terça-feira, 1 de março de 2011

Bebidas na avenida

A Comissão Organizadora do Carnaval de Rua de Uruguaiana informou que não será permitida a entrada de bebidas na Avenida. Para consumir, é preciso adquirir nos bares postos ao longo da passarela. O público, que paga fortunas pelos camarotes e ingressos, joga pedras na decisão, enquanto os comerciantes, que também pagam fortunas pelo direito de explorar o público, digo, consumidores, digo, foliões, digo, bares, jogam confetes.

Revisada em 3 de março, às 19h21min.

PSDB: Josefina quer presidir o Diretório Municipal

A vereadora tucana Josefina Soares registrou na segunda-feira (28), a sua candidatura à presidência do Diretório Municipal do PSDB, em Uruguaiana. A chapa registrada é composta por 33 membros no Diretório e 11 suplentes, 5 titulares para o Conselho de Ética e 5 suplentes, e 6 Delegados e 6 suplentes.
Josefina foi à primeira mulher vereadora no Município, hoje exerce o 5° mandato consecutivo, sendo nas últimas duas eleições a parlamentar mais votada de Uruguaiana, presidiu o PSDB Mulher local e foi presidente do Poder Legislativo em 2005.
Para Josefina, este registro não significa nenhum “racha” no PSDB. “O partido tem que passar por esse processo democrático, com discussão, na sua democracia interna, de teses contraditórias. É aí que ele vai provar que está amadurecido, depois de 23 anos de fundação” - afirmou, garantindo a unidade.
De acordo com a proporção de votos que receberem na convenção, a chapa derrotada tem o direito de incluir  membros na chapa vencedora. Com isso, se garante espaço na legenda vencedora e se afasta o risco de isolamento dentro do partido.


Revisada em 01/03/2011, às 18h3min.

Cova da Onça e Rouxinóis realizam festa “tapinha nas costas”

Não era este o nome da festa, mas bem que poderia ser: tapinha nas costas. Até as tão competitivas Cova da Onça e Os Rouxinóis, deixaram o clima de rivalidade que tanto já esquentou o Carnaval de Uruguaiana, e resolveram se abraçar numa única festa que, a propósito, foi um sucesso. Destaque para as madrinhas de Bateria que sambaram e cantaram o tempo todo. Mariana Penteado foi coroada Musa da Cova da Onça. As nomeadas de cada escola foram apresentadas, além de outras personalidades. A noite também teve emoção com um minuto em silêncio em homenagem à Renan Rosado. Marielly Abad e Luiz Carlos Zaccaro foram  anfitriões perfeitos de uma grande noite do samba.

Atenção autoridades: ela só quer viver com dignidade


A presença de uma mulher, seu cão, um sofá e o que sobrou de sua casa, na calçada da Rodoviária de Uruguaiana, entre as ruas Flores da Cunha e Dr. Maia, já não é novidade. Figura conhecida, a presença de Ana já é tão normal naquele local que, para chamar a atenção das autoridades, precisou, há pouco tempo, pousar para fotografias em frente a um cartaz eleitoral do deputado Frederico Antunes. Na segunda-feira, a cidade comentava sobre a matéria que foi ao ar na Rádio São Miguel e que, além de denunciar o descaso das autoridades em relação aos moradores de rua, trazia a tona fatos que estariam acontecendo à noite e à luz do dia. Segundo a matéria, no local onde Ana está instalada, rola sexo explícito com direito a público e música. Nossa equipe procurou a moradora de rua na manhã de ontem e escutou a versão dela sobre todos os fatos.

Os fatos
Ana é professora aposentada e bailarina, tendo feito apresentações em outras cidades do Estado e até mesmo no Uruguai e na Argentina. Viúva e sem filhos, ela morava em seu apartamento, localizado em frente ao local que ela chama hoje de “minha casa”. Segundo a moradora de rua, o irmão a expulsou do apartamento há algum tempo e ela, como protesto, resolveu morar aonde ele a visse todos os dias. Dois advogados estariam cuidando do caso, mas até agora ela não obteve resposta. Enquanto isso, sua vida tem sido esperar. Entregue a bebida, com a boca cortada e aparentando estresse emocional, ela contou à nossa equipe que nunca foi procurada pela Assistência Social do município e que não precisa que eles a levem para ser alimentada e mais tarde a devolvam às ruas - ela precisa de um lar, de uma peça para morar, de ter a chance de recomeçar a sua vida. Quanto ao sexo explicito, Ana nega e diz que as acusações são infundadas e que, apesar de morar na rua, mantém dignidade e respeito no espaço que ocupa. Com todo o sofrimento, a mulher que ganhou notoriedade da população, mas foi esquecida pelas autoridades, não perde as esperanças e acredita que um dia terá sua casa de volta e poderá viver de forma digna.

Policiais acusados de extorsão ganham liberdade

Os dois policiais militares presos em dezembro de 2010, acusados de extorquir uma família, não estão mais presos. Os soldados Alex Lemes da Silva e Saul Galarza Torres, com cerca de seis anos e 20 anos de carreira, respectivamente, presos preventivamente, receberam da Justiça o direito de responder pelo crime que cometeram em liberdade. Eles voltaram às ruas há quase duas semanas e, por enquanto, permanecem afastados da Brigada Militar.
Os dois militares foram acusados por integrantes de uma família de terem invadido a residência, ameaçado os moradores e tentado extorquir dinheiro (de um suposto ponto de drogas). Eles negaram as acusações na época dos fatos. O delegado Marcelo Chiara conduziu o Inquérito à época e disse que ambos foram indiciados diante do reconhecimento das vítimas e testemunhas. Os policiais teriam amarrado os membros da família e ameaçado prendê-los. O crime só foi descoberto porque a dupla entrou na casa errada e não na residência dos traficantes. O advogado dos policiais não estava na cidade no dia de ontem, razão pela qual não pode apresentar outros detalhes do caso.

Sobrinha aplica golpe na Polícia e se passa pela tia na hora da prisão

Tatiane Martins da Silva é a vítima da história, mas na edição do último sábado, seu nome apareceu como sendo o da traficante presa pela Polícia Civil durante operação. Na tarde de ontem, ela procurou pela nossa redação e pediu ajuda já que está sendo apontada nas ruas como sendo a vendedora de crack. Segundo Tatiane, na última semana, a sua sobrinha – Thais Adriana da Silva de Oliveira foi presa junto com seu companheiro, no local conhecido como Morro do Piolho. A Polícia encontrou pedras de crack, maconha, celulares e munições com o casal. Na DPPA, Thais apresentou o nome e a Carteira de Trabalho da tia, e enganou até mesmo a Polícia. Depois de tudo esclarecido, Thais teve seu nome fixado e Tatiane - a Borrega, escapo dessa ilesa.