terça-feira, 24 de janeiro de 2017

190 em ação

Ameaça
Uma mulher e o filho foram ameaçados de morte por um jovem ligado a um menor que estaria apreendido por um crime de roubo. A vítima contou que seu filho foi assalto e, na ocasião, o menor foi apreendido em flagrante em razão do crime.
 
Assalto
Um homem foi assaltado enquanto atravessava a Praça Argentina. Ele teve o telefone celular roubado e ficou levemente ferido depois de ser atingido pelo assaltante, que usava uma pequena faca.
 
Injuria
Uma vendedora procurou a polícia depois de ser vítima de injuria. Ela contou que um pedido realizado por uma cliente teve um atraso e que a mesma passou a ‘espalhar’ que a vítima não havia realizado o referido pedido, pois teria gasto o dinheiro pago antecipadamente.
 
Suicídio
Um homem cometeu suicídio na tarde de domingo, na Rua Setembrino de Carvalho, nas proximidades da entrada para o bairro Profilurb. Ele tinha 40 anos.
 
Arrombamento I
Uma mulher registrou um arrombamento e furto em sua casa. Ela contou que ficou algumas semanas fora, de férias, e ao retornar encontrou a casa arrombada. Foram levados eletrodomésticos, roubas e objetos caros, como um faqueiro.
 
Arrombamento II
Uma televisão, um aparelho de dvd e cerca de R$ 700 em dinheiro furtados de uma casa. O proprietário contou que o portão da frente e a porta da casa foram arrombados.
 
Furto I
Um homem foi preso por furto de energia, de acordo com o artigo 155 parágrafo 3º do Código Penal, que equipara energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico à coisa móvel.
 
Furto II
Uma motocicleta Honra Fan preta foi furtada da frente do pronto socorro municipal. O crime ocorreu na manhã de domingo.

Flagrantes de embriaguez caíram 20% nos dois últimos anos

Completando seis anos em fevereiro, a Balada Segura continua apresentando resultados positivos. Mesmo com o aumento de 21% nas abordagens em 2016, as equipes do Detran que atuam nas blitze em Porto Alegre e no Litoral registraram uma redução de 18,5% nos testes positivos e 36% nos crimes de trânsito, em relação a 2015. Embora tenha havido também um aumento de 6% nas recusas ao etilômetro, os dados indicam uma mudança gradual.
As equipes do Detran abordaram 28.850 veículos em 364 blitze no ano passado. Em 2015, foram 23.828 os fiscalizados em 382 blitze. Os registros de testes positivos passaram de 647, em 2015, para 513, em 2016 (-21%), e os registros de crime de trânsito, de 80 para 51% (-36%). As recusas, no entanto, passaram de 1.817 para 1.924 (+6%). A variação entre os condutores que foram autuados pela infração prevista no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro, dirigir sob o efeito de álcool, somando-se testes e recusas, foi de -1%.
O percentual de autuados por dirigir sob o efeito de álcool (ou estar sob suspeita de) passou de 10%, em 2015, para 8%, em 2016. Dos 28,8 mil abordados no ano passado, a maioria (26,4 mil) fez o teste e comprovou estar em condições para dirigir e compartilhar o espaço publico. Em 2015, 21,3 mil motoristas, de um total dos 23,8 mil abordados, estavam de acordo com a legislação.
O número de autuações por outras infrações também caiu. Foram 5.569 em, 2015, e passaram a 5.141, em 2016, uma redução de 7,7%. No entanto, as equipes do Detran recolheram mais veículos e CNHs irregulares no último ano. Foram 805 veículos recolhidos, em 2015, e 1.600, em 2016, um aumento de quase 100%. As CNHs recolhidas passaram de 2.546 para 2.633, aumento de 3%, de 2015 para 2016.
Além das equipes do Detran que atuam em Porto Alegre e no Litoral durante o veraneio, agentes de trânsito de outros 28 municípios também realizam blitze regulares da Balada Segura.
Com informações do Governo do Estado.

BM faz blitz a apreende três veículos

Gabriela Barcellos
A Brigada Militar realizou uma blitz iniciando na noite de domingo, 22/1, que se estendeu até a madrugada de segunda-feira, 23/1, na Rua Duque de Caxias, nas proximidades da Rua Setembrino de Carvalho. A ação teve início às 22h e foi encerrada por volta de 2h. Além da barreira, os policiais militares também fizeram uma ‘batida’ em um plantão, localizado na esquina das ruas Duque de Caxias e Dr. Maia.
De acordo com o capitão Ricardo Gruner, durante a ação foram abordadas 35 motocicletas e 31 carros de passeio. Desses, foram apreendidas duas motos e um carro. Também foi confeccionado um termo circunstanciado por entregar direção de veículo automotor a pessoa não habilitada. Ninguém foi preso.
Somando as duas ações, foram abordadas 124 pessoas.

Polícia Federal prende duas pessoas por pesca ilegal



Gabriela Barcellos

Na tarde de sábado, 21/1, a Polícia Federal realizou uma operação de fiscalização de rotina no Rio Uruguai, que resultou em duas prisões em flagrante por pesca ilegal, visto que estamos no período de piracema.
A ação foi desenvolvida pelo Grupo Especial de Polícia Marítima da PF (Gepom). Além das prisões, foram apreendidos 49 peixes, alguns identificados preliminarmente como sendo Dourados, espécie cuja pesca é proibida. Também foram apreendidas nove redes de pesca de aproximadamente 500 metros cada e uma embarcação.
Os dois homens, que não são pescadores profissionais, foram presos no Arroio Touro Passo, nas proximidades do Rio Uruguai. Eles estavam em local proibido para pesca. De acordo com o delegado federal Fabrício Padilha, os dois foram autuados por pesca ilegal em local e período proibidos e foram liberados depois de pagar R$ 937 de fiança cada um, e responderão pelo crime em liberdade.

Ministério da Transparência orienta prefeitos sobre aplicação correta de recursos

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) realizará no dia 6/02, o Encontro Município Transparente. O objetivo é orientar os prefeitos eleitos e reeleitos sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais.
Os prefeitos interessados poderão se inscrever até o dia 31/01 no site do Ministério. O evento ocorrerá em todas as capitais, exceto no Espírito Santo e em Sergipe, que sediarão, respectivamente, nas cidades de São Mateus e de São Cristóvão.
O conteúdo programático inclui temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública, Lei Anticorrupção e atuação do controle interno na Administração Pública.

Santa Casa recebe quase R$ 1 milhão de reais, mas repasse a funcionários é de R$ 350 mil

O diretor do Sindisaúde de Uruguaiana, Rogério de Moraes se manifestou na última sexta-feira, 20/01, em sua rede social quanto a uma verba de quase um milhão de reais recebida pela Santa Casa de Caridade de Uruguaiana no dia anterior, 19/01.
Segundo ele, a Santa Casa utilizou deste montante somente R$ 350 mil para o pagamento dos funcionários.  Dos quinhentos funcionários da instituição – filiados ao sindicato -, cada um recebeu o valor de apenas R$ 700 reais. E ainda, pergunta indignado em sua postagem sobre o que teria sido feito com o restante do dinheiro “pagaram as outras categorias de altos salários que não estão em greve? pagaram fornecedores?”, comenta Moraes.
Para não gerar confusão, ele ainda relata os valores exatos recebidos pelo Hospital. “Entrou nas contas da Santa Casa esta semana R$ 1.269.003,95. O valor de R$ 274.856,08 foi retido pelo governo por não cumprimento de metas. O valor que sobrou foi de R$ 994,147,90”, escreveu.
Representando a categoria, Rogério comenta que a indignação é total entre os funcionários, visto que a instituição ainda não pagou o mês de novembro inteiro. Eles esperavam que o administrativo da Santa Casa priorizasse a folha de pagamento dos funcionários em greve e deixassem para um segundo momento, o pagamento de médicos, engenheiros, advogados, administradores e fornecedores.
Nesta semana, os funcionários do hospital estão analisando formas de dar um final a situação em que vivem. Entre as ações já realizadas em busca de melhorias, estão à ida até o Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho e Prefeitura Municipal onde pediram que os mesmos interviessem em relação aos direitos dos trabalhadores em greve.
Procurado pela equipe de reportagem do Jornal CIDADE, o assessor de comunicação da Santa Casa, Everaldo Jacques, disse estar aguardando a posição da Provedoria da instituição em relação às declarações de Rogério de Moraes. Até o fechamento desta edição, não obtivemos retorno.

Cova da Onça realizou seu famoso “Arrastão”


Na noite de sexta-feira, 20/01, a Cova da Onça realizou o seu tradicional “Arrastão” comemorativo aos 47 anos da Escola de Samba. A Cova da Onça completou mais um ano de vida na segunda-feira, 16/01, entretanto, a festa só ocorreu na sexta-feira.
A concentração ocorreu na Avenida Duque de Caxias, em frente a Praça Barão do Rio Branco. A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) fez a segurança do local. Segundo o agente de trânsito da Setram, Leandro Sanchotene, cerca de 1.600 pessoas participaram do ato, já para a organização do evento, o número estimado é de quatro mil pessoas. 
Após o “Arrastão”, já na quadra da Escola houve a Coroação da Nova Rainha para o Carnaval 2017, Jéssica Vasconcellos, bem como a coração da Musa do Samba, Bárbara Nascimento, da Musa do Alto do Bronze, Francielly Araújo e da Musa da Arena, Paola Serpa. Além disso, a Velha-Guarda e a nova Porta-Estandarte da escola, Roselaine Telles, também foram apresentadas ao público. A madrugada foi embalada pela Bateria Furiosa, sob o comando dos mestres Lucas e Júnior, acompanhados da Harmonia Musical. Já neste momento, dentro da quadra, a organização estima que cerca de 1.200 pessoas estiveram presentes. Número este, considerando as vendas de ingressos.
Neste ano, a escola levará para a avenida uma homenagem ao Centenário do Samba no Brasil. O tema será “Yes! Nós temos samba: um século de emoção!”. A presidência da Escola continua por conta de José Carlos Barbosa Zaccaro e a vice-presidência com Vera Camargo.

Mercado Público de Uruguaiana

Para driblar a crise, alguns comerciantes do Mercado Público Municipal Getúlio Vargas, daqui de Uruguaiana, tem inovado na sua forma de atendimento. Para conseguir novos compradores e para garantir os velhos clientes, as bancas de hortifrútis saíram do interior do Mercado e foram para a rua.
Buscando alavancar suas vendas, desde o final do ano passado, quem passou pela Avenida Presidente Vargas pode perceber que três bancas estão instaladas no local expondo seus produtos. A comerciante Adriana de Melo Tavares, comenta que devido a esta atitude as vendas na sua tenda aumentaram “as vendas cresceram 70%. Anteriormente, a gente não conseguia pagar nem os fornecedores. Agora sim, estamos conseguindo lucrar”, afirma.
O maior atendimento no local são de idosos. O novo modelo de atendimento é mais rápido.  Adriana salienta que a comunidade pede que eles não saiam dali, visto que para alguns o novo local é mais confortável. “Muitos idosos chegam aqui, pedem uma fruta geladinha, sentam e comem. Lá dentro do Mercado, eles não tinham essa possibilidade”, salienta.
O Mercado Público
No ambiente, estão cerca de 20 bancas, em que são oferecidos produtos coloniais, hortifrutigranjeiros, lanches e produtos artesanais. Atualmente, segundo a Presidente do Mercado Público, Sandra Fagundes Matos, 18 bancas estão em funcionamento.
Regulamentado por um decreto, o espaço ocupado pelos feirantes, deve ser limpo. Para isso, os donos das bancas contrataram uma auxiliar de serviços gerais que limpa o local de segunda a sexta-feira. No sábado, os responsáveis pela limpeza são os próprios comerciantes, que após fechar o local, lavam o Mercado. Além disso, cada um é responsável pela conservação do seu espaço. Para o trabalho interno, é necessário o uso de vestimenta adequada – calça branca, bonés, jalecos, por exemplo.
Os feirantes não pagam nenhuma conta (água, luz, aluguel) para trabalhar ali. Por semana, é arrecado o valor de R$ 30 reais de cada espaço para que haja o pagamento da funcionária da limpeza, manutenção do local e monitoramento.
Questionada sobre a venda de carnes e/ou pescados, já que Uruguaiana possui colônia de pescadores, Sandra comenta que na reinauguração do Mercado Público, o então prefeito Sanchotene Felice, disse que não haveria este tipo de comercialização devido ao mau cheiro. Entretanto, segundo ela “o pessoal procura muito esse tipo de produto aqui”.
Inauguração
Fundado em 31/12/1950 pelo prefeito da época Ventura La Hire Gutierrez, o Mercado Público foi reinaugurado somente em 01/06/2011 depois de ficar cinco anos fechado.
O prédio também abriga o Banco de Alimentos, local onde são armazenados e distribuídos mantimentos para pessoas carentes. No andar superior funciona a Policlínica Infantil. O prédio também abriga a secretaria do Meio Ambiente e a Esplanada da Inclusão Social, ocupada por três associações: Associação dos Amigos dos Deficientes Físicos (AADUR), Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Uruguaiana (APASUR) e Associação dos Amigos, Familiares e Usuários da Rede de Atenção Psicossocial de Uruguaiana (AFURP).
Alguns feirantes reclamam que o espaço seria melhor ocupado se destinado exclusivamente a atividades típicas de um mercado. Para outra comerciante, que não quis se identificar, “era melhor que eles tivessem outro espaço, pois assim poderíamos ampliar nosso negócio, mais gente poderia vender aqui e consequentemente, mostraríamos aos nossos clientes o que é o Mercado Público”, comenta.
O Mercado Público Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 7 horas e 30 minutos às 18 horas, e no sábado, das 7 horas e 30 minutos até às 13 horas.
Na tarde de ontem, às 16 horas, foi realizada uma reunião entre o Prefeito Ronnie Mello e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Aerton Auzani, onde foram debatidos novos procedimentos que serão realizados no Mercado Público.  Até o fechamento desta edição, a reunião não havia terminado.

Renegociação da dívida do Estado com a União começa hoje

Gabriela Barcellos

O governador do Estado, José Ivo Sartori (PMDB) estará em Brasília hoje, 24/1, onde acompanhado pelo secretário da Fazenda, Giovani Feltes, se reunirá com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, a fim de iniciar a renegociação da dívida do Estado com a União. O anúncio foi feito na sexta-feira, 20/1, em reunião entre Sartori e o ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, no Palácio Piratini. Padilha, aliás, também deverá participar do encontro na capital federal. A agenda está marcada para às 15h30min, no Ministério da Fazenda.
Na negociação, deverão ser definidas as contrapartidas do Estado, exigidas pelo governo federal, para que o Rio Grande do Sul possa aderir ao Plano de Recuperação Fiscal, que prevê carência de três anos no pagamento da dívida.
Para Sartori, o governo do Rio Grande do Sul percebeu antes a crise econômica e adotou medidas de ajuste fiscal para buscar o equilíbrio das contas. “Mudar a realidade da dívida do Estado é algo que, já na campanha eleitoral, eu citava como prioridade para o mandato. Fomos construindo essa possibilidade com cuidado técnico e político, sem espetacularização. Estamos muito perto de concretizar a mudança”, afirmou. Ele afirmou ainda que o presidente da República, Michel Temer (PMDB), e o ministro Padilha sempre se mostraram a favor do reequilíbrio financeiro dos estados. “O país sairá mais rápido da crise se os estados tiverem condições, ao menos, de cuidar melhor das áreas essenciais. Mas vocês sabem que não sou de comemorar antes da colheita. Ainda temos alguns passos pela frente. Esse assunto é prioridade para nós”, acrescentou o governador.
Padilha garantiu que “tão pronto seja firmado o acordo com o Rio de Janeiro, o Rio Grande do Sul ganhará a ocupação por inteiro dos técnicos do Ministério da Fazenda”. Sobre as contrapartidas, o ministro enfatizou que cada estado tem suas peculiaridades. “Aqui já foi feito um longo caminho para viabilizar esta negociação. Todos nós conhecemos as medidas que o governador propôs à Assembleia Legislativa e as medias que, ele como gestor, tomou para reduzir gastos”, destacou.

Barra do Quaraí não terá Carnaval de Rua

Gabriela Barcellos

Depois de dois encontros entre as entidades carnavalescas da Barra do Quaraí e a Comissão de Eventos da Prefeitura Municipal, foi definido que o município não terá carnaval de rua neste ano. Em 2016 o Executivo Municipal aportou R$ 108 mil reais na realização dos desfiles carnavalescos. Os valores incluem eventos que antecederam a festa de momo, bem como estrutura da avenida, sonorização, incentivo as entidades carnavalescas de Barra do Quaraí e convidadas.
Nos encontros realizados, integrantes do Executivo Municipal confirmaram que a Prefeitura estava disposta a aportar cerca de 20% a mais do cache disponibilizado no ano passado, no entanto, dirigentes de algumas agremiações consideraram o valor insuficiente para cobrir as despesas, decidindo não colocar suas escolas na avenida. “Após a desistência de participação das entidades da Barra do Quaraí, o tema foi levado a conhecimento do Prefeito que mencionou não ser favorável a realização de desfiles sem a participação, na passarela do samba, de entidades que representem a cidade de Barra do Quaraí”, explica Eneias Lima, integrante da Comissão de Eventos.
No entanto, o prefeito Iad Choli (PSB) apoia a realização de eventos como shows e atividades culturais voltadas ao carnaval para marcar a data festiva na cidade. É preciso que realizemos algo, pois, é sabido por todos que o carnaval movimenta a economia da cidade. Comerciantes estabelecidos e ambulantes aproveitam a data para aumentar suas vendas. Fora isso a comunidade merece um atrativo cultural”, disse ele.
A Comissão de Eventos seguirá se reunindo com o objetivo de formatar as atividades carnavalescas de Barra do Quaraí, que serão anunciadas nos próximos dias.

