quarta-feira, 9 de maio de 2012

“O abacaxi sempre sobra para Uruguaiana”, diz Dr. Vieira

Ontem, durante entrevista a uma rádio da cidade, o promotor de Justiça Rodrigo Vieira reafirmou sua preocupação quanto aos problemas existentes no setor de segurança pública. Na última sexta-feira, o Governo do Estado publicou notícia informando que policiais do interior do RS seriam convocados para atuar em operação especial em Porto Alegre. Tal operação estaria sendo deflagrada para controlar os índices de criminalidade registrados na capital e, pelo o que tudo indica, policiais de Uruguaiana também estariam sendo designados à operação. Em sua fala na manhã de ontem, Rodrigo manifestou repúdio a possibilidade desta convocação e disse que a cidade sofre com a exorbitante falta de efetivo e que ceder policiais neste momento seria abrir espaço ainda maior para os criminosos. De acordo com o promotor, é necessária a união de esforços. Ele enfatizou que em cidades como em Caxias do Sul, onde um homicídio vira notícia estadual e que a falta de policiais é levada às capas de grandes jornais, as coisas acontecem de forma mais rápida. Além disso, cidades como Caxias possuem maior representação política e com isso acabam sempre recebendo o “filé” do Governo. “Uruguaiana parece esquecida. Para cá sempre sobra o abacaxi”, diz Vieira. O promotor fez contato com o Comando Geral, solicitando informações sobre essa convocação e expondo sua preocupação quanto a falta de policiais em Uruguaiana. O número de policiais existentes atualmente na cidade é vergonhoso, e não será divulgado com intuito de evitar uma grande festa entre os bandidos.

Sócio do Posto Cristal é preso pela 1ª DP

Na quarta-feira, foi preso preventivamente, um empresário sócio de um posto de combustível de Uruguaiana. Segundo informações, César Rohers é proprietário do Posto Cristal e foi indiciado em três Inquéritos Policiais que estão em fase final e serão remetidos pela 1ª Delegacia de Polícia ao poder judiciário nesta quarta-feira, 9/5. No primeiro, o empresário responde por ameaça, desobediência e dano; no segundo, por posse de arma de fogo e receptação; e, finalmente, no terceiro, por coação no curso do processo judicial, processo este que corre em segredo de justiça.

Filho de vereador se acidenta e atendimento dispensado por policiais civis o revolta

O filho do vereador Mauro Brum acidentou-se na madrugada do último sábado, na Rua Fernando Ferrari, sofrendo leves ferimentos, mas danificando um poste e o automóvel do pai. Nada de grave durante a ocorrência, se não fosse o fato do vereador ter presenciado a lamentável forma como os policiais militares são tratados por “alguns civis”, que assim como as próprias vítimas, precisam do serviço da Delegacia de Pronto Atendimento. Conforme o Vereador, o policial plantonista sequer ligou as luzes do prédio para atender a ocorrência, desprezou o trabalho dos brigadianos, e tratou as partes com indiferença e rejeição. “Meu filho não machucou ninguém, nem a ele mesmo. Foi um acidente simples, mas que precisava ser registrado. Imagino como eles não tratam outras pessoas que ali chegam”, disse Mauro. O Vereador se disse surpreso com a forma de atendimento. “Depois, quando me manifesto na Tribuna, que aponto os erros, algumas pessoas focam bravas. Mas como não me manifestar e ficar omisso? Isso é um absurdo”, falou Mauro Brum, que promete levar dos colegas de Legislatura o assunto. O filho do vereador sofreu apenas ferimentos leves e os prejuízos causados por ele foram assumidos pelo pai.

Acusada de latrocínio é presa na Barra do Quaraí

Uma mulher foi presa na última semana, na Barra do Quaraí, acusada de ter assassinado um homem em Bella Union em comum acordo com outras duas pessoas. O assassinato a um motorista de táxi se deu após o homem ir até a Barra pagar as compras mensais que fazia em um supermercado da cidade. Os produtos que eram revendidos no Uruguai totalizavam em torno de R$ 4 mil e como o gerente do mercado não estava no local de trabalho, o homem não efetuou o pagamento e foi embora com o valor no bolso. Ao sair do super, encontrou a uruguaia conhecida como “capincheira”, a qual possui familiares na Barra. Com ela estava outra moça, essa acusada de já ter cometido latrocínio. Os três foram a um motel em Bella Union e depois do serviço feito, elas mataram o taxista a pauladas. Neste momento chamara uma terceira pessoa, um homem, o qual as ajudou a fugir. “Capincheira” escondeu-se na Barra do Quaraí e os comparsas no Uruguai. Após haver troca de informações entre Polícia Uruguaia e Brigada Militar da Barra, chegou-se a capturada de “Capincheira”. Ela assumiu o crime, sendo presa e encaminhada a Montevidéu.

Caminhoneiro é vítima de tentativa de homicídio na Cobec

O caminhoneiro João Celso Justulin, natural da cidade de São Paulo, continua internado na Santa Casa de Caridade, em estado grave. Ele foi vítima de mais uma tentativa de homicídio registrada como lesão corporal. Conforme ocorrência, João Celso foi encontrado pelo amigo e também caminhoneiro, Alveri Panho, por volta das 21h de domingo, caído no interior do bar da bete, localizado na Vila Maria Betânia, local também conhecido como Cobec. A vítima apresentava sérias lesões na cabeça, sendo encaminhado ao Pronto Socorro e posteriormente à UTI da Santa Casa de Caridade. Até o fechamento desta edição, o homem continuava em estado grave.