quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Homem baleado na esquina da Duque com Dr. Maia


Gabriela Barcellos

Um homem de 32 anos foi baleado na região do peito, na noite de terça-feira, 20/9, próximo a um bar localizado na esquina das ruas Duque de Caxias com Dr. Maia. Anderson Ferreira Rodrigues está internado no Hospital Santa Casa de Caridade e seu estado de saúde inspira cuidados.
O crime está sendo investigado como tentativa de homicídio pela 1ª Delegacia de Polícia. De acordo com o delegado responsável, Enio Tassi, o fato chegou ao conhecimento da PC através de uma denúncia anônima para o plantão da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), na manhã de ontem, 21/9.
O crime ocorrera por volta de 22h30min. De acordo com o pai da vítima, um homem desconhecido esteve em sua casa, na Rua Padre Anchieta, e o avisou que o filho estava nas proximidades, ferido. Ao procura-lo, o pai o encontrou sentado em um terreno baldio conhecido como ponto de consumo de drogas, juntamente com uma mulher também desconhecida. Ele então o levou ao pronto socorro municipal.
O registro também foi feito pelo pai da vítima, depois do contato dos agentes da 1ª DP. Foi ele quem apontou o local do crime e contou ainda que naquele dia, Anderson recebeu uma ligação de um homem chamado Júnior, pedindo que ele fosse atravessar um caminhão da Argentina para o Brasil. Em seguida o rapaz saiu de casa e não foi mais visto saudável por familiares.
Informações extraoficiais dão conta de que dois disparos foram efetuados. Além do tiro que acertou a vítima, outro disparo atingiu a vidraça de uma loja nas proximidades. A Brigada Militar esteve no local imediatamente, mas o registro não foi encaminhado à Polícia Civil. De acordo com o capitão Ricardo Gruner, porque nenhuma vítima foi identificada. Sobre o dano na loja, ele explicou que ainda não estava esclarecido se, de fato, tratava-se de um disparo de arma de fogo, que a proprietária optou por não registrar ocorrência. Questionado sobre uma foto em que um policial militar aparece segurando um projétil, dentro do estabelecimento, publicada em uma rede social, o Capitão disse desconhecer o fato.
Até o momento nenhum suspeito foi identificado. Qualquer informação sobre o fato pode ser repassada à Polícia Civil, com garantia de sigilo, pelos telefones 3412-2711 e 3412-2551.

Bancários de Uruguaiana continuam parados

Daiany Mossi

Os funcionários dos bancos de Uruguaiana continuam em greve. Cerca de 90% das agências estão trabalhando com apenas 30% do seu pessoal, comprometendo até mesmo os serviços simples, como os de saques e depósitos em caixas eletrônicos. 
A greve dos bancários, que iniciou no dia 6 de setembro em todo o país, entrou na sua terceira sem previsão de término. No final de semana houve rodada de negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), mas não houve acordo, já que não foi oferecida nova proposta. Desde o início da paralisação, esta foi à quinta vez que os bancários recusaram o fim da greve.
Os bancários pedem aumento de 9,62% e mais 5% de aumento real, além de participação nos lucros e fim das metas abusivas.

Anvisa libera fabricação e venda de Sibutramina

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a fabricação, distribuição e comercialização dos medicamentos Biomag e seu genérico Cloridrato de Sibutramina, produzidos pela Aché Laboratórios Farmacêuticos. Os produtos haviam sido suspensos no início de agosto por causa da alteração do fornecedor de matéria-prima sem autorização da Anvisa.
Com isso, os estoques existentes dos produtos podem voltar a ser comercializado no mercado brasileiro. A medida foi adotada após a regularização, por parte da empresa, do local de fabricação do princípio ativo do medicamento. A Anvisa autorizou a fabricação do insumo na empresa BDR Lifescience Private Limited, situada na Índia.
O insumo ativo do medicamento é a substância que dá as características farmacológicas aos produtos. O controle da origem do insumo ativo, matéria-prima do medicamento, é uma etapa decisiva para a garantia da qualidade e segurança dos medicamentos comercializados no Brasil. Por isso, as alterações de fornecedores de matéria prima devem ser aprovadas previamente pela Anvisa para garantir que o medicamento que chega às mãos do consumidor não terá alterações. Com informações da Agência Brasil.

Uruguaiana terá cursos para garçons

Daiany Mossi

Estão abertas as inscrições para o curso de garçons, do Senac Uruguaiana. As vagas estão disponíveis para os cursos de Técnicas do Serviço de Garçom e de Excelência no Atendimento para Garçom. As capacitações fazem parte do programa Master Garçom, lançado em agosto pelo Senac-RS.
No total, são 75 vagas disponíveis. Os requisitos para participar das qualificações podem ser conferidos no site www.senacrs.com.br/mastergarcom. 
As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de setembro para o curso de Garçom e 28 para os demais, no próprio site ou na Escola.
Os candidatos selecionados devem se matricular na Unidade.

Correios: Funcionários estão em greve

Daiany Mossi

Os funcionários dos Correios de três estados estão em greve desde a última semana. Conforme a gerência geral dos Correios, 85% dos funcionários trabalham normalmente, sendo que somente os do Rio Grande do Sul, Ceará e Minas Gerais continuam em greve. 
Em nota, a Agência explicou que continuam sendo prestados os serviços bancários, nas unidades que contam com Banco Postal. Apenas os serviços de entrega com hora marcada (Sedex Hoje, Sedex 10 e Sedex 12) estão temporariamente suspensos. Os Correios já iniciaram um plano de ações que consiste na realização de horas extras e mutirões, apoio de trabalhadores da área administrativa e realocação de empregados.
O acordo deve ser assinado pelos sindicatos nesta quinta-feira e entre as principais cláusulas, estão o reajuste de 9%, a ser concedido nos percentuais de 6%, em agosto de 2016, e 3%, em fevereiro de 2017; reajuste nos benefícios em 8,74%; e a manutenção das demais cláusulas do ACT 2015/2016, inclusive a que trata do plano de saúde.

Sem contêiner, famílias residem na antiga Caul

Daiany Mossi

Duas das famílias atingidas pelas enchentes registradas em Uruguaiana no ano de 2016 continuam residindo no galpão da antiga Caul, onde foram colocadas provisoriamente.
Conforme o prefeito de Uruguaiana, Luiz Augusto Schneider, o espaço possui condições e abriga-los, sendo que lá há água potável, energia elétrica e total segurança. “Elas estão vivendo em melhores condições que as que viviam antes da enchente”, disse Schneider. 
Em janeiro de 2016, mês que Uruguaiana registrou uma das maiores enchentes dos últimos tempos, o Município adquiriu 20 contêiners, no intuito de cedê-los às famílias carentes. Conforme Schneider, 15 foram instalados no Loteamento Anita Garibaldi, e cinco estão guardados no pátio do Centro de Referência em Assistência Social, aguardando recursos para instalação. “Não temos recursos disponíveis para a instalação. Parece simples, mas precisamos de valores para tal e a folha de pagamento do funcionalismo está sendo priorizada”, disse o prefeito. Vale destacar que esses contêiners estavam sendo utilizados como postos de saúde provisórios. 
Cada contêiner custou R$ 15 mil aos cofres públicos e à época Luiz Augusto falava na compra de pelo menos 100 até o final de seu mandato.

Em Uruguaiana: AL realiza audiência pública sobre adoção

Gabriela Barcellos

A Comissão Especial sobre a Família, da Assembleia Legislativa realiza nesta sexta-feira, 23/9, uma audiência pública para debater o ‘cenário da adoção em Uruguaiana e região’. A audiência está marcada para às 10h, na Câmara de Vereadores.
Presidida pelo deputado Missionário Volnei (PSC), a comissão busca um diagnóstico sobre o tema em todo o Estado e já realizada a mesma audiência em Passo Fundo, Bagé, Santa Maria e Farroupilha. O objetivo do órgão técnico, instalado em junho, é ouvir as instituições que atuam no processo de adoção e propor políticas públicas em defesa das crianças e das famílias.
A Comissão quer analisar os entraves relativos à adoção no Rio Grande do Sul. Os encontros unem os órgãos envolvidos no processo, como Ministério Público, Defensoria Pública e Conselho Tutelar. “Muitas audiências já foram realizadas sobre a adoção na Assembleia, no entanto esta é a primeira vez que uma comissão trata com exclusividade este tema”, explica o presidente da Comissão, deputado Volnei.

Três mil pessoas participam de carreata em apoio a Mauro


Gabriela Barcellos

Cerca de três mil pessoas participaram de uma carreata em apoio ao candidato do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) a Prefeitura de Uruguaiana, Mauro Brum. O evento ocorreu na tarde de domingo, passando por vários bairros da cidade, com mais de 700 carros.
A carreata da vitória teve início às 15h, no Parque Agrícola e Pastoril, passando pelos bairros Santo Inácio, passando pelos bairros Hípica I e Hípica II. Passou pelos bairros Santana, Santo Antônio, Mascarenhas de Moraes, Centro, Nova Esperança, Cabo Luiz Quevedo, João Paulo II, Salvador Faraco, Promorar, RBS, São Miguel, Vila Júlia, União das Vilas, Rui Ramos, Ipiranga e São João.
Além de correligionários, apoiadores, simpatizantes e eleitores já decididos, todos os candidatos a vereança pela coligação participaram da carreata.
Formam a coligação ‘Força e coragem para fazer’ o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Partido Demicrático Trabalhista (PDT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido Social Cristão (PSC), Partido Social Democrata Cristão (PSDC), Partido Socialista Brasileira (PSB), Partido Ecológico Nacional (PEN) e Partido Republicano da Ordem Social (PROS).

Candidatura de Felice é indeferida

Para a Justiça Eleitoral, na rejeição das contas do ex-mandatário estão presentes todos os elementos para o tornar inelegível para as eleições de 2016.


Gabriela Barcellos

O juiz da 57ª Zona Eleitoral, André Luís Ferreira Coelho, indeferiu na noite de segunda-feira, 19/9, o registro de candidatura do ex-prefeito José Francisco Sanchotene Felice (Rede), ao cargo de Prefeito de Uruguaiana.
A candidatura de Felice sofreu três impugnações: pelo Ministério Público, pela coligação Trabalho, Seriedade e Compromisso, do atual prefeito Luiz Augusto Schneider (PSDB), e por um cidadão. Nos três casos, os impugnantes sustentaram que o ex-mandatário não poderia concorrer porque ter as contas de governo referentes ao ano de 2012 rejeitadas.
Apesar de inicialmente ter aprovado as contas de Felice, com advertência, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) desarquivou o processo neste ano e emitiu novo parecer recomendando a não aprovação, isso porque Sanchotene, ao deixar a Prefeitura, deixou restos a pagar sem previsão orçamentária para honra-los, agindo em desconformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Ao apreciar o parecer, a Câmara de Vereadores optou por acolhe-lo, desaprovando as contas do ex-gestor.
Em sua defesa, Felice alegou que a desaprovação de suas contas, por si só, não enseja a configuração de inelegibilidade prevista no artigo 1, alínea ‘g’ da Lei Complementar 64/90, com redação dada pela Lei Complementar 135/2010. Para isso, seria necessária a presença cumulativa da rejeição de contas por irregularidade insanável, por ato doloso de improbidade e por decisão irrecorrível do órgão competente, e que está presente somente a rejeição das contas por decisão irrecorrível (Câmara).
Na sentença, o Juiz começa explicando que a inelegibilidade levantada exige para a sua configuração: 1) rejeição, por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, das contas; 2) natureza irrecorrível da decisão proferida pelo órgão competente; e 3) não existência de provimento judicial suspensivo ou anulatório. Para ele, “a alegação da defesa acerca da inexistência de decisão judicial que tenha condenado Felice por ato de improbidade administrativa “não socorre ao candidato, eis que a suspensão dos efeitos da rejeição de contas a afastar a inelegibilidade deve vir de pronunciamento judicial específico em relação ao julgamento proferido pela Câmara, o que não ocorrera no caso, porquanto inexiste qualquer notícia de mácula reconhecida judicialmente em relação ao que fora decidido pela Câmara de Vereadores de Uruguaiana, baseada em parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul”.
Quanto aos restos a pagar apurados, a defesa de Felice alegou que foram decorrentes da crise nacional e internacional e da diminuição de repasses da União ao Fundo de Participação do Município (FPM), diante das isenções tributárias de IPI, buscando afastar o dolo exigido. Para Coelho, porém, a alegação “só reforça a configuração de ato doloso contrário aos princípios da administração pública, porquanto, mesmo diante de repasses menores, o gestor municipal não sinalizara diminuição das despesas públicas, sem preocupação do déficit financeiro que poderia ocorrer, além de mencionar que a redução dos repasses decorrente do FPM fora considerada pelo TCE, o qual, mesmo descontando a redução diante da diminuição do repasse, apurou que ainda assim haveria restos a pagar no exercício de 2012”.
Coelho concluiu que Sanchotene teve as contas rejeitadas por decisão irrecorrível do órgão competente, por irregularidade insanável configuradora de ato doloso de improbidade administrativa de sua responsabilidade, contra a qual não há suspensão ou anulação determinada pelo Poder Judiciário, o que o torna inelegível para as eleições de 2016, e indeferiu o registro de candidatura.
Ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral.

Painel Ed.2659

Dia do Gaúcho
Durante esta terça-feira, 20/9, entidades tradicionalistas realizaram o desfile alusivo ao Dia do Gaúcho, na Avenida Presidente Vargas. O palanque oficial esteve montado frente à Praça Farroupilha.

Semana de Trânsito
Ao longo dos próximos dias acontece uma série de ações educativas alusivas à Semana Nacional de Trânsito, cujo lançamento oficial ocorreu na manhã de ontem, 19/9, frente à Prefeitura Municipal com a participação, inclusive, da Direção de Trânsito da Intendência Municipal de Paso de los Libres. Entre os parceiros das atividades, que incluem especialmente crianças e adolescentes, estão os centros de formação de condutores de Uruguaiana. A programação se estende até o dia 26.

Filme I
No próximo final de semana, o CineSesc apresenta o filme ‘Club Sandwich’. As apresentações acontecem na sexta-feira, 23/9, às 19h e no sábado, 24/9, às 16h, no Sesc, com entrada gratuita. A ação integra o projeto Arte Sesc – Cultura por toda a parte.

Filme II
O longa conta a história de Paloma (María Renée Prudencio), uma mãe solteira que durante as férias num resort à beira-mar, tem de lidar com a separação inevitável quando seu filho de 15 anos (Lucio Giménez Cacho) - que também é seu melhor amigo - faz amizade com uma garota de sua idade (Danae Reynaud) e descobre os primeiros lampejos do amor e da sexualidade.

Carnaval
Seguem segue comercializando camarotes, arquibancadas e frisas para o Carnaval Fora de Época 2017, que acontece entre os dias 16 e 18 de março. As vendas acontecem no escritório da Comissão Organizadora, na Casa do Artesão, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

Braford
A Cabanha Pedro Surreaux realiza no próximo dia 29, seu remate de Braford, na Pastoril a partir das 19h.

Ampliação
Está tramitando na Assembleia Legislativo um projeto de lei complementar que visa ampliar a licença às servidores e servidores do Estado adotantes. A matéria concede 180 dias para licença de funcionários que adotarem crianças ou adolescentes e o tempo de licença-paternidade para dias consecutivos, tanto para pais biológicos quanto para adotantes.

Anjo da Guarda
A cabanha Anjo da Guarda realiza no próximo dia seis de outubro seu remate anual. O evento acontece a partir das 19h30min, no local de remates do Parque Agrícola e Pastoril, aos cuidados da Tellechea e Bastos Leilões, com Lauro Fittipaldi no martelo.

Gap
Neste domingo, 25/9, a Gap Genética, um dos mais tradicionais criatórios do Brasil, realizada seu remate anual. Estarão em pista bovinos Angus, Brangus, Hereford e Braford e cavalos Crioulos. O evento acontece a partir das 10h, na Estância São Pedro.

Feira
Acontece a partir do próximo dia 27, a 104ª edição da Expofeira de Bagé. O lançamento está marcado para às 8h30min, no salão nobre do Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães.

Festa
No próximo sábado, acontece a festa de inauguração do Centro de Dependentes Químicos (CDQ), instituição voltada à recuperação de usuários de drogas. O evento terá a presença de artistas padrinhos da instituição.

Vacinação
Começou ontem, 19/9, a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de vacina. A campanha se estende até o dia 30 e, sábado, 24/9, é o Dia D de mobilização nacional. Devem ser vacinadas crianças com menos de cinco anos de idade, crianças de nove e dez anos e adolescentes até o os 15 anos de idade.

Ipu
Devem ser concluídas nesta semana, as obras de telagem do Instituto Penal de Uruguaiana, na Rua Gregorio Beheregaray. A casa prisional recebeu investimento de cerca de R$ 100 mil em segurança, o que inclui, além da telagem, o circuito de videomonitoramento.

Vagas Sine
Técnico em segurança do trabalho.........................................1
Vendedor interno de material de construção.........................1

Ed. 2659 - Mau gestor não pode ser prefeito

Aqui a edição digital...
  1. Previdência - injusta, insustentável e ineficiente
  2. Dia do Gaúcho
  3. Filme I
  4. Filme II
  5. Carnaval
  6. Semana de Trânsito
  7. Braford
  8. Ampliação
  9. Anjo da Guarda
  10. Feira
  11. Vacinação
  12. Vagas Sine
  13. Gap
  14. Festa
  15. Ipu
  16. Candidatura de Felice é indeferida
  17. Três mil pessoas participam de carreata em apoio a Mauro
  18. AL realiza audiência pública sobre adoção
  19. Sem contêiner, famílias residem na antiga Caul
  20. Funcionários estão em greve
  21. Anvisa libera fabricação e venda de Sibutramina
  22. Uruguaiana terá cursos para garçons
  23. Bancários de Uruguaiana continuam parados
  24. Exportações do agronegócio superam 2015 pelo quarto mês
  25. Safra do arroz deve ter incremento de 0,3%
  26. Homem baleado na esquina da Duque com Dr. Maia
  27. Acidente na instalação de torre deixa um morto e um ferido
  28. Alunos protestam contra censura
  29. Atenção em Urgência e Emergência será tema de simpósio em Uruguaiana
  30. Professores perdem tempo em sala de aula
  31. Unipampa promove Projeto de Arborização Urbana
  32. Com as mãos na taça, com os pés no chão
  33. Copa Zona Leste faz campeões
  34. Brasil aumenta número de medalhas
  35. Uruguaianense perde outra vez
  36. Conheça cana-de-macaco
  37. Chá de Alamanda da Flor Grande e seus benefícios
  38. Atriz Camila Pitanga sofre ataques nas redes sociais após morte de Montagner
  39. Globo define diretor de talk show do Bial
  40. Malhação
  41. Sol Nascente
  42. Haja Coração
  43. Velho Chico
  44. Modelo brasileira é detida pela polícia em Cuba