sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Ed. 1873

  1. Precedente perigoso
  2. Semana Farroupilha I
  3. Semana Farroupilha II
  4. Semana Farroupilha III
  5. Semana Farroupilha IV
  6. Guardas Municipais
  7. Paralisação I
  8. Paralisação II
  9. Paralisação III
  10. Técnicos administrativos
  11. Esgoto a céu aberto
  12. Bingo
  13. Corsan
  14. Gala Gay
  15. Site interativo
  16. Denuncie o crime
  17. Coren I
  18. Coren II
  19. Dom Aloísio: A palavra de Deus e a Fé
  20. Legislativo realizou evento em homenagem a Pátria
  21. PPL de Uruguaiana realiza congresso municipal visando às eleições de 2012
  22. Tarso tenta recriar cargos extintos pela Justiça no RS
  23. Curtas da Câmara
  24. Foz do Brasil inicia revolução do saneamento básico
  25. Homenagens marcam a Semana Farroupilha
  26. Salário dos vereadores já gera polêmica na Câmara
  27. Benefícios do Esgotamento
  28. Felice dispensou até licitação para favorecer o fantasma de confiança
  29. Tarso adia negociações e Abamf pede mais paciência à Brigada
  30. Estevão Inda é condenado a 14 anos de prisão
  31. Policial à paisana puxa o gatilho e evita mortes em via pública
  32. Amigo do vereador tenta dar “peitaço” na Brigada
  33. Polícia Civil prende mecânico na Vila Júlia
  34. Professor namorador estava fazendo “tur” no “Alegrete”
  35. Universidade deve licitar mais de R$ 20 milhões em obras
  36. Implantação do curso de Música recebe apoio de professores
  37. Seduc adere ao programa Brasil Alfabetizado
  38. Confira a programação do Sesc para este mês de setembro
  39. O tipo de planta ideal para apartamentos
  40. Boxe profissional neste sábado no Schmitão na disputa do Título Nacional
  41. Ferro Carril tem novo desafio neste domingo
  42. Liga Amadora 2011
  43. Semifinais dos Quarentões
  44. Campeonato dos Cinquentões
  45. Para Celso Roth, o Grêmio ainda busca seu espaço
  46. Damião comemora ausência de Kleber Gladiador
  47. Sabe Tudo: Alívio...

Foz do Brasil inicia revolução do saneamento básico

Na manhã da última quinta-feira, uma solenidade nas esquinas das ruas 7 de Setembro e Joal de Lima e Silva marcaram o início das obras de implantação da rede de esgotamento sanitário de Uruguaiana. A cerimônia contou com participação do prefeito Sanchotene Felice e do diretor da Foz do Brasil, engenheiro Eduardo Frediani, além de autoridades e lideranças locais e um público estimado em aproximadamente 1 mil pessoas.

O local de início das obras levou em conta o principal critério adotado, em conjunto pela Prefeitura e a Odebrecht, que confere prioridade às comunidades que nunca contaram com o serviço, em sua maioria de baixa renda. Este primeiro segmento terá extensão de 25 quilômetros, partindo da Vila Júlia e do Bairro Ipiranga, beneficiando 16,8 mil habitantes, ou 12% dos habitantes urbanos. É o primeiro passo em busca da meta de 100% de coleta e tratamento dos efluentes domésticos, sonho cultivado há mais de 50 anos pelos uruguaianenses.

O investimento total do histórico empreendimento será de R$ 170 milhões, realizados em cinco anos. A Foz do Brasil está em operação, em Uruguaiana, há apenas 72 dias, ensejando visíveis e positivas mudanças na adoção de práticas e ações em favor da saúde, do bem estar da família e da preservação do meio ambiente.

Depois de confirmar o desconto de, no mínimo, 14% na tarifa do fornecimento de água à população de Uruguaiana, honrando compromisso contratual com a municipalidade, a empresa Foz do Brasil, braço de engenharia ambiental das Organizações Odebrecht, inicia as obras que garantirão o tratamento pleno dos resíduos urbanos produzidos pela população. De início a operação já criou mais de 100 novos empregos diretos no município, e deverá atingir 400 postos de trabalho diretos e indiretos, com previsão de dobrar esse número a partir de 2012.

Hoje, 92% da população convive diariamente com esgoto a céu aberto, são 1 milhão e 200 mil litros de esgoto que serão retirados das valas negras, que geram mau cheiro e propagação de doenças. "No verão é horrível, além de mosquitos minha filha teve uma virose, foi parar no hospital, com risco de vida", conta a dona-de-casa Tânia Maria Oliveira dos Santos, 47 anos, 24 deles residindo no bairro Ipiranga. Agora, ela aguarda ansiosa pelas mudanças que virão com a chegada dos investimentos na cidade. "Fico feliz em saber que a Prefeitura trouxe uma empresa que está proporcionando muitas coisas boas para nossa vila. Com certeza, é mais qualidade de vida", destaca Tânia.

Uruguaiana é o primeiro município no Rio Grande do Sul a conceder, por concorrência pública, a prestação dos serviços de água e esgoto à uma empresa privada. A tramitação do processo estendeu-se ao longo de quatro anos de batalhas judiciais entre o Executivo Municipal e a antiga concessionária, mas atendeu todas as exigências constitucionais, legais e administrativas, além das exigências do Tribunal de Contas do Estado, demonstrando o acerto de uma proposta pioneira no Rio Grande do Sul.

Benefícios do Esgotamento Sanitário
  • Redução de doenças de veiculação hídrica;
  • Melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da população diretamente beneficiada;
  • Geração de emprego e renda;
  • Melhoria e valorização das habitações para a população;
  • Melhoria no desempenho na família, na escola e no trabalho.

Liminar suspende eleição no Coren/RS

A Justiça Federal do RS determinou a suspensão da eleição para o Conselho Regional de Enfermagem do RS (Coren/RS) que deveria ser realizada no próximo domingo (11/9). A liminar foi concedida pelo juiz Enrique Feldens Rodrigues, da 3ª Vara Federal de Porto Alegre, em mandato de segurança impetrado por profissionais da área contra os membros da Comissão Eleitoral e o presidente do Coren/RS.
O magistrado entendeu que a Comissão Eleitoral deixou de adotar as providências necessárias para reforçar a garantia de lisura do pleito. De acordo com a sua decisão, houve a efetiva violação das regras que preveem o zoneamento dos eleitores e a ausência de adequada motivação da não-utilização de urnas eletrônicas no pleito.
Rodrigues concluiu que o processo eleitoral, na forma como estruturado neste momento, é incapaz de avalizar a fidedignidade do resultado da eleição, garantindo, sem sobressaltos, que sejam alçados à administração do Conselho aqueles cuja escolha provenha da vontade da maioria dos integrantes da categoria.

Neste domingo tem 1º Encontro Gala Gay em Uruguaiana

Os gays de Uruguaiana convidam: domingo tem 1º Encontro Gala Gay. O evento será no Grêmio Recreativo Tiradentes, a partir das 22h. Jaqueline Taylor será coroada Rainha da Parada Gay 2011.

Professor namorador estava fazendo turismo "no Alegrete"

O professor de Educação Física, Ederson Alex da Rocha, desaparecido desde a madrugada de domingo, manteve contato com a família na noite de ontem. Segundo a Polícia, o jovem esta passeando em Alegrete. Antes de sumir, Ederson havia passado o dia com a ex-noiva. Na mensagem mandada à mãe assim que saiu de casa na madrugada, o professor pedia que ela não contasse a outra namorada que ele havia dado uma "saidinha com a ex".