segunda-feira, 28 de abril de 2014

Ed. 2285

  1. Gasto público e cultura nacional
  2. Imposto de renda I
  3. Imposto de renda II
  4. Imposto de renda III
  5. Noite da Pecuária I
  6. Noite da Pecuária II
  7. Noite da Pecuária III
  8. Farmácia
  9. Habitação
  10. Emprego
  11. Direitos fundamentais
  12. Senac
  13. Em Foco
  14. Operação Presença
  15. Matando
  16. Campanha do Agasalho
  17. IPTU
  18. Política pela internet I
  19. Política pela internet II
  20. Dom Aloísio: Época de canonizações
  21. Emissão e atualizações termina na próxima semana
  22. Frente Parlamentar se reúne com DNIT e traz boas noticias
  23. Câmara realiza sessão especial pelo Dia da Mulher
  24. Negligência familiar coloca crianças no mundo do crime
  25. Marcadas novas audiências da Kiss
  26. Narcóticos Anônimos terão sala independente
  27. 32% dos idosos foram vacinados
  28. Dia do Trabalhador Doméstico foi lembrado sem regulamentação de direitos
  29. Entrega da declaração do IR termina na quarta-feira
  30. Mercado já projeta inflação acima do teto da meta em 2014
  31. A cada 17 segundos, uma tentativa de golpe no país
  32. Trio de irmãos é julgado por homicídio qualificado
  33. Brigada prende três por tráfico
  34. Inicia restauração dos parlatórios da Modulada
  35. Veículo é apreendido com produtos de descaminho
  36. Número de latrocínios cai 35% no RS
  37. Dano
  38. Maria da Penha
  39. Fuga de acidente
  40. Ameaça
  41. Maria da Penha
  42. Furto arrombamento
  43. Maria da Penha
  44. Posse de drogas
  45. Apreendido
  46. Cumprimento de mandado
  47. Professores de Uruguaiana participam de encontro em Porto Alegre
  48. Instituições particulares serão beneficiadas pelos 10% do PIB
  49. Dados para o Censo só até o dia 15
  50. Educação proíbe cobrança por prova em segunda chamada
  51. MEC abre prazo para cadastro de editoras
  52. Crianças de 3 a 5 anos já utilizam aplicativo educacional
  53. Banda Kaoll interpreta Pink Floyd em Uruguaiana
  54. Estúdio anuncia filme da ‘Liga da Justiça’
  55. Paulo Coelho ganha filme contando sua história
  56. Filme nacional mira em Hollywood
  57. Benefícios da banana para a saúde
  58. Receita de biomassa de banana verde
  59. Mariana Ximenes estaria vivendo affair
  60. Globo quer parar a produção de seriados longos
  61. Ator Jean Paulo é recontratado pelo SBT
  62. Brasileiros aderem a campanha em apoio a Daniel Alves
  63. Valdívia aprova estreia como titular pelo Inter, mas lamenta empate
  64. Jogos Online foram atração no final de semana
  65. Zico quer ver Seleção Brasileira x Argentina na final
  66. Prefeitura reformará dois Centros Esportivos

Pagamento do Funcionalismo Estadual começa na segunda-feira

A Secretaria Estadual da Fazenda informa que a folha dos servidores do Executivo, referente ao mês de abril, começará a ser paga na segunda-feira (28), conforme o cronograma abaixo: 
- 28/04 (segunda-feira): Magistério e Quadro de Escola, Quadro Geral, Inativos Ferroviários e Fundo Estadual de Previdência do Parlamentar
- 29/04 (terça-feira): cargos de nível médio da Segurança Pública e da Saúde e cargos em comissão vinculados ao Quadro Geral; 
- 30/04 (quarta-feira): demais servidores do Executivo; 
- 05/05 (segunda-feira): inativos e pensionistas com pendência superior a 60 dias no recadastramento (demais inativos e pensionistas recebem normalmente). 
A Sefaz também lembra que o recadastramento deve ser feito todo o ano nas agências do Banrisul, no mês de aniversário, pois caso a pendência da atualização seja superior a 60 dias, o pagamento poderá ser suspenso.

Uruguaiana foi sede do Congresso Mundial da Raça Ideal


Nesta sexta-feira, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, o prefeito Luiz Augusto Schneider, participou da abertura do Congresso Mundial da Raça Ideal, que reuniu ovinocultores da Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Austrália e Nova Zelândia. A raça ovina IDEAL teve sua origem na Austrália, através do cruzamento das raças ovinas Lincoln e Merino Australiano. Foi através de Uruguaiana que o IDEAL chegou ao Brasil, no ano de 1934, quando o empresário Eustáquio Ormazabal, conceituado cidadão e ruralista, adquiriu os primeiros carneiros vindos do Uruguai. Outro momento marcante do Congresso foi o carreteiro preparado e servido na Praça Barão do Rio Branco, oferecido pela Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL), para a comunidade. A carne, logicamente era de ovelha, o que deixou o almoço ainda mais saboroso.

Projetos de citricultura são discutidos em reunião

O prefeito Luiz Augusto Schneider acompanhado pelo secretário de agricultura, Wilson Mateo Dornelles esteve reunido na quinta-feira, com o diretor da empresa Pomar Pólo Sul, Homero de Freitas. Na ocasião foi apresentado ao prefeito projeto de ampliação da produção de frutas cítricas. 
O Pomar Pólo Sul integra o projeto pioneiro do município na aérea de citricultura e após a experiência inicial, com o plantio de cerca de 3.500 plantas em uma área de 8 hectares, a intenção é ampliar o cultivo para 15 hectares de área plantada. Homero explicou que as frutas produzidas em Uruguaiana são das variedades Navelina e Salustiana, com equilíbrio de grau de acidez e açúcar, portanto prontas para consumo. O que tem proporcionado grande aceitação no mercado local. A intenção agora é expandir a produção para outras regiões do Estado.
O projeto de Citricultura da Prefeitura Municipal iniciou com 20 famílias de pequenos produtores, com 45 hectares, somando 15.000 mudas, produzidas no Centro de Produção e Desenvolvimento Rural do Município. Mais 25 hectares formados por agricultores que adquiriram mudas de viveiros comerciais, recebendo assistência técnica do Projeto.

Lançada Campanha do Agasalho 2014


Foi lançada nesta semana em Uruguaiana, a Campanha do Agasalho 2014. O trabalho é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Ação Social e Habitação e tem como objetivo valorizar a importância doação de agasalhos e estimular a solidariedade entre a comunidade. 
Com o mote “Neste Inverno Aqueça um Lar” a campanha se estende até o dia 13 junho, data que ocorrerá a distribuição das peças doadas para a comunidade carente.
As empresas, entidades e pessoas podem doar qualquer tipo de vestuário de inverno em bom estado, em especial a doação de cobertores. As doações podem ser entregues na Prefeitura Municipal, na Secretaria de Ação Social e Habitação, localizado na Rua 15 de Novembro, n°1882, ou pelo Rádio Táxi 3411-1000 que realiza gratuitamente a busca da sua doação. Maiores informações pelo telefone 3414-0032.

Guardas municipais são regulamentadas

O projeto, que segue para apreciação do Senado, atribui às guardas municipais a função de proteção municipal preventiva e comunitária, ressalvadas as competências da União, dos estados, do DF e territórios, estabelecendo como competência geral a proteção dos bens, serviços, logradouros públicos e instalações do município, bem como da população. Os bens abrangem os de uso comum, de uso especial e os dominicais (bens públicos sem destinação definida, como prédios desativados). Também é permitido o uso de arma da foto, em acordo com o Estatuto do Desarmamento. A proposta faculta a qualquer município a criação de sua guarda municipal, que será subordinada ao chefe do Executivo local, e não poderá ter efetivo superior a 0,5% da população do município. 
Também é admitida a instituição de guarda municipal metropolitana e de municípios fronteiriços, subordinada ao regime da Lei e das normas suplementares, para atuar em região metropolitana legalmente constituída e de fronteira. A guarda municipal metropolitana poderá ser instituída apenas pelo município mais populoso, e atuará em um ou mais dos municípios que integrem a região, mediante convênio.

Aprovado aumento de servidores para SMOSU

A Câmara de Vereadores aprovou nesta quinta-feira, 24/4, o projeto de lei que aumenta o número de servidores da secretaria de Obras e Serviços Urbanos. O projeto, de origem Executiva, atende a necessidade que o município vem enfrentando de realizar, com mão de obra da Secretaria, o serviço de limpeza urbana.
O Projeto de Lei 034/2014, na verdade, não cria novos cargos, mas altera o número de vagas para o cargo de operário, criados pela Lei Nº 3.900/2009. Na lei de 2009, estavam previstos o preenchimento de 18 vagas para esta atividade, no entanto, o acúmulo de função fez com que fosse necessário o aumento no número de operários. A Câmara aprovou o aumento de 18 para 30 vagas.
As 12 vagas abertas serão preenchidas através do mesmo concurso que resultou na nomeação dos 18 operários já exercendo a função, ou seja, os 12 melhores colocados entre os aprovados daquele concurso serão chamados para assumir o cargo.

Uruguaiana sediará Encontro Regional da Juventude Progressista Gaúcha


O Encontro Regional da Juventude Progressista Gaúcha, que estava programado para ocorrer no dia 30/5 em Uruguaiana foi confirmado na manhã desta quinta-feira, 24/4, durante audiência do presidente da Câmara de Vereadores Ronnie Mello (PP), que cumpre agenda em Porto Alegre, com o presidente estadual do Partido Progressista, Celso Bernardi e com o presidente da Juventude Progressista Gaúcha (JPG), Fernandinho Lopes. Durante o encontro, os políticos trataram dos detalhes para a realização do evento, que deve contar com a presença da juventude do Partido de todas as cidades da região, 
O encontro ocorrerá na semana de comemorações ao aniversário de Uruguaiana.“Essa é uma oportunidade única de reunirmos jovens lideranças dos municípios da Fronteira para debater o futuro da nossa região”, frisou Ronnie Mello. Há possibilidades de a senadora Ana Amélia Lemos estar presente no encontro. Ana é um dos principais nomes do Partido no momento e pré-candidata a governadora do Estado. Se a presença da Senadora se confirmar, ela deverá receber uma homenagem.Para Celso Bernardi, a ocasião também deverá ser uma oportunidade para que se reúna e discuta os problemas dos setores que movem a economia do município, com seus respectivos representantes.

Câmara relembra Golpe Militar e Mês do Espírita


Câmara realizou na noite de quinta-feira, 24/4, sessão especial em homenagem ao Mês do Espírita, e aos 50 anos do Golpe Militar de 1964.
A proposta de relembrar o Golpe foi do vereador Marcelo Lemos (PDT). O historiador Daniel Fanti, autor do livro “Os episódios de 1964 em Uruguaiana: a revolução que eu vi e vivi”, palestrousobre o tema. Entre os fatos por ele lembrados está o dia em que o então prefeito de Uruguaiana, Izabelino Abad foi deposto e preso pelos militares.
Já a homenagem ao Mês do Espírita foi proposta pelo vereador Gilberto Risso (PMDB), que ressaltou em seu discurso os princípios e a base do Espiritismo. O desapego aos bens materiais, a verdadeira riqueza e os dez mandamentos foram alguns dos tópicos abordados pelo Parlamentar. A União Municipal Espirita foi representada por seu presidente, Heitor Darde, que destacou serem os livros espiritas os mais procurados na Biblioteca Municipal de Uruguaiana.
A Sessão foi presidida pelo presidente em exercício, vereador Irani Fernandes (PP), e a presença de Abad, ou de um representante, era esperada na solenidade, pois a Câmara pretendia, simbolicamente, lhe devolver o mandato, tal qual foi feito ao presidente João Goulart, também deposto naquele ano.O coronel do Exército Antônio Augusto Brasil Carús, ex-prefeito nomeado pela ditadura, e posteriormente eleito mandatário pelas urnas, também não compareceu à solenidade. Nenhum outro vereador compareceu à solenidade, nem mesmo Adalberto Silva, que declarou ter saudades do tempo em que os direitos políticos eram desrespeitados pelos militares. Ao final, Daniel Fanti presenteou os vereadores Irani Fernandes e Marcelo Lemos, com um exemplar de seu livro, que será relançado ainda neste ano.

Audiência pública resulta em melhorias para usuários do IPE


A Câmara de Vereadores realizou nesta quarta-feira, 23/4, audiência pública sobre melhorias no atendimento do Instituto de Previdência do Estado (IPE). O evento foi proposto pelo 21º Núcleo do CPERS/Sindicato e pelo Comitê de Cidadania em Prol do IPE. Representantes estaduais do IPE estiveram presentes e ouviram as reivindicações diretamente dos usuários. Além da população, que lotou o plenário, estiveram presentes o chefe de gabinete do presidente do IPE, Carlos Cesar Bento Filho e a coordenadora regional, Giovana Silveira Vargas; o assessor da Diretoria de Saúde, Luiz Carlos Alvim, o delegado do Sindicato Médico do RS (Simers), Pedro Foster e a vice-diretora, em exercício, do CPERS e coordenadora do Comitê Pró-IPE, Zélia Saraiva Garcia. Além do administrador da Santa Casa de Caridade, Geovane Cravo, do diretor clínico do hospital, médico Luiz Antônio Marty e do secretário de Governo, Fernando Alves.
Para a Casa Legislativa, houve resultados imediatos referentes à ampliação do atendimento aos usuários do plano de saúde. Foi apresentada a proposta de criação de convênio entre Ipê e Santa Casa, abrangendo todas as especialidades médicas. A convênio global permite, inclusive, que o Hospital seja usado para consultas. Uma reunião na manhã de quinta-feira, 24/4, foram encaminhadas as providencias para agilização do processo. 
A burocracia para o credenciamento de médicos ao convênio foi debatida e, o Ipê informou que a partir da próxima semana será possível a inclusão de profissionais eletronicamente, através do site do Instituto. O excessivo número de médicos que estão se descredenciando e a falta de pronto atendimento para os pacientes também foram abordados. Houve definição de que, após a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), prevista para junho, o espaço hoje usado para o Pronto Socorro Municipal poderá ser disponibilizado ao IPE. O Círculo Operário e a Policlínica também estão à disposição. Por fim, os representantes do Ipê garantiram a manutenção de funcionários em tempo integral na agência de Uruguaiana e a promoção de campanha para sensibilização e esclarecimento dos médicos, visando ampliar o número de profissionais credenciados.