Instalação de free shops será discutida amanhã

Gabriela Barcellos
Vereadores, representantes do Poder Executivo das chamadas cidades gêmeas, empresários e entidades representativas irão se reunir amanhã, 25/1, na Câmara de Vereadores do Chuí, a fim de discutir a implantação dos freeshops no Rio Grande do Sul. Trata-se da segunda reunião da Coordenação Geral da Articulação para Implementação dos Free Shops no RS e acontece na Câmara de Vereadores daquele município.
Na pauta do encontro está incluída a avaliação das ações definidas em reunião de Brasília; a proposta de criação de um processo de acompanhamento sistemático em Brasília, junto à Receita Federal e Serpro; planejamento das próximas ações na região, no Estado e em Brasília, e; dar encaminhamentos à Campanha Nacional ‘Free Shops No Brasil É Legal’.
A Coordenação é formada por representantes do Executivo e Legislativo e empresários de cada município gêmeo de faixa de fronteira do RS, e foi criada no dia quatro de novembro passado em Jaguarão. No dia 28 do mesmo mês teve sua primeira reunião, em Brasília.
Apesar de integrar o grupo das cidades gêmeas, Uruguaiana não terá representação na reunião. De acordo com o secretário municipal de Governo, Paulo Fossari, não há condições para o deslocamento neste momento.

Transporte coletivo: Executivo definirá ações nos próximos dias

Gabriela Barcellos
Nos próximos dias o Poder Executivo Municipal deverá definir que medidas irá tomar em relação ao transporte coletivo urbano e ao processo licitatório para contratação de concessionárias para operar o serviço no município, ‘trancado’ pela Justiça na véspera da realização do certame.
No final de 2015, o então prefeito Luiz Augusto Schneider (PSDB) decretou situação de emergência no transporte público, afastando as então concessionárias – cujo contrato com o município já estava vencido há anos – e requisitou os bens da empresa Vaucher Transporte Ltda, de Alegrete, para operar um novo sistema de transporte coletivo, por ele criado, o Sistema Integrado de Transporte (SIT). Houve uma verdadeira guerra judicial entre o município e a Associação dos Transportadores de Passageiros Urbanos de Uruguaiana (ATPU), que representava as empresas ‘escorraçadas’ do serviço. Depois de várias decisões recorridas, o município obteve ganho de causa, em decisão que afastou definitivamente as empresas dos serviços. A Vaucher então passou a ser a única a operar o transporte coletivo, dentro dos moldes do SIT de Schneider.
Já com o Plano de Mobilidade Urbana concluído e aprovado pela Câmara de Vereadores, o edital para contratação de operadores para o transporte coletivo foi lançado. Entre as empresas inscritas estava a Vaucher, considerada ‘a favorita’. No entanto, a empresa Nogueira Transporte Ltda, que não pode participar do certame, impetrou um mandado de segurança, com pedido liminar, solicitando a suspensão do processo licitatório alegando vícios desde o edital da concorrência.
O pedido foi deferido pelo juiz André Luís Ferreira Coelho, em regime de plantão. Em seu despacho, o magistrado frisou, entre outros, que: a) é possível apontar que o edital publicado carece de amparo legal idôneo e imprescindível a sua validade; b) não se tem notícia quanto à vigência das leis municipais exigidas pela Lei Orgânica Municipal, que definam a regulação e fiscalização.
Outra questão apontada pelo Juiz foi o fato de o aviso de concorrência pública ter sido publicado em dois jornais – um local e um estadual – no dia 28/10, “data em que, curiosamente, o Edital de Concorrência Pública Nº 004/2016 ainda não fora firmado pelo senhor Prefeito Municipal, o que teria ocorrido no dia 31/10”. Outro aspecto diz respeito ao ‘Aviso de Retificação de Edital’ lançado no dia 14/12, quatro dias antes da data aprazada para apresentação das propostas (16/12) no Diário Oficial do Estado, o qual alterou a data de apresentação das propostas para o dia 21/12. “Referida retificação desatendeu, em princípio, o disposto no parágrafo 4º do artigo 21 da Lei 8 666/93, o qual determina que ‘qualquer modificação no edital exige divulgação pela mesma forma que se deu o texto original, reabrindo-se o prazo inicialmente estabelecido, exceto quando, inquestionavelmente, a alteração não afetar a formulação das propostas’, exceção que aparentemente não se aplica ao caso em exame”. Por fim, Coelho disse que “conduta como essa de abrir-se mão de uma função pública diante de alegadas irregularidades mais reforçam a grande probabilidade de se estar diante de procedimento administrativo viciado. Isso já recomenda cautela em não se permitir o termo normal do certame”, deferindo o pedido liminar. O então procurador-geral do município, Mateus de Carvalho, à época alegou que o município iria recorrer da decisão do magistrado.
De acordo com o secretário de Governo, Paulo Fossari, um parecer foi solicitado ao atual procurador-geral, Eduardo Martins, e já concluído. A análise desse parecer pelo prefeito Ronnie Mello (PP) deverá ser realizada ainda nesta semana, definindo as ações a serem adotadas pelo município.

Painel Ed.2713

Balada Segura

No último sábado, 21/01, a Secretaria de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), realizou mais uma operação da Balada Segura. Diferente de outras operações, a balada constatou um aumento no número de autuações, em relação ao final de semana passado. Ao todo, foram abordados 32 motoristas, tiveram 12 autuações, 11 veículos autuados, 03 veículos recolhidos, sete CNH recolhidas, sete condutores autuados por embriaguez.

Visita

Na manhã de ontem, 23/01, o prefeito Ronnie Mello recebeu em seu gabinete a visita de jovens que fazem parte do projeto Calebe. O projeto é idealizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, e trabalha em quatro bairros do município, como o João Paulo II. Os jovens entregaram um documento no qual, solicitam espaço da Escola Municipal Moacyr Ramos Martins, para que possam realizar projetos. Participou também deste encontro o vereador José Clemente.

Aniversário I

Um abraço especial para o amigo Elci Nicorena Flores, que completou mais um ano de vida no sábado, 21/1. Parabéns!

Aniversário II

Já a Indiara Teixeira apagou as velinhas ontem, 23/1. Parabéns!

Amor ao primeiro clique
De acordo com um levantamento sobre os hábitos de compra no varejo físico e on-line, 38,2% dos brasileiros têm o hábito de fazer compras on-line todos os meses. Essa pesquisa foi realizada por uma das maiores prestadoras de serviços profissionais na área de consultoria.

Lixo no interior
A coleta de lixo em João Arregui, Vila do Açude, Barragem Sanchuri, São Marcos, Charqueada, passa a ser às quintas-feiras.

Carnaval
Circula entre as escolas que o Ronnie vai investir R$ 650 mil nas arquibancadas para o Carnaval. É mais que a Barra.

Empregos
O ano de 2016 encerrou com queda no ritmo da perda de empregos formais no país. Nos últimos 12 meses, foram fechadas 1.321.994 vagas, 14% a menos do que no mesmo período de 2015, quando o mercado perdeu 1.534.989 postos de trabalho. Apesar dos números ainda serem negativos, a comparação já mostra uma diminuição significativa no fechamento de vagas.

Os ‘dotor’
A falta de determinados especialistas leva a soberba de alguns “profissionais”. Tem oftalmologista que só marca consulta se a vítima for ao consultório - telefone não. Pior é o pediatra que não aceita ser tratado por “titio” diante da criança, pois é médico.

Encanadores
Estão abertas as inscrições para a oficina de encanadores. A capacitação é gratuita e promovida pela Odebrecht Ambiental, concessionária de água e esgoto em Uruguaiana. O treinamento é realizado aos sábados, mediante agendamento prévio e ocorre na sede da empresa. Para participar é necessário fazer a inscrição na central de atendimento, na Rua Fores da Cunha, 1516, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas.

Santo Inácio
Hoje, 24/01, as equipes da Odebrecht Ambiental irão instalar equipamentos na rede de água na Rua Antônio Mascia, no Bairro Santo Inácio. Por isso, está programada a interrupção do abastecimento de água no bairro das 14h às 20h.