi até o cemitério municipal Nossa Senhora de Santa Ana, se deparou com uma cena resultante de uma tentativa de furto de uma estátua de bronze pertencente a um mausoléu. Feio é roubar e não conseguir carregar, e os larápios deixaram a pesáda estátua entre os túmulos.
A segurança do prédios públicos é responsábilidade da Guarda Civil Municipal - GCM, que destaca apenas um guarda para cobrir a extensa área que compreende o Cemitério. As GCM foram criada para guarda dos prédios públicos, mas o que se vê é a guarda “pagando de poícia”, realizando o trabalho de competência da Brigada Militar enquanto os ladrões se esbaldam nos prédios públicos, como o cemitério, as escolas municipais, os postos de saúde e as praças.

Funcionários da Santa Casa decidem manter a greve

Em assembleia realizada no dia 27/12/16, os servidores da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana optaram por unanimidade em manter a greve até a administração da entidade pagar todos os salários atrasados. Além disso, decidiram também bloquear a principal via de acesso à instituição por períodos curtos durante o dia em sinal de protesto.
Na reunião entre o SindiSaúde e a administração da Santa Casa ficou decidido que o hospital deve entrar com uma nova ação de bloqueio imediato das contas do Estado. O valor a ser recebido por meio do sequestro de conta do Estado deve chegar a R$ 2,4 milhões. Em conjunto, uma ação do sindicato contra a Santa Casa deve ser ajuizada no dia 9 de janeiro.
Os funcionários da Santa Casa ainda continuam com os salários atrasados, faltando duas folhas de pagamentos, décimo terceiro salário e férias pendentes para serem pagas. Contudo, ainda há esperança. Segundo o secretário-geral do Sindisaúde, Rogério de Moraes, “há uma expectativa que o retorno financeiro do Poder Legislativo – de mais ou menos 1 milhão e 400 mil reais - seja repassado para o pagamento do 13o dos servidores do hospital”, comenta Moraes.

Rafael é o primeiro bebê de 2017 em Uruguaiana

Gabriela Barcellos

O primeiro bebê de 2017 em Uruguaiana nasceu no Hospital da Santa Casa de Caridade, às 8h58min deste domingo, 1/1. Filho do policial civil Carlos Alexandre Lemos, 36 anos e da professora universitária Anali Matergani Ferreira, 39 anos, o pequeno Rafael veio ao mundo com 4kg e 52 centímetros após um parto por cesariana. Anali começou a sentir o aumento nas contrações após o réveillon. Durante a madrugada aumentaram e no início da manhã teve que ser levada ao hospital.
Nascida em Uruguaiana e registrada em Quaraí, a Professora voltou a morar na terra natal em 2010 como integrante do quadro de docentes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O marido, Carlos Alexandre, quase na mesma época, passou no concurso para a Polícia Civil e, tão logo se formou foi designado para trabalhar na fronteira. Atualmente atua na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) em Uruguaiana. Rafael é o primeiro filho do casal.
A médica Rita Evaldt, ginecologista e obstetra, foi a responsável pelo parto. Anali agradece a todos profissionais envolvidos durante o atendimento prestado pelo hospital. “Apesar de todos os problemas, sentimos o exemplo de profissionalismo e dedicação de todos que estiveram ao nosso lado durante o parto”, disse a mãe.
Tanto Anali quanto Rafael deverão receber alta ainda hoje, 3/1.

UPAs 24 horas poderão entrar em funcionamento ainda este ano

O Ministério da Saúde anunciou uma série de medidas que flexibilizam as formas de custeio das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas) em todo o Brasil. Os gestores poderão definir e escolher a capacidade de atendimento das unidades a partir de oito opções de funcionamento e capacidade operacional. Para o ministro da Saúde, Ricardo Barros, “a flexibilização foi a melhor solução encontrada, em conjunto com os estados e municípios, para que as UPAs comecem a funcionar. Nos próximos meses, teremos unidades novas atendendo a na urgência e emergência. São unidades que ainda não estavam funcionando porque o gestor local não tinha capacidade e agora vai contar com nosso apoio”, enfatiza Barros. Atualmente, estão em funcionamento no país 520 unidades, mas outras 165 estão concluídas e sem funcionar, e 275, em fase de obras.
Rio Grande do Sul
No Estado, dez UPAs estão concluídas e sem funcionar – como é o caso de Uruguaiana - e 16 estão em fase de obras. Hoje, o estado conta somente com 20 UPAs em funcionamento. A expectativa é que, com as novas regras, todas as unidades que estão prontas ou em fase de finalização comecem a atender em curto espaço de tempo, ampliando para 46 o número de unidades no estado.
Outra mudança é que o custeio repassado mensalmente pelo Ministério não será mais por tipologia de porte e sim, vinculado à quantidade de profissionais em atendimento. Segundo as novas regras, as unidades devem efetivamente começar a funcionar em até 90 dias após a conclusão das obras.
Entre as novidades, também está o compartilhamento e uso de equipamentos de apoio e diagnóstico da rede de saúde local, promovendo a integração das unidades. Haverá novas rotinas de monitoramento do Ministério da Saúde, que vai verificar a implantação de itens relativos à qualidade de assistência à saúde, à gestão da unidade e aos quantitativos mínimos mensais de produção assistencial, que serão realizadas pelas unidades. Essas práticas deverão ser comprovadas pelos gestores de cada região.
“Essa é uma oportunidade para que o gestor possa definir como será o atendimento realizado pela UPA. Nós vamos repassar o recurso federal proporcionalmente ao que ele optar”, completou o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Francisco Figueiredo.
Objetivos das UPAs
Prestar atendimento qualificado aos pacientes que estão em situação de urgência e emergência e oferecer os primeiros socorros nos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial de cada caso. Desta forma, é possível encaminhar o paciente de forma referenciada aos serviços hospitalares de maior complexidade especializados. Hoje, 97% dos atendimentos realizados nas UPAs têm resolução.
Modalidades
Com a nova portaria, os gestores terão oito opções de funcionamento e capacidade operacional, recebendo proporcionalmente do Ministério da Saúde valores de acordo com cada uma dessas opções. Dessa forma, a UPA deverá ter, no mínimo, dois médicos profissionais atuando, e realizando 2.250 atendimentos médicos por mês. Nesse caso, o valor de incentivo financeiro para custeio da UPA será de R$ 50 mil mensais e o valor de incentivo financeiro para qualificação será de R$ 35 mil.
Quanto à unidade que terá o maior número de médicos atuando - no caso nove profissionais - e realizando no mínimo 13.500 atendimentos médicos por mês, serão recebidos R$ 250 mil referente ao valor de incentivo financeiro e outros R$ 250 mil para incentivo financeiro de qualificação.
Vale salientar que as novas medidas poderão viabilizar a abertura da UPA de Uruguaiana.

Prefeito reeleito e vereadores são empossados na Barra do Quaraí

Gabriela Barcellos

O prefeito reeleito de Barra do Quaraí, Iad Choli (PSB), tomou posse no domingo, 1/1, em cerimônia na Câmara de Vereadores. A posse foi dada pelo novo presidente do Parlamento Barrense, vereador Richard de Souza (PT).
Iad agradeceu a confiança depositada pela comunidade em seu primeiro mandato, e de seus compromissos à frente da cidade para mais quatro anos. “Tenho a certeza de que desempenharei este novo mandato como fiz na gestão anterior, com responsabilidade, buscando priorizar nossos serviços que são fundamentais para o atendimento de nossa comunidade, trabalhando com seriedade, transparência, e muito zelo”, disse. Logo após a posse de Iad, que fazer o juramento por mais quatro ano, foi empossada a vice-prefeita, Nely Simionato, que está em seu primeiro mandato.

Vereadores
Tão logo tomou posse, o novo presidente da Câmara deu posse aos demais vereadores. Foram empossados: Carlos Alberto da Rosa Filho (PT), Fernando Balbuena da Silveira (PTB), Luis Fernando Alonso (PT), Nivaldo Antunes Medeiros (PTB), Valdemar Alves (PT), Zulma Rolim Simionato (PSB), ​Idélcio Pillar Rodrigues (PDT) e Rogério Blanco Neto (PTB).
Além de Richard, a Mesa Diretora da Casa é formada por Idélcio Pillar, como vice-presidente e Rogério Blanco Neto como secretário.

Vereadores tomam posse


Gabriela Barcellos

Os onze vereadores eleitos em dois de outubro tomaram posse no último domingo, 1/1 e, nesta segunda-feira, o Poder Legislativo já estava sob nova direção.
Pouco antes da cerimônia de posse e tomada de juramento propriamente dita, uma reunião elegeu a nova Mesa Diretora da Casa.
O novo presidente é o vereador José Fernando Tarragó (PSD), que na sequencia tomou posse e deu posse aos colegas. Foram empossados, Elton Vinicius Nícolas da Rocha (PP), Eric Lins Grilo (DEM), Irani Coelho Fernandes (PP), José Clemente da Silva Correa (PSDB), Josefina Soares Bruggemann (PP), Rafael da Silva Alves (PMDB), Suzana Cardoso Alves (PRB), Vagner Domingues Garcia (PSDB), Vilson José Brites Borges (PMDB) e Zulma Rodrigues Ancinello (PRB).
Os 11 parlamentares firmaram compromisso prometendo guardar a Lei Orgânica do Município e desempenhar com lealdade e dedicação o mandato que foi confiado pelo povo de Uruguaiana através do Juramento.
Mesa Diretora
Além de Fernando Tarragó, a Mesa Diretora para o ano de 2017 é composta pelo vereador reeleito Rafael Alves, que a exemplo de 2016, ficou com a cadeira de vice-presidente; 1ª Secretária, vereadora Josefina Soares; 2ª Secretária, vereadora Zulma Ancinello e 3º Secretário, vereador Clemente Corrêa. “O Poder Legislativo é o mais importante das instituições democráticas. Nele estão representados todos os segmentos da sociedade e é aqui que acontece o livre debate das ideias, a busca de soluções ao aperfeiçoamento da sociedade, a defesa de liberdade e as mudanças de rumo para o futuro”, declarou Tarragó.

Ronnie e Carús tomam posse


Gabriela Barcellos

O domingo foi marcado pela posse do novo prefeito e do novo vice-prefeito de Uruguaiana, Ronnie Peterson Colpo Mello (PP) e Antônio Augusto Brasil Carús (PSD), respectivamente.
O primeiro ato foi a posse e a tomada de juramento, na Câmara de Vereadores, às 20h. Os dois foram empossados pelo presidente do Legislativo em 2017, vereador Fernando Tarragó (PSD). Logo depois ocorreu a cerimonia de transferência de cargo, onde Ronnie recebeu o cargo de prefeito, até então ocupado por Luiz Augusto Schneider (PSDB).
Em seu discurso, Ronnie já anunciou dez medidas que, já a partir de ontem, 2/1, estão sendo colocadas em prática. O Prefeito anunciou a criação de uma comissão especial para 1) analisar e revisar minuciosamente todos os contratos firmados pelo município, principalmente os que envolvem valores elevados; 2) auditar completamente a folha de pagamento; 3) auditar municiosamente a dívida pública municipal; 4) realizar o levantamento de toda a frota de veículos; 5) buscar dados sobre os bens móveis e imóveis que são de domínio público, que pertencem ao município e/ou que estejam sob sua guarda; 6) estudar os benefícios fiscais que estejam em andamento e, também, se há alguma solicitação de benefício em andamento; 7) avaliar todas as desapropriações que ocorreram nos últimos anos – o que foi pago, o que ainda resta ser quitado e se há mesmo o caráter de necessidade pública nas referidas apropriações; 8) realizar estudo técnico sobre quem são os maiores devedores do município, como funciona a cobrança de quem deve aos cofres públicos e o que poder público faz para que esses recursos sejam efetivamente cobrados; 9) levantamento de todas as ações judiciais, tanto as que o município é réu, quanto as que é autor e ainda análise completa de como funciona a defesa do Executivo Municipal e de que forma a Progem age em seus procedimentos; 10) revisão geral de todos os imóveis alugados pelo Executivo, sob o foco da necessidade e economicidade.
Desde a campanha eleitoral, Ronnie e Carús mostram uma sintonia apurada e prometem trabalhar duro em prol das necessidades do município. Eles assumem a Prefeitura com um sucinto, mas objetivo plano de governo, e com ‘esperancas’ – ainda que sem tirar os pés do chão – de solucionar algumas das principais dificuldades.
A missão, será árdua, depois de doze anos de governo tucano, que conduziram Uruguaiana a bancarrota.

Painel Ed.2704

Arte Sesc – Cultura por toda a parte

Em 2016, Uruguaiana e municípios da abrangência foram contemplados com 240 ações culturais promovidas pelo projeto Arte Sesc – Cultura por toda parte. Entre as atividades realizadas estão espetáculos de teatro, música e dança, sessões gratuitas de cinema, oficinas, exposições e ações literárias. Ao todo, a Unidade recebeu dez exposições, 22 palestras formativas do projeto Sesc Mais Leitura e duas oficinas artísticas. Além disso, promoveu 36 sessões de cinema gratuitas para crianças de escolas públicas e 69 sessões para comunidade em geral. Foram 63 sessões de Hora do Conto, nove apresentações de teatro exclusivas para escolas públicas pelo projeto Teatro a Mil, cinco espetáculos de teatro para o público em geral.

Parabéns

Mauro Reichembach, que junto com Flávia, brindou Uruguaiana com duas beldades, fez aniversário ontem. Feliz cumpleãnos, Mauro!!!

Parabéns II

Já amanhã é dia do também médico, José Francisco Fagundes Valls. Parabéns, “pantico”!!!

Caged
O Rio Grande do Sul foi o estado que mais gerou empregos formais no mês de novembro, apontam dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) anunciados no dia 29. No mês, as empresas do estado contrataram 80.447 trabalhadores e dispensaram 79.256, com um saldo positivo de 1.191 vagas (crescimento de 0,05% em relação a outubro). Foi o segundo mês seguido de saldo positivo. Em outubro, o estado já havia registrado 2.386 mais contratações do que demissões.

Varejo
O comércio varejista liderou os indicadores, com o maior número de novos postos de trabalho em todo o país. Foi registrado saldo positivo de 4 224 contratações, o que supera em 10% o resultado registrado no mesmo período de 2015. O levantamento foi feito pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL/RS), com base nos dados do Caged.

Online I
Sócios da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) terão desconto emm transferências online. Resultado de um trabalho complexo de qualificação tecnológica, a digitalização dos processos reduziu os processos internos da Associação e, consequentemente, os seus custos. Com menos despesas, será possível repassar ao associado um desconto de 10% nas transferências feitas através da área restrita, no site da ABCCC.

Online II
Entretanto, é necessário que a entidade já tenha recebido o termo de responsabilidade com firma reconhecida em cartório, tornando o usuário apto a fazer uso dos serviços via internet. Depois de efetivado o processo, outra facilidade: O criador não precisará mais enviar o documento atestando a transferência. Após a confirmação na área restrita, a ABCCC irá emitir um certificado de propriedade e enviá-lo ao comprador do animal.

Divisão
Outra mudança se refere à transferência com reserva de domínio. Como incentivo à realização de transferências com essa distinção, a ABCCC irá dividir o custo do serviço entre o vendedor e o comprador. No processo, o vendedor deverá pagar 50% da transferência no ato e o comprador recebe o certificado com a especificação da reserva de domínio. Os 50% restantes serão pagos pelo comprador, somente quando o vendedor der a baixa na reserva, confirmando a quitação da negociação. A partir de então, a ABCCC irá emitir e enviar ao comprador um novo certificado de propriedade, sem a restrição da reserva.

OAB
A Ordem dos Advogados do Brasil seccional RS está disponibilizando a todos os advogados a possibilidade do pagamento de suas anuidades de 2017 por meio do cartão de crédito, além do tradicional boleto bancário e débito em conta. O novo método traz mais facilidade e praticidade ao advogado. Entre as principais vantagens está a opção de pagamento com valor reduzido até 15 de janeiro, em até duas parcelas, ou o parcelamento em até 12 vezes, no valor integral. Todas as opções são válidas para as categorias A, B, C e D. O pagamento com desconto por meio de boleto é somente em uma parcela.

Novatos
Dos 166 policiais militares que se formaram na última semana, quatro deverão vir para Uruguaiana. Os novos PMs são naturais daqui.

Marketing
Enquanto os vereadores estavam de férias, o procurador do Estado Eric Lins usava as folgas entre um processo e outro, para trabalhar no Projeto de Lei 001/17, da nova Legislatura, que institui, no âmbito do Sistema de Ensino do Município, as diretrizes do “Programa Escola sem Partido”. Marketing “tá dominado”.

PAC
Já está disponível, no site da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), o novo informativo sobre a quarta pesagem oficial da Prova de Avaliação a Campo (PAC), com já com os resultados. Organizada pela ABHB em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, a Prova 2016/2017 reúne nesta edição 16 touros Hereford e 18 touros Braford.

Keuler está preso

A equipe de investigação da 2ª Delegacia de Polícia Civil localizou, no interior do município da Barra do Quaraí, Keuler Rodrigues, suspeito dos homicídios de Luiz Carlos Concolatto Júnior e Igor Gonçalves, ocorridos em dezembro de 2016. Com apoio da Brigada Militar, ele foi capturado na manhã desta terça-feira, 3/12.

Em coletiva, Ronnie Mello expõe a verdadeira situação da prefeitura

Na tarde de hoje, 3/1, o prefeito Ronnie Mello (PP) rebateu informações de seu antecessor, Luiz Schneider, de que deixava a prefeitura com R$ 15 milhões em caixa. 
Segundo Mello, Schneider “esqueceu” de informar que:
  • a maior parte são recursos vinculados, comprometidos com despesas orçamentárias específicas;
  • mais de um milhão de reais estão bloqueados pela justiça para pagamento do 13º salário dos servidores;
  • os prédios municipais estão sem água e telefone;
  • não há combustível sequer para as ambulâncias;
  • dos recursos livres, apenas R$ 300 mil estão disponíveis para contas imediatas que superam um milhão de reais.
Mais informações na edição desta quinta-feira, do CIDADE, o seu jornal.