terça-feira, 14 de março de 2017

Uruguaiana: Unipampa recebeu seis universitários indígenas

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Uruguaiana, recebeu neste primeiro semestre de 2017, seis estudantes indígenas que tiveram acesso ao ensino superior por meio do Processo Seletivo Especifico para Indígenas Aldeados 2017. A seleção atendeu a uma demanda das comunidades indígenas e está de acordo com o Programa de Ações Afirmativas da Instituição.
A avaliação foi aplicada no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, em Passo Fundo. A escolha do local considerou a proximidade do município com muitas aldeias indígenas. Das 58 inscrições homologadas, 40 candidatos compareceram ao local da prova. A seleção ofertou 21 vagas, em quatro campi, distribuídas em 12 cursos de graduação. No campus de Uruguaiana, foram ofertados cinco cursos - Educação Física, Enfermagem Farmácia, Fisioterapia e Aquicultura-, destes todos receberam ao menos um aluno indígena.
No dia 10/3, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena em Uruguaiana/NEABI foi o responsável pelo acolhimento dos universitários indígenas. Na oportunidade, foi dada uma breve explicação do que é o Núcleo, quais as ações por ele desenvolvidas, assim como, a apresentação dos seus pesquisadores.
Karine Ruviaro

0 comentários: