sexta-feira, 4 de abril de 2014

Escola Estadual Hermeto José Pinto Bermúdez comemora 39 anos


A Escola de Estadual de Ensino Fundamental Hermeto José Pinto Bermúdez comemorou na terça-feira, 39 anos de sua fundação. A Escola, que tem como diretora a professora Nilbia Celene da Cruz Aita, tem como objetivo a formação do educando para que ele seja agente construtor da própria história, e realiza projetos que visam a integração dos alunos, com a boa convivência na escola, valorizando os aspectos positivos de cada um nas atividades pedagógicas. 

PROJETO FELIZ CIDADE - tem por objetivo resgatar e preparar para o trabalho, meninos e meninas, buscando a cidadania - este é o objetivo do projeto pioneiro em Uruguaiana, que funciona há 20 anos na escola HB numa parceria com o Rotary Club Uruguaiana Sudeste, cujo presidente é o senhor Sergio Paulo Dalosto. Os alunos passam o dia na escola e realizam a venda de seus trabalhos através de feiras realizadas no calçadão da cidade cuja verba é revertida em benefício dos próprios alunos.

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO - desde outubro de 2011, oferece aos alunos participantes as oficinas de acompanhamento pedagógico, tecnologias e mídias, jardinagem e horta urbana e basquete de rua, mantendo os alunos em turno integral.

PROJETOS DE LEITURA - tem por objetivo despertar no aluno o gosto pelo hábito de ler e de escrever. Semanalmente, a escola proporciona um horário destinado a estes atividades. Ainda, a escola possui a banda Pixinguinha, com 40 participantes; no turno da noite a escola desenvolve o curso de Educação de Jovens e Adultos para oportunizar as pessoas que não tiveram acesso à escola na idade própria, concluírem seus estudos; Em outubro acontece a Hbíada (olimpíadas do HB) que são realizadas desde 1982, oportunizando a descoberta de novos talentos para o esporte. Paralelamente às Hbíadas acontece a Jornadinha Artístico-Literária visando a integração e engajamento de todas as disciplinas, estudantes e comunidade escolar, dando incentivo à criação literária e artístico, o debate, a troca de experiências, o pensar crítico e a difusão de idéias e modos de ensinar e aprender.

O nome de batismo é homenagem ao advogado uruguaianense morto vítima de acidente de trânsito em 23 de dezembro de 1977. Ele, a esposa, o filho e duas sobrinhas voltavam de Porto Alegre quando o veículo em que viajavam colidiu com uma caçamba que se atravessou na estrada. Hermeto José Pinto Bermúdez foi vereador, sendo o mais votado em sua legislatura, era presidente da Associação das Lotéricas Estaduais do Brasil e já havia dirigido a Caixa Econômica Federal e a Companhia Rio-grandense de Telecomunicações, hoje Brasil Telecom.

0 comentários: