sexta-feira, 4 de abril de 2014

Uruguaiana poderá ser pólo regional em piscicultura

Um representante do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Antônio Valcir Vargas, esteve em Uruguaiana na última terça-feira, 1/4, através de articulação do vereador Luís Gilberto de Almeida Risso (PMDB). Na ocasião, uma audiência com o prefeito Luiz Augusto Fuhrman Schneider foi realizada, no Gabinete e contou ainda com a presença de representantes das associações de pescadores.
A principal pauta do encontro foi a apresentação de linhas de crédito do Governo Federal, disponíveis aos profissionais através de programas do Ministério da Pesca e Aquicultura. Entre os projetos estudados para implantação em Uruguaiana durante o encontro está o de piscicultura familiar. Vargas destacou que há valores significativos disponíveis para projetos como este; cerca de R$ 4 bilhões, que abrange também outras áreas, como agricultura. Segundo ele, nem 20% desses recursos são utilizados por falta de projeto dos municípios.
Durante a reunião, ocorrida ainda pela manhã, Gilberto Risso destacou que o município tem potencial de consumo e de produção para ser explorado. “Os programas poderão ser desenvolvidos para cada vez mais beneficiar e estimular a piscicultura familiar em Uruguaiana”, considerou. Para o prefeito Schneider a utilização do programa federal vai ao encontro do projeto de diversificação da produção primária local.
Antonio Vargas também visitou o Colégio Agrícola, onde há uma área já destinada a um projeto de piscicultura, coordenado pela Emater. Um dos objetivos e utilizar a produção do projeto para abastecimento da merenda escolar nas escolas municipais.

Gilberto Risso vem atuando em prol da classe pescadora já há algum tempo. Além de acompanhar as questões dos profissionais junto aos órgãos de fiscalização, como Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), em recente visita à Porto Alegre o Parlamentar conquistou a destinação de um caminhão frigorífico ao município, através de encaminhamentos.

0 comentários: