quarta-feira, 16 de abril de 2014

Justiça não terá atendimento na sexta e segunda-feira

Nesta semana, a Justiça Estadual gaúcha terá expediente normal somente até quinta-feira. Nos feriados nacionais de Sexta-Feira Santa (18/4) e de Tiradentes (21/4), o atendimento será em regime de plantão para medidas urgentes. 
A partir de terça-feira 22/4, as atividades são retomadas normalmente. As agências bancárias também anunciarão horário de atendimento diferenciado.

Comissão da Câmara recebe esclarecimentos da AESSul


A Comissão de Serviços Municipais da Câmara de Uruguaiana recebeu o coordenador operacional da AES SUL, Leandro da Cunha e o eletrotécnico, Juliano Messina do Prado, nesta segunda-feira, dia 14, para obter informações sobre a manutenção dos serviços de iluminação no município. A comunidade reclama constantemente do atraso na substituição dos postes e da falta de iluminação pública. 
Entre os assuntos destacados, esteve a substituição dos postes de madeira por de concreto, sem a manutenção de luminárias. 
De acordo com os representantes da empresa, quando há alterações de postes, a prefeitura é comunicada para que providencie a recolocação das lâmpadas. A dificuldade esta na adaptação das luminárias existentes aos postes de outro material. 
Os representantes recomendam que as visitas técnicas podem ser solicitadas à AESSul pelo telefone.

Empresas ameaçam retirar transporte público de alguns de bairros



Os moradores do bairro Cohab II foram alertados pelos motoristas da linha 1001 de que a partir de ontem, segunda-feira, os ônibus não mais entrariam no bairro, devido as péssimas condições de trafegabilidade. A informação foi confirmada pela a ATPU ao secretário de Transportes Eloi Trojan que solicitou uma analise dos locais apontados pelas empresas como de difícil acesso. “Encaminhados equipes a diversos locais e realmente a situação é muito complicada em alguns pontos. Vamos solicitar ao prefeito providências e pedir às empresas paciência para que possamos resolver a situação sem deixar os moradores em transporte público. Outro ponto apontado pelos motoristas como de difícil acesso e de perigo foi a Prado Lima, entre Sete de Setembro e Flores de Cunha, onde em razão dos buracos, os veículos cruzam contramão. Em horário de pico a situação é complicada e de acordo com moradores, os motoristas das três linhas de ônibus que por ali passam já manifestaram a intenção das empresas de mudar as rotas de trafegabilidade. 
A Prefeitura retomou na semana passada o recapeamento de várias ruas da cidade, porém o número de equipes não tem sido suficiente para atender a tantos problemas.

Divulgados dados sobre hidrográfica de Uruguaiana

A região hidrográfica do Uruguai é o tema dos perfis da Agência Nacional de Águas (ANA) nas redes sociais Facebook, Twitter e YouTube durante o mês de abril. A divulgação mensal das 12 regiões hidrográficas do País começou em maio de 2013 para que os brasileiros conheçam a divisão hidrográfica nacional e saibam que estão inseridos num contexto maior, no qual as ações tomadas numa região podem gerar consequências nas águas de outros estados e até mesmo de outros países. 
Dois estados compõem a RH do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, cuja área total é de 174.533km² (2% do território nacional). Das 355 cidades da região se destacam: Chapecó e Lages, em Santa Catarina; e Erechim, Ijuí, Uruguaiana, Santana do Livramento e Bagé, no Rio Grande do Sul. Responsável por 7% da demanda nacional por água, a região hidrográfica do Uruguai tem uma vazão de retirada de 155,4 metros cúbicos por segundo (m³/s). Deste total, 82% vão para irrigação, 6% para indústrias, 6% para uso urbano, 5% para dessedentação (matar a sede) de animais e 1% para uso rural. As demais 11 regiões hidrográficas já foram divulgadas nos últimos 11 meses na seguinte ordem: Amazônica, Tocantins-Araguaia, Atlântico Nordeste Ocidental, Parnaíba, Atlântico Nordeste Oriental, Atlântico Leste, Atlântico Sudeste, São Francisco, Paraná, Paraguai e Atlântico Sul. 

Regiões hidrográficas
O Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) criou a Divisão Hidrográfica Nacional por meio da Resolução nº 32, de 15 de outubro de 2003, a qual dividiu o Brasil em 12 regiões hidrográficas. São elas: Amazônica, Tocantins-Araguaia, Atlântico Nordeste Ocidental, Parnaíba, Atlântico Nordeste Oriental, São Francisco, Atlântico Leste, Atlântico Sudeste, Paraguai, Uruguai, Paraná e Atlântico Sul. 
Uma região hidrográfica é o espaço territorial compreendido por uma bacia, grupo de bacias ou sub-bacias hidrográficas próximas com características naturais, sociais e econômicas homogêneas ou similares. Tal tipo de divisão visa a orientar o planejamento e o gerenciamento dos recursos hídricos do País

Vem a nova travessia entre Uruguaiana e Itaqui


Se o plano for adiante e houver dinheiro, a ponte erguida em 1888 sobre a várzea do Rio Ibicuí, na rodovia entre Uruguaiana e Itaqui (BR-472), poderá ser substituída por uma nova travessia.
O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Estado, Pedro Luzardo Gomes, anunciou no domingo que o projeto da obra está sendo feito. A previsão é de que seja entregue em setembro, quando devem ser detalhados valores e prazos do empreendimento. Luzardo Gomes disse que pretende incluir o projeto da nova ponte no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal até o fim de 2014.
— Estamos trabalhando sério para que a ponte seja realizada — afirmou.
Inaugurada há 126 anos, a ponte sobre o Ibicuí foi construída por uma empresa britânica para receber locomotivas. De mão única, foi adaptada mais tarde para carros e caminhões. É um dos gargalos rodoviários do Estado, que gasta 19,46% do Produto Interno Bruto (PIB) com logística — três vezes além do recomendável.
O superintendente do Dnit também antecipou planos para reconstruir a BR-472, entre São Borja e Barra do Quaraí, passando por Uruguaiana, que registra um movimento de 800 caminhões por dia. Enquanto isso, os motoristas aguardam pelo cumprimento de mais essa promessa. Diariamente, milhares de veículos passaram po este trecho da 472.

Termina em maio prazo para regularizar título


Os eleitores terão só mais quatro semanas para realizar operações como mudança de local de votação e transferência de domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul. O dia 7 de maio também é o prazo final para confecção do primeiro título. Jovens que completarão 16 anos até o dia do pleito, em 5 de outubro, já podem se tornar eleitores. 
Para tirar a segunda via do título o prazo final é 25 de setembro. A partir do dia 8 de maio, o cadastro eleitoral fecha em função dos preparativos para as eleições. A Justiça Eleitoral adverte para a formação de filas e pede que os serviços sejam solicitados o mais rápido possível.
Os cidadãos devem comparecer aos cartórios ou centrais de atendimento ao eleitor munidos de documento de identidade com foto e comprovante de residência recente - com menos de três meses. Homens com mais de 18 anos devem apresentar ainda o certificado de alistamento militar. Somente neste caso não é aceita a carteira de motorista como documento de identidade. 
O voto e o alistamento eleitoral são facultativos em se tratando de pessoas com idade entre 16 e 18 anos e com mais de 70 anos.

Líder do PSDB na AL parabeniza Schneider

O líder da bancada do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) na Assembleia Legislativa, deputado Jorge Pozzobom, encaminhou ao prefeito Luiz Augusto Schneider uma carta de agradecimento e reconhecimento.
Recentemente, o Parlamentar esteve no município, durante a realização do Carnaval Fora de Época. Na ocasião Pozzobom acompanhou a agenda do Prefeito naqueles dias e soube do andamento da administração de Schneider. 
Na correspondência por ele encaminhada ao chefe do Executivo uruguaianense, o Parlamentar parabeniza o Prefeito pela realização do Carnaval Fora de Época, ao qual referiu-se como “brilhante” evento. E fala sobre o trabalho que Schneider vem realizando na administração pública municipal.
Durante a visita de Pozzobom, os dois discutiram questões como os poucos recursos financeiros disponíveis no município. O Deputado se disse satisfeito com a força de trabalho de Luiz Augusto Schneider, de seu secretariado e de servidores públicos na solução das demandas existentes no município.
Também lhe foram apresentadas ações do Governo Schneider, entre elas, a construção de mais 350 casas populares; no Meio Ambiente, a implantação da Coleta Solidária e a contratação da empresa que irá fazer o transbordo do lixo, encerrando assim as atividades do Lixão; quanto a pasta de Esportes, foi destacado que, mesmo com um dos orçamentos mais baixos da Prefeitura, a Secretaria garantiu o projeto de instalação do Centro de Iniciação ao Esporte (Cie); na Cultura, houve destaque para as intensas atividades do Teatro Municipal RosalinaPandolfo Lisboa. Já na área de Indústria e Comércio, foi destacada a reativação do parque industrial da cidade, já com grandes empresas operando no local, inúmeras vagas disponíveis no programa de capacitação profissional e a conquista de campus do renomado Instituto Federal Farroupilha para Uruguaiana, na área de Indústria e Comércio e, na Saúde, a queda da taxa de mortalidade infantil, a busca pelo curso de medicina para a Unipampa Uruguaiana e a retomada do Serviço de Cardiologia no Hospital da Santa Casa de Caridade.

Os desmandos de Felice: Secretário responderá pelo erros na licitação da Elias Grassi

A contratação da empresa Elias Grassi para realização do serviço de varrição das ruas, ocorrida em 2007, resultou em um processo por crimes contra a administração pública, que tramita na 1ª Vara Criminal de Uruguaiana.
O prefeito à época, José Francisco Sanchotene Felice e o então secretário de Administração, Francisco Robalo Fernandes, que hoje ocupa a pasta de Meio Ambiente, foram denunciados pelo Ministério Público por conta da dispensa de licitação na contratação da empresa, que ocorreu de forma direta, no valor de R$ 86 mil por mês, pelo período de 180 dias. No entanto, em recente despacho, o juiz Ricardo Petry Andrade julgou extinta a punibilidade no caso de Sanchotene Felice. A pena máxima para o crime é de cinco anos e, de acordo com o Código Penal, prescreve em seis anos. “Este lapso temporal já transcorreu, no caso vertente, entre as datas dos fatos e do recebimento da denúncia. Diante disso, julgo extinta a punibilidade da pretensão punitiva do Estado pela pena em concreto, nos termos do artigo 107, IV, do Código Penal. Exclua-se o réu José Francisco Sanchotene Felice do polo passivo da presente demanda”, diz o Juiz no despacho. 
Robalo não teve a mesma sorte do ex-mandatário. A defesa do Secretário alegou litispendência, ou seja, sustenta que a ação trata de fatos, que já são tratados em outro processo ao qual Robalo responde. Para tal, é necessario que haja duas ou mais demandas, identicas, com as mesmas partes, a mesma causa de pedir e o mesmo pedido, o que segundo o Magistrado, não ocorre neste caso. ““Embora a capitulação da conduta seja a mesma, diversos foram os fatos. Frise-se, não se trata de ações idênticas, em razão disso, não há falar-se em litispendência”, entendeu Petry Andrade.Outra tese apresentada pela defesa de Robalo foi a de ausência de dolo. Esta questão, o Magistrado diz que precisa ser apurada através da instrução processual. “O mérito da questão só pode ser analisado quando da prolação da sentença”, diz ele.
A audiência de instrução do processo está marcada para o próximo dia 30/4, quarta-feira, às 14h no quarto andar do Fórum.

Homem é ferido a bala durante assalto

Um homem foi assaltado na noite de sexta-feira, 11/4, por volta de 19h20min, na Rua Tiradentes, bairro Centro. Durante o assalto, a vítima foi ferida com um disparo de arma de fogo na perna. Ele foi socorrido no pronto atendimento da Santa Casa de Caridade e passa bem.
O crime está sendo investigado pela Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), sob o comando do delegado José Enilvo Soares de Bastos. De acordo com o Delegado, o fato está sendo tratado como roubo qualificado e o setor de investigação da Delegacia busca a identificação de dois suspeitos. O crime fora cometido por dois homens, que se utilizaram de uma motocicleta.
Outro assalto deixou um ferido no bairro Promorar. Neste caso, o autor se utilizou de uma faca. A vítima passa bem.

Ônibus uruguaianense é assaltado no Paraná

Uruguaianenses que estão em uma excursão ao Paraná foram assaltados no início da noite deste domingo, 13/4, por volta de 19h. Não há informações do prejuízo, mas 20 pessoas estavam a bordo do ônibus, que foi assaltado na estrada, a cerca de 30 km da capital, Curitiba.
O ônibus tinha a capital paranaense como destino, local onde os integrantes do grupo iriam realizar compras. Ninguém se feriu durante a ação dos criminosos.
O ônibus ainda está em viagem, retornando à Uruguaiana.

No Paraná: PRF apreende de R$ 500 mil em contrabando

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu aproximadamente R$ 500 mil em mercadorias contrabandeadas que estavam em um caminhão que carregava bobinas de celulose na BR-277, próximo ao município de Irati, na região central do Paraná, na tarde de sexta-feira (11). A maior parte do material sem procedência é composto por eletrônicos.
Conforme a PRF, em meio às bobinas, foram encontradas 33 caixas contendo notebooks, celulares, HDs, videogames, acessórios para celular e armações de óculos, que estavam sem nota fiscal. O caminhão, tinha placas de Uruguaiana e saiu da Argentina. Segundo relatos do motorista aos policiais, a carga seria levada para o interior de São Paulo. Já os produtos contrabandeados vinham no Paraguai, conforme a PRF.
O motorista e a esposa, que também estava no veículo, foram encaminhados para a delegacia da Polícia Federal em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do estado, e devem responder por contrabando. Já o caminhão foi levado para a Receita Federal, também em Ponta Grossa.

Dupla é presa depois de praticar assalto

Dois homens foram presos em flagrante no início da manhã de ontem, 14/4, depois de terem assaltado uma pessoa, que estava em via pública. De acordo com a Brigada Militar, o fato ocorreu por volta de 5h30min. Armados com uma faca de cozinha, os dois anunciaram o assalto e roubaram um relógio de pulso e um aparelho celular da vítima. E.R.G., de 26 anos.
Os acusados, A.E.F.S. de 31 anos e R.L. de 20 anos, foram presos minutos após o cometimento do crime. No momento em que foram abordados pela guarnição da Brigada Militar, os homens ainda estavam com os objetos roubados, na Rua General Câmara bairro São Miguel, próximo ao local do crime. A vítima reconheceu os dois como sendo os autores
As partes foram encaminhadas à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde a autoridade policial de plantão lavrou o flagrante e determinou que os acusados fossem encaminhados à Penitenciária Modulada.

Acusado de esfaquear a ‘ex’ será julgado hoje

O Tribunal do Júri retoma suas atividades nesta terça-feira, 15/4. César Augusto Godoy de Lima, de 46 anos, responde por tentativa de homicídio. Ele é acusado de esfaquear a ex-companheira, Rita de Cássia Pereira Moraes, no dia 17 de março de 2001, por volta de 21h, na frente da escola Ciep. Rita teve ferimentos na região mamária direita, no flanco esquerdo, braço esquerdo e região infra-escapular.
De acordo com a denúncia, a vítima estava na escola, quando o acusado chegou ao local, acompanhado de pessoas não identificadas, e passou a ameaçar invadir o educandário, motivo pelo qual a vítima saiu do prédio para conversar com César Augusto. Ainda conforme a denúncia, ele a segurou pelo braço, encostou-a contra a parede e a esfaqueou. A motivação do crime, teria sido porque o acusado não aceitava o fim do relacionamento, de mais de 15 anos.
O julgamento terá início às 9h e será presidido pelo juiz Ricardo Petry Andrade. O promotor de Justiça Rodrigo de Oliveira Vieira atuará na sessão e a defesa de César Augusto será feita pelo defensor público Carlos Henrique Rodrigues dos Santos.

Jovem é agredida ao tentar defender a amiga

Uma jovem está internada na Santa Casa de Caridade desde o sábado, 12/4, quando foi agredida com uma “sapatada” no olho, quando tentou defender uma amiga, que seria agredida pelo companheiro. Ela deu entrada no Pronto Socorro Municipal, pouco depois das 15h daquele dia, com um corte na região do olho esquerdo. Em razão da gravidade do ferimento, A.M.N. permaneceu internada no Hospital.
A mãe dela contou à polícia que a moça havia acabado de chegar em casa, quando o casal discutia. No momento em que o homem, W.G.M. tentou agredir a companheira, V.S.A., a vítima tentou intervir e defender a amiga. Foi quando W. pegou o sapato de salto alto de V. e agrediu A., com o salto do sapato.
Foi realizado registro na Polícia Civil, que investiga o fato através de inquérito policial.

Homem é preso por tentativa de homicídio


Um homem foi preso em flagrante na Rua Sete de Setembro, 3442, no bairro São Miguel após efetuar vários disparos de arma de fogo em direção a outra pessoa, José Ricardo Pimentel Machado. O crime e a prisão ocorreram por volta de 23h de sexta-feira. Uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais da BM realizada patrulhamento nas proximidades, quando soube dos tiros. Inicialmente, a vítima foi localizada e deu sua versão dos fatos, alegando que conhece o autor.
Os policiais realizaram buscas nas imediações e acabaram encontrando o acusado, Luiz Claudio Diniz, de 47 anos que tinha em sua casa a arma usada, um revólver calibre 38, com seis cartuchos deflagrados e uma pistola calibre 380, ambas com a numeração raspada.
A vítima e o acusado foram apresentados na Delegacia, onde foi feito o flagrante por tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo. A versão da vítima é de que o crime teria ocorrido por motivo de dívida. De acordo com o delegado responsável pela investigação, Vilmar Schaefer, o homem contou que Cláudio disse ter três cheques de seu irmão, e que os mesmos não possuem fundos, o que motivou o crime. A vítima contou ainda que o acusado efetuou seis tiros em sua direção, mas nenhum dos disparos o acertou.

Presos da Repique são ouvidos

Ocorreu na tarde de ontem, 14/4, a audiência de instrução e julgamento do processo oriundo da operação policial denominada Operação Repique. A audiência ocorreu a partir das A audiência ocorreu a partir das 15h20min, de ontem na 1ª Vara Criminal e, na ocasião foi encerrada a instrução processual.
No processo, quatro homens são acusados de exploração sexual contra menores. A Operação Repique foi deflagrada em setembro de 2013, pela Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA), sob a coordenação do delegado de polícia Guilherme Olsen Gerhard, que hoje já não atua mais no município. Segundo o Delegado, a Operação é uma continuação da Operação Clientela, deflagrada também pela DPCA, em outubro de 2012 e que resultou na prisão de onze pessoas.
Presidida pelo juiz Ricardo Petry Andrade, a audiência ocorreu de forma tranquila e houve somente o interrogatório dos quatro acusados, Toni, Itelvino, Noé e Jarbas. Vítimas e testemunhas já haviam sido ouvidas anteriormente.
A partir de agora o processo passa ao Ministério Público, representado nesta ação pelo promotor Rodrigo de Oliveira Vieira, para alegações finais. Depois, será a vez da defesa dos acusados se manifestar.
Os quatro acusados seguem recolhidos à Penitenciária Modulada. Toni, é representado pelo advogado Ramão Rodrigues Larré; o advogado NedalYsefThalji e RayyanRadiRayyan representam o réu Jarbas; Itelvino é representado pelos advogados Pacífico Saldanha, Paulo Nogueira e Rodrigo Saldanha e a defesa de Noé está a cargo do advogado José Roberto Gallarreta.

190 em ação

Dano e calunia
Um homem chamou a Brigada Militar após sua mulher atear fogo em seus documentos pessoas e roupas. De acordo com ele, a mulher tem apresentado um comportamento agressivo, registrou uma ocorrência por Maria da Penha contra ele, que não seria verdadeira e o proibiu de ver a filha de seis anos.

Ameaça
Uma mulher acionou a Brigada Militar depois de ter a casa, no conjunto habitacional João Paulo II, invadida por um jovem conhecido como “Mano”. Segundo ela, o rapaz ameaçou de morte o seu filho, o acusando de ter roubado seu boné.

Injúria/Ameaça
Um homem acionou a Brigada Militar na madrugada deste domingo, 13/4, após ter solicitado ao vizinho que baixasse o volume do som. Segundo ele, o vizinho lhe ofendeu com palavras de baixo calão e o ameaçou. Ele contou ainda que foi empurrado e que um homem que estava junto com seu vizinho lhe acertou um golpe de faca nas costas, lhe deixando com uma lesão no local.

Roubo a pedestre
Duas amigas relataram que foram assaltadas por dois homens no bairro Cohab II quadra 5. De acordo com uma das vítimas, os homens estavam em uma motocicleta vermelha; o carona usava camisa xadrez e capacete cinza e o condutor usava casaco e capacete preto. Os homens levaram o telefone celular e a bolsa de uma das vítimas, com alguns itens de maquiagem.

Cabanha Juquiry levanta o Grande campeonato de Fêmeas Brangus em Londrina

A Fêmea Juquiry TE 7089 GLD Garantida, do criador e expositor Ricardo Bastos Tellechea, foi a Grande campeã da Expo Londrina 2014 na raça Brangus. O jurado argentino Maurício Groppo foi o responsável por apontar os campeões na importante feira paranaense. O Grande campeonato entre os machos cou ao exemplar CSH TE 124 Folião, do criador e expositor Erick Evandro Donatto. 

Fêmeas Brangus Londrina 2014
Grande Campeã
Juquiry TE 7089 GLD Garantida
Criador/Expositor: Ricardo Bastos Tellechea

Reservada Grande Campeã
Brangus CSH 153 Mine
Criador/Expositor: Erick Evandro Donatto

3ª Melhor Fêmea
Brangus JT 1339
Criador/Expositor: José Luiz Niemeyer

Machos Brangus Londrina/2014
Grande Campeão
Brangus CSH 124 Folião TE
Criador/Expositor: Erick Evandro Donatto

Reservado Grande Campeão
Guapiara BR 2895 Joio FIV
Criador/Expositor: Agropecuária Guapiara

3º Melhor Macho
Juquiry TE 6070 Sensation
Criador/Expositor: Ricardo Bastos Tellechea 



Remate de Produção atingiu objetivos

Realizado na noite do dia 11, no Parque do Sindicato Rural de Quaraí, o II Remate de Produção da Cabanha Branca e da Estância Jarau, levou à pista 550 ovinos das raças Ile de France e Ideal e 300 bovinos Braford. Carlito Giudice disse que a pista foi ágil e fluida. “Os bovinos ofertados fizeram pista limpa e as médias praticadas me satisfizeram”, lembrou Giudice. Compradores de Uruguaiana, Livramento, Alegrete e Quarai, disputaram os animais ofertados. “A respeito do remate a pista foi muito ágil, em menos de duas horas terminamos o remate.Iniciamos com os ovinos, ovelhas prenhes de Ile de France onde um comprador levou todas, no valor de R$ 210 mil. A confirmação de prenhes através da ultrassonografia ajudou muito. O nível do rebanho Ile de France estava excelente. Nos ovinos houve um pouco menos de agilidade, especificamente nas fêmeas prenhes da raça Ideal, mas que não comprometeram o bom andamento do pregão”, salientou Claudio Quadros.”No final do remate vendemos novilhos de um ano e meio, todos cruzados com Braford,no valor médio de R$ 1.240, comentou o leiloeiro Claudio Quadros.

Eleito o Grande Campeão Angus da 54ª Expolondrina: Touro vencedor levou seu segundo título no ano


Depois de um julgamento apertado, devido à alta qualidade dos animais levados à pista, foi conhecido, o touro Grande Campeão da raça Angus da 54ª Expolondrina. O julgamento ocorreu durante toda a manhã de sexta-feira (11/04), na pista central do Parque Ney Braga.
O animal Maya CAT300 Impávido Eleutério Lana, da parceria de Zuleika Borges Torrealba e Fábio Gomes e Fabiana Gomes, Cabanha da Maya, de Bagé (RS), foi o grande vencedor da disputa. O touro de dois anos de idade já desponta como um dos grandes destaques desta temporada de exposições, já que também venceu a primeira exposição ranqueada do ano, realizada em Avaré (SP), em fevereiro. O título de Reservado de Grande Campeão ficou com o touro Umbu 1992 Brigadier, de propriedade do criador Angelo Bastos Tellechea, da Cabanha Umbu, de Uruguaiana (RS).
Vinicius Diniz, Veterinário e Administrador da Cabanha da Maya, comemorou o resultado. “Esse animal é filho de um touro nosso e de uma vaca que também é de uma parceria da Cabanha da Maya, o que valoriza ainda mais a genética que estamos produzindo”, disse Vinícius, que também fez um agradecimento especial aos tratadores. “Sem a dedicação deles esse resultado não seria possível.”
O julgamento dos animais foi realizado pelo experiente jurado argentino Maurício Groppo, que nos comentários chamava a atenção para o padrão racial dos animais apresentados. “Para mim é um grande prazer quando entro em uma pista e vejo exemplares com tanta qualidade racial, bem aprumados, com boa estrutura. Vi aqui animais que têm o que a raça necessita. Estive no Brasil há alguns anos, em Esteio (RS), e já notava o crescimento da raça no Brasil. Agora, voltando ao País, estou positivamente surpreso com a evolução da genética produzida aqui”, disse Groppo.
A escolha do animal Maya TE378 Javali Quebrantador Antígona, um terneiro com menos de um ano de idade, como Terceiro Melhor Macho foi uma das surpresas do julgamento. O animal também pertence à Cabanha da Maya, proprietária do Grande Campeão da 54ª Expolondrina.Fonte (ABA)

Cabanha da Maya também foi premiada


A Cabanha da Maya, de Bagé (RS), sagrou-se campeã absoluta da Exposição Nacional de Angus, realizada durante a 54ª Expolondrina. 
No julgamento da tarde deste sábado (12/04) a vaca Maya TE308 Imperatriz Ditador Solvente, foi eleita pelo jurado Maurício Groppo como a Grande Campeã. 
A cabanha já havia levado na sexta-feira (11/04) o título de Grande Campeão entre os machos, com o touro Maya CAT300 Impávido Eleutério Lana.
O título foi muito comemorado pela proprietária da Cabanha da Maya, a pecuarista Zuleika Borges Torrealba, de 81 anos, que mesmo com toda a chuva que caía sobre o parque de exposições Governador Ney Braga, fez questão de ir receber o prêmio do vice-presidente da Associação Brasileira de Angus, José Roberto Pires Weber. 
“São Angus filhos de animais feitos no Brasil. Nós não temos de copiar ninguém. Temos de fazer a nossa genética, para o nosso clima. Quero fortalecer a genética Angus Nacional. E se me derem chance eu quero criar aqui no Brasil um outro gado, que seja nosso”, declarou dona Zuleika.
As fêmeas Reconquista TE2060 Traição Pucará Quebracho, de propriedade de José Paulo Dornelles Cairoli, da Cabanha Reconquista Alegrete/RS), e Rincon Boa Nova TE1882 Del Sarandy, da Cabanha Rincon Del Sarandy (Uruguaiana/RS), levaram os títulos de Reservada de Grande Campeã e Terceira Melhor Fêmea Angus da Expolondrina 2014.
A entrega dos troféus a todos os criadores campeões e encerramento da feira foi realizada logo após o final do julgamento das fêmeas, na casa da Associação Brasileira de Angus.Fonte( ABA)

Seduc realiza formação com novas escolas de Tempo Integral


As direções e coordenações pedagógicas das 22 escolas da Rede Estadual que estão em processo de implantação do Tempo Integral, a partir da publicação do decreto 51.316 de 21 de março de 2014, estiveram reunidas, em Porto Alegre. A atividade tem o objetivo de orientar as escolas para a reestruturação curricular necessária para a efetiva implantação dentro da proposta pedagógica que tem em sua matriz curricular o trabalho por áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas). Em breve pronunciamento o secretário da Educação, Jose Clovis de Azevedo, informou que a ampliação das escolas de tempo integral atende a Lei 14.461 de Janeiro de 2014 que estipula o prazo de 10 anos para que 50% das escolas de Ensino Fundamental estejam atuando nesta modalidade. “Vamos construir juntos um projeto pedagógico inovador e que seja referência para o país”, disse.
Dentro da programação estão sendo debatidas a contextualização da escola de tempo integral, os marcos legais, a educação inclusiva, formação continuada e a operacionalização da escola.

Renda familiar não será critério para Fies

O Fies oferece financiamento de até 100% de cursos superiores pagos. A taxa de juros é de 3,4% ao ano. O Ministério da Educação, no entanto, impede que os estudantes com renda familiar mensal bruta acima de 20 salários mínimos participem do programa.
As regras do Fies já tratam da renda familiar dividida pela quantidade de integrantes da família (renda per capita). Hoje não recebem os benefícios do programa as famílias que gastam menos de 20% da renda per capita com encargos educacionais.
Segundo Jovair Arantes, esse deveria ser o único limite de renda do programa. “Não é justo e tampouco adequado excluir o estudante do Fies apenas com base na renda familiar mensal bruta, sem considerar o número de integrantes do núcleo familiar, especialmente aqueles em idade escolar”, argumentou.

Eleição para conselhos escolares será em maio

Os Conselhos Escolares passarão por processo de renovação da representação em 2014. As escolas que não realizaram eleição para os conselhos escolares nos anos de 2012 ou 2013, deverão fazê-lo no dia 29 de maio. O Conselho Escolar é composto por quatro segmentos: professores, funcionários, estudantes e pais e tem funções consultiva, deliberativa, executora e fiscalizadora nas questões pedagógicas, administrativas e financeiras. O primeiro passo é a realização de assembleias por segmento para a escolha dos membros da Comissão Eleitoral. Após a indicação da comissão a escola deverá definir, em assembleia geral da comunidade escolar, a forma de eleição, que poderá ser uninominal ou através de chapa. O edital deve ser publicado com um mês de antecedência (28 de abril). Alunos a partir de 12 anos, ou que estejam no 5º ano do Ensino Fundamental, e pais de alunos menores de 18 anos, participam do processo eleitoral.

Sugestão de cronograma
14 a 22 de abril – Realização de quatro Assembleias (uma por segmento), para a eleição dos representantes para a Comissão Eleitoral da Escola.
23 e 24 de abril – Instalação da Comissão Eleitoral, realização da primeira reunião, eleição do Presidente e convocação da Assembleia Geral da comunidade.
25 e 26 de abril – Realização da Assembleia Geral da Comunidade, para decidir se a eleição será uninominal ou por chapas.
28 de abril – Elaboração e publicação (em locais visíveis) do Edital da Eleição e envio aos pais ou responsáveis de cópia do Edital.
As escolas de Uruguaiana, assim como as demais credenciadas a 10.CRE também realizarão eleição neste mês de maio. Mais informações junto a CRE.

AEU fecha contrato com Corinthians

Em reunião com o secretário de esporte e lazer e o Presidente da Associação Esportiva Uruguaianense, Fabio Freitas Ciocca, o prefeito Schneider recebeu a grata notícia da assinatura de contrato entre o Sport Club Corinthians Paulista e a Associação Uruguaianense. A iniciativa é inédita e foi firmada no Parque São Jorge, em São Paulo, na ultima semana. O contrato oportunizará o intercâmbio de integrantes da comissão técnica para reciclagem e aprimoramento de conhecimentos, também o acompanhamento e a captação de atletas para incorporação na base de um dos maiores clubes de futebol do Brasil.
No final de semana estiveram em Uruguaiana os integrantes da capacitação esportiva do timão para dar inicio ao trabalho com os atletas da associação Esportiva Uruguaianense. Segundo Ciocca, a Associação dará maior foco à projeção dos atletas ao grande centro do futebol.

Crianças participam do 7º Torneio de Integração


No final de semana, O Ginásio Municipal Oscar Miranda Schimit foi palco do 7º Torneio de Integração Escolinha Bola Brasil, reunindo atletas da cidade e da região, nas categorias sub 9, sub 11 e sub 13. Na classificação final sagrou-se campeã a Escolinha Bola Brasil, categoria sub 11 e o vice-campeã a equipe do Sérginho de Itaqui. Os pequenos atletas mosntraram talento mais uma vez.

Painel Ed.2279

Em foco

Durante a tarde de ontem, 14/4, uma equipe de policias militares da unidade de cães da Brigada Militar realizou uma apresentação com os animais, utilizados no rastreamento de narcóticos e explosivos, para alunos da escola municipal de educação infantil Monteiro Lobato. A apresentação ocorreu no quartel do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF).

Canto ePesca I
Estão abertas as inscrições de músicas para o Festival Canto e Pesca. O é realizado pela secretaria de Cultura, com apoio da Associação de Moradores e do Clube União, da Vila da Barragem Sanchuri. O festival de música será paralelo à Pesca da Palometa e acontece no dia 24 de maio, no Clube União.

Canto e Pesca II
Dez canções concorrerão, com o tema “Ecologia”. As inscrições estão sendo realizadas na secretaria de Cultura, na Rua Duque de Caxias, onde deverá ser entregue ainda um CD gravado com a obra e seis cópias da letra. As inscrições encerram no dia sete de maio, às 18h.

Inclusão Social I
Uruguaiana participou do Encontro Regional Produtiva Urbana – Região Sul. O secretário de Ação Social e Habitação, Elton Rocha representou o município no evento, realizado na cidade de Curitiba (PR).

Inclusão Social II
O encontro tem como objetivo debater o Plano Brasil Sem Fronteira e traçar as estratégias de inclusão produtiva urbana, com foco em case de sucesso de Estados e municípios do Brasil.

Cinema
Em parceria com o Sesc-RS, A Prefeitura e a Direción de Cultura de Paso de los Libres promoveu neste final de semana a 1ª Mostra de Cinema da Fronteira. Houve sessões na sexta-feira, 11/4, para estudantes e, no sábado, 12/4, para o público em geral.

Habitação
Estão abertas as inscrições para o programa habitacional União das Vilas, que contará com 1 mil casas. As inscrições devem ser feitas no setor de habitação da Prefeitura Municipal.

Gripe A
Inicia no próximo dia 22 a vacinação contra a Gripe A H1N1. O Dia D da campanha neste ano será o dia 26 de abril, sábado. A campanha se estende até o dia nove de maio, em todo o Brasil.

Feira do Chocolate
Iniciou neste domingo, 13/4, a Feira do Chocolate e de Produtos Artesanais. A feira está acontecendo na Praça Barão do Rio Branco a partir das 16h, e é uma ótima oportunidade para o uruguaianense minimizar a mágica de multiplicação do valor do chocolate.

HPV
Segue sendo aplicada a vacina contra o HPV. O alvo da campanha, que acontece em todo o País, é vacinar meninas com idade entre 11 e 13 anos. Este é o primeiro ano em que a vacina é disponibilizada gratuitamente. Uruguaiana já atingiu 91,22% da mata do Ministério da Saúde, imunizando 3.326 meninas.

Sincronia
A secretaria municipal de Trânsito ainda não conseguiu sincronizar os semáforos que guarnecem a Av. Presidente Vargas. Eles foram desligados antes do Carnaval e, quando voltaram, foi “daquele” jeito.

Júri
O Tribunal do Júri volta a realizar sessões de julgamento nesta semana. Hoje, 15/4, Cesar Augusto Godoy de Lima senta no banco dos réus, acusado de homicídio. O julgamento deve ter início às 9h.

Ginástica Aeróbica
Está em funcionamento a Escola de Ginástica Aeróbica Ritmos, no Centro Esportivo Zona Leste, bairro Santo Inácio. Acontecem aulas gratuitas, nas segundas, quartas e sextas-feiras a partir das 8h30min.

Cultura
O Centro Cultural Dr. Pedro Marini e a Biblioteca Pública Luiz Guilherme do Prado Veppo, ambos localizados na Rua Santana, frente à Praça Barão do Rio Branco, seguem sendo abertos aos finais de semana, das 18h às 23h. O público em geral pode prestigiar as duas casas.

Microcrédito
Segue disponível na Esplanada da Estação, o Programa Municipal de Microcrédito. Qualquer cidadão pode participar do programa, que incluem dois tipos de financiamento: capital de giro e investimento. Os valores variam de R$ 100 a R$ 15 mil.

Feira do Peixe
Inicia hoje, 15/4, a edição desde ano da tradicional Feira do Peixe, que acontece atrás do Ginásio Municipal, pela Rua Benjamin Constant. O horário de funcionamento é das 8h às 20h, sem fechar ao meio dia e a feira acontece até a sexta-feira, 18/4.

Recolhimento
Segue disponível aos munícipes o serviço de recolhimento de utensílios que não estejam mais em uso e que frequentemente são jogados nas calçadas. Para solicitar o serviço, basta ligar para a Central Municipal de Atendimento ao Cidadão (CMAC), em horário comercial.