quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Ed. 2820 - Descredenciamento em massa: Médicos ameaçam deixar Ipergs

Veja aqui a edição digital
  1. A busca insana de receitas
  2. Apae
  3. Teatro
  4. Histórias
  5. Falta de água
  6. Nativismo
  7. Diocese
  8. Cultura
  9. Workshop
  10. Curso
  11. CAM
  12. Oficina
  13. CineSesc
  14. Semana
  15. Assembleia reúne médicos credenciados no Ipergs em Uruguaiana
  16. Escolas de futebol, tênis e basquete estão com inscrições abertas
  17. Definidas as datas e horários dos desfiles da Semana da Pátria
  18. Defrec tira três traficantes das ruas
  19. BM prende dois após assalto em Quaraí
  20. Morador é encontrado morto no Cabo Luiz Quevedo
  21. Pão Recheado
  22. Creme de Tapioca com Milho
  23. Isis Valverde posa em clima de romance com o namorado
  24. Alexandre Frota tem perfil no Twitter suspenso
  25. Malhação
  26. Novo Mundo
  27. Pega Pega
  28. A Força do Querer Thaila Ayala recebe elogios com foto de lingerie em oficina

Dublê morre em acidente no set de Deadpool 2

Uma dublê morreu no set de Deadpool 2, em Vancouver, na última segunda, 14/8, enquanto filmava uma cena envolvendo uma moto na cidade canadense.
Segundo o jornal CTV City News Vancouver, a mulher, cujo nome não foi divulgado pelas autoridades, perdeu controle da moto enquanto filmava a acrobacia e se chocou com a janela do piso térreo de um prédio que ficava nos arredores do set.
Uma ambulância carregou a vítima para leva-la ao hospital, mas o veículo de emergência permaneceu no local por 45 minutos antes de sair com os faróis e as sirenes desligados. A polícia de Vancouver anunciou logo depois que a dublê morreu imediatamente após o acidente.
“A polícia de Vancouver pode confirmar que uma dublê morreu no set de Deadpool durante uma acrobacia em uma motocicleta”, disse a polícia em uma declaração, acrescentando que o incidente estava sendo investigado ao lado da organização WorkSafeBC.
Acredita-se que a vítima é a dublê da atriz Zazie Beetz (Atlanta), que interpreta Dominó em Deadpool 2, previsto para 2018. De acordo com a Entertainment Weekly, a dublê estava vestindo a mesma roupa e dirigindo a mesma Ducati em que Zazie foi fotografada alguns dias atrás.
A morte no set de Deadpool 2 aconteceu um mês após um dublê ter morrido em um acidente no set de The Walking Dead em Atlanta, nos Estados Unidos. A produção da oitava temporada da série foi suspensa temporariamente após a morte de John Bernecker, após ele cair de uma varanda de seis metros de altura diretamente no chão de concreto.


Shonda Rhimes assina contrato com Netflix

Shonda Rhimes, a mente por trás de dramas televisivos bem-sucedidos como Scandal, Grey’s Anatomy e How to Get Away With Murder, fará a transição da TV para o streaming após assinar um contrato com a Netflix.
A parceria, que surpreendeu a indústria, foi anunciada no último domingo, 13/8. Shonda vai trazer a grande produtora dela, a Shondaland, para a Netflix, sendo que ela e a parceira dela, Betsy Beers, vão supervisionar uma nova série e outros projetos. A Netflix não divulgou os termos financeiros do acordo.
“A mudança de Shondaland para a Netflix é o resultado de um plano compartilhado que [o chefe de conteúdo da Netflix] Ted Sarandos e eu construímos baseados em minha visão para mim mesma como uma contadora de histórias e para a evolução da minha empresa”, Shonda disse em um comunicado. “Ted dá um novo espaço, livre e sem medos, para criadores na Netflix. Ele entendeu o que eu estava procurando – a oportunidade de construir um novo e vibrante lar para roteiristas com uma liberdade de criação única e alcance mundial instantâneo proporcionado pelo senso de inovação singular da Netflix. O futuro da Shondaland na Netflix tem infinitas possibilidades.”
O acordo também vai permitir que Shonda trabalhe em um formato diferente do mundo mais estruturado da televisão. “Estou animada com a ideia de um mundo em que eu não fique presa à labuta necessária à televisão aberta”, Shonda disse ao Wall Street Journal.
O contrato da Netflix encerra os 12 anos de Shonda no canal ABC, que tiveram início em 2005, quando a rede estreou a série Grey’s Anatomy. A série spin-off de Grey’s, Private Practice, foi ao ar dois anos depois, sendo sucedida pelos outros sucessos (Scandal, How to Get Away With Murder) e fracassos (The Catch, Off the Map) de Shonda. O drama For the People, produzido por Shonda, vai ao ar na ABC ainda neste ano e continuará sendo transmitido no canal (nos EUA), mesmo com a mudança de Shonda para a Netflix.
“Shonda Rhimes é uma das maiores contadoras de história da televisão”, Sarandos disse em um comunicado. “O trabalho dela é fascinante, inventivo, acelera o pulso, para o coração, quebra tabus. É o suprassumo da televisão. Eu tive a chance de conhecer Shonda e ela é uma verdadeira Netflixer – ela ama TV e filmes, ela é apaixonada pelo trabalho dela, e ela agrada ao público dela. Estamos muito animados em recebê-la na Netflix.” Com informações da Revista Rolling Stone.


CineSesc exibe drama brasileiro no próximo sábado

O projeto CineSesc exibe no próximo sábado, 19/8, em Uruguaiana, o filme “Super Nada”, do diretor Rubens Rewald. O drama de 2012, produzido no Brasil, tem duração de 94 minutos, e tem participação do cantor e compositor Jair Rodrigues.
Sinopse: Guto (Marat Descartes) é um artista de rua e aspirante a ator que sonha em um dia ser reconhecido pelo seu trabalho. Dedicado, ele pratica, se prepara e participa de todas as audições que pode, na espera de que um dia a sorte chegue. Ele admira Zeca (Jair Rodrigues), um comediante que trabalha na TV e é idolatrado por muita gente, apesar de estar com a carreira decadente. Os dois se encontram quando Guto é convidado para uma audição no programa, mas o relacionamento com o ídolo não é bem como Guto esperava.
A sessão é gratuita e ocorre às 16h, no Sesc local (rua Flores da Cunha, nº 1984). Mais informações pelo telefone (55) 3412-2482.


Cerveja lança homenagem à Semana Farroupilha em latas


A cerveja Schin está lançando uma homenagem com latas temáticas para marcar a Semana Farroupilha. Uma série comemorativa com imagens do fotógrafo gaúcho Eduardo Rocha, retratam regiões do Rio Grande do Sul, hábitos tradicionalistas e o cotidiano do homem do campo.
São dez fotos do profissional, nascido e criado em Dom Pedrito, na região da Campanha. Rocha é um fotógrafo especializado em mostrar o espírito tradicionalista. Entre as imagens, estão os confrades dos Cavaleiros da Paz. Outra foto da série foi produzida em Uruguaiana, na Cabanha do Barulho de Chico Bastos, criador de cavalos crioulos.
A série de dez latinhas comemorativas à Semana Farroupilha chega ao mercado ainda neste mês de agosto. A Schin é uma marca da cervejaria Heineken Brasil, que comprou neste ano a Brasil Kirin.

Mostra pedagógica expõe trabalhos feitos em sala de aula

Créditos: Luciana Marques
Estudantes do sexto ao nono ano de três escolas da rede municipal realizaram uma mostra pedagógica “Alunos que Aprendem Também Ensinam”, no hall de entrada do Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, durante toda a última segunda-feira, 14/8.
A mostra aconteceu em forma de maquetes com base nos estudos realizados sobre o conteúdo abordado na disciplina de geografia sob a coordenação da professora Luciana Viviani Marques. A maioria dos trabalhos foi realizada em grupos de quatro e cinco alunos que utilizaram materiais recicláveis para produzir os objetos. “Os alunos desenvolveram pesquisa síntese, criação de maquete e apresentação para o público. Isso já vinha sendo feito para a comunidade escolar. Porém, muitos alunos manifestaram a vontade de apresentar para um público maior. Então, neste ano procurei o secretário de educação, expus o contexto e ele, acreditando no projeto, nos cedeu o teatro municipal e viabilizou o transporte”, comentou a professora Luciana Marques.
Durante o turno da manhã estiveram presentes os alunos das Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Crespo de Oliveira e Elvira Ceratti (CAIC), já na parte da tarde participaram os alunos do Complexo Escolar Marilia Sanchotene Felice.
“O resultado foi super positivo, motivador, valorizou as crianças de duas escolas de periferia e uma rural. Eles adoraram e pedem de novo”, finalizou a professora.
Os temas abordados pela turma de 6° ano foram: sistema solar, movimentos da terra, zona urbana e rural, continentes e oceanos. A turma do 7° ano criou trabalhos sobre regiões brasileiras e a diversidade da população. O 8° ano descreveu o continente americano, povos pré-colombianos, consumismo, e o 9°ano falou sobre o drama dos refugiados, terrorismo, globalização, problemas ambientais e direitos humanos.

Larissa Vargas

Unipampa divulga sexta lista de suplentes para o curso de Medicina

 
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou na terça-feira, 15/8, a sexta lista de convocação de suplentes para ingresso no curso de Medicina no segundo semestre letivo de 2017.
Os candidatos convocados deverão apresentar os documentos listados no item 3 do Termo de Adesão 2017, conforme a modalidade de vaga escolhida no ato da inscrição. O termo de adesão está no site da universidade (unipampa.edu.br).
Os selecionados devem realizar a matrícula presencial amanhã, 18/8, das 14h às 17h na Secretaria Acadêmica do Campus Uruguaiana, localizado na BR 472, km 592, s/n.


Realizado o I Seminário de Educação

 
Centenas de educadores estiveram presentes entre segunda, 14/8, e terça-feira, 15/8, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, para participar do I Seminário de Educação com o tema “Educação para todos, sensibilidades e percepções”.
A cerimônia de abertura contou com a presença do Prefeito Municipal de Uruguaiana, Ronnie Mello; Secretário Municipal de Educação, Emerson Barreto Ortiz; Vereador Elton da Rocha, representando a Câmara de Vereadores; Professor Max Castelhano, representando o Conselho de Educação; da Professora Rosângela Loureiro, representando a Associação dos Professores e Especialistas em Educação da Rede Municipal de Educação de Uruguaiana (Apemu) e do Professor Rodrigo Dallosto Smolareck de Alegrete que palestrou na primeira noite sobre “Educação para todos, sensibilidades e percepções”.
“Quero agradecer a presença de todos vocês e do Rodrigo Smolareck que veio de Alegrete para nos passar conhecimento. Queremos falar de inclusão, de respeitar cada vez mais as pessoas, de levar para dentro das escolas todos aqueles que estão afastados, porque todos têm o mesmo direito. Cabe a cada um de nós garantirmos esses direitos e tenho certeza que as pessoas que estão aqui é porque pensam assim e entendem isso, além de saberem que é só através da educação que nós vamos mudar. Eu acredito nisso”, comentou o Secretário de Emerson Barreto Ortiz em sua saudação.
O evento, realizado pela Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Educação teve como objetivos favorecer reflexões sobre educação para todos com foco na educação especial; enfatizar a importância do direito à educação de qualidade, garantindo a todos a participação nos espaços e processos comuns de ensino e de aprendizagem; compartilhar saberes entre os profissionais da área da educação e da saúde sobre educação especial e aprofundar a educação reflexiva considerando a instituição escolar como organização complexa que tem como fim a formação integral dos educandos e que constitui-se como espaço de acolhida dos saberes, das vivências e das potencialidades de cada um.
Na terça-feira, 15/8, palestras com o voluntário e idealizador do Centro de Valorização à Vida (CVV) Marcelo Paulo; a fonoaudióloga Anelise Crestani; da Terapeuta Ocupacional, Bruna Rott; da psicopedagoga Maria Arend e do Neurologista Eduardo Pedrolo marcaram a última noite do seminário.
A segunda etapa do evento acontece nos dias 25 e 26/9, no mesmo local e horário. Ao final da segunda etapa será emitido um certificado de 20h aos participantes.

Caso Caroline Tubino: Polícia Civil utilizou ‘detector de mentiras’

 
Segue em andamento o inquérito policial que investiga o assassinado da agente socioeducativa Caroline Moraes Tubino, de 30 anos. A investigação está a cargo da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) e, na tarde de ontem, a delegada Caroline Huber concedeu entrevista coletiva juntamente com dois peritos vindos de Porto Alegre especialmente para atuar nesta investigação.
Inicialmente, Caroline classificou o crime como “não usual e bárbaro”, praticado contra uma pessoa “sem nenhum tipo de inimizade aparente, uma pessoa absolutamente tranquila e dedicada ao trabalho, que é peculiar, e com circunstancias complicadas, que não costumamos encontrar neste tipo de crime”. “Estamos esgotando todas as possibilidades que a Polícia Civil gaúcha tem no momento. É o inquérito mais trabalhoso que tive em toda minha vida. Não estamos medindo esforço. Minha equipe está completamente dedicada a solucionar esse caso. E estamos trazendo para o inquérito pericias da mais alta tecnologia existente no Brasil, como esta que foi feita hoje”, disse.
A Delegada referia-se a uma perícia nunca antes utilizada em Uruguaiana, que se utiliza de uma tecnologia popularmente conhecida como detector de mentiras. Trata-se, na verdade, do analisador de voz multicamadas, um software israelense utilizado durante oitivas, que juntamente com técnicas de condução de entrevista e ainda com a análise corporal do entrevistado, auxilia na identificação de conflitos que indicam que o entrevistado está faltando com a verdade. “Acreditamos muito nos resultados. É um instrumento muito eficaz”, explica a Delegada. Conforme ela, a utilização do software se fez necessária para esclarecer alguns pontos dos depoimentos de atores supostamente envolvidos no crime e ainda testemunhas do mesmo. O teste foi aplicado por dois peritos em veracidade, o inspetor de polícia Demétrio Peixoto e o escrivão Alessandro Knopp, que atuam no Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos da Polícia Civil.
Entre terça-feira, 15/8, e ontem, diversas pessoas foram submetidas a entrevistas com a utilização da tecnologia. “É uma tecnologia israelense de alta precisão, capaz de identificar o que uma pessoa pensa enquanto fala. E se em determinado momento a pessoa pensa uma coisa e fala outra, estabelece-se, portanto, um conflito cognitivo, que é injetado no corpo humano através da fala. Os israelenses conseguiram decodificar a fala humana, quebrando as microcamadas vocais e matematicamente conseguindo estabelecer onde está o conflito cognitivo no momento em que a pessoa pensa uma coisa e fala outra, e onde está a partir do momento em que isso é verbalizado”, explica Peixoto. O número de pessoas submetidas a entrevista não foi divulgado pela polícia. Sabe-se somente que uma pessoa se negou a realizar o procedimento. O resultado das avaliações deverá ser concluído no período de 30 a 60 dias. Conforme a Delegada, o resultado de outras perícias ainda está sedo aguardado pela Delegacia.
Caroline não falou em suspeitos, mas ressaltou que desde o início do inquérito há mais de uma linha investigatória, e garantiu o empenho da Deam na elucidação do crime.
O crime
Caroline foi assassinada no último dia 24, na Rua Júlio de Castilhos, centro da cidade. Ela foi alvejada por dois disparos de arma de fogo, um nas costas e outro na nuca, na garagem do prédio onde vivia, nas proximidades da escola Olavo Pré-Vestibular. Ela foi encontrada por uma vizinha, ainda com vida, mas faleceu a caminho do pronto socorro municipal.

Gabriela Barcellos

MPT comemora dez anos de atuação em Uruguaiana Atualmente, o órgão trabalha prioritariamente no combate a irregularidades quanto ao meio ambiente de trabalho e ainda nos casos de trabalho infantil e exploração sexual infantil.

Créditos: Gabriela Barcellos/JC
O Ministério Público do Trabalho (MPT) comemorou no último dia dois, dez anos de atuação em Uruguaiana. Para marcar a data, as duas procuradoras lotadas na unidade, Laura Freire Fernandes e Martha Diverio Kruse, concederam entrevista coletiva na tarde de terça-feira, 15/8, quando apresentaram dados sobre a atuação do MPT na fronteira oeste. A unidade administrativa abrange onze municípios: Alegrete, Barra do Quaraí, Garruchos, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Sant’Ana do Livramento, Santo Antônio das Missões, São Borja e Uruguaiana.
A missão do MPT é a de defender os direitos coletivos dos trabalhadores. Desse modo, a instituição não presta serviços de consultoria, nem atua em defesa de direitos meramente individuais. Em dez anos de atuação o órgão beneficiou 196 mil trabalhadores. Foram 1 521 denúncias de irregularidades trabalhistas que resultaram na instauração de 884 inquéritos civis, com 334 termos de ajustamento de conduta (TAC) firmados e 25 ações civis públicas (ACP) ajuizadas. Ao mês, a unidade recebe, em média, 16 denúncias. “Esses números são aproximados, pois nossa atuação tem âmbito coletivo. Além dos trabalhadores que foram efetivamente beneficiados por aquela ação civil pública, existe a difusão desses benefícios porque no momento em que é melhorado o ambiente do trabalho num sistema produtivo, é melhorado em todos os concorrentes”, explica Martha Kruse.
Atualmente, tramitam 280 procedimentos: são 141 denúncias investigadas em inquéritos civis e 20 ações judiciais acompanhadas na Justiça do Trabalho, incluindo 13 ACPs e sete execuções de termos de ajuste de conduta (ETCs). Ao longo da década, 388 processos judiciais entraram no MPT uruguaianense para atuação do Órgão como fiscal da lei.
Menores
Um dos grandes focos atuais do MPT na região é o combate ao trabalho infantil e à exploração sexual infantil. De acordo com as procuradoras há poucas denúncias quanto a tais irregularidades, o que levou as procuradoras a iniciarem uma campanha de conscientização. Tem municípios em que sabemos que há o trabalho infantil, e essas situações ainda são aceitas, o que faz com que as denúncias não cheguem até nós”, explica Martha. “Alguns municípios sequer tem um diagnóstico da situação de trabalho infantil e de exploração sexual infantil. Existem muitas políticas públicas que podem ser adotadas e há, inclusive, verbas federais especificas para o combate do trabalho infantil”, completa Laura, frisando a importância da união entre as instituições e municípios no combate a tais crimes.
“A conscientização da população de que o trabalho infantil é prejudicial, de que a criança deveria ter tempo para estudar, para seu laser, para sua formação. Isso vai possibilitar que ele torne um jovem mais qualificado, um adulto que vai conseguir entrar no mercado de trabalho mais qualificado e vai fazer com que cesse esse ciclo de trabalho infantil que a gente vê que se repete em muitas gerações da mesma família”, explica.
Apesar de não ser a maior demanda em números de procedimento, justamente pela conscientização da população, que ainda não evoluiu tanto em relação aos malefícios do trabalho infantil e até a vedação constituição e legal do trabalho infantil, o tema é prioridade. “É um trabalho que tem que ser feito em conjunto. É uma situação que não tem como resolver sozinho. Tem que ter uma postura social antes de atuar pontualmente neste problema e estamos nessa faze de articular as estratégias de combate e sensibilizar tanto a população como os órgãos públicos, os municípios, para que possamos ter uma estratégia de combate. Sem planejamento, a chance de fracasso é muito grande. Pode ser que demore mais, mas temos que planejar o antes, o durante e o depois desse combate. Porque a gente precisa não somente tirar a criança do trabalho infantil, mas também encaminhá-la para um projeto social, para um novo caminho”, esclarece Martha.
Reversão
Como já noticiado pelo Jornal CIDADE, A unidade receberá, até 15 de outubro, inscrições de órgãos públicos e pessoas jurídicas sem fins lucrativos para formação de cadastro de destinatários de bens, serviços e valores decorrentes da reversão de multas e indenizações, obtidas pelo órgão em procedimentos e ações judiciais. Antes mesmo desse cadastramento, já foram destinados mais de R$ 1 milhão nos últimos 12 meses para projetos anteriormente apresentados, como para o Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana.
Denúncias
As denúncias podem ser realizadas tanto por telefone (3911-3400), como por e-mail (prt04.uruguaiana@mpt.mp.br), através do site peticionamento.prt4.mpt.mp.br/denuncia, ou ainda pessoalmente (sala 1 602 do Edifício Dom Félix). As procuradoras ressaltam que a denúncia pode partir não somente do trabalhador, mas de qualquer cidadão e que, no caso de o denunciante não querer se identificar, o órgão também recebe denúncias anônimas. O atendimento ao público, de forma presencial, acontece de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h. Há ainda um aplicativo para smartphone e tablet, chamado ‘Pardal’ e disponível nos sites do MPT. Através da ferramenta, é possível enviar denúncias inclusive com fotos e vídeos.
Maiores demandas
Os temas mais recorrentes dos inquéritos ativos em Uruguaiana são meio ambiente do trabalho, normas relativas à segurança e saúde do trabalhador, irregularidades quanto à jornada de trabalho, falta de registro de contrato de trabalho e fraudes para descaracterizar a relação de emprego. Nesse período, o também MPT atuou na região em casos de exploração sexual infantil e trabalho análogo ao escravo.
Quanto as atividades econômicas com maior incidência de denúncias, Laura Fernandes destaque que, “são muitas denúncias de servidores dos municípios da região, por diversos tipos de descumprimentos, inclusive de meio ambiente de trabalho (quando o local de trabalho não apresenta condições adequadas). Há ainda grande demanda no que diz respeito ao trabalho rural, especialmente empresas arrozeiras, onde há também um número elevado de acidentes de trabalho, além da área da construção civil”.
Histórico
Uruguaiana foi a sétima das oito unidades administrativas instaladas no processo de interiorização do MPT no Rio Grande do Sul, iniciado em 2005: 14 de julho, em Santa Maria, e 18 de agosto, em Passo Fundo. Em 2006, foram realizadas outras quatro inaugurações: 8 de junho em Santa Cruz do Sul, 24 de agosto em Pelotas, 8 de setembro em Caxias do Sul e 5 de dezembro em Santo Ângelo. A última cerimônia aconteceu em 22 de julho de 2009, em Novo Hamburgo.
Importância
O procurador-chefe do MPT-RS, Rogério Uzun Fleischmann, afirma que “comemoram o MPT e toda a Fronteira Oeste gaúcha, que há dez anos conta com a presença constante de procuradores e servidores. Esta presença garante melhor acesso da comunidade e, também, melhor conhecimento da realidade por parte do MPT. Este conhecimento vem rendendo preciosos frutos, com atuações localizadas e coordenadas em prol da melhoria das condições de trabalho. A região tem realidades econômicas diversas, realidades estas que vêm sendo acompanhadas com altíssima capacidade técnica, análise imparcial e crescente busca e atingimento do objetivo maior que é promover o trabalho decente”.
Laura Freire Fernandes, atual coordenadora da unidade, explica que a presença do MPT na Fronteira Oeste permite aos procuradores e aos servidores conhecerem as peculiaridades da região, o que fortalece ainda mais a atuação ministerial, bem como torna o MPT mais acessível à comunidade. Dentre as diversas frentes de atuação, tem-se destacado a atuação da PTM de Uruguaiana na tutela da saúde e da segurança do trabalhador, inclusive dos trabalhadores rurais e motoristas, e o combate ao trabalho infantil e à exploração sexual infantil. Ainda, em períodos de crise econômica como o vivenciado, a atuação ministerial ganha força para coibir a precarização das condições de trabalho e enfrentar dispensas em massa. Importante ressaltar que para a consecução de bons resultados na atuação do MPT é imprescindível a articulação com outras instituições, como Ministério do Trabalho (MT) e a Justiça do Trabalho.
As oito prioridades de atuação do MPT são: promover a igualdade de oportunidades e combater a discriminação nas relações de trabalho, erradicar a exploração do trabalho da criança e proteger o trabalhador adolescente, erradicar o trabalho escravo e degradante, garantir o meio ambiente do trabalho adequado, eliminar as fraudes trabalhistas, combater as irregularidades na administração pública, proteger o trabalho portuário e aquaviário, garantir a liberdade sindical e buscar pacificar conflitos coletivos de trabalho.

Gabriela Barcellos

Apae tem vasta programação para a Semana da Pessoa com Deficiência

Entre os dias 21 e 28/8, comemora-se a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais em Uruguaiana (Apae), está com uma vasta programação para a semana, que neste ano tem como tema: “Pessoas com Deficiência: direitos, necessidades e realizações”.
Na segunda-feira, 21/8, tem a solenidade de abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência: hasteamentos das bandeiras, às 8h30 na Apae. As 9h haverá uma caminhada alusiva à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual.
Na terça-feira, 22/8, tem uma Mostra Cultural da Escola de Educação Especial Recanto Amigo, com o tema “Valorizando o Meio Ambiente”, na Apae, das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h.
Na quarta-feira, 23/8, tem uma “Celebração alusiva à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla”, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, as 16h.
Na quinta-feira, 24/8, tem cine pipoca na Escola de Educação Especial Recanto Amigo, com sessão às 8h30 e as 14h. Na quarta também tem o Workshop em “Gestão e Saúde Emocional”, com renda revertida a Apae. O Workshop ocorre no salão paroquial da Catedral das 19h às 21h. O ingresso custa R$ 30 e pode ser adquirido na Apae.
E na sexta-feira, 25/8, tem um almoço em homenagem aos alunos com deficiência.


Semude vai realizar a 1ª Feira dos Doces

A partir do próximo sábado, 19/8, quem passar pelo calçadão, que fica na rua Bento Martins, poderá adquirir doces caseiros. O setor de Agricultura ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semude), está organizando a 1ª Feira dos Doces que será das 9h às 13h e não terá custo para quem quiser expor.
A ideia é valorizar os pequenos comerciantes e proporcionar um espaço para que possam comercializar doces. De acordo com o Diretor da Diretoria de Agricultura, Tiago Suarez D’Avila, a feira vai ocorrer uma vez ao mês, e qualquer pessoa pode participar, basta procurar o setor na Semude em horário comercial e preencher uma ficha. “O custo por parte do expositor está na produção dos produtos e no material que será usado para expor, nós apenas daremos um local específico. Já estamos com 24 expositores cadastrados”, disse.
A Semude é responsável pelo setor de Agricultura que trabalha e auxilia diretamente com o pequeno produtor do município. Atualmente a Agricultura conta com 300 produtores cadastrados que recebem auxílio tais como, suporte da patrulha rural, orientações sobre o microcrédito, entre outras atividades que são desenvolvidas em parceria com a Emater.
Além da Feira da Comunidade aos domingos na Praça Barão do Rio Branco, a comunidade também pode adquirir hortifrutigranjeiros na Feira do Produtor nas terças e sextas, das 8h às 13h, no local atrás do Ginásio Municipal.
Para mais informações sobre a Feira dos Doces entre em contato através do número 55 99933-2255 com Tiago Suarez, e para saber sobre a Feira da Comunidade ligue 99666.6665 com Simão Almeida. 

Com informações da ASCOM/PMU.

Conferência Municipal de Assistência Social define dez prioridades da área

Durante todo o dia de ontem, 16/8, cerca de 130 pessoas participaram da 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
O evento aconteceu na sede do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Uruguaiana, e deu início com a palestra “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, ministrada pela professora de educação física técnica de nível superior da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), cedida para o Departamento de Assistência Social (DAS) da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (STDS) desde 1998 onde atuou como assessora técnica, Liana Pfarrius Plasse.
Estiveram presentes na abertura da conferência, o Vereador Elton da Rocha, representando a Câmara de Vereadores; Andrea Oliari, Secretária Adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, Nilton Coradini, Chefe de Gabinete do Vice-Prefeito; Régis Lima, representando o Deputado Estadual Frederico Antunes; Elza Kutz, representante dos usuários da Política de Assistência Social; Ivanoir Miranda Presidente do CMAS, além de secretários municipais.
Em sua saudação, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Soraya Salomão desejou a todos um bom trabalho e afirmou que foi um dia de retomar as conferências, assim como ver as prioridades definidas na plenária final pelos grupos de trabalho.
Ao final da conferência foram definidas dez prioridades que vão ser encaminhadas para a 12ª Conferência Estadual, de acordo com os quatro eixos de trabalho da conferência em cima da proteção social não contributiva e os direitos sócios assistenciais. As prioridades definidas foram: Consolidar os conselhos, implementar o trabalho do assistente social nas escolas, articulando com as políticas de assistência social e saúde; Não contabilizar no cálculo percentual dos recursos humanos a lei de responsabilidade social às equipes técnicas; Que todos os programas, serviços e projetos possam ser ofertados aos municípios tendo suporte técnico e financeiro, podendo ter autonomia; Fomentar a emancipação dos usuários com o apoio das esferas estaduais e federais numa proposta de retorno as empresas que se propõem a serem parceiras; Implantar equipe volante; Informar e acompanhar a população vulnerável;  Potencializar a garantia dos direitos; Efetivar a regulamentação do SUAS no município; Garantir concurso público para manter as equipes de atendimento das demandas nos serviços continuados a assistência social; e Implantar o plano de cargos de carreiras e salários e levantar dados populacionais e de vigilância sócio assistencial.
A secretária adjunta da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Andréa Oliari, falou sobre a importância do evento. “A conferência de assistência social é importante porque além de fazer uma análise da conjuntura da política de assistência social municipal, abre espaço para discussão e também para as deliberações com base nas percepções do trabalhador ou usuário de assistência social para uma política de melhoria”, comentou.
 
Créditos: ASCOM/PMU


Larissa Vargas

Santas casas podem receber emenda de R$ 500 milhões

Créditos: Karine Ruviaro/JC
O presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Rio Grande do Sul, André Lagemann, solicitou na terça-feira, 15/8, aos deputados federais e senadores gaúchos a destinação de uma emenda de bancada, no valor de R$ 500 milhões. O objetivo é dar socorro financeiro as instituições, que atualmente são responsáveis por 75% do atendimento oferecido pelo SUS no Estado. A Santa Casa de Caridade de Uruguaiana integra o quadro associativo da Federação e poderá ser beneficiada com os recursos, se o pedido for atendido.
272 santas casas e hospitais filantrópicos no Rio Grande do Sul, que juntas somam uma dívida de R$ 1,4 bilhão com bancos, fornecedores, tributos e salários. O pedido de Lagemann visa auxiliar nesta dificuldade. “A receita que pedimos aos representantes do RS seria distribuída de forma proporcional à produção de média complexidade de cada instituição no ano de 2016, a faixa de atendimento é a que apresenta a maior defasagem, beirando os 80%”, explicou.
A bancada comprometeu-se em marcar uma audiência com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para requerer a atualização da tabela SUS. Os mais de 40 dirigentes de hospitais gaúchos que estiveram em Brasília para o encontro com os políticos do Estado também comemoraram a aprovação do Projeto de Lei 7606/17, do Senado, que prevê a concessão de empréstimos subsidiados, por bancos oficiais federais, para santas casas de misericórdia e outras instituições filantrópicas sem fins lucrativos, com taxas de juros mais baixas, carência e prazos para pagamento mais longos.
“A solução precisa ir além da indicação do recurso. É preciso revisar a tabela do SUS, que hoje não cobre nem metade do custo que essas instituições têm com os procedimentos que realizam”, frisa o coordenador interino da bancada, deputado federal Carlos Gomes (PRB).

Gabriela Barcellos

Reeleição ou governo do Estado? Articulações para Heinze concorrer ao Piratini estão em andamento

As articulações internas visando as eleições de 2018 estão a todo o vapor no Partido Progressista (PP) e o anúncio da possibilidade de candidatura do deputado federal Luis Carlos Heinze ao governo do Estado está movimentando os progressistas da fronteira oeste.
Em conversa com o Jornal CIDADE, Heinze confirmou que está disposto a aceitar o desafio, se assim entender a agremiação. No entanto, atualmente ele é “candidato a deputado federal. Quanto a outra parte, vamos conversar. Há um movimento, especialmente na fronteira, para que haja essa candidatura. Mas é uma decisão a ser tomada junto com os prefeitos do partido, os vereadores do partido, os presidentes do partido, as bancadas estadual e federal”, comenta.
Conforme ele, atualmente a discussão é se o partido terá candidato próprio ao Piratini, ou se coligará ficando com a vice-governança. Heinze diz ainda que outros nomes também estão em pauta. O concreto até o momento é que Ana Amélia Lemos não participará da possível chapa. O futuro da senadora é assunto definido e ela concorrerá à reeleição.
Engenheiro agrônomo e produtor rural, Heinze tem excelente atuação em prol do agronegócio. Tem na fronteira oeste, especialmente São Borja, onde constituiu família, uma de suas maiores bases. Na Câmara Federal desde 1999, foi o deputado mais votado do Rio Grande do Sul em 2014, com 162 mil votos. Também foi prefeito de São Borja.


Gabriela Barcellos

Lista de espera para procedimentos de saúde deve ser divulgada

Créditos: Gabriela Barcellos/JC
Na reunião desta terça-feira, 15/8, foi aprovado Projeto de Lei que dispõe sobre a divulgação das listagens dos pacientes que aguardam por consultas com especialistas, exames e cirurgias na rede pública de Uruguaiana. A proposição do vereador Mano Gás (PSDB) trata da disponibilização por meio eletrônico e com acesso irrestrito no site oficial da Prefeitura, da lista dos pacientes em espera.
A matéria dispõe sobre a garantia do direito de privacidade, sendo divulgado apenas o número do Cartão Nacional de Saúde. A Lei também estabelece o cumprimento da ordem cronológica de inscrição para chamada dos pacientes, salvo casos emergenciais e de gravidade. A lista deve conter a data de solicitação do procedimento, a relação dos inscritos, dos pacientes já atendidos e a especificação dos exames, consultas ou cirurgias. O vereador proponente destaca a importância da Lei para dar transparência aos usuários do Sistema Único de Saúde, permitindo o acompanhamento diário dos encaminhamentos.
“Queremos reduzir as expectativas das pessoas que esperam por atendimento e criar mais uma ferramenta possível de fiscalização da saúde pública”, considerou Mano Gás. O Projeto de Lei segue para sanção do Poder Executivo e entra em vigor 90 dias após sua publicação.

Luana Raddatz

Câmara debaterá LDO 2018 em audiência pública

A Câmara de Vereadores realiza na próxima quarta-feira, 23/8, uma audiência pública para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o Exercício Financeiro de 2018. O projeto já foi encaminhado ao Parlamento pelo Poder Executivo e tramita na Comissão de Finanças e Orçamento, presidida pelo vereador Vilson José Brites Borges (PMSB), o ‘Cabrito’. A audiência, promovida pela Comissão, acontece a partir das 19h, no plenário do Palácio Borges de Medeiros.
O objetivo da audiência é debater as propostas incluídas na LDO pelo Executivo e ainda receber sugestões da população em geral. A LDO é a previsão de receita e despesas para o ano de 2018 e define onde e quanto do dinheiro público será investido. A Lei traça as principais metas que devem ser cumpridas pelo orçamento do Município no próximo ano, explicitando os objetivos do governo na administração. O PL está disponível para consulta na secretaria da Câmara e também no site (http://www.uruguaiana.rs.leg.br).
No entanto, ainda não há previsão para votação da matéria. Isso porque ainda está em tramitação o Plano Plurianual para o período de 2018 a 2021, que deve ser aprovado antes da LDO. Como prevê o planejamento dos próximos quatro anos, o PPA deve ser definido antes da aprovação da Lei, que poderá sofrer alterações a partir da aprovação do PPA.

Gabriela Barcellos

Ed. 2819 - Painel

Segtram

A equipe de fiscalização de animais da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (Segtram), vem recolhendo vários cavalos diariamente. Nas primeiras horas de terça-feira, 15/8, três cavalos encontravam-se nas imediações da rua General Câmara e Av.Presidente Vargas abandonados e soltos. Os animais foram levados ao potreiro da secretaria que fica em um espaço cedido pelo Colégio Agrícola. Caso o proprietário tenha a intenção de recuperar os animais, deverá comparecer na Segtram e pagar uma taxa no valor de R$ 66,51 que corresponde ao Crime Ambiental. A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988. Para denunciar ligue 153 / 39113024 / 9967.95547.





Aniversário I

Hoje, 17/8, o Secretário Municipal de Educação, Emerson Barreto Ortiz, completa mais um ano de vida! Felicidades!

Aniversário II

A Jornalista da Câmara de Vereadores de Uruguaiana, Luana Raddatz, completou mais um ano de vida na última terça-feira, 15/8. Felicidades!

Noite

No sábado que antecedeu o Dia dos Pais, 12/8, o Lions Clube Três Fronteiras realizou a vigésima edição da Noite das Massas. O evento tradicional que contou com iguarias da culinária italiana ocorreu na sede da entidade e contou com expressivo público que além de participar e desfrutarem de excelente jantar preparado totalmente pelos associados do Três Fronteiras, em um ambiente agradável e de muita confraternização auxiliam nas atividades sociais da instituição.

Desafio

Nos dias 25 e 26/8 será realizada a 2ª edição do “Desafio Voluntário da Fronteira”, envolvendo as cidades de Uruguaiana e São Borja. A ação promovida pela ONG Parceiros Voluntários também acontece em diferentes cidades do Rio Grande do Sul, em comemoração ao “Dia Nacional do Voluntariado”. Universidades, escolas, empresas e demais instituições ou pessoas que queiram participar do “Desafio Voluntário da Fronteira” devem se inscrever previamente até o dia 22/08, na Parceiros Voluntários de Uruguaiana, na rua XV de Novembro, 2167 ou através do e-mail: parceirosvoluntarios@aciu.org.br. Informações pelo telefone 3412-6048.

Ponte

No próximo domingo, 20/8, a Ponte Internacional de Uruguaiana/Paso de Los Libres, será fechada das 8h às 10h30 para a travessia dos corredores da 22ª Meia Maratona Internacional de Uruguaiana. Após este período o fluxo de veículos será normalizado.

Capo

A Casa de Apoio ao Paciente Oncológico (Capo), estará promovendo um chá beneficente no dia 27/8, a partir das 15h, no Sindicato dos Despachantes Aduaneiros, que fica na Rua dos Andradas, 2024, entre as ruas Santana e Presidente Vargas. Ingressos na Poção Mágica.


Baile

O 22º baile do queijo e do vinho vai acontecer no próximo sábado, 19/8, às 22h30 na Casa Bento, que fica na rua Bento Martins, 3438. Toda a renda será revertida para o Centro de Equoterapia de Uruguaiana Gal Fidel - Zona Rural. O evento é organizado pelo Rotary Club Uruguaiana Santana Velha. Os ingressos podem ser adquiridos na Dimacar Multi-Marcas, 3412-1718.


Dança

As inscrições para o “XVIII São Borja em Dança” vão até o próximo domingo, 20/8. O evento vai ocorrer no dia 26/8, no auditório da Colégio Sagrado Coração de Jesus, em São Borja. A organização é da delegada regional da Confederação Internacional de Dança (Ciad), Salete Maurer.


Encontro

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas (Neabi) da Unipampa, campus de Itaqui Convida toda a comunidade para participar do I Encontro Fronteiras Negras: a Cultura Afro-brasileira em Ação, a realizar-se dia 26/8, às 8h30 na Unipampa Itaqui.


Futebol de mesa

Estão abertas as inscrições para o Campeonato Uruguaianense de Futebol de Mesa. O evento vai acontecer durante todo mês de setembro, a partir das 19h, na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura (SMELC). As inscrições seguem até o dia 29/8 e podem ser feitas na SMELC (Rua: Padre Anchieta, 2975, antigo Juventude Atlético Clube). Mais informações pelo telefone 3413-6201 ou no Clube de Mesa da Nova Esperança - 99923-8003 (Egídio).

Exposição
Até o próximo sábado, 19/8, ocorre no Sesc uma exposição de pinturas e esculturas de Alejandro Arnutti. As obras foram produzidas entre os anos de 2016 e 2017, e mostra um pouco do seu olhar sobre as belezas dos invisíveis do interior do nosso município, buscando, através da luz e do volume, captar as tipicidades que constituem nossa cultura e costumes. O Sesc fica localizado na rua Flores da Cunha, 1984. A entrada é gratuita.

Seminário

Ocorre no dia 23/10, na Unipampa, campus Uruguaiana o “IV Seminário Corpos, Gêneros, Sexualidades e Relações Étnico-Raciais na Educação”. O seminário tem como temática os avanços e retrocessos nas práticas sociais e na produção de subjetividades. O evento tem como objetivo propiciar um espaço-tempo para que os/as profissionais da educação e acadêmicos/as possam discutir, partilhar e construir conhecimentos sobre as questões relacionadas aos corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais no contexto atual. A estrutura do evento contempla mesas temáticas, apresentação de trabalhos/relatos e atividades culturais.