Viatura do Exército sai da pista na BR-472

Uma viatura do Exército Brasileiro caiu em um barranco na BR-472, logo após a saída de Uruguaiana em direção à Barra do Quaraí. A viatura estava sendo tripulada por dois militares e trazia um reboque engatado. De acordo com os militares, o engate do reboque se rompeu, causando o descontrole da viatura e consequentemente a saída da pista.Ninguém se feriu.
O acidente ocorreu pela manhã e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada e esteve no local. No entanto, a remoção da viatura, do reboque e dos dois meio-pontões que estavam sendo carregados somente foi concluída no final da tarde. A viatura pertence ao quartel de Alegrete, que veio à cidade para apoiar uma ação da Operação Ágata na Barra do Quaraí.

Capitão Castro é promovido a major


O capitão Rinaldo Castro, do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF) acaba de ser promovido a major. A promoção foi anunciada nesta semana, junto com a possibilidade de transferência do oficial. No entanto, segundo ele, ainda não há definição quanto a sua saída de Uruguaiana. “Isso deve ser definido na próxima semana”, diz ele. A transferência poderá ocorrer em razão da necessidade de um major no Comando Regional, em Santana do Livramento.
Rinaldo Castro tem 21 anos de carreira, 17 deles dedicados a fronteira oeste e sempre atuando em unidades operacionais. Trabalhou em Santana do Livramento, em Uruguaiana e foi Piloto da Brigada Militar, além de instrutor de tiro. Ele ocupou o posto de capitão durante 13 anos.
Depois de um tempo fora, retornou à Uruguaiana, sua terra natal há dois anos. Durante os últimos meses, Castro respondeu pelo comando do 1º BPAF.

Exército e Aéreo realizam Operação Cargueiro

Uma operação preparatória para a Operação Ágata, que será realizada pelo Exército Brasileiro em maio, foi realizada entre a quinta-feira, 24/4, e a sexta-feira, 25/4, em Uruguaiana e Barra do Quaraí. A Operação Cargueiro contou com militares de Uruguaiana e Alegrete e com o apoio do 2º Esquadrão da Brigada Militar, sediado em Uruguaiana. A guarnição da BM que atuou nas ações é formada por uma nova geração de pilotos, coordenados pelos capitães Renan e Martins.
A operação teve equipes atuando em terra, céu e mar. Foi realizado sobrevôo de contenção, levantamento fotográfico, e uma blitz nas imediações da usina termelétrica AES Uruguaiana, pela BR 472.

Más condições de pista causam acidente

As más condições da BR 472, entre Uruguaiana e Barra do Quaraí causaram um acidente na noite de quinta-feira, 24/4, que deixou um professor uruguaianense ferido.
Wesley Ramires, que atua na rede municipal e estadual de ensino estava indo para a Barra, onde dá aulas de inglês na escola Nilza Corrêa. Cerca de 20 km antes de chegar à cidade, o carro do Professor derrapou, acabou se chocando em outro veículo e saiu da pista. “Uma viatura dos Bombeiros, que por coincidência passava ali informou que o carro capotou, mas não me lembro disso”, diz ele. Wesley sofreu escoriações e reclama de fortes dores em todo o corpo, mas passa bem.
De acordo com ele, o trecho no qual o acidente ocorreu está em obras, com cascalhos e britas sobre a pista, mas não há sinalização adequada.
“Há desníveis na pista. Os outros professores que também dão aulas lá sofrem com isso também. E há pontos em que, de repente, surge um buraco, sem sinalização nenhuma”, completa ele.

190 em ação

Furto I
Uma casa localizada na Rua General Canabarro foi arrombada pela janela da frente na última quinta-feira, 24/4. De acordo com a proprietária, várias roupas foram furtadas, juntamente com três colheres de prata. Ela disse suspeitar de uma ex-funcionária.

Furto II
Um segurança do supermercado Baklizi, na Rua General Canabarro flagrou um homem furtando um frasco de adoçante. A Brigada Militar foi acionada e encaminhou os dois à Delegacia de Polícia.

Ameaça/Injúria
Uma moradora da Rua José Garibaldi acionou a Brigada Militar depois de receber ofensas e ameaças do pai de sua vizinha. Segundo a vítima, a confusão começou quando ela pediu que o homem tirasse o carro da frente do portão de sua garagem.

Lesão Corporal/ tentativa de arrombamento
Um adolescente, G.V.C.F. tentou arrombar o posto de saúde da Vila Rui Ramos. Ele foi flagrado por um guarda municipal, que estava naquele posto e, ao ser abordado, agrediu o funcionário público. Os dois entraram em luta corporal e o guarda ficou ferido. Os dois foram levados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) pela Brigada, para registro da ocorrência.

Motorista bêbado pega 10 anos por morte no trânsito

Em sessão realizada na quinta-feira, 24/4, o Tribunal do Júri condenou o professor e bacharel em direito, Paulo Sérgio de Mello Ibarra por um homicídio e três tentativas de homicídio. Paulo, 44 anos, conhecido como “Paulinho”, foi acusado de causar o acidente que resultou na morte de Zilá Pereira da Silva e que deixou feridos Antônio Roque Teixeira, Gládis Helena Machado Pereira e Jorge Antônio Teixeira.
O acidente ocorreu às 16h40min do dia 12 de dezembro de 2009, no cruzamento das ruas Sete de Setembro e Gregório Beheregaray. Paulo dirigia o veículo Tempra, placas LBE-4067, e colidiu com um táxi, um Gol placas IQC-8800, no qual as vítimas estavam. A vítima fatal morreu na Santa Casa de Caridade nove dias depois. De acordo com o Ministério Público (MP), Paulo estava bêbado no momento do acidente e disputava um racha com outro veículo, além de estar na contramão e com a carteira de habilitação vencida desde 2003. Ele foi acusado também de desacato. Já na Delegacia de Polícia, ele tentou fugir, mas foi detido e algemado por um policial militar, a quem teria desacato e ofendido.
O julgamento de Paulo Sérgio teve início às 9h e se estendeu até a tarde. O MP sustentou a condenação, alegando que, com tal comportamento era previsível a ocorrência do fato, o chamado dolo eventual. Enquanto a defesa, realizada pelo advogado Higino Macagnani, alegou que não houve intensão de provocar o acidente e pediu a desclassificação dos crimes para lesões corporais.
O Conselho de Sentença entendeu por condenar o acusado e, o juiz que presidia a sessão, Ricardo Petry Andrade, fixou a pena em dez anos e oito meses de prisão, em regime inicial fechado. No entanto, Paulo poderá recorrer em liberdade.

Cientistas descobrem no Brasil nova superbactéria resistente a antibiótico

Cientistas brasileiros e americanos identificaram no sangue de um paciente que morreu em São Paulo uma nova superbactéria que é altamente resistente ao antibiótico vancomicina, remédio comum e de baixo custo utilizado para tratar infecções causadas por bactérias Staphylococcus aureus resistentes à metilicina (SARM).
Um estudo sobre a nova cepa foi divulgado no último dia 17 na publicação científica “The New England Journal of Medicine” e relata que a nova linhagem isolada no país também pode ser encontrada fora de hospitais, principal local de contaminação, e seriam transmitidas principalmente por contato com a pele.
Segundo o estudo, indivíduos saudáveis podem contrair este tipo de infecção por estafilococos, e não apenas enfermos ou pessoas com imunidade baixa. Apesar do alarme, de acordo com a pesquisa, como existe apenas um caso documentado infecção, é cedo para dizer se a superbactéria pode ser considerada uma ameaça.
A pesquisa foi liderada por Cesar Arias, da Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, em Houston, e teve coautoria de Flávia Rossi, diretora médica do Laboratório de microbiologia do Hospital das Clínicas, em São Paulo.

2º Porco no Rolete busca recursos para a Unidade de Terapia Intensiva

O Hospital da Santa Casa de Caridade (HSCC) realiza no dia 2 de maio, a 2ª edição do Porco no Rolete, evento que visa arrecadar recursos para a ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na primeira edição, realizada no ano passado na sede da Associação dos Funcionários do Município de Uruguaiana (AFMU), a renda arrecadada com o evento foi destinada a ampliação do setor de maternidade da Santa Casa. 
Em 2014, a programação em torno do evento cresceu e a equipe organizadora do 2º Porco no Rolete, confirmou a participação especial do Guri de Uruguaiana com seu mais novo espetáculo que recentemente estreou no Teatro São Pedro em Porto Alegre. De acordo com a produtora Carolina Andrade o show está cheio de novidades, com a apresentação da Família do Guri de Uruguaiana, artistas circenses e a interpretação de todos os clipes ao vivo com bailarinos.
Com a previsão de um público maior, a organização do evento confirmou a Arena da Cova da Onça como local para receber o espetáculo. Com uma área ampla e com total segurança, a Arena conta com uma estrutura adequada para receber um grande público com conforto. Além de possibilitar a montagem de palco com som e luz adequado a grandiosidade do espetáculo.

SUS terá exames de imagem para detecção de câncer


Portarias do Ministério da Saúde publicadas na quarta-feira, incorporam ao Sistema Único de Saúde (SUS) exames de imagem para a detecção de câncer. Os textos incorporam o exame PET-CT (uma modalidade de diagnóstico por imagem que permite avaliar funções importantes do corpo) na rede pública de saúde em casos de câncer de pulmão, colorretal, linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodgkin.

Vacinação contra a gripe tem Dia D neste sábado

Acontece hoje, o Dia D da vacinação contra a gripe. Para a mobilização, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) orienta que os municípios mantenham abertos as mais de duas mil unidades básicas de saúde onde a vacina é oferecida. Os grupos prioritários para receber a dose são: crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, indígenas e doentes crônicos. Ao todo, a população-alvo no RS soma mais de 3,5 milhões de pessoas. A campanha vai até o dia 9 de maio.
A vacina protege contra três tipos de vírus influenza: A-H1N1, A-H3N2 e Influenza B. Neste ano, houve uma ampliação na faixa etária das crianças (a partir dos seis meses) a serem imunizadas, agora estendida até as menores de cinco anos. Além desse incremento, houve a destinação de uma maior quantidade às pessoas com doenças crônicas. Devem receber a vacina pessoas com doenças respiratórias, cardíacas, com imunodeficiência, entre outras que tenham recomendação médica para isso. A vacina será oferecida em todos os postos de saúde da cidade, interior e no posto central.

Surge droga que elimina por completo a Hepatite C

Devagar e em silêncio, o vírus da hepatite C vai provocando um estrago no organismo. Quando detectado, quase sempre já se instalou de forma crônica, uma condição que, em 20% dos casos, resultará em cirrose. Até agora, o tratamento disponível para enfrentar o HCV, descoberto apenas em 1989, tem taxa de resposta que varia de 50% a 75%. Os inúmeros efeitos colaterais — semelhantes aos de uma forte gripe — e a longa duração do regime, de um ano, muitas vezes afastam os pacientes. Contudo, novas moléculas desenvolvidas por diferentes laboratórios farmacêuticos estão prestes a mudar essa realidade.
Estudos clínicos apresentados no Congresso Internacional do Fígado, realizado em Londres, comprovaram que os novos medicamentos têm índice de cura de até 100%, caso dos pacientes não cirróticos. Os compostos, que devem chegar ao mercado brasileiro entre o fim deste ano e o início de 2015, beneficiaram particularmente um grupo de pessoas para as quais há poucas opções terapêuticas: as que já apresentam graves danos no tecido hepático. 
Um dos testes divulgados no evento, desenvolvido pelo laboratório Abbvie com 380 pacientes cirróticos, constatou que 91,8% dos participantes submetidos ao tratamento durante 12 semanas não tinham mais o vírus circulando no organismo depois de três meses, quando o exame virológico é refeito para verificar a eficácia. Os que tomaram o coquetel oral por 24 semanas alcançaram índice de cura de 95,9%. “Agora, é possível reverter a cirrose”, comemorou o médico hepatologista espanhol Juan Carlos López Talavera, executivo da Abbvie. “A hepatite C é a primeira doença crônica viral que pode ser curada”, afirmou.
No total, os estudos de fase três — quando a eficácia de um medicamento é testada em humanos — do laboratório incluíram 2,3 mil pacientes (de 25 países, sendo que o Brasil não entrou nos experimentos) com o genótipo 1 do HCV. Esse é o perfil genético mais prevalente do vírus que, no Oriente Médio e em alguns países asiáticos e africanos, aparece em outras cinco versões. Tanto os regimes terapêuticos da Abbvie quanto os da Gilead e da Merck, também apresentados no congresso, agem diretamente no micro-organismo, uma novidade no tratamento da hepatite C. A terapia-padrão disponível hoje atua no sistema imunológico, não combatendo o vírus de frente.
Outra vantagem dos antirretrovirais é a duração e a forma de tratamento. Enquanto o interferon é injetado no músculo semanalmente, durante um ano, os medicamentos da nova geração são orais e devem ser ingeridos diariamente por, em média, 12 semanas. Além disso, os efeitos colaterais observados nos testes clínicos da Abbvie foram pequenos, não provocando a descontinuidade do tratamento, um problema comum entre pacientes submetidos à terapia com interferon.
As três adversidades mais comuns foram fadiga (até 46,5% dos pacientes), dor de cabeça (até 30,8%) e náusea (20,3%), relatadas por participantes com e sem cirrose hepática. “O tempo dos efeitos colaterais chegou ao fim. Esses tratamentos foram muito bem tolerados. Trata-se de uma transformação real para os pacientes de hepatite C”, definiu Charles Gore, diretor executivo da organização não governamental World Hepatitis Alliance, composta por pacientes da doença.

Unipampa realiza Noite da Pecuária no dia 5


O curso de Medicina Veterinária do campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) prepara a quarta edição da Noite da Pecuária, que vai acontecer no dia 05 de maio às 19h, no Salão Nobre do Parque do Sindicato Rural de Uruguaiana (Pastoril). O evento visa discutir assuntos relacionados à criação e tratamento de gado e é direcionado a produtores rurais, médicos veterinários, zootecnistas, agrônomos, técnicos agrícolas, estudantes e empresários do setor.
A quarta noite terá duas palestras. A primeira vai começar às 19h e será proferida pelo professor José Fernando Piva Lobato, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O tema proposto pelo docente é Pecuária de Corte: fatos, necessidades e oportunidades. Nesta, serão discutidos os desafios que o pecuarista possui para atingir maior produtividade, tecnologias a disposição e oportunidades da área.
A segunda palestra será sobre os Aspectos básicos da criação, do manejo e da aplicação das biotécnicas reprodutivas em equinos, ministrada pelo professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Carlos Antônio Mondino Silva. A palestra irá debater a reprodução de equinos e os princípios de manejo para otimizar o desempenho reprodutivo da criação.
A acadêmica do terceiro semestre de Medicina Veterinária da Unipampa, Thaís Lopes Gonçalves, fala sobre os resultados por fazer parte da organização da noite da pecuária desde a primeira edição: 
- Minha motivação é saber que de alguma forma estou sendo útil, para a informação gerada dentro da universidade chegue ao produtor rural e outros profissionais da área. Da mesma forma, o evento será e tem sido de grande valia para meu aprendizado e crescimento profissional.

10ª CRE aborda educação inclusiva no Legislativo

A convite da Câmara Municipal de Uruguaiana, representação da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) participou na manhã de quinta-feira (24), de reunião na sede do Legislativo municipal para explanar ações do Governo do Estado com relação à educação inclusiva. 
A Coordenadora Regional de Educação, Maria de Lurdes D’Ávila, fez um relato quanto ao processo de inclusão dos alunos nas classes regulares, atendendo o que prevê a legislação, destacando o trabalho da Coordenadoria quanto às orientações das escolas e aos pais e responsáveis quanto ao processo de inclusão e responsabilidades da escola, da CRE e da sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) nesse processo. 
Os vereadores questionaram a Coordenadora sobre as dificuldades e facilidades encontradas, bem como em relação ao trabalho pedagógico que está sendo realizado. Foram destacados pela titular da CRE a importância do acolhimento dos alunos por parte de todos e todas; o acompanhamento pedagógico realizado pelo CRE através das assessorias; o atendimento dos alunos no turno inverso, na sala de recursos; o tempo de permanência dos alunos nas aulas e a necessidade de se respeitar o tempo de aprendizagem de cada um dos alunos; a acessibilidade o compromisso do governo no que se referem ao aporte dos recursos humanos, designando monitores e professores apoiadores que auxiliarão o professor no atendimento dos alunos.

Educação Infantil: Listas de espera evidenciam má distribuição de vagas

São muitas as reclamações quanto á falta de vagas nas escolas de educação infantil do município, no entanto, a Secretaria de Educação afirma que a situação é normal. 
O secretário Delmar Kauffman explicou que das treze escolas de educação infantil, quatro apresentam listas de espera e isso devido à localização central ou por estarem situadas em bairros de grande população. Sítio do Saci Pererê, Vasco Prado, Monteiro Lobato e Marília Sanchotene Felice são as mais procuradas. Em contrapartida restam vagas nas escolas Casinha da Emília (etapas V e VI), Cecília Meireles (etapas V e VI), Cinderela (etapas IV, V e VI), Elvira Ceratti (etapa I), Jorge Argemi (etapas V e VI), Mario Quintana (etapa VI), Tia Mercedez (etapas V e VI), Tia Nina (etapas III e IV) e Vovó Chica (etapas IV, V e VI). 
De acordo com a responsável pelo setor de educação infantil da Semed, professora Nara, as vagas são modificadas diariamente, pois muitas crianças costumam desistir da escola ao longo dos meses. 
As escolas que apresentam listas de espera estão situadas nos bairros mais populosos ou no centro da cidade, comprovando a má distribuição das vagas que deveriam estar em maior número onde há maior procura.
Ela afirmou não haver a possibilidade de compra de vagas em escolas particulares, pois vagas existem, apenas não estão disponíveis na escolas preferidas pelos pais.

Painel Ed.2284

Em Foco

O Conselho da Comunidade na Execução Penal entregou nesta quinta-feira, 24/4, mais de 3,5 mil livros novos para as bibliotecas da Penitenciária Modulada e do Instituto Penal. Os livros são oriundos de doação do Banco de Livros de Porto Alegre ao Conselho e cada uma das casas prisionais recebeu 1.756 livros. Também através do Conselho, o Presídio Estadual de Itaqui receberá nove caixas de livros.

SOS Mulher

No último dia 15 de abril, foi reconduzida em eleição com chapa única, a diretoria do SOS Mulher, assim composta: Presidente Carla Ane Jardim Guimarães, vice presidente Regina da Costa Ferreiro, tesoureira Carmem Cervo, e secretárias Priscila Cristiane da Silva e Marcia KanthorstWiezoreck.

Iluminação I
Teve início a reposição de lâmpadas na Ponte Internacional e proximidades do bairro Mascarenhas de Moraes, onde há anos não havia iluminação. A medida foi tomada depois de solicitação do vereador Marcelo Lemos ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) via requerimento.

Iluminação II
Quanto aos trevos, o DNIT informou que solicitará orçamento para imediato conserto da rede de iluminação dos trevos, alegando que ali não trata-se somente da troca de luminárias.

Lançamento
Acontece às 18h de hoje, 26/4, o lançamento do livro “Olhar de Jurado” de Hilton Jacques. O lançamento ocorre na pista central do Parque Agrícola e Pastoril e integra a programação da Expoutono, realizada pelo Sindicato Rural.

Porco no Rolete I
O Hospital da Santa Casa de Caridade realiza no dia 2/5 a 2ª edição do Porco no Rolete, que visa arrecadar recursos para a ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Desta vez, a Arena da Cova da Onça sediará o evento, que contará com um show do Guri de Uruguaiana.

Porco no Rolete II
Na primeira edição, realizada em 2013, na sede da Associação dos Funcionários do Município de Uruguaiana (AFMU), a renda arrecadada foi destinada a ampliação do setor de maternidade da Santa Casa. O evento acontece a partir das 21h e os ingressos estão disponíveis, variando entre R$ 30 e R$ 150.

Atrasos
Acaba de ser implantada em Uruguaiana a Rede de Atendimento da Segurança Pública para Enfrentamento a Violência, que entre outras ações traz a Patrulha Maria da Penha. Órgãos participantes da Rede, como a Susepe, no entanto, somente receberam o convite para o lançamento, organizado pela Prefeitura, nesta quinta-feira, 24/4, oito dias após o evento.

União das Vilas
O programa habitacional na União das Vilas segue com inscrições abertas. Serão construídas um mil unidades. As inscrições estão sendo feitas no setor de habitação da Prefeitura.

CAIC
A escola Elvira Ceratti, o Caic, realiza hoje, 26/4, a 10ª edição do Díadel Idioma Español. O evento ocorre na sede da escola, a partir das 9h e contará com exposição de trabalhos e apresentações artística.

Dia D
Este sábado, 26/4, é o Dia D da campanha nacional de vacinação contra a gripe A H1N1. As doses estão sendo aplicadas no posto central e nas unidades básicas de saúde, para o público alvo, que inclui idosos, gestantes e portadores de doenças crônicas.

Professores I
O Governo anunciou nesta quinta-feira, 24/4, a promoção de 10.441 professores e especialistas em educação da rede estadual de ensino. As promoções são referentes a avaliações feitas no período 2003-2007 e garantem um adicional de 10% na remuneração dos servidores.

Professores II
A atualização das promoções continua e, até o final desse ano, uma nova relação de servidores, avaliados no período 2012-2013 pela Secretaria Estadual da Educação (SEC), terá direito ao benefício legalmente previsto. O adicional no salário do servidor promovido nesta etapa começa a valer a partir da folha de maio.

IPTU
O vencimento da quarta parcela do Imposto sobre propriedade predial e territorial urbana (IPTU) acontece no próximo dia 12. Os contribuintes que efetuarem o pagamento até a data terão 5% de desconto.

Demonstração
Na manhã de ontem, 25/4, o Parque Dom Pedro II, o “Parcão” sediu uma mostra de materiais e viaturas dos órgãos da Brigada Militar, que atuam no município: 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF), Corpo de Bombeiros, Esquadrão Aéreo e Pelotão Ambiental.

1009 I
Alunos da escola Elisa Valls, que moram no bairro Mascarenhas de Moraes estão perdendo aulas por conta do transporte público. De acordo com os moradores, a linha 1009, que deveria passar no bairro e levar os alunos para escola tem atrasado quase diariamente, fazendo com que os alunos se atrasem e sejam impedidos de ingressar no educandário pela direção da escola.

1009 II
Recentemente, alunos do centro da cidade, que costumam pegar o coletivo no terminal de ônibus passaram pela mesma situação, na mesma escola.

1009 III
O problema, segundo moradores, está tão frequente e gerando tantos prejuízos aos estudantes, que a situação foi encaminhado ao Ministério Público namanhã de quinta-feira, 24/4, através de denúncia feita por uma moradora.

Farmácia
Por motivo de contagem de estoque para balanço, a Farmácia da Policlínica não abrirá no próximo dia 7/5, quarta-feira. No dia seguinte, o expediente ocorre normalmente. Neste mesmo dia, as farmácias dos postinhos estarão funcionando.