terça-feira, 14 de março de 2017

Uruguaiana: Unipampa recebeu seis universitários indígenas

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Uruguaiana, recebeu neste primeiro semestre de 2017, seis estudantes indígenas que tiveram acesso ao ensino superior por meio do Processo Seletivo Especifico para Indígenas Aldeados 2017. A seleção atendeu a uma demanda das comunidades indígenas e está de acordo com o Programa de Ações Afirmativas da Instituição.
A avaliação foi aplicada no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, em Passo Fundo. A escolha do local considerou a proximidade do município com muitas aldeias indígenas. Das 58 inscrições homologadas, 40 candidatos compareceram ao local da prova. A seleção ofertou 21 vagas, em quatro campi, distribuídas em 12 cursos de graduação. No campus de Uruguaiana, foram ofertados cinco cursos - Educação Física, Enfermagem Farmácia, Fisioterapia e Aquicultura-, destes todos receberam ao menos um aluno indígena.
No dia 10/3, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena em Uruguaiana/NEABI foi o responsável pelo acolhimento dos universitários indígenas. Na oportunidade, foi dada uma breve explicação do que é o Núcleo, quais as ações por ele desenvolvidas, assim como, a apresentação dos seus pesquisadores.
Karine Ruviaro

Sem aulas: Professores estaduais paralisam atividades amanhã

Professores públicos estaduais vão paralisar as atividades, amanhã, 15/3, por tempo indeterminado. No entanto, em Uruguaiana, a diretora-geral do 21º Núcleo do Cpers, Zila Teresinha Soares Fidell afirmou que no município, a paralisação deve ocorrer somente nesta data. “Por enquanto, vamos paralisar as atividades somente na quarta-feira. A partir das 9h, educadores das escolas estaduais se reunirão na Esquina Democrática – na Praça Barão do Rio Branco, onde realizam uma panfletagem. Ato este, em defesa da educação e dos direitos dos educadores”, comenta. Logo após, os professores deverão realizar uma caminhada até a Igreja Nossa Senhora do Carmo, local onde será dada uma benção aos presentes.
Decisão
A decisão de paralisação foi tomada na quarta-feira, 8/3, em assembleia geral do Cpers, em Porto Alegre, indicando a adesão de 42 núcleos regionais do sindicato à greve nacional, proposta pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Em Uruguaiana, a decisão de paralisar somente um dia, foi tomada na sexta-feira, 10/3, em uma assembleia com os professores.
Ato
A ação do Cpers faz parte do calendário nacional de mobilizações da categoria, que apresenta e defende pautas como a contrariedade às reformas da Previdência, Trabalhista e do Ensino Médio; bem como o parcelamento de salários; defesa do pagamento integral do 13º salário e pelo cumprimento da Lei de Piso Salarial Nacional. Além de boa parte do estado gaúcho, devem paralisar nesta data, estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.
Karine Ruviaro

Desaparecido





Marcio André Sulto Seevald está desaparecido desde o dia 1º de março. Ele vestia calça azul e camiseta vermelha quando foi visto pela última vez.
Informações podem ser repassadas pelos telefones 984333277 e 999217041.

Homem comete suicídio

Rafael Quintana Kovalski, 36 anos cometeu suicídio na madrugada de sábado, 11/3, na Rua Júlio de Castilhos.
A esposa dele contou à polícia que dormia no quarto do casal, com o filho de um ano, e acordou por volta de 5h30min, quando sentiu falta do marido. Ela então saiu a sua procura pela casa, encontrando-o pendurado por uma corda em um caibro da churrasqueira. Desesperada, ela soltou a corda e acionou o Samu e a Brigada Militar, mas ele já estava morto.  
Há cinco anos Rafael fez tratamento médico contra depressão e recentemente estava apresentando sintomas semelhantes aos que apresentou à época.
Gabriela Barcellos

Homem é esfaqueado no bairro Rio Branco

Um homem de 24 anos foi esfaqueado na noite de domingo, 12/3, por volta de 19h45min na Rua Marechal Floriano, nas proximidades da Boate Salete.
Antônio Moacir de Souza recebeu vários golpes de faca, que o atingiram na cabeça, perna e braço. Um dos ferimentos, inclusive, lhe rompeu um tendão. O rapaz foi socorrido por um desconhecido e encaminhado ao pronto socorro municipal, permanecendo internado no Hospital Santa Casa de Caridade.
O fato foi comunicado à Polícia Civil pela irmã da vítima. De acordo com ela, o desconhecido que socorreu seu irmão apontou um agressor pelo apelido, com quem a vítima teria uma rixa antiga. A identificação deste suspeito, porém, não foi confirmada pelo delegado Enio Tassi, da 1ª Delegacia de Polícia, que instaurou inquérito para apurar o crime.
Gabriela Barcellos

Sistema reúne dados sobre certificação de carne de raças

Na última quarta-feira, 8/3, durante a Dinâmica Pecuária (Dinapec), na sede da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS), houve o lançamento da nova “Plataforma de Qualidade – Carne Certificada”. O projeto apresenta uma gestão unificada dos dados dos diferentes programas de carne de qualidade existentes no país e está disponível pelo www.cnabrasil.org.br/rastreabilidade. Lá o produtor poderá fazer seu cadastro e descobrir quais são os requisitos técnicos para aderir a cada programa em atividade no país. O portal ainda reúne a lista de frigoríficos cadastrados em cada um deles.
Representando a raça Angus, primeira a aderir aos protocolos implementados pela Confederação Brasileira de Agricultura e Pecuária (CNA) para controle de abates, o coordenador regional do Carne Angus, Lucas Soares Rosa, explicou que é uma forma de orientar os criadores sobre como participar e quais os passos devem ser seguidos para certificar carcaças. Para dirimir as muitas dúvidas dos pecuaristas da região, a CNA montou um estande na Dinapec, que funcionou até a sexta-feira, 10/3.
Para o gerente do Programa Carne Angus Certificada – o maior em atividade no Brasil –, Fábio Medeiros, esse é um passo importante na regulamentação da produção de cortes nobres no Brasil. “O sistema é uma ferramenta integradora de todos os protocolos de raça chancelados pela CNA e vai facilitar o acesso dos produtores a informações e a adesão aos protocolos”, salientou.
o presidente da CNA, João Martins, disse que a ferramenta possibilitará que a carne comercializada dentro e fora do país seja ainda melhor. “O Brasil deu um salto fantástico na produção pecuária nesses últimos anos. Nós fornecemos carne para mais de cem países do mundo. Atendemos países muito exigentes no quesito qualidade, não muito diferentes do público nacional. A ideia é que a cada dia, o produto ofertado, tanto no mercado interno, como no externo, seja diferenciado”, ressaltou. O secretário-executivo do Instituto CNA, André Sanches, frisou a importância da plataforma para a qualidade da carne brasileira. “Toda a cadeia será beneficiada por investir em um produto cada vez melhor”, reforçou.
Gabriela Barcellos

Busto de Urbano José Villela é inaugurado na Biblioteca Municipal

Na última quinta-feira, 9/3, o busto de Urbano José Villela foi inaugurado na Biblioteca Pública Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo. Construído em mármore, ele foi esculpido pelo francês Pirggnen e inaugurado pelo prefeito em exercício Brasil Carús, pelosecretário adjunto da pasta de Cultura, Ricardo Peró Job e por diversos membros da família Villela.
Villela mandou construir e residia no prédio que hoje abriga a Biblioteca Municipal. Nascido em Pelotas, veio morar em Uruguaiana ainda jovem, casando-se com Luiza Damasceno Villela, formando com ela o tronco de muitas de muitas das antigas famílias do Município, como Carvalho, Peró, Surreaux e Cavalcanti.
Urbano foi agropecuarista, empresário e político. Exerceu a presidência da Câmara de Vereadores (19873/76, 1879 e de 1881/84), e, da Comissão de Intendência Municipal de Uruguaiana.

Karine Ruviaro

Trabalhadores decidem ajuizar ação por danos morais e materiais contra Santa Casa

Buscando soluções para a situação em que enfrentam, os funcionários do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana (HSCC) reuniram-se na noite de sexta-feira, 10/3, e na manhã de ontem, 13/3, onde optaram por entrar com uma ação coletiva por danos morais e materiais contra a instituição filantrópica.
Os cerca de 500 funcionários alegam que a falta de pagamento causou prejuízos pessoais aos trabalhadores. Segundo o presidente do Sindisaúde, Renato Trindade Corrêa, “a ação já está sendo preparada para ajuizamento na Justiça do Trabalho”, comenta.
Hoje, 14/3, representantes do Sindisaúde irão até a Justiça do Trabalho, onde terá a partir das 10h30min, uma audiência com o juiz substituto, Marcos Pizino. De acordo com o diretor do Sindicato, Rogério de Moraes, “vamos tentar caçar a liminar expedida”. Na liminar a qual Moraes refere-se, há a determinação para que os funcionários se abstenham do bloqueio (de acesso a Santa Casa), e que eles evitem impedir a entrada dos demais trabalhadores, pacientes nas dependências do complexo hospitalar. Além disso, a Justiça determina que os servidores mantenham o número integral de funcionários na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e que nos demais setores do hospital, haja pelo menos 40% dos servidores. O descumprimento da ordem acarretará em multa de R$ 200 mil para o Sindicato, ficando autorizada a utilização da polícia para garantir o acesso a Santa Casa. E, prevê multa de R$ 20 mil/dia, por servidor que esteja ausente da UTI.
Moraes comenta ainda, que hoje, Sindisaúde e servidores da Santa Casa irão montar uma barraca em frente à Justiça do Trabalho. “A ideia é acampar em frente ao local em protesto a eles (Justiça) terem impedido os funcionários de protestarem nos portões como estava previsto”, salienta.
Karine Ruviaro

Rede de esgoto chega às residências da Av. Pinheiro

Nos pontos onde os trabalhos já foram concluídos pelas equipes da concessionária de água e esgoto, já é possível perceber mudanças positivas. O taxista José Pedro Machado, que mora há cerca de cinco anos na Avenida Pinheiro Machado comentou sobre o novo sistema. “O mau cheiro acabou na hora em que fizemos a conexão. Todos precisam ter a consciência que é importante terminar com o esgoto a céu aberto na cidade, é para nosso bem, nossa saúde”, conta.
A instalação da rede coletora pelas equipes da Odebrecht Ambiental nos bairros Rio Branco e Cabo Luiz Quevedo teve início em fevereiro. Agora, os trabalhos serão realizados em toda a extensão da Avenida Pinheiro Machado, desde o cruzamento da rua XV de Novembro até a Rua Albertino Pires.
Devido a mobilidade do trânsito, as valas de acomodação da rede serão feitas nas calçadas - de ambos lados da avenida-, e os passeios reconstituídos até dez dias após a finalização da obra. Para garantir a mobilidade de pedestres e motoristas, as interdições no trânsito são, geralmente, parciais. Periodicamente, a Comissão Municipal de Fiscalização de Obras e Secretaria Municipal de Trânsito tem acompanhado os procedimentos realizados.
“Temos um apoio contínuo das Secretarias e buscamos promover a sinergia entre as nossas equipes e as do Município. Essa medida é fundamental para que possamos oferecer segurança aos motoristas e pedestres que passam próximos as obras de investimento da concessionária”, destaca Eduardo Frediani, diretor da concessionária em Uruguaiana.
 Na próxima semana os integrantes da Comissão de Fiscalização irão para participar de uma visita técnica instalações da Estação de Tratamento de Água. O encontro promovido pela Odebrecht Ambiental tem o objetivo de apresentar as melhorias realizadas nos sistemas de água e esgoto e os projetos previstos para os próximos meses. “Essas visitas fazem parte de uma série de ações, onde buscamos disseminar os avanços do saneamento da nossa cidade e capacitar a população sobre o tema”, ressalta Frediani.

Carnaval 2017: Montagem deverá terminar somente no primeiro dia de folia

Faltando menos de uma semana para o início do Carnaval Fora de Época de Uruguaiana, a montagem das estruturas não param. Quem passa pela Avenida Presidente Vargas já notou que o ritmo de trabalho está intenso e que algumas estruturas ainda faltam serem montadas e outras, terminadas.
A Passarela do Samba, entre as ruas General Câmara e Andradas, começou a ser erguida ainda em meados de fevereiro. Os primeiros módulos instalados foram os camarotes oficiais e de imprensa. A Comissão de Carnaval investiu R$ 462 mil nos trabalhos da empresa contratada, a Celeiro, de Sapiranga. Valor este, que está sendo arrecadado com a venda de ingressos de arquibancadas e camarotes.
Para não atrapalhar o trânsito e o movimento do comércio no entorno do local, por alguns dias, a montagem havia sido adiada. No entanto, ainda no final de fevereiro, ela começou a ser instalada. Segundo o assessor jurídico da Comissão de Carnaval, Luiz Lagreca Neto, a previsão é de que até quinta-feira, 16/3, a estrutura esteja pronta.
Neste ano, a avenida terá 500 metros  - 200 metros menos que nos outros anos e a capacidade de público será de 14 mil pessoas por dia. No entanto, para a Comissão de Carnaval apesar da Avenida ter sido 70% comercializada até o momento, a expectativa de público será menor que a capacidade. “Esperamos aproximadamente 12 mil pessoas para o nosso Carnaval”. Apesar disso, de acordo com um estudo feito pela própria Comissão, a festa costuma render mais de cinco milhões para a economia interna de Uruguaiana.
Ingressos
 Os ingressos para os três dias (16 a 18/3) na Avenida estão à venda a partir R$ 60,00 e vão até R$ 330,00 por pessoa. As entradas podem ser obtidas na sede da Comissão de Carnaval, na Rua Flores da Cunha, número 2055, fundos da Academia do Artesão.
Ensaios técnicos
No domingo, 12/3, com o intérprete oficial Tinga, o Bambas da Alegria abriu os ensaios técnicos de Uruguaiana. No entanto, os presentes – que não eram poucos – enfrentaram quase um atraso de uma hora e meia para assistir a escola apresentar o “O Sol é Vida, Uma Inspiração Divinal, Bambas da Alegria Iluminando o Carnaval”. Em seguida, foi a vez do Imperadores do Sol que trouxe para a Avenida Presidente Vargas o enredo “Rainha dos Céus, Mãe dos Homens: Aparecida do Brasil”. A última escola a participar do ensaio técnico naquela noite foi a Cova da Onça, que junto a Bateria Furiosa empolgou todo o público com o tema “Yes! Nós Temos Samba: Um Século de Emoção!”. Já ontem, 13/3, foi a vez do Os Rouxinóis, que trouxe para a Avenida do Samba a “África de Todos Nós” e da Ilha do Marduque encerrou a noite com o enredo “Fé e Ritual: 40 Anos de Devoção ao Carnaval”. Cada escola de samba tem no máximo 1h15min para percorrer toda a extensão da Avenida.
Jurados
Compartilhada por alguns meios de comunicação, no final de janeiro, a informação de que jurados não viriam mais de São Paulo e Rio de Janeiro foi desmentida por Luiz Lagreca Neto. “Neste ano, teremos sim, jurados do Estado carioca”, comenta.
Karine Ruviaro

Deputado busca recursos para Fronteira Oeste em Brasília

O deputado estadual Edu Oliveira (PSD) esteve em Brasília na semana passada, ocasião em que se reuniu com o senador Lasier Martins. A pauta do encontro foi a solicitação de emendas parlamentares do Senador em benefício da Fronteira Oeste.
Aproveitando a visita, Oliveira esteve no Ministério do Planejamento afim de buscar junto ao Fundo para Convergência Estrutural do Mercosul (Focem) recursos e projetos de desenvolvimento a região da Fronteira, partindo de Santana do Livramento. “Sabemos que o Focem financiou a recuperação da malha ferroviária de Rivera até o porto de Montevidéu, o que viabiliza escoamento de produção para o resto do mundo. Vamos em busca de alternativas para incluir as cidades de fronteira nesses projetos, ainda mais que são recursos a fundo perdido”, concluiu.
Segurança
Durante a viagem, o Deputado também se reuniu com o deputado federal Rogério Mendonça Peninha (PMDB), autor do projeto de Lei 3 722/2012, que revoga o Estatuto do Desarmamento, em tramitação no Congresso Nacional. Edu deverá protocolar na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar do Direito à Legítima Defesa do Cidadão de Bem. “Não dá mais para aguentar tanta violência, se o Estado não nos protege temos ao menos que ter o direito da autodefesa, da autotutela. Nenhum bandido vai para o crime para tomar tiro e hoje está tudo muito fácil para eles, e eu não aceito que a gente não tenha o direito de defender a nossa família e a nossa propriedade”, justifica ele.
Gabriela Barcellos

Estágio: Processo seletivo para Câmara abre inscrições hoje

A partir de hoje, 14/3, e até o próximo dia 28, estão abertas as inscrições para o processo seletivo para preenchimento de vagas de estágio curricular não obrigatório remunerado da Câmara de Vereadores.
O processo é realizado por meio do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE/RS) e a remuneração ocorrer através de bolsa auxílio. Há vagas de estágio para nível de escolaridade média e superior, com carga horária de 30 horas semanais.
O processo seletivo tem por objetivo preencher vagas e ainda formar cadastro de reserva nas áreas de Tecnologia da Informação, Ciências Contábeis, Tecnólogo em Recursos Humanos, Direito e Administração.
A inscrição está disponível somente pelo site do CIEE (www.cieers.org.br) e a prova escrita terá como conteúdo Língua Portuguesa, Informática, Matemática e Conhecimentos Gerais e está prevista para o dia oito de abril.
A divulgação oficial do Edital 01/17 e as divulgações referentes às etapas do Processo Seletivo serão afixadas no Mural Oficial da Câmara Municipal de Uruguaiana, Rua Bento Martins, 2619, e publicadas em jornal de circulação local e sites www.uruguaiana.rs.leg.br e www.cieers.org.br.
Gabriela Barcellos

Desmonte do 2º Esquadrão de Aviação será debatido hoje

Acontece hoje, 14/3, às 19h, no plenário do Palácio Borges de Medeiros, uma audiência pública para tratar da desativação do 2º Esquadrão de Aviação – Base Aeropolicial da Fronteira (BAF). Instalada em 2004, a estrutura foi desmontada ‘às escondidas’ e os servidores realocados em outros grupamentos.
A audiência foi proposta no mês passado, pelo vereador José Clemente Corrêa (PSDB) e aprovada pelos demais parlamentares. O objetivo é identificar as razões e os processos que resultaram no ato de inatividade do local. “O secretário e o deputado Frederico anunciaram a permanência do helicóptero em Uruguaiana por cinco dias em razão da entrada de turistas como novidade, como grande feito. Não há novidade nenhuma nisso. Esse helicóptero é daqui e nunca devia ter saído daqui”, disse Clemente à reportagem do Jornal CIDADE.
Para o Vereador, os esclarecimentos são necessários, pois houve investimento pesado de verba pública, oriunda do Ministério da Justiça para instalação da estrutura em Uruguaiana. “Foram R$ 4 milhões destinados a montagem do Aéreo em 2004. Para onde foi esse dinheiro? Por que a Base foi tirada daqui, se a verba era justamente para instalação da estrutura em Uruguaiana?”, questiona o Parlamentar.
Foram convidados para participar da audiência pública o prefeito Ronnie Mello (PP), o Receita Federal, Polícia Federal, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (formado por representantes de todos os órgãos de segurança atuando no município), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Uruguaiana, Procuradoria da República, Ministério Público Estadual, Secretaria de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e secretaria de Segurança Pública do Estado.
Gabriela Barcellos

Painel Ed.2733

Escoteiros

No sábado, 11/3, o prefeito Municipal Ronnie Mello, juntamente com o secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Irani Fernandes, e o secretário adjunto Geminiano Pinto Bassualdo, participaram de uma palestra com o Grupo de Escoteiros do Lions Clube Três Fronteiras. A palestra teve como objetivo a apresentação de um projeto piloto a ser desenvolvido com crianças do Grupo de Escoteiros. Posteriormente, elas serão inseridas em ações de educação no trânsito e guarda civil. A partir de agora, o Presidente do Grupo de Escoteiros, Everton Barragan, e o secretário Irani farão reuniões para ajustar detalhes do projeto. Participaram também do encontro os Agentes da Guarda Civil Municipal.

Ações comemorativas

No sábado, 11/3, aconteceu uma ação alusiva ao Dia Internacional da Mulher na Escola Cabo Luiz Quevedo. Integrantes de um polo educacional foram responsáveis por promover diversas oficinas – auto maquiagem, corte de cabelos, manicure, depilação de buço e sobrancelhas – para as mães dos alunos. Na oportunidade, a Rede de Mulheres participou da ação informando e orientando as mulheres da comunidade escolar.

Parabéns I

A lindíssima Alice Mossi Utzig, futura nutricionista, completa mais um ano de vida nesta terça-feira, 14/3. Parabéns, nutripoderosa!

Parabéns II

O veterinário, criador de ovinos Ideal, radialista e ex-secretário municipal de Agricultura, Wilson José Mateo Dornelles, completou mais um ano de vida. Parabéns, Cicico!

Meio Ambiente

Na quinta-feira, 9/3, e sexta-feira, 10/3, o prefeito Ronnie Mello esteve cumprindo agenda em Porto Alegre. Estiveram acompanhando o prefeito, o Deputado Estadual Frederico Antunes; Secretário Municipal de Governo, Paulo Fossari, Secretário Municipal de Administração, Diroci Rodrigues; e o Secretário Adjunto da Secretaria Municipal da Fazenda, Francisco Casqueiro. Em determinado momento, eles estiveram com a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, onde trataram sobre as multas referentes ao descumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta - pelo governo anterior - que se refere ao antigo lixão. A multa desse descumprimento ultrapassa R$ 2.000.000,00 e coloca o município no Cadin (Cadastro de Inadimplentes), o que impede o recebimento de recursos.

Fera
O jovem Thiago Beheregaray é o vereador que falta à bancada tucana. Em transmissão pelo facebook na noite de sábado, desenvolveu o mesmo raciocínio crítico que Schneider em visita à redação do Jornal CIDADE. Thiago já avisa que não é político, não está em campanha, e que a União Estudantil de Uruguaiana vai cobrar tudo o que prometeram, e se não receber, vai..

Tucanagem
É intensa a movimentação nos bastidores no ninho tucano. As palavras de ordem são renovação, novas lideranças e jovens lideranças. Tem tucano que já foi sepultado e ainda não sabe.

oPTei
A proximidade com Dilma, Tarso, e com a UEU, são fortes indicativos de uma nova liderança petista em Uruguaiana. Além da roubalheira generalizada, o PT de Lula e Dilma, quebrou o país em seus 12 anos de administração. O PSDB de Felice e Schneider, fizeram o mesmo com Uruguaiana.

Sede
A repercussão da morte de um assaltante no Posto Conesul, atingido por um tiro certeiro, independentement de ter sido disparado por uma policial, ilustra bem em quê a falta de Justiça transformou nossa sede, que só é saciada com sangue.


Toninho
O professor Antônio Gomes foi levado às pressas a Porto Alegre, onde chegou com febre altíssima (41,9 ºC), e foi direto para o CTI; sábado à tarde foi transferido para o Hospital da PUC, onde foi submetido a exames de emergência que identificaram o ataque de uma bactéria. Sensibilizados, os amigos organizaram a vaquinha virtual “Força Toninho!”, no www.vakinha.com.br. Ajude também!

Comando
Na próxima quinta-feira, 16/3, o tenente coronel Roberto Ortiz Pereira passará o comando do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF) ao tenente coronel Luiz Antônio de Oliveira Floresta. A cerimônia ocorre no quartel, às 18h.

Bloco educativo
A Prefeitura Municipal de Uruguaiana por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (Segtram) criou o “Bloco Educativo Balada Segura Segtram”. A finalidade é conscientizar e salvar vidas, por meio de diversas ações de combate as irregularidades e excessos no trânsito cometidos por condutores.

Registro
O treinador das categorias de base da Liga Uruguaianense de Basquete (Luba), Rômulo Joia Mena Barreto e o assistente técnico, professor Márcio Cássio Baez, voltaram de Caxias do Sul, no sábado, 4/3, com uma novidade. Isso porque, os categorias sub-15 e sub-17 do time foram confirmadas na disputa do Campeonato Gaúcho de Basquete.

Calourada
Amanhã, 15/3, a partir das 16h, na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Uruguaiana acontece a 2ª Calourada Unipampa. O evento contará com apresentações artísticas, exposição e tendas apresentando todos os cursos e projetos do campus, praça de alimentação, mateada e rodas de conversa. O encontro está sendo realizado pelo Centro Acadêmico juntamente com a Direção do Campus Uruguaiana.