segunda-feira, 28 de abril de 2014

Câmara relembra Golpe Militar e Mês do Espírita


Câmara realizou na noite de quinta-feira, 24/4, sessão especial em homenagem ao Mês do Espírita, e aos 50 anos do Golpe Militar de 1964.
A proposta de relembrar o Golpe foi do vereador Marcelo Lemos (PDT). O historiador Daniel Fanti, autor do livro “Os episódios de 1964 em Uruguaiana: a revolução que eu vi e vivi”, palestrousobre o tema. Entre os fatos por ele lembrados está o dia em que o então prefeito de Uruguaiana, Izabelino Abad foi deposto e preso pelos militares.
Já a homenagem ao Mês do Espírita foi proposta pelo vereador Gilberto Risso (PMDB), que ressaltou em seu discurso os princípios e a base do Espiritismo. O desapego aos bens materiais, a verdadeira riqueza e os dez mandamentos foram alguns dos tópicos abordados pelo Parlamentar. A União Municipal Espirita foi representada por seu presidente, Heitor Darde, que destacou serem os livros espiritas os mais procurados na Biblioteca Municipal de Uruguaiana.
A Sessão foi presidida pelo presidente em exercício, vereador Irani Fernandes (PP), e a presença de Abad, ou de um representante, era esperada na solenidade, pois a Câmara pretendia, simbolicamente, lhe devolver o mandato, tal qual foi feito ao presidente João Goulart, também deposto naquele ano.O coronel do Exército Antônio Augusto Brasil Carús, ex-prefeito nomeado pela ditadura, e posteriormente eleito mandatário pelas urnas, também não compareceu à solenidade. Nenhum outro vereador compareceu à solenidade, nem mesmo Adalberto Silva, que declarou ter saudades do tempo em que os direitos políticos eram desrespeitados pelos militares. Ao final, Daniel Fanti presenteou os vereadores Irani Fernandes e Marcelo Lemos, com um exemplar de seu livro, que será relançado ainda neste ano.

0 comentários: